Vous êtes sur la page 1sur 5

www.pointdoconcurso.com.br Prof.

Pablo Leonardo

OUTLOOK EXPRESS
CLIENTE DE E-MAIL Clientes de e-mail so programas que auxiliam os usurios na tarefa de enviar e receber e-mails. Como principais clientes de e-mail podemos citar o Microsoft Outlook, o Outlook Express, Eudora, entre vrios outros.

OUTLOOK EXPRESS
O Outlook Express o cliente de e-mail padro do Windows, sendo assim ele j est no pacote de instalao da maioria das verses deste Sistema Operacional. Ele se destaca pela facilidade, rapidez e clareza com que realiza a funo para a qual foi projetado.

3 1

2 4

1 Painel de Pastas: Parte da tela do Outlook onde se visualiza as pastas de armazenamento das mensagens. Por padro vem com 5 pastas pr-definidas: ; Caixa de Entrada: Pasta onde ficam armazenadas todas as mensagens que chegaram e que ainda no foram deletadas. ; Caixa de Sada: Pasta onde ficam armazenadas todas as mensagens que esto para serem enviadas. Sempre que o usurio envia uma mensagem ela passa pela caixa de sada antes de ser, de fato, enviada. ; Itens Enviados: Pasta onde ficam armazenadas todas as mensagens que j foram enviadas. Logo que as mensagens saem da caixa de sada elas so direcionadas para esta pasta.

-1-

www.pointdoconcurso.com.br Prof. Pablo Leonardo


; Itens Excludos: Pasta para onde so enviadas todas as mensagens quando so deletadas do outlook. Funciona como a lixeira do Windows, ou seja, os itens que l constam podem ser recuperados ou removidos permantemente. ; Rascunho: Quando estamos digitando uma mensagem, temos a opo de salva-la para posterior edio. E quando salvamos as mensagens que ainda no foram enviadas, ela so armazenadas nessa pasta. 2 Painel de Contatos: Exibe todos os contatos que constam no catlogo de endereos. 3 - Painel de Mensagens: Exibe o ttulo de todas as mensagens de determinada pasta. Clicando uma vez sobre o ttulo da mensagem, seu contedo ser exibido no Painel de Visualizao rpida. Quando o ttulo das mensagens se encontra em negrito, um indicador de que a mensagem ainda no foi lida. 4 - Painel de Visualizao Rpida: uma forma rpida de visualizar o contedo das mensagens.

BARRA DE FERRAMENTAS
O Outlook Express, assim como os outros programas da Microsoft, possui uma barra de ferramentas que facilita a vida do usurio. A barra composta por atalhos que encurtam o tempo de operao do programa.

Criar e-mail: Quando acionado, abre uma nova janela para edio de uma mensagem de correio eletrnico, a seta apontando para baixo, quando acionada, mostra opes de formatao do plano de fundo da mensagem Responder ao destinatrio: Quando acionado, abre uma janela de resposta com o objetivo de responder ao remetente do e-mail recebido. Quando clicado, no preciso especificar para qual endereo a mensagem dever ser enviada, uma vez que o endereo do remetente j vira preenchido. Responder Todos: Como sabemos, ao enviar uma mensagem de e-mail, podemos especificar um ou vrios destinatrios. Quando acionamos o boto responder todos, aberta uma janela com o nome de todos os outros destinatrios da mensagem e tambm do remetente da mesma. Sendo assim, a resposta que for digitada, ser recebida por todas as pessoas elas, exceto as que constavam no Campo CCO. Encaminhar: Quando acionado, abrir uma janela que permitir que a mensagem seja encaminhada outros destinatrios. Um detalhe muito importante que quando um encaminhamento solicitado, o campo de destinatrio vir vazio, ou seja, o usurio (remetente) dever especificar os novos destinatrios. Outro detalhe que importante o fato de que quando um e-mail encaminhado, ele perde o vnculo com os seus destinatrios e remetente antigos.

-2-

www.pointdoconcurso.com.br Prof. Pablo Leonardo

Imprimir: Quando acionado permite que a mensagem selecionada seja impressa.

Excluir: Quando acionado envia a mensagem selecionada para a pasta itens excludos. Outra forma de fazer isso selecionando a mensagem e pressionar a tecla delete. Se a tecla delete for pressionada juntamente com a tecla Shift a mensagem ser excluda permanentemente do computador. Enviar e receber: Quando acionado, envia e recebe todas as mensagens de todas as contas configuradas no cliente de e-mail. Pode-se enviar e receber tudo, apenas enviar tudo, apenas receber tudo, ou enviar e receber mensagens de apenas uma determinada conta. Endereos: Uma vez acionado, exibir o catlogo de endereos para que o usurio possa inserir, excluir ou selecionar destinatrios ou grupos de destinatrios Localizar: Permite que se localize mensagens distribudas dentro das pastas do programa cliente.

JANELA DE NOVA MENSAGEM

Essa a janela de criao de uma nova mensagem de e-mail. Campo De: Mostra a conta de e-mail do usurio a ser usada para enviar a mensagem que est sendo editada. Campo Para: Deve ser preenchido com o(s) e-mail(s) do(s) destinatrio(s) da mensagem. Se forem mais de um, este campo dever conter ; entre um endereo e outro. Se a imagem de um livro que aparece ao lado da palavra para for clicada, ser aberto o catlogo de endereos para a escolha do(s) destinatrio(os). Campo CC: Cpia Carbonada. Este campo poder ser preenchido com o endereo de e-mail dos destinatrios que devero receber uma cpia da mensagem que est sendo enviada. Campo CCO: Cpia Carbonada Oculta, usado quando se quer que um determinado usurio seja tambm o destinatrio de uma mensagem mas deseja-se que os outros destinatrios no saibam disso. Logo, esse destinatrio ser oculto. Vamos supor que Samira envia uma mensagem para Maria Fernanda e coloca Renata como CCO da mensagem. Sendo assim, Maria Fernanda no saber que Renata tambm recebeu a mensagem e por conseqncia, mesmo que Maria Fernanda clique em Responder todos, Renata no recebr a resposta de Fernanda por que ela uma destinatria oculta.

-3-

www.pointdoconcurso.com.br Prof. Pablo Leonardo

-4-

www.pointdoconcurso.com.br Prof. Pablo Leonardo

PROTOCOLOS SMTP, IMAP E POP3


SMTP: o nico protocolo de envio de mensagens, O NICO. POP3: um protocolo de recebimento de mensagens que envolve a transferncia das mensagens para o computador cliente. IMAP: uma alternativa ao POP3. Tambm um protocolo de recebimento de mensagens, porm, no envolve transferncia das mesmas para o computador cliente.

-5-

Vous aimerez peut-être aussi