Vous êtes sur la page 1sur 13

Revista Eventos Pedaggicos v.2, n.2, p. 323 335, Ago./Dez.

2011

LNGUA PORTUGUESA E LITERATURA: relatrio de experincia de estgio supervisionado na Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino Fernando Hlio Tavares de Barros*

RESUMO

Este artigo a sntese do relatrio de Estgio de Observao Supervisionado em Lngua Portuguesa e Literatura realizador no segundo semestre de 2010 no 6 semestre do Curso de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitrio de Sinop Mato Grosso. A vivncia com alunos do Ensino Fundamental possibilitou tecer consideraes acerca da prtica docente em Lngua na realidade da escola pblica, permitindo assim apresentar algumas concluses crticas acerca do papel do livro didtico e a no utilizao do texto literrio como combate ao dogmatismo e alienao scio-humana.

Palavras-chave: Estgio Supervisionado. Lngua Portuguesa. Literatura.

1 INTRODUO

O relatrio de observao de estgio de Lngua Portuguesa e Literatura tem como objetivo: tratar de descrever a realidade educacional das escolas visitadas, compreender a construo do ensino e conseqentemente a da aprendizagem nos ambientes escolares observados, descrever atravs de observao as metodologias aplicadas na sala de aula. O estgio um perodo necessrio para o processo de formao profissional, pois possibilita ao estudante ter a vivncia com os conhecimentos aprendidos na sua formao superior, pois o espao no qual o acadmico ir compartilhar seus conhecimentos, fazendo relao entre a teoria e a prtica, cooperando para a construo de uma melhor educao atravs dos seus apontamentos baseados em suas experincias.

Acadmico do 8 semestre do Curso de Letras Portugus/Ingls e respectivas Literaturas da Universidade do Estado de Mato Grosso; pertecente ao Grupo de Orientao da Prof Dra. Tnia Pitombo de Oliveira, do campus Universitrio de Sinop UNEMAT.

No estgio de observao necessrio observar e analisar dez aulas do Ensino Mdio e outras dez no Fundamental, considerando o seu funcionamento, conjugando-as com os outros componentes que compem o processo. O estgio tem como objetivo proporcionar um contato dos futuros professores de Lngua e Literatura com a sala de aula, ambiente que precisa se habituar para que seu desempenho como educador seja eficaz. O estgio do Ensino Fundamental foi realizado na Escola Municipal Centro Educacional, e o Ensino Mdio foi realizado na Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino. As observaes aconteceram no perodo matutino, entre os dias 02 e 30 de setembro. O cunho principal deste relatrio apresentar a realidade vista como tal e aps desenvolver uma anlise critica sobre o que foi presenciado. Este relatrio est dividido em quatro partes: primeiramente os procedimentos, pelos quais sero apresentas as escolas estudadas, descrevendo os aspectos fsicos, humanos e pedaggicos. Dentro deste mesmo item sero descritas as aulas presenciadas durante o processo de observao. A anlise crtica dos resultados trabalhar uma reflexo acerca do que foi visto, os pontos positivos e negativos da experincia do estgio, utilizando tericos que trabalham na rea de ensino-aprendizagem, como tambm pensadores da rea da filosofia, alguns estudados durante o perodo de estudo anterior ao contato com a sala de aula. Em seguida, o relatrio apresentar a bibliografia que sustenta a argumentao.

2 PROCEDIMENTOS

2.1 ASPECTOS FISICOS E HUMANOS DO CENTRO EDUCACIONAL LINDOLFO TRIERWEILLER

O Centro Educacional Lindolfo Jos Trierweiller foi criado pelo Decreto n 011/1996 e Lei n 517/98. O Ensino Fundamental de 5 a 8 sries foi autorizado pela Resoluo 32/04 CEE/MT. Atualmente, atende alunos de 5 a 8 sries do Ensino Fundamental e Alfabetizao de Alunos D.A, alm de oferecer Sala de Recursos para alunos Deficincia auditiva (D.A.) e Deficincia visual (D.V.) e sua organizao, ou seja, o tempo escolar se d por srie. Os critrios de seleo que a escola utiliza distoro idade/srie e para alunos com Necessidades Educacionais Especiais de acordo com o grau de dificuldade de cada um. Aos portadores de necessidades educacionais especiais so oferecidos servios de apoio especializado e adaptao curricular de acordo com a necessidade de cada educando.

