Vous êtes sur la page 1sur 34

Apresenta

Como Fazer uma Entrevista de Seleo

1 - O que fazer numa entrevista de seleo?

Como fazer uma entrevista de seleo

1.1 - Como funciona o processo de seleo?


Quando anunciam vagas, as empresas costumam dividir a seleo dos candidatos em duas fases: a anlise de currculo e a entrevista de seleo. Na anlise de currculo so eliminados os candidatos que no se encaixaram no perfil da vaga oferecida, ou simplesmente aqueles que no apresentaram um currculo bem feito o bastante para impressionar o examinador. Os poucos que passam pelo funil so chamados para a entrevista pessoal, na qual devero convencer o entrevistador de que so a melhor opo para a vaga oferecida.

Como fazer uma entrevista de seleo

1.2 - O que uma entrevista de seleo?


A entrevista de seleo um encontro entre um representante da empresa (entrevistador) e o candidato, onde ambos tm o mesmo objetivo: preencher a vaga oferecida pela empresa. o momento mais importante do processo seletivo, no qual o candidato tem a chance de demonstrar seus talentos ao vivo e conquistar definitivamente a vaga. O objetivo da empresa ao marcar uma entrevista confirmar, atravs do entrevistador, a veracidade dos dados que constavam no currculo e obter informaes adicionais a respeito das caractersticas pessoais, experincia profissional e a formao acadmica do candidato, para avaliar se ele realmente tem boas condies de desempenhar bem as funes exigidas para a vaga.

Como fazer uma entrevista de seleo

1.3 - Tipos de entrevista


As entrevistas normalmente seguem um dos 3 padres abaixo: Entrevista estruturada (planejada) Entrevista no estruturada (no planejada) Entrevista sob presso

importante conhecer cada um desses padres para no ser surpreendido.

Como fazer uma entrevista de seleo

1.4 - Entrevista estruturada


A entrevista estruturada aquela que planejada com antecedncia. O entrevistador j possui um roteiro preparado com algumas perguntas padro. utilizada em grandes empresas, com pessoas especializadas no recrutamento. Esse tipo de entrevista costuma ser o mais rpido, j que o entrevistador j sabe, desde o incio, onde quer chegar e j tem o caminho para isso. O objetivo extrair o mximo de informaes no menor tempo possvel.

Como fazer uma entrevista de seleo

1.4 - Entrevista estruturada


Em geral, a entrevista estruturada comea com o cumprimento e um rpido bate-papo para descontrair o candidato. Em seguida, o entrevistador faz perguntas rpidas sobre a experincia de trabalho, a formao escolar, atividades, interesses, pontos fortes e fracos. Sempre mantendo o contato visual, o entrevistador encoraja o candidato a falar durante a maior parte do tempo, inclusive mantendo o silncio por alguns instantes antes de fazer uma nova pergunta, como forma de tentar fazer com que o candidato, pressionado pelo silncio e pelo contato visual, fale mais um pouco.

Como fazer uma entrevista de seleo

1.4 - Entrevista estruturada


Depois dessas perguntas iniciais, se o entrevistador sentir que o candidato possui as qualificaes necessrias, ele pode descrever o cargo e fazer algumas perguntas mais especficas. Se o entrevistador acreditar que o candidato no est preparado, ou que no tem o perfil necessrio, provavelmente ir encerrar a entrevista.

Como fazer uma entrevista de seleo

1.5 - Entrevista no-estruturada


Na entrevista no-estruturada, no h um planejamento anterior a respeito do roteiro ou das perguntas a serem feitas. Assim, acaba se tornando um bate-papo informal entre entrevistador e candidato.

Como no h perguntas especficas, o entrevistador tentar sondar se o candidato atende s suas expectativas fazendo as perguntas que lhe vierem cabea. Esse tipo de entrevista acaba acontecendo em empresas menores, onde no h uma equipe especializada para contratar pessoal.

Como fazer uma entrevista de seleo

1.5 - Entrevista no-estruturada


Muitas vezes, a entrevista feita com o prprio futuro chefe imediato do candidato, que no tem uma preparao especfica e conduz a entrevista de acordo com suas prprias convices.

