Vous êtes sur la page 1sur 18

Estudo para o 9o EEJA

Estudo 5 Os processos em ns

A Natureza da Psique - livro de Jung Claudio C. Conti

Por que estudar Jung? pg 257


O Espiritismo enquanto fenmeno coletivo persegue, portanto, os mesmos fins que a Psicologia mdica, e, deste modo, produz, como bem indicam suas manifestaes mais recentes, as mesmas idias bsicas ainda que sob o rtulo de ensinamentos dos espritos que so caractersticas da natureza do inconsciente.

Por que estudar Jung? pg 257


Observei, repetidamente, os efeitos telepticos de complexos inconscientes, e tambm uma srie de fenmenos parapsicolgicos. Mas no posso ver em tudo isto uma prova da existncia de espritos reais; e at que surja uma prova irrefutvel, devemos considerar o domnio destes fenmenos como um captulo parte da Psicologia. Aps haver recolhido experincias psicolgicas de muitas pessoas e de muitos pases, durante meio sculo, j no me sinto to seguro como no ano de 1919, quando escrevi esta afirmao. Muitas vezes no me acanho de confessar que duvido de que uma abordagem e anlise exclusivamente psicolgicas faam justia aos fenmenos em questo.

Por que estudar Jung?


Joanna de ngelis, no livro Triunfo Pessoal, analisa o comportamento humano luz da teoria junguiana, tecendo comentrios e fazendo ajustes sob a tica esprita.

A Funo Transcendente - Prefcio


Em sua compreenso autoconhecimento. mais profunda, a Psicologia

Temos motivos suficientes para admitir que o homem em geral tem uma profunda averso a conhecer alguma coisa a mais sobre si mesmo, e que a que se encontra a verdadeira causa de no haver avano e melhoramento interior, ao contrrio do progresso exterior. ...a questo universal: De que maneira podemos confrontar-nos com o inconsciente. Esta a questo colocada ... de modo particular pelo Budismo... Indiretamente a questo fundamental na prtica de todas as religies.

A psique - Jung
consciente Si-mesmo inconsciente pessoal inconsciente coletivo

totalidade do homem

A psique Joanna de ngelis


consciente Esprito inconsciente pessoal inconsciente transpessoal

Jung pg 78
Parece que o consciente flui em torrentes para dentro de ns, vindo de fora sob a forma de percepes sensoriais. Ns vemos, ouvimos, apalpamos e cheiramos o mundo, e assim temos conscincia do mundo. Estas percepes sensoriais nos dizem que algo existe fora de ns. Mas elas no nos dizem o que isto seja em si. Isto tarefa, no do processo de percepo, mas do processo de apercepo.
Percepo: Aquisio de conhecimento por meio dos sentidos.

Apercepo: Faculdade ou ato de apreender imediatamente pela conscincia uma idia, um juzo; intuio.

Jung pg 332
Nosso conceito prtico de realidade parece, portanto que precisa de reviso. A conseqncia disto que aquilo que nos parece como uma realidade imediata consiste em imagens cuidadosamente elaboradas e que, por conseguinte, ns s vivemos diretamente em um mundo de imagens.

Percepo

Espectro eletromagntico

Onda eletromagntica

om ca m p

i co agnt

cam p o e l t r ic o

Onda
comprimento de onda

Olhos e cores
760 nm

760nm 590nm

590 nm

535nm
535 nm

Ouvidos e sons
Uma mistura de vrias freqncias distintas nunca se combinam para produzir um som especfico. Os diferentes sons superpostos so percebidos separadamente.

Erwin Schrdinger

Mente e Matria pg. 166

A sensao de cor no pode ser explicado pelo quadro objetivo que o fsico faz das ondas luminosas. No h processo nervoso cuja descrio objetiva inclua a caracterstica cor amarela ou sabor doce, da mesma forma que no h descrio objetiva de uma onda eletromagntica que inclua qualquer dessas caractersticas.

Apercepo

Apercepo pg 75
A percepo mais fisiolgica enquanto que a apercepo mais psquica. Estrutura complexa. Composta por diversos processos psquicos.
Processo de reconhecimento; Processo de avaliao; Processo intuitivo; Processos volitivos; Processos instintivos; Processos dirigidos; Processos no dirigidos.

Processo de reconhecimento
Uma comparao e uma diferenciao com o auxlio da memria.
O estmulo luminoso do fogo transmite a idia de fogo. Imagens de fogo na memria se combinam com a imagem vista do fogo, comparando e diferenciando, produz o seu reconhecimento. Em linguagem ordinria este processo denomina-se pensamento.