Pgina 324 - Fernando Hlio Tavares de Barros

O Centro Educacional Lindolfo Jos Trierweiller atende 893 alunos, divididos em 29 turmas, sendo 26 de Ensino Regular, 01 de Alfabetizao de Alunos Portadores de Deficincia Auditiva, 01 Sala de Recursos para Alunos Portadores de Deficincia Visual e 01 Sala de Recursos para Alunos Portadores de Deficincia Auditiva, no perodo matutino e vespertino.

2.2 ASPECTOS FSICOS E HUMANOS DA ESCOLA NILZA DE OLIVEIRA PIPINO

A Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino deve se orgulhar por ser a primeira escola de Sinop, sob a liderana da professora Nilza de Oliveira Pipino, razo pela qual carrega hoje, a escola, seu nome. Foi fundada em 12 de janeiro de 1976, por decreto do Excelentssimo Presidente da Repblica do Brasil, General Ernesto Geisel, lder poltico que assumiu a presidncia do Brasil em 15 de maro de 1974. Seu governo foi marcado pelo incio de uma abertura poltica e pela amenizao do rigor do regime militar brasileiro, durante o qual encontrou fortes oposies de polticos chamados de linha-dura. Atualmente, a Escola Nilza de Oliveira Pipino atende alunos do Centro da cidade, e tambm dos bairros: Jardim das Palmeiras, J. Imperial, Boa Esperana, Jacarands, violetas, Jd das Naes, Jd Botnico, Jd Industrial, Jd Imperial, Jd Paraso, Jd Primavera, Jd Celeste Maria Carolina dentre outros, conforme se v no grfico XX. A escola Nilza de Oliveira Pipino atende cerca de 1300 alunos do Ensino Fundamental e Mdio, tm cerca de 102 funcionrios e de 80 professores, efetivos e contratados. Possui uma quadra coberta, 20 salas de aula, um laboratrio de informtica, sala dos professores, trs banheiros e os recursos didticos e tcnicos diversos (sala com mesas e cadeiras, quadro, aparelho de TV e Vdeo Cassete, Retro projetor, computadores, material terico coletnea: revistas, jornais,livros para- didticos , textos variados, PCNS e materiais enviados pelo MEC) e uma biblioteca. No perodo noturno, nos dias atuais, sua estrutura recebe os alunos do CEJA (Centro de Educao de Jovens e Adultos), nvel 1 a 7 e a 8 srie seriada. Sua estrutura fsica boa, a iluminao parece estar em boas condies (as aulas foram no perodo matutino, no foram vistas ligadas, mas pareceu bem conservadas). As carteiras em bom estado de conservao contrapem ventilao que fica a desejar, uma vez que suas janelas so altas, impedindo uma ventilao condizente. A pintura no nova, mas ainda no desbotou, enfim, um ambiente harmnico. O que se pode acentuar que suas salas de aula so inadequadas ao clima quente. O Ensino Mdio e Fundamental funcionam na modalidade

LNGUA PORTUGUESA E LITERATURA: relatrio de experincia... - Pgina 325

seriado; so trs os turnos de funcionamento: matutino, vespertino e noturno, sendo que este, como j foi dito, so alunos do CEJA, que ocupam o ambiente.

2.3 DADOS HISTRICOS DA ESCOLA

Presidente: Ernesto Geisel, Governador: Jos Garcia Neto, 1 Administrador: Osvaldo de Paula 1 Vereador: Plnio Caglegaro, 1 Diretora: Irm Editha, Fundada em 12 de janeiro de 1976. Autorizada em 12 de outubro de 1978.