Nesse tipo de entrevista, preciso que o candidato tome cuidado para no deixar de comentar algumas de suas qualidades importantes.

Como fazer uma entrevista de seleo

1.6 - Entrevista sob presso


Ao se falar em entrevista, a maioria das pessoas j imagina uma forte presso, onde o entrevistador se coloca em um nvel superior ao do candidato e cria uma atmosfera ameaadora, discutindo, contradizendo e fazendo novas perguntas antes mesmo de ouvir a resposta da anterior. Ele procura testar os conhecimentos e nervos do candidato a todo instante, usando tcnicas para deix-lo cada vez mais tenso.

Como fazer uma entrevista de seleo

1.6 - Entrevista sob presso


Nesse tipo de entrevista, o objetivo testar a reao do candidato a situaes inesperadas e testar sua capacidade de traar um plano de ao rapidamente. Isso feito atravs de uma bateria de perguntas do tipo: "O que voc faria se ...?" A boa notcia que esse tipo de entrevista cada vez mais raro, se limitando a alguns casos especficos, como os de altos executivos e gerentes de vendas. Infelizmente, muitas vezes esse tipo de entrevista tambm acontece no pela necessidade do cargo, mas apenas pelo fato do entrevistador ser despreparado.

Como fazer uma entrevista de seleo

1.7 - Como se preparar para uma entrevista


Se voc foi selecionado para uma entrevista, em primeiro lugar voc deve ter conscincia de que foi chamado porque seu currculo atendeu s expectativas da empresa. Assim, fique tranqilo.

Entretanto, a vaga ainda no est garantida. Portanto, importante se preparar para ampliar as chances.

Como fazer uma entrevista de seleo

1.7 - Como se preparar para uma entrevista


Basicamente, a preparao consiste em 5 passos: Revise e atualize seu currculo, separando uma cpia para levar ao examinador; Procure saber mais informaes sobre a empresa; Tente pensar em respostas para algumas perguntas mais comuns; No corra o risco de ficar perdido e perder a oportunidade. Descubra com antecedncia o local exato da entrevista e programe-se para chegar uns 15 minutos antes do horrio marcado. Um atraso pode ser fatal. Separe uma roupa discreta e confortvel para usar e durma bem na noite anterior.

Como fazer uma entrevista de seleo

1.8 - Obtendo informaes sobre a empresa


Um candidato "antenado" com a empresa ter mais chances do que aquele que no sabe o que est acontecendo. Portanto, importante saber o nome da empresa (isso bvio), localizao da sede e das filiais (se houver), o setor de atuao, os produtos e servios oferecidos, a sua posio no mercado em relao aos concorrentes, se houve alguma mudana recentemente e tudo mais que for possvel descobrir.

Como fazer uma entrevista de seleo

1.8 - Obtendo informaes sobre a empresa


Essas informaes podem ser encontradas no prprio site da empresa ou atravs de uma busca rpida na internet. Em empresas maiores, muitas vezes possvel encontrar informaes at mesmo em jornais e revistas. Em empresas pequenas, pode ser que a nica forma de conseguir informaes seja pedindo informaes aos prprios funcionrios.

O fato que, estando bem informado, em algum momento da entrevista voc pode mostrar que conhece bem a empresa e isso com certeza ir contar pontos a seu favor.

Como fazer uma entrevista de seleo

1.9 - Perguntas Freqentes


Existem algumas perguntas que so mais freqentes e que merecem uma preparao anterior para evitar que voc fique sem resposta, ou que responda alguma bobagem de que se arrependa depois. No o caso de decorar as respostas, mas apenas pensar sobre elas com antecedncia.

O importante que as respostas sejam verdadeiras, refletindo sua personalidade e capacidade real. Do contrrio, voc pode ser pego em contradio e acabar perdendo sua chance.

Como fazer uma entrevista de seleo

1.10 - Vida Pessoal e Personalidade - Perguntas Freqentes


Perguntas freqentes sobre vida pessoal e personalidade: Fale um pouco sobre voc. Fale de sua vida social, familiar e cultural. Descreva sua personalidade. Quais so seus pontos fortes? Quais so seus pontos fracos? Quais so suas limitaes? O que mais o motiva?

