Vous êtes sur la page 1sur 3

Natao para Bebs

A natao o primeiro meio de atividade fsica sistematizada, que pode ser feito desde a mais tenra idade. Objetivos o Autonomia em meio liquido (auto-salvamento); o Ter Alegria o Melhorar suas habilidades e aprender novas o Praticar com amigos e fazer novas amizades o Desenvolver condicionamento fsico o Sentir emoes positivas A natao para o beb altamente atrativo e estimulante, salvo em casos especiais que normalmente so adquiridos medos vindo das prprias mes. Segundo Fontanelli 1995, a criana at um ano simplesmente desconhece o significado de perigo. Ex: segundo filho

Idade ideal para o incio?


Foauce, citado por Barbosa (2003), refere que as aulas de natao para bebs devero ter o seu inicio aos 3 meses, dado que a partir dessa idade que a criana passa a manter a cabea na vertical e culminar aos 36 meses. Sarmento e Montenegro, tambm citados por Barbosa, estabelecem aos 6 meses como sendo a idade para se iniciar a prtica da atividade e aos 36 meses para o seu trmino. Apesar de no haver um consenso sobre o assunto, parece que o ideal realizar seu inicio dos 3 aos 6 meses e o seu trmino dos 24 aos 36 meses. Na grande maioria das aulas realizadas nas academias brasileiras, as mes participam efetivamente segurando seus bebs e executando os movimentos que so orientados pelo professor. Esta situao se motiva por alguns fatores: o Afetividade o Convvio social o Inicio da vida fisicamente ativa de maneira prazerosa o Razes econmicas

Aprendizagem
A sistematizao dos objetivos, em termos cognitivos, a serem atingidos nas aulas de natao para bebs, baseiam-se nos estgios de desenvolvimento cognitivo proposto por Piaget: Sensrio Motora: fase entre o nascimento e os dois anos de idade, a criana relacionase com o meio atravs do movimento, organiza e estrutura o seu conhecimento da realidade que o rodeia. Ex: atravs das aulas, aprende a distinguir diversos objetos, espaos e pessoas. Pr-operatria: aproximadamente entre os dois e sete anos, com base nas representaes sensrio-motoras que vivenciou no passado, consegue antecipar os acontecimentos. Durante a fase anterior (sensrio motora) a criana ter a noo que

ao mover os quatro membros ela ter propulso. Nesta etapa (pr-operatria) ao colocarmos um determinado brinquedo fora do seu alcance, o beb sabe que se mover os quatro membros, deslocar-se- e poder alcanar o referido objeto.

Os reflexos do Beb
Natatrio:

Os movimentos dos bebs se parecem com o do nado cachorrinho, batendo braos e pernas instintivamente (ex: animais). Esse movimento no trar autonomia aos bebs e desaparece por volta dos trs meses. Reflexo de Moro:

At o quarto ms o beb pode se assustar com alguns movimentos o que far que abra seus braos facilitando a flutuao. Reflexo de Bloqueio de Glote:

O bloqueio da glote impede que a gua chegue aos pulmes. Esse reflexo desaparece por volta dos 10 aos 12 meses de idade. O movimento se d da seguinte maneira: ao se borrifar gua no rosto do beb, este imediatamente faz o bloqueio da glote e suspenso da respirao, podendo ser submerso em seguida. importante que se faa este procedimento durante a fase inspiratria. Essa manobra pode ser feita soprando-se o rosto do beb suavemente. Estas tcnicas so usadas inicialmente aproveitando-se do reflexo, que inato, passando em seguida por um processo de condicionamento. Durante os primeiros mergulhos, usamos as tcnicas de esborrifar gua ou soprar o rosto do beb, fazendo no mesmo tempo uma expresso facial bem acenada (como uma careta) e ainda um sinal verbal como: olha o mergulho!!! Ou. 1....... 2...... e p. Depois de algum tempo, deixamos de usar o sopro ou borrifo de gua e fazemos apenas a expresso facial tpica do mergulho e sinal verbal; Em seguida utilizamos apenas o sinal verbal ou expresso facial, pois o beb j estar condicionado ao momento da imerso.

Classificando os Bebs
Beb I: dos 3 aos 9 meses o Estimula-se o mergulho atravs dos reflexos e aproveitando-se deles; o Os movimentos de estmulos de mergulho e apnia so passivos, assim como a estimulao de movimentos de pernas, braos e balanceios; o A flutuao dorsal facilitada, pois o peso relativo do beb ainda pequeno; o A estimulao feita atravs de exerccios, usando a presso hidrodinmica e a aula ser de aproximadamente 15 a 20 minutos; o A temperatura da gua deve ser em torno de 32C.

Beb II: dos 10 aos 15 meses o Inicio do equilbrio em posio ereta (vertical) o Domnio da apna j de maneira ativa o Nesta idade os bebs comeam a imitar os amigos e adultos, respondendo aos estmulos verbais o As msicas e parlendas fazem parte constante das aulas o Os exerccios como respirao, movimentos de braos e pernas so absorvidos pelos alunos o Os bebs que iniciam nesta idade tm, a princpio, uma certa dificuldade para o incio do mergulho. O professor no deve forar nenhuma situao, nesse caso, e deixar que o mergulho acontea de maneira bastante natural. A imitao do movimento de mergulho dos amigos uma das formas eficiente para que isso acontea. Beb III: dos 16 aos 35 meses o Nesta fase o beb j responde bem aos comandos verbais; o J tem condio de fazer os movimentos de braos, pernas e respirao ativamente. o Iniciamos os exerccios de autonomia e outros de maior complexidade na parte funda da piscina e outras na forma de jogos e desafios. Ex: passar de uma mesa (ou plataforma) a outra, passar entre os arcos, mergulhar e apanhar objetos submersos, jogos de queda e recuperao e rolamentos para troca de decbito.

As Tcnicas de Pega
Frente Decbito Ventral o Pegas de axila o Pegas de mo ou brao o Pegas de tronco Decbito Dorsal o Axilas o Quadril com a nuca do beb no ombro da me o Pega na perna com a nuca no ombro da me o Pega de cabea o Nas costas (mochila)

Uso de materiais
Brinquedos Espaguetes Arcos (bambol) Tapetes de E.V.A. Bia de brao

Vous aimerez peut-être aussi