Vous êtes sur la page 1sur 162

Curso Bsico

NOMENCLATURA EXTERNA INDICAO DAS CORDAS

DEDILHAO

Mo Esquerda

Mo Direita

a) Cabeote: serve de suporte para a parte mecnica, com as perfuraes frontais e seis orifcios laterais, trs de cada lado. b) Trastes: so barras de ferro prximas, no sentido vertical, que altera o comprimento da corda e a freqncia sonora (altura). So pontos de limite de comprimento. c) Brao: possui um formato reto, cuja superfcie superior plana, e a inferior convexa, adaptandose caixa. Bocal: a cavidade responsvel pela reemisso do som amplificado, com uma perfurao circular de 8,5 centmetros de dimetro. Caixa de Ressonncia: Esta caixa, apresenta quatro superfcies: anterior, posterior, lateral direita e lateral esquerda que correspondem ao tampo, fundo e ilhargas.

d) Roseta: um ornamento existente ao redor da boca do violo; e) f)

g) Tampo: principal pea de ressonncia do violo. h) Mecnicas: serve para ajustar a afinao das cordas do violo. i) j) Ponte superior ou pestana fixa; a parte que delimita superiormente o comprimento das cordas. Casas: o violo possui 19 casas, e o espao limitado pelos trastes, para o dedo pisar a corda, alterando o comprimento da mesma.

k) Escala: a pea que serve de suporte para a colocao dos trastes.

l)

Ilhargas: o violo possui 2 ilhargas, a parte que segue as encurvaes da caixa acstica.

m) Quilha: encobre a unio da ilharga, e fixa o brao caixa acstica. n) Tampo inferior: parte de trs do instrumento. o) Ponte inferior ou cavalete: serve de suporte inferior para as cordas do violo.

PROCESSO DE AFINAO DO INSTRUMENTO A afinao do violo deve ser feita com o auxlio de um diapaso, que um aparelho que produz a nota l, correspondente ao som da 5 corda (debaixo para cima) solta do violo. A principio, encontramos grande dificuldade em afinar o violo, isso para quem no tem o ouvido educado musicalmente, no que se refere igualdade de sons em altura. A maneira mais comum de afinar o violo aplicando o seguinte processo: 1. Levante a uma altura adequada a 1 corda do violo; 2. Em seguida, coloque o dedo na 5 casa na 2 corda, e ressone at conseguir a mesma altura da primeira corda; 3. Ressone a 2 corda com a terceira, colocando o dedo na 4 casa da terceira corda; 4. Ressone a terceira corda com a quarta, colocando o dedo na 5 casa da quarta corda at encontrar a mesma altura; 5. Siga colocando o dedo na 5 casa da quinta corda e procure a altura da corda anterior; 6. Ressone a 5 corda com a 6, colocando o dedo na 5 casa da sexta corda at encontrar a mesma altura, obtendo assim a afinao do instrumento. A maneira mais fcil de afinar o violo ouvindo quando o mesmo est bem afinado, procurando decorar o som de cada corda.

TABELA DE AFINAO

AFINAO PELA ESCALA MUSICAL

ONDE E COMO SENTAR


Assim como, para qualquer instrumento, existem as posies que caracterizam uma execuo mais fcil e o instrumento se adapte perfeitamente s formas anatmicas do corpo humano, vejo que com o violo, neste particular, deve-se ter um cuidado todo especial. O estudante, desde este principio, deve ser orientado para que haja uma harmonia perfeita entre o Instrumento e seu fsico. Neste primrdio, gostaria que o professor focalizasse de uma forma acentuada e de fcil entendimento, todos os benefcios e problemas negativos que iro acarretar. Vo a seguir os tens que devem ser observados: Sentar para frente e do lado direito de uma cadeira normal. Colocar o p esquerdo num banquinho de mais ou menos 14 cm do altura. A altura do banquinho varivel, conforme a compleio fsica do executante, para que haja um equilbrio exalo entre tronco, membros e instrumento. A coluna vertebral deve estar sempre numa posio, que no venha for-la, pois isto acarretar dores nas costas, o que ir reduzir o tempo do estudo pelo cansao precoce, falta de concentrao (pelo incmodo da dor nas costas) e futuro prejuzo para a sade. Desde este inicio, o aluno dever ter a sensao do relaxamento de uma forma consciente. Toda tenso dever ser eliminada desde sua origem.

Qual a funo do dedilhado: o dedilhado serve para executar uma msica mais suave, romntica, espiritual prpria msica clssica.

Inaugurar PREPARO DA MO DIREITA Neste primeiro exerccio, dever o polegar ficar encostado na 6 corda, e o dedo indicador, mdio e anular ficam a uma distncia curta da 3, 2 e 1 cordas. O indicador, mdio e anular somente devem encostar na corda no momento do toque. No momento de ferir a corda, a mo no dever oscilar. Somente haver movimentao da mo, quando da mudana de toque do Indicador, mdio e anular das trs primeiras cordas para a 4, 5 e 6 cordas. Para a obteno de uma sonoridade mais clara e um mbito tmbrico maior, necessrio deixar que cresam as unhas do indicador, mdio, anular e polegar. (veja foto) Nestes exerccios da mo direita, o toque usado o sem apoio.

DO POLEGAR
A movimentao do polegar totalmente independente do indicador, mdio e anular. Quando ele atua, no deve influenciar, de modo algum, o trabalho natural dos outros dedos. Seu movimento deve ser curto e sem apoio (o toque normal). A teoria do seu funcionamento relativa ao indicador, mdio e anular.

MO DIREITA (POLEGAR SEM APOIO)

Observao

O exposto acima, sobre o toque sem apoio. no quer dizer que esta movimentao venha ser regra geral. Existe todo um complexo de toques, como com ou sem apoio, lateral, frontal, com a polpa do dedo e unha, etc. A explicao da utilizao deste complexo de toques da mo direita, e o seu entendimento, vm da necessidade musical do executante. Neste primeiro estgio, seria dificultoso e no haveria absoro, pois o aluno no sentiria a utilidade do seu uso.

Aula Terica fase 1


Linguagem da Msica 1- Cifras so smbolos musicais representados pelos smbolos Do=C, Re=D, Mi=E, Fa=F, Sol=G, La=A, Si=B Acordes Menores: Cm Dm Em Fm Gm Am - Bm 2- O que meio tom: E a menor Distncia entre uma nota e a outra, No teclado apenas uma tecla A mais ou uma tecla a menos representa meio tom, enquanto nos instrumentos de cordas Ser uma casa a mais ou uma casa a menos. 3- Sustenido. (#) Sua funo e aumentar a nota em meio tom, Aumentar que dizer andar uma casa a frente nos instrumentos de cordas e uma tecla A frente no teclado. 4- Bemol. (b) Sua funo e abaixar a nota em meio tom, Voltar uma casa apenas em instrumentos de cordas, e voltar uma tecla no teclado.

5- Notas existentes no sentido crescente: (C-C#) (D-D#) (E) (F-F#) (G-G#) (A-A#) (B) (C) Notas existentes no sentido Decrescente: (C) (B-Bb) (A-Ab) (G-Gb) (F) (E-Eb) (D-Db) (C) Notas no existente: E#- B#- Cb- Fb 6- O que e henarmonia: So notas diferentes, mas, porm que possuem o mesmo som. EX: C# Ou Db, Sendo que o C# vem do c e o Db Vem do D ... 7- O que Harmonia: a unio de duas ou mais notas ao mesmo tempo, Duas pessoas cantando ao mesmo tempo, ou um coral de crianas ou jovens, Harmonia se refere a unio, vamos viver em harmonia... 8- O que melodia: So solos musicais, que dizer tambm a indicao ou uma introduo de uma msica, Tambm uma pessoa cantando s ... 9- O que Acorde: So varias notas apertadas ao mesmo tempo, aparti de duas notas em diante ao mesmo tempo j e um acorde. 10- O que nota: Apenas uma unidade de nota sendo pressionada em seu instrumento. 11- O que ritmo: So movimentos em tempos fracos e fortes com intervalos regulares. O ritmo faz a msica andar. 12- O que msica: a arte cientifica de combinar os sons de modo agradvel ao ouvido, obedecendo ao critrio do ritmo, melodia e harmonia. A CORDES MENORES Do Re Mi Fa Sol La Si menor menor menor menor menor menor menor Cm Dm Em Fm Gm Am Bm SUSTENIDO (#) Sua funo aumentar a nota em 1/5 tom, que dizer uma casa a frente do violo como: C C# D D# F F F# G G# A A# B C

Observao
Notas no existentes no sustenido (B#) (E#)

Bemol (b) sua funo baixar a nota em 1/5 tom. Como: C, B, Bb, A, Ab, G, Gb, F, E, Eb, D, Db, C

Observao
Notas no existentes no Bemol (Cb) (Fb)

AULA DE RITIMOS
Rirmo de Balada: a balada um ritmo alegre e envolvente muito estilos musicais como: POP ROCK, SERTANEJO e outros, um dos ritmos mais famosos e executados pelos grandes artistas. Como fazer:sua mo direita toca as cordas do violo de cima para baixo 2x em seguida com seu polegar vai tocar de baixo para cima as cordas 2x e depois termina tocando com sua mo direita de cima para baixo 2x.

NOTAS NO BRAO DO VIOLO Notas at a quinta casa:

ACORDES MAIORES E MENORES:

ACORDES MENORES (m):

CAMPO HARMNICO
O campo que dizer famlia ou grupo harmnico vem de harmonia vai se trabalhar com harmonia ou acorde. Cada campo harmnico possui 7 acordes um principal que a nota me da referida famlia e os outros 6 acodes so as notas filhas que vo ser o acompanhamento para essa nota me, no necessariamente ser obrigado numa musica tocar os 7 acordes pode ser at 2 ou 3 acordes uma musica mais obrigao uma das que fazem parte do campo harmnico.

Observao

Temos 7 acordes DO, RE, MI, FA, SOL, LA, SI cada acorde desse ser lder, ser me ter a sua famlia.

Como montar o campo harmnico? Primeiro temos que saber o que tom e o que semitom.

Acabamos de aprender quais so as notas que so de uma pa outra semitom e as que so tom. Exemplo de um campo harmnico em C montando o campo. Harmnico C Do 1 P/2 acorde tom Do 2 P/3 acorde tom

Do 3 P/4 acorde semitom Do 4 acorde P/5 acorde tom Do 5 P/6 acorde tom Do 6 P/7 acorde tom

Observao

1. Dos 7 acordes: o 1, 4 e 5 acordes so os acordes maiores; 2. Dos 7 acordes: o 2, 3 e 6 so menores j se sabe que vai acrescentar do lado do acorde o (m) minsculo; 3. Dos 7 acordes: o (7) sempre vir acompanhado pela cifra (m5-/7) que dizer um acorde meio diminuta que representa meitom antes do acordes principal

Agora sabendo todas essas regras montando o campo harmnico de C como deve ser montado. C Dm Em F G Am Bm 5-/7 Chamar alguns alunos para montarem outros campos harmnicos em cima das regras

CAMPO HARMNICO DE C Do MAIOR

CAMPO HARMNICO DE D R MAIOR

10

CAMPO HARMNICO DE E Mi MAIOR

CAMPO HARMNICO DE D R MAIOR

AMPO HARMNICO DE G Sol MAIOR

11

CAMPO HARMNICO DE A L MAIOR

CAMPO HARMNICO DE B Si MAIOR

ACORDES MAIORES COM STIMA

12

ACORDES MAIORES COM STIMA

ACORDES MAIORES E MENORES COM SUSTENIDOS - # E BEMOIS b

ACORDES DIMINUTOS

13

Depois de aprendido o campo harmnico de C e acordes com 7 e de algumas musicas aprender ritmo de valsa. Ritimo de Valsa Colocar o dedo polegar em cima da 6 corda e tocar levemente para baixo. Colocar o indicardor de baixo da 3 corda Colocar o mdio de baixo da 2 corda Colocar o anelar de baixo do 1 corda com os trs dedos em de baixo da trs cordas ao mesmo tempo puxar levemente pra cima 2 vezes seguida. Ento se toca uma vez a corda bordo e duas vezes as primas (de baixo)

Fazer nos seguintes acordes Msica (luz dos olhos teus) Estrofe:
IP5 P5 P4 P6

C 1V
P4

Am 1V
P6

Dm 1V
P5

G7 1V
P5

Dm 1V
P4

G7 1V
P5

C 2V
P6

C7 2V
P5

F 2V

C 1V

G7 1V

C 1V

Msica: Segura na mo de Deus Ritimo: Valso Estrofe:


P5 P5 P4 P5 P5 P4 P6

C 1V
P5

C7 1V
P5

F 1V
P4

C 2V
P5

Am 1V
P5

Dm 1V
P4

G7 1V
P6

C 1V
P4

C7 1V
P6

F 1V
P4

C 1V
P5

Am 1V

Dm 1V

G7 1V

F 1T

Em 1T

Dm 1T

C 1T

14

Ritmo de Balada sertaneja I 1 pausa Ritmo de Bossa Nova P 2 I 3 P 4 I 5 P 6

Fazer em (G7M.) (C7/9M) Ritmo de Baio

Ritmo de Fank Popular

Fazer em (C) (F/G)

Aulas de Ritimo
Ritimo de Regue I: com o dedo polegar toca as cordas uma vez de baixa para cima em seguida abafa as cordas uma vez com a mo fechada. Treinar em (G) (D) (Em) (C). Regue II: com seus dedos indicador e mdio toca as cordas de cima para baixo uma vez em seguida o polegar tocar uma vez de baixo para cima. Treinar: (G) (O) (Em) (C) Ritimo de Cautre POP: com sua mo fechada dar vrios toques para baixo como: 15

TA TA Treinar: (G) (C)

TATA TATA

um TATA 1/5 TATA

Cautre TATA Cautre

TATA

TATA

Ritimo de Carimbo: sua mo direita descer uma vez em seguida seu polegar sobe 2 vezes nas cordas em seguida sua mo descer 2 vezes em seguida polegar 2 para cima em seguida mo 2 vezes para baixo. EX.: Treinar em (Am) (E) Ritimo de Rock So batidas s para baixo

Ritimo de Forro Forro I:

Fazer (G / D/ Em / C) Forro II

16

Ritimo de Samba Regue

Fazer em (Em) (B) com pestana

Msicas
Ministrio Koinonia - Esprito Enche O Meu Ser (2 tempo)
C Em Dm G7 Esprito enche a minha vida Am Em F C Enche-me do Teu poder, pois de Ti eu quero ser Dm G7 C C7 Esprito enche o meu ser F G C Am As minhas mos eu quero le..van..tar
1B