Como fazer uma entrevista de seleo

1.10 - Vida Pessoal e Personalidade - Perguntas Freqentes


Quais so suas metas a longo prazo? Quais so seus planos para o futuro? Onde e como voc se v em 5 anos. Cite trs coisas importantes em sua vida. Quais as suas atividades de lazer? Que atividades voc faz no dia a dia visando o seu crescimento pessoal? Que atividades voc faz no dia a dia visando o seu crescimento profissional? Que tipo de livro voc gosta de ler? Que livro est lendo atualmente ou leu mais recentemente?

Como fazer uma entrevista de seleo

1.11 - Vida Profissional e Carreira


Perguntas freqentes sobre vida profissional e carreira: Descreva uma situao na qual voc teve um problema difcil e como o resolveu. Qual a tarefa mais difcil como gerente ou coordenador? Voc consegue trabalhar sob presso? Fale de algum objetivo que voc no conseguiu atingir em seu ltimo emprego. Voc poderia descrever alguma situao em que seu trabalho foi criticado? O que voc aprendeu com seus erros? Descreva o seu ambiente ideal de trabalho. Com que tipo de pessoas voc tem dificuldade para trabalhar? Se voc pudesse comear tudo de novo o que voc faria diferente em sua carreira?

Como fazer uma entrevista de seleo

1.12 - ltimo emprego


Perguntas freqentes sobre o ltimo emprego: Por que voc est deixando a empresa atual? Olhando para trs, como voc v sua ex-empresa? Como voc acha que seus subordinados o vem? O que voc acha do seu ex-chefe? Em seu ltimo emprego, quais foram as realizaes mais importantes? Por que voc ainda no encontrou um novo trabalho, aps tantos meses? O que seu ex-chefe diria sobre seus principais pontos positivos e negativos?

Como fazer uma entrevista de seleo

1.13 - Vaga
Perguntas freqentes sobre a vaga que est disputando: O que o levou a procurar um emprego em nossa empresa? O que voc espera de nossa empresa? O que voc considera que pode fazer por essa empresa? Qual o seu diferencial em relao aos demais candidatos? Voc acha que seria bem sucedido em nossa empresa? Por qu? Quanto tempo voc pretende ficar conosco? Voc no acha que o cargo que temos a oferecer est muito aqum de suas qualificaes e experincia? Quanto voc acha que deveria receber para esse cargo?

Como fazer uma entrevista de seleo

1.14 - Redao
Algumas empresas pedem que os candidatos faam uma pequena redao, muitas vezes com tema livre. O principal objetivo dessa redao verificar sua capacidade de se expressar em linguagem escrita, verificando se escreve corretamente e se consegue expor suas idias com clareza. Para se sair bem, o candidato dever escrever sobre algum assunto com o qual se sinta vontade, algo que domine. S assim ter tranqilidade suficiente para escolher bem as palavras a fim de evitar erros e ser claro. Para facilitar, o candidato pode desenvolver alguns temas com antecedncia, pois isso facilitar o fluxo de idias na hora da entrevista. Se possvel, d preferncia a temas ligados rea de atuao da empresa.

Como fazer uma entrevista de seleo

1.15 - Cuidados na hora da entrevista


Alguns cuidados so essenciais para no perder pontos na hora "H". Por nervosismo, ou mesmo despreparo, muitos candidatos acabam desperdiando oportunidades toa. O primeiro certificar-se de que voc est de bom humor. Ningum aprecia pessoas mal humoradas. Tente manter uma fisionomia alegre e no demonstre impacincia ao aguardar ser chamado. Tente manter-se agradvel e esquea as dificuldades pelas quais possa estar passando.

Como fazer uma entrevista de seleo

1.15 - Cuidados na hora da entrevista


Ao iniciar uma entrevista, cumprimente o entrevistador com um aperto de mo firme e memorize seu nome. Aguarde que ele indique o local onde voc deve se sentar e oua com ateno. Algumas pessoas perdem chances por no prestar ateno ao que est sendo pedido. Se tiver alguma dvida, no tenha medo de perguntar. Ao sentar-se, mantenha uma postura reta. Esparramar-se de qualquer jeito na cadeira pode deixar uma impresso de preguia, o que no desejvel para um candidato.