Figura 0.1
A professora Nilza de Oliveira Pipino nasceu em Santa Maria Madalena-RJ em 13 de dezembro de 1920. Casou-se em 12 de junho de 1940 com Enio Pipino. Fundaram em 1947 a Sociedade Imobiliria do Noroeste Paranaense. Faleceu em 21 de fevereiro de 1984. Fonte: Secretaria da Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino

Figura 0.2

Alunos da escola Nilza de Oliveira Pipino participando de comemorao cvica de frente a escola no ano de 1979 Fonte: (ERARDI, 2007 p.124)

3 DESCRIO DAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Pgina 326 - Fernando Hlio Tavares de Barros

Sempre houve boa recepo por parte da escola, na qual foram observadas as aulas de Ensino Fundamental, e pelo professor A, o qual sempre buscou manter dilogo com os estagirios oferecendo informaes acerca dos contedos que trabalhava e a respeito dos alunos de suas salas. Foram assistidas a dez aulas do professor A, durante a semana. No primeiro dia de observao, no dia 22 de setembro, foram observadas quatro aulas de Lngua Portuguesa. As aulas foram na 6 B e na 6 A, assim distribudas: as duas primeiras foram na 6 B e as demais na 6 A. Os alunos das duas primeiras aulas estavam calmos e pacientes. Assim que o professor conseguiu desenvolver o contedo, contextualizando-o e proporcionando o mantimento da ateno de todos. O texto trabalhado foi a respeito da realidade da gua doce no planeta Terra. Quase todos os alunos trouxeram o livro didtico e, aps o professor indicar a pgina a ser trabalhada, de imediato abriram seus livros, observaram a ilustrao e consequentemente puderam perceber qual a temtica proposta. Pelo o que foi observado, o professor planejou essa aula direcionando os alunos a um pensamento critico a respeito da representao da gua na vida e na rotina de uma sociedade, uma vez que cada aluno teria concepes distintas deste elemento em sua vida particular. O professor no utilizou outro recurso seno o livro didtico, mas um princpio importante que o professor no deixou parte, foi o desenvolvimento da prtica intelectual proporcionada aos alunos, possibilitando a gerao de sentido ante o assunto em debate. Nessa perspectiva, possvel considerar vlida a abordagem, pois como Charlot (2006, p. 98) relata o importante saber o que vai permitir ao aluno aprender a desenvolver suas prprias prticas intelectuais. Assim, os alunos leram o texto de maneira democrtica, ou seja, um de cada vez, e logo aps, trataram de expressar suas opinies acerca da representatividade da gua em suas vidas. Um relato de uma das alunas chamou bastante a ateno do professor, pois ela disse que a gua era tudo para a sua famlia, que a valorizava muito, uma vez que sua me era lavadeira e s podia trabalhar quando havia gua em casa. O professor, aps ouvir a todos os alunos que queriam se expressar, escreveu no quadro a palavra gua e pediu ento para que os alunos fizessem o mesmo em seus cadernos. Logo aps, pediu para que colocasse envolta dessa palavra outras cinco palavras que pudessem descrever o papel da gua na sociedade, e em seguida, redigissem uma redao, explicando o porqu da escolha daquelas palavras. As outras duas aulas, como j dito, foram na 6 B, onde o professor trabalhou o mesmo texto e encaminhou os alunos para a mesma reflexo, porm os alunos no se encontravam silenciosos, estavam bastante agitados, uma vez que haviam acabado de chegar da aula de Educao Fsica. O relacionamento do professor com os alunos foi bastante amistoso, isso com todas as sries com as quais trabalha. perceptvel o respeito que os alunos tm para

