Vous êtes sur la page 1sur 17

DISCRIMINAO CONTRA A MULHER

Feminismo
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Feminismos so movimentos polticos, mas tambm intelectuais e tericos que buscam a desnaturalizao, reconhecimento e a superao das relaes assimtricas entre os gneros feminino e masculino, reconhecendo tambm que esses no esgotam as experincias identitrias, nem sexuais de todos os indivduos mas que, isso sim, representam uma estrutura binria por meio da qual os indivduos so socialmente (mas no naturalmente) classificados. A partir do reconhecimento dos valores desiguais e arbitrariamente atribudos aos sexos, s identidades sexuais, e sua insuficincia classificatria, os feminismos buscam oferecer instrumentos para identificao de tratamentos iniqunimes entre os gneros nas prticas rotineiras, que por terem sido naturalizadas tornam-se difceis e, s vezes, quase impossveis de serem identificadas como violncias[1][2]. Alguns feminismos j lutaram por igualdade entre os sexos, outros, pela diferena entre os sexos e sua valorizao, outros ainda, pela eqidade, ou seja, reconhecendo diferenas entre os gneros (no mais sexos porque entende-se que sexo tambm um olhar culturalmente construdo sobre os corpos) buscam a valorizao simtrica entre eles[3]. Por se oporem norma, regra geral de como as culturas lidam diferentemente com pessoas de gneros distintos, os feminismos se opem no a outros movimentos masculinistas ou machistas, mas hegemonia e naturalizao que uma perspectiva masculina obteve em quase (seno) todas as culturas humanas, pela naturalizao dos homens nos espaos pblicos de destaque e poder, como na produo do discurso cientfico e autorizado, assim como a naturalizao das mulheres em ambientes domsticos ou de menos poder relativo. Obviamente, as feministas e os feministas no esto somente interessados nessa diviso binria entre homens e mulheres porque pensam e criticam tambm essa diviso e sua precedncia moral sobre os indivduos. Reconhece-se a existncia no mundo social (e at natural[4]) dividido em muito mais cores do que homens e mulheres apenas, apontando essa diviso como arbitrria e violenta contra os indivduos que a transcendem. Assim tambm, se questiona a heteronormatividade entre as mltiplas formas de convvio humano, denegadas ao longo da histria por essa perspectiva. (continua...) (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Feminismo, acesso em: 12/03/07)

EDUCAO MULHER
do UNICEF

PODE

COMBATER

PRECONCEITO

A violncia contra as mulheres e as crianas uma das mais extremas formas de violncia. A afirmao da diretora executiva do UNICEF, Ann M. Veneman, e foi

pronunciada hoje durante a 51 Sesso da Comisso das Naes Unidas sobre a Situao das Mulheres. Apesar dos progressos, continuamos a viver em um mundo onde milhes de meninas continuam excludas da escola, exploradas no trabalho precoce, so traficadas, esto especialmente vulnerveis ao HIV/aids e so alvo da violncia sexual, disse Veneman ao lembrar que na prxima quinta-feira, dia 8 de maro, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. A diretora executiva do UNICEF enfatizou a grave ligao entre a discriminao contra meninas e mulheres e a violncia sexual que sofrem em situaes de conflitos armados, o trfico, as prticas como crimes em nome da honra e motivados por disputas por dotes, o casamento precoce e a mutilao genital feminina. (continua...) (Fonte: http://www.onu-brasil.org.br/view_news.php?id=5441, acesso em 12/03/07)

47 SESSO DA COMISSO SOBRE A SITUAO DA MULHER


INTERVENO DA MINISTRA EMLIA FERNANDES SECRETRIA ESPECIAL DE POLTICAS PARA AS MULHERES DO BRASIL NOVA YORK, 3 DE MARO DE 2003
Senhor Presidente,

Permita-me congratul-lo por seu trabalho frente desta Comisso. Estamos certos que seu reconhecido talento e experincia diplomtica nos permitiro alcanar nesta Sesso os resultados significativos que todos desejamos para o avano da mulher, promoo e defesa de todos os seus direitos. O Brasil reafirma seu firme compromisso com os princpios e os objetivos definidos na Plataforma de Pequim. Cremos que esta Comisso constitui foro privilegiado para avanar no debate sobre a implementao das metas e aes estratgicas definidas na IV Conferncia Mundial da Mulher e complementados em sua reunio de seguimento, realizada h trs anos. Gostaria tambm de agradecer, por seu intermdio, s Senhoras ngela King, Assessora Especial do Secretrio-Geral, e Carolyn Hannan, Chefe da Diviso para o Desenvolvimento da Mulher, e toda a sua equipe. Seu dedicado trabalho tem se traduzido em valiosos subsdios substantivos e prticas administrativas de grande importncia para a incluso generalizada de uma perspectiva de gnero nos trabalhos das Naes Unidas e na busca da igualdade de gnero. (continua....) (Fonte: http://www.un.int/brazil/speech/03d-ef-women-portugues-0303.htm, acesso em 12/03/07)