F G Am E em louvor te adorar F G Em Am Meu corao eu quero derramar Dm G7 C Am Diante do teu altar Dm G7 C Diante do teu altar

17

Abalou
Tom: E Intr: (F#m7)4x (G#m7 Gm7 F#m7) / (F#m7) (G#m7 Gm7) (F#m7) G#7/5+ C#m7 G#m7 Voc comigo par, mais do que sonhar, Amor to raro de se viver F#m7 B7/9 G#m7 F#m7 Eu quero aproveitar Esse momento pra te dizer G#7/5+ C#m7 G#m7 Voc comigo bis, Me deixa to afim, Meu pensamento me leva alm F#m7 B7/9 F#m7 C#m7 C#7 Bastou voc entrar Na vida pra ficar tudo... bem F#m7 G#m7 C#7/9 C#7/9No quero desgrudar de voc... bom parar o tempo F#m7 G#m7 A7+ G#m7 F#m7 G#7/5+ Tem tudo pra dar certo nos dois... J sei que no tem jeito Ta feito voc Me ganhou | F#m7 C#m7 C#7/92 |Abalou, abalou, sacudiu balanou, Corao s felicidade x | F#m7 C#m7 ( C#7/9- ) |Abalou, abalou, isso sim amor de verdade G#7/5+ C#m7 G#m7 Voc comigo bis, Me deixa to afim, Meu pensamento me leva alm F#m7 B7/9 F#m7 C#m7 C#7 Bastou voc entrar Na vida pra ficar tudo... bem F#m7 G#m7 C#7/9 C#7/9No quero desgrudar de voc... bom parar o tempo F#m7 G#m7 A7+ G#m7 F#m7 G#7/5+ Tem tudo pra dar certo nos dois... J sei que no tem jeito Ta feito voc Me ganhou | F#m7 C#m7 C#7/92 |Abalou, abalou, sacudiu balanou, Corao s felicidade x | F#m7 C#m7 ( C#7/9- ) |Abalou, abalou, isso sim amor de verdade

18

Koinonya - O Esprito De Deus Est Aqui


1B

C G/B Am O Esprito de Deus est aqui


1B

F G Sumo sacerdo....te C Em F Em Oh! oh! Leva-me a sala do trono


1B

F G Am Operando em nossos coraes


1B

Dm G C Pra te adorar Senhor


1B

F G Am Trazendo sua vida e poder


1B

C Em F Oh! oh! Leva-me a sala do trono


1B

Dm G E Ministrando sua graa e amor


1B

Dm G Am Pra te adoraaaaar Senhoooooooor


1B + 1T

F G Am Os feridos de alma so curados


1B

Dm Pra te

G C A.....do....rar Senhoooooor

Dm G Am Os cativos e oprimidos livres so F G Em Am Os enfermos e doentes so sarados


1B

Dm G C Pois o Esprito de Deus est aqui


1B 1B 1B 1B

C F C Pai eu quero contemplar tua glria e majestade


1B 1B 1B 1B

C F C F Pai eu quero te adorar em Esprito e em verdade


1B 1B

Dm Em No apenas no trio ou no santo lugar


1B 1B

F G Eu quero te entronizar Entre os querubins


1B 1B

C Dm Oh! Oh! Leva-me a sala do trono


1B 1B

G C Pelo novo e vivo caminho


1B

Am Pelo sangue de Jesus eter.......no


1B 1B

19

Ai amor
Tom: D D A Estava to tristonho quando ela apareceu Em Bm A Seus olhos que fascinam logo me estremeceu D A Os meus amigos falam que eu sou demais Em Bm A Mas somente ela que me satisfaz D A Mas somente ela que me satisfaz Em Bm A Mas somente ela que me satisfaz D A Voc s colheu o que voc plantou Em Bm A Por isso que eles falam que eu sou sonhador D A Me diz o que ela significa pra mim D A Se ela um morango aqui no Nordeste D A Tu sabes, no existe sou cabra da peste D A Apesar de colher as batatas da terra Em Bm A Com essa mulher eu vou at pra guerra, se vou D A AAAAAAAIIII, amoooor Em Ai amor Bm A amor D A AAAAAAAIIII, amoooor Em Ai amor Bm A D A Em Bm A D A Em Bm A amor

20

Deus de Aliana - Ministrio Trazendo a Arca (BALADA)


2T 2T 2T 2T 2T 2T 2T

Intro, Base :( F C Dm G 2X ) SOLO:(C B C G C F E C C D C B C G C F E C D) Dm ou *(F) G Sei que os Teus olhos C F Sempre atentos permanecem em mim Dm G E os Teus ouvi-----dos C F Esto sensveis para ouvir meu clamor Dm G Posso a t chora----ar
2T 2T

Am G F Minha esperana est


2T 2T

G Am Nas mos do grande Eu Sou


2T 2T 2B

G Bb F eus olhos vo ver o impossvel * TOCAR na 2 vez

G acontecer

C G Am Mas a alegria vem de manh


2T 2T 2T 2T

F C Dm G s Deus de perto e no de longe


2T 2T 2T 2T 2T

F C Dm Bb F G Nunca mudaste, Tu s fiel C Deus de aliana Am Deus de promes--------sas Dm G Deus que no homem pra mentir C Tudo pode passar Am Tudo pode mudar Dm Mas Tua pala--------vra vai se cumprir (Voltar ao incio)
2T 2T 2T

Am G9 F Posso enfrentar o que for


2T 2T

G Am Eu sei quem luta por mim


2T 2T 2T

G F G Seus planos no podem ser frustrados

21

Intro: C Am F Dm Fm7 G7 C7+ Por voc eu tenho feito e fao tudo que eu puder F7+ C/E Dm7 Dm/C Pra que a vida seja mais alegre do que era antes G7 G#o Am7 Tem algumas coisas que acontecem que voc quem tem que resolver F Dm7 G7 Acho graa quando s vezes, louca, voc perde a pose e diz foi sem querer C7+ Quantas vezes no seu canto em silncio voc busca o meu olhar F7+ C/E Dm7 Dm/C E me fala sem palavras que me ama tudo bem, t tudo certo G7 G#o Am7 F De repente voc pe a mo por dentro e arranca o mal pela raiz C Am7 Dm7 G7 C G7 Voc sabe como me fazer feliz C Dm7 G7 Carne e unha, alma gmea, bate corao, as metades da laranja C Gm7 C7 F Dois amantes, dois irmos duas foras que se atraem sonho lindo Ab C Am7 Dm7 G7 C G7 De viver, estou morrendo de vontade de voc Solo: C Am7 F Dm7 Em7 F7 G7 Am7 F Ab G7

22

Nada Alm do Sangue


C Am 2x

C Am O Teu sangue leva-me alm C Am F#ni todas as alturas onde ouo Tua voz G F Fala de Tua justia pela minha vida C (AmG) Jesus este o Teu sangue C Am Tua luz mostra Tua graa C Am Fala do Amor do Pai que prepara pra ns G F o caminho para Ele onde posso me achegar C (Am G) Somente pelo sangue C Que nos lava dos pecados Am Que nos traz restaurao G Nada alm do sangue F CGF Nada alm do sangue de Jesus C Que nos faz brancos como a neve Am Aceitos como amigos de Deus G Nada alm do sangue F CGF Nada alm do sangue de Jesus (mesmas notas) C Am Eu sou livre C Am F G G Eu sou livre nada alm do sangue de jesus

23

Amor i love you


Tom: D D Deixa eu dizer que te amo F#m Deixa eu pensar em voc Em Isso me acalma A7 me acolhe a alma G Gm D Isso me ajuda a viver D Hoje contei pra as paredes F#m Coisas do meu corao Em Passeei no tempo A7 Caminhei nas horas G Gm D Mais do que passo a paixo G Gm D um espelho sem razo G Gm D Quer amor fique aqui D Deixa eu dizer que te amo F#m Deixa eu gostar em voc Em Isso me acalma A7 me acolhe a alma G Gm D Isso me ajuda a viver D Hoje contei pra as paredes F#m Coisas do meu corao Em Passeei no tempo A7 Caminhei nas horas G Gm D Mais do que passo a paixo G Gm D um espelho sem razo G Gm D Quer amor fique aqui B7 Em Meu peito agora dispara A7 D Vivo em constante alegria G Gm D o amor quem est aqui D Amor I love you A7 Amor I love you G Amor I love you Gm D amor I love you (bis) ( D G Gm A7 D)
"Tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente! Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saa delas, como um corpo ressequido que se estira num banho tpido; sentia um acrscimo de estima por si mesma, e parecia-lhe que entrava enfim numa existncia superiormente interessante, onde cada hora tinha o seu encanto diferente, cada passo conduzia um xtase, e a alma se cobria de um luxo radioso de sensaes!"

D Amor I love you A7 Amor I love you G Amor I love you Gm D Amor I love you G Gm D amor I love you (4X)

24

Restitui Ministrio Trazendo a Arca


Tom: D Intro: Bm7 - G ( 2x) Bm G Bm Os planos que foram embora, o sonho que se perdeu G Em O que era festa e agora luto do que ja morreu A No podes pensar que esse o teu fim
2T

G No o que Deus planejou


2T

Em A Levante-se do cho erga um clamor... Refro:


2T

G Em Restitui... eu quero de volta o que meu


2T 2T 2T

AG Em A Sara-me...e ponhe teu azeite em minha dor G A Restitui...lava-me as guas tranquilas..


2T 2T

G Em A Lava-me e refrigera minh'alma Bm G Restitui (4x) Em A E o tempo que roubado foi Em No podera se comparar A A tudo aquilo que o senhor Tem preparado ao que clamar
2T 2T

Em D Creia por que o poder de um clamor


2T

G A Pode ressucitar.... (volta ao refro)

25

Amor Maior
Jota Quest Tom: C Bb9 A Dm Cm Bb9 *ver no fim da cifra* Eu quero ficar s, mas comigo s eu no consigo A Dm Cm Bb9 Eu quero ficar junto, mas sozinho s no possvel A Dm Cm Bb9 preciso amar direito, um amor de qualquer jeito A Dm Cm Ser amor a qualquer hora, ser amor de corpo inteiro G Bb9 C F Amor de dentro pra fora, amor que eu desconheo F Am Dm G Bb9 Quero um amor maior, amor maior que eu F Am Dm G Bb9 Quero um amor maior, um amor maior que eu Bb9 A Dm Cm Bb9 Eu quero ficar s, mas comigo s eu no consigo A Dm Cm Bb9 Eu quero ficar junto, mas sozinho assim no possvel A Dm Cm Bb9 preciso amar direito, um amor de qualquer jeito A Dm Cm Ser amor a qualquer hora, ser amor de corpo inteiro G Bb9 C F Amor de dentro pra fora, amor que eu desconheo F Am Dm G Bb9 Quero um amor maior, amor maior que eu F Am Dm G Bb9 Quero um amor maior, um amor maior que eu Bb9 A Dm Cm Bb9 Ento seguirei meu corao, at o fim, pra saber se amor A Dm Cm Bb9 Magoarei mesmo assim, mesmo sem querer, pra saber se amor A Dm Cm Eu estarei mais feliz mesmo morrendo de dor G Bb9 C F Pra saber se amor, se amor F Am Dm G Bb9 Quero um amor maior, amor maior que eu F Am Dm G Quero um amor maior, um amor maior que eu 26

Sabor de Mel - Damares


Composio: Agailton Silva D O agir de Deus lindo A Na vida de quem fiel, Bm No comeo tem provas amargas, G Mas no fim tem o sabor do mel D A Eu nunca vi um escolhido sem resposta Bm G Porque em tudo Deus lhe mostra uma soluo, D A At nas cinzas ele clama e Deus atende E A Lhe protege, lhe defende, com as suas fortes mos D Voc um escolhido A E a tua histria no acaba aqui, Bm Voc pode estar chorando agora, G Mas amanh voc ir sorrir, D A Deus vai te levantar das cinzas e do p, Bm G Deus vai cumprir tudo que tem te prometido, D A Voc vai ver a mo de Deus te exaltar G Quem te v h de falar, A D Ele mesmo escolhido. D A Vo dizer que voc nasceu pra vencer Bm Que j sabiam porque voc G D Tinha mesmo cara de vencedor, A Bm G E que se Deus quer agir ningum pode impedir D Ento voc ver cumprir cada palavra A Que o Senhor falou, D G Quem te viu passar na prova e no te ajudou, A D Quando ver voc na beno vo se arrepender, G D Vai estar entre a platia e voc no palco, A D Vai olhar e ver Jesus brilhando em voc, D/F# G Quem sabe no teu pensamento voc vai dizer, A D Meu Deus como vale a pena a gente ser fiel, G D Na verdade a minha prova tinha um gosto amargo, A D Mas minha vitria hoje tem sabor de mel, A Bm Tem sabor de mel, tem sabor de mel, G D A minha vitria hoje tem sabor de mel, A Bm Tem sabor de mel, tem sabor de mel, G A D A minha vitria hoje tem sabor de mel.

