Vous êtes sur la page 1sur 4

O DECLOGO DA PESQUISA DEZ PASSOS METODOLGICOS PARA A CONSTRUO DE UM PROJETO DE PESQUISA (Roteiro elaborado pelo Prof. Jos J.

Queiroz)

1 Passo. O tema. Seu enunciado. O ttulo do Projeto. Critrios para a escolha do tema: a) deve nascer de um interesse pessoal (empatia, atrao); b) corresponder s linhas de pesquisa e s prioridades polticas do Programa; c) responder s demandas da sociedade (aos problemas e desafios); d) ser factvel: campo acessvel, bibliografia possvel, disponibilidade de tempo, etc. f) evitar temas compilatrios e panormicos; O enunciado do tema ou ttulo. Sempre deve ser dado um ttulo ao Projeto ainda provisrio. Ttulo geral: amplo e chamativo; Ttulo especfico, ou tcnico ou subttulo: deve aproximar-se do objeto. Tanto melhor ser quanto mais refletir o objeto.

2 Passo. A apresentao do tema Deve explicitar: a) a motivao do autor; b) o estado da questo; c) a justificativa ou a importncia do tema. 3 Passo. Enunciar com clareza o objeto e seus limites. O objeto (obiectum) o alvo da investigao, demarcado com preciso. o ponto central do trabalho. Essa demarcao possibilita evitar pesquisas panormicas e superficiais. Ex. : A mira do tiro ao alvo

Critrios demarcatrios: a) espacial (localizao do objeto); b) temporal (perodo ou poca em que o objeto ser estudado); c) pessoal (pessoas ou segmentos sociais a serem investigados; d) prisma ou enfoque da abordagem; e) autor ou autores a serem trabalhados. Dependendo do objeto, esses critrios sero invocados em conjunto ou em parte. 4 Passo. Explicitao do(s) problema(s) So as indagaes centrais e perifricas que despontam do objeto e devero ser respondidas no corpo da dissertao. Devem ser sbrias e claramente formuladas.
1

5 Passo. Hiptese Opo do autor por uma determinada posio frente ao(s) problema(s) levantado(s). um encaminhamento preliminar do(s) problema(s), que constitui a idia central do trabalho e ser objeto de demonstrao. Todo discurso cientfico pretende demonstrar uma posio a respeito do tema (objeto) problematizado. Evitar hipteses bvias.

6 Passo. Objetivos do trabalho No se confundem com o objeto. Objeto: o ncleo central do trabalho, seu alvo exatamente demarcado. Objetivos: so resultados especficos que o autor pretende alcanar com a Dissertao. So mltiplos, dependendo do objeto: clarear uma situao, aprofundar um tema pouco explorado, oferecer subsdios para a prtica pedaggica, analisar, discutir e at refutar posies e teorias, aplicar os resultados a determinado campo,etc.

7 Passo.Quadro terico O que ? No citao de obras. So categorias de anlise pelas quais o autor opta. A opo depende das tendncias tericas e polticas do prprio autor e da ndole do objeto. Esses referenciais tericos devem constituir um conjunto de conceitos e princpios sistemticos, lgicos e coerentes. Funes da teoria na Dissertao ou Tese: a) clarear os conceitos fundamentais; b) iluminar o objeto; c) fundamentar e desenvolver as posies (hipteses) do autor. O quadro terico no camisa de fora para enquadrar os dados empricos dentro da teoria. No pode ser ecltico: mistura de referenciais contraditrios e excludentes. Evitar o sincretismo. Quanto ao uso da teoria na Dissertao ou Tese, dois caminhos: a) elaborar um captulo terico; ou ento b) diluir os referenciais tericos ao longo das anlises, em especial no captulo central demonstrativo das hipteses. O segundo caminho mais recomendado. 8 Passo. Procedimentos metodolgicos e tcnicos. Enunciar os caminhos probatrios, as ferramentas de coleta do material para trabalhar o objeto e provar as hipteses. Mtodo o procedimento geral do raciocnio: pode ser dedutivo (do geral ao particular); indutivo (do particular ao geral); ou misto (dedutivo-indutivo). Podem ser tambm procedimentos em prevalncia tericos, histricos, empricos ou simultaneamente histrico-terico-empricos. O procedimento tcnico constitudo pelos instrumentos a serem utilizados para colher os dados do campo emprico: observao de campo, pesquisa participante, entrevistas (abertas, em profundidade ou fechadas), questionrios (quais, quantos, e
2

com quais questes?), coleta de documentos; consulta a arquivos (quais, onde e como?) etc. 9 Passo. Plano Provisrio e Cronograma do Trabalho. Ainda que provisoriamente, j no Projeto deve constar uma distribuio da Dissertao ou Tese em Partes (se necessrio) ou Captulos. Trata-se de um roteiro preliminar do trabalho, uma primeira organizao do corpo da futura Dissertao ou Tese. Partes e ou captulos so as colunas mestras do trabalho. O Plano fundamental porque j estabelece linhas organizadas para as leituras, para a coleta dos dados tericos e empricos. Evita ler e colher dados a esmo. O plano pode ser alterado no decorrer do trabalho. O enunciado das partes e dos captulos deve ter como preocupao responder s indagaes e provar as hipteses. Cronograma. Genrico: enquadrar os prazos do Projeto nos prazos gerais do mestrado ou do doutorado. Tendncia atual da CAPES: prazo de dois anos para o mestrado. Ex.: 1. Semestre: Pr-Projeto; 2. Semestre: Qualificao do Projeto; 3. Semestre: Redao da I Parte; 4. Semestre: Redao da II Parte: Defesa Isso possvel? Esses prazos podem ser detalhados em prazos bimestrais ou em tarefas . Ex.: Projeto qualificado: 6 meses. Coleta definitiva do material terico: 6 meses. Pesquisa de campo: 3 meses. Redao definitiva do texto: 9 meses. Total: 24 meses.

10. Passo. Bibliografia inicial Obras. Artigos. Documentos Publicados ou Originais e Inditos,Reportagens. Filmes. Vdeos, Internet, etc. Como citar a bibliografia: vide as normas da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) ou Antonio Joaquim Severeno, Metodologia do Trabalho Cientfico Observao final. Embora este roteiro tenha o ttulo de Declogo, no se trata de uma camisa de fora, mas de indicaes a serem usadas criativamente.Inmeros projetos de Dissertao de Mestrado e Teses de Doutorado em vrios Programas de Psgraduao foram elaborados seguindo esses passos e os resultados foram muito satisfatrios.

BIBLIOGRAFIA BSICA ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 1. Reimpresso. So Paulo: ed. Perspectiva, 2004.

SEVERINO, Antnio Joaquim. Metodologia do Trabalho Cientfico. 22. Ed. So Paulo: ed. Cortez, 2004

Vous aimerez peut-être aussi