Vous êtes sur la page 1sur 3

http://www.youtube.com/watch?

v=FX23jWvA0PI Municpios

1. Caractersticas: Os Municpios so pessoas jurdicas de direito pblico interno. So autnomos, uma vez que possuem capacidade de auto-organizao, autogoverno, auto-administrao e autolegislao. Auto-organizao: Os Municpios organizam-se atravs da lei orgnica, votada em 2 turnos, com interstcio mnimo de 10 dias e aprovada por 2/3 dos membros da Cmara Municipal, que a promulgar, atendidos os princpios estabelecidos na Constituio Federal e na Constituio estadual e os preceitos estabelecidos no art. 29 da CF (art. 29 da CF). Antes de 1988, os Municpios de determinado Estado eram regidos por uma nica Lei orgnica estadual. Autogoverno: Os Municpios estruturam o Poder Executivo e Legislativo. No tm Poder Judicirio prprio. Auto-administrao e autolegislao (art. 30 da CF): Os Municpios tm competncias legislativas e no-legislativas prprias. 2. Formao dos Municpios: A criao, a incorporao, a fuso e o desmembramento de Municpios far-se-o por lei estadual, dentro do perodo determinado por lei complementar federal e dependero de consulta prvia, mediante plebiscito, s populaes dos Municpios envolvidos, aps divulgao dos estudos de viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei (art. 18, 4 da CF). Requisitos: Divulgao de estudo de viabilidade municipal Aprovao por plebiscito da populao municipal: O plebiscito ser convocado pela Assemblia legislativa. Lei complementar federal: Determinar o perodo para criao, incorporao, fuso e desmembramento de Municpios. Lei estadual. No caso do municpio, so competncias privativas aquelas que se referem ao interesse local, detalhadas na Lei Orgnica Municipal: limpeza urbana, cemitrios, abatedouros, licena para localizao e funcionamento de estabelecimentos, captura de animais, estradas vicinais, estacionamentos, organizao de seus servios.

Em geral, poderamos agrupar estas competncias da seguinte forma: 1. Servios pblicos: limpeza urbana, iluminao pblica, transporte coletivo etc; 2. Ordenamento e uso do solo: plano diretor, vias urbanas, localizao de estacionamentos etc; 3. Uso do espao pblico: praas, jardins, espao de propaganda e publicidade etc; 4. Abastecimento alimentar: matadouros, feiras livres, mercados etc; 5. Cultura e Lazer: esporte, festas, eventos; 6. Desenvolvimento local - apoio gerao de emprego e renda. Para exercer estas competncias, o municpio faz leis, autoriza funcionamento, concede licenas e realiza aes. Ou seja, o municpio administra de forma autnoma os seus bens e servios. Para isso preciso regulament-los. Muitas das atividades desenvolvidas na competncia legislativa e financeira so traduzidas em medidas concretas atravs desta competncia; logo, as leis so executadas, atos so praticados e as polticas pblicas previstas no oramento so realizadas. Importante ressaltar que para fazer compras de equipamentos ou materiais necessrio uma licitao. Para admitir pessoal necessrio, em geral, concurso pblico. Logo, so estes atos e normas que o regulam, que compreendem a competncia administrativa. A aquisio de bens, equipamentos, a concesso ou autorizao de servios, a utilizao do poder de polcia para fazer cumprir as leis fazem parte da competncia administrativa. Contedo das competncias dos municpios Competncia no-legislativa comum: estudada no item Unio. Competncia no-legislativa privativa (art. 30, III IX da CF): Hipteses descritas, presumindo-se o interesse local. Compete aos Municpios: Instituir e arrecadar os tributos de sua competncia, bem como aplicar suas rendas, sem prejuzo da obrigatoriedade de prestar contas e publicar balancetes nos prazos fixados em lei (art. 30, III da CF). Criar, organizar e suprimir distritos, observada a legislao estadual (art. 30, IV da CF). Organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, os servios pblicos de interesse local, includo o de transporte coletivo, que tem carter essencial (art. 30, V da CF). Manter, com a cooperao tcnica e financeira da Unio e do Estado, programas de educao pr-escolar e de ensino fundamental (art. 30, VI da CF). Prestar, com a cooperao tcnica e financeira da Unio e do Estado, servios de atendimento sade da populao (art. 30, VII da CF). Promover, no que couber, adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupao do solo urbano (art. 30, VIII da CF).

Promover a proteo do patrimnio histrico-cultural local, observada a legislao e a ao fiscalizadora federal e estadual (art. 30, IX da CF).

Competncia legislativa expressa: Os Municpios tm competncia para elaborar a prpria lei orgnica (art. 29 da CF). Competncia Legislativa para assuntos de interesse local. (art. 30, I da CF). Competncia Legislativa suplementar (art. 30, II da CF): Cabe aos Municpios suplementar a legislao Federal e estadual no que couber, relacionado ao interesse local. Competncia Legislativa para instituir o plano diretor: O plano diretor, aprovado pela Cmara Municipal, obrigatrio para cidades com mais de 20.000 habitantes, o instrumento bsico da poltica de desenvolvimento e de expanso urbana (art. 182, 1 da CF). A propriedade cumpre a funo social quando atende ao plano diretor

Vous aimerez peut-être aussi