27

Asa branca
Tom: C F# G G# A A#(um tom abaixo) B(meio tom abaixo) C(tom original) C#(meio tom acima) D(um tom acima) D# E F INTROD: ( C F C G ) 2x C C7 F Quando oiei a terra ardendo C G C Com a fogueira de So Joo C7 F Fm Eu perguntei a Deus do cu, ai G C Por qu tamanha judiao C7 F Que braseiro, que fornaia C G C Nem um p de prantao C7 F Fm Por farta d'gua perdi meu gado G C Morreu de sede, meu alazo C C7 F Int mesmo a asa branca C G C Bateu asas do serto C7 F Entonce eu disse, adeus Rosinha Fm G C Guarda contigo meu corao C7 F Hoje longe muitas lguas 28 C G C Numa triste solido C7 F Fm Espero a chuva cair de novo G C Pra mim vort pro meu serto C7 F Quando o verde dos teus io C G C Se espai na prantao C7 F Fm Eu te asseguro, num chore no, viu? G C Que eu vortarei, viu, meu corao

Faz Um Milagre Em Mim (BALADA) Regis Danese


Tom: G
2T 2T 1B

(intro 2x) ( G D Em) G D Em Como Zaqueu, Eu Quero Subir C G O Mais Alto Que Eu Puder D Em S Pra Te Ver, Olhar Para Ti C G E Chamar Sua Ateno Para Mim C G C Eu Preciso De Ti Senhor , Eu Preciso De Ti Oh! Pai
2T

G Am F Sou Pequeno Demais, Me D A Tua Paz


2T

C D Largo Tudo Pra Te Seguir (coro) G D Em Entra Na Minha Casa Entra Na Minha Vida C Mexe Com Minha Estrutura D G Sara Todas As Feridas D Me Ensina A Ter Santidade Em Quero Amar Somente A Ti C Porque O Senhor O Meu Bem Maior
2T 2T

G D Em Faz Um Milagre Em Mim (coro) (G Am G/B Am G) (depois desse ataque de acordes acima, faa o seguinte riff, para entrar a guitarra)

29

Assim caminha a humanidade Lulu Santos


D Ainda vai levar um tempo D7+ B7 Pra fechar o que feriu Em7 por dentro Natural que seja assim Gm Tanto pra voc quanto D7+ pra mim D Ainda leva uma "cara" D7+ B7 Pra gente poder dar risada Em7 Assim caminha a humanidade Gm Com passos de formiga e D sem vontade B7 Em7 No vou dizer que foi ruim Eb7+ D7+ Tambm no foi to bom assim B7 Em7 No imagine que te quero mal Eb7+ D7+ Apenas no te quero mais Solo D Ainda vai levar um tempo D7+ B7 Pra fechar o que feriu Em7 por dentro Natural que seja assim Gm Tanto pra voc quanto D pra mim Ainda leva uma "cara" D7+ B7 Pra gente poder dar risada Em7 Assim caminha a humanidade 30 Gm Com passos de formiga e D sem vontade B7 Em7 No vou dizer que foi ruim Eb7+ D7+ Tambm no foi to bom assim B7 Em7 No imagine que te quero mal Eb7+ D7+ Apenas no te quero mais E7 No te quero mais G D7+ Solo No mais B7 Em7 No vou dizer que foi ruim Eb7+ D7+ Tambm no foi to bom assim B7 Em7 No imagine que te quero mal Eb7+ D Apenas no te quero mais E7 No te quero mais G D No mais D No te quero mais E7 No mais G D7+ No mais

Marca da Promessa (BALADA) Trazendo a Arca


Tom: G (intro) Em C G D G D A marca da promessa que Ele me fez? Em C E quem vai me impedir, se decidido estou? G D Pois quem me prometeu fiel pra cumprir (refro 2x) Em C Eu tenho a marca da promessa G D Eu tenho a marca da promessa, que Ele me fez (repete 2x) Em C Mas quem vai apagar o selo que h em mim, G D A marca da promessa que Ele me fez? Em C E quem vai me impedir, se decidido estou? G D Pois quem me prometeu fiel pra cumprir (refro 2x)

Em Se tentam destruir-me, C G Zombando da minha f e at D Tramam contra mim Em Querem entulhar meus poos, C Querem frustrar meus sonhos G D E me fazer desistir Em Am Mas quem vai apagar o selo que h em mim, G D A marca da promessa que Ele me fez? Em C E quem vai me impedir, se decidido estou? G D Pois quem me prometeu fiel pra cumprir (refro) G D Em O meu Deus nunca falhar C G Eu sei que chegar minha vez D Em Minha sorte Ele mudar C Diante dos meus olhos Em Se tentam destruir-me, C G Zombando da minha f e at D Tramam contra mim Em Querem entulhar meus poos, C Querem frustrar meus sonhos G D E me fazer desistir Em Am Mas quem vai apagar o selo que h em mim,

31

Campo Harmnico de D
D Em # Fm G A Bm # Cm 5-/7

Msica: Poderoso Deus Introduo: 8 D Estrofe: 8 D Refro: 8 D Ponte: (minha alma anseia por ti) 8 G 8 A 8 G 8 A Voltar para o refro 8 Bm 4 G 4 Em 8 A (2x) 8 Bm 4 G 4 Em 8 A (4x) 2x 8 Bm 4 G 4 Em 8 A

Msica: Assim como a corsa (2 tempo) Introduo: Bm G Estrofe: 4 D A Bm G D 4 D Em 4 A A 2x G Refro: Bm G D 4 A A 2x Voltar para estrofe A D G D A Bm G 4 A

Bm

Final: D1 Msica: Escudo (8 tempo = 2 baladas) 32

Estrofe: D Refro: 4 Bm 4 Bm 4 F#m 4 F#m 2 G 2 G 2 A 2 A 4 D 4 D 4 Bm 4 F#m 2 G 2 A D Em A D D Em A D (2x)

Harmonia do solo: 4 4 Bm F#m

2 G

2 A

4 D

(2x) Voltar para o refro

Campo Harmnico de E

F#m

G#m

C#m

D#m 5 - /7

Msica: No da pra ficar longe de voc (4 tempo) Introduo: E Estrofe: E B C#m A (2x) B C#m A (2x)

E Refro: E

C#m

(2x) (2x) Volta para introduo

C#m

Final: O refro repete 4x Msica: Tua graa me basta (4 tempo) Introduo: 2 2 C#m B Estrofe: E A (2x) A (2x)

33

A A F#m B

2C#m B2 Refro: A Harmonia do solo: 2 F#m C#m F#m

2 C#m

2 B

(2X)

2 A

2 B

2x A volta para estrofe

2 B

F#m

F#m

F#m

Volta para refro

Msica: Emanuel (Ritimo de Rock) Introduo: E Estrofe: E E Refro: E E Emanuel: E B G#m A (2x) volta para introduo B B C#m G#m A A (2x) B B C#m
TA TA

C#m

(2x)

A
TA TA

(3x)
TA TA

Msica: S o sol se por (2 tempo) Introduo: F#m E Estrofe: F#m E 4 F#m E A 4 B (2X) 34 B C#m F#m E B 4 E

Se o mar 4 A Aleluia: F#m E B C#m F#m E B E (2X) volta para se o mar C#m B 4 (2x) A 4 E 4 B C#m B (2X)

Campo Harmnico de F

Em Am

Bb

Dm

Em 5 -/7

Msica: Eu tenho um chamado (4 tempo) Introduo: 4 F Estrofe: 8 F Dm Bb 2 Bb Gm 2 Gm C (2X) 2 Bb 2 F (2x)

Gm Refro: 2 Dm 2 Bb Final: 4 F

Am

2 Bb 2 Am

2 F 2 Bb

2 C 2 Gm

(3x) 2x C

2 Bb

2 F

(2x)

35

Antnio Cirilo - Poderoso Deus


introduo : (D Bm G Em A ) 2X

Bm

Ao que est assentado no trono G Em A seja o louvor Bm G Em A pelo sculo dos sculos .. G Em A

E ao Cordeiro D

Seja a honra, seja a glria, seja o domnio D Bm

Poderoso Deus poderoso Deus .poderoso Deus Em G A Minha alma anseia por Ti Em Como a corsa suspira pelas guas Em Abro minha boca e suspiro G G

minha alma anseia por Ti

minha alma anseia por Ti A

Pois tenho sede de Ti

36

Big brother
Tom: G (verso 1) (intro) D4 D D9 D E |----6-6-6-6--5-5-5-5--3-3-3-3-5-5-5-5| B |----6-6-6-6--6-6-6-6--6-6-6-6-6-6-6-6| G |----5-5-5-5--5-5-5-5--5-5-5-5-5-5-5-5| D |-------------------------------------| A |-------------------------------------| E |-------------------------------------| Bb/F F F9 F Se voc pudesse me dizer Bb/F F F9 F Se voc soubesse o que fazer Bb O que voc faria? Eb C7/4 Aonde iria chegar? Bb/F F F9 F Se voc soubesse quem voc Bb/F F F9 F At onde vai a sua f Bb O que voc faria? Eb C7/4 Pagaria pra ver G Bb Eb Se pudesse escolher F G entre o bem e o mal Bb F C Ser ou no ser G Bb Eb Se querer poder F G Tem que ir at o final Bb F Eb Se quiser vencer ahn ha (solo intro 2x) Bb/F F F9 F Bb/F F F9 F Se pudesse eu te levaria Bb/F F F9 F At onde voc quer chegar Bb O brilho das estrelas Eb C7/4 O primeiro lugar G Bb Eb Se pudesse escolher F G entre o bem e o mal Bb C Ser ou no ser G Bb Eb Se querer poder F G Tem que ir at o final Bb F C Eb Se quiser vencer ahn ha F O mundo perigoso G C E cheio de armadilhas Am De mistrio e gozo G C Verdades e mentiras F Viver quase um jogo G C Um mergulho no infinito Am Se souber brincar com fogo (Se souber brincar com fogo) G C No h nada mais bonito (solo) A F G F G F A C F Se pudesse escolher G A entre o bem e o mal C G Ser ou no ser A C F Se querer poder G A Tem que ir at o final C G Se quiser vencer.... (2x) (verso 2) (intro 2x) D4 D D9 D E |--22-43--- e|--22---- e|------ e|--22----B |----33--- B|---33--- B|---33--- B|---33--G |--12--- G|--12--- G|--12--- G|--12---

37

1 2... Dedos D |---- D|---- D|---- D|---- 1 2... Casas A |---- A|---- A|---- A|----E |---- E|---- E|---- E|---D Se voc pudesse me dizer Se voc soubesse o que fazer G O que voc faria? C A Aonde iria chegar? D Se voc soubesse quem voc At onde vai a sua f G O que voc faria? C A pagaria pra ver? (refro) E G C Se pudesse escolher D E Entre o bem e o mal G A Ser ou no ser E G C Se querer poder D E Tem que ir at o final G A C Se quiser vencer ahh ha (intro 2x) D Se pudesse eu te levaria At onde voc quer chegar G O brilho das estrelas C A O primeiro lugar E G C Se pudesse escolher

D E Entre o bem e o mal G A Ser ou no ser E G C Se querer poder D E Tem que ir at o final G A C Se quiser vencer ahh ha D O mundo perigoso E A E cheio de armadilhas F#m Um dia estril e gozo E A Verdades e mentiras D Viver quase um jogo E A Um mergulho no infinito F#m E se souber brincar com fogo (e se souber brincar com fogo) E A No h nada mais bonito (solo) F# D E D E D F# A D Se pudesse escolher E F# Entre o bem e o mal A D Ser ou no ser F# A D Se querer poder E F# Tem que ir at o final A D Se quiser vencer....(2x)

38

Sonda-me, usa-me Aline Barros


Introd.: || C G/B F G Em Am G F Dm C

G/B

Am7

C/G

Sonda-me, Senhor e me conheces F C Dm7 G

Quebranta o meu corao C G/B Am7 C/G

Transforma-me conforme a Tua Palavra F G

E enche-me, at que em mim Em Am7 G F G Am G Usa-me..

Se ache s a Ti,

ento

Usa-me , Senhor !!

G/B

Como um farol que brilha noite Am7 G

Como ponte sobre as guas F G

Como abrigo no deserto Am7 G

Como Flecha que acerta o alvo

G/B

Am7

Eu Quero ser usado da maneira que te agrade F Em7

Em qualquer hora e em qualquer lugar Dm7 G Am7 F G

Eis aqui a minha vida, usa-me,

Senhor! Usa-me

Am7

Sonda-me, quebranta-me, transforma-me Dm7 F G C Senhor!! F/A G (na volta p/ refro)

Enche-me e usa-me

39

Canta, canta minha gente


Tom: A A Canta, canta minha gente Bm Deixa a tristeza pra l E7 Canta forte, canta alto A Que a vida vai melhorar A Cantem o samba de roda Bm O samba-cano e o samba rasgado E7 Cantem o samba de breque A O samba moderno e o samba quadrado Cantem ciranda e frevo Bm O coco, maxixe, baio e xaxado E7 Mas no cantem essa moa bonita A Porque ela est com o marido do lado Canta, canta minha gente... A Quem canta seus males espanta Bm L em cima do morro ou sambando no asfalto E7 Eu canto o samba-enredo A Um sambinha lento ou um partido alto H muito tempo no ouo Bm O tal do samba sincopado E7 S no d pra cantar mesmo A vendo o sol nascer quadrado Canta, canta minha gente... 40

Eu Navegarei - Asaph Borba


2B 2B

Am G Eu navegarei no oceano do Esprito


1B 1B 2B

F Dm E E ali adorarei ao Deus do meu amor 2B 2B Am G Eu adorarei ao Deus da minha vida


1B 1B 2B

F Dm E Que me compreendeu sem nenhuma explicao.


2B

Am Esprito, Esprito, 2B G Que desce como fogo


1B

F Vem como em pentecostes


1B 2B

Dm E E enche-me de novo.

