Vous êtes sur la page 1sur 12

DESEMPENHO ACSTICO EM SISTEMAS DRYWALL

2a EDIO

www.drywall.org.br

Apresentao
Desempenho acstico em sistemas drywall - 2a Edio
Associao Brasileira do Drywall Autor: Carlos Roberto de Luca Reviso tcnica: Davi Akkerman Realizao:

Este manual prtico aborda o desempenho acstico de paredes de vedao interna em drywall em edificaes residenciais e comerciais. Foi desenvolvido para orientar o trabalho dos profissionais da construo civil nas reas de projeto, suprimentos e produo. Apresenta conceitos bsicos de acstica e relao de paredes mais utilizadas em projetos residenciais e comerciais, fornecendo dados para atender a Norma de Desempenho (ABNT NBR 15.575-4:2013), local de utilizao e detalhes construtivos de aplicaes mais frequentes.

Diretoria Gnter Leitner, Philippe Rainero e Stenio Ribeiro de Almeida Gerncia Executiva Luiz Antonio Martins Filho Comisso Tcnica Jos Luiz Gonalves, Marcelo Pedrosa e Omair Zorzi Comisso de Desenvolvimento Amedeo Salvatore, Marcelo Hansen Einsfeld e Marcelo Machado Comisso de Comunicao e Marketing Allen A. Dupr, Eduardo Eboli e William Aloise Coordenadora de Comunicao e Marketing Glenda Gradilone Empresa patrocinadora*:

Informaes complementares podem ser solicitadas por meio do FALE CONOSCO do site www.drywall.org.br.

ndice
Apresentao Introduo Conceitos bsicos de acstica Exigncias da Norma Padres de desempenho 3 4 6 11 12

Apoio institucional:
Associao Brasileira para a Qualidade Acstica

de algumas paredes drywall Observaes sobre a tabela Norma de Desempenho Detalhes executivos Referncias normativas 14 16 17 23

Criao e produo grfica: S7 Propaganda Ilustraes: Nicoletti


Impresso em abril de 2013 (*) A Associao Drywall tem, como princpio tico, atuar com total neutralidade comercial. Nesse sentido, mantm relaes equidistantes com todos os fabricantes aprovados pelo PSQ-Drywall (Programa Setorial da Qualidade dos Componentes para os Sistemas Construtivos em Drywall) e est aberta participao destes em seus projetos.

Introduo
O efeito incmodo e nocivo que o rudo exerce sobre o ser humano j amplamente estudado e conhecido. Alm da perda de audio, que pode ser provocada pela exposio contnua a nveis sonoros altos, outros efeitos so percebidos no organismo como: aumento da presso arterial, acelerao da pulsao, dilatao das pupilas, aumento da produo de adrenalina, reao muscular e contrao dos vasos sanguneos, entre outros. Portanto, o rudo no somente dificulta a comunicao verbal, mas influi diretamente no comportamento fisiolgico e emocional das pessoas expostas a ele em qualquer situao e em qualquer ambiente (no trabalho, no trnsito, em casa, no cinema, etc.). Para reduzir os efeitos causados pelo rudo, muitas tcnicas e produtos foram desenvolvidos e tm sido usados principalmente na construo civil, visando a adequar os ambientes das edificaes s exigncias de qualidade ou conforto acstico requeridos, buscando garantir o bem-estar das pessoas que a vivem ou trabalham. Nesse sentido, cada projeto deve ser elaborado em funo da qualidade acstica requerida, buscando, ao mesmo tempo, satisfazer da melhor forma possvel as necessidades estticas, decorativas e funcionais de arquitetura. A exigncia de desempenho acstico varia de acordo com o tipo de edificao (residencial, comercial ou industrial), o local (urbano, rural, com e sem trfego intenso de veculos e caminhes ou prximos a aeroportos) e a necessidade e sensibilidade ao controle de rudos das pessoas que convivem dentro e ao redor da edificao considerada. As principais causas de desconforto acstico dentro de uma edificao so os rudos externos (que so propagados atravs das fachadas) e os rudos internos (transmitidos de um ambiente para outro). A soluo para esse problema requer o uso de sistemas e materiais destinados isolao acstica, que minimizem a propagao desses rudos.

