Vous êtes sur la page 1sur 57

MANUAL DE ATIVIDADES LDICAS

SUBPROJETO PIBID/QUMICA/FAEC-UECE
Crates-CE 2013

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR FACULDADE DE EDUCAO DE CRATES CURSO DE LICENCIATURA EM QUMICA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MDIO PRESIDENTE EURICO GASPAR DUTRA

Integrantes do Subprojeto PIBID/QUMICA/FAEC

Coordenador de rea: Prof. Ms. Saulo Robrio Rodrigues Maia Professora Supervisora: Prof. Esp. Terezinha de Jesus Melo Bolsistas de Iniciao a Docncia Aparecida Soares Cavalcante Francisco Fernandes de Oliveira Jnior Gerardo Machado Aguiar Junior Gerlane Maria da Silva Idarlene Marcelino Rodrigues Alves Jssica Rodrigues Sousa NauanneRayelle Vasconcelos Martins

CRATES CE 2013

AGRADECIMENTOS

Ao grupo gestor da Escola de Ensino Fundamental e Mdio Presidente Eurico Gaspar Dutra, tendo na sua direo a Prof Cludia Maria Vasconcelos e, como coordenadora pedaggica, a Prof Quitria Ferreira Balac, pelo acolhimento e apoio irrestrito ao projeto, proporcionando o desenvolvimento do manual de prticas nas dependncias da escola e, outras atividades realizadas pelo subprojeto PIBIDQUMICA-FAEC. A CAPES (Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior) pelas bolsas concedidas aos integrantes do projeto e o aporte financeiro para a confeco deste manual.

SUMRIO

1. BINGO DA QUMICA ORGNICA 2. DESAFIO QUMICO 3. DOMIN DA QUMICA ORGNICA 4. LUDO QUMICO 5. MEMRIA ORGNICA 6. PALPITE QUMICO 7. PARES QUMICOS 8. TABELA MALUCA 9. SUPER TRUNFO DA TABELA PERIDICA 10. TRILHA QUMICA 11. SUPER TOMO 12. QUI-MICO 13. DOMIN EQUILBRIO QUMICO BIBLIOGRAFIA

04 06 16 19 21 22 29 34 40 43 44 45 49 55

1. BINGO DA QUMICA ORGNICA

Objetivos Revisar o contedo trabalhado em sala de aula; Mostrar como a atividade ldica pode ajudar no processo de ensinoaprendizagem.

Metodologia O Bingo deve ser aplicado aos alunos depois de ter sido introduzida o contedo: Qumica Orgnica, alm dos hidrocarbonetos, as funes: lcool, fenol, aldedo, cetona e cido carboxlico. Tambm se deve elaborar um modelo de esferas com bolinhas de plstico coloridas e varetas para demonstrar as estruturas espaciais destas funes da qumica orgnica. As regras e estratgias do jogo so as mesmas necessrias para o jogo tradicional, onde o aluno/jogador precisa identificar os grupos funcionais

corretamente, para poder marcar a cartela e, assim completar o jogo.

Componentes Uma ou mais cartelas de bingo para cada aluno.

Tempo de jogo: 40 min.

Regras: - Ser distribuda uma cartela, a cada aluno, confeccionada em papel sulfite, contendo o smbolo dos grupos funcionais e de algumas substncias orgnicas, bem como alguns gros de feijo e/ou milho para poderem marcar as cartelas. - Ser cantado o nome do grupo funcional ou da substncia. - O aluno dever marcar na cartela, caso, tenha o grupo ou a substncia. - Tradicionalmente, os vencedores so aqueles que completam primeiramente uma linha ou uma coluna ou aquele que fechar (ou seja, completar todos os smbolos) da cartela. - A cada rodada so acertadas as regras, podendo assim, valer as trs (3) linhas ou as colunas.

- O ganhador deve alertar que ganhou, gritando a palavra Bati. Assim o sorteio interrompido e o professor vem conferir a cartela.

Figura 1: Exemplo de cartela para o Bingo da qumica orgnica

2. DESAFIO QUMICO

Este jogo requer o conhecimento de contedos de qumica do 3. ano do ensino mdio e um pouco mais elaborado que os anteriores, inclusive a forma de jogar e marcar a pontuao das equipes.

Objetivos Reconhecer algumas propriedades fsico-qumicas de alguns

hidrocarbonetos de uso domstico e industrial; Reconhecer algumas propriedades fsico-qumicas de compostos inorgnicos de importncia ambiental; Aplicar conceitos de cidos e bases, indicadores e medidas de pH.

