Vous êtes sur la page 1sur 9

EP-COZVPII 1

Guia de uso
Health Line

Introduo
Voc acaba de adquirir um produto SUZUKI da mais alta qualidade, por isso, agradecemos sua confiana. Leia atentamente as recomendaes e suas instrues de uso. No jogue fora este manual de instrues, ser util em eventuais consultas.

EP-COZVPII 1

Recomendaes importantes para o manuseio deste produto


1. Verifique se a voltagem do seu aparelho e da tomada so compatveis (127V ou 240V). Caso no sejam compatveis, poder causar danos ao produto e a sua segurana. Cuidado mximo ao abrir a tampa principalmente com mos e rosto quando a panela estiver ligada e evite tocar nas partes quentes, como gua, vapor, ou alimento, pois podem acarretar queimaduras graves. As partes internas no devem ser retiradas do aparelho. Qualquer tipo de defeito aparente, procurar Assistncia Tcnica Autorizada. Para evitar descargas eltricas, no molhe cabos e plugues e no toque os cabos na superfcie interna. Para evitar queimaduras NO utilize o aparelho perto de crianas ou em local onde possa ser alcanado e mantenha longe de pessoas que desconheam as instrues de uso. 1

2.

3.

4. 5.

7. 8. 9.

Evite limpar e/ou guardar o aparelho em seguida do uso, espere esfriar. No utilize o aparelho com o cabo danificado, procure Assistncia Tcnica Autorizada para verificao ou reparo. O uso de acessrios em outros aparelhos, no recomendado. Pode-se causar danos no mesmo, ou at acidentes.

10. No utilize perto de superfcies quentes, forno, gs, panelas com frituras ou leo quente. 11. No tente transportar o aparelho em funcionamento de um lugar para outro. 12. Para desligar, gire o boto at a posio (0) e remova o plugue da tomada. 13. O produto desliga-se sozinho aps o trmino da gua ou no final do tempo determinado (timer). Mas, recomenda-se deixlo fora da tomada quando no estiver sendo utilizado. 14. Este aparelho de uso exclusivo domstico. 15. No utilize o eletrodomstico para outra funo que no seja a determinada pelo fabricante.

Primeiro uso
1. Antes do primeiro uso, verificar se todas as partes esto de acordo com as descries deste manual, ou seja, em perfeitas condies de uso. Caso no esteja, procure Assistncia Tcnica Autorizada. Lave todas as peas soltas, tampa, recipientes, arcos para encaixe dos andares com gua e sabo neutro. Enxage e seque bem.

2.

Cozinhando
1. 2. 3. 4. Colocar a quantidade necessria de gua fria no reservatrio. No colocar qualquer outro lquido que no seja gua no reservatrio. Enquanto o alimento estiver no recipiente a vapor, no adicionar ervas ou especiarias antes acabar o cozimento. Coloque a tampa no recipiente a vapor, certifique-se que os buracos da tampa estejam alinhados com os buracos do recipiente a vapor. No bloqueie os buracos da tampa e do recipiente (o vapor deve circular e sair livremente). Ligue o aparelho na fora. Uma luz indicadora se acender. Na maioria dos casos, a gua colocada no reservatrio suficiente para cozinhar o alimento. Se necessrio, faa alguns testes, alguns alimentos requerem mais tempo para cozinhar, e caso precise, apenas adicione mais gua ao reservatrio.

5. 6. 7.

9.

Depois de cozinhar, desligue o aparelho. Levante a tampa com cuidado (para evitar queimaduras) e deixe o vapor sair (no se aproxime muito do vapor enquanto liberado.)

10. Para servir, gire a tampa para cima e deixe o liquido do vapor escorregar sob o recipiente. BOM APETITE!!!

Limpando
1. 2. 3. 4. Remova o plugue de fora da tomada antes de limpar. Espere todo o aparelho esfriar antes de comear a limpeza. Limpe a parte superior e inferior da tampa e todo o vapor do recipiente, use produtos leves como sabo e gua. Para limpar a base interna, remova todo o liquido restante do reservatrio, jogando-o na pia ou em um tanque, passe um pano para retirar o excesso de gua. Repita o processo na parte externa da base. Sempre limpe a base com um pano mido, nunca enxage ou lave com gua corrente.

5.

Precaues
1. 2. 3. 4. 5. No tente utilizar o aparelho se a luz indicadora no estiver funcionando. No tente utilizar o aparelho se o cabo de fora estiver danificado, leve a base do aparelho a Assistncia Tcnica. O aparelho nunca deve ser imerso em gua para limpeza. No utilize o aparelho para um propsito ao qual no foi fabricado. O aparelho NO funciona sem gua. 4

Tabela de cozimento a vapor

a. Os tempos de cozimento apresentados na tabela, so referenciais. O tempo poder variar de acordo com o tamanho dos pedaos dos alimentos, espaamento entre os alimentos na tigela, frescor do alimento e preferncias pessoais. b. Um pedao pequeno de alimento cozinha mais rpido do que vrios pedaos do mesmo tamanho por exemplo. Por isso o tempo de cozimento para uma quantidade maior de alimentos aumentar. c. Para um melhor resultado, verifique se os pedaos dos alimentos possuem o mesmo tamanho. Se os pedaos variarem de tamanho coloque os menores em cima. 5

d. No sobrecarregue a tigela com alimentos. Arrume os alimentos com espao entre eles para permitir que haja uma melhor circulao do vapor. e. Ao cozinhar os alimentos, remova a tampa aproximadamente na metade do tempo de cozimento e mexa-os, usando um utenslio de cabo longo de plstico ou madeira e protegendo suas mos do vapor com luvas. Sugestes a. Tempere os alimentos ao seu gosto, antes de coloc-los na panela a vapor. b. O cozimento tem a vantagem de retirar parte da gordura durante o processo c. Sirva carnes ou aves cozidas no vapor com temperos, molhos ou saladas. d. Ao cozinhar alimentos grandes (frango, carne e batatas com casca), verifique com um garfo se o centro do alimento est cozido a seu gosto.

Tabela de resoluo de problemas


Problema
O aparelho aquece. no

Causas
O aparelho foi ligado em voltagem errada.

O que fazer
Se a voltagem do aparelho 127V e foi ligado em 220V, contate a Assistncia Tcnica Autorizada. Se a voltagem do aparelho 220V e foi ligado em 127V, conecte o plugue novamente em uma tomada com voltagem correta.

O aparelho no est conectado a tomada. A tomada no est funcionando. O aparelho apresentou algum tipo de defeito.

Verifique a voltagem e conecte o plugue a tomada. Ligue o aparelho em outra tomada. Contate a Assitncia Tcnica Autorizada.

Problema
O aparelho no gera vapor.

Causas
O aparelho est com um nvel muito baixo de gua ou sem gua em seu reservatrio. A gua do reservatrio acabou.

O que fazer
Adicione gua no reservatrio.

O aparelho parou de funcionar.

Adicione gua no reservatrio.

CONSUMIDOR: caso voc, aps ter lido o manual de instrues, ainda tenha dvidas quanto utilizao deste produto SUZUKI, ou caso possua sugestes, entre em contato com a SUZUKI: (11) 0800-70 CASIO e (11) 3112-9000 ou envie um e-mail: suzukiud@cweb.com.br

EP-COZVPII 1

Vous aimerez peut-être aussi