INSERO DAS MULHERES NEGRAS NO MERCADO DE TRABALHO DA REGIO METROPOLITANA DE SO PAULO 1995-2000
Este nmero do Boletim Mulher e Trabalho tem um valor especial, em razo da III Conferncia Mundial Contra o Racismo, Discriminao Racial, Xenofobia e Formas Conexas de Intolerncia, promovida pela Organizao das Naes Unidas, que ser realizada em Durban, na frica do Sul, entre 31 de agosto e 7 de setembro de 2001. Ao longo dos anos 90, vrias conferncias convocadas pela ONU tornaram-se espaos importantes, ampliando a conscincia mundial sobre direitos humanos, meio ambiente, direitos reprodutivos, questes de gnero e pobreza, entre outros. Esta III Conferncia Mundial(1), com certeza, trar centralidade ao tema abordado e j se observa um intenso engajamento das organizaes negras brasileiras no processo de construo e realizao da Conferncia Mundial. Ao tratar das especificidades das formas de insero das mulheres negras no mercado de trabalho, pretende-se contribuir para o debate sobre desigualdades raciais e de gnero. O perfil do mercado de trabalho expressa, entre outros aspectos, o resultado do processo histrico que conformou a sociedade brasileira. Nesse sentido, de fundamental importncia dimensionar o papel desempenhado pelo atributo raa/cor dos indivduos na produo e reproduo do diferencial nas oportunidades de acesso ao mercado de trabalho. (continua...) (Fonte: http://www.seade.gov.br/produtos/mulher/index.php?bole=04, acesso: 12/03/07)

DISCRIMINAO SOCIAL, RACIAL E DE GNERO NO BRASIL


Cristina Baida Beccari
A autora, com fulcro na Constituio Federal de 1988 e na Declarao Universal dos Direitos Humanos, aborda a temtica da discriminao social, racial e de gnero no Brasil, fazendo inclusive, uma crtica discriminao velada. 12/04/2005 O racismo e a discriminao a qualquer ttulo so abominveis aos olhos daqueles que vivem a verdadeira humanidade e que tratam aos outros com igualdade, respeito e amor independente da cor, da raa, do sexo, da idade, da profisso, etc. O Brasil um pas de cultura escravocrata e com grande miscigenao de raas, fatores estes que contriburam para a existncia de diversidades de culturas, valores e crenas. Somando-se a isso encontramos as desigualdades oriundas dos vrios anos de explorao econmica do proletariado, aos 350 anos de escravido negra e da subseqente abolio sem a acolhida no mercado de trabalho dos negros e sem que fossem propiciadas as condies mnimas para eles subsistissem; alm das

desigualdades relativas s mulheres, aos idosos e s crianas, que tambm foram oprimidos durante a longa conquista da cidadania no Brasil. O Ministrio do trabalho lanou um documento chamado: " Brasil, Gnero e Raa" em que distingue Racismo, Preconceito, Esteretipo e Discriminao. Racismo [1] a ideologia que postula a existncia de hierarquia entre grupos humanos, que no caso em tela pode ser traduzida na pretenso da existncia de uma certa hierarquia entre negros e brancos. Segundo Ferreira [2], o racismo a doutrina que sustenta a superioridade de certas raas, podendo representar ainda o preconceito ou discriminao em relao indivduos considerados de outras raas. Preconceito [3] uma indisposio, um julgamento prvio negativo que se faz de pessoas estigmatizadas por esteretipos. Compulsando a obra de Ferreira [4] aprendemos que preconceito uma idia pr-concebida ou mais precisamente, a suspeita, a intolerncia e a averso a outras raas religies e credos. O Esteretipo [5] consiste em um atributo dirigido a determinadas pessoas e grupos que funciona como uma espcie de carimbo ou rtulo, que retrata um prjulgamento. As pessoas rotuladas so sempre tratadas e vistas de acordo com o carimbo que recebem em detrimento de suas verdadeiras qualidades. A Discriminao [6] a denominao atribuda a uma ao ou omisso violadora do direito das pessoas com base em critrios injustificados e injustos tais como: raa, sexo, idade, crena, opo religiosa, nacionalidade, etc... FERREIRA [7] define a discriminao como sendo o tratamento preconceituoso dado a certas categorias sociais, raciais, etc. (continua...) (Fonte: http://www.direitonet.com.br/artigos/x/19/91/1991/, acesso em: 12/03/07)

Preconceito e discriminao como expresses de violncia


Lourdes Bandeira - Universidade de Braslia Anala Soria Batista - Universidade de Braslia
Resumo: Neste ensaio discutem-se a construo do preconceito e a visibilidade das discriminaes decorrentes, duplamente associadas condio de emergncia das diferenas: seja pela afirmao e manipulao da condio da diferena, seja por sua insistente negao ou dissimulao. Em ambos os casos, o no-reconhecimento das diferenas ou a falta de respeito a elas se fazem presentes, criando novos padres de violncia. A reflexo constri uma ponte entre o preconceito e a violncia, enfatiza as diversas formas de discriminao e excluso, e compreende os seguintes aspectos: os parmetros jurdicos em relao co-existir e a reconhecer; as cincias sociais diante da construo das diferenas/ dessemelhanas; os fundamentos conceituais da categoria preconceito e suas derivantes em relao s de discriminao e excluso social; os mecanismos do preconceito; a relao diferena, preconceito, imagem e racionalizao do outro.