Componentes do jogo 01 Tabuleiro, 03 Fichas contendo perguntas pr-formuladas de cada categoria (Substncias, cido e Bases e Hidrocarbonetos), 33 fichas gabarito sendo 09 da categoria Hidrocarbonetos, 15 da categoria Substncia e 09 da categoria cido/Base; 63 fichas para marcar pontuao geral, sendo 21 de cada cor (amarelo, cinza e azul); 11 fichas para marcar pontuao de cada rodada; 09 fichas de respostas No (N) e 09 fichas de resposta Sim (S) e 03 fichas contendo as possveis respostas de cada categoria.

Nmero de Participantes: 03 equipes.

Como Jogar: 1) Cada equipe seleciona uma categoria: Substncias, cidos e Bases ou Hidrocarbonetos. 2) Coloca-se a ficha e a carta de perguntas dessa categoria no local indicado no tabuleiro. 3) Na primeira rodada a equipe 1 ficar com a carta gabarito escolhendo a resposta correta, para que as outras equipes descubram a resposta. Por exemplo: na categoria, cidos e Bases, escolhe-se a carta Caf contendo as perguntas para que as outras equipes descubram a resposta.

4) Escolhida a Categoria e a Resposta, as outras equipes podero fazer uma pergunta pr-formulada, que consta na carta de perguntas, e a equipe leitora responder Sim ou No. 5) A cada pergunta feita, coloca-se uma ficha com o smbolo de uma exploso na parte do tabuleiro descrito como Escore, de baixo pra cima, juntamente com a ficha S de Sim e N de No ao lado da pergunta feita, na ficha de perguntas. 6) Os pontos so contados da seguinte maneira: a) Quando uma equipe descobre a resposta, ela ficar com a pontuao que a mesma do nmero de casas vazias na parte do Escore. E a equipe leitora ficar com a pontuao que a mesma que o nmero de casas cheias, ou seja, quanto mais perguntas forem feitas, maior a pontuao da equipe leitora. b) A partir deste momento, no final de cada rodada, os pontos so contados e colocam-se as fichas, correspondente a cor da equipe na parte do tabuleiro indicada como Pontos Equipe X, sendo que X varia de 1 a 3. 7) Quem conseguir completar 21 pontos primeiro a equipe vencedora.

OBS: Quando uma equipe chutar e errar o palpite, dever ser descontado 4 pontos da sua pontuao geral, ou seja, da parte Pontos da equipe X.

Figura 2: Tabuleiro do Jogo Desafio Qumico

Figura 3: Ficha de perguntas do Jogo Desafio Qumico

Figura 4: Gabarito de perguntas sobre cido-base do Jogo Desafio Qumico

10

11

Figura 5: Gabarito de perguntas sobre Substncias do Jogo Desafio Qumico

12

Figura 6: Gabarito de perguntas sobre Hidrocarbonetos do Jogo Desafio Qumico

13

14

Figura 7: Ficha de possveis respostas do Jogo Desafio Qumico

15

3. DOMIN DA QUMICA ORGNICA

Objetivo Apresentar uma metodologia diferenciada para trabalhar os contedos de qumica, sendo os jogos uma das ferramentas que se pode lanar mo, facilitando a proximidade do aluno com o contedo.

Metodologia Inicialmente os alunos tero a introduo de qumica orgnica, com apresentao das cadeias carbnicas, suas classificaes e sua primeira funo: hidrocarbonetos.Aps esta introduo, numa primeira etapa, elaborar o modelo de esferas com bolinhas de plstico coloridas e varetas para demonstrar as estruturas espaciais das ligaes do carbono com o hidrognio e o oxignio. Numa segunda etapa, ocorrer a apresentao de um jogo de domin sobre o assunto trabalhado. As regras e estratgias do jogo so as mesmas necessrias para o jogo tradicional, porm o reconhecimento da funo orgnica primordial para que o jogador possa descartar as peas em seu poder, o que obriga o aluno/jogador a identific-las corretamente. Nesta etapa da atividade dividi-se os alunos em grupos de 4, permitindo aos mesmos, num primeiro momento, familiarizarem-se com o material e de como ser as regras e a prtica do jogo.

Componentes Nove (9) jogos de 28 peas de domin.

Nmerodejogadores: 2 a 4.

Tempo do jogo: 30min.

Regras - um jogo de vinte e oito (28) peas. -Colocam-se as peas viradas sobre uma carteira, embaralhando-as. -Sero distribudas sete (7) peas de domin para cada jogador. -O primeiro jogador ser escolhido com o uso do lanamento de um dado, onde comear a jogar aquele que tirar o maior nmero.

