Vous êtes sur la page 1sur 19

1 3.4.

MORFOLOGIA VEGETAL
3.4.1. INTRODUO A morfologia vegetal trata da nomenclatura descritiva das partes externas que compe as plantas, abordando todas as suas estruturas e rgos. Este procedimento envolve a anlise de disposio, organizao, forma e tamanho destas estruturas, dentre outras caractersticas. Devido ao grande nmero de termos e conceitos de morfologia vegetal j criados, recomendamos que alm das informaes disponibilizadas a seguir, os alunos realizem a consulta frequente do livro MORFOLOGIA VEGETAL (Gonalves e Lorenzi 2007).

3.4.2. CAULES Os caules so responsveis pela sustentao e conduo de gua e nutrientes para as plantas. Em geral so areos, porm existem caules subterrneos. Em geral, os caules so aclorofilados, contudo podem realizar fotossntese em alguns casos. Tambm so responsveis pelo crescimento vegetativo alm de reserva de nutrientes e gua. Os caules podem ser divididos em ns, nos locais de onde se projetam as folhas ou galhos e entrens, poro do caule que separa dois ns. Os ns apresentam gemas ou conjunto de clulas meristemticas que do origem a novos tecidos e rgos nos vegetais. As gemas podem ser apicais ou axilares. 3.4.3. TIPOS DE CAULES 3.4.3.1. CAULES AREOS TRONCO: Caule lenhoso, ereto, cilndrico ou cnico, o caule de rvores e arbustos. HASTE: Caule ereto herbceo, pouco resistente. o caule de ervas e subarbustos. ESTIPE: Caule lenhoso, ereto, cilndrico, sem copa pronunciada, com um conjunto de folhas no pice. o tpico caule das palmeiras. RASTEJANTES: Caules apoiados ou paralelos ao solo, com ou sem razes ao longo de seu comprimento, podem ser lenhosos ou herbceos. TREPADORES: So caules que se apiam ou se enroscam em outros caules ou estruturas para o seu desenvolvimento. Podem se apoiar livremente ou atravs de estruturas morfolgicas prprias como gavinhas. Quando no utilizam estruturas adaptveis e apenas se enrolam, chamam-se volveis. ESTOLO: Caules laterais, longos, que se apiam sobre ou sob o solo, dos quais surgem novas estruturas vegetativas e razes, assegurando a reproduo vegetativa. 3.4.3.2. CAULES SUBTERRNEOS RIZOMA: caule horizontal, emitindo ao longo de seu comprimento brotaes vegetativas ou reprodutivas. Podem ainda emitir novas razes adventcias. TUBRCULO: caule em geral ovide, com gemas presentes. O tubrculo possui acmulo de nutrientes como amido, podendo ainda ser areo. BULBO: caule com um eixo cnico rodeado por gemas de onde surgem pequenas folhas de proteo. O bulbo tambm adquire funo de reserva, e possui razes fasciculadas. O bulbo pode ser slido, escamoso, tunicado ou, ainda, composto.

2
3.4.4. RAZES As razes so os rgos de fixao e absoro dos vegetais. Apresentam uma morfologia bastante diversificada, podendo ocorrer tanto submersas, quanto subterrneas como areas. As razes no possuem gemas foliares nem folhas. So em geral aclorofiladas, com algumas excees. As razes podem ser divididas inicialmente em normais, quando se originam do embrio (principais) ou adventcias, quando no so provenientes da raiz principal, as quais podem ser formadas a partir de caules areos ou subterrneos.

3.4.4.1. RAZES AREAS: So aquelas que se encontram em contato com o ar. Existem vrias formas de razes areas, entre elas: ESTRANGULADORAS OU CONSTRITORAS: so razes adventcias que abraam ao caule de outro vegetal, muitas vezes o matando. GRAMPIFORMES OU ADERENTES: razes em forma de grampo que fixam as plantas a um substrato areo. RESPIRATRIAS OU PNEUMATFOROS: So razes principais que possuem geotropismo negativo, isto , crescem ao contrrio da maioria das razes, procurando o ar. Essa razes tem como objetivo auxiliar na respirao de espcies que ocupam ambientes estuarinos, principalmente os manguezais. SUGADORAS OU HAUSTRIOS: razes adventcias que partem de caules e tem como funo parasitar outros vegetais. RAZES DE SUPORTE: So razes adventcias que tem como funo auxiliar na sustentao do vegetal. TABULARES OU SAPOPEMAS: So razes adventcias que atingem grandes dimenses perpendiculares ao solo e aos troncos, dando sustentao s rvores de grande porte. RAZES AQUTICAS: So aquelas que se desenvolvem submersas, podem apresentar adaptaes para a flutuao ou fixao em ambientes de extrema correnteza, chamados de hpteros.

