Vous êtes sur la page 1sur 60

ANATOMIA DOS ANIMAIS DOMSTICOS I

CRUZ ALTA 2009 HISTRICO A histria da anatomia engloba um lapso de tempo que supera o clculo humano. Sua origem se perde na pr-histria. Consideramos na histria da anatomia cinco pocas: vulgar, Escola de Alexandria, de Galeno, de Veslio e atual. poca vulgar: caracterizou-se por um desconhecimento quase completo dos seres vivos. Conhecimentos elementares e incompletos integram a doutrina anatmica dessa poca. O espirito observador de alguns, se consagrando por sacrificar e desarticular os animais empregados na alimentao humana gerou os conhecimentos da poca. Escola de Alexandria: no sculo III a.C., foi celebre a grandiosa biblioteca e o museu, existente na cidade de Alexandria, para onde convergiam homens eminentes, estudiosos de todas as cincias. Neste grande centro cultural estudou-se a anatomia em condies vantajosas, graas aos trabalhos de dissecaes realizadas em animais de vrias espcies. poca de Galeno: Galeno nasceu em Brgamo, que compartilhava com Alexandria o conhecimento da poca, no ano 131 de nossa era. Foi um grande mdico, porm o esprito religioso do perodo, o privou, de ensinamentos adquiridos em cadveres humanos. Como viajante incansvel percorreu extensos territrios, praticou dissecaes em muitas espcies de animais descobrindo novos tipos de organizaes, at conseguir formar a escola mdica. considerado o criador da anatomia comparada. Devido ao esprito religioso da poca, tido como todo poderoso, nenhum descobrimento anatmico humano novo se incorporou aos de Galeno e assim passaram-se 14 sculos. poca de Veslio: em 1543, Andr Veslio, publicou pela primeira vez seu memorvel trabalho De humani corporis fabrica (sobre a estrutura do corpo humano), sendo caracterizado como o primeiro livro de anatomia humana realmente exato, pois, era dito popular da poca melhor equivocar-se com Galeno do que acertar com outros. Veslio que lecionava na Universidade de Pdua, tinha apenas 29 anos quando apresentou uma anatomia sistemtica baseada no na f ou em analogias da anatomia animal de Galeno, mas em estudos de dissecaes do cadver humano. Andr Veslio foi considerado o restaurador da obra de Galnica e o verdadeiro fundador da anatomia humana. poca Atual: os descobrimentos, a partir da se sucederam vertiginosamente. Com o descobrimento do microscpio, surgem investigaes anatmicas de grande alcance. Em nossos dias so utilizados meios complementares, alm do bisturi e pinas, como o uso do raio-X (anatomia radiolgica), ultra-sonografia, microscopia de varredura, entre outros. CONCEITO A anatomia um ramo do conhecimento que estuda a forma, a disposio e a estrutura dos componentes dos seres vivos. O termo, de origem grega, literalmente significa cortar fora, por isso a dissecao do cadver ser um meio tradicional de

3 estud-la, alm de primordial. A anatomia macroscpica o estudo das estruturas que podem ser dissecadas e observadas a olho nu. DIVISO DA ANATOMIA A anatomia especial aquela que compreende o estudo de uma nica espcie. A anatomia comparada compara uns indivduos com outros de espcies diferentes e descobre as analogias e diferenas de organizao existente entre eles. A anatomia apresenta as seguintes subdivises: Osteologia Sindesmologia Miologia Neurologia Angiologia Esplancnologia Estesiologia Mdico Cirrgica Artstica/escultural b.Microscpica/ Histolgica 2.Patolgica 3.Teratolgica 4.Desenvolvimento 5.Filognica 1.Anatomia normal - estuda os indivduos que gozavam de bom estado de sade, antes do abate ou sacrifcio e est dividida em descritiva e microscpica ou histolgica. a.Anatomia descritiva: a que estuda sucessivamente, os diferentes rgos. Descrever um rgo informar o seu nome, sua situao, sua forma, seu volume, peso, cor, consistncia, relaes e a disposio relativa de suas diferentes partes, quando subdividido. b.Anatomia microscpica ou histolgica (geral): estuda as estruturas e seus detalhes invisveis a olho nu com o uso da microscopia ptica e eletrnica. a.Anatomia descritiva - est dividida em sistemtica e topogrfica ou regional. Anatomia sistemtica: estuda grupos de rgos que estejam to estreitamente relacionados em suas atividades que constituem os sistemas corpreos com funo comum. Ex. sistema muscular, nervoso e circulatrio. O estudo da anatomia sistemtica est subdividido nas seguintes partes: Osteologia: estuda os ossos que compem o esqueleto. Sindesmologia: estuda as articulaes, que so os meios de unies entre os ossos. Miologia: estuda os msculos, que so os elementos ativos do movimento.

Sistemtica a.Descritiva 1.Normal Anato mia

Topogrfica/ Regional

4 Neurologia: o estudo do sistema nervoso. Este sistema est subdividido em central e perifrico. Angiologia: estuda o corao e vasos (artrias, veias e linfticos) por onde circula o sangue e a linfa encarregados de nutrir e drenar todos os tecidos do corpo. Esplancnologia: estuda as vsceras que compem os sistemas localizados no interior do corpo do animal. Ex. sistemas respiratrio, digestrio, urinrio, etc. Estesiologia: estuda os rgos que se destinam a captao das sensaes como o olho, orelha, papilas gustativas, etc. A pele e seus anexos so estudados no sistema tegumentar. As glndulas de secreo interna so estudas no sistema endcrino ou juntamente com os sistemas que esto relacionadas funcionalmente. Por exemplo a hipfise no sistema nervoso, o testculo no sistema genital masculino, etc. Anatomia topogrfica ou regional: a que est diretamente envolvida com a forma e as relaes de todos os rgos presentes numa regio especfica ou parte do corpo dos seres vivos. Os conhecimentos da anatomia topogrfica so empregados na clnica e cirurgia (mdico cirrgica) e nas belas artes (artstica ou escultural). 2.Anatomia patolgica: estuda as alteraes do estado normal dos rgos quando animal adoece ou seus componentes funcionam mal. 3.Anatomia teratolgica: a que estuda o desenvolvimento anormal, vcios de conformao compatveis ou no com a vida. Ex. animal com duas cabeas. 4.Anatomia do desenvolvimento: estuda as fases pelas quais os organismos passam desde a concepo, o nascimento, a juventude, a maturidade at a idade avanada. A embriologia estuda o desenvolvimento do indivduo desde a fecundao do ocito at o nascimento. 5.Anatomia filognica: o estudo das transformaes da espcie no tempo. Ex: o ancestral do cavalo possua cinco dedos e o atual apenas um. NOMENCLATURA ANATMICA Como toda cincia, a anatomia tem sua linguagem prpria. O conjunto de termos empregados para designao e descrio de um organismo ou suas partes denomina-se nomenclatura anatmica. Foi realizado em Paris, em 1955, um Congresso de Anatomia, visando uma uniformizao internacional da nomenclatura anatmica. Foi escrita em latim com a permisso de cada nao traduzi-la para sua lngua. Em 1968, foi publicada em Viena, pela Comisso Internacional de Nomenclatura Veterinria, sob responsabilidade da Associao Mundial de Anatomistas Veterinrios, a Nomina Anatmica Veterinria (NAV). Essa nomina periodicamente revista, sendo a quinta em 2005, e tentaremos us-la de forma permanente neste trabalho. escrita em latim e pode ser traduzida para a lngua do profissional que a emprega, por exemplo, o latim hepar torna-se fgado em portugus, higado em espanhol, liver em ingls, foie em francs e leber em alemo.

POSIO ANATMICA Para evitar o uso de termos diferentes nas descries anatmicas, convencionouse uma posio padro (posio anatmica). Para os animais quadrpedes, a posio anatmica aquela em que o animal est com os quatro membros em estao (de p) e alerta. Esta posio diferente da posio anatmica humana. Quando descrevemos um rgo, no interessando se o cadver est sobre uma mesa, sempre temos em mente a posio anatmica. PLANOS IDEAIS Plano mediano ou sagital mediano: divide o animal em dois antmeros criando a simetria bilateral, o conceito de antimeria e os termos associados direito e esquerdo. Plano sagital: so planos que cortam o animal paralelamente ao plano mediano, criando os termos medial e lateral. Plano horizontal: divide o animal em dois paqumeros originando o conceito de paquimeria e os termos dorsal e ventral. Plano transversal: divide o animal em dois metmeros criando o conceito de metameria e os termos cranial e caudal.

TERMOS INDICATIVOS DE POSIO E DIREO Tronco: 1. mediano 2. medial 3. intermdio 4. lateral

Membros: proximal, distal, mdio, medial, lateral, intermdio, cranial, caudal.

Mo: substitui-se o cranial por dorsal e caudal por palmar. P: substitui-se o cranial por dorsal e caudal por plantar.

Corpo: cranial/caudal, dorsal/ventral

Cabea: rostral/caudal, dorsal/ventral

Cavidades: interno/externo Olhos (rbita), lbios, boca e dentes: superior/inferior

OSTEOLOGIA GERAL Osteologia: a cincia que estuda os ossos. Esqueleto: o conjunto de ossos, cartilagens e ligamentos que compem o corpo de um animal. O esqueleto composto de partes duras e resistentes que estrutura as formas dos animais. Desempenha vrias funes vitais ao organismo animal, dentre elas podemos citar: proteo para rgos moles, como o corao, pulmes, sistema nervoso central, etc. Sustentao e conformao do corpo; sistema de alavancas que movimentadas pelos msculos permitem o deslocamento do corpo, no todo ou em parte; local de armazenamento de ons Ca e P (durante a gravidez a calcificao feita, em grande parte pela reabsoro destes elementos armazenados no organismo materno) e, finalmente, local de produo de certas clulas do sangue. DIVISO DO ESQUELETO

ESQUELETO

AXIAL (eixo)

APENDICULAR (apndices ou projees)

ESPLNCNICO (visceral)

Esqueleto axial: compreende em ossos da raque ou coluna vertebral, costelas, esterno, crnio. Esqueleto apendicular: compreende em ossos dos membros torcicos e plvicos. Esqueleto esplncnico ou visceral: compreende em vrios ossos desenvolvidos no interior de algumas vsceras ou rgos. Ex: osso peniano dos candeos e feldeos osso cardaco dos bovinos osso rostral do focinho dos sudeos fabelas dos caninos ( dois ossos em forma de ervilha, situados caudal mente aos cndilos do fmur no interior do msculo gastrocnmio ou gmeo). O nmero de ossos em um esqueleto animal varia: - segundo a idade deste animal devido fuso que ocorre das partes sseas desde a origem at o nascimento e da at a idade adulta. Os elementos sseos que se originam separados no feto vo se unindo medida que o animal se desenvolve at a idade adulta. - varia dentro de uma mesma espcie, principalmente no nmero de vrtebras caudais. - varia dentro do esqueleto de um mesmo animal entre os dois antmeros. Ex: tarso do eqino pode apresentar 6-7 ossos, e o carpo de 7-8 ossos. TOTAL Eqino 199 - 209 Bovino 203 - 205 Ovino 200 - 206 Suno 272 - 279 Canino 302 - 305

CLASSIFICAO DOS OSSOS

CLASSIFICAO DOS OSSOS

OSSOS LONGOS

OSSOS PLANOS ou CHATOS

OSSOS CURTOS

OSSOS IRREGULARES

OSSOS ALONGADOS

OSSOS PNEUMTICOS

Ossos longos: caracterizam-se por apresentar uma forma longa e cilndrica em que uma dimenso, ou comprimento, predomina sobre as outras duas (largura e espessura). Apresentando, normalmente, extremidades dilatadas. Encontram-se nos membros com

10 funo de colunas de sustentao. Compostos de um corpo ou difise, a qual contm em seu interior uma cavidade medular que abriga a medula ssea. Suas extremidades ou epfises esto interligadas a difise nos animais em crescimento por um anel cartilagneo chamado metfise ou disco epifisrio. Ex: mero, rdio ulna, metacarpo, falange proximal (menor osso longo), fmur, tbia fbula, metatarso. Ossos planos ou chatos: apresentam duas dimenses, comprimento e largura, predominante sobre a espessura. Apresentam grande rea para inseres musculares, tendo ainda, a funo de proteo de rgos e vsceras. Ex: ossos da abboda craniana, escpula, ossos do coxal (leo, squio, pbis). Ossos curtos: no apresentam nenhuma dimenso predominante, sendo todas proporcionais entre si. Sua funo consiste em amortizar os choques diminuindo os atritos e direcionando os tendes dos movimentos. Ex: ossos do carpo e tarso, falange mdia e distal, ossos sesamides, patela. Ossos irregulares: ossos de aspecto disforme ou de forma complexa. Encontram-se, geralmente, na linha mediana e so mpares. Tem vrias funes e no so passveis de classificao geral, e sim, especiais. Ex: vrtebras, ossos da base do crnio. Ossos alongados: so ossos em que existe uma predominncia excessiva do comprimento sobre as outras dimenses, no apresentando cavidade medular. Ex: costelas Ossos pneumticos: so ossos pertencentes outra classe que apresentam, em seu interior, um espao revestido de membrana mucosa, repleto de ar. Este espao entra em contato com o meio exterior atravs do sistema respiratrio e tuba auditiva nas aves ou pela cavidade nasal nos mamferos. Ex: mamferos seios paranasais aves raque, esterno, mero ESTRUTURA DO OSSO LONGO Peristeo: uma membrana que reveste a superfcie externa do osso, com exceo das extremidades articulares que so revestidas por tecido cartilagneo. composto, externamente, de uma membrana de tecido conjuntivo fibroso de proteo e internamente, de uma camada de clulas osteognicas. Substncia compacta: forma a maior parte da difise. rica em depsito de sais minerais, principalmente de clcio. extremamente dura e resistente. Substncia esponjosa: forma o interior das extremidades. Tem aspecto poroso e formada por uma disposio especial de lminas sseas chamadas lamelas sseas. Endstio: uma fina membrana fibrosa que reveste a cavidade medular e o interior da substncia esponjosa.

11 Medula ssea: um tecido hematocitopoitico ou hematocitognico, ou seja, que d origem s clulas sangneas. Localiza-se nos ossos longos, dentro das cavidades medulares. Nas outras classes de ossos, no interior da substncia esponjosa. Nos jovens a medula ssea sempre vermelha, nos mais idosos este tecido vai sendo substitudo por tecido adiposo, formando a medula ssea amarela. A medula ssea do esterno permanece por toda a vida vermelha.

