Vous êtes sur la page 1sur 2

Escola Profissional da Aprodaz

Ano 2012/2013 Curso: Tcnico de Segurana e Higiene do Trabalho Mdulo: CP5 - Deontologia e Princpios ticos Formador: Lino Bettencourt

Deontologia e Princpios ticos


O mdulo CP5 Deontologia e princpios ticos, lecionado pelo formador Lino Bettencourt, com uma durao de 50 horas, teve como finalidade trespassar conhecimentos relacionados com a tica e a moral a nvel social/profissional. O mdulo de deontologia e princpios ticos baseia-se num conjunto de princpios e regras de conduta fundamentais para se conviver numa sociedade harmoniosa. Iniciou-se o mdulo com a realizao de fichas prticas sobre cada um de ns, em que descrevi um pouco de mim, para conhecermo-nos melhor uns aos outros. No decorrer das aulas abordoaram-se vrios contedos relacionados com: Livre arbtrio; A aco humana e os valores ; Dimenses da ao humana; Proclamao da declarao universal dos direitos humanos; A liberdade, a tica e o conhecimento; Valores fundamentais de um cdigo de tica; Deontologia profissional; A dimenso tico-poltica; A comunidade global.

Os mesmos foram transmitidos atravs de debates, gerando algumas controvrsias entre os colegas de turma, visto que cada um de ns tem opinies diferentes, pensamentos distintos, personalidades vincadas.

Procedendo a elaborao de trabalhos em grupo relacionados com os

Escola Profissional da Aprodaz


Ano 2012/2013 conceitos de valores, normas, tica, deontologia, entre outros. Bem como a realizao em PowerPoint da Proclamao da Declarao Universal dos direitos humanos. Foi proposto pelo formador assistir visualizao de um filme intitulado MAR ADENTRO que consiste numa histria verdica, baseado numa realidade cruel e que envolve a tica e a moral, sendo muito complicado aceitar a sua deciso de acabar com a sua vida, visto esta j no fazer mais sentido para ele, ficando tetraplgico, agarrado a uma cama para o resto da sua vida. Segundo a minha ideologia, em relao a mim mesma, talvez opta-se pelo trminus da vida, mas em relao a um prximo j no seria da mesma opinio, no aceitaria de nimo leve perder algum muito prximo. Em relao aos valores fundamentais de um cdigo de tica no trabalho, foi-me facultado a legislao aplicvel em vigor, pelo formador, referente rea de Tcnico de Higiene e Segurana no Trabalho. Os assuntos abordados ao longo do mdulo serviram para enriquecer a minha cultura, e sensibilizar-me para a importncia da tica e da moral no quotidiano laboral e social. Estes valores so essenciais para ser um profissional exemplar, possuindo um carter linear/justo. Este mdulo teve como finalidade fulcral consciencializar-me para com os valores ticos e culturais, a nvel pessoal e profissional, adotando normas deontolgicas e profissionais, permitindo-me reconhecer condutas ticas vocacionadas para a preservao da solidariedade e do respeito, numa comunidade global. No futuro, como Tcnica de Higiene e Segurana no Trabalho na rea de Arte e Beleza, irei ser o mais imparcial possvel na tomada de decises, no me deixando ludibriar por fatores econmicos, sentimentais, emocionais entre outros.

Erica Ann Reis Cordeiro Ponta Delgada

Vous aimerez peut-être aussi