3.4.4.2. RAZES SUBTERRNEAS AXIAIS OU PIVOTANTES: raiz principal que surge a partir do embrio da radcula, muito desenvovlida e com razes secundrias menores. RAMIFICADA: raiz principal que produz enormes ramificaes. FASCICULADA: conjunto de razes com tamanho e forma semelhantes, que partiram de uma mesma raiz principal atrofiada, a tpica raiz das monocotiledneas. TUBEROSA: raiz com acmulo de nutrientes ou gua, bastante dilatada.

3.4.5. HBITOS Os caules do origem ao chamado hbito da planta, que depende do tipo de desenvolvimento que atinge ao longo do ciclo de vida do vegetal.

3
ERVA: em geral plantas pequenas, com estatura baixa, caules sem lignificao, com pouca resistncia e s vezes, fotossintetizante. SUBARBUSTO: arbusto pouco lignificado, com as partes mais baixas dos caules lignificadas e os ramos superiores herbceos. ARBUSTO: tamanho em geral inferior a 5m de altura, lignificado, sem um tronco principal, com ramificaes desde a base. RVORE: Tamanho grande, superior a 5 m de altura nos indivduos adultos, com tronco ntido, presena de fuste, ramificao apenas nas copas.

3.4.6. FORMAS DE VIDA As formas de vida ou formas biolgicas so um sistema de classificao dos vegetais a partir das adaptaes que seu desenvolvimento apresenta em relao s condies ambientais nos quais ocorrem. Raunkier (1934, dividiu os vegetais em formas biolgicas conforme a posio dos rgos de crescimento em relao aos perodos climticos aos quais estavam submetidos, dando valor s caractersticas fisiolgicas/evolutivas para sua classificao. As descries aqui expostas so as de IBGE (1992). FANERTIFOS: So plantas lenhosas que apresentam as gemas de crescimento protegidas por catafilos e localizadas a 0,25m do solo. Podem ser divididas por sua altura mdia em macro (30-50m), meso (20-30m), micro (5-20m) e nanofanerfitos (0,25-5m). CAMFITOS: Plantas herbceas ou lenhosas com estruturas de crescimento protegidas por catafilos nas pocas desfavorveis, localizadas a at 1 metro de altura do solo. HEMICRIPTFITOS: Plantas herbceas com as gemas localizadas ao nvel do solo, protegidas pelas partes vegetativas que secam nas estaes desfavorveis. GEFITOS: Plantas herbceas com rgos de reserva e de crescimento protegidos no subsolo, protegidos durante as estaes desfavorveis. TERFITOS: Plantas anuais, as quais se multiplicam atravs de sementes que perduram durante a estao desfavorvel. LIANAS: plantas lenhosas ou herbceas que crescem sobre outras, com rgos de crescimento localizados acima do solo, com catafilos que as protegem. XEROMRFITOS: Plantas lenhosas ou herbceas que passam pelo perodo desfavorvel atravs de dois modos, por catafilos nas partes areas e por razes de acmulo, conhecidas como xilopdios.

3.4.7. FOLHA rgo fundamental das plantas superiores. Pode apresentar-se sob vrias formas e exercer funes fisiolgicas diferentes (FIG.2-6). A sua principal funo a assimilao. Folhas metamorfoseadas so responsveis pela reproduo (ver em Flor). Uma folha pode ser composta pelas seguintes partes: bainha, estpula, limbo, nervura, pecolo, nem sempre estando todas presentes.