16

-O jogador que tirar o maior nmero do dado comea o jogo, escolhendo aleatoriamente uma pea. -O jogo segue no sentido horrio, ou vice-versa, onde a pea lanada dever ter seu encaixe na prxima pea do jogador adversrio. -O jogo acaba quando um dos jogadores baixarem sua ltima pea.

17

Figura 8: Domin da Qumica Orgnica

18

4. LUDO QUMICO

Objetivo Promover a aprendizagem, incentivando os alunos a pensarem juntos e desenvolver a capacidade de iniciao e ao ativa e motivadora, construindo assim o conhecimento.

O Jogo Ludo Qumico: sua concepo e regras

Segundo Zanon et al. (2008), o Ludo Qumico para o ensino de nomenclatura dos compostos orgnicos foi concebido para ser utilizado com alunos de 3 srie do Ensino Mdio ou no momento em que o professor decidir iniciar o estudo de Qumica Orgnica. Alm disso, foi idealizado para favorecer o cooperativismo, isto , distribuio dos alunos em grupos, onde um ajuda o outro (do mesmo grupo) a vencer. O jogo composto por 01 tabuleiro (dimenses 50 cm x 50 cm); 04 pees de cores distintas; 01 dado numerado de um a seis; 100 cartas de perguntas; 20 cartas desafio; 20 cartas coringa e caderno, lpis ou caneta, para anotaes que podem ser substitudos pela lousa ou quadro branco. (ZANON et al; 2008)

Regras Segundo Zanon (2008), o jogo iniciado com o lanamento do dado por cada grupo.O maior nmero obtido dar ao grupo a 1 posio, seguido pelos demais.As casas claras (amarelas) do jogo representam passagem livre, ou seja, no sero efetuadas perguntas quando o(s) participante(s) estiver (em) nessa situao. As casas escuras(cinzas) representam desafios aos jogadores. Quando um jogador (grupo) estiver sobre uma casa escura, o adversrio que jogar na sequncia dever retirar uma carta e submeter ao grupo anterior uma questo ou desafio, conforme a carta, tirada do conjunto. Haver dois grupos de cartas no jogo: questes e desafio. As figuras 6 e 7, a seguir, representam tal caracterizao. As respostas s questes podero ser dadas tanto pelo nome, como pela estrutura.Essa opo ser decidida pelo grupo adversrio que poder desenhar a estrutura e nesse caso, a resposta ser a

19

nomenclatura do composto, ou mencionar o nome do composto, sendo ento a estrutura, a resposta solicitada.Caso um grupo caia, na mesma casa de um oponente, (que j est numa casa escura) e acertar a resposta, ento o segundo transporta o primeiro para o inicio do jogo. Ganha o jogo a equipe ou jogador que conseguir chegar ao final do tabuleiro.

20

5. MEMRIA ORGNICA

Objetivo Induzir o raciocnio do aluno, a reflexo, promovendo assim a construo do prprio conhecimento.

O jogo A Memria Orgnica tem o mesmo princpio do jogo da memria, porm, os pares de cartes so formados por perguntas e respostas, sendo que os versos dos cartes de pergunta apresentam cor distinta dos versos dos de respostas. Essas perguntas referem-se aos compostos orgnicos, abordando nomenclatura,

propriedades, e sua presena em situaes cotidianas ou peculiares. Os cartes so dispostos de tal maneira que o verso dos cartes de perguntas fique ao lado do verso dos de respostas. (WATANABE & RECENA; 2008) Segundo Watanabe & Recena (2008), as respostas contemplam a(s) funo (es) orgnica(s) respectiva s perguntas. Foi elaborado um total de 22 pares de cartes, com funes orgnicas discutidas no ensino mdio. O jogo uma ferramenta didtica para ser aplicado em sala de aula, com tempo de execuo de no mximo 40 minutos, incluindo a explicao das regras por parte do professor, bem como a organizao do espao fsico das cadeiras e carteiras.

Regras De acordo com Watanabe & Recena (2008), inicialmente, define-se a ordem dos jogadores. O recomendado a formao de grupos de quatro alunos, no mximo. O jogador, primeiramente, vira um carto de pergunta e l o contedo em voz alta, para os demais participantes. Em seguida, ele vira um carto de resposta, sempre com o intuito de buscar a resposta correta pergunta, no sentido de formar o maior nmero de pares possveis de perguntas e respostas. Em caso de discordncia entre a pergunta e a resposta, os cartes voltam ao seu lugar com o verso para cima, dando sequncia ao prximo jogador. O vencedor ser aquele que adquirir, no decorrer do jogo, o maior nmero de pares. vlido ressaltar que, ao trmino da partida, os pares devero ser analisados dentre os participantes, verificando se o par formado est correto.

