Vous êtes sur la page 1sur 5

D I R E I TO P RO C ESS UAL P E NAL

Kleber Sales

74

A REALIDADE ATUAL DO SISTEMA PENITENCIRIO BRASILEIRO


THE CURRENT REALITY OF THE BRAZILIAN PRISON SYSTEM
Rafael Damaceno de Assis
RESUMO ABSTRACT

Analisa a situao atual do sistema penitencirio brasileiro e afirma que as rebelies e fugas de presos a que assistimos diariamente so uma resposta e ao mesmo tempo um alerta s autoridades para as condies desumanas a que so submetidos, apesar da legislao protetiva existente. Alm da violao de direitos dentro do crcere, chama a ateno para a ineficcia do sistema de ressocializao do egresso prisional j que, em mdia, 90% dos ex-detentos voltam a delinqir e acabam retornando priso. Conclui que a principal soluo para o problema da reincidncia o efetivo apoio ao egresso pois, ao permanecer a situao atual, o egresso desassistido de hoje continuar sendo o criminoso reincidente de amanh.
Palavras-Chave

The author assesses the current situation of the Brazilian prison system, stating that prisoners rebellions and escapes which we hear about everyday serve both as an answer and a warning to authorities about the inhuman conditions under which inmates are kept, despite the ruling protective legislation. Besides the rights violation within prisons, the author points out the ineffectiveness of the ex-convict resocialization, since about 90 per cent of them relapse into crime and end up returning to jail. In conclusion, he believes that permanent support to ex-convicts may be the main solution for the problem of recidivism, for if the present situation continues, todays unaided ex-convict will keep on being tomorrows relapsed criminal.
KEYWORDS

Direito Processual Penal; sistema penitencirio Brasil; violao de direitos preso; egresso; ex-detento reincidncia; Lei de Execuo Penal Lei n. 7.210/84; Lei dos crimes hediondos.
Revista CEJ, Braslia, Ano XI, n. 39, p. 74-78, out./dez. 2007

Criminal Procedural Law; Brazil prison system; prisoner rights violation; ex-convict; ex-convict recidivism; Brazilian Penal Execution Law Law No. 7,210/84; Brazilian Law on heinous crimes.

1 OS PROBLEMAS RELACIONADOS SADE NO SISTEMA PENITENCIRIO

A superlotao das celas, sua precariedade e insalubridade tornam as prises um ambiente propcio proliferao de epidemias e ao contgio de doenas. Todos esses fatores estruturais, como tambm a m-alimentao dos presos, seu sedentarismo, o uso de drogas, a falta de higiene e toda a lugubridade da priso fazem com que o preso que ali adentrou numa condio sadia de l no saia sem ser acometido de uma doena ou com sua resistncia fsica e sade fragilizadas. Os presos adquirem as mais variadas doenas no interior das prises. As mais comuns so as doenas do aparelho respiratrio, como a tuberculose e a pneumonia. Tambm alto o ndice de hepatite e de doenas venreas em geral, a AIDS por excelncia. Conforme pesquisas realizadas nas prises, estima-se que aproximadamente 20% dos presos brasileiros sejam portadores do HIV, principalmente em decorrncia do homossexualismo, da violncia sexual praticada por parte dos outros presos e do uso de drogas injetveis. Alm dessas doenas, h um grande nmero de presos portadores de distrbios mentais, de cncer, hansenase e com deficincias fsicas (paralticos e semiparalticos). Quanto sade dentria, o tratamento odontolgico na priso resume-se extrao de dentes. No h tratamento mdico-hospitalar dentro da maioria das prises. Para serem removidos aos hospitais, os presos dependem de escolta da PM, a qual na maioria das vezes demorada, pois depende de disponibilidade. Quando o preso doente levado para ser atendido, h ainda o risco de no haver mais nenhuma vaga disponvel para o seu atendimento, em razo da igual precariedade do nosso sistema pblico de sade. Acaba ocorrendo a dupla penalizao do condenado: a pena de priso propriamente dita e o lamentvel estado de sade que ele adquire durante a sua permanncia no crcere. Tambm pode

ser constatado o descumprimento dos dispositivos da Lei de Execuo Penal, que prev, no inc. VII do art. 40, o direito sade por parte do preso como uma obrigao do Estado.