Figura 2. Partes constituintes da folha: b = bainha; e = estpula; l = limbo; n = nervura; p = pecolo

Quando se coleta o ramo de uma planta, h vrios caracteres que podem ser observados numa folha para diferenci-la de outras e assim chegar at o nome de uma famlia ou espcie. Uma das primeiras caractersticas a serem observadas se a folha simples ou composta. Geralmente, as folhas apresentam uma gema na base do seu pecolo. Quando a folha composta, os seus fololos no apresentam gema na base do pecilulo. Outro carter a ser observado qual a filotaxia do ramo, ou seja, a disposio das folhas no mesmo. A presena ou ausncia das partes referidas anteriormente (limbo, pecolo, estpula, bainha) ou sua forma, cor, tamanho deve ser observado. As partes da folha tambm podem apresentar outras estruturas, como glndulas, tricomas (plos), nectrios extra-florais, que possuem uma diversidade de formas, disposies, cores, etc. Tambm podem ser observadas variaes no pice e base do limbo foliar, configurao das nervuras, presena de ltex ao ser retirada uma folha, cor do ltex (se houver), diferenas entre a face adaxial (superior) e abaxial (inferior) da folha (cor, presena de tricomas, nervuras). As folhas tambm podem apresentar odores caractersticos quando maceradas (amassadas). Quanto consistncia, as folhas podem variar de membranceas, papirceas, cartceas, coriceas, carnosas. Os bordos das folhas tambm podem ter variaes: inteiros, lobados, serrilhados, dentados, etc.

Figura 3. Exemplos de diferentes formas do limbo foliar (Fonte: Radford et al. 1974).

Figura 4. Exemplos de morfologia do pice e base do limbo foliar, e tipos de insero do limbo e pecolo nos ramos (Fonte: Radford et al. 1974).

Figura 5. Exemplos de morfologia do bordo (margem), filotaxia e venao (nervao) do limbo foliar (Fonte: Radford et al. 1974).

Figura 6. Formas de planos simtricos da do limbo ou lmina foliar.

10
3.4.8. FLOR Parte de um caule ou galho, rodeada por folhas metamorfoseadas para a reproduo por sementes. As flores podem ser nuas ou periantadas (possuir perianto). As nuas possuem apenas as folhas de reproduo (gineceu e androceu). Nas periantadas, as folhas de reproduo so rodeadas por um invlucro de folhas verdes ou coloridas (clice e corola). Todas estas folhas esto inseridas no receptculo, que a extremidade do caule ou galho. O conjunto das folhas que esto no mesmo crculo denomina-se verticilo. Uma flor perfeita, constitui-se de no mnimo quatro verticilos, que de fora para dentro so (FIG.7): 1) clice: formado por folhas que so denominadas spalas, geralmente verdes. Quando as spalas so concrescidas, o clice chamado de gamosspalo ou sinspalo. Quando as spalas so livres entre si, ele chamado de dialisspalo. 2) corola: formada por folhas coloridas ou brancas chamadas ptalas. Quando as ptalas so concrescidas a corola denominada gamoptala ou sinptala. Quando as ptalas so livres entre si ela denominada dialiptala. 3) androceu: formado por folhas bastante metamorfoseadas (estames) para a produo de plen. a parte masculina da flor. Divide-se em filetes e anteras. Filete a parte filamentosa do estame, a qual suporta a antera. Flores com estames incontveis so chamadas de polistmones; com nmero de estames igual ao das ptalas isostmones; e com menos estames do que ptalas oligostmones. 4) gineceu: o verticilo central da flor o gineceu, que formado por carpelos. a parte feminina da flor. Nas angiospermas, os carpelos esto fechados ao redor de vulos. A cavidade em que se encontram os vulos chamada de ovrio. O prolongamento de polinizao dos carpelos denominado pistilo, que se divide em estilete e estigma. A placentao corresponde forma que os vulos dispem-se no ovrio. Quando os carpelos so unidos entre si os ovrios so chamados de sincrpicos, e quando esto livres entre si, o ovrio chamado de apocrpico ou dialicarpelar. Quanto a sua simetria, as flores podem ser actinomorfas (simetria radial) ou zigomorfas (simetria bilateral). As flores podem ser andrginas (contm o verticilo feminino e masculino) ou unissexuais (contm apenas o verticilo feminino ou contm apenas o verticilo masculino). Quando os verticilos no-sexuais no podem ser diferenciados em ptalas e spalas, seu conjunto chamado de perignio e no de perianto. E as folhas componentes do perignio so chamadas de tpalas. Dentro dos caracteres florais apresentados acima h muitas variaes, as quais so usadas para diferenciar as diferentes famlias e espcies.

