Vous êtes sur la page 1sur 6

Copyright 2004, Instituto Brasileiro de Petrleo e Gs - IBP

Este Trabalho Tcnico Cientfico foi preparado para apresentao no 3 Congresso Brasileiro de P&D em Petrleo e Gs, a ser realizado no perodo de 2 a 5 de outubro de 2005, em Salvador. Este Trabalho Tcnico Cientfico foi selecionado e/ou revisado pela Comisso Cientfica, para apresentao no Evento. O contedo do Trabalho, como apresentado, no foi revisado pelo IBP. Os organizadores no iro traduzir ou corrigir os textos recebidos. O material conforme, apresentado, no necessariamente reflete as opinies do Instituto Brasileiro de Petrleo e Gs, Scios e Representantes. de conhecimento e aprovao do(s) autor(es) que este Trabalho ser publicado nos Anais do 3 Congresso Brasileiro de P&D em Petrleo e Gs

A SEPARAO DA BARITA DO FLUIDO DE PERFURAO PARA PROMOVER UMA PERFURAO COM DUPLO GRADIENTE
Aline T. Carvalho e Ricardo A. Medronho
Depto. Eng. Qumica, Escola de Qumica, Centro de Tecnologia/UFRJ, Ilha do Fundo, 21949-900, Rio de Janeiro, Brasil, medronho@eq.ufrj.br

Resumo A proximidade das curvas de presso nos poros e de fratura em perfuraes sob grandes lminas d'gua torna a operao cara e complicada. Uma forma de minimizar este problema atravs da reduo da presso exercida pelo fluido de perfurao na base do riser, de modo a originar a condio denominada de duplo gradiente de perfurao. A injeo de um fluido de perfurao com menor densidade na base do riser uma possvel alternativa capaz de gerar esta reduo de presso. Na presente proposta, o fluido de perfurao seria dividido em duas correntes, uma mais concentrada em barita para re-injeo na coluna de perfurao e outra mais diluda para injeo na base do riser. Neste trabalho, CFD foi usado para simular um hidrociclone otimizado para separao de barita do fluido de perfurao. Com os resultados das simulaes foi possvel obter-se uma equao para a eficincia granulomtrica reduzida e calcular-se a eficincia total de separao para granulometrias distintas de barita. A geometria tima de hidrociclone passvel de ser utilizada em perfuraes com duplo gradiente, desde que a barita contida no fluido de perfurao encontre-se no limite superior da faixa recomendada para a granulometria de baritas para esta aplicao. Palavras-Chave: perfurao; fluidodinmica computacional; barita; riser, CFD Abstract The proximity of the pore pressure and fracture pressure curves in deepwater drilling makes it an expensive and complicated operation. It would be possible to minimize this problem by reducing the pressure inside the riser at the seafloor level. Injection of low density drilling mud at that point is an alternative, producing a condition called dual gradient drilling. The basic idea of the present work is to divide the drilling mud in two streams, one more concentrated in barite for re-injection into the drilling column, and other more diluted for injecting into the riser at the seafloor. In this work, CFD was used to simulate a hydrocyclone optimized for barite separation from drilling mud. Based on the results, it was possible to obtain an equation for the size efficiency and to calculate the total efficiency for different size distributions of barite. The optimized hydrocyclone can be used in dual gradient drilling, since the barite size distribution is situated at the higher limit of the recommended range for drilling mud. Keywords: drilling; computational fluid dynamics; barite; riser; CFD.

1. Introduo
A perfurao de poos de petrleo em alto-mar tem se expandido gradativamente para guas cada vez mais profundas. Inicialmente, a perfurao offshore consistia na adaptao de sondas terrestres montadas sobre uma estrutura para perfurar em guas rasas, porm, com a crescente necessidade de se perfurar em guas mais profundas, desenvolveram-se novas tecnologias de ponta e tcnicas de perfurao especialmente orientadas para a perfurao martima (Thomas, 2001). Os sistemas de perfurao convencionais quando utilizados em guas profundas, em lugares onde correntes marinhas so excessivamente fortes, encaram grandes desafios que tornam difcil, e at invivel, a perfurao sob grandes lminas dgua. Um destes desafios a excessiva presso hidrosttica exercida pela coluna do fluido de perfurao no fundo do poo, o que pode vir a danificar a formao. Uma forma de resolver este problema atravs da utilizao de um duplo gradiente de perfurao, em contraste ao gradiente de perfurao nico utilizado na perfurao convencional (Smith et al., 1999).