Palavras-chave: preconceito, discriminao, excluso, violncia.(...) (Fonte: http://www.scielo.br/pdf/ref/v10n1/11632.pdf, acesso em: 11/03/07)

ATITUDE, PRECONCEITO E ESTERETIPO


Regina Clia de Souza Para compreender o que o preconceito, convm entender primeiro o conceito de atitude baseado nos estudos da Psicologia Social. ATITUDE um sistema relativamente estvel de organizao de experincias e comportamentos relacionados com um objeto ou evento particular. Para cada atitude h um conceito racional e cognitivo - crenas e idias, valores afetivos associados de sentimentos e emoes que por sua vez levam a uma srie de tendncias comportamentais predisposies. Portanto, toda atitude composta por trs componentes: um cognitivo, um afetivo e um comportamental: 1. a cognio o termo atitude sempre empregado com referncia um objeto. Toma-se uma atitude em relao que? Este objeto pode ser uma abstrao, uma pessoa, um grupo ou uma instituio social. 2. o afeto um valor que pode gerar sentimentos positivos, que por sua vez gera uma atitude positiva; ou gerar sentimentos negativos que pode gerar atitudes negativas. 3. o comportamento a predisposio : sentimentos negativos levam a aproximao e negativos ao esquivamento ou escape. Desta forma, entende-se o PRECONCEITO como uma atitude negativa que um indivduo est predisposto a sentir, pensar, e conduzir-se em relao a determinado grupo de uma forma negativa previsvel.

CARACTERSTICAS DO PRECONCEITO:

um fenmeno histrico e difuso; A sua intensidade leva a uma justificativa e legitimizao de seus atos; H grande sentimento de impotncia ao se tentar mudar algum com forte preconceito. Vemos nos outros e raramente em ns mesmos. (continua...)

(Fonte: http://www.brasilescola.com/psicologia/atitude-preconceito-estereotipo.htm, acesso em: 12/03/07)

PSICOLOGIA E O PRECONCEITO E A DISCRIMINAO


Questes ticas Racismo: Resoluo alerta para preconceito na profisso (Odair Furtado presidente do Conselho Regional de Psicologia) Embora a riqueza do mundo esteja na diversidade e nas diferenas, o homem conserva o velho vcio de estranhar o que diferente de si, e de se mirar nos iguais. Boa parte dos psiclogos, ainda que pese sua formao humanista, incorre, como as demais pessoas, neste equvoco, embora nem sempre de maneira voluntria. Doutora em psicologia social e ativista do movimento negro, a diretora do Centro de Estudos das Relaes e Desigualdades do Trabalho e membro da Comisso de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia de SP, Cida Bento, vai a fundo e diz que os profissionais padecem dos pactos narcsicos e esto imersos na fantasia de que somos imparciais e racialmente neutros. O preconceito existe na psicologia e o profissional precisa ter conscincia disso, aponta. A Resoluo n 018/2002 do Conselho Federal de Psicologia (veja quadro na pgina seguinte) cumpriu este papel e chamou a categoria para a reflexo dessa realidade. Em dezembro do ano passado, o CFP aprovou uma resoluo que trata o racismo na profisso de maneira inquestionvel. Ao estabelecer, em seu artigo 2, que os psiclogos no exercero qualquer ao que favorea a discriminao ou preconceito de raa ou etnia, a Resoluo no s deixou bem claro que atitudes discriminatrias no exerccio da funo no sero toleradas, mas deu sinais de seu comprometimento com os avanos sociais. (continua....) (Fonte: http://www.crpsp.org.br/a_acerv/jornal_crp/135/frames/fr_questoes_eticas.htm, acesso em: 12/03/07)

A SOCIOLOGIA - RACISMO, PRECONCEITO E DISCRIMINAO OS NOVOS NOMES DO RACISMO: ESPECIFICAO OU INFLAO CONCEPTUAL?
Fernando Lus Machado* Resumo Boa parte da vasta produo terica que a sociologia e outras cincias sociais tm dedicado, nas ltimas dcadas, problemtica do racismo, especialmente no mundo anglo-saxnico, ao procurar dar conta das mutaes de forma e contedo que ele sofreu desde as suas primeiras formulaes e manifestaes prticas, acaba por inflacion-lo conceptualmente. Neste artigo, em que se analisa esse processo de inflao conceptual, muitas vezes associado a uma extrema ideologizao e politizao do

conceito, tenta fazer-se, ao mesmo tempo, a especificao terica do racismo, em cada uma daquelas que, consensualmente, se reconhece serem as suas trs dimenses constitutivas: ideologia, preconceito e discriminao. Palavras-chave Racismo, ideologia, preconceito, discriminao. Na generalidade dos pases da Unio Europia, seja nos maiores e mais antigos receptores de imigrantes, seja naqueles em que a imigrao mais recente e reduzida, o racismo tem-se mantido, ao longo das duas ltimas dcadas, na agenda social e poltica, embora com expresso varivel de pas para pas e com flutuaes de intensidade. (continua...) (Fonte: http://www.scielo.oces.mctes.pt/scielo.php?pid=S087365292000000200002&script=sci_arttext&tlng=pt, acesso em: 12/03/07)

