Vous êtes sur la page 1sur 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

NOES DE AFO PARA ANALISTA DO TRF-01 AULA 04

Saudaes, prezado aluno! Esta minha ltima aula no curso. A partir de hoje, o Otvio comandar o restante. Deixarei voc em boas mos. Como avisei, fiz uma pesquisa para definir o escopo desta aula. que, fortuitamente, fazendo uma pesquisa bibliogrfica, me deparei com o sumrio da obra Contabilidade Governamental Um Enfoque Administrativo da Nova Contabilidade Pblica, do professor Lino Martins, editado pela Atlas. Verifiquei uma senhora coincidncia com os itens programados para esta aula, e fui checar a abrangncia de um item to estranho como Recursos para execuo dos programas: exerccio financeiro. Inicialmente, achei que se trataria de tudo que diz respeito receita e despesa. Ento, vendo o livro, constatei que, sob essa denominao, esto contempladas apenas a execuo oramentria da receita e a da despesa, que sero nosso primeiro tpico de hoje, sem entrar nas classificaes tericas (econmica, programtica, funcional etc.). Depois, trataremos dos mecanismos de descentralizao oramentria e financeira, que fazem parte, tambm, da execuo oramentria. Muito bem, sigamos em frente. Boa aula!

GRACIANO ROCHA

EXECUO DA RECEITA ESTGIOS Previso


www.pontodosconcursos.com.br Pgina 1 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

A previso da receita oramentria a estimativa para a arrecadao durante o exerccio, estimativa essa que tomar forma nos valores consignados pela LOA. O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico relaciona esse estgio a uma fase de planejamento executado pela rea tcnica do governo, com base na Metodologia de Projeo das Receitas Oramentrias. Conforme o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Pblico (MCASP),

Esta metodologia busca traduzir matematicamente o comportamento da arrecadao de uma determinada receita ao longo dos meses e anos anteriores e refleti-la para os meses ou anos seguintes, utilizando-se de modelos matemticos.
A importncia do estgio da previso para o oramento est em sua influncia sobre a fixao da despesa, cujo montante no poder, em princpio, superar a arrecadao estimada (princpio do equilbrio formal). Assim, esperado que a previso da receita obedea a rigorosos modelos de projeo, j que dela depender a definio do volume do oramento seguinte. Essa caracterstica tcnica que deve permear a previso oramentria impede, por exemplo, que se faam alteraes na estimativa de arrecadao a partir de critrios polticos ou circunstanciais, conforme indica o seguinte dispositivo da Lei de Responsabilidade Fiscal:

Art. 12, 1. Reestimativa de receita por parte do Poder Legislativo s ser admitida se comprovado erro ou omisso de ordem tcnica ou legal.
Portanto, os clculos feitos pelos tcnicos do Executivo no podero ser suplantados por opinies sem perfil cientfico e objetivo, digamos assim.

Como isso cai na prova?

1.

(CESPE/ANALISTA/STF/2008) A estimativa de arrecadao da receita resultante da metodologia de projeo das receitas oramentrias.
www.pontodosconcursos.com.br Pgina 2 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

2.

(FCC/ANALISTA/TRT-23/2007) S ser admitida a reestimativa de receita por parte do Poder Legislativo se comprovado erro ou omisso de ordem tcnica ou legal.

A questo 1 est CERTA. Como vimos, h uma metodologia estabelecida no mbito do governo para se implementar a previso da receita. A questo 2 a reproduo fiel do dispositivo da LRF destacado mais acima, sobre a reestimativa de receita por parte do Legislativo. Questo CERTA.

Lanamento Como dissemos, o MCASP correlaciona o supracitado estgio da previso a uma fase de planejamento das receitas, e considera os prximos trs estgios abrangidos pela fase de execuo da receita oramentria. Assim, o lanamento da receita j faz parte de sua execuo. Segundo o art. 53 da Lei 4.320/64,

O lanamento da receita o ato da repartio competente que verifica a procedncia do crdito fiscal e a pessoa que lhe devedora e inscreve o dbito desta.
importante registrar que nem todas as receitas percorrem o estgio do lanamento. A Lei 4.320/64 firma o seguinte:

Art. 52. So objeto de lanamento os impostos diretos e quaisquer outras rendas com vencimento determinado em lei, regulamento ou contrato.
Assim, para lanar uma receita, conforme o Cdigo Tributrio Nacional, deve-se identificar o fato gerador da obrigao, calcular o montante devido, identificar o devedor e, se for o caso, propor a penalidade cabvel. E esses passos no so aplicveis a diversos tipos de receita. Veja-se, por exemplo, o caso das transferncias, ou das operaes de crdito: no h devedor em sentido tributrio, no h crdito fiscal a se lanar, penalidade aplicvel etc.
www.pontodosconcursos.com.br Pgina 3 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

NOVIDADE IMPORTANTE! O Manual Tcnico de Oramento para 2011, editado pela Secretaria de Oramento Federal, deixou de considerar o lanamento como estgio da receita. Veja s como o MTO se manifesta: Embora parte da doutrina considere o Lanamento estgio intermedirio entre a Previso e a Arrecadao da receita, o art. 53 da Lei n 4.320, de 1964, o preceitua como ato da repartio competente, que verifica a procedncia do crdito fiscal e a pessoa que lhe devedora, e inscreve o dbito desta. Dessa forma, na tica oramentria, lanamento procedimento administrativo realizado pelo Fisco e no estgio. Ressaltese que as receitas patrimoniais e as empresariais no se sujeitam ao lanamento, haja vista ingressarem diretamente no estgio da Arrecadao, mas as tributrias e de contribuies necessitam do procedimento administrativo em epgrafe antes de ingressarem no estgio da Arrecadao. Considerando que as bancas adotam, muitas vezes, os manuais governamentais como fontes preferenciais para suas questes, bom ter em mente essa novidade.

Como isso cai na prova?

3.