Causas e solues

Conceitos bsicos de acstica


Som
Ocorre quando um meio elstico perturbado, excitando o sistema auditivo, gerando o fenmeno da audio.

DnT,w
Diferena padronizada de nvel ponderada entre ambientes para ensaio de campo (mnimo exigido pela norma ABNT NBR 15575-4:2013). Nota: os valores de desempenho de isolamento acstico medidos (DnT,w) tipicamente so inferiores aos obtidos em laboratrio(Rw). A diferena entre resultados depende das condies de contorno e execuo dos sistemas e estimada em 5 dB.

Percepo sonora
Reao do ouvido humano ao som. O ouvido humano percebe sons nas frequncias entre 20 e 20.000 Hz.

Frequncia
Mede o nmero de vibraes por segundo e expressa em hertz (Hz) Sons graves - 125 a 250 Hz Sons mdios - 250 a 1.000 Hz Sons agudos - 1.000 a 4.000 Hz A frequncia da voz humana est entre 500 e 2.000 Hz. A medio do nvel de presso sonora que se assemelha
id en te

sensibilidade do ouvido humano o dB.

Energia transmitida
nc

uma onda sonora desordenada, ou seja, um som indesejvel que pode estar presente no ambiente ou ser transmitido a este. Essa percepo subjetiva e varia de pessoa para pessoa. Os rudos podem ser de transmisso area ou estrutural.

Propagao do som
Quando uma onda sonora incide sobre uma superfcie ou parede, acontecem trs fenmenos: reflexo, absoro e transmisso.

Conforto acstico
Quando feito um mnimo esforo fisiolgico com relao ao som ou quando o som agradvel audio.

Rw
O ndice ponderado Rw til para definir a reduo do som areo de componentes isolados medida em laboratrio.

Reflexo
o fenmeno que acontece quando a onda sonora se choca contra uma superfcie e se reflete, retornando para o ambiente. Quanto mais densa e estanque for a superfcie, maior ser a reflexo.

En

Rudo

er gi

ai

Energia dissipada

En gi a er fl re eti da

Absoro e dissipao sonora


a capacidade dos materiais ou sistemas construtivos absorverem e dissiparem o som, diminuindo o excesso de reflexes, tornando-o inteligvel. Este constitudo de uma chapa de gesso por exemplo (massa), um colcho de ar ou um material que amortece e absorve a maior parte da onda sonora, quebrando sua intensidade (mola) e outra chapa de gesso (massa). A eficincia do sistema se deve ao fato de ocorrer uma frico entre a onda sonora e o novo meio (o ar ou um material fibroso a capacidade dos materiais ou sistemas construtivos de formarem uma barreira, reduzindo a transmisso do som de determinado ambiente para os demais ambientes. H duas maneiras de se isolar essa passagem do som: como a l mineral). Essa frico converte parte da energia sonora em calor, ou seja, o ar ou a l mineral faz com que a energia sonora perca intensidade, resultando em aumento da isolao sonora.

Isolao sonora

Massa

Mola
Ar

Massa

Para ser eficiente, este tipo de soluo muitas vezes requer o aumento de espessura da parede, diminuindo o espao til dos ambientes e aumentando o peso da construo.
Transmisso de rudos L mineral

Massa

A eficincia do sistema massa-mola-massa proporcionada pela descontinuidade dos meios

Conforme mostram as figuras da pgina a seguir, fixando-se o desempenho acstico em 60 dB e comparando-se as especificaes de cada sistema, verifica-se que o sistema massamola massa (mostrado na pgina anterior) permite a obteno de uma
Quanto maior for a massa da parede, melhor ser o desempenho acstico. A vibrao da parede ser dificultada pelo seu peso (Lei das Massas)

parede com espessura menor (140 mm contra 200 mm) e apenas 10% do peso de uma parede de concreto macio:

Exigncias da Norma
200 mm 140 mm

A tabela abaixo, que parte integrante da Norma de Desempenho (ABNT NBR 15.575-4:2013), estabelece o desempenho exigido nas diferentes situaes de separao entre ambientes, para atender ao nvel mnimo de desempenho. Os nveis de desem-

450 kg/m

43 kg/m

penho intermedirio e superior constam do Anexo F dessa norma. Cada elemento de separao apresentado na tabela identificado por letras (A a F), com o objetivo de facilitar a localizao, na tabela publicada nas pginas 12 e 13, das configuraes de paredes drywall que atendem a essas exigncias. Algumas dessas paredes tambm atendem aos nveis intermedirio e superior.