LNGUA PORTUGUESA E LITERATURA: relatrio de experincia... - Pgina 327

com o professor A, pois alm da idade e do extenso tempo em sala de aula, que so fatores que influenciam, o professor procura sempre ter uma postura que faa os alunos perceberem a representao de um profissional tico, humano e crtico. Grande parte dos alunos apresenta um comportamento agitado, principalmente no intervalo entre aulas, em que perceptvel o desrespeito de um para com o outro. Na sala de aula esse desrespeito suavizado, uma vez que o professor A preza pela boa convivncia e sempre chama a ateno quando h algum desrespeito, por exemplo, propondo pedido de desculpas e fazendo-os lembrar que um comportamento correto um comportamento tico e humano, que o respeito para com o outro algo construtivo e necessrio para manter amizades e boa convivncia na sala de aula. No dia 23, foram presenciadas duas aulas do professor A: uma na 7 A e a outra na 7 B. O professor planejou ambas as aulas para a apresentao de resumos feitos pelos alunos dos livros de literatura que cada um havia escolhido para ler. As apresentaes no foram feitas por ordem alfabtica nem por outro tipo de ordenamento, e, sim, pela disposio dos alunos. Quem se sentisse vontade para apresentar seu trabalho, seria convidado a ir prximo mesa do professor, ler sua produo textual e, logo aps, deveria relatar sua experincia com o livro escolhido. Houve dificuldade em se manter o silncio na sala de aula, porm a conversa paralela era combatida at pelos prprios alunos, aqueles que estavam atentos e se sentiam incomodados com o comportamento alheio. Nesse sentido, o professor tambm teve um papel decisivo para manter a ateno dos alunos na apresentao dos colegas, uma vez que ele permanecia em p e percorria a sala de maneira que a conversa paralela no tinha espao para atuar. As duas salas apresentaram um perfil semelhante, maior parte dos alunos, mais participativos, sentados a frente, e os que apresentam um comportamento problemtico, sentados ao fundo. A direo da escola mostrou-se atenta a isso, j que sempre pedia ao professor A, isso quem relatou foi o prprio, para que mude de carteira, quando for necessrio, os alunos que esto, por motivo de conversa paralela, atrapalhando o andamento da aula. No dia 24 de setembro foram presenciadas mais duas aulas do professor A, na 6 C. Ele utilizou o mesmo texto utilizado nas aulas do dia 22 nas outras 6 sries, o texto que retrata a realidade da gua no planeta Terra. Porm os alunos destas duas sries estavam bastante agitados, ambas as aulas foram aps o intervalo, um horrio que no possibilita o mesmo desempenho que o horrio anterior, pois, segundo o professor, os alunos j se encontram cansados, principalmente, na ltima aula do horrio. O texto foi lido, porm nem todos os alunos estavam interessados em fazer um comentrio. A conversa paralela esteve

Pgina 328 - Fernando Hlio Tavares de Barros

bastante presente e logo foi cessada por um convite da coordenao, que convidou o professor A e classe a dirigir-se ao anfiteatro para assistir a uma palestra sobre o trnsito. Os alunos saram em direo porta para formar uma fila. Com bastante dificuldade, o professor A os organizou e os dirigiu para o lugar indicado. A palestra tratava a conscientizao acerca da importncia do agente de trnsito e dos itens que compem o trnsito e o papel do cidado. Os alunos escutaram a palestra e dialogaram com a palestrante. Em seguida, retornaram para a sala de aula, pois em dez minutos terminaria o horrio de aula e retornariam para casa. No dia 27 de setembro acompanhou-se o professor A at as salas 6 A e 6 B, nas quais ele daria prosseguimento s atividades iniciadas nas aulas anteriores. O professor perguntou se todos haviam terminado a produo textual proposta aps a leitura do texto que tratava da realidade da gua no planeta, pois cada aluno iria ler e compartilhar seu trabalho com os colegas. A resposta foi parcialmente positiva, pois ainda havia alunos que no tinham terminado. Assim, o professor proporcionou queles que ainda no haviam terminado a oportunidade de finalizar e apresentar na prxima aula. Porm, os que j tinham pronta tal produo, poderiam apresentar naquele momento, e foi o que se sucedeu. Algumas apresentaes foram longas e outras nem tanto. A segunda aula foi na 6 B, na qual tambm foi trabalhado o referido texto e que havia um maior nmero de alunos com a produo textual finalizada, assim, poucos alunos ficaram sem apresentar. Os alunos estavam dispostos em circulo, por terem feito uma atividade proposta na aula anterior. Assim, o professor A preferiu manter a disposio dos estudantes como estava, e grande parte da aula manteve-se em p ao lado do aluno que estivesse apresentando, ao fim da apresentao de cada um vistava o texto e chamava o prximo a ler. A aula terminou e poucos ficaram por apresentar. Os alunos saram freneticamente da sala, e como de hbito esperou-se o professor carregar seu material para agradece a ele e dirigir-se sala de professores.