(FCC/ANALISTA/MP-SE/2009) O procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrncia do fato gerador da obrigao correspondente, determinar a matria tributvel, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor a aplicao da
www.pontodosconcursos.com.br Pgina 4 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

penalidade cabvel, corresponde ao estgio da receita pblica denominado (A) recolhimento. (B) arrecadao. (C) previso. (D) lanamento. (E) fixao. 4. (CESPE/ANALISTA/MIN. INTEGRAO/2009) Todas as receitas pblicas devem passar pelo estgio do lanamento, em que se verifica a ocorrncia do fato gerador da obrigao correspondente, calcula-se o montante devido, identifica-se o sujeito passivo e, sendo o caso, prope-se a aplicao da penalidade cabvel.

A descrio dos procedimentos feita no enunciado da questo 3 indica, facilmente, o estgio do lanamento. Gabarito: D. Na questo 4, h uma abordagem em sentido oposto quilo que acabamos de estudar. Vrios tipos de receita, por sua prpria natureza, no podem ser objeto de lanamento. Questo ERRADA.

Arrecadao A arrecadao envolve a entrega dos recursos devidos pelos contribuintes aos agentes arrecadadores ou s instituies financeiras autorizadas pelo ente recebedor, ainda sem chegada conta do Tesouro. Segundo a Lei 4.320/64, a arrecadao o estgio em que se registra o pertencimento da receita ao exerccio financeiro. Nos dizeres do art. 35, inc. I, Pertencem ao exerccio financeiro as receitas nele arrecadadas. Isso quer dizer que a receita arrecadada em 2010 ser contabilizada como receita de 2010, para todos os fins.

www.pontodosconcursos.com.br Pgina 5 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

Portanto, a arrecadao no corresponde ainda disponibilizao dos recursos financeiros para uso do ente pblico. Pode haver um perodo em que esses recursos estejam em processamento na rede bancria, ou sob a posse de agentes arrecadadores. De qualquer modo, a disponibilidade financeira s se efetivar no prximo estgio, como se ver a seguir.

Como isso cai na prova?

5.

(FCC/TCNICO/TRF-01/2006) Entre a arrecadao de tributos e o recolhimento h a distino de (A) guarda e entrega de valor. (B) diferena entre a previso e a arrecadao. (C) meios de que se valem os agentes arrecadadores. (D) responsabilidade do contribuinte. (E) natureza do crdito.

6.

(CESPE/TCNICO/MPU/2010) O estgio do recolhimento de uma receita pblica corresponde entrega dos recursos devidos ao Tesouro, efetuada pelos contribuintes ou devedores aos agentes arrecadadores ou instituies financeiras autorizadas pelo ente.

Na questo 5, para diferenciar a arrecadao dos valores junto rede autorizada de agentes e o recolhimento efetivo ao caixa pblico, o ponto principal a distino entre guarda e entrega efetiva dos recursos. Gabarito: A. A questo 6 faz uma troca entre os nomes dos estgios. As caractersticas acima pertencem ao estgio da arrecadao, e no ao do recolhimento. Questo ERRADA.

Recolhimento

www.pontodosconcursos.com.br Pgina 6 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

O estgio do recolhimento consiste na entrega, pelos agentes arrecadadores e pela rede bancria autorizada, do produto da arrecadao ao caixa do Tesouro, correspondendo efetiva disponibilizao de recursos ao ente pblico. Segundo o MCASP, nesse estgio, deve ser observado o Princpio da Unidade de Caixa, representado pelo controle centralizado dos recursos arrecadados. Assim se manifesta a Lei 4.320/64 sobre esse estgio:

Art. 56. O recolhimento de tdas as receitas far-se- em estrita observncia ao princpio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentao para criao de caixas especiais.

Como isso cai na prova?

7.

(FCC/TCNICO/TCM-PA/2010) O recolhimento de todas as receitas farse- em estrita observncia ao princpio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentao para criao de caixas especiais.

A questo 7 reproduz o teor do art. 56 da Lei 4.320/64, sem alterao de sentido. Questo CERTA.

ETAPAS DA DESPESA ORAMENTRIA O MCASP indica a existncia de trs etapas referentes despesa oramentria: o planejamento, a execuo e o controle/avaliao.

Planejamento A principal fase do planejamento da despesa a fixao. No Manual, a fixao discriminada nos seguintes termos:

www.pontodosconcursos.com.br Pgina 7 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

A fixao da despesa refere-se aos limites de gastos, includos nas leis oramentrias com base nas receitas previstas, a serem efetuados pelas entidades pblicas. A fixao da despesa oramentria insere-se no processo de planejamento e compreende a adoo de medidas em direo a uma situao idealizada, tendo em vista os recursos disponveis e observando as diretrizes e prioridades traadas pelo governo.
A fixao da despesa ganha corpo nas dotaes da LOA e dos crditos adicionais, e representa o teto mximo que pode ser atingido pelos gastos pblicos durante o exerccio. As provas tratam a fixao como um dos estgios percorridos pela despesa oramentria. Assim, sendo chamada de fase, ou de estgio, considere a fixao como parte do processamento da despesa, ligada ainda etapa de planejamento. O MCASP informa que a fixao finalizada com a autorizao dada pelo Legislativo ao aprovar o projeto de lei oramentria ou de crditos adicionais. A etapa de planejamento da despesa compreende ainda os seguintes passos: descentralizao de crditos: nem sempre a despesa ser executada diretamente pela unidade beneficiada pelo crdito oramentrio (detalharemos isso mais adiante, nesta aula). Antes da execuo da despesa, pode haver movimentaes de crditos entre unidades do mesmo rgo/entidade ou de rgos/entidades diferentes, por razes quaisquer. Isso no altera a finalidade ou o objeto do gasto; como diz o MCASP, a nica diferena que a

execuo da despesa oramentria ser realizada por outro rgo ou entidade;


programao compatibilizao oramentria do fluxo dos e financeira: com consiste o fluxo na dos pagamentos

recebimentos, visando ao ajuste da despesa fixada s novas projees de resultados e da arrecadao;


www.pontodosconcursos.com.br Pgina 8 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

processo de licitao e contratao: como regra, os entes pblicos devero realizar procedimentos licitatrios para a aquisio de bens e servios, por ordem constitucional (art. 37, inc. XXI). Assim, a partir de uma licitao, ou de um processo de dispensa/inexigibilidade de licitao, define-se o profissional ou empresa a se contratar, junto a quem sero obtidos os bens/servios de necessidade do ente pblico. Entretanto, deve-se considerar que nem toda despesa ser executada a partir de um procedimento licitatrio: nesse ponto, pode-se citar, por exemplo, o pagamento de pessoal e de encargos sociais, ou a amortizao da dvida.