Resoluo da ONU que prev as Regras Mnimas para o Tratamento do Preso. Em nvel nacional, nossa Carta Magna reservou 32 incisos do art. 5, que trata das garantias fundamentais do cidado,

[...] estima-se que aproximadamente 20% dos presos brasileiros sejam portadores do HIV, principalmente em decorrncia do homossexualismo, da violncia sexual praticada por parte dos outros presos e do uso de drogas injetveis.
Outra violao ao disposto na Lei de Execuo Penal, no que se refere sade do preso, quanto ao cumprimento da pena em regime domiciliar pelo preso sentenciado e acometido de grave enfermidade (art. 117, inc. II). Nessa hiptese, tornar-se- desnecessria a manuteno do preso enfermo em estabelecimento prisional, no apenas pelo descumprimento do dispositivo legal, mas tambm pelo fato de que a pena teria perdido a o seu carter retributivo, haja vista que ela no poderia retribuir ao condenado a pena de morrer dentro da priso. Dessa forma, a manuteno do preso em estado deplorvel de sade estaria fazendo com que a pena no s perdesse o seu carter ressocializador, mas tambm estaria sendo descumprido um princpio geral do Direito, consagrado no art. 5 da Lei de Introduo ao Cdigo Civil, tambm aplicvel subsidiariamente na esfera criminal, e, por conseqncia, na execuo penal, que em seu texto dispe: na aplicao da lei o juiz atender aos fins sociais a que ela se dirige e s exigncias do bem comum.
2 DIREITOS HUMANOS DO PRESO E GARANTIAS LEGAIS NA EXECUO DA PENA PRIVATIVA DE LIBERDADE

As garantias legais previstas durante a execuo da pena, assim como os direitos humanos do preso, esto previstos em diversos estatutos legais. Em nvel mundial existem vrias convenes, como a Declarao Universal dos Direitos Humanos, a Declarao Americana de Direitos e Deveres do Homem e a

proteo das garantias do homem preso. Existem ainda em legislao especfica a Lei de Execuo Penal os incisos de I a XV do art. 41, que dispem sobre os direitos infraconstitucionais garantidos ao sentenciado no decorrer da execuo penal. No campo legislativo, nosso estatuto executivo-penal tido como um dos mais avanados e democrticos existentes. Ele se baseia na idia de que a execuo da pena privativa de liberdade deve ter por base o princpio da humanidade, e qualquer modalidade de punio desnecessria, cruel ou degradante ser de natureza desumana e contrria ao princpio da legalidade. No entanto, ocorre na prtica a constante violao de direitos e a total inobservncia das garantias legais previstas na execuo das penas privativas de liberdade. A partir do momento em que o preso passa tutela do Estado, ele no perde apenas o seu direito de liberdade, mas tambm todos os outros direitos fundamentais que no foram atingidos pela sentena, passando a ter um tratamento execrvel e a sofrer os mais variados tipos de castigos, que acarretam a degradao de sua personalidade e a perda de sua dignidade, num processo que no oferece quaisquer condies de preparar o seu retorno til sociedade. Na priso, dentre vrias outras garantias que so desrespeitadas, o preso sofre principalmente com a prtica de torturas e agresses fsicas. Essas agresses geralmente partem tanto dos outros presos como dos prprios agentes da administrao prisional.