4 DESCRIO DAS AULAS ENSINO MDIO

Numa quinta-feira, dia 02 de setembro de 2010, visitou-se a Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino na qual se recebeu ateno da coordenadora e a professora de Lngua Portuguesa, as quais ofereceram de bom grado o espao para a realizao do estagio de observao. A professora de Lngua Portuguesa e Literatura, a qual ser designada com a letra B, fez o convite para assistir a sua primeira aula do dia num dos segundos anos do Ensino Mdio no qual ela trabalha. O 2 ano A, contava com 33 alunos. Ela entrou, e, logo aps obteve-se a permisso para entrar e acomodar-se ao fundo da sala.

LNGUA PORTUGUESA E LITERATURA: relatrio de experincia... - Pgina 329

A professora B aplicou uma avaliao, na qual constavam perguntas a respeito de trs obras lidas pelos alunos: Os miserveis de Victor Hugo, O cortio de Alusio de Azevedo e O Alienista de Machado de Assis. Os alunos receberam as avaliaes e comearam a redigir as respostas. Aps o sinal e adentrar a segunda aula, a professora fez a chamada e esperou alguns minutos para a entrega das avaliaes. Em seguida ela sugeriu uma auto-avaliao aos alunos, para que cada um aplicasse uma nota equivalente a sua participao, ao comportamento, e aprendizagem, etc. Houve a socializao e logo aps o termino da aula, esperou-se a sada dos alunos para acompanhar a regente afim de aguardar o comeo da prxima aula que seria no 2 ano B. A classe do 2 ano B composta por 26 alunos, grande parte deles j sentados em suas carteiras aguardando a professora. A professora adentrou e fez a apresentao dos estagirios. Foi pedido aos alunos que abrissem os livros didticos. O contedo trabalhado era a Escola Literria Realista, apresentando a sua configurao em Portugal e no Brasil. Antero de Quental foi o primeiro autor a ser trabalhado, suas poesias foram lidas pelos alunos de forma alternada. A conversa paralela era um fator que dificultava a participao e o entendimento da leitura. Aps o termino do contedo, o prximo foi elencado sem nenhuma pausa para reflexo do que havia sido visto. A prosa era o prximo contedo a ser visto pelos alunos, sendo Ea de Queirs o autor trabalhado. O livro didtico trazia a biografia do autor e, em seguida, um recorte de sua obra O Primo Baslio. Alm desse recorte, havia pequenos quadros onde se encontrava referencias de algumas produes cinematogrficas adaptadas a partir das obras de Ea. Foi apresentada a biografia, e em seguida ela os convidou a ler alternadamente o trecho de O Primo Baslio. Deu-se inicio a leitura, porm, a conversa paralela estava realmente atrapalhando o seu andamento, fazendo a professora interromper quatro vezes para chamar a ateno. Os alunos no se importavam, e, grande parte estava desatenta e ansiosa para a prxima aula, a de Educao Fsica. A quarta aula foi observada numa outra classe de 2 ano do Ensino Mdio, no 2 ano D que conta com 22 alunos, sendo duas alunas especiais, ambas auxiliadas por apenas uma professora interprete, lembrando que sua presena para alunos especiais assegurada pela lei n 10.436 de abril de 2002. As alunas se comunicavam apenas pela lngua de sinais, e estavam atentas a sua interprete e professora. Havia muita conversa na sala, a professora no trabalhou todo contedo planejado, uma vez que ela interrompia a aula para falar sobre assuntos que no estavam no contexto. O recurso para a aplicao da aula novamente foi o livro didtico. O contedo trabalhado foi o