3o Congresso Brasileiro de P&D em Petrleo e Gs O duplo gradiente de perfurao tem por objetivo reduzir a presso na base do riser para, idealmente, uma presso igual quela que seria obtida se o riser estivesse cheio apenas com gua do mar. A tcnica, em si, consiste em controlar a presso do fundo do poo pela manipulao de dois gradientes de presso: um gerado pelo escoamento do fluido que passa pela broca de perfurao e que mais pesado, que vai do fundo do poo ao leito marinho; e outro equivalente ao exercido pela presso hidrosttica que se estende da superfcie at o fundo do mar (Smith et al., 1999; Escobar, 1999 e Forrest et al. 2001). Uma das vantagens dessa configurao a reduo do nmero de fases na perfurao, o que, conseqentemente, reduzir o nmero de camadas de revestimento necessrias na perfurao de um poo. Esse arranjo pode ser alcanado por inmeras tcnicas que se agrupam em duas categorias principais: lifting mecnico e diluio do fluido que retorna pelo anular do poo. A idia bsica do presente trabalho dividir o fluido de perfurao em duas correntes, uma mais concentrada em slidos particulados e outra mais diluda. Hidrociclones podem ser utilizados para separar a barita do fluido de perfurao, de modo a gerar duas correntes com densidades mdias diferentes: a primeira com maior teor de barita e, portanto, mais densa, para injeo na coluna de perfurao e a segunda, menos densa, para injeo na base do riser.

2. Materiais e Mtodos
As propores geomtricas do hidrociclone simulado neste trabalho foram obtidas atravs de otimizao da sua performance visando a maximizao da eficincia de separao da barita. Para tal, utilizou-se de um planejamento experimental onde foram variados 4 (quatro) parmetros geomtricos do hidrociclone: os dimetros de entrada da alimentao, de sada da suspenso concentrada (underflow) e de sada da suspenso diluda (overflow) e o comprimento da projeo do tubo de sada do diludo no interior do corpo cilndrico (vortex finder). Detalhes do planejamento podem ser encontrados em outro trabalho (Carvalho e Medronho, 2005). O hidrociclone otimizado obtido tem as propores geomtricas listadas na Tabela 1. Tabela 1. Propores geomtricas do hidrociclone otimizado para separao de barita de fluidos de perfurao, onde Dc, Di, Do, e Du so os dimetros do hidrociclone, da alimentao, do overflow, e do underflow, respectivamente; e l o comprimento do vortex finder. Parmetro Dc Di Do Du l Valor (cm) 5,00 0,79 1.70 0.73 0.90

Fluidodinmica Computacional (CFD) uma ferramenta utilizada para simular escoamento de fluidos, que resolve as equaes de conservao e fenomenolgicas para um determinado domnio e condies iniciais (Versteeg e Malalasekera, 1995). Neste trabalho foi utilizado o pacote comercial CFX 5.7, da Ansys Technology. As simulaes foram realizadas em microcomputador com a seguinte configurao: Pentium IV 3,0 GHz e 1024 MB de memria RAM. As malhas utilizadas neste trabalho foram tetradricas, com elementos hexadricos somente prximo s paredes, onde o gradiente de velocidade maior. O tamanho mdio das malhas de 100.000 ns e 320.000 elementos. Uma ilustrao da malha utilizada pode ser encontrada na Figura 1. Quanto modelagem utilizada, optou-se pelo modelo de turbulncia SST (Menter, 1994), que uma variao do modelo utilizando o modelo (Wilcox, 1986) para o clculo da turbulncia prximo s paredes, e pelo modelo multifsico algbrico, que utiliza a mdia das propriedade de transporte para a resoluo das equaes de balano. O fluido de perfurao utilizado nas simulaes tem densidade de 1,25 g cm-3, viscosidade 24 cp e concentrao volumtrica de barita igual a 1,5%. A barita tem densidade de 4,23 g cm-3 e os dimetros de partcula escolhidos nas simulaes para o clculo das eficincias granulomtricas foram os de 20, 40, 60, 80, 100 2 120 m. A vazo de entrada foi mantida constante e igual a 3.000 cm3 s-1. As eficincias granulomtrica total (G) e total reduzida (G) so dadas pelas Equaes 1 e 2, respectivamente, e a razo de fluido (Rf), pela Equao 3.
G= W su Ws
d d

(1)

G' =

G Rf 1 Rf

(2)

3o Congresso Brasileiro de P&D em Petrleo e Gs


Rf = Qu (1 C vu ) Q (1 C v )

(3)

Onde Wsud e Wsd so as vazes mssicas no underflow e na alimentao, respectivamente. Qu, Q, Cvu, e Cv so a vazes volumtricas no underflow e na alimentao e as concentraes volumtricas no underflow e na alimentao, respectivamente.