DIREITO E PRECONCEITO RACIAL E DISCRIMINAO Polticas afirmativas


Tese indica que cotas devem seguir critrio scio-econmico
Polticas afirmativas so medidas temporrias criadas para integrar um certo nmero de pessoas na sociedade, de modo a aumentar a representao desse grupo em esferas sociais. Estud-las foi o ponto de partida para a dissertao de mestrado da procuradora do Estado Roberta Fragoso, defendida e aprovada para publicao pela Universidade de Braslia (UnB). Sob orientao do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Ferreira Mendes, a procuradora concluiu, em pesquisa de 400 pginas, que o modelo americano de polticas afirmativas no pode ser copiado no Brasil. Ela defende um modelo brasileira, em que o critrio racial no seja o exclusivo para adoo de cotas. Assessora de outro ministro do STF, Marco Aurlio de Mello, que j se posicionou a favor das polticas afirmativas, a procuradora sustenta que o critrio racial deve estar atrelado ao scio-econmico. (continua...) Revista Consultor Jurdico, 6 de maio de 2004 (Fonte: http://conjur.estadao.com.br/static/text/23671,1, acesso em: 12/03/07)

DIREITO E PRECONCEITO RACIAL E DISCRIMINAO


Texto confeccionado por (1) Nelson Joaquim
Atuaes e qualificaes

(1) Advogado (UFRJ), Professor Universitrio, Mestre em Direito (UGF), Ps-graduao com Especializao em Direito Civil, Romano e Comparado (UFRJ), Ps-graduao com Especializao em Educao Distncia (SENAC), Curso de Aperfeioamento sobre Atualidades e Perspectivas do Direito Argentino (UBA), Consultor Jurdico Educacional (IPAE) e membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

IGUALDADE E DISCRIMINAO
1. Apresentao. 2. Discriminao e Preconceito. 3. Contribuies da legislao. 4. Ao Afirmativa ou polticas afirmativas. 5. Consideraes finais. 1. Apresentao A Constituio Federal declara que todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza [...] (art. 5 caput). Ento, por que falar em discriminao? Infelizmente a discriminao histrica e sempre existiu, sendo praticada pelos indivduos, pelos governos e pela prpria sociedade. Todavia, hoje, observamos que as naes, inclusive o Brasil, tm o dever de diminui as desigualdades e contribuir para a incluso social. Afinal, igualdade formal e igualdade real significam a mesma coisa? O qu discriminao? Preconceito, discriminao e racismo significam a mesma coisa? E o estereotipo? Ao afirmativa e cotas significam a mesma coisa? Toda discriminao negativa? Para responder essas indagaes, precisamos inicialmente definir e compreender os termos: preconceito, racismo, estereotipa e discriminao, ao afirmativa, cotas. Para depois, discutir e contribuir para eliminao gradativa da discriminao e do preconceito na sociedade brasileira. a) Preconceito um julgamento prvio ou pr-julgamento de uma pessoa com base em esteretipos, ou seja, simples carimbo. Este conceito prvio nada mais do que preconceito. Trata-se de atitudes negativas, desfavorveis, para com um grupo ou seus componentes individuais. caracterizado por crenas estereotipadas, mas ningum nasce com preconceitos, da precisamos estar muito atentos quando formos proferir julgamentos sobre uma pessoa, uma idia ou sobre uma crena. A atitude resulta de processos internos do portador e no do teste dos tributos reais do grupo.(Dicionrio de Cincias Sociais Fundao Getlio Vargas MEC). P. (962). O preconceito localiza-se na esfera da conscincia e/ou na esfera afetiva dos indivduos e, por si s, no fere direito. Alis, embora violando as normas do bom senso e da afetividade, o preconceito no implica necessariamente em violao de direitos. Isto porque ningum obrigado a gostar, por exemplo, do portador de deficincia, do homossexual, do idoso, do ndio ou do afrobrasileiro. Mas todos so obrigados a respeitar os direitos das pessoas. b) Racismo uma doutrina ou ideologia que defende a existncia de hierarquia entre grupos humanos, ou seja, algumas raas so superiores a outras, assim os superiores teriam o direito de explorar e dominar os inferiores. As teorias racistas surgem na Europa, em meados do sculo XIX, preconizando superioridade do povo europeu em contrapartida inferioridade dos povos noeuropeus. E atualmente, em vrias partes do mundo, as teorias racistas servem para justificar a explorao e dominao de determinados grupos humanos sobre outros. Trata-se de um equvoco, pois alm das dificuldades de definir uma raa pura, no existem raas superiores, e sim culturas e valores diferentes. c) Estereotipo O termo deve ser claramente distinguido do preconceito, pois pertence categoria das convices, ou seja, de um fato estabelecido. Uma vez

carimbados os membros de determinado grupo como possuidores deste ou daquele atributo, as pessoas deixam de avaliar os membros desses grupos pelas suas reais qualidades e passam a julg-los pelo carimbo. Exemplo: todo judeu sovina; todo portugus burro; todo negro ladro; toda mulher no sabe dirigir. 2. Discriminao e preconceito Diferentemente do preconceito, a discriminao depende de uma conduta ou ato (ao ou omisso), que resulta em violar direitos com base na raa, sexo, idade, estado civil, deficincia fsica ou mental, opo religiosa e outros. A Carta Constitucional de 1988 alargou as medidas proibitivas de prticas discriminatrias no pas. Algumas delas como, por exemplo, discriminao contra a mulher, discriminao contra a criana e o adolescente, discriminao contra o portador de deficincia, discriminao em razo da idade, ou seja, a discriminao contra o idoso, discriminao em razo de credo religioso, discriminao em virtude de convices filosficas e polticas, discriminao em funo do tipo de trabalho, discriminao contra o estrangeiro e prtica da discriminao, preconceito e racismo. A propsito, segundo o jurista constitucionalista Jos Afonso da Silva: A discriminao proibida expressamente, como consta no art. 3, IV da Constituio Federal, onde se dispe que, entre os objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, est: promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. Proibi-se, tambm, a diferena de salrio, de exerccio de fundaes e de critrio de admisso por motivo de sexo, idade, cor, estado civil ou posse de deficincia (art. 7, XXX e XXXI). (Curso de Direito Constitucional Positivo, 2003, p. 222). (continua...) (Fonte: http://www.uj.com.br/publicacoes/doutrinas/default.asp?action=doutrina&iddoutrina=3 201, acesso em.12/03/07)