Como isso cai na prova?

8. 9.

(FCC/ANALISTA/TRE-SE/2007) A fixao da despesa caracterizada pela Lei do Oramento. (CESPE/CONTADOR/IPAJM-ES/2010) As descentralizaes, a exemplo das transferncias e transposies, modificam o valor da programao ou de suas dotaes oramentrias.

A questo 8 est CERTA. Como visto, a fixao da despesa um processo plural, realizado a partir de diretrizes e prioridades fixadas pelo governo, e que se finaliza com a autorizao do Legislativo, com a aprovao do projeto de LOA. A questo 9 tambm est ERRADA. Como visto, as descentralizaes de crditos alteram apenas a unidade responsvel pela execuo oramentria.

Execuo da despesa Desde a Lei 4.320/64, a execuo da despesa subdividida em trs estgios, que so fregueses frequentes em provas de concursos: o empenho, a liquidao e o pagamento. Vamos estud-los com calma.

www.pontodosconcursos.com.br Pgina 9 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

Primeiro estgio: empenho. Como j falamos, a despesa deve ser executada a partir das deliberaes de um agente legitimado para tanto. A legislao d a esse agente a denominao de ordenador de despesas. O empenho foi conceituado pela lei como uma obrigao pendente para o Estado. As pendncias que transformaro o empenho numa despesa efetiva sero resolvidas no prximo estgio, a liquidao. Vejamos o que a Lei 4.320/64 fala sobre o estgio do empenho:

Art. 58. O empenho de despesa o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio. Art. 59 - O empenho da despesa no poder exceder o limite dos crditos concedidos. (...) Art. 60. vedada a realizao de despesa sem prvio empenho. 1 Em casos especiais previstos na legislao especfica ser dispensada a emisso da nota de empenho. 2 Ser feito por estimativa o empenho da despesa cujo montante no se possa determinar. 3 permitido o empenho global de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento. Art. 61. Para cada empenho ser extrado um documento denominado "nota de empenho" que indicar o nome do credor, a representao e a importncia da despesa bem como a deduo desta do saldo da dotao prpria.
O limite dos crditos concedidos, citado no art. 59, significa o total autorizado para o tipo de despesas executado. Se a autorizao destinada a um rgo, para compra de material de expediente, por exemplo, foi de R$ 10 milhes, os empenhos no podero ultrapassar esse valor.
www.pontodosconcursos.com.br Pgina 10 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

Atualmente, com a utilizao do SIAFI, h suficiente controle contbil/eletrnico sobre o total autorizado para os diferentes tipos de despesa, de forma que essa preocupao da lei, expedida em 1964, encontrase suprida.
A nota de empenho o documento que comprova a emisso do empenho, e que atesta a reserva de dotao para atender a despesa. um comprovante de fundos oramentrios. Entretanto, h situaes em que, por permisso legal, a nota pode no ser emitida (por exemplo, pagamento da remunerao de servidores pblicos). A nota de empenho, alm de garantia de crdito disponvel para executar a despesa, pode ser utilizada como documento substituto de termos de contratos da Administrao com particulares. Essa uma possibilidade prevista no art. 62 da Lei 8.666/93:

Art. 62. O instrumento de contrato obrigatrio nos casos de concorrncia e de tomada de preos, bem como nas dispensas e inexigibilidades cujos preos estejam compreendidos nos limites destas duas modalidades de licitao, e facultativo nos demais em que a Administrao puder substitu-lo por outros instrumentos hbeis, tais como carta-contrato, nota de empenho de despesa, autorizao de compra ou ordem de execuo de servio.

ATENO! J uma questo manjada em provas misturar a possibilidade de no emisso da nota de empenho com a no emisso do empenho. No h despesa sem prvio empenho, sem excees. No perca esse ponto fcil.

Vamos tecer tambm alguns comentrios sobre os tipos de empenho: ordinrio, global e por estimativa.

www.pontodosconcursos.com.br Pgina 11 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

Empenho ordinrio. O empenho ordinrio, como faz pensar seu nome, entendido como o empenho normal, comum. Mas, nesse mbito, o que normal ou comum? Vamos pensar em despesas as mais simples: h uma contratao, cujo valor j est determinado, e sua quitao se dar por meio de um s pagamento. A Administrao contrata o fornecedor, este entrega o bem ou servio e recebe por ele. P-pum. Assim, empenhos ordinrios se referem a despesas de valor

determinado, para pronto pagamento. Empenho por estimativa. Por sua vez, os empenhos por estimativa so empregados para processamento de despesas sem valor conhecido previamente. Os exemplos mais comuns so de despesas recorrentes, de prestao varivel, como contas de telefone, gua e luz. Nesses casos, o empenho por estimativa registrado e vai sendo executado aos poucos, para cobrir as faturas que vo chegando. Pelo fato de conter apenas uma estimativa de gasto, o empenho por estimativa implica ajustes sua execuo. Se, ao final, para cobrir a despesa, for necessrio um montante maior que o saldo do empenho por estimativa, ser necessrio reforar o empenho; se, aps a finalizao da despesa, restar um saldo do empenho por estimativa, procede-se anulao desse saldo. Empenho global. No empenho global, temos acumuladas caractersticas dos dois outros, j vistos: o pagamento feito em parcelas, assim como ocorre com o empenho por estimativa, mas o valor da despesa determinado, tal qual na hiptese de empenho ordinrio. O empenho global utilizado para execuo de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento, como prestao de servios contnuos ou realizao de obras, que tiveram a fixao de seu valor no instrumento contratual assinado entre a Administrao e o fornecedor.