60 dB

60 dB

Abaixo mostrado o desempenho comparativo entre paredes de alvenaria convencional e suas equivalentes em drywall sem e com l mineral:
130 mm 140 mm
Item Elemento Parede entre unidades habitacionais autnomas (parede de germinao), nas situaes onde no haja ambiente dormitrio Parede entre unidades habitacionais autnomas (parede de germinao), no caso de pelo menos um dos ambientes ser dormitrio Parede cega de dormitrios entre uma unidade habitacional e reas comuns de trnsito eventual, como corredores e escadaria dos pavimentos Parede cega de salas e cozinhas entre uma unidade habitacional e reas comuns de trnsito eventual, como corredores e escadaria dos pavimentos Parede cega entre uma unidade habitacional e reas comuns de permanncia de pessoas, atividades de lazer e atividades esportivas, como home theater, salas de ginstica, salo de festas, salo de jogos, banheiros e vestirios coletivos, cozinhas e lavanderias coletivas Conjunto de paredes e portas de unidades distintas separadas pelo hall (DnT,w obtida entre as unidades) DnT,w dB 40

Tabela 18 - Valores mnimos da diferena padronizada de nvel ponderada, DnT,w, entre ambientes

Bloco de concreto Argamassa Bloco cermico Argamassa


C 40 A

45

38 dB

38 dB
D

95 mm

95 mm

30

45

40

38 dB

44 a 46 dB

Padres de desempenho das paredes drywall mais comuns


A = Distncia entre montantes (mm)
Espessura das chapas (mm) Peso da parede (kg/m2) 22 23 43 22 23 43 22 45 Altura limite da parede (m) Montantes Simples Duplo Isolamento acstico Rw(dB) Isolante sem com
Resistncia Resistncia ao fogo da parede ao fogo (minutos) (min)

Item

Paredes citadas na tabela 18

Corte da parede e designao

Quantidade de chapas

Chapas STou RU RF

12,5

600

2,50

2,90 2 12,5 36dB CF 30 CF 30

73

12,5

Item D

48

73/48/A/MS/ES/1ST12,5+1ST12,5/BR
12,5 A

400

2,70

3,25

600

2,50

2,90 2 12,5 44dB CF 30 CF 30

73

Item D

12,5

48

400
A

73/48/A/MS/ES/1ST12,5+1ST12,5/BR/1LM50
25

2,70

3,25

600

2,90

3,50 4 12,5 50dB CF 60 CF 90

Itens A, B, C, D, E e F

98

25

48

400
A

3,20

3,80

98/48/A/MS/ES/2ST12,5+2ST12,5/BR/1LM50
12,5

600

3,00

3,60 2 12,5 38dB CF 30 CF 30

Item D

95

12,5

70

400
A

95/70/A/MS/ES/1ST12,5+1ST12,5/BR
12,5

3,30

4,05

600

3,00

3,60 2 12,5 45dB CF 30 CF 30

95

12,5

Itens A, C, D e F

70

400
A

95/70/A/MS/ES/1ST12,5+1ST12,5/BR/1LM50
25

3,30

4,05

600
120

3,70

4,40 4 12,5 51dB CF 60 CF 90

Itens A, B, C, D, E e F

25

70

120/70/A/MS/ES/2ST12,5+2ST12,5/BR/1LM50
12,5 A

400

4,10

4,80

600

3,50

4,15 2 12,5 45dB CF 30 CF 30

115

12,5

Itens A, C, D e F

90

400
A

115/90/A/MS/ES/1ST12,5+1ST12,5/BR/1LM50
25

3,85

4,60

70

193

70

600

2,90

3,40 4 12,5 61dB CF 60 CF 90

Itens, A, B, C, D, E e F

193/70/A/MS/DES/2ST12,5+2ST12,5/BR/1LM50
Ver nas pginas 14 e 15 observaes sobre a tabela