75

Revista CEJ, Braslia, Ano XI, n. 39, p. 74-78, out./dez. 2007

76

Os abusos e as agresses cometidas por agentes penitencirios e por policiais ocorrem de forma acentuada, principalmente depois de rebelies ou tentativas de fuga. Aps serem dominados, os amotinados sofrem a chamada correio, que nada mais do que o espancamento que se segue conteno dessas insurreies, que tem a natureza de castigo. Muitas vezes h excessos, e o espancamento termina em execuo, como no caso, que no poderia deixar de ser citado, do massacre do Carandiru em So Paulo, no ano 1992, no qual oficialmente foram executados 111 presos. O despreparo e a desqualificao desses agentes fazem com que eles consigam conter motins e rebelies carcerrias somente por meio da violncia, cometendo vrios abusos e impondo aos presos uma espcie de disciplina carcerria que no est prevista em lei. Na maioria das vezes esses agentes acabam no sendo responsabilizados por seus atos e permanecem impunes. Entre os prprios presos a prtica de atos violentos e a impunidade ocorrem de forma ainda mais exacerbada. Homicdios, abusos sexuais, espancamentos e extorses so uma prtica comum por parte dos presos que j esto mais criminalizados dentro do ambiente da priso, os quais, em razo disso, exercem um domnio sobre os demais, que acabam subordinados a essa hierarquia paralela. Contribui para esse quadro o fato de no estarem separados dos condenados primrios os marginais contumazes e sentenciados a longas penas. Os presos que detm esses poderes paralelos dentro da priso no so denunciados e, na maioria das vezes, tambm permanecem impunes em relao a suas atitudes. Isso pelo fato de que, na priso, alm da lei do mais forte, tambm impera a lei do silncio. Outra violao cometida a demora em se conceder os benefcios queles que j fazem jus progresso de regime, ou em soltar os presos que j saldaram o cmputo de sua pena. Essa situao decorre da prpria negligncia e ineficincia dos rgos responsveis pela execuo penal, o que constitui constrangimento ilegal por parte dessas autoridades, podendo ensejar inclusive a responsabilidade civil do Estado por manter o indivduo encarcerado de forma excessiva e ilegal.

agradvel e cmodo ao seu convvio, tirando dessa forma at mesmo o carter retributivo da pena de priso. No entanto, enquanto o Estado e a prpria sociedade continuarem negligenciando a situao do preso e tratando as prises como um depsito de lixo humano e de seres inservveis para o convvio em sociedade, no apenas a situao carcerria, mas o problema da segurana pblica e da criminalidade como um todo tende apenas a agravar-se. A sociedade no pode esquecer que 95% do contingente carcerrio, ou seja, sua esmagadora maioria oriunda da classe dos excludos sociais, pobres, desempregados e analfabetos, que, de certa forma, na maioria das vezes, foram empurrados ao crime por no terem tido melhores oportunidades sociais. H de se lembrar tambm que o preso que hoje sofre essas penrias no ambiente prisional ser o cidado que dentro em pouco estar de volta ao convvio social, novamente no seio dessa prpria sociedade. Cabe ressaltar que o que se pretende com a efetivao e a aplicao das garantias legais e constitucionais na execuo da pena, assim como o respeito aos direitos do preso, que seja respeitado e cumprido o princpio da legalidade, corolrio do Estado democrtico de Direito, tendo como objetivo maior o de instrumentalizar a funo ressocializadora da pena privativa de liberdade, no intuito de reintegrar o recluso ao meio social, visando assim obter a pacificao social, premissa maior do Direito Penal.
3 AS REBELIES E AS FUGAS DE PRESOS

[...] a situao do preso e tratando as prises como um depsito de lixo humano e de seres inservveis para o convvio em sociedade, [...] mas o problema da segurana pblica e da criminalidade como um todo tende apenas a agravar-se.
Soma-se a esses itens o problema dos presos que esto cumprindo pena nos distritos policias (devido falta de vagas nas penitencirias), estabelecimentos inadequados para essa finalidade. Por conta disso, acabam sendo tolhidos em vrios de seus direitos, dentre eles o de trabalhar, a fim de que possam ter sua pena remida, e tambm o de auferir uma determinada renda. O trabalho ainda evita que venham a perder sua capacidade laborativa. Quando se defende que os presos usufruam as garantias previstas em lei durante o cumprimento de sua pena privativa de liberdade, a inteno no tornar a priso um ambiente
Revista CEJ, Braslia, Ano XI, n. 39, p. 74-78, out./dez. 2007