ESTRUTURA DO OSSO PLANO So formados por duas lminas de substncia compacta, e preenchidas por substncia esponjosa. Os ossos planos da abbada craniana apresentam uma lmina externa de substncia compacta e uma lmina de interna de osso muito denso, estando as duas interligadas por uma certa quantidade de substncia esponjosa, sendo denominada esta formao de diplo. A lmina compacta interna no mais espessa que a externa e sim mais resistente. A face interna da cavidade craniana no apresenta peristeo, no tendo capacidade regenerativa, em fraturas e laceraes tem que ser completadas com placa metlica. Se houvesse peristeo teramos a formao de calo sseo e compresso do tecido nervoso. A natureza revestiu a cavidade com uma membrana chamada dura mter.

12

VASOS E NERVOS As artrias que nutrem os ossos so de dois tipos: - peristicas - medulares ou nutrcias As artrias peristicas ramificam-se no peristeo e penetram pelos canais de Wolkmann indo nutrir o sistema Haversiano da substncia compacta. As artrias nutrcias ou medulares penetram na difise atravs do forame nutrcio indo irrigar a medula ssea. As veias principais abandonam o osso, geralmente, por forames localizados prximos ou nas epfises, nunca acompanhando as artrias. Os nervos acompanham as artrias sendo que as terminaes nervosas do peristeo so sensoriais e esto relacionadas com o sentido muscular e o equilbrio (cinestesia). DESENVOLVIMENTO SSEO O primitivo esqueleto embrionrio consiste de cartilagem e tecido fibroso, nos quais os ossos desenvolvem-se. O processo designado de ossificao ou osteognese e elaborado essencialmente pelas clulas produtoras de osso, chamadas osteoblastos. Os ossos so formados, a princpio, no desenvolvimento embrionrio por matrizes cartilagneas ou fibrosas. So ditos ossos membranosos os formados por moldes de tecido conjuntivo fibroso. Os principais ossos so aqueles da abboda e lados do crnio e muitos ossos da face. Os ossos cartilagneos so os que se desenvolvem de uma matriz de cartilagem. a maior parte do esqueleto. Da derivam os nomes de ossificao intramembranosa e endocondral. Condros cartilagem.

13 O processo de ossificao d-se a partir de um centro de ossificao, irradiando-se at a periferia ssea. Os ossos apresentam vrios centros de ossificao. CRESCIMENTO DOS OSSOS Os ossos longos crescem em comprimento atravs do disco epifisrio da metfise que cartilagneo. A cartilagem deste disco vai proliferando e ossificando at que o osso atinja o tamanho ideal, ento todo o disco ossifica na idade adulta no podendo mais crescer. Normalmente o disco epifisrio distal ossifica e se consolida bem antes que o proximal. O crescimento em espessura dos ossos longos do tipo membranoso, feito pela proliferao da lmina osteognica do peristeo, que se multiplica em camadas e ossifica. Os ossos membranosos crescem atravs do tecido conjuntivo fibroso que persiste nos bordos sseos e que prolifera e vai ossificando em camadas. ACIDENTES SSEOS So variaes na superfcie dos ossos, podendo ser salincia ou depresso do tipo articular ou no articular. Salincias articulares: promovem articulao entre ossos. Cabea: ex: do fmur, da costela, do mero Cndilo: ex: da mandbula, do occipital, do temporal Trclea: ex: do tarso Faceta: ex: da costela, das vrtebras

Salincias no articulares: servem de ponto de apoio para msculos, tendes e ligamentos. Processo ou apfise: ex: processo odontide do axis, processo espinhoso das vrtebras Tuberosidade: ex: tuberosidade deltide do mero, protuberncia occipital externa Cristas: ex: parietal, facial, da tbia Tubrculo: ex: do mero, da costela Espinhas: ex: espinha da escpula Linhas: ex: da tbia, do coxal Trocnter: ex: trocanter maio e menor do fmur Epicndilo: ex: epicndilo lateral dos cndilos Depresses articulares Cavidade Cotilide: ex: nas vrtebras torcicas, acetbulo que recebe a cabea do fmur (mais funda que a glenide) Cavidade Glenide: ex: na escpula Cavidade anular do atlas: ex: onde articula o axis Cavidade troclear: ex: patela que articula com as trcleas da tbia

14 Depresses no articulares Chanfradura: ex: da mandbula Hiato: ex: hiato rasgado Forame: ex: forame magno do occipital Fissura: ex: fissura palatina Impresses digitais: ex: no temporal Seios: ex: no frontal, maxilar Goteiras: ex: da costela Canais: ex: canal alar Sulco: ex: na face medial da escpula, da costela Fossa: ex: no temporal, no mero, massetrica Meato: ex: da tuba auditiva do temporal Incisura: ex: falange distal

ESQUELETO AXIAL (coluna vertebral, costelas, esterno e cabea) COLUNA VERTEBRAL (RAQUE) uma cadeia de ossos irregulares, denominados vrtebras, que se estendem desde a cabea at a extremidade da cauda. A coluna vertebral forma o eixo principal do corpo, apresentando-se dividida em regies denominadas: regio cervical, torcica, lombar, sacral e caudal. FRMULA VERTEBRAL a maneira de se expressar graficamente o nmero de vrtebras das diversas regies. O nmero constante dentro de uma espcie, variando apenas a regio caudal. Toma-se a letra inicial da regio seguida pelo nmero de vrtebras desta. Cervical Eqino C7 Torcica T 18 Lombar L6 Sacral S5 Caudal Ca 15-21

15 Bovino Ovino Canino Suno C7 C7 C7 C7 T 13 T 13 T 13 T 14-15 L6 L6 L7 L 6-7 S5 S4 S3 S4 Ca 18-20 Ca 16-18 Ca 20-23 Ca 20-23

VRTEBRAS So ossos mpares, irregulares e que apresentam caractersticas particulares para cada regio e na mesma regio. Os caracteres gerais so encontrados em todas as vrtebras e servem como meio de diferenciao destas com os demais ossos do esqueleto. As vrtebras em geral apresentam: 1.Corpo: cilndrico e ventral. Apresenta uma extremidade cranial, geralmente convexa e uma extremidade caudal, normalmente cncava. A face dorsal do corpo forma o assoalho do canal vertebral e plana, enquanto sua face ventral convexa transversalmente podendo apresentar na linha mediana uma crista ventral. 2.Arco: dorsal e formado embriologicamente de duas lminas, assim esse conjunto cria um espao chamado forame vertebral. Os forames vertebrais em sequncia originam o canal vertebral que abriga a medula espinhal. O arco apresenta incisuras na juno com o corpo, incisuras craniais e caudais, que juntamente com a vrtebra precedente ou com a seguinte formam forames intervertebrais, por onde emergem os nervos espinhais. Do arco surgem expanses sseas chamadas processos. 3.Processos (espinhosos, articulares, transversos) O processo espinhoso mediano e projeta-se dorsalmente do arco da vrtebra. Os processos articulares, 2 craniais e 2 caudais, projetam-se cranial e caudalmente do arco, com a funo de articular a vrtebra com a precedente e a subseqente. Os processos transversos emergem do arco lateralmente, prximo a fuso com o corpo. Os processos mamilares so projees crnio-dorsal, do processo articular cranial de uma vrtebra, aparecendo nas 4 ltimas vrtebras torcicas, porm sendo tpico das vrtebras lombares. REGIO CERVICAL (7 vrtebras) Apresenta sete vrtebras em todas as espcies domsticas. A 1 e 2 so modificadas devido funo especial de sustentar e movimentar a cabea, a 6 e 7 tambm possuem algumas modificaes. As caractersticas desta regio so o corpo, o arco e cabea articular desenvolvidas. ATLAS (1 vrtebra) Articula-se cranialmente com o occipital e caudalmente com o axis. O corpo e o processo espinhoso esto atrofiados. Os processos transversos transformaram-se em asas, com uma fossa atlantal (ventralmente). Assim restaram dois arcos, o dorsal com um tubrculo dorsal na linha mediana e um arco ventral com um tubrculo ventral, tambm na linha mediana.

16 A extremidade cranial sofreu uma modificao nos processos articulares originando duas cavidades glenides, as quais recebem os cndilos do occipital. Essa articulao permite o movimento de afirmao da cabea. A extremidade caudal no arco modificou-se e a superfcie articular caudal formou uma cavidade chamada de fossa odontide (cavidade anular) que serve para articulao com o processo odontide do xis, que permite o movimento de negao da cabea. As asas (processo transverso modificado) so vazadas cranialmente pelos forames, vertebral lateral e alar, e caudalmente pelo forame transverso. O forame vertebral lateral mais medial e abre-se no canal vertebral, enquanto o forame alar mais lateral, abrindo-se na fossa atlantal. RUMINANTES: asas menos encurvadas. No apresenta forame transverso. SUNOS: tubrculo dorsal grande, asas achatadas, o forame transverso passa atrs da borda caudal da asa e no visvel dorsalmente, s vezes est ausente. CARNVOROS: arco ventral estreito, superfcie dorsal convexa. As asas so largas e quase horizontais, apresenta chanfradura alar ao invs de forame alar. Forame transverso presente. XIS (2 vrtebra) a mais longa de todas as vrtebras e caracteriza-se por apresentar um grande processo espinhoso bfido e um processo odontide (dente). A extremidade cranial modificada articula-se com a cavidade anular do Atlas pela superfcie ventral convexa do dente e por reas articulares laterais a este. Na fuso do arco dorsal com o corpo, nos animais jovens, encontramos uma incisura, que no adulto fecha-se com uma ponte ssea formando o forame vertebral lateral. Na extremidade caudal temos uma cavidade cotilide que recebe a cabea da terceira vrtebra cervical. Os processos transversos so pouco desenvolvidos, voltados caudalmente e vazados por um pequeno forame transverso. O processo espinhoso muito desenvolvido, bifurcado caudalmente, terminando cada ponta em um grande processo articular caudal. BOVINOS: o axis curto, o processo espinhoso se projeta um pouco cranialmente. Processo odontide largo sua face dorsal profunda e cncava. Forame vertebral lateral circular e no to junto borda do arco. Processos transversos mais espessos, forame transverso s vezes incompleto. SUNOS: processo espinhoso desenvolvido direcionado dorsal e caudalmente. Processo odontide cilndrico, processo transverso pequeno e s vezes no est presente. CARNVOROS: processo odontide arredondado e longo chega atingir o occipital. Processo transverso pontiagudo, forames transversos relativamente grandes, processo espinhoso fino e de altura moderada se prolonga cranialmente de modo a se sobrepor ao arco dorsal do atlas. No apresenta forame vertebral lateral, possui incisura vertebral cranial. VRTEBRAS TPICAS (3, 4 e 5 vrtebras cervicais - bicspides) As vrtebras cervicais tpicas so C3, C4 e C5, pois apresentam uma forma alongada, com processos articulares muito bem desenvolvidos, processos espinhosos

17 atrofiados e processos transversos bicspides e amplos, vazados na base por um forame transverso e com uma crista ventral acentuada. O conjunto dos forames transverso forma o canal transversal, por onde passa a artria vertebral e o nervo vertebral do Sistema Nervoso Autnomo. O longo corpo apresenta uma extremidade cranial, com uma superfcie articular convexa chamada cabea e na extremidade caudal, a superfcie articular cncava e chamada de cavidade cotilide. 6 VRTEBRA - tricspide mais curta que o padro (C3, C4 e C5), tem um processo transverso com 3 pontas (cspide), vazado por um imenso forame transverso. O processo espinhoso comea a aparecer. 7 VRTEBRA unicspide a mais curta das vrtebras cervicais. Tem o processo transverso com apenas uma cspide, que no vazado na base, pela ausncia de forame transverso. O processo espinhoso j desenvolvido e, na extremidade caudal do corpo, lateralmente, surge uma faceta articular caudal, que recebe juntamente com a faceta cranial da 1 vrtebra torcica, a cabea da 1 costela. Ausncia de crista ventral com exceo dos ces. REGIO TORCICA (18 vrtebras) So comumente em n de 18 no cavalo, 13 no bovino, 14/15 no suno e 13 nos carnvoros. Como caractersticas principais observamos faces para articulao com a costela, tamanho e forma dos processos espinhosos (desenvolvidos). Uma vrtebra torcica em geral caracteriza-se, por apresentar um corpo muito curto, com facetas articulares, duas craniais e duas caudais, para receber a cabea da costela. O arco pequeno, o processo espinhoso muito desenvolvido, com processos articulares pequenos e ovais. O processo transverso curto com uma superfcie (faceta) articular que recebe o tubrculo da costela. As facetas articulares do corpo de uma vrtebra torcica, juntamente com a faceta da vrtebra precedente ou da vrtebra seguinte, formam uma cavidade articular chamada fvea costal, que recebe a cabea da costela. Na unio do arco com o corpo encontramos grandes incisuras, sendo que as caudais so mais profundas que as craniais, e formam com as incisuras da vrtebra precedente e da subseqente, forames intervertebrais. Atravs deles saem os nervos espinhais. A ltima vrtebra (T18) no possui faceta articular caudal. E se observarmos as vrtebras torcicas, quanto mais prximo da ltima, mais s facetas craniais ficam prximas da superfcie articular do processo transverso, at fundirem-se. A cabea da costela torna-se menor e funde-se com a superfcie articular do tubrculo. Nas 4 ou 5 ltimas vrtebras torcicas encontramos processos mamilares. De um modo geral os processos transversos diminuem de tamanho e esto dispostos cada vez mais ventral. Os processos espinhosos aumentam em comprimento at a terceira ou quarta vrtebra e ento diminuem at a 15 as espinhas mais longas so as mais espessas e apresentam seus pices engrossados. BOVINOS: corpo mais largo