Como isso cai na prova?


www.pontodosconcursos.com.br Pgina 12 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

10. (FCC/ANALISTA/TRE-AM/2009) A nota de empenho indicar o nome do credor, a especificao e a importncia da despesa, bem como a deduo desta do saldo da dotao prpria. 11. (FCC/ANALISTA/TCE-AM/2008) A realizao de despesa sem prvio empenho permitida quando no se pode determinar o montante exato da despesa. 12. (FCC/ANALISTA/TRE-SP/2006) O empenho da despesa poder exceder o limite dos crditos concedidos unidade oramentria, desde que autorizado pelo Poder Legislativo. 13. (FCC/AUDITOR/TCE-SP/2008) No permitido o empenho global de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento. 14. (FCC/PROCURADOR/TCE-AL/2008) Ser feito por estimativa empenho da despesa cujo montante no se possa determinar.
A questo 10 reproduziu o teor do art. 61 da Lei 4.320/64. Questo CERTA. Como j falamos, no existe despesa sem prvio empenho, sem exceo. A questo 11 est ERRADA. A questo 12 toca em outra vedao da Lei 4.320/64: os empenhos no podem ultrapassar o limite concedido pelas dotaes oramentrias. Questo ERRADA. O empenho global destinado justamente a atender despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento. A questo 13 tambm est ERRADA. A questo 14 indicou a previso correta para a utilizao do empenho por estimativa. Questo CERTA.

Segundo estgio: liquidao. Vejamos os dispositivos legais aplicveis liquidao:

Lei 4.320/64, Art. 62. O pagamento da despesa s ser efetuado quando ordenado aps sua regular liquidao.
www.pontodosconcursos.com.br Pgina 13 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

Art. 63. A liquidao da despesa consiste na verificao do direito adquirido pelo credor tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito. 1 Essa verificao tem por fim apurar: I - a origem e o objeto do que se deve pagar; II - a importncia exata a pagar; III - a quem se deve pagar a importncia, para extinguir a obrigao. 2 A liquidao da despesa por fornecimentos feitos ou servios prestados ter por base: I - o contrato, ajuste ou acordo respectivo; II - a nota de empenho; III - os comprovantes da entrega de material ou da prestao efetiva do servio.
Como visto nas disposies acima, na liquidao, faz-se uma conferncia documental para atestar que a despesa empenhada foi realizada, ou seja, confirmar a ocorrncia do fato gerador da despesa: um servio foi prestado, um produto foi entregue, uma obra foi construda etc. necessrio, para tanto, que sejam verificados pela unidade responsvel os documentos fiscais, atestados de recebimento, comprovantes de prestao de servio, nota de empenho etc., conforme o caso.

Como isso cai na prova?

15. (FCC/AUDITOR/TCE-MG/2005) A liquidao de despesa consiste na verificao do direito adquirido pelo credor, tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito. Com relao a essa verificao INCORRETO afirmar que tem por fim apurar
www.pontodosconcursos.com.br Pgina 14 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

(A) a origem e o objeto do que se deve pagar. (B) os comprovantes da entrega do material ou da prestao do servio. (C) a importncia exata a pagar. (D) a quem se deve pagar a importncia, para extinguir a obrigao. (E) a origem e o objeto do que se deve pagar e a importncia exata a pagar. 16. (CESPE/ANATEL/ANALISTA/2006) O pagamento de despesas poder existir sem a apresentao de documentos processados pela contabilidade. Nesse caso, a autoridade competente apresentar, ao ordenador de despesas, posteriormente, sua justificativa e autorizao da unidade gestora para tal atitude.
Das opes da questo 15, o nico item no apurado no estgio da liquidao diz respeito aos comprovantes da entrega do material ou da prestao do servio. Esses comprovantes servem justamente para legitimar as informaes que se verificam na liquidao. Gabarito: B. A questo 16 peca ao assumir a possibilidade de pagamento de despesas sem certificao documental (feita na liquidao). Questo ERRADA.

Terceiro legislao:

estgio:

pagamento.

Novamente,

vamos

comear

pela

Art. 64. A ordem de pagamento o despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga. Art. 65. O pagamento da despesa ser efetuado por tesouraria ou pagadoria regularmente institudos por estabelecimentos bancrios credenciados e, em casos excepcionais, por meio de adiantamento.

www.pontodosconcursos.com.br Pgina 15 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

Nesse estgio, novamente, temos a autoridade competente (o ordenador de despesas) determinando a execuo dos atos relativos despesa oramentria. No caso da efetivao do pagamento, a redao do art. 65 da Lei est meio atrasada; tesourarias e pagadorias funcionando junto aos rgos pblicos no correspondem mais realidade. Hoje em dia, maciamente, os pagamentos se do por via bancria.

Como isso cai na prova?

17. (FCC/PROCURADOR/TCE-MG/2007) O pagamento da despesa s ser efetuado quando ordenado aps sua regular liquidao. 18. (CESPE/CONTADOR/DPU/2010) As despesas no liquidadas podero ser pagas no prprio exerccio se houver disponibilidade financeira suficiente.
A questo 17 reproduz corretamente o esprito da lei, que no permite sequncia diferente na execuo da despesa. Questo CERTA. A questo 18 est ERRADA: pulou-se o estgio da liquidao para se realizar o pagamento, o que vedado pela legislao.

MECANISMOS DE DESCENTRALIZAO Em estudos iniciais de AFO, possvel misturamos os conceitos de crdito e recurso. Vale a pena distinguir inicialmente essas palavras, que tm uma relao muito prxima. A palavra crdito, na contabilidade pblica, tem a ver com a autorizao oramentria para o gasto, e a palavra recurso corresponde ao aspecto financeiro do oramento, ou seja, ao dinheiro cuja utilizao foi autorizada mediante a edio do crdito.

www.pontodosconcursos.com.br Pgina 16 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

Na administrao financeira/oramentria, verificam-se fatos ligados ao oramento que envolvem reflexos financeiros e outros que implicam apenas lanamentos contbeis (fatos estritamente oramentrios). No caso da execuo da despesa, inicialmente ocorrem fatos oramentrios, no nascimento e na confirmao da obrigao a pagar, e o impacto financeiro registrado ao final, com a quitao junto ao credor. Pois bem, antes de se chegar execuo da despesa em termos de estgios, ou seja, antes do empenho, pode haver algumas transaes entre rgos e entidades, com o emprego dos crditos autorizados e os recursos correspondentes. Como vimos anteriormente, na etapa de planejamento da despesa est compreendida a fase de descentralizao de crditos. Isso significa que certo rgo ou entidade, por alguma razo, decide no executar diretamente rgo/entidade. a despesa, mas transferir esse encargo a outro

Nesse sentido, importante ressaltar uma informao que vimos nos estudos sobre as etapas da despesa pblica. A descentralizao de crditos de uma unidade para outra no altera nada na classificao da despesa. Apenas o responsvel pela execuo que muda. A ideia que a autorizao dada pelo Legislativo, ao aprovar o projeto de LOA, continue sendo respeitada, embora a unidade responsvel pela aplicao dos recursos no seja mais a indicada inicialmente.