41

Certo alguem
INTRO: (A Bm/A A Bm/A A Bm/A A)4x Na 4 vez faa: e|-17\14-14\12-12/14-17-----| B|----------------------14~-| A C#7 F#m Quis evitar teus olhos F#m7+ F#m7 G Bm Mas no pude rea_gir G E7/11 E7 E7/11 E7 Fico vontade ento A C#7 F#m Acho que bobagem F#m7+ F#m7 G Bm A mania de fingir G E7/11 E7 E7/11 E7 Negando a inteno (essa no...) Bm C#m Dm Quando um certo algum A F#m Cruzou o teu caminho C#m E7/11 E7 E7/11 E7 E te mudou a direo woohh... C#m E7/11 E7 E7/11 melhor no resistir E7 A E se entregar F#m Me d a mo C#m E7/11 E7 Vem ser a minha estre__la A F#m Complicao C#m E7/11 E7 To fcil de entender A F#m Vamos danar, C#m E7/11 E7 Luzir a madruga___da A F#m Inspirao C#m E7/11 E7 E7/11 E7 Pra tudo que eu vi___ver

A C#7 F#m Chego a ficar sem jeito F#m7+ F#m7 G Bm Mas no deixo de seguir G E7/11 E7 E7/11 E7 A tua apa__rio Bm C#m Dm Quando um certo algum A F#m Desperta o sentimento

42

Faz Chover - Aline Barros (BALADA)


Intro: Am F C9 G9

Am

Eu vejo uma pequena nuvem do tamanho da mao de um homem C G

mais esse o sinal que a tua chuva vai descer (2x) Am F C G

faz chuver,faz chuver abra as comportas do cu (2x) Am F C G

se pedimos Jesus virar,como chuva descerar Am F Dm Em F G

se pedimos Jesus virar,entao clame,entao grite ,entao chame por Ele

Solo;Am(A B) F(C D) C(E D C) G( D )

Obs;Os acordes que estao em parentese sao notas acompanhativa

43

Como uma onda no mar


Lulu Santos

INTROD: ( G F# F Eb ) 2X G7M Nada do que foi ser Bm7 De novo do jeito que j foi G7M um dia G/B Bbdim Tudo passa, tudo sempre Am7 E7/9passar Am7 E7/9- Am7 E7/9A vida vem em ondas, Am7 G#dim como um mar A7/13 A5+/7 Num indo e vindo C/D C#/D# C/D infinito G7M Tudo que se v no Bm7 Igual ao que a gente viu a G7M um segundo G/B Bbdim Tudo muda o tempo todo no Am7 E7/9mundo Eb/Db No adianta fugir G7M E7/9- E7 Nem mentir pra si mesmo Am7 agora

Cm7 Bm7 H tanta vida l fora E7/9- E7 A7/13 A7/5+ Am7 Aqui dentro sempre Eb F G Como uma onda no mar Eb F G Como uma onda no mar Eb F Eb C G7 Como uma onda no mar

44

FAZ CHOVER (Fernandinho)


1B

(2 TEMPO)

D Assim como a corsa A Bm anseia por guas G D G A como terra seca precisa da chuva G A Bm G meu corao tem sede de ti D D9 A A9 rei meu e Deus meu
1B

D Assim como a corsa A Bm anseia por guas G D Bm A como terra seca precisa da chuva G A Bm G meu corao tem sede de ti
1B 1B

D A rei meu e Deus meu

Bm G D A faz chover Senhor Jesus


1B

Bm G A derrama a chuva neste lugar Bm G D A vem com teu rio Senhor Jesus
1B

2x VOLTA P/ INICIO

Bm G A inundar o meu corao

Bm G D A faz chove-e-e-eerr Bm G DA faz chove-e-e-eerr

(fica repetindo)

45

Deixa a vida me levar


Tom: E A# B C C# D(um tom abaixo) D#(meio tom abaixo) E(tom original) F(meio tom acima) F#(um tom acima) G G# A E B7(9) E Eu j passei por quase tudo nessa vida C#7 F#m B7 E B7 Em matria de guarida espero ainda minha vez E B7 E Confesso que sou de origem pobre C#7 F#m B7 E Mas meu corao nobre, foi assim que Deus me fez B7 E Go F#m E deixa a vida me levar (vida leva eu) B7 E Deixa a vida me levar (vida leva eu) Bm E7 A A#o Deixa a vida me levar (vida leva eu) E B7 E B7 Sou feliz e agradeo por tudo que Deus me deu E B7 E S posso levantar as mos pro cu G#m Go F#m C#7 Agradecer e ser fiel ao destino que Deus me deu F#m F#m7M F#m7 F#m6 Se no tenho tudo que preciso B7 Com o que tenho, vivo B7(#5) E B7 De mansinho , l vou eu E B7 E Se a coisa no sai do jeito que eu quero Bm Tambm no me desespero E7 A A7M A6 O negcio deixar rolar Am6 G#m E aos trancos e barrancos, l vou eu C#7 F#m B7 E E sou feliz e agradeo por tudo que Deus me deu B7 E Go F#m E deixa a vida me levar (vida leva eu) B7 E Deixa a vida me levar (vida leva eu) Bm E7 A A#o Deixa a vida me levar (vida leva eu) E B7 E B7 Sou feliz e agradeo por tudo que Deus me deu CIFRA PARA CAVAQUINHO!!!

46

Ministrio apascentar - Olha pra mim (BALADA)


G Am Eu me humilharei G Teu nome gritarei Am Como criana eu serei D Mas olha pra mim Am Tuas vestes tocarei G Na figueira subirei 2T C Aos Teus ps eu chorarei 2T Am D Mas olha pra mim C Bm Olha pra mim, Senhor C Bm C Olha pra mim, preciso do Teu olhar C Bm Olha pra mim, pois eu preciso C D Pois eu preciso do Teu olhar

Am Eu farei o que for preciso Bm Para Te ver Am Pois no posso deixar que sigas 2T 2T Bm E sem me perceber Am No importa a multido Bm S eu sei do que eu preciso 2T C E eu preciso do Teu olhar 2T Am D Do Teu olhar, Do Teu olhar

47

o Amor
Zez Di Camargo e Luciano Tom: C Intro: F C G7 C G7 C Eu no vou negar que sou louco por voc G7 T maluco pra te ver / Eu no vou negar Dm G7 Eu no vou negar, sem voc tudo saudade C Dm G7 Voc traz felicidade / Eu no vou negar C Eu no vou negar, voc meu doce mel C7 F Meu pedacinho de cu / Eu no vou negar C Voc minha doce amada, minha alegria, meu conto de fada Dm G7 C Minha fantasia, a paz que eu preciso pra sobreviver F C Eu sou o seu apaixonado, de alma transparente Dm Um louco alucinado meio inconseqente G7 C Um caso complicado de se entender... F C o amor, que mexe com a minha cabea e me deixa assim G7 R Que faz eu pensar em voc e esquecer de mim e Dm G7 C C7 f Que faz eu esquecer que a vida feita pra viver r F C o amor, que veio como um tiro certo no meu corao o G7 Que derrubou a base forte da minha paixo Dm G7 C G7 Que fez eu entender que a vida nada sem voc 48 C Eu no vou negar, voc meu doce mel C7 F Meu pedacinho de cu / Eu no vou negar C Voc minha doce amada, minha alegria, meu conto de fada Dm G7 C Minha fantasia, a paz que eu preciso pra sobreviver F C Eu sou o seu apaixonado, de alma transparente Dm Um louco alucinado meio inconseqente G7 C Um caso complicado de se entender...

Quero que valorize Armando Filho


Tom: C (intro) C F C F C F G
2T 2T 2T

C F C Quero que valorize o que voc tem.


2T 2T 2T 1B

F C F G Voc um ser voc algum, to importante para Deus.


2T 2T 2T

C F C Nada de ficar sofrendo angstia e dor


2T 2T 2T 1B

F C F G Neste seu complexo interior, dizendo s vezes que no ningum...


2T 2T

F C Eu venho falar do valor que voc tem (bis)


2T 2T 2T 2T 2B

C F C F C Ele est em voc! O Esprito Santo se move em voc, at com gemidos


1B

G Inexprimveis, inexprimveis
2T 2T 2T 2T

C F C F Da voc pode ento perceber, que pr Ele h algo importante em voc


2T 2T 1B

C Am G Por isso levante e cante exalte ao Senhor


2T 2T 1B

Am F G Voc tem valor o esprito santo se move em voc (2x) (volta ao incio)

49

preciso saber viver


Tom: D (intro) D D7+ D7 G Gm6 D Bm E G A D Quem espera que a vida D7+ Seja feita de iluso D7 Pode at ficar maluco G Ou morrer na solido Gm6 preciso ter cuidado D Bm7 Pra mais tarde no sofrer E G A preciso saber viver D Toda pedra no caminho D7+ Voc pode retirar D7 Numa flor que tem espinhos G Voc pode se arranhar Gm6 Se o bem e o mal existem D Bm7 Voc pode escolher E G A preciso saber viver (refro) G D Bm preciso saber viver G D Bm preciso saber viver G D Bm preciso saber viver G D Bm preciso saber viver E G A Saber viver Solo da Viola de ao em 1:29: D D7+ D7 G Gm6 D Bm E G A

50

No h Deus Maior Comunidade de Nilpolis


Tom: D D Em A No h Deus maior D D Bm No h Deus melhor Em A No h Deus to grande
2T 2T 2T

D (G D) Volta Inicio Como nosso Deus


2T 1B

F Bm Criou os cus e criou a terra


2T 1B

F Bm Criou o sol e as estrelas


2T 2T 2T 2T

Em A Em A Em A Tudo Ele fez, tudo criou, tudo formou


2T 2T

G A D Para o seu louvor


2T 2T

G A D Para o seu louvor


2T 2T

G A Para o seu
2T 2T

F#m Bm Para o seu,


2T 2T

G A D Para o seu louvor.

51

Emoes
Introduo: C#/F Em6 B/D# Do C#m F#7 Dm Detalhes de uma vida B D#m Do C#m C#m7+ C#m7 F#7 G7 C

Quando eu estou aqui e vivo esse momento lindo C#m F#7 B

Histrias que eu contei aqui Em Ebo Dm G7

Olhando pra voc e as mesmas emoes sentindo So tantas j vividas D#m Do C#m C#m7+ C#m7 F#7

Mas eu estou aqui vivendo esse momento lindo Dm G7 C7

De frente pra voc e as emoes se repetindo F7+ Em paz com a vida Fm Bb7

So momentos que eu no me esqueci C#m Detalhes de uma vida F#7 B B7+ B B7+

E o que ela me traz C Bb5-/7

Histrias que eu contei aqui B F#7 Amigos eu ganhei saudades eu senti partindo C#m F#7 B7 D#m Do C#m C#m7+ C#m7

Na f que me faz A7 Otimista demais D7 Se chorei ou se sorri Dm G7 C

E s vezes eu deixei voc me ver chorar sorrindo F7+ Sei tudo que o amor Em A7

O importante que emoes eu vivi

capaz de me dar B A5-/7

Eu sei j sofri G#7 Mas no deixo de amar C#7 Se chorei ou se sorri G7 F#7 B G7

O importante que emoes eu vivi

SOLO (C Em Ebo Dm G7 Dm G7 C)

C So tantas j vividas Em Dm G7

So momentos que eu no me esqueci

52

Meu Mestre Lzaro


Tom: D (intro)
E B G D A E |------------------------------------------------------------------|------------------------------------------10-11-----------3/15~~~-|---------------------------------------12-------12-10-7-5---------|---------------------12-14-16-16-17-17----------------------------|----9-10-14-12-5-5-15---------------------------------------------|--0----------------------------------------------------------------

D D4 D A minha vida do Mestre A A4 A Meu corao do meu Mestre Em D/F# O meu caminho do Mestre G Bm A Minha esperana meu Mestre (2x) D A Deus eu entreguei Em O barco do meu ser Bm A E entrei no mar afora D A Pra longe eu naveguei Em No vejo mais o cais Bm A S Deus e eu agora D D4 D A minha vida do Mestre A A4 A Meu corao do meu Mestre Em D/F# O meu caminho do Mestre G Bm A Minha esperana meu Mestre D A Na solido da lida Em Eu pude perceber Bm A O quanto Deus me ama... (Deus me ama, ah...) D A As ondas grandes vm Em Tentando me arrastar Bm A D Pra longe da presena Dele (base do solo) D A Em F# D G D

53

Encostar na tua
Encostar na tua[Ana Carolina] E9 EU QUERO TE ROUBAR PRA MIM C#m7 EU QUE NO SEI PEDIR NADA A Am6/9 C#m7 AGORA NO VOU MAIS MUDAR A A/G# Am6/9 J ERA O QUE EU QUERIA ACHAR E9 QUANDO VOC CHAMA MEU NOME C#m7 EU QUE TAMBM NO SEI AONDE ESTOU A PR MIM QUE TUDO ERA SAUDADE Am6/9 AGORA SEJA L O QUE FOR E9 F#m F# F# F# F# E9 A B C#m7 A/B A B Am A/B Am C#m7 EU S QUERO SABER EM QUAL RUA MINHA VIDA VAI ENCOSTAR NA TUA ( 2x ) E SAIBA QUE FORTE EU SEI CHEGAR MESMO SE EU PERDER O RUMO, E SAIBA QUE FORTE EU SEI CHEGAR SE FOR PRECISO EU SUMO (stop) EU S QUERO SABER EM QUAL RUA MINHA VIDA VAI Encostar na tua F#m MINHA PROCURA POR SI S A/G# E9 MEU CAMINHO MEIO PERDIDO MAS QUE PERDER SEJA O MELHOR DESTINO

54

Campeo Jamily
Tom: G G D/F# Acredite hora de vencer, Em C Essa fora vem de dentro e voc G D/F# F C/E D Voc pode at tocar o cu se crer. G D/F# Acredite que nenhum de ns Em C J nasceu com jeito pra super heri G D/F# Nossos sonhos, a gente quem constri F C/E vencendo os limites, escalando as fortalezas. D# F D4 D Conquistando o impossvel pela f G D/F# Am7 Em D Campeo, vencedor, Deus da asas, faz seu voo - ooo. G D/F# Am7 Em D4 D Campeo, vencedor, essa f que te faz imbatvel te mostra o seu valor. Am7 Em7 Tantos recordes, voc pode quebrar. Am7 F E As barreiras voc pode ultrapassar e vencer. A E/G# Bm7 F#m E Campeo, vencedor, Deus da asas, faz seu po - vo. A E/G# Bm7 F#m E4 E Campeo, vencedor, essa f que te faz imbatvel te mostra o seu valor. ( D4 D C#m/A Bm7 E A9 )

Epitfio
55

Tits
Intro: G D/F# Em G7 C Cm G G D/F# Em G7 Devia ter amado mais C Ter chorado mais Cm G Ter visto o sol nascer G D/F# Em G7 Devia ter arriscado mais C E at errado mais Cm G Ter feito o que eu queria fazer C Cm G E7 A7 D7 Queria ter aceitado as pessoas como elas so C Cm G E7 D#7 D7 G Cada um sabe a alegria e a dor que traz no corao G G/B Am7 O acaso vai me proteger Cm G Enquanto eu andar distrado 2X G G/B Am7 O acaso vai me proteger Cm G D/F# Em G7 C Cm G Enquanto eu andar... G D/F# Em G7 Devia ter complicado menos C Trabalhado menos Cm G Ter visto o sol se pr G D/F# Em G7 Devia ter me importado menos C Com problemas pequenos Cm G Ter morrido de amor C Cm G E7 A7 D7 Queria ter aceitado a vida como ela C Cm G E7 D#7 D7 G A cada um cabe alegrias e a tristeza que vier G G/B Am7 O acaso vai me proteger Cm G Enquanto eu andar distrado 2X G G/B Am7 O acaso vai me proteger Cm Enquanto eu andar...