18 SUNO: o arco perfurado de cada lado por um forame (do arco). Processo transverso apresenta processo mamilar a partir da 3 vrtebra. CARNVOROS: apresentam o processo mamilar em todas as vrtebras, as trs ltimas apresentam o processo acessrio, as trs ou quatro primeiras tem o processo espinhoso aproximadamente igual no comprimento. Caudal a este ponto tornam-se gradativamente mais curtas. REGIO LOMBAR (6 vrtebras) So em nmero de 6 no cavalo e nos ruminantes, sunos 6/7 e 7 nos carnvoros. Caracterizam-se por apresentar processos transversos desenvolvidos. Os corpos das 3 primeiras so elpticos e apresentam uma crista ventral distinta. A partir da 4 se tornam mais largos e achatados e a crista diminui. Depois da 3 aumentam em altura e largura. As chanfraduras caudais so mais profundas que as craniais. Os processos articulares so pequenos, sendo que os craniais apresentam tipicamente uma expanso dorsal chamada processo mamilar. Os processos transversos, retangulares e longos, crescem at a 3 ou 4 vrtebra e os ltimos diminuem. Os 3 primeiros inclinam-se caudalmente enquanto os 3 ltimos inclinam-se cranialmente, fechando o flanco dorsalmente. O processo transverso da 5 vrtebra lombar apresenta caudalmente uma faceta articular oval cncava, que articula com a faceta articular convexa do bordo cranial do processo transverso da 6 vrtebra. O processo transverso da 6 vrtebra apresenta cranialmente uma faceta convexa para o processo da 5 e caudalmente outra faceta cncava que se articula com a faceta da asa do sacro. A 5 e a 6 podem estar fusionadas. BOVINOS: so mais longas que o cavalo. Processo transverso da ltima lombar no se articula com o sacro. CARNVOROS: processos transversos semelhantes a placas. Comprimento aumenta at a 5 vrtebra, no formam articulaes uns com os outros ou com o sacro. Processos acessrios projetam-se caudalmente sobre as incisuras caudais das 5 primeiras vrtebras. Os processos articulares caudais so grandes e sustentam os processos mamilares. Processos espinhosos largos ventalmente mas estreitos dorsalmente. Sulco para o nervo espinhal lombar. REGIO SACRAL (5 vrtebras) O sacro formado pela fuso de 5 vrtebras atravs de seus corpos , sendo descrito como um osso nico. A forma triangular e ele est suspenso, fixado aos ossos ilacos (coxal), com os quais est firmemente articulado. Seu eixo longitudinal levemente curvo, sendo sua extremidade caudal um pouco mais elevada que a cranial. Face dorsal apresenta 5 processos espinhosos (espinhas sacrais), direcionados dorsal e caudalmente. Os processos so acompanhados lateralmente pelos forames sacrais dorsais, por onde emergem os ramos dorsais dos nervos espinhais sacrais. A fuso dos processos transversos cria a crista sacral lateral. Em animais idosos os processos espinhosos podem fundir-se formando uma crista sacral mediana. Face ventral (plvica) cncava longitudinalmente, cortada por 4 linhas transversais, formadas pela fuso dos corpos vertebrais. Nas extremidades de cada linha

19 encontramos um forame sacral ventral, por onde emerge o ramo ventral de cada nervo espinhal sacral. Bordos laterais as bordas laterais so rugosas, espessas cranialmente e delgadas caudalmente. Base cranial e ampla. Apresenta a extremidade cranial do primeiro corpo vertebral, cujo lbio ventral saliente chamado de promontrio. Este uma referncia para medir um dos dimetros de abertura da cavidade plvica (passagem fetal). A cada lado do corpo encontra-se uma incisura, que juntamente com a incisura de L6 forma um forame intervertebral. Dorsal ao corpo tem a abertura de entrada do canal sacral (triangular), lateralmente encontra-se o processo articular cranial, com uma projeo mamilar. As asas do sacro apresentam cranialmente, uma superfcie articular oval e convexa que articula com a superfcie cncava do bordo caudal do processo transverso de L6. Caudalmente a asa apresenta uma superfcie articular alongada, rugosa e irregular, voltada dorsocaudalmente, a face auricular que articula com o lio, e possue uma face dorsal rugosa para inserso ligamentosa (lig sacroilaco ventral). Vrtice formado pela superfcie caudal do ltimo corpo sacral, que se articula com o corpo da 1 vrtebra caudal. A abertura caudal do canal sacral tambm triangular, porm bem mais estreita que a entrada. BOVINOS: formado por 5 segmentos, mais longo que o do cavalo. Os processos espinhosos so unidos para formar uma crista sacral mediana. Uma crista sacral lateral formada pela fuso dos processos articulares. A face plvica marcada por um sulco central que indica o curso da artria sacral mediana. Os forames sacrais plvicos so grandes. As asas encurvam-se cranioventralmente, so quadrangulares e curtas. Face cranial concava no articular. SUNOS: normalmente constitudos de 4 vrtebras, menos curvado do que no bovino. Processo espinhoso pouco desenvolvido. Nos lados encontram-se os forames sacrais dorsais. Presena de um forame entre o sacro e a 1 vrtebra caudal. A asa semelhante a dos bovinos. Processos articulares grandes. CANINOS: fuso de 3 vrtebras, curto, largo e quadrangular. Linhas transversais, forames sacrais ventrais, processo articular cranial, processo articular caudal, crista sacral mediana. REGIO CAUDAL (15 - 21 vrtebras) Muito varivel em nmero. Da primeira a ltima diminuem de tamanho. As primeiras possuem corpo alargado, na face ventral h um sulco mediano na qual passa a arteria caudal mediana. Arco pequeno e triangular. No apresentam chanfraduras craniais. Pequenos rudimentos de processo articulares. Os processos transversos vo diminuindo caudalmente e as vrtebras ficam reduzidas a bastes cilndricos de tamanho decrescente. A ltima apresenta extremidade pontiaguda. BOVINOS: longas e mais desenvolvidas que no cavalo. As 5-6 primeiras possuem arco espinhoso completo. SUINOS: a 1 vrtebra caudal est unida ao sacro. CARNVOROS: arco nas seis primeiras, processos articulares desenvolvidos nas 4 primeiras.Processos transverso grande nas primeiras e gradativamente desaparece. CANAL VERTEBRAL

20

O maior dimetro encontra-se no Atlas. Este diminui gradualmente at C4, em C5 inicia uma dilatao que cresce em C6, C7 e volta a diminuir em T1 at T2. Isto se deve a grande concentrao de corpos de neurnios e axnios que inervam o membro torcico criando um engrossamento da medula espinhal chamada intumescncia cervical, de onde se origina o plexo braquial. A partir da o canal estrangula ainda mais e na metade da regio torcica chega-se ao menor dimetro, que se mantm com pequena variao de aumento at na altura de L3, onde aumenta, voltando a diminuir em L5. Dentro desta dilatao encontra-se a intumescncia lombar de onde se originam os nervos que formam o plexo lombossacral, que inervam o membro plvico. O canal estreita rapidamente na parte sacral at desaparecer nas primeiras vrtebras caudais. COSTELAS So ossos alongados dispostos em pares que formam a parede lateral do trax. Cada costela se articula na regio dorsal com duas vrtebras e se continua na regio ventral com as cartilagens costais. O nmero de costelas corresponde ao de vrtebras torcicas. ANIMAL EQINO RUMINANTE SUNO CARNVORO PARES DE COSTELAS 18 13 14 13 COSTELAS ESTERNAIS 8 8 7 9 COSTELAS ASTERNAIS 10 5 7 4 ESTERNEBRAS 7(6) 7 6 8

So divididas em: Costelas esternais ou verdadeiras: so aquelas que se articulam com o osso esterno por meio de suas cartilagens costais. Geralmente so os primeiros pares. Costelas asternais ou falsas: so aquelas que so articuladas entre si, por meio das suas cartilagens costais e formam o arco costal. So todas aquelas que no so verdadeiras. Costelas flutuantes: so as que sua extremidade ventral termina livremente, no aderida a uma cartilagem adjacente (arco costal). As duas ltimas costelas no homem e carnvoros. Espao intercostal: o intervalo entre as costelas. Caractersticas gerais das costelas: 1.Corpo: a poro mdia da costela que se apresenta de forma arqueada. Face lateral: convexa e apresenta cranialmente um sulco longitudinal at a poro mediana. Face medial: cncava e apresenta caudalmente uma depresso chamada de sulco (goteira) costal, por onde passam artria, veia e o nervo intercostal.

21

2.Extremidade dorsal ou vertebral: apresenta uma cabea, colo e tubrculo. - Cabea: apresenta duas superfcies articulares, separadas por um sulco onde se prende o ligamento intraarticular, que vo se articular com o corpo de duas vrtebras adjacentes na fvea costal. - Colo: a poro estreita logo aps a cabea que une esta ao corpo. - Tubrculo: apresenta uma superfcie articular que se articula com o processo transverso da vrtebra de igual nmero de srie. 3.Extremidade ventral ou esternal: apresenta uma tira de cartilagem que d continuao as costelas e denomina-se cartilagem costal. Pode se articular com o esterno (costelas esternais) ou com outra cartilagem adjacente por meio de tecido elstico para formar o arco costal (costelas asternais). A primeira costela mais curta, sendo que seu corpo alarga grandemente na extremidade esternal. No tero mdio do bordo cranial ocorre presena do tubrculo do msculo escaleno. Sulco e goteira esto ausentes. A cabea grande e o tubrculo maior ainda. RUMINANTES: costelas mais largas e espao intercostal mais estreito. Cavidade torcica mais curta e colo longo. SUNOS: costelas acentuadamente curvas em raas melhoradas, corpo estreito. CARNVOROS: o corpo cilndrico e a cartilagem costal mais longa. ESTERNO um osso segmentrio, situado na linha mdia, que forma o assoalho da cavidade torcica e articula-se lateralmente com as cartilagens das costelas esternais. Consta de 6-8 segmentos sseos (esternbras) unidas por cartilagens interpostas em animais jovens. conhecido vulgarmente como osso do peito. Apresenta a forma de uma canoa comprimida lateralmente, exceto na extremidade caudal que achatada dorso ventralmente. Ventralmente apresenta a crista esternal que palpvel no animal vivo. Apresenta 3 pores: 1. Manbrio ou pr-esterno: extremidade mais cranial. A borda dorsal apresenta uma chanfradura que serve para articulao do primeiro par de costelas. No eqino encontramos a cartilagem cariniforme, que um prolongamento do manbrio. Serve de insero para msculos do peito e pescoo. 2. Corpo ou mesoesterno: a principal parte, apresenta lateralmente, no ponto de unio dos segmentos, superfcies articulares cncavas para articulao das costelas esternais. A face dorsal cncava, em forma de triangulo estreito com a base caudal. A face ventral apresenta uma crista em forma de quilha que diminui ao se aproximar da extremidade caudal. Pode ser palpada no animal vivo. 3. Extremidade caudal ou metaesterno: apresenta a cartilagem xifide que longa e delgada e, presa a ltima esternbra, o processo xifide. Dorsalmente, serve de insero

22 ao msculo do diafragma e ventralmente serve de insero para o msculo transverso do abdome e para a linha alba. RUMINANTES: no tem cartilagem do manbrio, nem crista ventral. A cartilagem xifide pequena e o esterno achatado no sentido dorso-ventral. SUNOS: no apresenta cartilagem do manbrio e nem crista ventral. O processo xifide longo e estreito. CARNVOROS: esternbras arredondadas. No apresenta cartilagem do manbrio, apresenta uma curta cartilagem cnica. O esterno longo, sendo que este tem quase o mesmo comprimento da regio torcica. CABEA SSEA a poro elevada e anterior das espcies domsticas, estando em posio normal. Diviso:
CABEA SSEA

CRNIO

FACE

CRNIO

DORSAL / ABBODA

BASE

Face: forma a poro rostral e restante da cabea, constituda pelos seguintes ossos: - Nasal (2) - Lacrimal (2) - Incisivo (2) - Zigomtico (2) - Vmer (1) - Maxilar (2) - Pterigide (2) - Palatino (2) - Concha Nasal (cornetos) (4), 2 dorsais, 2 ventrais - Mandbula (1) - Hiide (1) Crnio: a poro mais caudal, formado por ossos planos e esses concorrem para a formao da cavidade craniana, que vai proteger parte do sistema nervoso central o encfalo. Est dividido em poro basal e poro dorsal (abbada craniana). Poro basal: lembra a continuao da coluna vertebral, estando formado pelos seguintes ossos: - Occipital (1)

23 - Esfenide (1) - Etmide (1) - Temporais (2) Poro dorsal: forma o teto e parte das paredes laterais da cavidade craniana, compreendendo os ossos: - Parietais (2) - Interparietal (1) - Frontais (2) Termos de referncia para a cabea: rostral / caudal ; dorsal / ventral

Para cavidades: interno / externo externo interno CABEA crnio - base OSSOS DA BASE OCCIPITAL - o mais caudal dos ossos do crnio. Forma a parede caudal da abbada craniana e da base, sendo que no encontro destas duas existe uma grande perfurao ao centro, o forame magno, que liga a cavidade craniana com o canal vertebral. O occipital divide-se em: - duas pores laterais - uma poro basilar - uma poro escamosa As pores laterais mais a poro basilar formam o forame magno. A poro escamosa no participa. As pores laterais apresentam: - condilo do occipital que articula com o Atlas. - processo paracondilar (paramastide) - fossa condlea ou condiliana - forame do nervo hipoglosso

24

A poro basilar: Forma com seu bordo lateral o limite medial do hiato rasgado (forame lcero). Apresenta na fuso com o corpo do esfenide, dorsalmente, a crista esfenooccipital(internamente) e ventralmente (externo) dois tubrculos basilares. A poro escamosa: Face externa: - crista nucal - crista parietal externa - protuberncia occipital externa, onde se insere a poro funicular do ligamento nucal. Face interna: - protuberncia occipital interna - impresses digitais RUMINANTES: forma parte ventral somente da superfcie caudal do crnio, crista parietal externa estende-se ventralmente na protuberncia occipital externa, cndilos mais afastados, processos paracondilar curtos e largos, na fossa condlea ventral encontramos 2 ou + forames o mais ventral o forame do hipoglosso, a base do occipital curta e apresenta 2 grandes tubrculos musculares localizados na juno com o esfenide, no tem forame lcero, somente o forame jugular, no possui crista nucal e sim uma linha nucal. SUNOS: forma a superfcie caudal do crnio, achatado e alongado; processo paracondilar alongado, forame do hipoglosso localiza-se caudal ao forame jugular, apresenta linha temporal e linhas oblquas. CARNVOROS: cndilos achados, presena de forame mastide, processos paracondilar curtos, parte basilar larga e se une a bula timpnica, forame do hipoglosso pequeno. ESFENIDE - forma 2/3 rostrais do crnio entre o occipital caudalmente e etmide rostralmente. Encontra-se dividido em trs partes: corpo, asas temporais e asas orbitais. Embriologicamente originado de duas partes isoladas, o basisfenide e o presfenide, que se fundem completamente em um nico osso no adulto. Corpo Face ventral - sua poro rostral fica escondida em grande parte pelas asas do vmer e ossos pterigides.