11

Figura 7: Esquema dum corte longitudinal de uma flor: e = estame; es. = estigma; est. = estilete; p = ptala; PL. = pistilo; o = vulo; ov. = ovrio; r = receptculo; s = spala.

12
3.4.8.1. FRMULA FLORAL A frmula floral um sistema muito til de representao da estrutura de uma flor, em que se usam letras, nmeros e smbolos especficos. Esta representao permite uma rpida comparao e reconhecimento de famlias e espcies. Assim temos: K = clice ou S = spalas (ex.: S5 = cinco spalas) C = corola ou P = Ptalas (ex: C3(x) = nmero de ptalas multiplo de trs) Z = acresente se zigomrfica (ex: CZ6 = zigomrfica com 6 ptalas) A = androceu ou E = estames (parte masculina; ex.: A = vrios estames constitudos por 1 antera e 1 filete cada um) G = gineceu ou C = carpelos (parte feminina; ex.: G1 = monocarpelar) x - indica um "nmero varivel"

- indica "muitos
Utilizam-se algarismos para mostrar o nmero de peas em cada ciclo e, se estiverem soldadas entre si, coloca-se entre parnteses. As letras H, P ou E, colocadas no final, indicam se a flor hipgina, pergina ou epgina e os smbolos " */* "ou " * " indicam , respectivamente se a simetria bilateral ou radial. A frmula floral poder ser algo como K5 C5 A10 G1*/*

3.4.9. FRUTO O fruto o ovrio de uma flor desenvolvido, que contm sementes. A casca dos frutos constituda da parede dos carpelos. Quando os frutos se abrem, depois de um tempo, atravs de estruturas especiais, so chamados de deiscentes. Outros no liberam as sementes, a no ser por apodrecimento das suas paredes ou pela ao da fauna, e so chamados de indeiscentes. Os frutos ainda so classificados pela consistncia da casca e pelo nmero de carpelos componentes. Aqueles com casca carnosa, coricea ou fibrosa so chamados de frutos carnosos. Frutos com casca lenhosa, palecea, etc., so chamados de frutos secos. 3.4.9. 1. EXEMPLOS DE ALGUNS TIPOS DE FRUTOS SECOS: CPSULA: fruto seco deiscente, formado por vrios carpelos sincrpicos. Abre-se por fendas externas (cpsula loculicida) ou por fendas entre os septos separadores (cpsula septicida), ou por ruptura dos septos (cpsula septfraga). H tambm as cpsulas poricidas, onde a abertura por um poro em cada carpelo. LEGUME OU VAGEM: fruto seco deiscente; consta de um nico carpelo com uma ou vrias sementes.

13
SLIQUA: difere da vagem, por ser formada de dois carpelos, separados por um septo, no qual esto as sementes. SMARA: fruto seco deiscente ou indeiscente, munido de uma ou vrias asas membranceas. AQUNIO: fruto indeiscente, formado por um nico carpelo com uma s semente. A casca geralmente dura, lisa e dotada de excrescncias em forma de espinhos, etc.

3.4.9.2.EXEMPLOS DE ALGUNS TIPOS DE FRUTOS CARNOSOS: BAGAS: formados por um ou vrios carpelos sincrpicos com vrios caroos que contm uma nica semente. Deiscentes ou indeiscentes. DRUPAS: formadas por um ou vrios carpelos sincrpicos que contm uma nica semente, dentro de seu nico caroo duro.