21

6. PALPITE QUMICO Este jogo baseado no jogo disponvel comercialme nte, conhecido como Um palpite a qualquer hora que foi adaptado para se trabalhar alguns contedos bsicos no ensino de Qumica, tais como: substncias qumicas, elementos qumicos, fenmenos fsicos e qumicos e funo de algumas vidrarias de laboratrio. Este jogo pode ser adaptado para se trabalhar qualquer contedo de qumica, de qualquer srie do ensino mdio ou do Ensino de Cincias no Ensino Fundamental, pois as categorias propostas podem ser alteradas pelo professor de acordo com o contedo que estiver sendo trabalhado em sala de aula.

Objetivos Reconhecer algumas vidrarias de laboratrio e sua funo; Reconhecer e diferenciar fenmenos qumicos naturais e artificiais; Reconhecer propriedades fsico-qumicas e aplicaes de elementos qumicos e substncias de uso comum.

Componentes do jogo: 01 Tabuleiro, 01 dado, 36 cartas com as dicas (10 para cada categoria, exceto vidrarias com 6), pees coloridos, fichas indicativas da classe da pista e fichas para indicar as dicas que j foram lidas.

Nmerodeparticipantes: de 2 a 6 pessoas ou equipes.

Como Jogar: 1) Os pees dos jogadores ficam sobre a marca incio do tabuleiro. Um jogador apanha uma das cartas colocadas sobre o tabuleiro e se torna o jogador leitor da rodada, verificando qual a categoria indicada na marca dgua: S = Substncia, E = Elemento, V = Vidraria e F = Fenmeno. Colocando uma ficha sobre a categoria no tabuleiro para indicar aos demais jogadores temtica sobre a qual sero apresentadas as dicas naquela rodada. 2) Os jogadores, em sentido horrio e um de cada vez, comeam a pedir as dicas da carta de 1-10. Ao ser escolhida a dica, o jogador leitor coloca uma fichano nmero

22

da mesma sobre o tabuleiro (para indicar quais as dicas que j foram escolhidas e lidas) e l em voz alta a dica. 3) A partir da dica lida o jogador deve tentar encontrar a resposta correta da substncia, do elemento, da vidraria ou do fenmeno qumico indicado na carta do jogador leitor. Se a resposta estiver correta, o jogador percorrer com seupe o o nmero de casas no tabuleiro correspondente ao sorteio feito atravs do lanamento de um dado. Se a resposta estiver errada o jogador leitor andar o nmero de casas indicadas no dado. 4) Caso a resposta no seja correta, o prximo jogador escolher outra dica, e assim por diante, at acabarem-se as dicas da carta. 5) Terminada as dicas desta carta, o prximo jogador deve se tornar o jogador leitor e outra carta retirada e inicia-se novamente o mesmo processo. 6) Uma das dicas contida na ficha de cada categoria um palpite a qualquer hora, que d o direito a qualquer jogador dizer seu palpite mesmo que no seja a sua vez. 7) O vencedor quem conseguir chegar primeiro ao final da trilha do tabuleiro.

23

24

25

26

Figura 9: Cartes com palpites

27

Figura 10: Tabuleiro do Jogo Palpite Qumico

28

7. PARES QUMICOS

Este jogo tem a proposta de tornar mais agradvel o aprendizado de nomenclatura de compostos orgnicos e suas frmulas estruturais, contedo geralmente trabalhado no terceiro ano do ensino mdio. O nmero de cartas pode ser ampliado utilizando todas as funes orgnicas, no exemplo apresentado aqui trabalhamos com as funes: hidrocarbonetos, alcois, cetonas, aldedos, cidos carboxlicos, ter, steres e alguns compostos aromticos. As regras do jogo so as mesmas para o conhecido Jogo da Memria e tambm pode ser jogado na verso Mico Preto. Na verso Jogo da Memria todos os participantes tem contato com todas as estruturas e correspondentes nomenclaturas, j que todos tm a possibilidade de observar todas as cartas viradas pelos colegas.

Objetivo Relacionar nomenclatura de compostos orgnicos com sua frmula estrutural.

Objetivodo jogo Formar pares corretos entre os compostos orgnicos e suas respectivas estruturas qumicas.