Pgina 330 - Fernando Hlio Tavares de Barros

Realismo no Brasil, porm, anteriormente, a professora B fez um pequeno dilogo com os alunos para que eles recordassem do perodo realista em Portugal, contedo trabalhado na aula passada, e logo aps perguntou se os alunos j tinham aberto o livro na pgina informada. No dia 03 de setembro de 2010, foi acompanhada a professora sala do 2 ano F. O contedo trabalhado foi do livro didtico1 nas pginas 261 a 266. Os alunos eram 26 ao total. Ela comeou a dialogar com os alunos sobre as escolas literrias j vistas e a dizer-lhes que naquela aula seria apresentada a escola realista. Eles abriram o livro na pgina indicada e comearam a leitura do contedo introdutrio. Logo aps, a professora B os proporcionou conhecer as imagens que representavam a vida rural portuguesa, porm esqueceu-se de trazlas reflexo. Os alunos estavam abertos ao dilogo, e a conversa paralela era em menor escala comparada a outras classes. A professora no abriu espao aos alunos para tecerem sentidos s poesias do autor, ela apenas teceu concluses particulares acerca dos aspectos estticos da escola literria presentes na poesia e logo voltou a sua mesa para fazer a chamada j fazia pouco que o sinal soava recordando o inicio da segunda aula. Ela pediu aos alunos respondessem as questes propostas no livro. Aps isso a professora comeou a leitura da biografia de Ea de Queirs, em seguida a contextualizao do contedo, de repente o segundo sinal soou deixando claro o inicio do intervalo. A terceira e a quarta aula da professora foram no 2 ano C, nas quais iniciaria o mesmo contedo trabalhado nas outras turmas de segundo ano, a Escola Literria: Realismo. O 2 ano C composto por 31 alunos, no conta com nenhum aluno especial, e, segundo ela, a melhor sala para se trabalhar, uma vez que a participao dos alunos efetiva e a conversa paralela no comum. E, realmente, suas palavras foram confirmadas, pois os alunos tm um grande apreo por ela. Nesta sala, o contedo recebeu um grande destaque, permitindo a professora indicar outras leituras que fazem parte da escola literria e desenvolver uma conversa dentro do assunto. No dia 9 de setembro assistiram-se s professora para assistir s ltimas aulas no 2 ano G. A professora pediu para que os alunos se concentrassem para a aplicao da avaliao que traria questes dos livros lidos por eles. A avaliao ocorreu com tranqilidade, sendo poucos alunos levantando a mo para tirar dvidas sobre as questes propostas. A segunda aula foi reservada para a auto-avaliao. Para a professora, a aplicao de prova se constitui o melhor mecanismo para comprovar os aprendizados.
1

FARACO, Carlos Emilio. MOURA, Francisco Marto. Portugus: srie novo ensino mdio. So Paulo: tica didticos, 2007. LNGUA PORTUGUESA E LITERATURA: relatrio de experincia... - Pgina 331

5 CONCLUSO

Para iniciar essa anlise crtica, escolhe-se enfatizar a necessidade da prtica da pesquisa para o profissional da educao. necessrio pensar o estgio como pesquisa, [...] de nada valeria se no pudssemos pens-lo numa dimenso maior: a de um projeto coletivo de formao do educador (KENSKI, 1991, p.82). Considerando que [...] ser professor defrontar-se incessantemente com a necessidade de decidir imediatamente no dia-a-dia da sala de aula (CHARLOT, 2006, p.91), a importncia da pesquisa se constitui necessria para a melhoria das prticas de ensino e para o funcionamento do ensino-aprendizagem, uma vez que o:
[...] papel da pesquisa forjar instrumentos, ferramentas para melhor entender o que est acontecendo na sala de aula; criar inteligibilidade para melhor entender o que est acontecendo ali. Depois, o professor vai se virando, no dia-a-dia, na situao contextualizada em que estiver vivendo. (CHARLOT, 2006 p.91)