Existem ainda alguns tipos especiais de frutos, para cuja formao contribuem outras partes da flor ou at da inflorescncia. Um exemplo o figo, onde o eixo da inflorescncia que forma a urna carnosa e comestvel, sendo que a parte vermelha, granulosa, do interior, contm as flores e os frutos. 3.4.10. MINI-GLOSSRIO ABAXIAL - diz-se de um rgo ou uma de suas partes, mais afastado do eixo sobre o qual se insere. Corresponde a face inferior superior da folha ADAXIAL - diz-se de um rgo ou uma de suas partes, mais prximo do eixo sobre o qual se insere. Corresponde a face superior da folha. BAINHA - parte basal e achatada da folha, que a prende ao caule, envolvendo-o total ou parcialmente. CARTCEA - Que tem a estrutura e resistncia de papel ou cartolina. CORICEA - Que tem a consistncia de couro. DOMCIAS - (domus = casa). rgo especial ou transformao de um rgo vegetal que facilita a vida em comum a outro organismo, cujo desenvolvimento est, em uma fase importante de sua vida, ligado ao desenvolvimento do dito rgo, transformado ou no. ESTPULA - formao laminar existente em caules de algumas plantas, geralmente na base das folhas. GLNDULA - qualquer clula, ou conjunto de clulas, capaz de produzir (segregar) certas substncias (secrees) que so mantidas em seu interior ou expelidas para fora (excretadas). LIMBO - a parte expandida da folha (lmina). MEMBRANCEO - parecido a uma membrana.

14
NECTRIOS - estrutura glandular que produz nctar. PAPIRCEO - que tem a consistncia de papel. PECILULO - haste que liga o fololo raque da folha. PERIANTO - o invlucro da flor, principalmente quando diferenciado em clice e corola. PULVINO E PULVNULO - engrossamento da base do pecolo e pecilulo, respectivamente, que podem provocar movimentos nas folhas, dependendo das condies de umidade. Freqentes na famlia Leguminosae (Fabaceae). RAQUE - Eixo central de uma folha composta, onde esto inseridos os fololos. VERTICILO - conjunto de ramos, folhas ou peas florais dispostas em torno de um eixo sobre o qual se inserem no mesmo n, ou mesmo nvel. XILOPDIO - reservatrio de gua e outras substncias, formadas por razes ou troncos subterrneos de plantas de regies secas.

3.5. DICAS PARA IDENTIFICAO DE ALGUMAS FAMLIAS QUE OCORREM NA MATA ATLNTICA CATARINENSE:
3.5.1. BROMELIACEAE Ervas comumente epfitas, por vezes terrestres formando densas populaes. uma das famlias mais ricas em espcies na mata atlntica de Santa Catarina, onde ocorrem alguns endemismos. Alm disso, muitas espcies so cultivadas como ornamentais, principalmente por suas flores e brcteas com cores vistosas. FOLHAS: simples, alternas helicoidais, paralelinrveas, dispostas em rosetas, com (Bromelioideae, Pitcarnioideae) ou sem espinhos nas margens (sub-famlia Tillandsioideae). INFLORESCNCIAS: em racemos ou cimos, s vezes espiciformes, com brcteas e flores vistosas. FRUTOS: Cpsulas ou Bagas PRINCIPAIS GNEROS: Vriesea, Tillandsia, Aechmea, Billbergia, Canistrum, Nidularium.

3.5.2. ARACEAE Ervas terrestres, epfitas ou trepadeiras, podem ter grandes caules. So muito comuns na mata atlntica catarinense, destacando-se na paisagem, recobrindo caules e copas de rvores. Araceae pode ser comumente encontrada em cultivo, pela beleza de suas folhagens, que muitas vezes podem ser variegadas. FOLHAS: Alternas, grandes, inteiras ou lobadas.

15
CAULES: Lenhosos ou herbceos, eretos ou trepadores. FLORES: Diminutas e agrupadas em espigas que podem estar ou no envoltas por espdice. PRINCIPAIS GNEROS: Philodendron, Anthurium, Monstera, Asterostigma, Heteropsis

3.5.3. MELASTOMATACEAE rvores, arbustos, ervas e raramente epfitos. Famlia muito comum nas florestas do sul do Brasil, com espcies abundantes tambm em formaes abertas, como campos, banhados e restingas. A maior parte das espcies ocorre na borda e interior das florestas. FOLHAS: Opostas, simples, em geral com nervuras curvinrveas. FLORES: Vistosas, frequentemente com estames longos e exsertos e com anteras falciformes. FRUTOS: cpsula ou bagas. PRINCIPAIS GNEROS: Leandra, Miconia e Tibouchina.