25 Seio esfenoidal - o corpo do esfenide apresenta uma cavidade que revestida de membrana mucosa e est repleta de ar e que entra em contato com o meio externo atravs do fundo da cavidade nasal, o seio esfenoidal. Como todos os seios paranasais, tem a funo de diminuir o peso especfico do crnio. Face dorsal - asa orbitria - asa temporal - corpo do esfenide - processo basilar do occipital - sulco ptico - canais pticos - fossa hipofisria (sela trcica) - sulco para o seio cavernoso da dura-mter - sulco do nervo maxilar - crista esfeno-occipital - hiato rasgado Asas orbitrias Face interna - Apresenta impresses dos giros cerebrais, ampla e arredondada, pois a formao em escamas sobrepostas faz com que na face externa apenas uma pequena parte seja visualizada na fossa pterigopalatnica. Face externa - Fica em grande parte escondida pela asa temporal e pelos ossos temporais e frontais. Seu contorno de um dedo limitado caudalmente pela poro temporal do frontal e rostralmente pela poro orbitria do frontal, na fossa pterigopalatnica, dorsalmente a asa temporal. Asas temporais Face interna - corresponde a pequena parte lateral ao corpo do esfenide e ocupada pelos sulcos para o seio cavernoso da dura-mter e para o nervo maxilar. Face externa - apresenta uma projeo rostro-ventral, o processo pterigide do esfenide que vazado na base pelo canal alar. Seu bordo rostral forma a crista pterigide (pterigopalatnica) que perfurada pelo forame troclear que inconstante. Ela esconde os forames caudais da fossa pterigopalatnica, de dorsal para ventral: ptico Orbitrio Redondo Alar rostral Seu bordo caudal forma o limite rostral do forame lcero que apresenta 3 incisuras que so de medial para lateral: Incisura carotdea p/ a artria cartida interna Incisura oval p/ o nervo mandibular Incisura espinhosa p/ a artria menngea mdia.

26

Processo pterigide do esfenide - uma projeo rostroventral da asa temporal e do corpo do esfenide que se funde como um bisel escamoso. RUMINANTES: crista pterigide, forame rbito-redondo, forame oval, no apresenta canal alar. SUNOS: corpo triangular, forame rbito-redondo, crista pterigide, no apresenta forame alar. CARNVOROS: forame oval, forame alar rostral e caudal, meato temporal. ETMIDE est rostralmente ao esfenide formando a parede rostral da abbada que o septo ou tabique que separa a cavidade craniana das cavidades nasais. formado por: - 2 lminas crivosas ou crivadas - 2 massas laterais (medial em meia cabea) - 1 lmina perpendicular - Lminas crivosas - so tabiques em forma de peneira, vazadas por inmeros orifcios (crivos) onde passam as fibras nervosas que formam o I par craniano, o nervo olfatrio. Face cerebral - cncava e est dividida na linha mediana pela crista galli, em duas fossas etmoidais. A crista galli a projeo intracraniana da lmina perpendicular. Face nasal - convexa e dela pende as massas laterais, que so compostas por endoturbinados, para o interior das cavidades nasais. - Massas laterais - so lminas sseas finas do tipo papirceas enroladas, formando os endoturbinados, os quais diminuem de tamanho de dorsal para ventral. O primeiro o maior e se insere no osso nasal e chamada concha nasal dorsal (I endoturbinado). O segundo bem menor e chama-se de grande clula etmoidal ou concha nasal mdia.(II endoturbinado). - Lmina perpendicular - Forma a parte caudal do tabique (septo) nasal, a parte ssea, o restante do septo cartilagneo. Na crista perpendicular localiza-se a crista galli. TEMPORAIS - localizados de cada lado da cavidade craniana. Est subdividido em poro escamosa, petrosa e timpnica (a timpnica ser descrita juntamente com a petrosa) - Poro Escamosa Externamente: - Processo zigomtico do temporal: se une ao processo temporal do zigomtico e forma o arco zigomtico.

27 - Cndilo temporal (tubrculo articular): articula-se com os cndilos da mandbula. - Cavidade glenide (fossa mandibular) - Processo ps glenideo (retroarticular) - Forame ps glenideo (retroarticular) Internamente: - cncava com impresses digitais dos giros cerebrais. - Poro Petrosa - tem a forma de uma pirmide, esta dividida em quatro faces, uma base e um pice (vrtice), que abriga em seu interior os rgos que captam a audio e o equilbrio esttico e dinmico. Face externa: - Processo acstico externo com o meato acstico externo - Processo mastide - Sulco para artria menngea caudal Face Interna: - Meato acstico interno - Crista petrosa Base: - Processo muscular - Processo estilide - local onde se articula com o osso hiide. - Forame estilomastide- d passagem ao nervo facial. - Ampola ssea (bolha timpnica) pice (vrtice): poro mais dorsal, est relacionada com a poro escamosa do temporal e com o osso occipital. RUMINANTES: processo ps glenideo menos proeminente, processo muscular grande, no possui processo mastide, possui meato temporal. SUNOS: processo ps glenideo reduzido, bula timpnica alongada, processo muscular, processo mastide reduzido, processo estilomastide fundido a bula timpnica, forame estilomastide. CARNVOROS: no apresenta cndilo temporal, processo ps glenideo grande, meato temporal, processo mastide, forame estilomastide, processo muscular, processo estilide. CABEA crnio - dorsal OSSOS DA PORO DORSAL PARIETAIS - ocupa a maior parte da abbada craniana. Os dois parietais fundem-se na linha mediana pela sutura parietal ou interparietal. Face externa: convexa e apresenta a crista parietal externa que se bifurca rostralmente, indo alcanar o processo supraorbitrio (zigomtico) do frontal. Forma parte da parede medial da fossa temporal.

28

Face interna: cncava e apresenta as impresses dos giros cerebrais e na linha mediana forma a crista parietal interna, que sulcada e por onde corre o seio longitudinal da dura-mter. Bordo rostral: apresenta a sutura parieto frontal. Bordo caudal: forma as suturas parieto occipital e parieto interparietal. Bordo medial: apresenta a sutura parietal. Bordo lateral: forma a sutura escamosa, entre o parietal e a poro escamosa do temporal. INTERPARIETAIS - na linha mediana, rostralmente a poro escamosa do occipital e caudalmente aos ossos parietais. descrito como um osso mpar. Face externa: lisa e cortada na linha mediana pela crista parietal externa. Face interna (cerebral): apresenta a protuberncia occipital interna que uma eminncia em forma de pirmide triangular com 3 bordos cortantes, com o pice projetado ventro-rostralmente, entre os hemisfrios cerebrais e o cerebelo. A base da protuberncia vazada transversalmente pelo sulco transversal onde corre o seio comunicante da dura-mter. FRONTAIS - formam a parte mais rostral da abbada craniana e a parte mais caudal do teto da face, correspondendo a testa. Face externa: quase lisa, plana e subcutnea. Apresenta uma projeo lteroventral, o processo supraorbitrio ou zigomtico do frontal, com um forame supraorbitrio. Face interna: a lmina interna projeta-se internamente dos ossos nasais em direo caudo-ventral indo se fundir ao dorso das lminas crivosas e perpendicular do etmide, da projeta-se caudo-dorsalmente indo fundir-se internamente a lmina externa do frontal, criando assim um espao chamado seio frontal. Este dividido na linha mediana por um septo completo e cada seio subdividido incompletamente por numerosos tabiques sseos. Processo zigomtico do frontal - projeta-se ltero-ventralmente fusionando-se ao arco zigomtico, fechando caudalmente a cavidade orbitria. Relaciona-se com os ossos: Frontal do antmero oposto sutura frontal Nasal sutura fronto nasal Lacrimal sutura fronto lacrimal Parietal sutura parieto frontal (coronal) Temporal sutura escamosa Esfenide sutura fronto esfenoidal Palatino sutura fronto palatina

29 Maxilar sutura fronto maxilar RUMINANTES: forma metade do comprimento total do crnio, as bordas formam com o parietal uma grande protuberncia intercornual ponto mais alto do crnio; processo cornual ( animais aspados), processo zigomtico curto e se une ao processo frontal do zigomtico, forame supra orbital apresenta o sulco supra orbital. SUNOS: processo zigomtico incompleto, no alcana o arco zigomtico. CARNVOROS: processo zigomtico curto e no alcana o arco. A rbita completada por uma fibrocartilagem; no apresenta forame supra orbitrio. CABEA FACE OSSOS DA FACE NASAL rostralmente aos frontais formando a maior parte do teto da cavidade nasal. Face externa (facial) - lisa e convexa transversalmente. Face interna (nasal) - lisa, cncava e cortada longitudinalmente pela crista para a insero da concha nasal dorsal. Forma, na extremidade caudal, pequena parte do teto do seio frontal. Bordo medial - reto com sutura internasais. Bordo lateral - apresenta as suturas naso maxilar e naso lacrimal. Extremidade caudal - sutura naso frontal. Extremidade rostral - um vrtice livre, que concorre na formao da incisura naso incisiva (nasomaxilar). BOVINOS: no se funde com os ossos adjacentes mesmo na idade avanada, a extremidade rostral alargada e apresenta uma incisura. OVINOS: semelhante ao eqino. SUNOS: na extremidade rostral da cartilagem do septo nasal entre os ossos nasal e incisivo apresenta o osso rostral (osso do focinho do porco). CANINOS: no formam a incisura naso incisiva. LACRIMAL - esto localizados na poro rostral da rbita e se estendem rostralmente sobre a face at o maxilar. Articula-se com o osso frontal e nasal dorsalmente e com o zigomtico e maxilar ventralmente. Apresenta 3 faces: orbitria, facial e nasal. Face orbitria - triangular, lisa e cncava. Forma parte da parede rostral da cavidade orbitria. Apresenta a fossa para o saco da glndula lacrimal, da qual parte o canal lacrimal sseo abrindo-se no sulco lacrimal do maxilar, na cavidade nasal.

30 Face facial - um pentgono irregular, convexa e lisa com um pequeno tubrculo lacrimal ao centro. Face nasal - projeta-se no interior dos seios frontal e maxilar. cncava e irregular, e cruzada longitudinalmente pelo canal lacrimal sseo. ZIGOMTICO (malar) - articula-se com o osso lacrimal dorsalmente, com o maxilar rostral e ventralmente, e com o temporal caudalmente. composto de: face facial, face orbitria e face nasal com 3 bordos e 1 processo temporal do zigomtico. Face facial - lisa e convexa, larga rostralmente e estreita caudalmente. Apresenta, ventralmente, a crista facial onde se insere o msculo masseter, que fecha a boca. Face orbitria - muito pequena e est separada da face facial por um bordo orbitrio cncavo. cncava e lisa. Face nasal - cncava e se projeta no interior do seio maxilar. Processo temporal do zigomtico - uma projeo caudal, em bisel, que se funde ao processo zigomtico do temporal, ventralmente, formando com este o arco zigomtico. RUMINANTES: apresenta o processo bifurcado em duas pores: uma o processo frontal do zigomtico que se articula com o processo zigomtico do frontal e a outra o processo temporal do zigomtico. SUNOS: no se articula com o frontal, processo temporal bastante robusto e tambm bifurcado. CANINO: o processo temporal a maior parte do osso zigomtico. muito longo e fortemente curvo. Entre os processos, temporal e zigomtico, existe uma pequena eminncia denominada de processo frontal, no qual se insere o ligamento orbitrio. MAXILAR OU MAXILA - situam-se na poro lateral da face e se articulam com quase todos os ossos da face e alojam os dentes molares superiores. Apresenta 1 corpo e 2 processos (o palatino e o zigomtico do maxilar). Corpo Face externa: cncava rostralmente e convexa caudalmente. Apresenta a crista facial, que a continuao rostral do arco zigomtico. vazada pelo forame infraorbitrio. Face interna ou nasal dentro da cavidade nasal. cncava dorso-ventralmente e forma a maior parte da parede lateral da cavidade nasal. Apresenta o sulco lacrimal que a continuao do canal lacrimal sseo, proveniente do saco da glndula lacrimal. A crista para insero da concha nasal ventral. Canal infraorbitrio leva vasos e nervos infraorbitrios entre o forame maxilar e infraorbitrio. Ele est situado no bordo dorsal da lmina interna do maxilar, a qual delimita medialmente uma cavidade chamada seio maxilar. Esta grande cavidade do corpo da maxila subdividida parcialmente por trabculas sseas. Ele revestido por

31 membrana mucosa, abrindo-se na cavidade nasal e est repleto de ar. Como todo seio paranasal, tm a funo de diminuir o peso especfico do crnio. Processo palatino que forma a maior parte do palato duro. Apresenta o sulco palatino, forame palatino maior rostral e os forames palatinos menores ou acessrios. Processo zigomtico do maxilar - uma projeo em forma de estilete, situado ventromedialmente ao processo temporal do osso zigomtico. Bordo dorsal - irregular e escamoso e articula-se com os ossos incisivos, nasais e lacrimais. Bordo ventral ou alveolar - apresenta 6 alvolos dentrios separados por tabiques inter alveolares para os 6 dentes molares superiores. Rostralmente ao primeiro grande molar freqentemente existe um alvolo para o primeiro pr-molar chamado de dente de lobo. Extremidade rostral - pontiaguda e articula-se com o osso incisivo. Extremidade caudal - larga e apresenta: a tuberosidade maxilar, caudal ao ltimo dente e o processo zigomtico do maxilar. RUMINANTES: maxilar mais curto, o forame infra-orbitrio pode ser duplo, principalmente no ovino. No apresenta crista facial, apresentando no seu lugar a tuberosidade facial. SUNOS: o maxilar alongado, forame infra-orbitrio geralmente duplo. CANINOS: no apresenta crista nem tuberosidade facial INCISIVO (pr maxilares) - so os ossos mais rostrais da face, se articulam com os ossos nasais, maxilares e vmer. composto de um corpo e dois processos: palatino e nasal. Corpo: a face labial lisa e relaciona-se com o lbio superior e a face palatina cncava. O corpo acha-se perfurado pelo canal inter incisivo, onde penetram artria, veia e nervo incisivo. Processos nasais: projetam-se caudal e dorsalmente formando parte da parede lateral da cavidade nasal. Formam, juntamente com o osso nasal, a incisura naso incisiva, que a abertura ssea da narina. Ventralmente, na juno com o maxilar, forma no macho adulto, o alvolo para o dente canino, raramente ocorrendo em fmeas. Processos palatinos: so duas lminas sseas que formam a poro rostral do palato duro. Est separada lateralmente do maxilar pela fissura palatina. Bordo alveolar: apresentam trs alvolos profundos para os dentes incisivos superiores. RUMINANTES: no apresentam dentes incisivos superiores nem processos alveolares, o canal inter incisivo se transforma fissura inter incisiva. SUNOS: fissura palatina alargada e o canal inter incisivo se transforma em fissura.