Como isso cai na prova?

19. (CESPE/CONSULTOR/SEFAZ-ES/2009) Enquanto a execuo oramentria se refere utilizao dos recursos consignados no oramento ou na LOA, a execuo financeira representa a utilizao de
www.pontodosconcursos.com.br Pgina 17 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

crditos financeiros. Na tcnica oramentria, reserva-se o termo recurso para designar o lado oramentrio e crdito para o lado financeiro. 20. (CESPE/CONTADOR/DPU/2010) A descentralizao de oramentrios transfere a programao para outra oramentria.
e crdito, ao lado oramentrio. Questo ERRADA. Como j visto, a descentralizao de crditos no muda nada na classificao da despesa, nem mesmo a unidade oramentria responsvel. Apenas a execuo prtica transferida. A questo 20 est ERRADA.

crditos unidade

A questo 19 inverteu os conceitos: recurso diz respeito ao lado financeiro,

Instrumentos de descentralizao Bom, agora que temos o alicerce pronto, vamos ao miolo. A primeira descentralizao de crditos, digamos assim, ocorre logo que a LOA aprovada. A partir desse momento, com a certeza de quantas e quais dotaes sero atribudas s unidades oramentrias, a Secretaria de Oramento Federal transfere os dados relativos ao oramento para o SIAFI, sistema em que se dar a execuo oramentria. Assim, as unidades titulares dos crditos oramentrios recebem dotaes, espcie que estou chamando de primeira descentralizao de crditos. Como j est assentado, isso representa a autorizao para a realizao de despesas. A partir da, antes de realizar a despesa, as descentralizaes de crditos oramentrios podem se dar entre rgos/entidades de estruturas diferentes (descentralizao externa) ou entre unidades de um mesmo rgo/entidade (descentralizao interna). A descentralizao externa, entre estruturas diferentes, chamada de destaque. A descentralizao interna denomina-se proviso. Portanto, em termos oramentrios, temos, inicialmente, a dotao, liberada pela SOF para as unidades titulares dos crditos; e depois temos o
www.pontodosconcursos.com.br Pgina 18 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

destaque e a proviso, referindo-se respectivamente a descentralizaes externas e internas.

Como isso cai na prova?

21. (FCC/ANALISTA/TRT-03/2009) No SIAFI, a movimentao de crditos que consiste na transferncia, de uma unidade gestora para outra, do poder de utilizar crditos oramentrios que lhe tenham sido consignados na Lei Oramentria Anual um instrumento de (A) unificao das dotaes oramentrias. (B) descentralizao da previso de despesas oramentrias. (C) centralizao da arrecadao de receitas oramentrias. (D) descentralizao da execuo de receitas oramentrias. (E) descentralizao da execuo de despesas oramentrias. 22. (FCC/ANALISTA/TRE-AL/2010) A descentralizao externa de crditos oramentrios realizada em nvel de rgo setorial entre unidades gestoras de rgos/Ministrios denomina-se: (A) Proviso. (B) Destaque. (C) Dotao. (D) Repasse. (E) Sub-repasse.
Quanto questo 21, a movimentao de crditos que vimos estudando diz respeito descentralizao da execuo das despesas. Gabarito: E. Na questo 22, a descrio do enunciado se refere ao conceito de destaque. Gabarito: B.

Movimentao financeira Muito bem, j que falamos do lado oramentrio, vamos ao financeiro.
www.pontodosconcursos.com.br Pgina 19 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

Traando um paralelo com o esquema oramentrio que vimos acima, tambm h uma centralizao inicial dos recursos para utilizao pelas unidades gestoras e administrativas. Isso ocorre no mbito da Secretaria do Tesouro Nacional. Ao contrrio da SOF, que libera as dotaes oramentrias de uma vez s para as unidades, durante o exerccio financeiro a STN vai liberando os correspondentes recursos para as unidades aos poucos, proporcionalmente ao ritmo de execuo oramentria. Essas liberaes financeiras da STN para as unidades chamam-se cotas. Assim, da mesma forma que existem descentralizaes oramentrias externas e internas, tambm existem movimentaes financeiras externas e internas. As movimentaes financeiras entre rgos/entidades de estruturas diferentes so chamadas de repasses (movimentaes externas), e as movimentaes entre unidades de uma mesma estrutura denominamse sub-repasses (movimentaes internas).

Como isso cai na prova?

23. (FCC/ANALISTA/TRF-04/2010) Sub-repasse a (A) liberao de recursos do rgo central para o rgo setorial de programao financeira. (B) liberao de recursos dos rgos setoriais de programao financeira para entidades da administrao indireta e entre estas e ainda de um ministrio para o outro. (C) movimentao de crditos entre unidades gestoras de rgos ou entidades de estrutura diferente. (D) movimentao de crditos entre unidades gestoras de um mesmo rgo ou entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social. (E) liberao de recursos dos rgos setoriais de programao financeira para as unidades gestoras de sua jurisdio e entre as unidades gestoras de um mesmo ministrio, rgo ou entidade.
www.pontodosconcursos.com.br Pgina 20 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

Sub-repasse uma movimentao financeira entre unidades que pertencem ao mesmo contexto organizacional. Essa noo est disposta na alternativa E.