Figura 1. Detalhes da malha utilizada.

3. Resultados e Discusso
A Figura 2 mostra o perfil de velocidades em um plano horizontal transversal alimentao (a), as linhas de corrente no interior do hidrociclone (b) e o perfil de presso no plano transversal alimentao (c). Na Figura 2b podese verificar que a velocidade do fluido, alta no duto de alimentao, rapidamente amortecida ao entrar no hidrociclone, gerando um grande gradiente de velocidades nesta regio. A Figura 2b mostra o lquido movendo-se em espiras descendentes prximo s paredes e fazendo o caminho inverso na regio central do hidrociclone. Na Figura 2c possvel visualizar-se a rpida variao na presso do fluido em escoamento, ao entrar no equipamento.

(a)

(b)

(c)

Figura 2. Perfil de velocidades em um plano horizontal transversal alimentao (a), linhas de corrente no interior do hidrociclone (b) e perfil de presso no plano transversal alimentao (c).

3o Congresso Brasileiro de P&D em Petrleo e Gs Os resultados para as eficincias granulomtrica e granulomtrica reduzida obtidos atravs das simulaes numricas para os 6 dimetros de partcula testados so mostrados na Tabela 2. Tabela 2. Eficincias granulomtrica (G) e granulomtrica reduzida (G) para diferentes dimetros de partcula (d). d (m) 20 40 60 80 100 120 Rf (%) 26.4 26.2 25.5 27.5 25.6 25.8 G (%) 29.8 40.1 56.1 73.2 86.0 93.5 G' (%) 4.5 18.9 41.1 63.0 81.2 91.2

Com os dados da Tabela 2 foi possvel determinar-se a Equao 4 (Plitt, 1976). O valor do expoente encontrado encontra-se exatamente na faixa normalmente reportada na literatura (Castilho e Medronho, 2000; Coelho e Medronho, 2001).
2 ,5 d G ' = 1 exp 0,693 68,7

(4)

Com base na Equao (4) possvel calcular-se as eficincias total (ET) e total reduzida (ET), segundo as equaes abaixo:
E 'T = G ' dy
0

(5)

E 'T =

ET R f 1 Rf

(6)

Onde y a distribuio granulomtrica da alimentao, expressa como frao cumulativa menor que dado dimetro d. A granulometria recomendada para baritas utilizadas em fluidos de perfurao tal que no mnimo 5 % das partculas devem ser maiores que 44 m e no mximo 3% delas podem ter maiores que 74 m. A Figura 3 apresenta trs distribuies de tamanhos para barita que atendem a essas especificaes: uma fina, uma mdia e uma grossa. Nesta figura, os limites esto representados pelos pontos em vermelho no grfico.
1,2 1

Distribuio Cumulativa

0,8 0,6

0,4 0,2

Barita Fina Barita Mdia Barita Grossa Limites

0 0 20 40 60 80 100 120 140

Dimetro de partcula (m)

Figura 3. Curvas de distribuio granulomtrica para a barita

3o Congresso Brasileiro de P&D em Petrleo e Gs As curvas de barita fina e mdia obedecem a uma distribuio do tipo RRB (Rosin-Rammler-Bennet) e a de barita grossa segue o modelo de Weibull, como mostrado abaixo: Barita fina

d 1,5 y = 1 exp 21,1


Barita Mdia

(7)

d 1,8 y = 1 exp 34,8


Barita Grossa

(8)

d - 40 2,0 y = 1 exp 318,1

(9)

Com base nas Equaes de 4 a 6 possvel obter-se a eficincia total reduzida ET e a eficincia total ET para cada uma das distribuies de tamanhos dadas pelas Equaes de 7 a 9. A Tabela 3 apresenta os valores de ET e ET obtidos segundo essas equaes, para uma razo de fluido Rf de 26%. Tabela 3. Eficincias obtidas para as 3 distribuies granulomtricas de barita. Tipo de Barita Barita fina Barita mdia Barita grossa Eficincia Total Reduzida 6,1 % 14,3 % 35,9 % Eficincia Total 30,5 % 36,6 % 52,5 %