Processo de avaliao
O fogo visto provoca reaes emocionais
As imagens de recordao trazem consigo fenmenos emocionais denominados tonalidades afetivas; Podem ser de natureza agradvel ou desagradvel;
Uma fogueira de So Joo; uma lareira; uma casa em chamas

Este processo se chama sentimento.

10

Processo intuitivo
No sensorial, nem um pensamento, nem tambm um sentimento.
Estou vendo a casa inteira queimando; certo que haver um desastre se o fogo irromper aqui; Tenho a sensao de que este fogo ainda poder levar a uma catstrofe; Dependendo do temperamento, ser como uma percepo sensorial; um pensamento; ou uma sensao; Intuio: percepo das possibilidades inerentes a uma dada situao.

Processos volitivo e instintivo


Os processos volitivos so impulsos dirigidos.
Ficam a disposio do livre-arbtrio.

Os processos instintivos so impulsos


Se caracterizam pela ausncia de liberdade ou pela compulsividade.

11

Processos dirigido e no dirigido


Os processos dirigido so racionais
Relativos ateno.

Os processos no dirigido so irracionais


Relativos as fantasias ou sonhos (processos inconscientes que ainda penetram na conscincia).

Consciente-inconsciente pg 80-81
Podemos agora falar de contedos do inconsciente, em analogia com os diferentes contedos da conscincia? Isto equivaleria a postular, por assim dizer, um outro estado de conscincia dentro do inconsciente.

12

A Dissociabilidade da Psique pg 112


Se no se trata de simples impulsos ou inclinaes, mas de escolha e de deciso aparentemente de ordem superior, prprias da vontade, certamente no se pode deixar de admitir a existncia necessria de um sujeito que as controle... Por definio, isto seria colocar uma conscincia no inconsciente...

Limiar da conscincia Viso simplificada pg 113


Nveis de energia na psique

consciente

inconsciente

13

Limiar da conscincia Viso completa pg 114-115


Origem de decises decorrentes da vontade.

inconsciente
Nveis de energia na psique

Existncia de um sujeito secundrio.

consciente

inconsciente

Sujeito secundrio pg 114


...o sujeito secundrio consiste em um processo que jamais pode penetrar na conscincia porque nesta no h a mnima possibilidade de que se efetue a apercepo deste processo, isto , a conscincia do eu no pode receb-lo, por falta de compreenso e, por conseguinte, permanece essencialmente subliminar, embora, do ponto de vista energtico, ele seja inteiramente capaz de tornar-se consciente

14

Sujeito secundrio pg 114


Ele no deve sua existncia represso, mas o resultado de processos subliminares e como tal nunca foi consciente. Como em ambos os casos h um potencial de energia capaz de os conduzir ao estado de conscincia, o sujeito secundrio atua sobre a conscincia do eu , mas de maneira indireta, isto , atravs de smbolos, embora esta expresso no me parea muito feliz.

Sujeito secundrio pg 114


Quer dizer, os contedos que aparecem na conscincia so primeiramente sintomticos. Na medida, porm, em que sabemos ou acreditamos saber a que que eles se referem ou em que se baseiam, eles so semiticos

Obs: A semiologia tem por objeto qualquer sistema de signos (imagens, gestos, vesturios, ritos, etc.).

15

Sujeito secundrio pg 114


possvel, pois, que o inconsciente abrigue contedos de to alto nvel de energia que, em outras circunstncias, eles torna-se-iam perceptveis ao eu. Na maioria das vezes, eles no so contedos reprimidos, mas simplesmente contedos que ainda no se tornaram conscientes, isto , que ainda no foram percebidos subjetivamente, como por exemplo, os demnios ou os deuses dos primitivos...

Suposio
LE 621. Onde est escrita a lei de Deus? Na conscincia. O processo psquico relativo lei de Deus estaria situado na regio mais energtica do inconsciente que, embora no conscientizado, exerce uma influncia no consciente.

inconsciente
Nveis de energia na psique

consciente

inconsciente

16

Espiritismo e funo transcendente


Na prtica o mdico adequadamente treinado que faz de funo transcendente para o paciente, isto , ajuda o paciente a unir a conscincia e o inconsciente
pg. 6

O Espiritismo enquanto fenmeno coletivo persegue, portanto, os mesmos fins que a Psicologia mdica...
pg. 257

Portanto, podemos dizer que o Espiritismo que faz de funo transcendente para o paciente.

Qual seria o processo?


Autoconhecimento
Proposta de Tema para o 10o EEJA Demonstrar prticas e exerccios que podem ser feitos na busca de ser notico. Livro base: Diretrizes para o xito.

17

Fim

18

Vous aimerez peut-être aussi