G D/F# Em G7 Devia ter complicado menos C Trabalhado menos Cm G Ter visto o sol se pr

56

Passando Pela Prova Lzaro


Tom: C Em B Vou passando pela prova dando glria a Deus Glria Deus, glria Deus Em B Vou passando pela prova dando glria a Deus Glria Deus, glria Deus Em difcil quando agente estar na prova B E vem um atribulado enviado do diabo. Ele vem totalmente carregado todo contaminado Em Pra tirar a sua paz E no entende que Deus quando tem uma obra Am Na vida de um crente primeiro Ele prova G B Em por isso que vou passando pela prova e dando glria Am G B Em E por isso que vou passando pela prova e dando glria Em B Vou passando pela prova dando glria a Deus Glria Deus, glria Deus Em B Vou passando pela prova dando glria a Deus Glria Deus, glria Deus Em B Vou passando pela prova dando glria a Deus Em Glria Deus, glria Deus Em Am Se t s crente ento por que t passas fome? B Em por que nem s de po viver o homem Am se t s crente ento por que toda essa dor? B Em por que o deserto a escola do senhor.

57

Fcil
Jota Quest Tom: G G D Tudo to bom C E azul e calmo como G Sempre C Os olhos piscaram de G Repente Am Um sonho G D As coisas so assim C G Quando se est amando C As bocas no se deixam G Am E o segundo no tem fim F C Pra voc, eu e todo mundo Cantar junto G D Fcil, extremamente fcil F C Pra voc, eu e todo mundo Cantar junto G D No se torna claro C G Pateticamente plido C G E o corao dispara Am Se eu vejo o teu carro G D A vida to simples C G Mas d medo de tocar C G As mos se procuram ss Am Como a gente mesmo quis, ... REPETE: 2 PARTE REPETE: Refro SOLO: (G D F C) REPETE: 2 PARTE REPETE: Refro

_______________2 ARTE_______________ Em Bm Um dia feliz C G s vezes muito raro, ... Em Bm Falar complicado C Quero uma cano _______________Refro________________ G D Fcil, extremamente fcil

58

Eu Sou de Jesus Lzaro


Tom: G (intro 4x) C G
E|-------------------------------------------------------------------------B|-------------------------------------------------------------------------G|-------------------------------------------------------------------------D|-------2---5---2---------------------------------------2-5-2-------------A|--3-3-----------------------------2----5----2-----3--3------------2-2-5-3E|-------------------3--3---------------------------------------3-3---------

(solo feito junto com a intro) C G C Meu Deus pra esse mundo eu no volto mais G Am G C o que passou ficou para trs meu Deus, meu Deus, G C G Am G C meu corao agora quer paz, tu s a paz,a verdadeira paz,hahahaha G Am e o mundo inteiro ouvir, que agora eu sou do Senhor, G C G C estou aqui, pra ti, tu estas aqui em mim, G Am G C meu corao teu, e o meu amado meu G C eu sou de Jesus,eu sou de Jesus (4x) (volta ao inicio) G C eu sou de jesus,eu sou de jesus (3x) Am pensei que eu estava feliz,eu pensei,eu pensei fazendo sempre tudo que quis,meu Deus como me enganei G C G C G C meu Deus confesso que eu errei,estou aqui,pra ti,tu estas aqui em mim G C G C meu corao e teu,e o meu amado e meu (GCGCGCGCGCGCGCGCGC) (repete tudo)

59

Fico Assim Sem Voc


Tom: E Intro: (Vocalizao) E E G#m Avio sem asa, fogueira sem brasa A B7 Sou eu assim sem voc E G#m Futebol sem bola. Piu-Piu sem Frajola A B7 Sou eu assim sem voc A B7 Por que que tem que ser assim? G# C#m Se o meu desejo no tem fim F#m Eu te quero a todo instante A Nem mil alto-falantes B B7 Vo poder falar por mim E Amor sem beijinho, G#m Buchecha sem Claudinho A B7 Sou eu assim sem voc E G#m Circo sem palhao, namoro sem abrao A B7 Sou eu assim sem voc A B7 To louco pra te ver chegar G# C#m To louco pra te ter nas mos F#m A Deitar no teu abrao, retomar o pedao B B7 Que falta no meu corao C#m G#m Eu no existo longe de voc A E G#m E a solido o meu pior castigo C#m G#m Eu conto as horas pra poder te ver 60 A B7 Mas o relgio t de mal comigo C#m G#m Eu no existo longe de voc A E G#m E a solido o meu pior castigo C#m G#m Eu conto as horas pra poder te ver A B7 E G#m B E A B7 Mas o relgio t de mal comigo, por que?...poooor que... E G#m Nenm sem chupeta, Romeu sem Julieta A B7 Sou eu assim sem voc E G#m Carro sem estrada, queijo sem goiabada A B7 Sou eu assim sem voc A B7 Por que que tem que ser assim? G# C#m Se o meu desejo no tem fim F#m Eu te quero a todo instante A Nem mil alto-falantes B B7 Vo poder falar por mim C#m G#m Eu no existo longe de voc A E G#m E a solido o meu pior castigo C#m G#m Eu conto as horas pra poder te ver A B7 Mas o relgio t de mal comigo C#m G#m Eu no existo longe de voc A E G#m E a solido o meu pior castigo C#m G#m Eu conto as horas pra poder te ver A B7 E G#m B E A B7 Mas o relgio t de mal comigo, por que?...poooor que...

De Quem ? Lzaro
(solo) Tom: G (intro) Em D D De quem sua vida? Em Minha vida de Deus D (Em) Oh! De quem ? 10x D De quem sua famlia? Em Minha famlia de Deus (D Em) Oh! De quem ? 10x D De quem sua vitria? Em Minha vitria de Deus (D Em) Oh! De quem ? (D Em) Olha o anjo com a espada de fogo Cortando e nos dando vitria(2x) (D Em) Enquanto esse anjo guerreia a igreja reunida da glria A igreja reunida da glria(2x) (Em B) (refro)Glria Glria Glria Glria 2x Em D Em eu sou poder sou eu que fao quebro a lana e desfao o lao 2x (D Em) Toda glria seja dada a Deus Toda honra seja dada a Deus (D Em) De quem sua vida? Minha vida de Deus (D Em) Oh! De quem ? (Em D) E o fim dos tempos olha o sinal (Em D) E avivamento e pentecostal (Em D) Ele e Deus poderoso ele e varo de guerra (Em D) Ele voc e vaso dai Gloria dai Gloria 2x (Em D) e na uno e na uno e na uno se liga meu Irmo 2x (Em D) Vaso de honra vaso desonra quem e voc na presena de Deus 2x D De quem sua vida? Em Minha vida de Deus (D Em) Oh! De quem ? 10x

61

Flor de lis
Tom: G F#m7(5-) Me ver como raiz (intro 4x) C7M(9) Fm6 Em7(9) A7(13-) B7(9-)

De uma flor de lis C7M(9) Bm7(5-) E7(13-) Am6 E foi assim que eu vi Fm6 C7M(9) E7(9+)

Valei-me, Deus! o fim do nosso amor Am7(9) D7(13)

Perdoa, por favor Gm7 C7(9)

Nosso amor na poeira, poeira Am7(9) E/G# Gm7

Eu sei que o erro aconteceu F#m7(5-) Mas no sei o Bb7M B7(9-) que fez A7(13-)

Morto na beleza fria de Maria

(refro) C7(9) F7M

Tudo mudar de vez F#m7(5-) B7(9-)

e o meu jardim da vida Bb7(9) Em7(9)

Onde foi que eu errei? Em7(9) A7(13-)

Ressecou, morreu A7(13-) D7(9)

Eu s sei que amei, que amei D7(9) Que amei, G4(7/9) G7(9-) que amei

Do p que brotou Maria G4(7/9) G7(9-) Gm7 nasceu (3X)

Nem mar________garida

C7M(9)

Bm7(5-)

E7(13-)

C7(9)

F7M

Ser talvez, que minha iluso Am7(9) D7(13)

e o meu jardim da vida Bb7(9) Em7(9)

Foi dar meu corao Gm7 Com toda fora C7(9) F#m7(5-) B7(9-)

Ressecou, morreu A7(13-) D7(9)

Do p que brotou Maria G4(7/9) G7(9-) C6(9) nasceu

Pra essa moa me fazer feliz

Nem mar________garida

Bb7M

A7(13-)

( C7M(9) Fm6 ) (2x)

e o destino no quis

62

Te Agradeo Igreja Batista da Lagoinha


Tom: D# D# G#

Por tudo o que tens feito D# A#

Por tudo o que vais fazer D# D#/C# G#/C G#/B

Por tuas promessas e tudo o que s D# A#

Eu quero te agradecer G# D#

Com todo o meu ser G# D#

Homens: Te agrade - o, meu Se - nhor G# D#

Mulheres: Te agrade - o, meu Se - nhor (2x) D# Fm D#/G G#

Te agradeo por me libertar e salvar G# Por ter morrido em meu lugar D# D#/G G#

Te agrade - o D# D#/G G#

Jesus, te agrade - o D# D#/G G#

Eu te agrade - o A# D#

Te agrade - o

Garganta
63

Ana Carolina
Tom: A# (intro) Gm Eb D/A Gm Eb D/A Gm Minha garganta estranha quando no te vejo Eb D/A Gm Me vem um desejo doido de gritar Eb D/A Gm Minha garganta arranha a tinta e os azulejos Eb D/A Gm Do teu quarto, da cozinha, da sala de estar Eb D/A Gm Minha garganta arranha a tinta e os azulejos Eb D/A Gm Do teu quarto, da cozinha, da sala de estar Cm F Bb Vem a madrugada perturbar teu sono Eb Gm Como um co sem dono me ponho a ladrar Eb D/A Gm Atravesso o travesseiro, te reviro pelo avesso Eb D Tua cabea enlouqueo, fao ela rodar Gm Eb D/A Gm Atravesso o travesseiro, te reviro pelo avesso Eb D/A Tua cabea enlouqueo, fao ela rodar Gm Cm F Bb Sei que no sou santa, as vezes vou na cara dura Bb Gm As vezes ajo com candura pra te conquistar Eb D/A Gm Mas no sou beata, me criei na rua D Gm E no mudo minha postura s pra te agradar Eb D/A Gm Mas no sou beata, me criei na rua Eb D/A Gm E no mudo minha postura s pra te agradar Cm F Bb Vim parar nessa cidade, por fora da circunstncia Eb Gm Sou assim desde criana, me criei meio sem lar Eb D/A Gm Eb Aprendi a me virar sozinha, D Gm e se eu t te dando linha pra depois te abandonar Eb D/A Gm Aprendi a me virar sozinha Eb D/A Gm e se eu t te dando linha pra depois te abandonar

64

Autoridade e Poder Jelb


Tom: G G Os que confiam no Senhor Em So como os montes de Sio C Que na se abalam, Am D Mas permanecem para sempre. G Pois, como em volta de Jerusalm Em Esto os montes, C Assim o Senhor Am D Em volta do seu povo. G Autoridade e poder Em E o domnio em suas mos C Pois o Senhor Deus, Am D O Senhor Rei dos povos. G Calem-se diande dele a terra Em Dobrem-se os joelhos, ergam as mos, C Pois o Senhor Deus, Am D O Senhor Rei dos povos. G Calem-se diande dele a terra Em Dobrem-se os joelhos, ergam as mos, C Pois o Senhor Deus, Am D O Senhor Rei dos povos. G No d, sem Jesus no d, Em No d, sem Jesus no d, C Am No, no, no d, sem Jesus no d para ser feliz D Sem Jesus no d! G No d, sem Jesus no d, Em No d, sem Jesus no d, C Am No, no, no d, sem Jesus no d para ser feliz D Sem Jesus no d!

J sei namorar
65

Introduo: Am C F G 4x Am C Ja sei namorar F Ja sei beijar de lngua G Am Agora, s me resta sonhar C J sei onde ir F J sei onde ficar G F Agora, s me falta sair G C No tenho pacincia pra televiso G Am Eu no sou audincia para a solido C Eu sou de ningum F Eu sou de todo mundo G Am E todo mundo me quer bem C Eu sou de ningum F Eu sou de todo mundo G Am C7 F G E todo mundo meu tambm

G Am Agora, s me falta ganhar C No tenho juiz F Se voc quer a vida em jogo G F Eu quero ser feliz

G C No tenho pacincia pra televiso G Am Eu no sou audincia para a solido C Eu sou de ningum F Eu sou de todo mundo G Am E todo mundo me quer bem C Eu sou de ningum F Eu sou de todo mundo G Am E todo mundo meu tambm C T te querendo como ningum F G T te querendo como Deus quiser Am C T te querendo como eu te quero F G T te querendo como se quer Am C F Gat o final

Am C J sei namorar F J sei chutar a bola

66

Eu Te Busco, Te Procuro Deus Fonte da Vida


Tom: C G G C

Eu te busco, te procuro h Deus Em D C

No silncio tu ests G G C C

Eu te busco, toda hora espero em ti, revela-te a mim Em D C

Conhecerte eu quero mais G D

Senhor te quero Em C

Quero ouvir tua voz G D C

Senhor te quero mais G D

Quero tocar-te Em C

Tua face eu quero ver G D C

Senhor te quero mais

(DCGDCG FCFCG)

Prosseguindo, para o alvo eu vou Em D C

A coroa conquistar G C

Vou lutando, nada pode me impedir, eu vou te seguir Em D C

Conhecer-te eu quero mais

Lambada de Serpente 67

Lambada de Serpente
Djavan
Tom: A Intro.: ( F#m7(11) F#m7(11)/C# E ) 6x F#m7(11) F#m7(11)/C# E Cui--dar do p de mi---lho F#m7(11) F#m7(11)/C# E Que demo----------ra na semen-----------te F#m7(11) F#m7(11)/C# E Meu pai dis--se: "Meu fi---lho F#m7(11) F#m7(11)/C# E Noite fri-----------a, tempo quen---te" A(#11) E7M/G# Lam-bada de serpen---------te F#m7 A trai-o me enfeitiou E A(#11) E7M/G# Quem tem a--mor ausen---------te F#m7 E J viveu a minha dor F#m7(11) F#m7(11)/C# E Do cho da minha ter----ra F#m7(11) F#m7(11)/C# E Um lamen-----------to de corren----------te F#m7(11) F#m7(11)/C# E Um gro de p de guer----ra F#m7(11) F#m7(11)/C# E Pra colher den--te por den----te A(#11) E7M/G# Lam-bada de serpen---------te F#m7 A trai-o me enfeitiou E A(#11) E7M/G# Quem tem a--mor ausen---------te F#m7(11) F#m7(11)/C# E a minha dor

F#m7 J viveu

68

Aquele Que Est Feliz Diga Amem! Fonte da Vida


Tom: A

Bm

C#m Bm

A Bm C#m Bm

Aquele que est feliz, diga amm! A Bm C#m Bm A Bm C#m Bm

Aquele que est feliz, grite aleluia! A Bm C#m Bm A Bm C#m Bm

Aquele que est feliz, bata palma assim... A Bm C#m Bm A

Aquele que est feliz, dance comigo assim...