DEFICINCIA DISCRIMINAO

PRECONCEITO

IBDD - Instituto Brasileiro de Defesa dos Direitos da Pessoa com ...


mais do que a atitude de discriminao e preconceito que grande parte dos ... que prega a possibilidade e o direito de o deficiente viver inserido em ...

SEM CERCA DE ARAME FARPADO Jornal: O Globo Rio, 21 de maro de 1997 Teresa Costa d' Amaral No estamos em guerra. Nem mesmo procuramos esconder com cerca de arame farpado. Mas o Brasil tem seu prprio campo de concentrao. Mantemos entre ns aproximadamente 2.000.000 de brasileiros deficientes sobrevivendo sem nenhuma possibilidade de acesso sade, educao, reabilitao.

A Organizao das Naes Unidas calcula que a populao deficiente em pases com as caractersticas socioeconmicas do Brasil 10% da populao global. Assim cerca de 15.000.000 de brasileiros portam algum tipo de deficincia, mental, fsica ou sensorial. Nem estatsticas oficiais temos. E se juntarmos a esse nmero os estudos que dizem que 12 % da populao vive com at salrio mnimo, teremos em torno de 2.000.000 de deficientes sobrevivendo com essa renda familiar. A nao brasileira mantm cerca de 2.000.000 de brasileiros presos em suas deficincias, sem as mnimas condies de respeito ao ser humano. Cegos sem bengalas, amputados sem muletas, paraplgicos sem cadeiras de rodas, surdos sem comunicao, deficientes mentais isolados, todos vivendo no fundo do nosso quintal, no nosso quarto dos fundos, como se o mundo j no vivesse as grandes perspectivas de integrao do deficiente. (continua...) (Fonte: http://www.ibdd.org.br/html/ibdd_cd_artigo_13.asp, acesso em 12/03/07)

AIDS - PRECONCEITO E DISCRIMINAO A PESSOA PORTADORA HIV Combate ao Preconceito e ao Estigma


Transformar o 1 de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma deciso da Assemblia Mundial de Sade, em outubro de 1987, com apoio da Organizao das Naes Unidas - ONU. A data serve para reforar a solidariedade, a tolerncia, a compaixo e a compreenso com as pessoas infectadas pelo HIV/aids. A escolha dessa data seguiu critrios prprios das Naes Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988. O preconceito e a discriminao contra as pessoas vivendo com HIV/aids so as maiores barreiras no combate epidemia, ao adequado apoio, assistncia e ao tratamento da aids e ao seu diagnstico. Os estigmas so desencadeados por motivos que incluem a falta de conhecimento, mitos e medos. Ao discutir preconceito e discriminao, o Ministrio da Sade espera aliviar o impacto da aids no Pas. O principal objetivo prevenir, reduzir e eliminar o preconceito e a discriminao associados aids. (continua...) (Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/html/pt/dicas/32aids.html, acesso em: 12/03/07)

TRANSEXUALIDADE E O DIREITO DE CASAR Texto confeccionado por (1) Maria Berenice Dias
Atuaes e qualificaes (1) Desembargadora do Tribunal de Justia do RS e Presidente da 7 Cmara Cvel, com a competncia em Direito de Famlia. Vice-Presidente Nacional do IBDFam. Ps-graduada e Mestre em Processo Civil pela PUCR.

As questes que dizem com a sexualidade sempre so cercadas de mitos e tabus. Os chamados desvios sexuais, tidos como uma afronta moral e aos bons costumes, so

alvo de profunda rejeio social. Tal conservadorismo acaba por inibir o prprio legislador de normar situaes que fogem dos padres comportamentais aceitos pela sociedade. No entanto, fechar os olhos realidade no vai faz-la desaparecer, e a omisso legal acaba to-s fomentando ainda mais a discriminao e o preconceito. Estar margem da lei no significa ser desprovido de direito nem pode impedir a busca do seu reconhecimento na Justia. Ainda quando o direito se encontra envolto em uma aurola de preconceito, o juiz no deve ter medo de fazer justia. A funo judicial assegurar direitos, e no bani-los pelo simples fato de determinadas posturas se afastarem do que se convencionou chamar de normal. Talvez uma das mais instigantes questes que esto a merecer regulamentao para adentrar na esfera jurdica a que diz com o fenmeno nominado de transexualidade. Por envolver a prpria insero do indivduo no contexto social, reflete-se na questo da identidade e diz com o direito da personalidade, que tem proteo constitucional. A identificao do sexo feita no momento do nascimento pelos caracteres anatmicos, registrando-se o indivduo como pertencente a um ou a outro sexo exclusivamente pela genitlia exterior. No entanto, a determinao do gnero no decorre exclusivamente das caractersticas anatmicas, no se podendo mais considerar o conceito de sexo fora de uma apreciao plurivetorial, resultante de fatores genticos, somticos, psicolgicos e sociais.[1] Eventual incoincidncia entre o sexo aparente e o psicolgico gera problemas de diversas ordens. Alm de um severo conflito individual, h repercusses nas reas mdica e jurdica, pois o transexual tem a sensao de que a biologia se equivocou com ele.[2]Ainda que o transexual rena em seu corpo todos os atributos fsicos de um dos sexos, seu psiquismo pende, irresistivelmente, ao sexo oposto. Mesmo sendo biologicamente normal, nutre um profundo inconformismo com o sexo anatmico e intenso desejo de modific-lo,o que leva busca de adequao da externalidade de seu corpo sua alma. (continua...) (Fonte: http://www.uj.com.br/publicacoes/doutrinas/default.asp?action=doutrina&iddoutrina=3 273, acesso em: 12/03/07)