25

400

3,20

3,70

Observaes sobre a tabela das pginas 12 e 13


Designao das paredes
A designao das paredes drywall composta pelos seguintes elementos, tomando-se como exemplo o item 8: 193/70/A/MS/DES/2 ST 12,5 + 2 ST 12,5/BR/LM 50 193: 70: A: MS: DES: 2 ST 12,5: 2 ST 12,5: BR: LM 50: espessura total da parede (mm) largura dos montantes (mm) espaamento entre os montantes (mm) montante simples dupla estrutura separada nmero, tipo e espessura de chapa de um lado nmero, tipo e espessura de chapa do outro lado borda rebaixada l mineral e espessura da manta ou painel

Fatores que alteram o desempenho das paredes


Espaos internos maiores entre as chapas proporcionam ndices de isolao maiores. Ver: item 1 = 36 dB e item 4 = 38 dB. Nas paredes com l mineral (LM), o desempenho acstico similar mantendo-se a mesma espessura de l e de acordo com as densidades dos tipos de l: l de vidro (LV) de 12 a 16 kg/m3 l de rocha (LR) de 32 kg/m3. A espessura de l mais usada nas paredes drywall de 50 mm, aplicada nos itens 2, 3, 5, 6, 7 e 8. Mantas mais espessas, preenchendo todo o espao entre chapas (largura da estrutura), melhoram o isolamento acstico. No item 7, se for utilizada manta de l mineral com 100 mm, o Rw passar para 47 dB. Quando aplicadas chapas RF com 15 mm de espessura, em vez de chapas de 12,5 mm, os ndices de resistncia ao fogo so melhorados: CF 30 passa para CF 60, CF 60 passa para CF 90 e CF 90 passa para CF 120.

Legendas
ST: RU: RF: DES: CF: MD: Rw: Dnt,w: dB: MS: BR: LM: LV: LR: Chapa standard Chapa resistente umidade Chapa resistente ao fogo Dupla estrutura separada Corta fogo Montante duplo ndice ponderado de reduo de som areo medido em laboratrio Diferena padronizada de nvel ponderada entre ambientes para ensaio de campo Decibel Montante simples Borda rebaixada L mineral L de vidro L de rocha

Ensaios de acstica
Todas as paredes apresentadas na tabela foram submetidas a ensaios no IPT Instituto de Pesquisas Tecnolgicas. Os nmeros e as datas a seguir referem-se a ensaios de acstica. Item 1: Item 2: Item 3: Item 4: Item 5: Item 6: Item 7: Item 8: 842296 (17/02/1997) 865428 (13/07/1999) 838605 (08/08/1996) 960529 (07/08/2007) 960530 (07/08/2007) 960531 (07/08/2007) 895960 (27/11/2002) 862883 (29/03/1999)

Norma de Desempenho
Os ndices de desempenho apresentados pelas paredes em drywall na tabela publicada na pgina central atendem a todos os requisitos da norma ABNT NBR 15.575:2013 Edifcios habitacionais- Desempenho Parte 4: Requisitos para os sistemas de vedaes verticais internas e externas - SVVIE. Para melhor entendimento dos requisitos citados, recomenda-se a leitura dos seguintes itens da norma (os itens complementares indicados em vermelho esto no Anexo F) em ou outras normas (em azul). 7 Segurana estrutural

Detalhes executivos
Para atender os parmetros exigidos pela Norma de Desempenho, recomenda-se a execuo dos detalhes construtivos seguintes:

Banda acstica
A banda acstica aplicada na estrutura de contorno da parede em drywall, guias e montantes, alm de impedir a passagem de som por alguma fresta entre o perfil e o elemento estrutural, evita que a onda sonora que atinge a parede transmita-se para os elementos estruturais por vibrao.

7.1 Estabilidade e resistncia estrutural dos SVVIE (sistemas de vedaes verticais internas e externas) 7.2 Deslocamentos, fissurao e descolamentos nos SVVIE 7.3 Solicitaes de cargas proveniente de peas suspensas atuantes nos SVVIE - Tabela F.1 7.4 Impacto de corpo mole nos SVVIE, com ou sem funo estrutural - Tabela F.2 7.6 Aes transmitidas por impactos nas portas 7.7 Impacto de corpo duro incidente nos SVVIE, com ou sem funo estrutural - Tabela F.6 8 9 10 Segurana contra incndio - Ver ABNT NBR 15758 1:2009 Uso e operao - Ver ABNT NBR 15758 1:2009 Estanqueidade