F#m

C#m

Com Jesus no corao a gente feliz D Bm D/E

Com Jesus na conduo, tudo muito bom!

F#m

Bm

Jesus alegria, euforia, companhia todo dia! D/E A

Jesus o motivo da nossa alegria!

TO INICIO: A Bm C#m Bm A

69

Meteora da Paixo
A E Te dei o sol, te dei o mar F#m Pra ganhar seu corao D Voc raio de saudade A Meteoro da paixo E Exploso de sentimentos F#m Que eu no puder acreditar D (A E D F#m E A) Ah! como bom poder te amar { A E D F#m E } A E F#m Depois que eu te conheci fui mais feliz D A Voc exatamente o que eu sempre quis E F#m ela se encaixa perfeitamente em mim F#m D A o nosso quebra-cabea teve fim E F#m se for sonho no me acorde D eu preciso flutuar pois s quem sonha E consegue alcancar (refro) A E Te dei o sol, te dei o mar F#m Pra ganhar seu corao D Voc raio de saudade A Meteoro da paixo E Exploso de sentimentos F#m Que eu no puder acreditar D (A E D F#m E A) Ah! como bom poder te amar ( A E D F#m E ) (2x) (verso) (refro) A G#m F#m E To veloz quanto a luz; D A No Universo eu viajei; F#m C#m Vem me guia, me conduz; D E Que pra sempre te amarei; (refro) A E Te dei o sol, te dei o mar F#m Pra ganhar seu corao D Voc raio de saudade A Meteoro da paixo E Exploso de sentimentos F#m Que eu no puder acreditar D (A E F#m D) Ah! como bom poder te amar Aaahh... Como bom poder te amar. Aaahhh... Como bom poder te amar.

70

Carinha de Anjo Gisele Nascimento


Tom: A# Gm Dm Parece que voc saiu de um sonho F C Voc parece ate ireal Gm Dm Chegou com essa carinha de anjo C Bb C Pra defender meu corao do mal da solido F C Meu heri que chegou pra me salvar da solido C D D# O que que eu vou fazer sem esse teu amor A# Diz pro meu corao C F C Meu heri as flores no esto mais artificiais CD D# A lua e as estrelas ainda brilham mais A# C# D# F Vem como clipe romntico, volta o filme e me deixa sonhar C/E Dm Vou sonhar, vou sonhar A# D# C Ate agente acontecer F C/E Dm vou sonhar, vou sonhar, vou sonhar Gm A# F Ate acordar com voc

71

O ltimo romntico
Intro: E Am E/B Am E G#m C#m C/G Am E E F#m F#m E/B Am E ao mesmo tempo fazer dela o meu caminho s, nico C#m E E G#m C#m G#m Talvez eu seja o ltimo romntico D#m5-/7 G#7 C#7 D/E E7 E Me d um beijo... at ...melhor no ter razo (bis) F#m F#m C#7 D7+ F#m C#7 G#7 S falta reunir a zona norte zona sul D#m5-/7 Iluminar a vida j que a morte cai do azul C#m C#m7 F#m7 Falta eu acordar D#m5-/7 G#7 Ser gente grande pra poder chorar F#m E B7 Me d um beijo, ento E G#m A Aperta minha mo C#m7+ F#7 Dos litorais deste Oce...ano Atlntico F#m C#m7+ C/G C#7 Am7 C7+/B C S falta te querer... at ...pra poder chorar (solo) G#m C#m G#m F#m G#7 C#m C#7

Tolice viver a vida assim sem aventura F#m E B7 Dei...xa ser E G#7 A Pelo co...ra...o F#m E B7 C/G Am7 C7+/B C Faltava abandonar a velha escola D#m5-/7 G#7 C#m D/E E7 C#7 D7+ F#m D#m5-/7 C#7 G#7 E Am Tomar o mundo feito coca-co...la Fazer da minha vida sempre o meu passeio pblico Se loucu...ra ento melhor no ter razo

S falta te querer Te ganhar e te perder

72

Alegria Andr Valado


Tom: C (intro) C F7M Am7 G/B

C9

Am7

Em

F/G

C9

tu me amas como sou mas nao me deixas como estou Am7 Em F/G G C9

seguir teus passos sempre vou rumo ao encontro do seu amor Am7 Em F/G C9

o teu amor e maior que a vida me traz paz e alegria F G Am7 G/B C9

com teu perfume quero me encher e a cada instante mais te conhecer Dm C/E F G

tua verdade e a luz que me conduz para o ceu Dm C/E F G

tua palavra e o remedio que cura todo meu ser F C/E Dm G

tua alegria em minha vida me fortalece a cada novo dia F C/E Dm G

tua alegria e minha vida recebo dela hoje agora Dm G

recebo dela hoje agora

(solo guitarra 2x) C F7M Am7 G/B

(repete tudo)

73

Olhar 43
Tom: A# Intro: C G Bb F Eb Eb Seu corpo fruto proibido Cm a chave de todo pecado Bb E da libido, prum garoto introvertido Ab Bb Eb Como eu, pura perdio um lago negro o seu olhar Cm gua turva de beber,se envenenar Bb Ab Bb Nas suas curvas derrapar, sair da estrada Eb Eb E morrer no mar, (no mar) ( C G Bb F Eb ) Eb perigoso o seu sorriso, Cm um sorriso assim jocoso Bb Impreciso, diria misterioso, Ab Bb Eb Indecifrvel riso de mulher No sei se caa ou caadora, Cm Se Diana ou Afrodite ou se Brigite, Bb Ab Stephani de Mnaco, aqui estou Bb Eb Eb Inteiro ao seu dispor....(princesinha) F Dm Bb C Pobre de mim, invento F C rimas assim pra voc Dm Bb Eb E um outro vem em cima C E voc nem pra me escutar Eb Pois acabou, no vou rimar coisa nenhuma Cm Agora vai como sair Bb Eu j no quero nem saber Ab Bb Eb Se vai caber ou vo me censurar (ser) Eb E pra vocs eu deixo apenas Cm Meu olhar 43 Aquele assim meio de lado Bb J saindo Ab Bb Eb Indo embora, louco por vocs Eb Gracinhas Que disperdcio

74

Eu Quero Deus Comunidade de Nilpolis


Tom: G
G C C9 C9 [C G/B Am]

EU,EU,EU,EU QUERO DEUS [2x] Am D C/D

NO IMPORTA O QUE VO PENSAR DE MIM G EU QUERO DEUS

Am7

D7

NINGUM MORRERIA ASSIM EM MEU LUGAR Am7 D7 G

FOI UMA MORTE TERRVEL PRA ME SALVAR D POR ISSO EU DECLARO C G C/D C/D

EU AMO ESSE DEUS

C9

EU,EU,EU,EU QUERO DEUS [2x] Am7 D C/D

NO IMPORTA O QUE VO PENSAR DE MIM G EU QUERO DEUS.

Am7

D7

ELE O PO VIVO QUE DESCEU DO CU, Am7 D7 G

ELE O CORDEIRO DE DEUS O PRNCIPE DA PAZ D ELE A RAIZ DE DAVI C G C9 C9

ELE O LEO DE JUD

75

Palavras
Marcelo Wall Tom: A F#m Agora o que me resta so os pensamentos Suas fotos pelo cho E E uma lgrima a rolar B No pude evitar F#m Adoro esse seu jeito de amar sempre meu corpo Eu queria tanto E Que voc me entendesse um pouco mais B E voltasse atrs D A Por isso escrevi essa cano D F#m Eu fiz pra poder te falar D A F#m Palavras que tocam em seu corao E D A F#m Te procuro sem saber aonde ests F#m Adoro esse seu jeito de amar Querida Mary Eu queria tanto E Que voc me entendesse um pouco mais B E voltasse atrs D A Por isso escrevi essa cano D F#m Eu fiz pra poder te falar D A F#m Palavras que tocam em seu corao E D A F#m Te procuro sem saber aonde ests E D Grito por seu nome sem parar 76 F#m E Sem saber onde vou D Te amo e peo pra voltar A E F#m Pelo nosso amor D A Por isso escrevi essa cano D F#m Eu fiz pra poder te falar D A F#m Palavras que tocam em seu corao E D A F#m Te procuro sem saber aonde ests Uh, Uh, Uhhh

Em Adorao talo Jos


Tom: C (solo) G A B C Dm G C F+ C CF C Dm F

Em adorao, eu me rendo a Ti G F C Dm G

Tu s como rio, rio de guas vivas. CF C Dm F

Flue dentro de mim, s manancial G CF G

fonte inesgotvel, traz vida ao corao. CF C Dm F

Como o rei Davi, quero Te louvar G F C Dm G

minha alma canta a Ti Senhor, em adorao. C F Dm F

Digno s de louvor, majestade santa, G F C

meu prazer Te dizer:''Te amo oh Senhor''!

77

Quando Deus te desenhou


Tom: A (intro 2x) A7+ D7+ A7+ Quando Deus te desenhou D7+ Ele tava namorando A7+ Quando Deus te desenhou D7+ Ele tava namorando C#m7 Na beira do mar Bm7 Na beira do mar do amor! C#m7 Na beira do mar Bm7 D/E Na beira do mar do amor! A7+ D7+ (2X) A7+ Papai do cu na hora de fazer voc D7+ Ele deve ter caprichado pra valer A7+ Botou muita pureza no seu corao D7+ E a sua humildade fez chamar minha ateno A7+ Tirou a sua voz do prpolis e mel D7+ E o teu sorriso lindo de algum lugar do cu A7+ O resto deve ser beleza exterior D7+ Mas o que tem por dentro para mim tem mais valor (refro) A7+ Quando Deus te desenhou D7+ Ele tava namorando A7+ Quando Deus te desenhou D7+ Ele tava namorando C#m7 Na beira do mar Bm7 Na beira do mar do amor! C#m7 Na beira do mar Bm7 D/E Na beira do mar do amor! A7+ Papai do cu na hora de fazer voc D7+ Ele deve ter caprichado pra valer A7+ Botou muita pureza no seu corao D7+ E a sua humildade fez chamar minha ateno A7+ Da estrela mais bonita o brilho desse olhar D7+ Diamante verdadeiro sua palavra foi buscar A7+ O resto deve ser beleza exterior D7+ Mas o que tem por dentro para mim tem mais valor

78

Mtodo avanado
Aula terica fase 2
1. O que so acordes naturais: So os acordes que possuem apenas 3 notas. Ex:C- O- E- F- G- AB- Cm- Dm- Em- Fm- Gn- Am- Bm. 2. O que so dissonantes: So acordes que levam numerao. Ex: C4, C6, C7, C(7/9)... 3. O que consonante: So acordes invertidos notas que se misturam com outras. Ex: C/E, G/F, G/B, D/C... 4. Qual a Funo da dissonante e da consonante? Em algumas situaes substituir os acordes naturais. Ex: C ou C7M G ou G/B Am ou Am7 e etc. 5. O que binria: So apenas duas notas unidas ao mesmo tempo e sendo tocadas 6. O que trade: todo acorde apenas com 3 notas. Ex: no caso vai se precisar para montar qualquer acorde natural da 1-3-5. Um exemplo em C 1=C 3=E 5=G Com essas 3 notas acabamos de saber como e feito o Do e de onde vem o C, este exemplo se segue para todos acordes naturais, no caso de um acorde menor diminui em meio tom a tera. 7. O que ttrade: o acorde que possui 4 notas, Qualquer dissonante ou consonante e uma ttrada Ex em C7 vamos precisar da 1-3-5-7 1-C 3-E 5-G 7-B Com essas notas se monta o acorde de C7. 8. O que e SUS: e todo acorde com 4

79

9. O que relativo: quando voc est tocando o acorde principal e em seguida voc tocar O sexto acorde deste acorde principal sendo que sempre o relativo do acorde principal ser acordes menores. Ex C = Am D = Bm E = C#m F = Dm G = Em A = F#m B = G#m 10. O que acordes em 1 inverso: o acorde principal quando se acrescenta a tera no baixo. Ex:C/G D/F# E/G# F/A G/B A/C# B/D# 11. O que acordes em 2 inverso: o acorde principal quando se acrescenta a quinta no baixo. Ex: C/G D/A E/B F/C G/B A/E B/F#

Patterns
Definio so padres meldicos que devem ser aplicados nas escalas para efeito musical.

Exerccios de Patterns na Escala Maior de D

Pattern n 1 123234345456567678789 8 9 10 9 10 11 10 11 12 11 12 13 12 13 14 13 14 15 14 15 16 15 16 17 16 17 18 Pattern n 2 1 2 3 4 2 3 4 5 3 4 5 6 4 5 6 7 5 6 7 8 6 7 8 9 7 8 9 10 8 9 10 11 9 10 11 12 10 11 12 13 11 12 13 14 12 13 14 15 - 13 14 15 16 14 15 16 17 Pattern n 3 2 1 3 2 4 3 5 4 6 5 7 6 8 7 9 8 10 9 11 10 12 11 13 12 14 13 15 14 16 15 17 16

80

Pattern n 4 1 1 2 2 3 3 4 4 5 5 6 6 ... Pattern n 5 2 2 1 1 3 3 2 2 4 4 3 3 ...

Tcnica de Palhetada
Para desenvolver uma boa tcnica em solo, a palhetada deve ser alter para baixo e para cima. Os exerccios so feitos com cordas soltas. - Palheta para baixo - Palheta para cima

81

Escala Pentatnica Menor em Cinco Posies


Quando se toca a escala pentatnica menor (modelo conhecido) no tom de Mi partindo do III SOL, pode-se perceber a variao sonora que ela proporciona. Quando varia-se os pontos de partida que podam ser cinco III, IV, V e VII, tem-se cinco posies disponveis. Toque a escala de Em penta, partindo de SOL III e verifique que corresponder a escala de primeira posio.