32 CANINOS: no possui incisura naso incisiva. VMER - est localizado na cavidade nasal. constituda por uma lmina que forma rostralmente um sulco septal onde se encaixa a cartilagem do septo nasal. Caudalmente se expande lateralmente como se fossem orelhas de gato formando uma incisura sem nome. Lateralmente esto limitadas pelo palatino e pterigide. PTERIGIDE - so lminas sseas encurvadas que articulam-se com os ossos palatino, esfenide e vmer. Formam parte das paredes laterais das coanas. A extremidade ventral livre e forma o processo ganchoso do pterigide ou hmulo do pterigide. PALATINO - esto situados em ambos os lados das coanas e formam a poro caudal do palato duro. Apresentam duas lminas: horizontal e perpendicular. Coana a abertura caudal da cavidade nasal Lmina horizontal: plana e forma a poro caudal do palato duro. Possui a forma de uma ferradura quando unida a lmina do lado oposto. Une-se com o processo palatino do maxilar e forma com este o forame palatino maior rostral que a sada do canal palatino. Lmina perpendicular: forma a parede lateral das coanas e parte da parede da fossa pterigopalatina. So cncavas e lisas. Forma com o osso pterigide o processo pterigide. Forame da fossa (de dorsal p/ ventral): forame maxilar, f. esfenopalatino, f. palatino maior caudal. forame maxilar forame esfenopalatino forame palatino maior caudal canal infra orbitrio canal palatino forame infra orbitrio cavidade nasal forame palatino maior rostral

CONCHAS NASAIS (cornetos) - so ossos em forma de lminas enroladas localizados no interior da cavidade nasal, so em nmero de 2 pares (ventral e dorsal) que esto separados pelo septo nasal. As conchas nasais dorsais (formao pertencente ao osso etmide) esto fixadas nas cristas para insero da concha nasal dorsal do osso nasal e as ventrais nas cristas para insero da concha nasal ventral do osso maxilar. Funo: as conchas aumentam a superfcie de contato do ar inspirado com a mucosa quente, aumentando a temperatura do ar, diminuindo a possibilidade de choque trmico, quando este ar chega aos pulmes. por este motivo que se deve sempre respirar pelo nariz e no pela boca. Meatos so os espaos existentes entre as conchas e so: Meato nasal dorsal: o espao entre a concha nasal dorsal e o teto da cavidade nasal. Meato nasal mdio: o espao entre as conchas nasais dorsais e ventrais. Meato nasal ventral: o espao entre a concha nasal ventral e o assoalho da cavidade nasal. Meato comum: o espao entre as conchas e o septo nasal.

33

Corte transversal da cabea de equino na altura do quarto dente pr molar superior. 38 concha nasal dorsal, 39 concha nasal ventral, 33 meato nasal comum, 34 meato nasal ventral, 35 meato nasal mdio, 36 meato nasal dorsal.

Corte mediano da cabea de eqino. 5 concha nasal dorsal, 6 concha nasal mdia, 8 concha nasal ventral, 13 meato nasal dorsal, 14 meato nasal mdio, 15 meato nasal ventral MANDBULA - o maior osso da face e mpar. As duas metades se fundem quando o animal apresenta ao redor de dois meses de idade. Para descrio consiste em um corpo e dois ramos verticais. Corpo: a poro horizontal, espessa, que apresenta os dentes incisivos inferiores. Face lingual: lisa e cncava onde repousa a ponta da lngua. Face mentoniana: convexa e corresponde ao lbio inferior. Est marcada por um sulco central que corresponde snfise mandibular. Borda alveolar: apresenta seis alvolos para os dentes incisivos inferiores e um pouco mais caudal, um alvolo para o dente canino no macho, raramente em fmeas. Ramos: estende-se caudalmente ao corpo formando o ngulo da mandbula e continuando-se como poro vertical. Na sua divergncia entre os ramos forma o espao

34 inter mandibular. Apresenta a poro horizontal, poro vertical, 2 faces, 2 bordos e 2 extremidades. PORO HORIZONTAL Face lateral: lisa e apresenta na juno com o corpo o forame mentoniano que a abertura rostral do canal mandibular. Face medial: lisa e apresenta a linha milohioidea, prxima ao bordo ventral, onde se insere o msculo milohioideo. PORO VERTICAL Face lateral: com linhas rugosas para insero do msculo masseter. No co existe uma fossa massetrica. Face medial: cncava e apresenta linhas de insero para o msculo pterigideo interno. perfurada pelo forame mandibular que a entrada do canal mandibular. BORDO ALVEOLAR (dorsal) - apresenta seis alvolos pares para os dentes molares inferiores. BORDO VENTRAL - arredondada no cavalo jovem, tornando-se estreita e cortante nos animais idosos. Prximo ao ngulo da mandbula existe pequena depresso denominada de incisura onde os vasos faciais e o ducto parotdeo, contornam o osso. local de tomada de pulso no eqino. Canal mandibular - inicia no forame mandibular e abre-se no forame mentoniano, seu trajeto ventral aos dentes molares, e por ele passam artria, veia e nervo mandibular. ngulo da mandbula - largo e spero e onde se insere o msculo occipito mandibular (digstrico) que abre a boca. EXTREMIDADE ROSTRAL a que se une ao corpo. EXTREMIDADE ARTICULAR apresenta o processo coronide onde se insere o msculo temporal, que fixa a mandbula ao crnio. Um cndilo mandibular que se articula com a poro escamosa do temporal, um colo da mandbula e uma incisura mandibular.

35

RUMINANTES: as duas metades no se fundem completamente mesmo na idade avanada, portando existe snfise mandibular. O corpo mais curto e mais largo, e apresenta 8 alvolos para os dentes incisivos inferiores. No h alvolos para os dentes caninos. Apresenta 6 alvolos para os dentes molares. O processo coronide mais extenso e se projeta caudalmente. O ramo menor que o do eqino. SUNOS: existe um par de forames mentonianos mediais. Na face lateral h vrios forames mentonianos laterais. Apresenta alvolos para os dentes caninos dirigidos lateralmente. O processo coronide pequeno e a incisura mandibular larga. CANINOS: apresenta snfise mandibular. Apresenta alvolos para os dentes caninos. Existem dois ou trs forames mentonianos. O processo coronide muito extenso. No ngulo entre o corpo e o ramo vertical da mandbula existe o processo angular que se projeta caudalmente. HIIDE conhecido vulgarmente por osso da lngua. Est situado entre os ramos da mandbula, caudalmente. constitudo por diversas peas sseas que se articulam entre si. Est inserido no processo estilide da parte petrosa do temporal atravs da cartilagem tmpano hiide. Basiide apresenta rostralmente o processo lingual onde se fixa a base da lngua. Latero caudalmente projetam-se dois tirohiides que sustentam a laringe. Estilohiide (estilide) tem de 18 20 cm de comprimento e apresenta um ngulo articular (articula no processo estilide da poro petrosa do temporal) e outro muscular. RUMINANTES / SUNOS: entre o estilohiide e o ceratoiide existe o epiide.

36 CANINO: apresenta epiide bem desenvolvido.

Osso hiide de eqino: g ngulo articular; f ngulo muscular; f estilide (estiloiide); e epiide (fundido no estilide - vermelho); d ceratoiide; a basiide; b processo lingual; c processo tiroiide; c catilagem de c.

Osso hiide de bovino: 1 ngulo articular; 2 - ngulo muscular; 2 estilide; 3 epiide; 4 ceratoiide; 5 - processo tiroiide; 6 - catilagem de 5; 7 basiide; 8 processo lingual. ESQUELETO APENDICULAR (membro torcico (anterior) e membro plvico (posterior) MEMBRO TORCICO - Consiste de quatro partes: cintura escapular, brao, antebrao e mo.

37 Cintura escapular - quando completamente desenvolvida formada por escpula, coracide e clavcula. Nos mamferos domsticos somente a escpula desenvolvida e o osso coracide funde-se com ela. A clavcula est ausente ou um pequeno rudimento encravado no msculo braquioceflico. Os membros torcicos se articulam com o tronco por meio de msculos. Este tipo de articulao denominada sisarcose. Brao - consiste de um nico osso longo, o mero. Antebrao - formado por dois ossos, rdio e ulna. No cavalo e boi os dois ossos esto fusionados. O rdio bem mais desenvolvido e a ulna s desenvolvida na extremidade proximal. No suno a ulna maior e bem desenvolvida. Mo - formada por carpo, metacarpo, falanges e sesamides. ESCPULA (cintura escapular ) - um osso plano situado lateralmente na poro cranial da parede do trax. Tem forma triangular e apresenta duas faces, trs bordas e trs ngulos. Face lateral - acha-se dividida em duas fossas pela espinha da escpula. Esta espinha apresenta uma proeminncia central denominada de tuberosidade da espinha. A fossa situada cranialmente a espinha denominada de fossa supra-espinhosa e a localizada caudalmente de fossa infra-espinhosa. Face costal (medial) - apresenta a fossa subescapular. Borda proximal - situa-se a cartilagem escapular. Borda cranial - convexa e rugosa na poro proximal; cncava e lisa na poro distal. Borda caudal - levemente cncava. ngulo articular (distal ou glenide) - une-se ao corpo da escpula pelo colo. Apresenta a cavidade glenide para articular com a cabea do mero. A cavidade oval com uma incisura glenide. Apresenta tambm, o tubrculo supraglenide cranialmente, e no seu lado medial temos o processo coracide. ngulo cranial e caudal - no ruminante, no co, no gato e no suno (rudimentar) a espinha da escpula projeta-se distalmente formando o acrmio. RUMINANTES: a fossa supra-espinhal no se estende at a poro ventral do osso. A tuberosidade da espinha no distinta. A espinha se prolonga ventralmente por uma projeo pontiaguda denominada de acrmio. No apresenta incisura glenide. O processo coracide curto e arredondado. SUNOS: a espinha triangular e projeta-se por cima da fossa infra-espinhosa. Possui acrmio rudimentar. A tuberosidade da espinha grande. No tem incisura glenide, nem processo coracide. CANINO: no apresenta tuberosidade da espinha e incisura glenide. O processo coracide pequeno. O acrmio rombudo. A cartilagem da escpula no to desenvolvida. MERO (brao) - um osso longo que se articula com a escpula proximalmente formando a articulao do ombro e com o rdio e ulna distalmente formando a articulao do cotovelo. Compe-se de um corpo (difise) e duas extremidades (epfises).

38 Difise irregular e apresenta aparncia de ter sofrido uma toro. A face lateral encurvada espiralmente formando um sulco musculoespiral para o msculo braquial. Face medial - apresenta a tuberosidade redonda maior e no tero distal o forame nutrcio. Face cranial apresenta-se separada da face lateral pela crista do mero na qual encontramos a tuberosidade deltide. Acima desta teremos a tuberosidade redonda menor e uma rea rugosa para a insero do msculo infraespinhoso. Face caudal redonda e lisa. Epfise proximal - apresenta uma cabea articular que se articula com a cavidade glenide da escpula e cranialmente uma fossa com vrios forames. Apresenta tambm o tubrculo maior (lateral) com duas partes, uma cranial e outra caudal; e o tubrculo menor (medial) tambm com parte cranial e outra caudal. O sulco intertuberal ou bicciptal situado cranialmente e dividido por uma crista. Epfise distal formada por um cndilo medial e um lateral e dois epicndilos (lateral e medial). Apresenta duas fossas, uma cranial a fossa radial e outra caudal a fossa do olcrano na qual projeta-se o processo ancneo da ulna. RUMINANTES: sulco intertuberal nico, a tuberosidade deltide menos proeminente. SUNOS: a tuberosidade deltide pequena ou inexistente, no apresenta tuberosidade redonda maior, o tubrculo lateral grande, o sulco intertuberal no est dividido. CANINOS: o mero relativamente muito longo, as fossas radial e do olcrano, normalmente se comunicam atravs do forame supratroclear. RDIO (antebrao) - o mais longo dos dois ossos do antebrao no eqino. Articulase proximalmente com o mero, distalmente com o carpo e caudalmente com a ulna. Difise encurvada em toda a extenso. Apresenta duas faces e dois bordos. Face caudal cncava e aplainada e apresenta o espao intersseo do antebrao que um sulco liso pouco profundo que se forma com a ulna. Epfise proximal achatada, apresenta a superfcie articular para o mero (circunferncia articular umeral) e cranio-dorsalmente a tuberosidade do rdio. Constituda de duas cavidades separadas por uma crista sagital, em cuja extremidade encontramos o processo coronide. Epfise distal apresenta a face articular para articulao do carpo. Na face cranial encontramos 3 sulcos rasos separados por cristas. ULNA - um osso longo reduzido, situado caudalmente ao rdio, com o qual est parcialmente fusionado no adulto, articulando-se tambm com o mero. Projeta-se proximalmente constitundo o olcrano que a maior parte do osso. A borda cranial apresenta uma projeo pontiaguda, denominada de processo ancneo, que se prolonga distalmente com a incisura troclear (semilunar), a qual se articula com o mero. A

39 extremidade livre uma tuberosidade rugosa denominada de tuberosidade do olcrano, onde se insere o msculo trceps braquial. Epfise distal fusionada ao rdio. RUMINANTES: a extremidade distal da ulna projeta-se alm da extremidade distal do rdio, formando o processo estilide da ulna, essa extremidade articula-se como carpo. SUNO: a ulna tambm se articula com os ossos do carpo. CO: tanto o rdio como a ulna apresentam o processo estilide. LEMBRETE: Rdio e tbia so mediais, ulna e fbula so laterais. CARPO (mo) - formado por um conjunto de ossos ordenados em duas filas, uma proximal e outra distal. A fila proximal articula-se com o rdio no eqino e, nas demais espcies com o rdio e ulna. Fileira proximal Osso radial do carpo Osso intermdio do carpo Osso ulnar do carpo Osso acessrio do carpo Fileira distal Primeiro carpiano Segundo carpiano Terceiro carpiano Quarto carpiano

Fileira proximal: o radial o maior de todos; o intermdio tem forma de cunha; o ulnar o menor e mais irregular; o acessrio tem forma de disco, bem saliente e apresenta duas facetas articulares - uma para o rdio e outra para o carpo ulnar. Fileira distal: o primeiro o menor e inconstante, aparecendo em cerca de 50% dos animais; o segundo o menor dos constantes e tem forma quase esfrica; o terceiro o maior e mais irregular e o quarto tem forma de cunha e apresenta um tubrculo palmar. Face dorsal Face palmar

1 radial, 2 intermdio, 3 ulnar 4 II , 5 III, 6 IV

1 acessrio, 2 ulnar, 3 intermdio, 4 radial, 5 IV, 6 III, 7


I (inconstante), 8

- II

BOVINO: o carpo apresenta seis ossos. Fileira proximal Osso radial do carpo Fileira distal no possui 1carpiano

40 Osso intermdio do carpo Osso ulnar do carpo Osso acessrio do carpo SUNO: composto de 8 ossos. CO: composto de 7 ossos. Fileira proximal Osso radial + intermdio do carpo Osso ulnar do carpo Osso acessrio do carpo Fileira distal 1 carpiano 2 carpiano 3 carpiano 4 carpiano 2+3 fusionados 4 carpiano

Figura esquemtica mostrando a evoluo do carpo e metacarpo nas diferentes espcies. METACARPO - no equino existem 3 ossos metacarpianos, sendo que somente um, o terceiro ou grande metacarpiano, completamente desenvolvido e suporta um dedo, os outros (segundo e quarto) so muito reduzidos e so comumente chamados de pequenos metacarpianos. O primeiro e quinto metacarpianos no existem no eqino. Grande metacarpiano: um osso longo e muito forte, situado entre o carpo e a falange proximal. Difise liso, semi cilndrico, achatado no sentido dorso-palmar. Apresenta na face palmar uma rea rugosa para insero dos pequenos metacarpianos. Epfise proximal apresenta uma face articular para a fileira distal do carpo. Dorsomedialmente encontramos a tuberosidade metacarpiana (referncia de posio para direito ou esquerdo).