A conjugao de todos esses fatores negativos acima mencionados, aliada falta de segurana das prises e ao cio dos detentos, leva deflagrao de outro grave problema do sistema carcerrio brasileiro: as rebelies e as fugas de presos. As rebelies, embora se constituam em levantes organizados pelos presos de forma violenta, nada mais so do que um grito de reivindicao de seus direitos e uma forma de chamar a ateno das autoridades para a situao subumana qual eles so submetidos dentro das prises. Com relao s fugas, sua ocorrncia basicamente pode ser associada falta de segurana dos estabelecimentos prisionais, bem como atuao das organizaes criminosas e, infelizmente, tambm corrupo praticada por policiais e agentes da administrao prisional. De acordo com nmeros do ltimo censo penitencirio, cerca de 40% dos presos, sejam eles provisrios ou j sentenciados definitivamente, esto sob a guarda da polcia civil, ou seja, cumprindo pena nos distritos policiais. Porm estes no so locais adequados para o cumprimento da pena de recluso. No entanto, isso tem ocorrido em virtude da ausncia ou da insuficincia de cadeias pblicas e presdios em nosso sistema carcerrio. O problema maior , nesses estabelecimentos, no haver possibilidade de trabalho ou de estudo para o preso, e a superlotao das celas ainda mais acentuada, chegando a ser em mdia de cinco presos para cada vaga, quando nas penitencirias a mdia de 3,3 presos/vaga. As instalaes nesses estabelecimentos so precrias, inseguras, e os agentes responsveis por sua administrao no tm muito preparo para a funo. O que se tem visto, muitas vezes, a facilitao, por parte desses funcionrios,

para a fuga de detentos ou para que estes possam ser arrebatados por membros de sua organizao criminosa. Ressalte-se ainda que a Lei dos Crimes Hediondos veio a agravar ainda mais essa situao, em razo de que os vrios crimes por ela elencados, como seqestro, homicdio e assalto mo armada, passaram a no ter mais o benefcio legal da progresso de regime, fazendo com que o sentenciado cumpra a pena relativa a esses crimes integralmente em regime fechado. Assim, o desespero e a falta de perspectivas desses condenados ocasionam um sentimento de revolta ainda maior, vindo a constituir-se em mais uma causa de deflagrao das insurreies nas penitencirias. Em razo desses fatores, no passa um dia, em nosso pas, sem que tenhamos notcia da ocorrncia de uma rebelio de presos, mesmo que seja ela de pequenas propores. No que se refere s fugas, levando-se em considerao todas as falhas existentes em nosso sistema carcerrio e ainda o martrio a que os presos so submetidos dentro das prises, no se h de exigir conduta diversa por parte dos reclusos, seno a de diuturnamente planejar uma forma de fugir desse inferno. No se pode olvidar tambm que a liberdade um anseio irreprimvel do ser humano, no sendo razovel esperar que, por si s, o preso venha a conformar-se com o estado de confinamento, mormente na forma pela qual a privao de sua liberdade executada em nosso sistema carcerrio.
4 A FALNCIA DA POLTICA PRISIONAL COMO CONSEQNCIA DO MODELO ECONMICO EXCLUDENTE

que a repetio do liberalismo outrora existente. A essncia desse pensamento, alm da interveno minimizada na economia, a idia de que as camadas menos favorecidas da populao devem trabalhar e adequar-se ao sistema econmico vigente, ainda que este as trate com descaso. Trata-se de um pensamento oriundo da filosofia capitalista, elaborado para se amoldar ideologia das classes dominantes, e que tem como principal resultado a acentuao da concentrao de renda e o aumento da desigualdade social entre ricos e pobres, ficando estes ltimos lanados a sua prpria sorte.