Posio Grau de Escala

1 III Sol

2 IV L

3 V Si

4 VII R

5 I Mi

Alterando a Escala Penta-Menor


Quando acrescentamos, anota b5 (Quinta diminuta) na penta-menor, ela se torna escala de blues e podemos utiliz-la em todas as posio. Quando estamos no tom de Mi a b5 Sib

82

Pode-se solar aplicando as cinco posies, porm, deve-se tomar cuidado com a b5, pois no nota de repouso e sim, de passagem.

Exerccio: Toque as cinco posies no blues abaixo.


CD faixa 86

4/4 E7 % B7

% % %

% E7 A7
Frase

% % %

A7 % E7

% % B7

Chamamos de frase um conjunto de notas que formam um sentido me agradvel ao ouvido.

Elaborao da Frase
As frases so construdas com notas que pertencem a uma determinada escala, que geram as notas disponveis para um tom ou acorde.

Posio de Escala
As frases podem ser construdas tendo como base as cinco posies escalas j apresentadas, podendo variar as regies do brao do instrumento conseqentemente, as notas graves e agudas.

Exerccio: Toque as frases abaixo, anotando no quadrado o nmero da posio que a originou.
Tom Mi

83

Tcnicas para Solo (Mo da Escala)


Agora que j conhecemos as escalas e as frases, estudaremos as tcnicas para solos que vo deixar as frases mais bonitas, devido aos efeitos e adornos que elas proporcionaro. Slide: Este efeito consiste em tocar uma nota e deslizar para outra. a) Slide Ascendente: Toca-se uma nota e desliza-se para uma ou mais casas para frente (chamado de arrastre ascendente).

84

b) Slide Descendente: Toca-se uma nota e desliza-se para uma ou mais casas para trs (chamado de arrastre descendente). c) Os slides podem ser tocados com duas ou mais notas harmonicamente.

Hammer-On: uma tcnica que consiste em tocar uma nota e martelar a prxima - geralmente a primeira nota tocada com o dedo 1 e a outra, com os dedos 3 e 4 (chamado de ligadura ascendente). Fraseado com Hammer-On para E7

Pull-Off: Consiste em tocar uma nota geralmente com os dedos 3 e 4, puxando levemente para baixo para soar a nota j apertada com o dedo 1 (chamado de ligadura descendente). Fraseado com Pull-Qff para E7

a) Podemos alternar Hammer-Ons com Pull-Offs. Fraseado com a fuso dos dois efeitos para Em.

85

Observao
A mistura de Hammer-On com pull-Off muito aplicada por guitarristas de blues e rock.

Exerccios: para Hammer-On e Pull-Off


Escala de Mi menor natural

86

Exerccios: para Hammer-On e Pull-Off


Escala de Mi menor pentatnica e natural

Double Stop ou Double Note quando duas notas so tocadas ao mesmo tempo.

87

Fraseado com Double-Stop para E7

Pedal Point Consiste na execuo de um grupo de notas, mas sempre repetindo uma Fraseado com Pedal Point Para E7.

Arpejo a estrutura de um acorde tocado melodicamente Fraseado com Arpejo para Em

Cromatismo
So intervalos de meio tom, acrescentados s escalas, para dar uma adocicada na sonoridade do fraseado. Toque os quatro exemplos abaixo e crie frases com cromatismo.

88

Acordes com tera

89

Acordes com quinta

Acordes com 2

Acordes com A 7 no baixo 90

ACORDES DE TTRADES:
Maiores com stima maior 7M (1 3 5 7M)

91

Menores com stima m7 (1 b3 5 b7)

Maiores com stima 7 ( 1 3 5 b7)

Diminuta 0 (1 b3 b5 bb7)

Menores com stima maior m7M (1 b3 5 7M)

92

Menores com stima e quinta bemol ou meia diminuta

(1 b3 b5 b7)

Maiores com stima maior e quinta aumentando

(1 3 #5 7M)

Maiores com sexta 6 (1 3 5 6)

Maiores com sexta m6 (1 b3 5 6)

93

Suspenso 4 (1 4 5)

Suspenso

(1 4 5 b7)

ACORDES COM NOTA DE TENSO:


Maiores com stima e nona (1 3 5 7 9)

Maiores com stima e dcima primeira

(1 3 5 7 11)

94

Maiores com stima e dcima terceira

(1 3 5 7 13)

Acordes com stima e nona menor

95

Msicas
Os Sonhos de Deus.
Ludmila Ferber G9 D/f# C Se tentaram matar os teus sonhos D/F# Em Sufocando o teu corao Bm7 C Se lanaram voc numa cova Am7 G E ferido perdeu a viso D/F# C Se tentaram matar os teus sonhos D/F# Em Sufocando o teu corao Bm7 C Se lanaram voc numa cova Am7 D E ferido perdeu a viso C D Em No desista, no pare de crer G D Os sonhos de Deus jamais vo morrer C D Em No desista, no pare de lutar G No pare de adorar F C/E Levanta teus olhos e v! Am7 D Deus est restaurando teus sonhos Am7 Em E tua viso G Recebe a cura C Recebe a uno Em Uno de ousadia D/F# Uno de conquista C Uno de multiplicao

96

Meu Universo
PG Tom: G
G Que sejas meu universo C9 D4/F# G No quero dar-te s um pouco do meu tempo Am7 Am7/G D No quero dar-te um dia apenas da semana G Que sejas meu universo C9 D4/F# G No quero dar-te as palavras como gotas Am7 Am7/G D Quero que saia um dilvio de benos da minha boca D4/E D4/F# G Que sejas meu universo C9 D4/F# G Que sejas tudo o que sinto e o que penso C9 Am7 Que de manh sejas o primeiro pensamento Am7/G D E a luz em minha janela D4/E D4/F# G Que sejas meu universo C9 D4/F# G Que enchas cada um dos meus pensa.....mentos C9 Am7 Que a tua presena e o teu poder sejam alimento Am7/G D D4/F# Jesus este o meu desejo D4/E D4/F# G Que sejas meu universo Am G/B C9 D4/F# G Que enchas cada um dos meus pensa.....mentos Am G/B C9 Am7 Que a tua presena e o teu poder sejam alimento G Que sejas meu universo C9 D4/F# G No quero dar-te s uma parte dos meus anos Am7 Am7/G D Te quero dono do meu tempo e dos meus planos G Que sejas meu universo C9 D4/F# G No quero a minha vontade Quero agradar-te Am7 Am7/G D E cada sonho que h em mim quero entregar-te

97

Quero Ouvir Tua Voz


Ministrio Koinonya de Louvor Tom: A A E/G# F#m

QUERO OUVIR TUA VOZ D E A

FALANDO AO MEU CORAO F#m F#m/E D

MOSTRANDO- ME O CAMINHO Bm F#m E

POR ONDE DEVO ANDAR

E/G#

F#m

TUA PALAVRA FIEL D E A

TUAS PROMESSAS REAIS F#m F#m/E D

EIS-ME AQUI MEU SENHOR Bm F#m E

FALA AO MEU CORAO

D/F#

E/G#

C#m

VEM,,,,,E A/C#

FALA COMIGO SENHOR Bm E A

ES....TOU PRONTO PRA OUVIR TUA VOZ F#m F#m/E D

QUERO SEMPRE TE OBEDECER A E A ( D E ) p/ incio

TUA VONTADE O MEU PRAZER FINAL: F#M E AD

98

Meu Universo
PG Introduo: G C9 G D C9 Am7 D G Que sejas meu universo C9 D4/F# G No quero dar-te s um pouco do meu tempo Am7 Am7/G D No quero dar-te um dia apenas da semana G Que sejas meu universo C9 D4/F# G No quero dar-te as palavras como gotas Am7 Am7/G D Quero que saia um dilvio de benos da minha boca D4/F# G Que sejas meu universo C9 D4/F# G Que sejas tudo o que sinto e o que penso C9 Am7 Que de manh sejas o primeiro pensamento Am7/G D E a luz em minha janela D4/E D4/F# G Que sejas meu universo C9 D4/F# G Que enchas cada um dos meus pensa.....mentos C9 Am7 Que a tua presena e o teu poder sejam alimento Am7/G D Jesus este o meu desejo G Que sejas meu universo C9 D4/F# G No quero dar-te s uma parte dos meus anos Am7 Am7/G D Te quero dono do meu tempo e dos meus planos

99

Te Louvarei
Introduo: F# B F# B E

A9

PERTO QUERO ESTAR E A9

JUNTO AOS TEUS PS E/G# D F#m

POIS PRAZER MAIOR NO H F#m/E D D/E

QUE ME RENDER E TE ADORAR

A9

TUDO QUE H EM MIM E A9

QUERO TE OFERTAR E/G# D F#m

MAS AINDA POUCO EU SEI F#m/E D A

SE COMPARADO AO QUE GANHEI

D/A EU NO SOU APENAS SERVO D/F# E/G# A E D/F# E/G#

TEU AMIGO ME TORNEI

E/A

D/A

TE LOUVAREI A9 E/G# F#m7 D D/E

NO IMPORTAM AS CIRCUNSTNCIAS A E/A D/A ADORAREI F#m7 E/G# A9 (1 VEZ) D D/E

SOMENTE A TI JESUS D/F# F#m7 E/G# A9

SOMENTE A TI JESUS D/A E/A A

100

SOMENTE A TI JESUS Casa de Beno


INTRODUO: F9 G9 Am7 G9 (2x) C9 Em7 F9 Minha casa ser uma casa de bno Dm7 F9 G4 G9 Minha casa ser um pedao do cu Em7 Am7 Nela, estaro reunidos adoradores Dm7 F9 G9 Que s exaltam ao Deus verdadeiro e fiel C9 Em7 F9 C/E Minha casa ser reconhecida Dm7 F9 G4 G9 Como um lugar de milagre e orao Em7 G/A Am7 Onde Jesus tem prazer em ficar Dm Fm Onde o esprito santo habita C9 Dm7 G9 C9 Onde h prosperidade, amor e vida Dm7 Faa do meu lar, Senhor G9 C9 G/A Am7 Um lugar de harmonia Dm7 Faa do meu corao E E/G# Am7 Tua casa todo dia F9 G/F Esteja vontade pra ficar C9 G9 F9 E nunca mais parTir Dm7 F9 Pois a casa que um dia te recebeu Dm7 F9 G9 C9 Nunca mais saber viver sem Ti

101

Esprito Santo
Tom: G Introduo: G C7/9 Bm7 Em D A/C# Am7 Am7/G D/F# Am7 C7/9 G G G/B C7/9 G/B Esprito Santo, ore por mim Am7 D7 G4 G D7/4 Leve pra Deus tudo aquilo que eu preciso G G/B C7/9 G/B Esprito Santo, use as palavras Am7 D7 G4 G Am7 Bm7 Que eu necessito usar, mas no consigo C7/9 D/C Me ajude nas minhas fraquezas Bm7 Em No sei como devo pedir C Am7 D F/G G7 Esprito Santo, vem interceder por mim C7/9 Bm7 Todas as coisa cooperam pra o bem Em D A/C# Daqueles que amam a ti Am7 D/E G Esprito Santo, vem orar por mim Em C7/9 Estou clamando, estou pedindo G/B Am7 D G S Deus sabe a dor que estou sentindo Em C7/9 (2x) Meu corao est ferido G/B Am7 D G Mas o meu clamor est subindo

102

Cura-me
Introduo: Bm D/A G F#m Em F#m Bm D/A G A E4 E9 Bm G/B Tanta amargura escondi Bm G/B O medo de no acertar Bm G/B Sonhos coloridos destru Bm G/B Que eu no quero mais lembrar Em No vou mais chorar A4 A9 Foi o que decidi Em No vou mais sofrer GRT RTA4 Bm Pra que viver assim G Com imagens da infncia, comecei a chorar Bm Ca na caixa das lembranas GRT ART Bm Lembrei do Teu olhar Enchi meus olhos de esperana G Comecei a cantar Bm Entrei de vez naquela dana EmRT ART Bm Pra nunca mais voltar G Cura-me em minhas lembranas Bm G Cura o meu altar Bm G Cura-me, sou Tua criana EmRT F#mRT Bm Cura-me, cura-me, cura-me GRT ART E9 Cura-me, Senhor Jesus EmRT F#mRT Bm Cura-me, cura-me, cura-me GRT ART E4 E9 Cura-me, Senhor Jesus

103

DIGITAES BSICAS DOS ARPEJOS


Arpejos a execuo meldica das notas de um acorde.

1. Trades
Trade maior: Formao:

Digitaes:

Trade menor: Formao:

Digitaes:

104

1. Tablatura da musica milagre:

2. Tablatura msica danando na chuva

3. Tablatura da Pantera

105

4. Tablatura da msica Faz um milagre em mim

5. Tablatura: Parabns

Harmonia do parabns: F7m | Gm7 | C7 | Dm7 | F7 | Bs | D# 6. Tablatura: Asa branca Introduo:

| F7m | Dm

| Gm7 | C | F

Estrofe:

Harmonia da introduo: C7 (4x) Harmonia do Solo: C | F | C | G | C | % | C7 | F | G7 | C | (2x) volta para introduo. Ritimo da msica Asa Branca 106

7. Tablatura do Irapuru (carimbo)

107

8. Tablatura: Tua Graa me Basta (solo)

9. Tablatura: Espirito enche meu ser

108

10. Tablatura: Renova-me

11. Tablatura: Eu navegarei

12. Tablatura do Titanic

109

13. Tablatura Noite de Paz

14. Tablatura Esprito santo

110

HISTRICO E A PRESENTAO DO VIOLO


CONSIDERAES GERAIS

De acordo com a antiga mitologia, a origem dos instrumentos de cordas est na LIRA, instrumento com sete cordas pulsadas ao ar que emite varias notas, no formato de letra U, cuja a inveno os gregos atribuem HERMES, os hebreus JUBAL e os egpcias THOT TRIMIEGISTE. A origem do violo remonta aos tempos dos faras egpcios, e de civilizaes antigas da sia Menor. Entre essas culturas existia um instrumento com grande parte das caractersticas do antigo alade e do violo de hoje, segundo afrescos egpcios e hititas descobertos por arquelogos e estudados por historiadores. Entre 800 a.C. e 1000 a.C. os egpcios usavam um instrumento de corpo oval com uma tampa anterior e posterior planas e unidas por uma tbua pequena e reta, apresentando uma abertura circular na tampa anterior, mstil e reto provido de trastes, idntica estrutura do violo. Depois, esse mesmo instrumento passou para as mos dos ndios e assrios, se difundindo mais tarde pelo extremo oriente e Fencia. Por volta do ano 820 (Perodo Medieval) ano em que se deu a invaso Pennsula Ibrica na Espanha, os Mouros surgiram com um instrumento de cinco cordas duplas denominado GUITARRA MOURISCA. Os espanhis por influncia da miscigenao cultural e tnica, foram ape rfeioando suas linhas anatmicas, passando de guitarra mourisca para VIHUELA e, conseqentemente, guitarra espanhola, j no formato do nmero 8. Sua divulgao foi mais intensa em outras partes do mundo, conhecido em todo o globo pelo nome de guitarra espanhola, no Brasil e em Portugal foi batizado com o nome de violo.