41 Epfise distal apresenta dois cndilos separados pela crista sagital que se articula com a falange proximal e ossos sesamides proximais. Pequenos metacarpianos: esto situados na face palmar do grande metacarpiano (no tero proximal). Apresentam a epfise proximal alargada com facetas para articulao com a fila distal do carpo e a epfise distal que termina em forma de estilete no tero distal do grande metacarpiano Corresponde ao segundo e quarto dedos. RUMINANTES: o grande metacarpiano constitudo pela fuso do III e IV metacarpianos. Apresenta, na face dorsal, um sulco longitudinal (sulco vascular). Na poro proximal da borda lateral do grande metacarpiano encontra-se um pequeno metacarpiano que vestgio do quinto dedo. SUNO: apresenta quatro ossos metacarpianos. O primeiro ausente, o terceiro e quarto so bem desenvolvidos e o segundo e quinto so menores e sustentam os dgitos acessrios (no atingem o solo). CANINOS: apresenta cinco ossos metacarpianos, sendo o primeiro menor e o terceiro e quarto os maiores. FALANGES (dedos) formado por trs falanges: a falange proximal a mdia e a distal. Falange proximal o menor um osso longo. Situa-se entre o grande metacarpiano e a falange mdia. A difise lisa e mais larga proximalmente. A epfise proximal apresenta duas cavidades glenide (articulares) separadas por um sulco sagital. A epfise distal apresenta dois cndilos que se articulam com a falange mdia. Falange mdia um osso curto. Est situada entre as falanges proximal e distal. A face proximal apresenta duas cavidades glenide (articulares) que vo se articular com a falange proximal. A face distal articula-se com a falange distal e sesamide distal (ou navicular). Falange distal - encontra-se envolvida pelo casco, com o qual se assemelha. Apresenta trs faces: articular, dorsal e palmar. Face articular articula-se com a falange mdia e com o osso sesamide distal (navicular). Na borda proximal, apresenta uma eminncia denominada de processo extensor, onde se insere o msculo extensor comum dos dedos. Face dorsal apresenta inmeros forames de vrios tamanhos, responsveis pela irrigao desta rea. Lateralmente e medialmente apresenta o sulco dorsal. Na borda distal (solar), centralmente, existe uma incisura chamada de crena. Face palmar est dividida em duas partes por uma linha curva e rugosa denominada de crista semi-lunar. As extremidades, lateral e medial, so chamadas de processos angulares ou palmares, sendo o local onde se prende a cartilagem de complementao. SESAMIDES PROXIMAIS so em nmero de dois, localizados na face palmar da articulao do grande metacarpiano com a falange proximal. Articula-se com os cndilos da epfise distal do grande metacarpiano, e esto presos por meio de ligamentos na falange proximal.

42

SESAMIDE DISTAL (osso navicular) um osso nico, localizado na juno da falange mdia com a falange distal, articulando-se com ambas. RUMINANTES: apresenta dois dedos desenvolvidos (terceiro e quarto), cada um com trs sesamides (dois proximais e um distal). O segundo e quinto dedos so vestgios e esto situados na face palmar da falange proximal. SUNOS: apresenta quatro dgitos, dois maiores (terceiro e quarto) e dois menores (segundo e quinto). Os maiores apresentam trs sesamides (dois proximais e um distal) e os menores somente sesamides proximais. CANINOS: apresenta cinco dgitos que possuem trs falanges cada, com exceo do primeiro que tm duas (falta a falange mdia). A falange distal corresponde forma de garras e apresentam o processo ungueal que curvo e com extremidade livre.

Figura esquemtica mostrando o membro torcico comparativo de humano/eqino e membro plvico de humano/eqino. MEMBRO PLVICO Constitudo de quatro partes: cinturo plvico, coxa, perna e p. Cinturo ou cngulo plvico representado pelo osso coxal, que formado pela fuso dos ossos lio, squio e pbis. Coxa fmur e patela. Perna tbia e fbula. P tarso, metatarso, dedo (falanges e sesamides). COXAL o maior osso plano, compondo-se de trs ossos: o lio, squio e pbis que se unem no acetbulo, uma grande cavidade cotilide que se articula com a cabea do fmur. Esses ossos se fusionam ao redor de um ano de idade no eqino. Est unido ao

43 longo da linha mediana ventral pela snfise plvica que por sua vez formada pelas snfises pbica e isquitica (snfise squio pbica). LIO - a maior das trs partes, dividido em corpo e asa do lio. Apresenta 2 faces, 3 bordos e 3 ngulos. Face gltea direciona-se dorsolateral e caudalmente. Na poro mais larga situa-se a linha gltea, que se estende desde o centro da borda medial at a tuberosidade coxal. Presta insero aos msculos glteo mdio e profundo. Face sacroplvica convexa e apresenta uma faceta denominada de face auricular para articulao com o osso sacro. Na sua face ventral cruza a linha arqueada ou liopectnea, que inicia ventral a face auricular e estende-se at a borda cranial do pbis. Esta linha est interrompida no tero mdio pelo tubrculo do psoas para o msculo psoas menor. Bordo cranial ou crista do lio. Bordo medial forma a incisura isquitica maior que se continua caudalmente com a espinha isquitica. Bordo lateral apresenta sulco para os vasos iliolombares e o forame nutrcio. ngulo medial situa-se a tuberosidade sacral. ngulo lateral a tuberosidade coxal. ngulo acetabular unio com os outros 2 ossos para formar o acetbulo. SQUIO forma a parte caudal da parede ventral ou assoalho da pelve ssea. Borda cranial forma o contorno caudal do forame obturado (obturador ou obturatrio). Borda caudal espessa e forma o arco isquitico, juntamente com o lado oposto. Borda medial une-se com o lado oposto na snfise isquitica. Borda lateral forma a incisura isquitica menor, que se continua cranialmente com a espinha isquitica. ngulo caudo-lateral localiza-se a tuberosidade isquitica (no bovino trifacetada). ngulo cranio-lateral dorsalmente est a espinha esquitica. PBIS - a menor das trs partes do osso coxal. Forma a parte cranial do assoalho plvico. Face plvica convexa no animal jovem e no garanho, e lisa e cncava na gua e no macho castrado.

44 Face ventral convexa e rugosa para insero muscular. Prximo ao bordo cranial est cortada pelo sulco pbico (sulco do ligamento acessrio), s no eqino. Bordo cranial apresenta lateralmente a eminncia iliopbica e, prximo a snfise, o tubrculo pbico. Bordo medial une-se com o osso oposto na snfise pbica. Bordo caudal forma a margem cranial do forame obturado. ACETBULO uma grande cavidade cotilide que aloja a cabea do fmur. formada pelo squio, lio e pbis. A poro medial, do bordo do acetbulo, apresenta a incisura acetabular, pela qual passam os ligamentos acessrio e redondo da cabea do fmur. O ligamento acessrio s est presente no eqino. A poro articular est voltada internamente para uma depresso rugosa, a fossa acetabular (poro no articular). O lbio acetabular uma cartilagem localizada na borda do acetbulo que serve para ampliar a profundidade da cavidade. FORAME OBTURADO formado pelo squio e pbis. Seu contorno oval e est sulcado craniolateralmente pelos vasos e nervo obturador. No animal vivo encontra-se fechado pela membrana obturatria. PELVE SSEA a parede dorsal ou teto est formado pelo sacro e pelas primeiras trs vrtebras caudais e a parede ventral ou assoalho pelo pbis e squio. As paredes laterais so formada pelo lio e parte do corpo do squio. No animal vivo est completada pelo ligamento sacrotuberal largo e pelos msculos semimembranoso. A abertura apresenta dois dimetros principais: 1. Dimetro conjugado (sacropbico): a medida que vai do promontrio do sacro at a extremidade cranial da snfise pbica. 2.Dimetro transverso: medida dorsal aos tubrculos do psoas de um lado a outro. A pelve ssea apresenta diferenas notveis entre os dois sexos e entre as espcies quanto ao tamanho e forma. O arco isquitico mais aberto na fmea. Diferenas sexuais: Macho Fmea (1) DC 18,75 cm 23 a 24 cm (2) DT 20 cm 23 a 24 cm

45

Vista dorsal: 10 crista ilaca, 12 tuberosidade sacral, 13 linha gltea, 16 incisura isquitica maior, 14 acetbulo, 24 forame obturador, 21 snfise pbica, 22 snfise isquitica, 23 snfise plvica (arco isquitico), 18 tuberosidade isquitica. Vista ventral: 11 tuberosidade coxal, 15 face auricular, 17 tubrculo psoas, 16 19 linha arqueada (iliopectnea), 20 sulco pbico, 24 forame obturador,

Vista cranial da pelve ssea para medida dos dimetros: 1 promontrio, 14 snfise pbica, 4 tubrculo psoas, 3 linha arqueada, 10 acetbulo. RUMINANTES: apresentam a tuberosidade isquitica grande e trifacetada. SUNOS: o lio e squio esto quase em linha (mesmo plano) um com o outro. CANINO: as incisuras isquiticas maior e menor so muito rasas. Obs: fratura de pelve ssea comum em pequenos animais em atropelamentos e fratura do tber coxal em grandes animais.

46 FMUR (coxa) o maior e o mais pesado dos ossos longos. Articula-se proximalmente com o acetbulo e distalmente com tbia e patela. Difise cilndrica. O bordo medial apresenta proximalmente o trocanter menor e distalmente a tuberosidade supracondilar medial. O bordo lateral proeminente e apresenta proximalmente o terceiro trocanter e distalmente a fossa supracondilar e a tuberosidade supracondilar lateral. Epfise proximal larga e consiste de cabea, colo e trocanter maior. A cabea est medial e articula-se com o acetbulo. escavada medialmente por uma fvea na qual se insere os ligamentos acessrio e redondo da cabea do fmur. O colo une a cabea ao corpo. O trocanter maior situa-se lateralmente. A sua borda caudal continua-se distalmente como a crista trocantrica que forma a parede lateral da fossa trocantrica. Epfise distal est constituda da trclea cranialmente para articular com a patela, e dois cndilos caudalmente. Os cndilos esto separados por uma profunda fossa intercondilar e se articulam com os cndilos da tbia e meniscos da articulao do joelho. Na face medial existe uma proeminncia, o epicndilo medial e na face lateral o epicndilo lateral. RUMINANTES: o trocanter maior no est dividido, no apresenta o terceiro trocanter. SUNOS: no apresenta terceiro trocanter. CANINO: o terceiro trocanter mnimo, apresentam dois sesamides que se articulam com os cndilos. PATELA (joelho) um grande sesamide largo que se articula com a trclea do fmur. A face cranial livre, convexa e rugosa para insero muscular e de ligamentos. A face articular apresenta uma crista que corresponde ao sulco da trclea do fmur. No bordo medial se insere a fibrocartilagem da patela. A base proximal e o pice distal. BOVINO: longa, estreita e bastante espessa. Sua face cranial muito convexa. O grande processo cartilagneo, no lado medial marca a insero da fibrocartilagem. TBIA (perna) um osso longo que se articula proximalmente com o fmur, distalmente com o tarso e lateralmente com a fbula. Difise triangular proximalmente e alarga-se na extremidade distal. A face caudal aplainada e apresenta a linha popltea. O bordo cranial forma a crista da tbia e o bordo lateral cncavo e forma junto com a fbula o espao intersseo. Epfise proximal apresenta dois cndilos (medial e lateral) que se articula com os cndilos do fmur e os meniscos. Entre os cndilos existe uma proeminncia central denominada eminncia intercondiliana (espinha da tbia). Cranialmente, no alto da eminncia intercondiliana situa-se a tuberosidade da tbia. O cndilo lateral apresenta, na sua face lateral, uma faceta articular para a fbula.

47 Epfise distal apresenta uma face articular que se adapta a trclea do osso tarso-tibial (astrgalo). Lateral e medialmente esto os malolos lateral e medial. O malolo lateral corresponde extremidade distal da fbula. FBULA um osso longo, reduzido, situado ao longo do bordo lateral da tbia. A difise uma haste delgada que forma o limite lateral do espao intersseo. A epfise proximal articula-se com o cndilo lateral da tbia. A epfise distal fusiona-se com a tbia formando o malolo lateral. RUMINANTES: a fbula bem curta, a epfise proximal est fusionada ao cndilo lateral e a distal solta, formando o malolo lateral. CANINOS E SUNOS: a fbula tem comprimento semelhante a tbia e aparece um grande espao intersseo. TARSO (p) compe-se de 6 ossos em 3 fileiras: proximal, mdia e distal. Fileira proximal Tarso tibial (tlus ou astrgalo) Tarso fibular (calcneo) Fileira mdia Osso central do tarso Fileira distal I + II tarsianos III tarsiano IV tarsiano

Tarso tibial (talus, astrgalo) tem posio mdio dorsal, na fileira proximal. Articula-se com a tbia atravs da trclea, distalmente articula-se com o osso central do tarso. Plantarmente, apresenta faces articulares para o calcneo. Tarso fibular (calcneo) o maior dos ossos do tarso e sua extremidade livre forma a tuberosidade calcnea, onde se insere o tendo calcanear comum (de Aquiles). O primeiro e segundo ossos tarsianos podem estar fusionados no eqino. BOVINOS: tarso com 5 ossos. Apenas a fileira proximal bem definida, a mdia e a distal confundem-se. fileira proximal fileiras mdia e distal Tarso tibial com dupla trclea e tarso fibular Centroquarto (central + IV tarsiano) I tarsiano II + III tarsianos

SUNOS E CANINOS: tarso com 7 ossos. fileira proximal fileira mdia fileira distal Tarso tibial Tarso fibular osso central do tarso I tarsiano II tarsiano III tarsiano IV tarsiano

48

Figura esquemtica mostrando a evoluo do tarso nas diferentes espcies.