Creio que j tenha ficado evidente: o processo que ocorre no lado financeiro, com as movimentaes de recursos, um espelho do que ocorre com as descentralizaes de crditos oramentrios. E no para ser diferente; o recurso deve acompanhar o crdito, dando-lhe suporte financeiro, ou, como dizemos no dia a dia, dando fundos ao crdito. Portanto, podemos traar um paralelo entre as figuras que acabamos de conhecer: as dotaes oramentrias transferidas pela SOF sero suportadas financeiramente pelas cotas financeiras liberadas pela STN; os destaques oramentrios de um rgo/entidade para uma unidade de estrutura diferente (externa) correspondero, posteriormente, liberao de repasses financeiros s mesmas unidades beneficirias; as provises oramentrias entre unidades de uma mesma estrutura (internas) correspondero, posteriormente, liberao de sub-repasses financeiros. No site da STN, existe um diagrama interessante sobre o assunto:

www.pontodosconcursos.com.br Pgina 21 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

Acima, vemos os universos oramentrio e financeiro espelhados: a SOF liberando dotaes (apesar de no ter surgido o nome), e a STN, cotas; o Ministrio A descentralizando crditos para o Ministrio B (destaque); a unidade central do Ministrio B descentralizando proviso para uma unidade do mesmo rgo, e

www.pontodosconcursos.com.br Pgina 22 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

por a afora, exatamente como descrevemos nos comentrios acima.

Como isso cai na prova?

24. (CESPE/ANALISTA/MPU/2010) correto afirmar que dotao oramentria est para cota financeira e destaque oramentrio est para repasse financeiro, assim como proviso oramentria est para sub-repasse financeiro. 25. (FCC/ANALISTA/MPU/2007) Na execuo oramentria e financeira, os termos destaque e repasse esto relacionados, respectivamente, com (A) obteno de autorizao para crditos extraordinrios e crditos especiais. (B) fixao da reserva de contingncias e liberao financeira de crditos adicionais. (C) autorizao de despesa oramentria e previso de receita extraoramentria. (D) autorizao oramentria e transferncia de recursos financeiros. (E) autorizao de despesa extraoramentria e arrecadao de receita oramentria.
A questo 24 faz uma correlao acertada entre as figuras da descentralizao oramentria e da movimentao financeira. Questo CERTA. Quanto questo 25, fixando o entendimento, destaque uma descentralizao oramentria externa, e repasse uma movimentao financeira externa, correspondente quela primeira. Gabarito: D.

Muito bem, caro aluno, fica aqui minha participao.

www.pontodosconcursos.com.br Pgina 23 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

Toro para que nossas aulas sejam bastante proveitosas para a resoluo dessa prova. Ficarei acompanhando o frum e tirando as dvidas, at a chegada do concurso. Bons estudos, e boa sorte!

GRACIANO ROCHA

www.pontodosconcursos.com.br Pgina 24 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

RESUMO DA AULA 1. A Lei 4.320/64 estabelece trs estgios percorridos pela receita oramentria em sua execuo, mas a doutrina e as provas entendem existir mais um, que antecede todos eles: a previso, que se caracteriza como um estgio de planejamento. 2. Segundo o art. 53 da Lei 4.320/64, O lanamento da receita o ato da repartio competente que verifica a procedncia do crdito fiscal e a pessoa que lhe devedora e inscreve o dbito desta. Nem todas as receitas percorrem o estgio do lanamento. 3. A arrecadao envolve a entrega dos recursos devidos pelos contribuintes aos agentes arrecadadores ou s instituies financeiras autorizadas pelo ente recebedor, ainda sem chegada conta do Tesouro. Segundo a Lei 4.320/64, a arrecadao o estgio em que se registra o pertencimento da receita ao exerccio financeiro. 4. O estgio do recolhimento consiste na entrega, pelos agentes arrecadadores e pela rede bancria autorizada, do produto da arrecadao ao caixa do Tesouro, correspondendo efetiva disponibilizao de recursos ao ente pblico. 5. Os estgios da despesa relacionados na Lei 4.320/64 so o empenho, a liquidao e o pagamento, mas pacfica a existncia do estgio da fixao, anterior a todos eles. 6. A fixao da despesa, com a publicao da lei oramentria, representa a definio das aes para serem executadas durante o exerccio, com a quantificao dos recursos necessrios para atender s realizaes programadas. 7. O empenho das despesas o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio. 8. No h despesa sem prvio empenho, mas, em casos especiais, previstos na legislao especfica, ser dispensada a emisso da nota de empenho.
www.pontodosconcursos.com.br Pgina 25 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

9.

O empenho ordinrio se destina a despesas de valor determinado, para pronto pagamento.

10. O empenho por estimativa empregado para processamento de despesas sem valor conhecido previamente. Os exemplos mais comuns so de despesas recorrentes, de prestao varivel, como contas de telefone, gua e luz. 11. O empenho global tem caractersticas dos dois outros: o pagamento feito em parcelas, assim como ocorre com o empenho por estimativa, mas o valor da despesa determinado, tal qual na hiptese de empenho ordinrio. 12. No estgio da liquidao, faz-se uma conferncia documental para atestar que a despesa empenhada foi realizada, ou seja, confirmar a ocorrncia do fato gerador da despesa. 13. A ordem de pagamento o documento exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga. 14. A palavra crdito, na contabilidade pblica, tem a ver com a autorizao oramentria para o gasto, e a palavra recurso corresponde ao aspecto financeiro do oramento. 15. A descentralizao de crditos de uma unidade para outra no altera a classificao da despesa, exceto o responsvel pela execuo. 16. A primeira descentralizao de crditos ocorre logo que a LOA aprovada, com a liberao de dotaes, pela SOF, s unidades titulares desses crditos. 17. A descentralizao externa de crditos oramentrios chamada de destaque. A descentralizao interna denomina-se proviso. 18. As dotaes oramentrias transferidas pela SOF sero suportadas financeiramente pelas cotas financeiras liberadas pela STN; os destaques oramentrios correspondero liberao de repasses financeiros; as provises oramentrias correspondero, posteriormente, liberao de sub-repasses financeiros.
www.pontodosconcursos.com.br Pgina 26 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

www.pontodosconcursos.com.br Pgina 27 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