A VIOLNCIA DA IMPRENSA
* Hamilton Octavio de Souza jornalista, professor da PUC-SP, e diretor da Apropuc. Muitos jornais, revistas, emissoras de rdio e de TV atuam como ces de guarda ou como partidos das classes dominantes. Controlada majoritariamente pelas elites das classes dominantes, e organizada como empresa comercial com objetivo de lucro, a imprensa brasileira incorpora e reproduz, na sua atividade jornalstica, de um lado, os mesmos componentes histricos, culturais e polticos formadores dessas elites e, de outro lado, as caractersticas expressas no capitalismo perifrico e submisso ao centro do imperialismo.

Portanto, no h qualquer contradio no fato de a imprensa brasileira ter sido gerada na corte do imprio e ter herdado, primeiro, os cacoetes da realeza e, segundo, as posturas dos senhores de engenho, dos bares do caf e dos capites da indstria. Nasceu, assim, pelas mos dos poderosos para servir aos interesses dos poderosos, muito mais para controlar o povo do que para libertar. O desenvolvimento capitalista acrescentou ao sistema de comunicao o modo operacional baseado na contnua modernizao tecnolgica, na disputa do mercado, na concentrao empresarial, na oligopolizao do setor e na explorao da mo de obra todos no sentido de proporcionar a maior e a mais rpida acumulao do capital, a disseminao de padres de consumo essencial para a economia de larga escala e para a globalizao dos mercados e a hegemonia do pensamento liberal. A consolidao desse modelo foi possvel porque funciona em perfeita sintonia com o poder poltico do Estado, o qual, de um lado, tem sido tambm poder concedente e fiscalizador do sistema de radiodifuso, e, de outro, tem sido o parceiro que fornece os mais variados tipos de sustentao, desde emprstimos nos bancos pblicos, isenes para a aquisio de equipamentos e papis, at veiculao publicitria com forte injeo de dinheiro pblico nessas empresas privadas. Ao longo de mais de um sculo, o Estado brasileiro e o sistema privado de comunicao dentro do qual esto inseridos a imprensa e a atividade jornalstica atuam de forma unificada na defesa dos interesses das classes dominantes, prioritariamente para a preservao dos privilgios de suas elites e do capitalismo. A imprensa funciona, escreveu o professor francs Serge Halimi, como os novos ces de guarda do sistema. Isso explica porque a imprensa a chamada grande imprensa, que constituda pelos principais jornais, revistas, emissoras de rdio e de televiso que operam comercialmente tem sido, ao longo de anos, to hostil aos movimentos sociais formados pelas camadas populares e pelos trabalhadores do campo e da cidade. Na verdade, ela reproduz fielmente a viso das elites, que sempre consideraram perigosas as pessoas oriundas do povo. Isso explica tambm porque essa imprensa tem sido hermtica em fornecer espao editorial para setores subalternos, excludos e marginalizados da sociedade, e tambm aos grupos polticos, aos partidos e aos movimentos que se propem a defender ou a representar esses setores localizados na base da pirmide econmica e social. Para o professor Perseu Abramo, alguns veculos da imprensa brasileira se constituem como partidos da burguesia, com programa prprio e com insero direta na luta de classes. Nesse sentido, a violncia praticada pela imprensa se configura na ausncia de efetiva prtica democrtica na cobertura jornalstica dos fatos da sociedade e, tambm, na imposio de uma viso de mundo nica e exclusiva daqueles que tudo tm e tudo podem, pois controlam a economia, a poltica, o aparelho de Estado e demais instrumentos de presso disponveis na sociedade, em especial o sistema de comunicao social. Embora se esforcem em demonstrar que o Pas vive uma democracia, que existe liberdade de expresso garantida na Constituio Federal, que o jornalismo praticado pelos principais veculos de comunicao seguem normas de iseno, imparcialidade e preceitos ticos iguais para todos, os donos da imprensa no conseguem esconder as suas posies de classe, os seus interesses econmicos e polticos, as suas preferncias e os seus enfoques editoriais particulares.