Face aos resultados de eficincias total e total reduzida encontrados para as trs anlises granulomtricas de barita testadas, pode-se concluir que o equipamento projetado s poder vir a ser utilizado com baritas cuja distribuio de tamanhos se situe no extremo mais grosso da faixa recomendada para a composio de fluidos de perfurao. A Figura 4 mostra as vazes e concentraes obtidas com base na simulao do hidrociclone otimizado e da barita grossa. Qo = 2208 cm3/s Cvo = 1,0% Para injeo na base do riser

Q = 3000 cm3/s Cv = 1,5%

Qu = 792 cm3/s Cvu = 3,0% Para injeo na coluna de perfurao Figura 4. Vazes e concentraes no hidrociclone para a barita Grossa Uma vazo tpica de alimentao coluna de perfurao de 44170 cm3/s ou 700 gpm (Oliveira, 2004). Para esta vazo, e considerando que a vazo de underflow do hidrociclone otimizado igual a 792 cm3/s, seriam necessrios 56 hidrociclones otimizados operando em paralelo.

3o Congresso Brasileiro de P&D em Petrleo e Gs

4. Concluses
Face aos resultados de eficincia total encontrados para as trs anlises granulomtricas de barita testadas, podese concluir que o equipamento projetado s poder vir a ser utilizado com baritas cuja distribuio de tamanhos se situe no extremo mais grosso da faixa recomendada para a composio de fluidos de perfurao. Para produzir uma vazo tpica de alimentao coluna de perfurao de 44170 cm3/s seria necessria uma bateria com 56 hidrociclones otimizados operando em paralelo.

5. Agradecimentos
Os autores agradecem FINEP e Agncia Nacional do Petrleo, devido ao seu Programa de Formao de Recursos Humanos para o Setor de Petrleo e Gs (PRH-ANP) e, em particular, Escola de Qumica, atravs de seu Programa EQ-ANP (PRH 13) pelo apoio recebido.

8. Referncias
CASTILHO, L. R., MEDRONHO, R. A. A Simple Procedure for Design and Performance Prediction of Bradley and Rietema Hydrocyclones, Minerals Engineering. 13, 183-191, 2000. COELHO, M. A. Z., MEDRONHO, R. A. A Model for Performance Prediction of Hydrocyclones. Chemical Engineering Journal, 84, 7-14, 2001. CARVALHO, A. T., MEDRONHO, R. A. Optimizing hydrocyclone geometry for barite separation from drilling mud. In 2nd Mercosur Congress on Chemical Engineering, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, 2005. ESCOBAR, A. A Simulation Study of a Mudlift Drilling System During Tripping Operations, M.S. Thesis, Texas A&M University, College Station, Texas, 1999. FORREST, N., BAILEY, T., HANNEGAN, D. Subsea Equipment for Deep Water Drilling using Dual Gradient Mud System, paper SPE/IADC 67707 apresentado em SPE/IADC Drilling Conference 2001, Amsterdam, 2001. MENTER, F. R. Two-equation eddy-viscosity turbulence models for engineering applications. AIAA-Journal, 32, 8, 1994. OLIVEIRA, D. S. T. Simulao Numrica de um Hidrociclone Para Separao de Esferas Ocas de Lama de Perfurao, Projeto Final de Curso, Escola de Qumica, UFRJ, Rio de Janeiro, 115p., 2004. PLITT, L. R. A Mathematical Model of the Hydrocyclone Classifier. CIM Bulletin, 69, 114-123, 1976. SMITH, K. L., GAULT, A. D., WITT, D. E., BOTROS, F. P., PETERMAN, C. et al. Subsea Mudlift Drilling JIP: Achieving Dual-Gradient Technology, Deepwater Technology 1999, p. 21, 1999. THOMAS, J. E. Fundamentos de Engenharia de Petrleo, Editora Intercincia, Rio de Janeiro, 2001. VERSTEEG, H. K., MALALASEKERA, W. An Introduction to Computational Fluid Dynamics - The Finite Volume Method, Longman, Londres, 1995. WILCOX, D. C. Multiscale model for turbulent flows. In AIAA 24th Aerospace Sciences Meeting. American Institute of Aeronautics and Astronautics, NY, 1986.

Vous aimerez peut-être aussi