Durante o estgio de observao foi constatado que o livro didtico se constitui para os sistemas educacionais observados material nico e dogmtico, tornando a educao engessada. pertinente dizer que h profissionais que trabalham o livro didtico de maneira alternativa e no conservadora, que procura desconstruir ideologias e guiar seus alunos para caminhos de sentidos possveis, porm mesmo assim necessrio que eles estejam atentos, a que Lajolo (2000, p. 63) prope: [...] muitos livros didticos contm erros graves de contedo, que reforam ideologias conservadoras, que subestimam a inteligncia de seu leitor/usurio, que alienam o professor de sua tarefa docente. Quando o professor A props um repensar sobre o que seria gua, constatou-se a postura de um profissional da educao que desconstri o senso comum, e que procura despertar ou dar continuidade atitude critica por parte dos seus alunos, oportunizando-os a resignificar a gua, tendo uma postura no dogmtica. Chaui (1995, p. 94) define dogmatismo como uma atitude muito natural e muito espontnea que temos, [...] nossa crena de que o mundo existe e que exatamente tal como o percebemos. Vem-se atitudes como essas como fortificantes para o ensino de lngua e cultura, para a prtica da leitura, para que o aluno perceba que tudo texto, pois tudo linguagem. Assim, pertinente dizer que esse tipo de trabalho de desconstruo, da busca da verdade e do pensamento crtico louvvel, pois como afirma a filsofa Chaui (1995, p. 96) se as palavras tivessem sentido bvio e nico, no haveria literatura, no haveria malentendido e controvrsia.

Pgina 332 - Fernando Hlio Tavares de Barros

desta forma que grande parte dos livros didticos, conforme apontado por Lajolo (2000, p. 63), est sempre reforando ideologias conservadoras uma vez que a [. ..] atitude dogmtica conservadora, isto , sente receio das novidades, do inesperado, do desconhecido e de tudo o que possa desequilibrar as crenas e opinies j constitudas. (CHAUI, 1995 p. 98) claro que o trabalho do professor A no desenvolvido num ambiente com boas condies laborais, uma vez que o meio onde seu trabalho desenvolvido possu uma historicidade, um desnivelamento na aprendizagem e nas concepes do ato da leitura por parte dos alunos, porm constata-se que seu desempenho como profissional da educao encontra-se no caminho desejvel, e que busca atingir metas que esto de acordo com os Parmetros Curriculares Nacionais como por exemplo posicionar-se de maneira crtica, responsvel e construtiva percebendo-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente. necessrio considerar tambm que o papel da pesquisa, segundo Charlot (1990, p.91), [...] forjar instrumentos, ferramentas para melhor entender o que est acontecendo na sala de aula; criar inteligibilidade para melhor entender o que est acontecendo ali. Depois, o professor pode refletir e agir no seu dia-a-dia na situao contextualizada em que estiver vivendo. Por isso no se pode afirmar que o professor A, est utilizando uma metodologia no adequada e que ele poderia inovar, uma vez que ele est num contexto, e no cabe ao papel da pesquisa, segundo Charlot (1990, p.92) dizer ao professor o que ele deve fazer em sala de aula e sim fornecer-lhes [...] ferramentas, instrumentos, inclusive instrumentos conceituais para que eles analisem as situaes e realizem o trabalho possvel. Sabe-se que ler no um costume que nasce junto ao ser humano, e, sim algo que se apreende com a prtica e vivncia. Assim, o ato de ler [...] para entender o mundo, para viver melhor. Em nossa cultura, quanto mais abrangente a concepo de mundo e de vida, mais intensamente se l, numa espiral quase sem fim, que se pode e deve comear na escola, mas no pode (nem costuma) encerrar-se nela. (LAJOLO, p.07) Constatou-se que a professora B trabalhava o texto literrio com o sentido de inscrio do mesmo na poca de sua produo, desconsiderando o teor esttico; ou, ento, inscrevendoo em conjuntos de juzos crticos que sobre ele se foram acumulando, esquecendo-se de [...] fazer o aluno vivenciar a complexidade da instituio literria que no se compe exclusivamente de textos literrios, mas sim do conjunto destes mais todos os outros por estes inspirados. (LAJOLO, 2000, p.16)