QUESTES COMENTADAS NESTA AULA 1. (CESPE/ANALISTA/STF/2008) A estimativa de arrecadao da receita resultante da metodologia de projeo das receitas oramentrias. 2. (FCC/ANALISTA/TRT-23/2007) S ser admitida a reestimativa de receita por parte do Poder Legislativo se comprovado erro ou omisso de ordem tcnica ou legal. 3. (FCC/ANALISTA/MP-SE/2009) O procedimento administrativo tendente a verificar a ocorrncia do fato gerador da obrigao correspondente, determinar a matria tributvel, calcular o montante do tributo devido, identificar o sujeito passivo e, sendo o caso, propor a aplicao da penalidade cabvel, corresponde ao estgio da receita pblica denominado (A) recolhimento. (B) arrecadao. (C) previso. (D) lanamento. (E) fixao. 4. (CESPE/ANALISTA/MIN. INTEGRAO/2009) Todas as receitas pblicas devem passar pelo estgio do lanamento, em que se verifica a ocorrncia do fato gerador da obrigao correspondente, calcula-se o montante devido, identifica-se o sujeito passivo e, sendo o caso, prope-se a aplicao da penalidade cabvel. 5. (FCC/TCNICO/TRF-01/2006) Entre a arrecadao de tributos e o recolhimento h a distino de (A) guarda e entrega de valor. (B) diferena entre a previso e a arrecadao. (C) meios de que se valem os agentes arrecadadores. (D) responsabilidade do contribuinte.
www.pontodosconcursos.com.br Pgina 28 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

(E) natureza do crdito. 6. (CESPE/TCNICO/MPU/2010) O estgio do recolhimento de uma receita pblica corresponde entrega dos recursos devidos ao Tesouro, efetuada pelos contribuintes ou devedores aos agentes arrecadadores ou instituies financeiras autorizadas pelo ente. 7. (FCC/TCNICO/TCM-PA/2010) O recolhimento de todas as receitas farse- em estrita observncia ao princpio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentao para criao de caixas especiais. 8. (FCC/ANALISTA/TRE-SE/2007) A fixao da despesa caracterizada pela Lei do Oramento. 9. (CESPE/CONTADOR/IPAJM-ES/2010) As descentralizaes, a exemplo das transferncias e transposies, modificam o valor da programao ou de suas dotaes oramentrias. 10. (FCC/ANALISTA/TRE-AM/2009) A nota de empenho indicar o nome do credor, a especificao e a importncia da despesa, bem como a deduo desta do saldo da dotao prpria. 11. (FCC/ANALISTA/TCE-AM/2008) A realizao de despesa sem prvio empenho permitida quando no se pode determinar o montante exato da despesa. 12. (FCC/ANALISTA/TRE-SP/2006) O empenho da despesa poder exceder o limite dos crditos concedidos unidade oramentria, desde que autorizado pelo Poder Legislativo. 13. (FCC/AUDITOR/TCE-SP/2008) No permitido o empenho global de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento. 14. (FCC/PROCURADOR/TCE-AL/2008) Ser feito por estimativa o

empenho da despesa cujo montante no se possa determinar. 15. (FCC/AUDITOR/TCE-MG/2005) A liquidao de despesa consiste na verificao do direito adquirido pelo credor, tendo por base os ttulos e documentos comprobatrios do respectivo crdito. Com relao a essa verificao INCORRETO afirmar que tem por fim apurar
www.pontodosconcursos.com.br Pgina 29 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

(A) a origem e o objeto do que se deve pagar. (B) os comprovantes da entrega do material ou da prestao do servio. (C) a importncia exata a pagar. (D) a quem se deve pagar a importncia, para extinguir a obrigao. (E) a origem e o objeto do que se deve pagar e a importncia exata a pagar. 16. (CESPE/ANATEL/ANALISTA/2006) O pagamento de despesas poder existir sem a apresentao de documentos processados pela contabilidade. Nesse caso, a autoridade competente apresentar, ao ordenador de despesas, posteriormente, sua justificativa e autorizao da unidade gestora para tal atitude. 17. (FCC/PROCURADOR/TCE-MG/2007) O pagamento da despesa s ser efetuado quando ordenado aps sua regular liquidao. 18. (CESPE/CONTADOR/DPU/2010) As despesas no liquidadas podero ser pagas no prprio exerccio se houver disponibilidade financeira suficiente. 19. (CESPE/CONSULTOR/SEFAZ-ES/2009) Enquanto a execuo

oramentria se refere utilizao dos recursos consignados no oramento ou na LOA, a execuo financeira representa a utilizao de crditos financeiros. Na tcnica oramentria, reserva-se o termo recurso para designar o lado oramentrio e crdito para o lado financeiro. 20. (CESPE/CONTADOR/DPU/2010) oramentrios oramentria. 21. (FCC/ANALISTA/TRT-03/2009) No SIAFI, a movimentao de crditos que consiste na transferncia, de uma unidade gestora para outra, do poder de utilizar crditos oramentrios que lhe tenham sido consignados na Lei Oramentria Anual um instrumento de
www.pontodosconcursos.com.br Pgina 30 de 36

descentralizao para

de outra

crditos unidade

transfere

programao

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

(A) unificao das dotaes oramentrias. (B) descentralizao da previso de despesas oramentrias. (C) centralizao da arrecadao de receitas oramentrias. (D) descentralizao da execuo de receitas oramentrias. (E) descentralizao da execuo de despesas oramentrias. 22. (FCC/ANALISTA/TRE-AL/2010) A descentralizao externa de crditos oramentrios realizada em nvel de rgo setorial entre unidades gestoras de rgos/Ministrios denomina-se: (A) Proviso. (B) Destaque. (C) Dotao. (D) Repasse. (E) Sub-repasse. 23. (FCC/ANALISTA/TRF-04/2010) Sub-repasse a (A) liberao de recursos do rgo central para o rgo setorial de programao financeira. (B) liberao de recursos dos rgos setoriais de programao financeira para entidades da administrao indireta e entre estas e ainda de um ministrio para o outro. (C) movimentao de crditos entre unidades gestoras de rgos ou entidades de estrutura diferente. (D) movimentao de crditos entre unidades gestoras de um mesmo rgo ou entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social. (E) liberao de recursos dos rgos setoriais de programao financeira para as unidades gestoras de sua jurisdio e entre as unidades gestoras de um mesmo ministrio, rgo ou entidade.
www.pontodosconcursos.com.br Pgina 31 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