o Direito nada mais do que instrumento que serviria manuteno do domnio pelas classes dominantes. Assim, o sistema penal e, conseqentemente, o sistema prisional, no obstante sejam apresentados como sendo de natureza igualitria, visando atingir indistintamente as pessoas em funo de suas condutas, tm na verdade um carter eminentemente seletivo, estando estatstica e estruturalmente direcionados s camadas menos favorecidas da sociedade. Conclumos que, pelo fato de estarem totalmente inter-relacionados, dentro de uma mesma conjuntura, a falncia

embora se constituam em levantes organizados pelos presos de forma violenta, nada mais so do que um grito de reivindicao de seus direitos e uma forma de chamar a ateno das autoridades para a situao subumana qual eles so submetidos dentro das prises.
Como exemplo de poltica neoliberal, podemos citar em nosso pas, atualmente, a inteno do governo de minimizar as normas protetivas ao trabalhador, o que eufemisticamente tem sido chamado de flexibilizao das relaes de trabalho. Isso, na verdade, nada mais do que a poltica de deixar os empregados (a parte hipossuficente da relao trabalhista) sob o jugo e o arbtrio dos empregadores, que so, na maioria, os grandes grupos econmicos e tambm a elite dominante de nosso pas. O resultado dessa poltica neoliberal, alm da explorao e da perda das conquistas j obtidas ao longo dos anos por parte dos trabalhadores, ser a criao de uma grande massa de desempregados, o que tende a deixar o corpo social ainda mais intranqilo e marginalizado, ocasionando assim o aumento da criminalidade, que acabar se refletindo num crescimento da demanda do contingente do sistema prisional. Dessa forma, o Direito Penal, assim como as prises, estariam servindo de instrumento para conter aqueles noadequados s exigncias do modelo econmico neoliberal excludente, os miserveis, que acabam no resistindo pobreza e sucumbindo s tentaes do crime, tornando-se delinqentes. Dentro dessa lgica, tanto a lei penal como as prises estariam materializando a doutrina de Karl Marx, segundo a qual do sistema prisional e o modelo econmico neoliberal, no se pode vislumbrar uma expectativa de melhoria do sistema penitencirio e nem uma reduo dos ndices de criminalidade se no for revisto o modelo de poltica econmica e social atualmente implementado pelos governantes de nosso pas.
5 A REINCIDNCIA DO EGRESSO COMO CONSEQNCIA DA INEFICCIA DA RESSOCIALIZAO DO SISTEMA PENITENCIRIO

77

Podemos traar um paralelo entre a escalada dos ndices de criminalidade (e o conseqente agravamento da crise do sistema carcerrio) e o modelo econmico neoliberal adotado por nosso governo. inegvel que, pelo fato de o crime tratar-se de um fato social, o aumento da criminalidade venha a refletir diretamente a situao do quadro social no qual se encontra o pas. O modelo econmico neoliberal do qual falamos constitui-se numa filosofia de absteno do Estado nas relaes econmicas e sociais. Ele nada mais do

A comprovao de que a pena privativa de liberdade no se revelou como remdio eficaz para ressocializar o homem preso est no elevado ndice de reincidncia dos criminosos oriundos do sistema carcerrio. Embora no haja nmeros oficiais, calcula-se que, no Brasil, em mdia, 90% dos ex-detentos que retornam sociedade voltam a delinqir, e, conseqentemente, acabam retornando priso. Essa realidade um reflexo direto do tratamento e das condies a que o condenado foi submetido no ambiente prisional, durante o seu encarceramento, alm do sentimento de rejeio e de indiferena sob o qual ele tratado pela sociedade e pelo prprio Estado ao readquirir sua liberdade. O estigma de ex-detento e seu total desamparo pelas autoridades faz com que o egresso do sistema carcerrio se torne marginalizado