Composio: 34 cartas (jogo da memria) ou 35 cartas (Mico Preto).

Participantes: 3 a 4 pessoas.

Como Jogar: Verso Jogo da Memria: As cartas so embaralhadas e colocadas todas com a face voltada para baixo. Cada jogador, na sua vez, deve virar duas cartas aleatoriamente, buscando encontrar os pares adequados (nome do composto com a correspondente frmula estrutural). O jogador que acertar, tem direito a uma nova escolha de dois pares. Vence o jogo quem tiver acertado mais pares, depois que todas as cartas tiveram terminado. Verso Mico Preto: Aps as cartas terem sido embaralhadas, elas devem ser totalmente distribudas aos participantes. Cada participante forma os pares que tiverem em mos e coloca-os na mesa ao seu lado. As cartas que restaram devem

29

ficar na mo e o colega ao lado retira uma delas e procura entre as suas o par correspondente. Se encontrar forma o par e coloca sobre o seu monte de pares qumicos, caso no tenha o par, mantm a carta na sua mo. E assim sucessivamente at terminarem as cartas, perde quem ficar com a carta que no tem par.

30

31

32

Figura 11: Cartas utilizadas no jogo Pares qumicos.

33

8. TABELA MALUCA

Apresentamos aqui uma proposta que pode ser adaptada, tanto para o ensino fundamental e mdio, ou seja, as dicas que aparecem nas cartas sobre os elementos qumicos, suas propriedades e aplicaes podem ser ampliadas e alteradas dependendo de como o professor aprofundou o contedo, bem como o nmero de elementos qumicos que compem o jogo. Neste caso sugerimos que sejam colocados os elementos mais representativos das famlias, geralmente, os mais conhecidos pelos alunos, mas fica a critrio do professor esta escolha.Existe tambm a possibilidade de se trabalhar as propriedades peridicas neste jogo (no caso de ser aplicado aos alunos do ensino mdio), colocando-se nas dicas algumas destas propriedades que o professor achar pertinente. Uma idia interessante

seria fazer com que os prprios alunos construssem as dicas baseadas no contedo trabalhado em sala de aula.

Objetivo Reconhecer alguns elementos qumicos atravs de suas propriedades fsicoqumicas, sua posio na tabela peridica e suas aplicaes.

Composio do jogo: Uma tabela peridica colorida, Tabuleiro. 36 cartas, cada uma contendo o nome de um elemento qumico e suas propriedades e aplicaes no dia-a-dia, 20 fichas de cada uma das cores: azuis, verdes, vermelhas, amarelas e pretas.

Objetivo do jogo Preencher o maior nmero de elementos qumicos na tabela peridica.

Nmero de participantes: 3 a 5 pessoas ou equipes.

Como Jogar: 1) Cada jogador recebe 10 fichas de uma mesma cor. 2) As cartas so embaralhadas e colocadas sobre a mesa com a face voltada para baixo.

34

3) O primeiro participante retira uma carta e entrega ao professor (ou o jogador leitor), este participante escolhe um nmero de 1-4, para que o professor (ou leitor) leia a dica escolhida. 4) Aps a leitura, a mesma pessoa que escolheu o nmero deve tentar acertar o elemento qumico, se ele acertar sua ficha colorida (ou da equipe) ser colocada sobre o elemento no tabuleiro e o outro jogador (ou equipe) retira outra carta. Caso contrrio, o prximo jogador escolhe outro nmero de 1-4 da mesma ficha, com exceo do escolhido anteriormente, e tenta acertar o elemento qumico, d-se continuidade ao jogo at um dos participantes acertarem ou acabarem-se as dicas. 5) No caso de ningum acertar o elemento qumico, o leitor da carta quem coloca sua ficha no elemento correspondente no tabuleiro. 6) Recomea-se uma nova rodada retirando-se uma nova carta. 7) Vence o jogo quem terminar primeiro com suas fichas, portanto o objetivo do jogo preencher o maior nmero de elementos qumicos na tabela peridica.

35

Figura 12: Tabela Maluca.

36

37

38

Figura 13: Cartas contendo informaes dos elementos qumicos.