Desenho esquemtico mostrando os ossos do tarso de suno. A vista dorso medial. B vista dorso lateral. a talus; b calcneo; c tarso central; d I; e II; f III; g IV. Eqino, vista dorsal esquerda: A tarso fibular, B tarso tibial, C tarso central, D I + II tarsianos, III III tarsiano, IV IV tarsiano.

49 METATARSO - semelhante ao metacarpo, a difise do grande metatarsiano apresenta o contorno circular. RUMINANTES: na face mdio plantar da epfise proximal, localiza-se um pequeno metatarsiano, vestgio do segundo dedo.

Corte transversal, vista dorsal dos ossos metacarpo e metatarso esquerdo para visualizar o dimetro. FALANGES (dedo) igual ao membro torcico.

50 ARTROLOGIA (estudo das articulaes) Uma articulao formada pela unio de dois ou mais ossos ou cartilagens por outro tecido. O osso a parte fundamental da maioria das articulaes, em alguns casos um osso e uma cartilagem ou duas cartilagens, formam uma articulao. O nome da articulao formado pelo nome dos ossos que entram em sua constituio, ex. articulao escpulo-umeral, rene escpula e mero. Nesta denominao citado em primeiro lugar o osso que apresenta menor movimento. As articulaes podem ser classificadas quanto dinmica em trs classes: - articulaes Sinoviais ou Diartroses - articulaes Cartilaginosas ou Anfiartroses - articulaes Fibrosas ou Sinartroses - articulao Muscular ou Sisarcose ARTICULAES FIBROSAS SINARTROSE - neste tipo de articulao o elemento de unio o tecido fibroso que praticamente impede os movimentos, por isso so freqentemente denominadas articulaes fixas ou imveis. No apresentam cavidade articular. A maioria destas articulaes temporria em razo do meio de unio ser invadido por processo de ossificao, resultando em uma sinostose. Divide-se em: 1. Sutura: este termo aplica-se as articulaes da cabea, em que os ossos adjacentes encontram-se intimamente unidos por tecido fibroso - os ligamentos suturais. Classificam-se em: sutura serrtil: as bordas dos ossos apresentam irregularidades que se engrenam. Ex: sutura fronto nasal. sutura plana: as bordas dos ossos so lisas ou levemente enrugadas. Ex: sutura inter nasal. sutura escamosa: as bordas dos ossos so biseladas e se superpe. Ex: sutura parieto temporal. 2. Sindesmose: neste tipo o meio de unio o tecido fibroso branco ou tecido elstico ou uma mescla de ambos. Ex: corpos dos metacarpianos e metatarsianos do cavalo, inseres das cartilagens costais entre si, rdio e ulna, etc. 3. Gonfose: este termo algumas vezes aplicado para a implantao dos dentes nos alvolos. No corretamente uma articulao, visto que os dentes no fazem parte do esqueleto. ARTICULAES CARTILAGINOSAS ANFIARTROSES o meio de unio fibrocartilagem ou cartilagem hialina ou uma combinao de ambas. A flexibilidade depende do meio de unio. So temporrias. Classificam-se em: 1. Sincondrose: o meio de unio a cartilagem hialina. Este tipo de articulao temporrio visto que a cartilagem se transforma em osso antes da idade adulta. A cartilagem hialina que une os ossos uma poro persistente do esqueleto cartilaginoso

51 do embrio. Ex: poro basilar do occipital com o corpo do esfenide, sincondrose inter mandibular no eqino, esternbras, etc. 2. Snfise: nestas articulaes o meio de unio constitudo por fibrocartilagem em alguma fase de sua existncia. Os movimentos nestas articulaes so limitados e variveis. Ex: snfise plvica, articulao entre os corpos vertebrais, snfise mandibular, etc. ARTICULAES SINOVIAIS DIARTROSE so denominadas articulaes mveis ou verdadeiras. Caracterizam-se pela presena de: Elementos constantes: 1. Superfcie articular: variam muito quanto forma e so na maioria lisas. Em certos casos a superfcie acha-se interrompida por fossas ou fveas sinoviais. Ex: fvea da cabea do fmur, fossa acetabular. 2. Cartilagem articular: geralmente do tipo hialino, revestem as superfcies articulares dos ossos. So espessas naquelas articulaes que so sujeitas a maior presso ou atrito. Acentuam a curvatura dos ossos. As cartilagens no so vascularizadas, diminuem os efeitos dos abalos e reduzem grandemente a frico. 3. Cpsula articular: um tubo cujas extremidades esto inseridas ao redor das superfcies articulares. Formada de duas camadas. Uma externa constituda de tecido fibroso e uma interna a membrana sinovial. a) Membrana fibrosa: insere-se a margem da superfcie articular. Sua espessura varia muito, em alguns pontos extremamente espessa e em outros pontos est ausente, neste caso a cpsula articular consiste apenas de membrana sinovial. b) Membrana sinovial: reveste a cavidade articular exceto sobre as cartilagens articulares. uma membrana ricamente suprida por vasos e nervos. Pode apresentar pregas e vilosidades que se projetam no interior da cpsula articular, nas pregas encontramos coxins de gordura. A membrana sinovial secreta um lquido a sinvia que lubrifica a articulao. Tem o aspecto de clara de ovo amarelada e tambm nutre a cartilagem hialina articular. A cavidade articular virtual, apenas contm sinvia suficiente para a lubrificao da juntura. Elementos inconstantes: 1. Ligamento: so fortes cintas ou membranas constitudas de tecido fibroso que unem os ossos entre si. So praticamente inelsticos, com algumas excees como o ligamento nucal. Divide-se em: a) ligamentos extra capsulares: so freqentemente fusionados com a membrana fibrosa ou fazendo parte dela e em outros casos so distintos. Ligamento colateral est localizado lateralmente a uma articulao. b) ligamento intra capsulares: esto localizados dentro da cpsula articular, porm, no dentro da cavidade articular, porque esto revestidos pela membrana sinovial. Em alguns casos, msculos, tendes, espessamentos de fscias podem funcionar como ligamentos.

52 2. Discos e meniscos articulares: so placas de fibrocartilagem colocadas entre as cartilagens articulares. Dividem a cavidade articular parcial ou totalmente em dois compartimentos, permitem maior amplitude de movimento, diminuem o choque, tornam as superfcies articulares mais congruentes. Ex: disco - juntura temporo mandibular; menisco - juntura femoro tibial. 3. Cartilagem marginal: um anel de cartilagem que rodeia a borda de uma cartilagem articular, ampliando a cavidade e prevenindo fraturas na borda articular. Ex: articulae coxo-femoral (lbio acetabular). Vasos e nervos: as artrias formam anastomoses ao redor das grandes articulaes fornecendo ramos para as epfises dos ossos e cpsula articular. As fibras nervosas so numerosas. Movimentos articulares: Angulares (flexo/extenso): nestes movimentos h uma diminuio ou aumento do ngulo existente entre o segmento que se desloca e aquele que permanece fixo. Flexo a diminuio do ngulo, o aumento extenso. Ex: aproximao do mero + rdio e ulna. Abduo e aduo: abduo sinnimo de abertura e significa o movimento de afastamento do osso do eixo mediano. Ex: movimento de afastamento do membro anterior. Aduo o retorno do membro posio primitiva ou quando se aproxima do eixo principal do corpo. Rotao: quando um elemento permanece fixo e outro gira em torno do eixo principal longitudinal. Ex: articulao atlanto-axial Deslizamento: para que haja um movimento de deslizamento as superfcies devem ser planas. Ex.: vrtebras pelos processos articulares. Circundao: so movimentos em que o segmento descreve crculos em torno de um eixo. Ex. articulaes na extremidade da coluna (pescoo e cauda). Nos quadrpedes s possvel em grau limitado e como manifestao de enfermidade. Tipos de Articulaes Sinoviais: 1. Articulao Plana: caracteriza-se por apresentar superfcie articular plana ou quase plana que permite deslizamento de umas sobre as outras. Ex: articulaes dos processos articulares das vrtebras e articulao sacroilaca (face ventral do lio e asas do sacro). 2. Articulao tipo Gnglimo: articulao tpica de dobradia realizando movimentos angulares. Caracteriza-se pela apresentao de uma superfcie articular formato arredondado e outra escavada para receb-la. Ex. articulao da tbia e tlus, articulao do cotovelo (mero-rdio-ulnar), atlanto-occipital. 3. Articulao Condilar: so constitudas por 2 cndilos. Executam dois movimentos principais: extenso e flexo (angulares) e acessoriamente, lateralidade e deslizamento. Ex. art. tmporo mandibular e articulao do joelho (fmuro-tbio-patelar).

53

4. Articulao tipo Trocide: neste tipo de articulao o movimento se limita a rotao de um segmento ao redor do eixo longitudinal do outro. Ex. art. atlanto-axial. 5. Articulao Esferoidal: caracteriza-se pela recepo de uma cabea articular numa cavidade de forma apropriada. Permite a maior variedade de movimentos: flexo e extenso, abduo e aduo e rotao em torno do eixo vertical. Ex. escapulo umeral(cavidade glenide da escpula com a cabea do mero), articulao coxo femoral (cavidade cotilide do coxal com a cabea do fmur). ARTICULAES MUSCULARES OU SISARCOSES nos mamferos domsticos, desprovidos de clavcula, existe ainda a articulao tronco apendicular torcica, que a unio de ossos estabelecidas apenas por msculos. Ex. unio da escpula ao tronco. ARTICULAES DA CABEA 1. Articulao Temporo mandibular: tipo sinovial. Superfcies articulares de formato e tamanho desiguais, o cndilo da mandbula, cndilo do temporal e fossa mandibular. Apresenta um disco articular entre as superfcies, as quais a torna mais congruente dividindo a cavidade articular em superior e inferior. A cpsula articular forte com ligamento lateral e caudal que vo do processo ps glenideo ao colo da mandbula. Movimentos de deslizamento. Com a boca fechada o cndilo da mandbula est na cavidade glenide (fossa mandibular) do temporal, com a boca aberta o cndilo da mandbula est com o cndilo do temporal. Movimentos transversais (ruminantes) com rotao dos cndilos da mandbula sobre um eixo vertical, o disco desliza rostralmente em um lado e caudalmente e outro lado. 2. Articulaes fibrosas: tipo suturas. Ex: sutura fronto nasal, internasal, parieto temporal, etc. 3. Articulaes cartilaginosas: tipo sincondrose. - Poro basilar do occipital com o corpo do osso esfenide, sincondrose esfenooccipital, ossifica com quatro anos. - Sincondrose interesfenoidal, ossifica com trs anos. - Sincondrose interoccipital, dois anos. - Sincondrose intermandibular, de um a seis meses. 4. Articulaes Hiideas (osso hiide) - art fibrosa tipo sindesmose: temporo-hiidea (estilide com o processo estilide do osso temporal). - art cartilaginosa: estilide com o ceratoiide e o epiide no meio (bovinos). - art sinovial: ceratoiide com o corpo do basiide. Movimentos devido mastigao e deglutio. ARTICULAES DA COLUNA VERTEBRAL As vrtebras formam dois conjuntos de articulaes, um cartilaginoso, envolvendo conexo direta dos corpos vertebrais, a outra sinovial, existente entre as faces articulares dos processos articulares, cranial e caudal. Associados a estas

54 articulaes, h ligamentos que unem os arcos e os processos, os comuns estendem-se ao longo de quase toda a coluna vertebral ou em uma considervel parte da mesma, enquanto os especiais so limitados a uma nica articulao. Os movimentos so de flexo dorsal, ventral e lateral e de rotao, com exceo da articulao atlanto-axial. So mais livres na regio cervical e caudal; e limitados nas regies torcica e lombar. 1. Articulao atlanto-occipital: a articulao entre os cndilos do occipital e as duas cavidades glenides do atlas. Classe: sinovial. Tipo: gnglimo. Movimentos: angulares (flexo e extenso). Elementos de unio: a) membrana atlanto-occipital ventral: do arco ventral do atlas at a margem ventral do forame magno. b) membrana atlanto-occipital dorsal: do arco dorsal do atlas margem dorsal do forame magno. c) ligamentos laterais: da borda da asa do atlas at o processo paracondilar (occipital), um de cada lado. 2. Articulao atlanto-axial: a articulao entre a fossa odontide do atlas e o processo odontide do xis. Classe: sinovial Tipo: trocide Movimento: rotao Elementos de unio: a) ligamentos interespinhais: duas faixas elsticas do arco dorsal do atlas at a espinha do xis. b) ligamento longitudinal: estende-se da superfcie dorsal cncava do dente do xis alargando-se at a superfcie interna do arco ventral do atlas (leque). 3. Articulao dos corpos vertebrais: articulao entre a cabea de uma vrtebra com a cavidade cotilide de outra. Encontramos um disco ou menisco articular intercalado entre estas superfcies. Apresenta movimento relativo. Classe: cartilaginosa Tipo: snfise Elementos de unio: a) discos intervertebrais: so fibrocartilagens e ocupam o espao entre os corpos de duas vrtebras adjacentes, em que est intimamente aderido. Cada disco consiste de um nulo (anel) fibroso perifrico e um ncleo pulposo mais macio central. O nulo fibroso constitudo de lminas de tecido fibroso e fibrocartilagem e circunda o ncleo pulposo. A parte central do nulo cartilaginosa e gradativamente assume o carter do ncleo pulposo. A reteno do ncleo no anel fibroso serve para amortecer choques e difundir foras compressivas em que est sujeita a coluna. b) ligamento longitudinal ventral: situa-se na superfcie ventral dos corpos das vrtebras e dos discos intervertebrais ao qual est firmemente inserido. uma faixa estreita e fina que vai alargando caudalmente at terminar na superfcie plvica do sacro. c) ligamento longitudinal dorsal: situa-se ao longo do assoalho do canal vertebral, do xis ao sacro.