3.5.4. MYRTACEAE A famlia Myrtaceae a mais rica em espcies de rvores e arbustos nas florestas Sulbrasileiras. As rvores desta famlia se destacam nas florestas pelos caules lisos, de cores claras, ou s vezes rugosos. uma famlia extremamente importante como recurso para a fauna, pela grande produo de frutos carnosos. FOLHAS: simples, opostas e inteiras; presena de glndulas translcidas evidentes no limbo quando observadas contra a luz; presena de nervura coletora, sub-marginal, paralela borda do limbo; quando amassadas, geralmente as folhas apresentam um cheiro caracterstico. FRUTOS: das espcies americanas so todos carnosos; spalas, ou cicatrizes destas, persistentes no pice. FLORES: inflorescncias terminais ou axilares, s vezes flores solitrias; ovrio nfero. Geralmente brancas; polistmones. CAULE: muitas mirtceas so logo reconhecidas por possurem caule liso descamante; outras possuem caule descamante, porm rugoso. PRINCIPAIS GNEROS: Myrcia, Eugenia, Campomanesia, Calyptranthes, Marlierea, Psidium.

3.5.5. RUBIACEAE Rubiaceae est representada na mata atlntica principalmente por arvoretas e arbustos do interior da floresta, os quais toleram sombreamento. Inclui ainda ervas e trepadeiras, com destaque para espcies rastejantes do cho da floresta.

16
FOLHAS: simples, opostas ou verticiladas (mais de duas folhas por n), com estpulas interpeciolares, que so caractersticas marcantes nesta famlia. FRUTOS: carnosos ou secos. Os carnosos costumam ser bagas ou drupas com spalas persistentes no pice, e os secos geralmente so cpsulas deiscentes. FLORES: gamoptalas, com ovrio nfero. PRINCIPAIS GNEROS: Psychotria, Coccocypselum, Faramea, Amaioua, Rudgea, Diodella

3.5.6. FABACEAE Fabaceae possui ampla distribuio de espcies de diversos hbitos nas florestas do sul do Brasil. So ervas, trepadeiras, arbustos e rvores de diversos tamanhos, mas na maior parte lenhosos. FOLHAS: compostas (raro reduzidas a um fololo), podendo ser pinadas ou bipinadas, trifolioladas ou, mais raramente, simples. A filotaxia geralmente alterna. A maioria possui duas estpulas. Apresentam pulvino na base do pecolo e pulvnulo na base do pecilulo. FRUTOS: maior parte, legumes; tambm outros como: craspdio, lomento, smaras, etc. FLORES: depende qual das trs sub-famlias a espcie pertence sendo caractersticas para a determinao de cada uma. PRINCIPAIS GNEROS: Inga, Desmodium, Machaerium, Abarema, Platymiscium, Sesbania.

3.5.7. MELIACEAE A famlia uma das mais importantes entre as espcies arbreas das florestas sul-brasileiras. Destacam-se espcies madeireiras, como o cedro, o cedrinho e a canjerana. Podem ser rvores de grande, mdio e pequeno porte. FOLHAS: compostas geralmente pinadas; muitas espcies possuem domcias nas axilas das nervuras secundrias. FRUTOS: secos deiscentes, com sementes aladas (Cedrela fissilis, cedro); fruto cpsula deiscente contendo sementes no aladas, envoltas por arilo (Cabralea canjerana, canjerana; Trichilia spp., catigus). PRINCIPAIS GNEROS: Cedrela, Cabralea, Guarea, Trichilia