39

9. SUPER TRUNFO DA TABELA PERIDICA

Este jogo baseado no jogo de cartas comercialmente existente chamado Super Trunfo. Regras: Dois ou mais jogadores (participantes) Objetivo: ficar com todas as cartas do adversrio por meio dos confrontos de valores de cada elemento. Preparao: as cartas devero ser distribudas em nmeros iguais para cada um dos jogadores. Cada jogador recolhe suas cartas e segura de modo que os adversrios no possam v-las. Cada carta conter informaes sobre alguns dos elementos como: nmero atmico; massa atmica; ponto de ebulio; ponto de fuso; densidade;

eletronegatividade e configurao eletrnica. Como se jogar o super trunfo da tabela peridica:

Como jogar: 1. O primeiro a jogar, escolhe uma carta e, entre as informaes contidas na mesma e diz o que quer confrontar com as cartas de seu adversrio. Como por exemplo: maior ponto de ebulio; menor densidade. Aps seu adversrio escolher a carta que ele colocar em disputa, o primeiro jogador deve colocar a carta na mesa e, em seguida, seu adversrio repete o mesmo ato, confrontando os valores. Quem tiver o valor mais alto ou mais baixo, ganha as cartas da mesa; 2. O prximo a jogar ser o quem venceu a rodada anterior. Eassim por diante at que um dos participantes fique com todas as cartas do jogo, vencendo a partida; 3. Se por um acaso dois ou mais jogadores abaixam cartas com o mesmo valor mximo ou mnimo, os demais participantes deixam suas cartas na mesa e a vitria decidida entre os que empataram. Para isso, quem escolheu inicialmente diz um novo item a ser verificado na prxima carta, ganhando as cartas da rodada quem tiver o valor mais alto ou mais baixo do novo item.

40

41

Figura 14: Cartas do jogo Super trunfo da tabela peridica.

42

10. TRILHA QUMICA (QUANDO UTILIZAR UM CONTEDO DE CIDOS PODE SER CHAMADO DE TRILHA CIDA).

A Trilha da Qumica composta por botes que devem ficar em poder de cada participante, um dado para indicar quantas casas os botes devem andar e a Trilha, que possui vrios obstculos, pelos quais os participantes devem atravessar.

Regras Ao iniciar o jogo, cada participante deve jogar o dado e quem tirar o maior nmero comea a brincadeira. Assim, este participante deve jogar o dado novamente e andar o nmero de casas indicado pelo dado. Os obstculos pelos quais os alunos devem passar so perguntas referentes a contedos qumicos discutidos nas aulas, e tambm algumas ordens para animar o jogo, como volte 3 casas, ande 2 casas. O vencedor quem ultrapassa os desafios primeiro e chegar ao final.

43

11. SUPER TOMO O jogo nomeado de Super tomo um jogo de tabuleiro, que comporta de quatro a oito participantes. O Super tomo composto por uma caixa chamada de Centro Atmico que contm 01 dado, 04 pinos coloridos, 01 baralho com 44 cartas verdes chamadas de Cartas-Desafio, 01 baralho com 30 cartas laranjas chamadas Cartas Voc Sabia, 01 baralho com50 cartas brancas chamadas de Cartastomos e 300 fichas coloridas que representavam os prtons, eltrons e nutrons. O jogo tambm possui 01 manual de instrues e 01 tabuleiro nas dimenses 47x47 cm.Objetivo do jogo conquistar o mximo de Cartas -tomos (cartas brancas) possveis no perodo estipulado. Para que isso ocorra, o jogador percorre o tabuleiro arrecadando as partculas fundamentais do tomo, eltrons, prtons e nutrons (fichas coloridas) para que assim possa adquirir as Cartas-tomos.

Objetivo Aprimorar o conhecimento dos alunos sobre a temtica tomo, abordando contedos como: estrutura atmica, modelos atmicos e os respectivos cientistas que os elaboraram, elementos qumicos, curiosidades ligadas Qumica, utilidades da Qumica no cotidiano, dentre outros contedos iniciais da Qumica escolar.

44

12. QUI-MICO Contedo estruturante: Matria e sua Natureza Biogeoqumica

Contedo bsico: Velocidade das Reaes

Estrutura O jogo composto por cartas contendo perguntas e respostas referentes ao contedo de Cintica Qumica apresentado nos slides e uma carta contendo o QUIMICO.

Objetivo Associar as perguntas e respostas, diversificando e tornando divertido o estudo da Cintica Qumica.