Como fazer uma entrevista de seleo

1.15 - Cuidados na hora da entrevista


No coloque objetos pessoais sobre a mesa do entrevistador tais como bolsas, mochilas, pastas etc. A mesa um territrio dele e no deve ser invadido. Mantenha seus pertences no colo. No se debruce sobre sua mesa, no mexa em suas coisas e nem tente ler papeis que esto vista. Se o telefone tocar, no preste ateno conversa. Entrevistadores no gostam de candidatos enxeridos.

Quando tiver a oportunidade de falar, lembre-se que o entrevistador quer ouvir o que voc tem a dizer, e esta sua chance de impression-lo.

Como fazer uma entrevista de seleo

1.15 - Cuidados na hora da entrevista


Respostas monossilbicas como "sim", "no" e "" no vo ajudar a mostrar como voc pode ser importante para a empresa. Tente argumentar e interagir com o entrevistador. Mostre seu potencial e os diferenciais que voc tem em relao aos concorrentes. Converse olhando de frente e pense antes de falar, evitando responder precipitadamente. Se voc estiver muito tenso, pode falar como est se sentindo. Com isso, voc quebrar o gelo e se sentir mais calmo.

Como fazer uma entrevista de seleo

1.15 - Cuidados na hora da entrevista


Ao falar sobre si mesmo no se supervalorize. Isso pode levar o examinador a tentar lhe provar que voc no to bom assim, alm de criar uma imagem que muitos consideram antiptica. Entretanto, no se subestime nem seja negativo. importante ser humilde, mas confiante. Mantenha a calma mesmo em situaes difceis. Uma resposta rspida ou grosseira pode eliminar suas chances de sucesso na entrevista.

Como fazer uma entrevista de seleo

1.15 - Cuidados na hora da entrevista


Tambm bom evitar dar opinies sobre poltica e religio. Esses assuntos so muito polmicos e nunca se sabe como a outra pessoa pensa. Limite-se a responder o que est sendo perguntado, evitando prolongar o assunto contando casos pessoais. A menos que seja necessrio, evite usar um vocabulrio muito tcnico.

Como fazer uma entrevista de seleo

1.15 - Cuidados na hora da entrevista


Um erro freqente tentar inventar respostas quando o entrevistador faz alguma pergunta sobre o assunto que voc desconhece. Se voc no souber, melhor dizer "Eu no sei". Ao dar uma resposta errada voc perde sua credibilidade. Ainda, evite falar mal do seu ltimo emprego, do seu exchefe, ou comentar assuntos confidenciais da empresa anterior, pois isso pode levar interpretao de que voc est cuspindo no prato que comeu, o que no deixa uma boa impresso.

Como fazer uma entrevista de seleo

1.16 - Fim da entrevista


No final da entrevista, normal demonstrar interesse pela vaga e pela empresa, mas evite transparecer uma ansiedade exagerada. Tambm no bom perguntar como se saiu.

Essas atitudes podem deixar a impresso de que voc representou um papel teatral e que no foi voc mesmo, ou que voc acredita estar aqum do cargo pretendido. Lembre-se de agradecer pela oportunidade antes de sair.

Como fazer uma entrevista de seleo

1.16 - Fim da entrevista


Depois da entrevista, aguarde a resposta da empresa, a no ser que seja orientado a procurar o resultado. Se o retorno demorar mais do que o previsto, entre em contato para saber se o processo seletivo j foi encerrado. Normalmente ele no demora mais que duas semanas. Se quiser, use a desculpa de saber se eles precisam de alguma informao adicional. No caso de reprovao, tente descobrir se houve algum motivo especial e para poder aprender com a experincia.

Parabns voc completou o curso Como Fazer uma Seleo de Entrevista! Aproveite nossos outros cursos, afinal, so todos gratuitos. Bons Estudos!

Vous aimerez peut-être aussi