Vous êtes sur la page 1sur 2

Lngua Portuguesa e Literatura

6 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL

1 Bimestre
Eixo
LEITURA - Reconhecer o impacto desses gneros nas relaes sociais. - Identificar referncias textuais ao emissor e ao receptor da mensagem. - Inferir o significado de palavras a partir do conhecimento compartilhado entre emissor e receptor. - Identificar e diferenciar os recursos utilizados na internet para garantir agilidade na comunicao. - Reconhecer como se d a estrutura da comunicao dentro do contexto social (emissor, receptor, canal, cdigo e mensagem). - Reconhecer que a comunicao se estabelece a partir do conhecimento e domnio de uma determinada linguagem compartilhada entre emissor e receptor (inclusive entre portadores de necessidades especiais).

Bilhete e mensagem instantnea (e-mail, post e torpedo)

Habilidades e Competncias

USO DA LNGUA - Identificar e usar o vocativo. - Reconhecer as marcas do registro coloquial. - Estabelecer relao de referncia entre substantivos e adjetivos. - Usar adequadamente sinais de pontuao relevantes ao gnero. - Diferenciar letra e fonema a partir da identificao do dgrafo em oposio aos encontros consonantais - Identificar e corrigir dificuldades ortogrficas recorrentes. PRODUO TEXTUAL - Elaborar textos dos gneros estudados no bimestre.

2 Bimestre
Eixo
LEITURA - Relacionar o texto verbal ao no-verbal, como suporte para a compreenso textual. - Diferenciar sentidos associados aos variados formatos de balo e tipos de letra empregados. - Reconhecer sentidos criados pela pontuao expressiva. - Reconhecer onomatopias e interjeies. - Identificar a presena e a estrutura do dilogo. USO DA LNGUA

Histria em quadrinhos e tirinha

Habilidades e Competncias

- Reconhecer as marcas de registro coloquial e de variedades lingusticas. - Distinguir o sentido denotativo do conotativo. - Identificar expresses que produzam efeito humorstico. - Usar os sinais de pontuao como indicadores de sentido. - Reconhecer o sentido modalizador do grau dos substantivos e adjetivos. - Identificar a relao entre pronomes e nomes como elemento promotor de coeso textual. - Reconhecer o padro de acentuao das palavras oxtonas. - Identificar e corrigir as dificuldades ortogrficas recorrentes. PRODUO TEXTUAL - Transformar pequenas narrativas em histrias em quadrinhos, fazendo uso de legendas, bales, onomatopeias e sinais grficos.

Lngua Portuguesa e Literatura

6 ANO / ENSINO FUNDAMENTAL

3 Bimestre
Eixo
LEITURA - Identificar os elementos bsicos da narrativa de encantamento: tempo, espao, personagens, enredo e narrador. - Identificar o uso do imaginrio e do ficcional da narrativa em busca da retratao do mundo real. - Identificar e interpretar a moral da histria, explorando as relaes de causa e consequncia. - Identificar pontos de convergncia entre textos de narrativas tradicionais e suas verses adaptadas e reescritas de forma moderna. - Inferir o significado de uma expresso a partir do contexto. USO DA LNGUA

Contos de fadas e contos maravilhosos

Habilidades e Competncias

- Identificar a funo do substantivo na nomeao de personagens e lugares, diferenciando prprios de comuns. - Reconhecer o valor expressivo do adjetivo em descries de cenrios e caracterizaes de personagens. - Reconhecer e usar com propriedade as letras maisculas. - Diferenciar sentido denotativo e conotativo. - Identificar a estrutura de dilogo presente nas narrativas. - Reconhecer o padro de acentuao de paroxtonas. - Identificar e corrigir dificuldades ortogrficas recorrentes. PRODUO TEXTUAL - Empregar corretamente sinais grficos para dilogos. - Elaborar resumos ou novas verses de narrativas dos gneros estudados no bimestre.

4 Bimestre
Eixo Poema
LEITURA - Reconhecer os aspectos formais relacionados ao verso, estrofe e explorao grfica de espaos em textos poticos nacionais, portugueses e /ou de origem africana. - Identificar o efeito de sentido gerado pela repetio de sons e palavras. -Identificar o sentido de palavras e/ou expresses a partir do contexto. - Identificar os recursos para construo da rima. - Diferenciar poema e prosa. - Usar adequadamente o dicionrio. USO DA LNGUA - Reconhecer a estruturao do poema em versos e estrofes. - Reconhecer e utilizar sinnimos e antnimos como recursos de coeso e de construo do texto potico. - Identificar e valorizar a ocorrncia de variaes lingusticas. - Reconhecer o padro de acentuao das proparoxtonas. - Identificar e corrigir dificuldades ortogrficas recorrentes. PRODUO TEXTUAL - Elaborar textos do gnero estudado no bimestre.

Habilidades e Competncias

Vous aimerez peut-être aussi