Nmero de jogadores: Trs ou quatro

Regras 1- Embaralhar todas as cartas deixando-as viradas para baixo (inclusive a carta contendo o qui-mico). 2- Cada participante retira uma carta at que todas terminem (um jogador ficar com uma carta a mais). 3- Cada participante dever colocar sobre a mesa os pares que conseguiu formar com suas cartas, por exemplo: uma pergunta com a respectiva resposta. 4- A seguir quem retirou a ltima carta da mesa mostrar o verso das cartas para o seu companheiro da esquerda para que ele retire uma delas. Se formar um par dever coloc-lo sobre a mesa, caso no forme um par dever ficar com as cartas que sero mostradas ao prximo colega para que esse retire uma carta. E assim o jogo dever continuar at que todos os pares sejam formados. O aluno que ficar com o QUI-MICO perde o jogo e dever cumprir uma tarefa combinada pelos companheiros. 5- Se for necessrio o Professor poder interromper o jogo e ajudar os participantes sobre as dificuldades e dvidas do referido assunto.

45

6- Aps o jogo o professor poder solicitar que os alunos copiem todos os pares em seu caderno como forma de revisar o contedo.

Parte da Qumica que CINTICA QUMICA estuda a velocidade das reaes e os fatores que a influenciam.

Por que colocamos os alimentos em geladeira para conserv-los

Porque a temperatura elevada faz com que os alimentos demorem mais tempo para se degradar.

A rolha isola mais o Por que as garrafas de vinho so fechadas com rolha e lacre vinho do contato com o oxignio do ar, evitando sua oxidao.

Por que ao acendermos uma fogueira, as lascas mais finas acendem primeiro
Porque as lascas mais finas possuem maior superfcie de contato, maior ser sua velocidade.

46

- reagentes em contato Condio para que ocorra uma reao qumica. - afinidade qumica - coliso favorvel (efetiva).

Energia mnima que as molculas de reagentes

Energia de ativao

devem possuir para que ocorra uma coliso efetiva (reao).

- superfcie de contato

Fatores que influenciam a velocidade de uma reao.

- concentrao - temperatura - catalisador - presso

Relao entre superfcie de contato e velocidade da reao

Maior superfcie de contato, Maior nmero de choques Maior velocidade

Relao entre temperatura e velocidade da reao

Maior concentrao, Maior nmero de choques Maior velocidade

47

Relao entre concentrao e velocidade da reao V = K reagentescoeficientes

Lei da Ao das Massas Lei da Velocidade Lei de Guldberg-Waage

Maior temperatura, Maior nmero de choques Maior velocidade

Um aumento de 10oC na

Regra de Vant'Hoff

temperatura de uma reao qumica, a velocidade tende a se duplicar.

Maior presso,

Relao entre presso e velocidade da reao

Menor volume Maior concentrao Maior nmero de choques Maior velocidade

Substncia que aumenta

Catalisador

a velocidade das reaes qumicas, sem serem consumidos.

48

13. DOMIN EQUILBRIO QUMICO Contedo estruturante: Matria e sua Natureza Biogeoqumica

Contedo bsico: Equilbrio Qumico

Estrutura: O jogo composto por 28 peas contendo perguntas e respostas referentes ao contedo de Equilbrio Qumico apresentado nos slides.

Objetivo Associar as perguntas e respostas, diversificando e tornando divertido o estudo do contedo Equilbrio Qumico.

Nmero de jogadores: Quatro

Tempo do jogo: Aproximadamente 30 min.

Regras 1- Permitir aos alunos que se familiarizem com o material e de como sero as regras e a prtica do jogo. 2- As regras e estratgias do jogo so as mesmas necessrias para o jogo tradicional. 3- Se for necessrio o Professor poder interromper o jogo e ajudar as equipes sobre as dificuldades e dvidas do referido assunto. 4- Colocam-se as peas viradas sobre uma carteira, embaralhando-as. 5- Cada jogador retira sete (7) peas de domin. 6- O primeiro jogador ser aquele que tiver com a pea escrita Equilbrio Qumico. 7- Cada pea colocada sobre a carteira dever ter seu encaixe na prxima pea do jogador adversrio. 8- O jogo acaba quando um dos jogadores baixar sua ltima pea 9- Aps o jogo o professor poder solicitar que os alunos copiem todas as perguntas e respostas em seu caderno como forma de revisar o contedo.

49

Equilbrio Qumico

Sntese de Haber-Bosch

Reao entre N2(g) e H2(g) para produzir amnia

Constante em funo da Concentrao

Kc

C c . Dd Aa . Bb

Slido puro no participa do Kc

Aumenta a concentrao do reagente

Kp

pC c . pD d pA a . pB b

Exemplo de gua pura substncia com pH=7

O Equilbrio se desloca na direo do produto

Kp s para gases

Constante em funo da Presso

Produto inico da gua

50

Toda vez que o equilbrio sofrer uma

Kw = H . OH
+ -

Princpio de Le Chatelier

perturbao externa, ele se deslocar no sentido de minimizar a ao desta fora.

pH

Potencial Hidrogeninico

Bsico

Soluo formada por um cido ou base fraca e seu sal (pH e pOH praticamente no sofre variao)

pH< 7 meio......