Qualquer leitura mais atenta dos jornais e revistas, e qualquer pesquisa nos arquivos de qualquer veculo da chamada grande imprensa, vo comprovar que a manipulao e a distoro funcionam como regra permanente, e no como uma exceo. Ou seja, a excluso, o preconceito, a crtica deliberada e o tratamento que atendem melhor o interesse dominante, fazem parte do processo de produo do jornalismo, desde a seleo da pauta, a escolha das fontes, at a edio final do material. No caso especfico da televiso, o universo de manipulao abrange tambm o tempo de exposio, a imagem e o som utilizados em cada matria jornalstica. (continua...) (Fonte: http://www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=1179&eid=142, acesso em: 13/02/03)

DA IMAGEM DA MULHER IMPOSTA PELA MDIA COMO UMA HUMANOS VIOLAO DOS DIREITOS

Cynthia Semramis Machado Vianna Mestre em Direito pela Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais. Editora do site www.direitoinformatico.org. RESUMO: O padro de beleza feminina foi modificado radicalmente durante o sculo vinte, por meio da divulgao do corpo feminino pelos meios de comunicao. Essa mudana, longe de ser favorvel s mulheres, mostrou-se uma violncia psicolgica, tendo em vista a imposio de uma esttica de corpos extremamente magros, jovens e europeizados, caractersticas incompatveis com a aparncia da maioria das mulheres. A presso para que os corpos femininos atinjam esse ideal esttico promove distrbios alimentares, dificulta a insero social e profissional e gera uma relao conflituosa com o prprio corpo, j que nega as caractersticas fsicas femininas. Tambm as crianas submetidas a esse processo miditico sofrem para se adequar a esse padro, chegando a desenvolver distrbios alimentares e a no aceitar o prprio corpo quando entram na puberdade. Para reverter este quadro, fundamental promover a discusso sobre a imagem feminina, tirando-a da esfera do reforo de autoestima e a transferindo para a esfera dos direitos humanos. Essa perspectiva necessria porque a imagem feminina divulgada pela mdia discriminatria, irreal, no contempla a diversidade da populao feminina, pouco saudvel e prejudicial ao desenvolvimento adequado de crianas e adolescentes, sendo todas essas situaes vedadas em inmeros tratados de direitos humanos. PALAVRAS-CHAVE: Imagem feminina; Mdia; Discriminao; Direitos humanos; Violncia psicolgica; Gnero; Feminismo. (continua...) (Fonte: http://calvados.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/direito/article/viewFile/6991/4969, acesso em: 12/03/07)

DISCRIMINAO NAS RELAES DE TRABALHO


NORMAS INTERNACIONAIS E O DIREITO IGUALDADE DE OPORTUNIDADES. ... frente aos fenmenos do preconceito, discriminao, intolerncia e xenofobia. ...

AO AFIRMATIVA UM DEVER DO ESTADO


Maria Aparecida Gugel ([1]) Subprocuradora-geral do Trabalho e Conselheira do Conselho Nacional de Combate a Discriminao - CNCD. [1] A Origem dos Preconceitos. Raa e Cincia II, p. 165. (...) A ignorncia, que a base dos preconceitos, toma aspectos dos mais diversos. Ora so noes falsas referentes s caractersticas fsicas, tradies culturais ou crenas de um povo, ora verdadeiros mitos que fazem intervir faculdades sobrehumanas ou fraquezas pueris.(...) ARNOLD M. ROSE ([2]). Objetivo. demonstrar que o modelo da ao afirmativa est inserido no sistema jurdico nacional e, portanto, impe-se como direito de uma coletividade, reconhecidamente excluda, igualdade. Visa superar preconceitos e eliminar a discriminao criminosa, destinando-se a promover a igualdade de oportunidades. 1. DIREITO IGUALDADE. (continua...) (Fonte: http://www.aids.gov.br/final/dh/afroatitude/acoes_afirmativas/dever_estado.doc, acesso em: 12/03/07)

PRECONCEITO EM FOCO O MP E O COMBATE A TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAO


por Luiza Cristina Fonseca Frischeisen I - O Estado Democrtico de Direito, fundamentos e objetivos. II - A igualdade perante lei. III - A proibio de quaisquer formas de preconceito e discriminao. IVResponsabilidade no criminal daqueles que praticam atos discriminatrios. V- O