24. (CESPE/ANALISTA/MPU/2010)

correto

afirmar

que

dotao

oramentria est para cota financeira e destaque oramentrio est para repasse financeiro, assim como proviso oramentria est para sub-repasse financeiro. 25. (FCC/ANALISTA/MPU/2007) Na execuo oramentria e financeira, os termos destaque e repasse esto relacionados, respectivamente, com (A) obteno de autorizao para crditos extraordinrios e crditos especiais. (B) fixao da reserva de contingncias e liberao financeira de crditos adicionais. (C) autorizao de despesa oramentria e previso de receita extraoramentria. (D) autorizao oramentria e transferncia de recursos financeiros. (E) autorizao de despesa extraoramentria e arrecadao de receita oramentria.

www.pontodosconcursos.com.br Pgina 32 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

QUESTES ADICIONAIS 26. (FCC/TCNICO/PGE-RJ/2009) A reestimativa da receita poder ser feita pelo Poder Legislativo se comprovado erro ou omisso de ordem tcnica ou legal. 27. (FCC/TCNICO/MPU/2007) Os estgios da receita pblica so, em ordem cronolgica, (A) lanamento, previso, recolhimento e arrecadao. (B) lanamento, previso, arrecadao e recolhimento. (C) previso, lanamento, recolhimento e arrecadao. (D) previso, lanamento, arrecadao e recolhimento. (E) arrecadao, lanamento, previso e recolhimento. 28. (CESPE/ANALISTA/MPU/2010) Os estgios da receita oramentria so previso, lanamento, arrecadao e recolhimento. Entretanto, o lanamento, que tem origem fiscal, no se aplica a todas as receitas oramentrias, mas basicamente s receitas tributrias, conforme dispe o Cdigo Tributrio Nacional. 29. (FCC/TCNICO/CMARA/2007) O ato emanado de autoridade

competente que cria para o Estado a obrigao de pagamento, pendente ou no de implemento de condio, (A) a fixao da despesa no oramento pblico. (B) o empenho da despesa. (C) a liquidao da despesa. (D) o desembolso feito na conta nica do Tesouro. (E) a inscrio na dvida pblica. 30. (FCC/ANALISTA/TRE-SP/2006) O empenho da despesa poder exceder o limite dos crditos concedidos unidade oramentria, desde que autorizado pelo Poder Legislativo.
www.pontodosconcursos.com.br Pgina 33 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

31. (FCC/ANALISTA/TCE-AM/2008) A nota de empenho o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigao de pagamento pendente ou no de implemento de condio. 32. (FCC/AUDITOR/TCE-SP/2008) permitida a realizao de despesa sem prvio empenho e, em casos especiais, justificados pela autoridade competente, ser dispensada a emisso da nota de empenho. 33. (FCC/ANALISTA/TJ-PI/2009) O empenho da despesa cujo montante no se possa determinar denominado empenho global. 34. (FCC/ANALISTA/TRF-04/2010) A liquidao o estgio da despesa pblica em que (A) ocorre um ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado a obrigao de pagamento. (B) o credor pago pelo ente pblico. (C) escolhido o fornecedor que apresenta proposta mais vantajosa para contratao de obras. (D) h verificao do direito lquido e certo do credor do ente pblico em funo dos servios prestados. (E) estabelecido um cronograma de dispndio para os crditos oramentrios. 35. (FCC/ANALISTA/TRT-23/2007) O pagamento da despesa somente poder ser efetuado aps sua regular liquidao. 36. (FCC/ANALISTA/TRE-SP/2006) A liquidao consiste no despacho exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga. 37. (CESPE/ANALISTA/ANA/2006) correto definir execuo oramentria como a utilizao dos crditos consignados no oramento; j a execuo financeira representa a utilizao dos recursos financeiros, visando atender realizao das aes oramentrias atribudas a cada unidade.
www.pontodosconcursos.com.br Pgina 34 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

38. (CESPE/ANALISTA/MPU/2010) Na execuo financeira, a liberao de recursos s unidades gestoras realizada por intermdio de cota, repasse e sub-repasse. 39. (FCC/ANALISTA/TRF-04/2010) denominada destaque a (A) liberao de recursos dos rgos setoriais de programao financeira para entidades da administrao indireta. (B) movimentao de crditos entre unidades gestoras de rgos ou entidades de estruturas diferentes, respeitada a classificao funcional. (C) liberao de recursos do rgo central para o rgo setorial de programao financeira. (D) liberao de recursos dos rgos setoriais de programao financeira para as unidades gestoras de sua jurisdio. (E) movimentao de crditos entre unidades gestoras de um mesmo rgo ou entidades integrantes do oramento fiscal e da seguridade social. 40. (FCC/AUDITOR/TCE-RO/2010) A descentralizao financeira de A descentralizao de crditos

execuo por meio de cotas, repasses ou sub-repasses vedada s unidades setoriais oramentrias de cada rgo com dotao oramentria.

www.pontodosconcursos.com.br Pgina 35 de 36

NOES DE AF O P/ ANALISTA JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA DO TRF 1 REGIO PROFESSOR: GRACIANO ROCHA E OTVIO SOUZA

GABARITO 1 C 11 E 21 E 31 E 2 C 12 E 22 B 32 E 3 D 13 E 23 E 33 E 4 E 14 C 24 C 34 D 5 A 15 B 25 D 35 C 6 E 16 E 26 C 36 E 7 C 17 C 27 D 37 C 8 C 18 E 28 C 38 C 9 E 19 E 29 B 39 B 10 C 20 E 30 E 40 E

www.pontodosconcursos.com.br Pgina 36 de 36

Vous aimerez peut-être aussi