Processo em que o

cido

Hidrlise Salina

ction (de base fraca) e/ou nion (de cido fraco) reage(m) com a gua.

Um aumento de Presso

Soluo Tampo

O Equilbrio se desloca na direo do reagente

Diminui a concentrao do reagente

pH> 7 meio......

51

O Equilbrio se desloca para o lado de menor volume gasoso.


K = M .
2

O grau de ionizao de um eletrlito aumenta, medida que a soluo se dilui.

Uma diminuio de presso

Neutro

pH = 7 meio......

Lei da Diluio de Ostwald

Relao entre pOH Kp = Kc. (R.T)


n

Kc e Kp

pH + pOH =.....

O Equilbrio se desloca para o lado de maior volume gasoso.

Potencial Hidroxilinico

52

nico fator que altera Kc ou Kp

Exemplo de substncia com pH< 7 Vinagre ou suco de limo Um aumento da Temperatura.

Mudana na Temperatura

Presena de Catalisador

No desloca o Equilbrio pH (peagmetro)

Aparelho que determina o pH de uma soluo aquosa.

Uma diminuio da Temperatura

papel tornassol, V direta = V inversa suco de repolho roxo e outros.

O Equilbrio se desloca para o lado da reao exotrmica.

53

Indicador cido-Base 14

O equilbrio se desloca para o lado da reao endotrmica.

54

BIBLIOGRAFIA

BONI, Maria Assunta Zanoti. Estratgias Metodolgicas para abordar o contedo estruturante Matria e sua Natureza. PDE Qumica. Londrina PR, 2008.

CASTRO, Bruna Jamila de; COSTA, Priscila Caroza Frasson. Contribuies de um jogo didtico para o processo de ensino e aprendizagem de Qumica no Ensino Fundamental segundo o contexto da Aprendizagem Significativa. Disponvel em: http://www.scielo.org.ar/pdf/reiec/v6n2/v6n2a02.pdf. Acesso em: 29/01/13.

CUNHA, Mrcia Borinda. Jogos Didticos de Qumica. Ed. Santa Maria, 2000.

E.C.; Mariano, D.G.; Pavan, F.M.; Lima, A.A.; Arari, D.P. Uso de Jogos Ldicos Como Auxilio Para o Ensino de Qumica Lima. Disponvel em:http://www.unifia.edu.br/projetorevista/edicoesanteriores/Marco11/artigos/educac ao/ed_foco_Jogos%20ludicos%20ensino%20quimica.pdf.Acesso em: 29/01/13.

ELIANA, Suzana Moraes de. Qumica ldica. Super trunfo da tabela peridica. Disponvel em: http://quimicaludicaeliana.blogspot.com.br/2012/06/super-trunfo-databela-periodica.html. Acesso em: 29/01/12

FIALHO, Neusa Nogueira. Os jogos pedaggicos como ferramentas de ensino. Disponvel em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/293_114.pdf. Acesso em: 29/01/13.

GUIMARES, Orliney Maciel; NASCIMENTO, Anderson Quirino do; VELOSO, Luana de Andrade; SAKAE, George HidekIi; COLTRO, Solange Guindani. Atividades ldicas no ensino de qumica e a formao de professores . Disponvel em: http://www.eduquim.ufpr.br/matdid/prodocencia/quimica.pdf . Acesso em: 22/01/2013.

LIMA, A. A; LIMA, E. C; MARIANO, D. G; PAUAN, F. M; ARARI, D. P. Uso de Jogos Ldicos como Auxlio para o Ensino de Qumica. Disponvel em:http://www.unifia.edu.br/projetorevista/edicoesanteriores/Marco11/artigos/educac ao/ed_foco_Jogos%20ludicos%20ensino%20quimica.pdf. Acesso em: 29/01/2013. Acesso em: 22/01/2013.

55

NARDIN, Ins Cristina Biazon. Brincando aprende-se qumica. Disponvel em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/688-4.pdf. Acesso em: 22/01/2013.

PISSOLOTO, Leyla Giovana Torezan. A Qumica sinttica na sala de aula: A explorao deestratgias de ensino na abordagem do contedo estruturante Qumica Sinttica. PDE Qumica. Londrina PR, 2008.

56

Vous aimerez peut-être aussi