LNGUA PORTUGUESA E LITERATURA: relatrio de experincia... - Pgina 333

Durante a realimentao da aula de literatura, no dia 06 de outubro de 2010, a proposta era de realimentar a aula da professora B, a qual trabalhou a Escola literria realista utilizando o livro didtico como objeto de trabalho. Na aula da professora, foram os alunos que leram o trecho da obra realista O Primo Baslio de Ea de Queirz, no estiveram aps a leitura numa contextualizao prvia para que pudessem se situar nesse espao que a obra pertencia, ou seja a professora no tinha propiciado aos alunos meios para que ocorresse uma discusso que no ficassem s em dados histricos, e partissem para elementos estticos, da discursividade, da retrica, e etc. A realimentao se preocupou em centrar o texto como um elemento que pertence a uma historicidade social, para isso foi utilizados pensadores para retratar as temticas que circulavam na sociedade daquele perodo e assim identificar essa obra como pertencente a este contexto, o texto foi lido aps a contextualizao e logo aps partiu-se para um dialogo com os alunos acerca das representaes existentes nele. Porm a abordagem utilizada para tal realimentao no foi adequada. Percebeu-se que havia a necessidade de reformul-la para que houvesse um maior envolvimento dos alunos para com o texto, como por exemplo, oportunizando a leitura por eles e proporcionando meios que fizessem como objeto de debate as representaes estticas presentes da obra. Logo necessrio que o professor busque ter uma postura mais centrada na reflexo do ambiente no qual est trabalhando para poder se movimentar e, alm disso, nunca se distanciar do hbito da leitura de obras literrias, para reforar, as palavras de Lajolo (2000, p.22) so de grande valia, pois segundo ela o professor deve estar familiarizado com uma leitura bastante extensa de literatura [...] em outras palavras: o professor de portugus pode no gostar de Cames nem de Machado de Assis, mas precisa conhec-los, entend-los e ser capaz de explic-los.

LANGUE PORTUGAISE ET LITTRATURE: Rapport dExprience de Stage Supervis lcole Publique Nilza de Oliveira Pipino RESUM2

Cet article est un rsum du Rapport de Stage sur la langue portugaise et la littrature, fait dans la deuxime moiti de l'anne 2010 au sixime semestre du Cours des Lettres, l'Universit du Mato Grosso Campus Sinop - Mato Grosso. Vivre avec les lves des coles
2

Traduo de prpria autoria. (CRLE Revista Eventos Pedaggicos).

Pgina 334 - Fernando Hlio Tavares de Barros

lmentaires a permis quelques remarques sur la pratique et l'enseignement de la langue, dans la ralit de leur cole publique, prsentant ainsi des conclusions sur le rle critique de l'ouvrage et de la non-utilisation du texte littraire comme la lutte contre le dogmatisme et l'alination sociale et humaine.

Mots-cls: Supervis. La langue portugaise. Littrature.

REFERNCIAS

CHARLOT, Bernard. Formao de professores: a pesquisa e a poltica educacional. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gnese e crtica de um conceito. 3.ed. So Paulo: Cortez, 2005. ERARDI, Luiz F. Santos. Razes da Histria de Sinop. Sinop: Grafitec, 2007. GARRIDO, Selma. Professor reflexivo no Brasil: gnese e crtica de um conceito. 4. ed. So Paulo: Cortez, 2006. KENSKI, Vani Moreira. A vivncia escolar dos estagirios e a prtica de pesquisa em estgios supervisionados. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. A prtica de ensino e o estgio supervisionado. Campinas: Papirus, 1991. LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. So Paulo: tica, 2000.

LNGUA PORTUGUESA E LITERATURA: relatrio de experincia... - Pgina 335

Vous aimerez peut-être aussi