Revista CEJ, Braslia, Ano XI, n. 39, p. 74-78, out./dez. 2007

78

no meio social, o que acaba levando-o de volta ao mundo do crime, por falta de melhores opes. A acepo legal da palavra egresso dada pela prpria Lei de Execuo Penal, que, em seu art. 26, considera egresso o condenado libertado definitivamente, pelo prazo de um ano aps sua sada do estabelecimento prisional. Tambm equiparado ao egresso o sentenciado que adquire a liberdade condicional durante o seu perodo de prova. Aps o decurso do prazo de um ano, ou a cessao do perodo de prova, esse homem perde ento a qualificao jurdica de egresso, bem como a assistncia legal dela advinda. Legalmente, o egresso tem um amplo amparo, tendo seus direitos previstos nos arts. 25, 26 e 27 da Lei de Execuo Penal. Esses dispositivos prevem orientao para sua reintegrao sociedade, assistncia social para auxiliar-lhe na obteno de emprego, bem como alojamento e alimentao em estabelecimento adequado nos primeiros dois meses de sua liberdade. A responsabilidade pela efetivao desses direitos do egresso do Patronato Penitencirio, rgo do poder executivo estadual e integrante dos rgos da execuo penal. O Patronato, alm de deter outras atribuies relativas execuo penal, no que se refere ao egresso tem como finalidade principal promover a sua recolocao no mercado de trabalho, a prestao de assistncia jurdica, pedaggica e psicolgica. um rgo que tem papel fundamental na reinsero social do ex-detento. O cumprimento do importante papel do Patronato encontra obstculo na falta de interesse poltico dos governos estaduais, os quais no tm dado a ele a importncia merecida, porquanto no lhe destinam os recursos necessrios, impossibilitando assim que o rgo efetive suas atribuies previstas em lei. A assistncia pr-egresso no deve ser entendida como uma soluo ao problema da reincidncia dos ex-detentos, pois os fatores que ocasionam esse problema so em grande parte devidos ao ambiente crimingeno da priso, o que exige a adoo de uma srie de medidas durante o perodo de encarceramento. No entanto, o trabalho sistemtico com o egresso minimizaria os efeitos degradantes por ele sofridos durante o encarceramento e facilitaria sua readaptao aps o retorno ao convvio social. A sociedade e as autoridades devem conscientizar-se de que a principal soluo para o problema da reincidncia passa pela adoo de uma poltica de apoio ao egresso, fazendo com que seja efetivado o previsto na Lei de Execuo Penal, pois, a permanecer da forma atual, o egresso desassistido de hoje continuar sendo o criminoso reincidente de amanh.
REFERNCIAS BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas. So Paulo: Edipro, 1999. BITENCOURT, Czar Roberto. Falncia da pena de priso. 3. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1993. BOLSANELLO, Elio. Panorama dos processos de reabilitao de presos. Revista Consulex, v. 2, n. 20, p. 19-21, ago. 1998. DOTTI, Rene Ariel. Bases alternativas para um sistema de penas. 2. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1998. DURSO, Luiz Flvio Borges. Privatizao de presdios. Revista Consulex, v. 3, n. 31, p. 44-46, jul. 1999. JESUS, Damsio E. de. Sistema penal brasileiro: execuo das penas no Brasil. Revista Consulex, v. 1, n. 1, p. 24-28, jan. 1997. ARAJO JNIOR, Joo Marcelo de. Privatizao das prises. Rio de Janeiro:

Ruan, 1991. THOMPSON, Augusto. A questo penitenciria. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

Artigo recebido em 13/5/2007.

Rafael Damaceno de Assis Vice-Presidente do Centro Acadmico Dr. Joo Tavares de Lima e representante da Associao Brasileira de Advogados (ABA), em Londrina-PR.

Revista CEJ, Braslia, Ano XI, n. 39, p. 74-78, out./dez. 2007

Vous aimerez peut-être aussi