55 4. Articulao dos arcos vertebrais: cada vrtebra tpica apresenta dois pares de processos articulares com facetas (processos articulares craniais e caudais) que se articulam com as vrtebras adjacentes. Classe: sinovial plana: na regio cervical e torcica sinovial trocide: na regio lombar Movimento: deslizamento. Elementos de unio: a) ligamento flavo: liga os arcos de vrtebras adjacentes. So membranceos e consistem essencialmente de tecido elstico. b) ligamento supra-espinhal: inicia na protuberncia occipital externa dirigindo-se caudalmente sobre os processos espinhosos dorsais das vrtebras at a altura da regio sacral. um cordo de tecido fibroso. c) ligamento nucal: a poro do ligamento supra-espinhal colocada sobre a regio cervical. um ligamento elstico cuja funo principal auxiliar os msculos extensores da cabea e do pescoo. Estende-se do occipital ou do processo espinhoso do axis at a altura da escpula, onde diretamente contnuo a parte toracolombar do ligamento supra-espinhal. Consiste de duas partes: Funculo da nuca - surge da protuberncia occipital externa e se insere aos vrtices dos processos espinhosos torcicos (altura da escpula). Lmina da nuca - consiste de duas lminas separadas medialmente por uma camada de tecido conjuntivo frouxo. Cada lmina formada por digitaes que surgem das espinhas torcicas (II e III) e do funculo da nuca e se inserem nos processos espinhosos cervicais, exceto a I e ltima (atlas e unicspide). d) ligamentos interespinhais: se estende entre os processos espinhosos de vrtebras contguas. e) ligamentos intertransversais: so membranas que ligam processos transversos adjacentes das vrtebras lombares. 5. Articulaes intertransversais: so do tipo sinoviais planas formadas pelos processos transversos da quinta e sexta vrtebras lombares e entre a sexta e asa do sacro. As superfcies articulares possuem formato oval e realizam movimento de deslizamento. 6. Articulaes sacrais e caudais: as vrtebras sacrais so ossificadas muito cedo, a consolidao se completa aproximadamente aos 3 anos. As vrtebras caudais esto unidas por disco intervertebrais, espessos e bicncavos. ARTICULAES DO TRAX Cada costela tpica forma duas articulaes com a coluna vertebral, uma por sua cabea e uma por seu tubrculo. O movimento de rotao ao redor de um eixo que liga os centros da cabea e do tubrculo das costelas. O movimento limitado na parte cranial e bastante considervel nas articulaes caudais. 1. Articulao Costovertebral: uma articulao sinovial tipo trocide, formada pela juno da cabea da costela com os corpos de duas vrtebras adjacentes e o disco intervertebral. As duas facetas na cabea das costelas so separadas por um sulco no articular e correspondem s duas facetas cncavas dos corpos vertebrais. A cpsula articular bastante estreita e est coberta pelos seguintes ligamentos: a) ligamento radiado: estende-se ventralmente do colo da costela para espalhar-se nos corpos vertebrais e no disco intervertebral.

56 b) ligamento intra-articular: ausente na primeira articulao. Est inserido no sulco da cabea da costela, passa transversalmente dentro do canal vertebral sob o ligamento longitudinal dorsal inserindo-se no corpo da vrtebra, disco intervertebral e cabea da costela oposta. 2. Articulao Costotransversal: uma articulao sinovial plana, formada pela faceta do tubrculo da costela e superfcie articular do processo transverso da vrtebra torcica. a) ligamento costotransversal: uma faixa forte e distinta que surge no processo transverso da vrtebra e termina na face no articular do tubrculo. 3. Articulaes Costocondrais: so articulaes fibrosa tipo sindesmose. No bovino, da segunda a 11 costela e no suno, da segunda a 6 costela so sinoviais. Superfcies articulares: superfcie cncava da costela e superfcie convexa da cartilagem costal. 4. Articulaes Esternocostais: so articulaes entre a cartilagem das costelas esternais e o esterno. Movimento: rotao. Sinovial tipo trocide. 5. Articulaes Interesternais (esterno): os sete segmentos sseos no potro recm nascido so unidos por cartilagem persistente = Sincondrose interesternebrais. Nos animais idosos h uma ossificao mais ou menos pronunciada da cartilagem interesternebral que pode levar a fuso de segmentos adjacentes, principalmente os caudais. a) ligamento do esterno: se origina no primeiro segmento e se divide em trs partes. O ramo medial passa caudalmente e espalha-se no ltimo segmento e cartilagem xifide. Os ramos laterais, mais espessos e largos, situam-se ao longo das bordas laterais, dorsais s articulaes esternocostais e terminam na cartilagem da oitava costela. ARTICULAES DO MEMBRO TORCICO 1. Sisarcose: fixao da escpula na parede lateral do trax por meio de msculo. 2. Articulao escpulo umeral (ombro): entre a cavidade glenide da escpula com a cabea do mero. Classe: sinovial Tipo: esferoidal Movimentos: flexo/extenso, aduo, abduo e rotao so restritos. A cpsula articular ampla e est reforada cranialmente por dois ligamentos gleno umerais vo da tuberosidade da escpula as tuberosidades lateral e medial do mero. Msculos e tendes ao redor da articulao fornecem bastante segurana e raramente ocorre deslocamento. 3. Articulao mero rdio ulnar (cotovelo) : entre os cndilos do mero + superfcie articular do rdio + incisura troclear da ulna (semilunar). Classe: sinovial Tipo: gnglimo Movimento: angulares (flexo/extenso)

57 A cpsula articular est reforada por dois ligamentos colaterais, um medial e outro lateral. a) ligamento colateral lateral: curto e espesso. Est inserido no epicndilo lateral do mero e distalmente, na tuberosidade lateral do rdio. b) ligamento colateral medial: longo e fino. Est inserido no epicndilo medial do mero e divide-se em superficial e profundo. O superficial longo e termina na borda medial do rdio distal ao nvel do espao intersseo. O profundo curto e est inserido na tuberosidade medial do rdio. Em ces e gatos h um terceiro ligamento: ligamento anular, que se estende entre os ligamentos colaterais. 4. Articulao do carpo: entre a epfise distal do rdio, ossos do carpo e epfise proximal do metacarpo. Classe: sinovial Tipo gnglimo. Movimentos: angulares Principais ligamentos: a) ligamento colateral lateral: inserido no processo estilide lateral do rdio e estende-se at a extremidade proximal do quarto metacarpiano. b) ligamento colateral medial: semelhante ao anterior, porm mais forte e mais largo distalmente. Desde o processo estilide medial do rdio at o segundo e terceiro metacarpianos. 5. Articulao metacarpofalngica (boleto): epfise distal do metacarpo e epfise proximal da falange proximal e sesamides proximais Os sesamides proximais articulam-se com a face palmar da epfise distal do metacarpo. Classe: sinovial Tipo: gnglimo Movimentos: angulares A cpsula est reforada por dois ligamentos colaterais, que se inserem nas eminncias e depresses da epfise distal do III metacarpiano e na epfise proximal da falange proximal e ossos sesamides. 5. Articulao interfalngica proximal (quartela): entre a epfise distal da falange proximal e a epfise proximal da falange mdia. Classe: sinovial Tipo: gnglimo Movimentos: flexo palmar 6. Articulao interfalngica distal (casco, ngula) : epfise distal da falange mdia e superfcie articular da falange distal e osso sesamide distal. Classe: sinovial Tipo: gnglimo Movimentos: angulares

58 ARTICULAES DO MEMBRO PLVICO 1. Articulao Sacroilaca: unio ssea entre a coluna e o membro plvico. As asas do sacro articulam com o osso lio. Classe: sinovial Tipo: plana Movimentos: no so apreciveis no adulto, sendo a estabilidade e no a mobilidade a principal finalidade desta articulao. Ligamentos: a) ligamento sacroilaco dorsal: inserido na tuberosidade sacral at os vrtices das espinhas sacrais e outra parte inserida na tuberosidade sacral e borda medial do lio e borda lateral do sacro. b) ligamento sacrotuberal largo: uma extensa lmina quadriltera que completa a parede plvica lateral. Sua borda dorsal est inserida na borda do sacro e nos processos transversos da primeira e segunda vrtebra caudal, a borda ventral est inserida na espinha e tuberosidade isquitica, alcanando a borda lateral do squio completando o forame isquitico menor. A borda cranial cncava e completa o forame isquitico maior. c) ligamento iliolombar: uma lmina triangular que se insere nas extremidades dos processos transversos lombares e na superfcie ventral do lio. 2. Snfise Plvica: a unio ventral dos ossos coxais. Essa snfise formada pela unio da snfise isquitica e snfise pbica. No eqino jovem os ossos esto unidos por uma cartilagem (lmina intercartilagnea intercoxal), no adulto ela gradativamente substituda por osso, iniciando-se o processo na snfise pbica e depois na isquitica. Nenhum movimento aprecivel mesmo antes da sinostose. Uma faixa transversal cobre o bordo cranial do pbis sendo chamada de ligamento pbico cranial. Outras fibras estendem-se atravs do arco isquitico - ligamento arqueado isquitico. Obs: Membrana obturatria: uma fina camada de tecido fibroso que cobre o forame obturado, deixando apenas uma passagem, o canal obturatrio para os vasos e nervos obturadores. 3. Articulao Coxo-femoral (quadril): entre a cabea do fmur e acetbulo (cavidade cotilide do quadril). A cabea do fmur mais extensa que a cavidade que recebe, por isso existe um anel de fibrocartilagem, lbio acetabular que est inserido na margem ssea. A cpsula articular espaosa e est inserida ao redor das margens do acetbulo e no colo do fmur. Classe: sinovial Tipo: esferoidal Movimentos: todos possveis. Ligamentos: a) ligamento da cabea do fmur (redondo): estende-se desde a fvea da cabea do fmur at a incisura acetabular.

59 b) ligamento acessrio do fmur: coloca-se ventralmente, mais longo e s existe no equino. Sai da fvea at o sulco do ligamento acessrio. Fixa o fmur no acetbulo. 4. Articulao Fmoro tbio patelar (joelho) : uma sinovial composta. a maior e mais elaborada das articulaes. Consiste de duas articulaes: a) Articulao femoropatelar: trclea do fmur com a patela que sendo bem menor que a trclea completada medialmente por uma placa de fibrocartilagem e lateralmente por um estreito segmento de cartilagem. A cpsula articular fina e muito espaosa, insere-se ao redor da margem da superfcie articular da patela e no fmur. Classe: sinovial Tipo: gnglimo a) ligamento femoro-patelar lateral e medial: so finas cintas que reforam a cpsula a cada lado. O lateral vai do epicndilo lateral do fmur a borda lateral da patela e o medial do epicndilo medial a fibrocartilagem da patela. b) ligamentos patelares: so trs cintos muito fortes que inserem a patela a tuberosidade da tbia, o lateral, o intermdio e o medial. b) Articulao femorotibial: cndilos do fmur com cndilos da tbia, entre eles os meniscos articulares. Classe: sinovial Tipo: condilar a) ligamento colateral medial: inserido prximo ao epicndilo medial do fmur, vai at a rea rugosa distal a margem do cndilo medial da tbia. b) ligamento colateral lateral: mais espesso, surge de uma depresso superior ao epicndilo lateral e termina na cabea da fbula. c) ligamentos cruzados: so duas faixas fortes e arredondadas situadas na fossa intercondlea do fmur. Eles cruzam um ao outro na forma de X. O ligamento cruzado cranial se origina na fossa central da espinha da tbia, dirige-se proximal e caudalmente terminando na parede lateral da fossa intercondlea. O ligamento cruzado caudal medial a este e maior inserido na face caudal da tbia dirige-se proximal e cranialmente terminando na parte cranial da fossa intercondlea do fmur. Movimentos: flexo e extenso principalmente, a rotao limitada. Meniscos lateral e medial: so placas de fibrocartilagem em forma de meia lua que permitem a adaptao das superfcies articulares. Cada menisco tem uma superfcie cncava proximal que se adapta aos cndilos do fmur e uma superfcie cncava distal que se encaixa aos cndilos da tbia. A borda perifrica espessa e convexa e a central fina e cncava. 5. Articulao tbio-fibulares: formada pela cabea da fbula e uma faceta articular distal a margem lateral do cndilo lateral da tbia. A cpsula articular forte e muito ajustada. O eixo da fbula insere-se na face lateral da tbia pela

60 membrana interssea da perna (sindesmose). O malolo lateral da tbia a extremidade distal da fbula que se fundiu a tbia. Nenhum movimento aprecivel ocorre nesta articulao.

6. Articulao trsica (p, jarrete): uma articulao composta formada de vrias articulaes. a) articulao tarso-crural: entra tbia distal e osso tarsotibial (entre a trclea do tlus e a superfcie correspondente da tbia). Sinovial do tipo gnglimo. b) articulao intertrsica: entre as duas filas de ossos do tarso. Sinovial tipo plana. c) articulao tarsometatrsica: entre a fileira distal do tarso com o metatarso. Sinovial do tipo gnglimo A parte fibrosa da cpsula articular est inserida ao redor da margem da superfcie articular da tbia at as margens das superfcies articulares metatrsicas. H formao de quatro sacos sinoviais: a) saco tibiotrsico: lubrifica a articulao proximal (tarsocrural). b) saco intertrsico proximal: forra as articulaes formadas pelo tarsotibial e tarsofibular proximalmente e o osso central e quarto trsico distalmente. c) saco intertrsico distal: lubrifica as articulaes formadas entre o osso trsico central e os ossos distalmente (1+2, 3 e 4). d) saco tarsometatrsico: lubrifica a articulao formada entre os ossos trsicos distais e metatrsicos. Ligamentos Comuns: a) ligamento colateral lateral: consiste de duas cintas distintas que cruzam uma a outra. O ligamento colateral lateral longo superficial, desde o malolo lateral da tbia em linha reta at o calcneo e terceiro e quarto metatarsianos. O colateral lateral curto mais profundo, surge na parte cranial do malolo lateral e se dirige caudalmente, terminando na superfcie lateral do calcneo. b) ligamento colateral medial: tambm consiste de duas partes que se cruzam entre si. O colateral medial longo superficial, surge na parte caudal do malolo medial e se insere na tuberosidade distal do tlus, segundo e terceiro metatarsianos. O colateral medial curto situa-se sob a cobertura do longo, se estende da parte cranial do malolo medial, corre caudalmente e se insere no tlus. Movimentos: flexo e extenso na articulao tarsocrural. Os movimentos entre os ossos trsicos e trsicos com metatrsicos so to limitados a ponto de serem desprezveis. A extenso completa da articulao evitada pelos ligamentos colaterais. As articulaes do boleto, quartela e casco no diferem em nenhuma relao de seus equivalentes no membro torcico.

Vous aimerez peut-être aussi