Ministrio Pblico e a atuao no combate todas as formas de discriminao. VI Como chegar at o Ministrio Pblico. VII - Concluses. I - O Estado Democrtico de Direito, fundamentos e objetivos: A Constituio Federal estabelece que a Repblica Federativa do Brasil tem como fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo poltico. Estes fundamentos esto diretamente ligados aos objetivos da nossa Repblica, tambm estabelecidos na nossa Constituio Federal, a construo de uma sociedade livre, justa e solidria, o desenvolvimento nacional, a erradicao da pobreza e da marginalizao, reduo das desigualdades sociais e regionais e promoo do bem de todos, sem preconceito de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. E todos estes objetivos s podem ser atingidos em um Estado Democrtico de Direito, que garanta a todos a igualdade perante a lei e efetivo acesso aos direitos e bens necessrios a uma vida digna. O Estado Democrtico de Direito traz em seu bojo a idia fundante que a vontade deste Estado, que se realiza nas diversas esferas da administrao, federal, estadual e municipal, forma-se atravs de representantes eleitos pelo povo (com sufrgio universal ), por isso, a Constituio tambm estabelece que todo o poder emana do povo, que o exerce diretamente ou por meio de representantes eleitos . preciso ressalvar que a Constituio Federal no uma carta de intenes, mas vincula a todos no Brasil, governantes e governados. II - A igualdade perante lei : Outro princpio bsico do Estado Democrtico de Direito a igualdade perante lei, ou seja, todos devem ser tratados igualmente pela lei, quando encontram-se na mesma situao-base, assim, estabelecer licena-maternidade para as mulheres no fere o princpio da isonomia ( igualdade perante lei ), pois s as mulheres engravidam, atendimento prioritrio aos idosos no fere a isonomia, pois os idosos precisam de tratamento diferenciado daquele dos demais grupos da sociedade, pois tm necessidades prprias. Estes so alguns dos exemplos que podemos dar para explicitar o princpio da igualdade perante a lei e admitir que existem grupos mais vulnerveis, que precisam de atendimento especial, como as gestantes, crianas e idosos. III - A proibio de quaisquer formas de preconceito e discriminao: A nossa Repblica encontra-se comprometida por fora da nossa Constituio e tambm dos Tratados Internacionais assinados por nosso pas com o combate a todas as formas de discriminao, pois em um pas onde todos so iguais perante a lei, reconhece-se a todos, independentemente de suas caractersticas e escolhas pessoais, o exerccio por todos de todos os direitos e o reconhecimento de todas as suas escolhas. interessante explicitar que preconceito segundo o Dicionrio Houaiss uma "atitude, sentimento ou parecer insensato, de natureza hostil, assumido em conseqncia da generalizao apressada de uma experincia pessoal ou imposta pelo meio, intolerncia (por exemplo, contra um grupo nacional, religioso o racial )". J discriminao o "ato que quebra o princpio da igualdade, como distino, excluso, restrio ou preferncias, motivado por raa, cor, sexo, idade, trabalho, credo religioso ou convices polticas".

Fica claro portanto que o preconceito uma atitude e/ou uma forma de pensar preconcebida, que pode levar ao ato de discriminar. No Brasil, face aos objetivos da nossa Repblica, o preconceito e a discriminao no so aceitos pela nossa ordem constitucional e jurdica. Isso quer dizer que prticas preconceituosos que resultarem em atos discriminatrios podero ser punidas. (continua...) (Fonte: http://conjur.estadao.com.br/static/text/6055,1, acesso em: 12/03/07)

O ESTADO DE DIREITO E OS DESTITUDOS NA AMRICA LATINA: INTRODUO4


**Paulo Srgio Pinheiro DESDE O RETORNO AO REGIME DEMOCRTICO para muitos pases na Amrica Latina, as relaes entre governos e sociedade, particularmente os pobres e membros marginalizados da sociedade, tm sido caracterizadas pelo uso ilegal e arbitrrio do poder. A grande esperana durante as transies democrticas na Amrica Latina na dcada de 1980 era de que o fim das ditaduras significariam a consolidao do estado de direito. O retorno ao governo civil trouxe a esperana de que o grau de proteo aos direitos humanos alcanado por opositores polticos durante o regime autoritrio seria estendido a todos os cidados. No entanto, embora as sociedades latino-americanas vivessem a transio das ditaduras para os governos civis, muitas prticas de seus governos no foram afetadas por mudanas polticas ou eleies. H uma ruptura significativa entre a carta dos direitos humanos, presente em muitas constituies, e a aplicao e prtica do funcionamento da lei. Abusos dos direitos humanos ocorrem todos os dias e a maioria dos infratores no so punidos, ou mesmo responsabilizados, por seus crimes horrendos. Em certas reas, o monoplio pblico da violncia legitimada foi relaxada e a sobrevivncia dependeria da habilidade do indivduo em manter seu/sua reputao, demonstrando uma ameaa crvel de violncia1, um processo que ameaa o desenvolvimento da sociedade democrtica. A criminalidade crescente no s desgasta as esperanas democrticas (como demonstrado por vrias pesquisas no continente) como tambm autoriza a violncia arbitrria, enfraquecendo a legitimidade do sistema poltico. H grande partes de territrio, principalmente em reas rurais, onde as classes governantes locais continuam a manipular as instituies pblicas, inclusive o judicirio e a polcia. Para complicar esta situao, deparamo-nos com um paradoxo que enfraquece os esforos de combater ao crime: embora as garantias fundamentais estejam bem-definidas por muitas das constituies democrticas,o exerccio de cidadania plena praticamente inexistente para a maioria da populao. Estas sociedades marcadas pela excluso em termos dos direitos civis e sociais poderiam ser consideradas democracias sem cidadania2. Em muitos pases da Amrica Latina, especialmente aqueles sem prticas tradicionais de proteo aos direitos humanos, mesmo aps promulgarem novas constituies democrticas, as instituies legais no foram reformadas e as prticas arbitrrias de agentes do estado permanecem inalteradas. Apesar de avanos

significativos no mbito das sociedades civis e da governabilidade democrtica, os pobres continuam a ser as vtimas preferenciais da violncia, da criminalidade, e das violaes dos direitos humanos. O Estado em grande parte da Amrica tem-se mostrado incapaz de ou, mais provavelmente, no-propenso a erradicar a impunidade de crimes cometidos por seus agentes na mesma proporo que tenta punir os crimes cometidos por infratores de crimes pequenos e comuns. (continua....) (Fonte: http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/pspinheiro/paulosergio.html, acesso em: 12/03/07)

Vous aimerez peut-être aussi