Tratamento de junta A Guia Banda acstica

Parede de drywall

B Elevao A

L mineral Laje

Banda acstica

10.2 Umidade nas vedaes verticais internas e externas decorrente da ocupao do imvel 12 Desempenho acstico 12.2 Nveis de rudo admitidos na habitao Tabela 19 - Valores recomendados da diferena padronizada de nvel, DnT,w, para ensaios de campo Tabela 20 - ndice de reduo sonora ponderado dos componentes construtivos Rw, para ensaio de laboratrio 14 15 16 18 Durabilidade e manutenibilidade Sade - Ver ABNT NBR 15758 1:2009 Funcionalidade - Ver tambm 7.6 Aes transmitidas por

Alvenaria L mineral Banda acstica Corte AA vertical

impactos nas portas Adequao ambiental

Tratamento de junta Corte BB horizontal Montante

Instalaes e isolao com l mineral


Nas regies das paredes drywall onde houver instalaes com tubulaes de gua e esgoto, eletrodutos e caixas eltricas, as mantas de l mineral devem receber cortes para encaixe e uma melhor acomodao em torno das peas.
Manta envolvendo adequadamente as peas

Tubulao

Caixa de luz

Caixas eltricas
O posicionamento de caixas eltricas no mesmo alinhamento numa parede drywall facilita a passagem de som de um lado para o outro comprometendo o desempenho acstico da parede. recomendvel a defasagem entre as peas de no mnimo 100 mm e o preenchimento com l mineral no contorno e no fundo das peas.

Corte na manta

Corte na manta

L mineral

Caixa de luz

Manta de l mineral

Caixa de luz mnimo 100 mm

Vedao acstica recomendvel nas aberturas


No encontro do batente com o perfil de contorno das aberturas e no rebaixo do batente, deve haver tratamento para evitar a passagem de som ou a transmisso de vibrao na batida de porta. No rebaixo do batente deve ser aplicada batedeira de vedao que amortece a batida da porta e impede a passagem de som com a porta fechada. Na parte de baixo da porta recomendvel a aplicao de elemento de vedao (selo acstico) para evitar a passagem de som pela fresta inferior.

Fixao de batente com espuma de poliuretano


Normalmente os batentes so fixados com 6 pontos de aplicao da espuma estrutural de poliuretano, 3 pontos em cada perna, ficando espaos vazios entre os pontos por onde o som passa de um lado para outro. Recomenda-se o preenchimento desses vazios com espuma de poliuretano no estrutural (mais econmico).

Vo de 10 mm

Fixao de batente com parafuso


Antes da fixao do batente deve ser aplicada banda acstica nos perfis de contorno da abertura vedando a passagem de som.
Batedeira de borracha Fixao de batente com espuma de poliuretano

Batedeira de Borracha

Vo de 5 mm

Batente

Parafuso de fixao do batente

Espaos vazios Banda acstica em todo o contorno da abertura

Espuma de fixao em 6 pontos Vo de porta

Referncias Normativas
Tratamento acstico dos shafts
As prumadas de esgoto e gua devem receber tratamento acstico para evitar a transmisso de rudos de descarga e guas servidas para os ambientes contguos. Este tratamento pode ser feito no fechamento do shaft com manta de l mineral ou atravs de tubos bipartidos de l mineral direto sobre os canos. ABNT NBR 14.715:2010 Chapas de gesso para drywall Parte 1 - Requisitos ABNT NBR 15.217:2009 Perfis de ao para sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall Requisitos e mtodos de ensaio.
Tratamento l mineral Tubulao esgoto/gua

ABNT NBR 10.151 Avaliao de rudo em reas habitadas ABNT NBR 10.152 (em reviso) Nveis de rudo para conforto acstico

ABNT NBR 15.758:2009 Sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall Projeto e procedimentos executivos para montagem Parte 1: Requisitos para sistemas usados como parede. ABNT NBR 15.575-4:2013 Edifcios habitacionais Desempenho Parte 4: Requisitos para sistemas de vedaes verticais internas e externas - SVVIE.

Tratamento com tubos bipartidos de l mineral envolvendo a tubulao

Vous aimerez peut-être aussi