Vous êtes sur la page 1sur 5

TERESA RAINHA DO QUILOMBO DO QUARITER

azuirfilho

TERESA RAINHA DO QUILOMBO DO QUARITER No Mato Grosso ouro surgiu, e trouxe a escravido. uma mancha do Brasil, de sofrimento e provao. Todo o povo a sofrer, pro infeliz miservel lucrar. Quilombo do Quariter, Mulher Teresa a Comandar. Todo nosso povo presente, Mato grosso rasqueado. Cada um mais heroico e valente, pelo amor motivado. Nesta histria a gente V, toda a famlia a lutar. Quilombo do Quariter, Mulher Teresa a Comandar. Com sucesso da minerao, crescia a improbidade. Aumentava a escravido, e o anseio pela Liberdade. Viver para que? Tem de ser para a Deus Pai amar. Quilombo do Quariter, Mulher Teresa a Comandar. Resistiam a dominao, e fugiam para a liberdade. No Quilombo se era irmo, e havia a fraternidade. Plantavam tudo pra comer, comunho no partilhar.

Quilombo do Quariter, Mulher Teresa a Comandar. Piolho o Rio passante, dava terra produtividade. Jos Piolho foi comandante, morreu pela Liberdade. Se deu todo a defender, o dom da vida que Deus d. Quilombo do Quariter, Mulher Teresa a Comandar. Histria de honra e beleza, e vai ter continuidade. a sua Mulher Teresa, seguira a luta da liberdade. Mulher a lutar sem temer, faz Jos Piolho Imitar. Quilombo do Quariter, Mulher Teresa a Comandar. Libertos da explorao, no quilombo prosperidade, Havia boa alimentao, respeito e toda a igualdade. Era Irmandade pra valer, uma vida boa de se levar. Quilombo do Quariter, Mulher Teresa a Comandar. A tradio preservavam, e velho dava ensinamento. F e Convico aumentavam, no amor e entendimento. O partilha era prazer, sem ter entre si de brigar. Quilombo do Quariter, Mulher Teresa a Comandar. Fugidos da Escravido, e viviam tranquilamente. Sentinelas de ateno, e no pegarem covardemente. Prmio a quem se vender, e ajudar aos irmos matar. Quilombo do Quariter, Mulher Teresa a Comandar. No descuidava um instante, era feliz na liberdade Do pensamento cativante, pro bem da coletividade. Fez a seu povo enobrecer, ia na frente a encorajar. Quilombo do Quariter, Mulher Teresa a Comandar.

Os escravistas ameaavam, em todo tipo de traio, No quilombo se preparavam, prontos para a reao. Sem a alma esmorecer, cada um opronto pra lutar. Quilombo do Quariter, Mulher Teresa a Comandar. Fizeram muitas bandeiras, popder de fogo total. Gente Quilombola brasileira,caada como animal. E ela dava o que fazer de o Dominador lhe odiar. Quilombo do Quariter, Mulher Teresa a Comandar. Toda intimidao, para o escravo no mais fugir. A tortura e a humilhao, ferro em brasa e ferir. Um cerco forte a fazer, pro quilombo desbaratar. Quilombo do Quariter, Mulher Teresa a Comandar. O quilombo fustigado e a represso todo momento. Escravo aprisionado, submetido a espancamento. Covardia como prazer, e a moral da luta quebrar. Quilombo do Quariter, Mulher Teresa a Comandar. Fugia escravo de todos lado, sonhando a libertao. Proprietrios interessados, financiavam represso. A alma a enfraquecer, exibia marcas do escravizar. Quilombo do Quariter, Mulher Teresa a Comandar. Seu Quilombo assediado, referncia na regio. Pra Negro e ndio sagrado, o sonho da libertao. Viva querem submeter, pra todo seu povo dominar. Quilombo do Quariter, Mulher Teresa a Comandar. Grande fora repressora, aos quilombos eliminando. Ferro e fogo propulsora, por cima de tudo passando.

No vieram para conter, vieram foi para fulminar. Quilombo do Quariter, Mulher Teresa a Comandar. Poder de fogo multiplicado, momento de deciso. O lutar mais danado, ante o monstro da dominao. Imvel fazem prender, soltam as mos faz suicidar. Quilombo do Quariter, Mulher Teresa a Comandar. a Herona da sua gente, a lutadora da liberdade. Nossa Lutadora valente, que lutou pela igualdade E ela referiu morrer, que como submissa continuar. Quilombo do Quariter, Mulher Teresa a Comandar. Azuir Filho e Turmas: Do Social da Unicamp e, de Amigos, de: Rocha Miranda, Rio, RJ e, de Mosqueiro, Belm, PA. Poesia de Homenagem a Rainha Teresa do Quilombo Quariter, que foi das Mulheres Negras Guerreiras da Paz e Liberdade, pra gente se orgulhar. Pre gente se mirar nestas Mulheres Divinas, que enfrentaram a dureza e o sofrimento das lutas passada e das lutas presentes iguais ou piores que esto nos pressionando mas temos a Felicidade Guerreira de sabermos que haveremos de vencer no final. Queremos um mundo Justo e igual para todos. Um Mundo onde todos partilharo dos bens produzidos com o fruto do trabalho de todos, e isso, que vai vencer no final. Porque a Vida uma passagem rpida e estamos aqui definindo o lado de cada um nesta Histria do Esplorador e do Explorado, se ou no o Lobo do seu Irmo. Esta passagem da vida to desigual, pra revelar a humanidade de cada um e no viver, temos de imitar essa gente que se deu pela igualdade e foram tantas vezes crucificadas como exemplo. Maior orgulho e alegria da nossa gente, e embora continuem matando os sonhadores e amantes do amor e da igualdade, todo o nosso povo continua a se orgulhar dos tantos exemplos que temos, e que tanto nos comovem como sentido e como direo a seguir. Com Amor por Toda Nossa Gente. Quilombo do Quariter, Mulher Teresa a Comandar.

DIREITOS RECONHECIDOS E AGRADECIDOS COM AMOR POR TODA NOSSA GENTE F1 http://photos1.blogger.com/blogger/1445/1089/400/rainhatereza.jpg F2 http://www.rasqueadocuiabano.com.br/imagens/auroa_quaritere.jpg F3 http://www.rasqueadocuiabano.com.br/admin/galeria/galeriafotos/fotos_dancas/grupo6.jpg F4 http://www.alagoas24horas.com.br/legba/admin/temp/Thumbs/d/2/%7Bd2831c106d74-4b2a-ae77-56c1fc0a8894%7D_negra_141x220x0.jpg F5 http://www.geledes.org.br/images/stories/noticias/African_woman_4_by_Tsabo6.jpg
Obra original disponvel em: http://www.overmundo.com.br/banco/teresa-rainha-do-quilombo-do-quaritere

Vous aimerez peut-être aussi