17 3.6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS


APG [= Angiosperm Phylogeny Group] III. 2009. An update of the Angiosperm Phylogeny Group classifcation for the orders and families of flowering plants: APG III. Bot. J. Linn. Soc. 161: 105-121. BARROSO, G. M. 1991. Sistemtica de Angiospermas do Brasil. Vols. 1, 2 e 3. Editora da UFV, Universidade Federal de Viosa. Viosa, MG. CRONQUIST, A. 1988. The evolution and classification of flowering plants. 2 ed. New York: New York Botanical Garden. 555p. JOLY, A.B. 1979. Botnica: introduo taxonomia vegetal. 5 ed. So Paulo, Editora Nacional. 777 p. JUDD, W.S.; CAMPBELL, C.S.; KELLOGG, E.A.; STEVENS, P.F. & DONOGHU, M.J. 2008. Sistemtica vegetal: um enfoque filogentico. 3 ed. Ed. ARTMED, Porto Alegre, RS. 632p. MCNEILL, J.; BARRIE, F. R.; BURDET, H. M.; DEMOULIN, V.; HAWKSWORTH, D. L.; MARHOLD, K.; NICOLSON, D. H.; PRADO, J.; SILVA, P. C.; SKOG, J. E.; WIERSEMA, J. H. & TURLAND, E N. J. 2007. Cdigo Internacional de Nomenclatura Botnica (Cdigo de Viena). Ed. RiMa, So Paulo, SP. 208p. SOUZA, V.C. & LORENZI, H. 2005. Botnica Sistemtica: guia ilustrado para identificao das famlias de Angiospermas da flora brasileira, baseado em APG II. Nova Odessa, SP. Instituto Plantarum. 640 p. FERRI, M.G.; MENEZES, N.L. de; & MONTEIRO, W.R. 1981. Glossrio ilustrado de Botnica. Ed. Nobel, So Paulo, SP. 197p. FONT QUER, P. 1993. Dicionario de botnica. Barcelona. Ed. Labor S.A. GONALVES, E. G. & LORENZI, H. 2007. Morfologia Vegetal. Instituto Plantarum de Estudos da Flora. So Paulo, SP. 416p. IBGE. 1992. Manual tcnico da vegetao brasileira. Manuais tcnicos em geocincias, N. 1, Rio de Janeiro. RADFORD, A.E.; DICKISON, W.C.; MASSEY, J.R. & BELL, C.R. 1974. Vascular Plants Systematics. Harper & How, New York. 891p. RAUNKIER, C. 1934. The life forma of plants and statistical plant geography. New York. Oxford University Press. RAVEN, P.H.; EVERT, R.F. & EICHHORN, S.E. 2007. Biologia Vegetal. 7 ed. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro. 728p. R. REITZ (ed.). Flora Ilustrada Catarinense. Herbrio Barbosa Rodrigues, Itaja. SCHULTZ, A. 1971. Dicionrio de Botnica. Editora Globo. Porto Alegre, RS. 239p.

18
SOBRAL, M; JARENKOW, J.A.; BRACK, P.; IRGANG, B; LAROCCA, J.; RODRIGUES, R.S. 2006. Flora arbrea e arborescente do Rio Grande do Sul, Brasil. Ed. Rima, So Carlos, SP. 350p. VIDAL, W. N. & VIDAL, M. R. R. 1995. Botnica Organografia. 4 ed. Imprensa Universitria. Viosa, MG. 114p. 3.7. SITES Vascular Plant Systematics (glossrio ilustrado de botnica) http://www.ibiblio.org/botnet/glossary/ Flora digital do Rio Grande do Sul http://www6.ufrgs.br/fitoecologia/florars/index.php Check lista da flora do Brasil, algumas informaes so defasadas, principalmente quanto distribuio de espcies http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/ Banco de dados de colees cientficas de diversos rgos brasileiros e alguns estrangeiros com espcies brasileiras. http://www.splink.org.br/ ndice de plantas mundial, com informaes sobre nomes de plantas e literatura taxonmica http://www.ipni.org/ipni/plantnamesearchpage.do Catlogo de espcies e seus respectivos nomes corretos, alm de diversas informaes nomenclaturais, contantemento atualizado http://www.tropicos.org/ Catlogo de plantas do conesul, apresenta um checklist da florra do sul da Amrica do Sul, com iformaes sobre a sua distrinuio. http://www2.darwin.edu.ar/Proyectos/FloraArgentina/FA.asp Flora Brasiliensis: www.florabrasiliensis.cria.org.br Angiosperm Philogeny Website. http://www.mobot.org/MOBOT/research/APweb/ Index Herbariorum. http://sciweb.nybg.org/science2/IndexHerbariorum.asp International Association for Plant Taxonomy.

19
http://www.botanik.univie.ac.at/iapt Peridicos online. www.scielo.br

Portal de perodicos CAPES. www.periodicos.capes.gov.br/ Taxonomia Vegetal. http://www8.ufrgs.br/taxonomia/

Vous aimerez peut-être aussi