PADRES MODERNOS DE CIFRAGEM (exemplo em do) 1. Trides: C: Trade maior Cm: Trade menor C: ou Cm (b5): Trade diminuta C+: ou C (#5): Trade aumentada 2. Ttrades: C7M: Stima maior Cm7: Menor com stima C7: Stima 111

C: Diminuto (no h diferena na cifra de trade ou ttrade diminuta) Cm(7M): Menor com stima maior Cm7(b5): Menor com stima e quinta diminuta (meio diminuta) C7M(#5): Stima maior e quinta aumentada 3. Acordes com sexta: C6: Maior com sexta Cm6: Menor com sexta 4. Acordes suspenso: C4: Acorde com quarta (suspense) : Acorde com stima e quarta (suspense) 5. Indicao das notas de tenso: (9): Nona maior (b9): Nona menor (#9): Nona aumentada (11): Dcima primeira justa (#11): Dcima primeira aumentada (13): Dcima terceira (b13): Dcima terceira menor (add9): Nona adicionada (trade acrescida de nona maior)

A EVOLUO DO VIOLO com o povo islmico que encontramos o EL UD ou AL UD, instrumento caracterstico deste povo, que no idioma rabe significa de madeira. O Alade, como passou a chamar-se em portugus, foi o instrumento que deu origem ao violo, sendo afinado por quartas: l, r, sol, d e f, e pisando as cordas no brao se obtinha as 12 notas da escala cromtica, No incio do sculo XVII, o alade entra como elemento principal na orquestra primitiva de teatro, mas o som que produzia era de volume muito baixo e apagado, tornando-se inconveniente para acompanhar cantos. Dessa forma, aumentou-se o nmero de cordas, inclusive nos baixos para dar reforo sonoridade. Em 1580, Frescobaldi escreveu Canes para Alade, Monteverdi usou o alade em Orfeu e A. Corelli escreveu sonatas para violino, violoncelo e alade. Michael Praetorius escreveu para alade no incio do sculo XVII. O alade tinha inicialmente 4 pares de cordas, depois passou para 5, 6 e 7, de modo que, com o passar dos anos ficou impraticvel sua execuo.

112

O alade se desenvolveu nos sculos XI e XII, e atingiu seu apogeu no sculo XVI, inclusive Bach comps trs partidas para alade, por volta de 1740, alm de t-lo usado na pea de carter religioso Paixo Segundo So Joo. Entre os principais compositores para alade destacamos: NA ITLIA: Vicenjo Golilei O. Vecchi M. Barberio NA ALEMANEA: A. Deuss Gerle (pai) Gerle (filho) Simou Gintzler NA FRANA: NA INGLETERRA: Adrien Le Roy John Dowland John Dustable W. Barley (1553 1591) (1550 1605) (1546?) (1544 ?) (? ?) (1532 ?) (1547?) (1574 2) (??) (1370 1453) (1596?)

No perodo Renascentista (14501600), a vihuela foi o instrumento de uso da aristocracia espanhola, e sua primeira apresentao foi na Espanha com a obra As cantigas de Santa Maria, de Alfonso X. Os vihuelista e alaudistas italianos, alemes, entre outros, foram uma parte de precursores e iniciadores das formas que serviram de base para o avano e desenvolvimento da msica instrumental. Foram eles os primeiros a difundirem o gnero das variaes, que ento se conhecia como DIFERENAS.

nico Exemplar de Vihuela existente

113

Um magnfico exemplar de DIFERENAS para vihuela a obra Quatro Diferenas sobre Guarda-me Las Vacas, de autoria do vihuelista espanhol Luiz de Narvez. Entre os vihuelistas desta poca destacamos: Luiz Milan (1502 Valncia) Alonso Mudarra (? 1580) Antnio Cabezon (1510?) A vihuela j tinha o formato prximo ao do violo, possuindo 5 cordas duplas, e no final do sculo XVII o alade caiu em desuso, surgindo o violo com forma pr-definida. No perodo Barroco (sculo XVII), surge a primeira impresso de livros de tablatura para guitarra espanhola, publicado em 1606 por Montesardo. Podemos destacar neste sculo alguns guitarristas como: Dianocelli (1650) L. Roncalli (1692) O. Baufi (1653) O violo na Frana ganhou terreno com a presena de grandes mestres como: F. Champion e Robert de Vise, j na Espanha temos a ilustre figura do aragons Gaspar Sanz (1629-1674) que escreveu a Ilustracion Musical sobre la Guitarra Espanhola. Depois surgiram outros nomes importantes como os de D. Kellner, R. Strauble, entre outros na Alemanha. Destacamos aqui, o alemo Silvius Leopold Weiss (1666-1750), amigo pessoal de Bach que escreveu notveis obras para alade. No Perodo Romntico, vamos encontrar Ferdinando Sor e Dionsio Aguado, guitarristas importantes ao lado de Mauro Giuliani, guitarrista italiano. importante citar tambm nomes como os de Regino Sains de La Maza, grande guitarrista espanhol, ao qual Joaquim Rodrigo dedicou o clebre Concerto de Aranijuez para violo e orquestra. Hoje temos inmeras obras para violo e orquestra. Da moderna produo guitarrstica podemos citar: Joaquim Rodrigo, Ponce, Villa Lobos, Wisner, Santrsola entre outros. Resumindo, o alade um instrumento de origem Arbico-asitico, com um nome rabe; a vihuela de origem arbico-asitico com um nome greco-romano, e por fim, a guitarra espanhola que foi introduzida no Brasil pelos portugueses, recebendo o nome de violo no sculo XVIII. 114

Nas cidades, o violo fez sua carreira saindo dos centros bomios, onde era o acompanhamento predileto de chores e seresteiros, e graas ao poeta Catulo da Paixo, foi introduzido nas demais classes sociais, com composies eruditas para os sales cariocas. Entretanto, coube a Villa-Lobos destacar o violo na msica popular, erudita e folclrica brasileira. O violo evoluiu admiravelmente, e com surpreendente rapidez, passando a ser considerado por todos como o instrumento da atualidade. Onde o violo um instrumento para todos os ritimos como (popular, samba, bossa nova, samba regue, regue, pop rock, blues, e outros ...).

115

QUANDO A CHUVA PASSAR


Ivete Sangalo

Tom: C (intro) ( F G Am Dm Dm/C G ) F G Pra que falar? Am Am7 Se voc no quer me ouvir F G Am Fugir agora no resolve nada F G Mas no vou chorar Am Se voc quiser partir Bb9 G/B s vezes a distncia ajuda Bb9 G/B e essa tempestade um dia vai acabar F G S quero te lembrar Am De quando a gente andava nas estrelas F G Am Nas horas lindas que passamos juntos F G A gente s queria amar e amar Am E hoje eu tenho certeza Bb9 G/B A nossa histria no termina agora Bb9 G/B Pois essa tempestade um dia vai acabar F G Quando a chuva passar Am7 Quando o tempo abrir F G Am Abra a janela e veja: eu sou o sol F G Eu sou cu e o mar G# Am7 Eu sou seu e fim Bb9 G/B E o meu amor imensido (solo) ( Am Am/G D/F# D/F C/E D9 Am7 Am7/G ) 116

F G S quero te lembrar Am De quando a gente andava nas estrelas F G/B Am Nas horas lindas que passamos juntos F G A gente s queria amar e amar Am E hoje eu tenho certeza Bb9 G/B A nossa histria no termina agora Bb9 G/B Pois essa tempestade um dia vai acabar F G Quando a chuva passar Am Quando o tempo abrir F G Am Abra a janela e veja: eu sou o sol F G Eu sou cu e o mar G# Am Eu sou seu e fim Bb9 G/B E o meu amor imensido F G Quando a chuva passar Am Quando o tempo abrir F G Am Abra a janela e veja: eu sou o sol F G Eu sou cu e o mar G# Am Eu sou seu e fim Bb9 G/B E o meu amor imensido

117

AI AMOR Tom: D D A Estava to tristonho quando ela apareceu Em Bm A Seus olhos que fascinam logo me estremeceu D A Os meus amigos falam que eu sou demais Em Bm A Mas somente ela que me satisfaz D A Mas somente ela que me satisfaz Em Bm A Mas somente ela que me satisfaz D A Voc s colheu o que voc plantou Em Bm A Por isso que eles falam que eu sou sonhador D A Me diz o que ela significa pra mim D A Se ela um morango aqui no Nordeste D A Tu sabes, no existe sou cabra da peste D A Apesar de colher as batatas da terra Em Bm A Com essa mulher eu vou at pra guerra, se vou D A AAAAAAAIIII, amoooor Em Ai amor Bm A amor D A AAAAAAAIIII, amoooor Em Ai amor Bm A D A Em Bm A D A Em Bm A amor

118

HINO NACIONAL -1 tom | -1/2 tom | +1/2 tom | +1 tom E E7M(9) F#/E E Ouviram do Ipiranga s margens pl cidas E G#m7(b5) C#7(b9) F#m7 De um povo herico o brado re tumbante F#m F#m7M/F F#m7(b5)/E B/D# E o sol da liber dade em raios fl gidos F#m7 A9 F7M(9) E Brilhou no cu da ptria nesse instan te G#7(11) G#7 C#m7 Se o penhor dessa igualdade A9 D#m7(b5) G#7(b9) C#m7(9) Conseguimos conquistar com brao forte E/F# F# E/B B Em teu seio, oh, liberda de F#/A# E/G# D#m7/F# C#m/E E/B B Desa fia o nosso peito a prpria mor te B7/A Oh, ptria amada, idolatrada, salve, salve! E E7M(9) F#/E E Brasil, um sonho intenso, raio v vido E G#m7(b5) C#7(b9) F#m7 De amor e de esperana terra desce F#m F#m7M/F F#m7(b5)/E B/D# Se em teu formoso cu risonho e lm pido F#m7 A9 F7M(9) E A imagem do Cruzeiro resplande ce E7M(9) A7M Gigante pela prpria natureza F#m7(b5) B/A s belo, s forte, impvido colosso G#7(11) G#7 C#m7 B/E E Se em teu futuro espelha essa grandeza, terra adora da! A9 B B/E E Entre outras mil, s tu, Brasil, oh, ptria ama da F#/E E A E/G# Dos filhos deste solo s me gentil B4 B E Ptria ama da, Brasil!

119

QUANDO DEUS TE DESENHOU Tom: A (intro 2x) A7+ D7+ A7+ Quando Deus te desenhou D7+ Ele tava namorando A7+ Quando Deus te desenhou D7+ Ele tava namorando C#m7 Na beira do mar Bm7 Na beira do mar do amor! C#m7 Na beira do mar Bm7 D/E Na beira do mar do amor! A7+ D7+ (2X) A7+ Papai do cu na hora de fazer voc D7+ Ele deve ter caprichado pra valer A7+ Botou muita pureza no seu corao D7+ E a sua humildade fez chamar minha ateno A7+ Tirou a sua voz do prpolis e mel D7+ E o teu sorriso lindo de algum lugar do cu A7+ O resto deve ser beleza exterior D7+ Mas o que tem por dentro para mim tem mais valor (refro) A7+ Quando Deus te desenhou D7+ Ele tava namorando A7+ Quando Deus te desenhou

120

D7+ Ele tava namorando C#m7 Na beira do mar Bm7 Na beira do mar do amor! C#m7 Na beira do mar Bm7 D/E Na beira do mar do amor! A7+ Papai do cu na hora de fazer voc D7+ Ele deve ter caprichado pra valer A7+ Botou muita pureza no seu corao D7+ E a sua humildade fez chamar minha ateno A7+ Da estrela mais bonita o brilho desse olhar D7+ Diamante verdadeiro sua palavra foi buscar A7+ O resto deve ser beleza exterior D7+ Mas o que tem por dentro para mim tem mais valor

121

TEUS SINAIS
Tom: D (intro 2x) D7M Bm7(9) G7M Em7 A7 D7M Bm7(9) Teus sinais me confundem da cabea aos ps G7M Em7 mas por dentro eu te devoro D7+ Bm7(9) Teu olhar no me diz exato quem tu s G7M Em7 A7/4 A7 Mesmo assim eu te devoro, te devoraria D7M Bm7(9) A qualquer preo porque te ignoro ou te conheo G7M Em7 quando chove ou quando faz frio D7M Bm7(9) Noutro plano te devoraria tal Caetano G7M C7(9) a Leonardo di Caprio... um milagre Bm7 F#m/A G7M Tudo que Deus criou pensando em voc Bm7 F#m/A G7M(9) Fez a Via-Lctea, fez os dinossauros Bm7 F#/A G7M Sem pensar em nada fez a minha vida F#m7 G7M E te deu Bm7 F#/A G7M Sem contar os dias que me faz morrer Bm7 F#/A G7M(9) Sem saber de ti jogado solido Bm7 F#/A G7M Mas se quer saber se eu quero outra vida... F#m7 G7M(9) No, no (repete tudo) D7M Bm7(9) G7M Em7 A7(4) Eu quero mesmo viver, pra esperar, esperar devorar voc... D7M Bm7(9) G7M Em7 A7(4) Viver, viver pra esperar voc D7M Bm7(9) G7M Em7 A7(4) Meu viver esperar voc D7M Bm7(9) G7M Em7 A7(4) esperar voc D7M Bm7(9) G7M Em7 Gm6

(2x)

122

QUANDO SEGUNDO SOL CHEGAR


G Dm Dm7 Quando o segundo sol chegar F/A F7+/A Para realinhar as rbitas dos C9 planetas G Derrubando com assombro Dm Dm7 exemplar F9 F7+9 O que os astrnomos diriam se tratar C9 De um outro cometa <-Solo: G7 <-- 2a. parte G Nao digo que no me G7 surpreendi G Antes que eu visse, voce disse e eu nao pude G7 acreditar F C/E Dm7 C9 Mas voce pode ter certeza de que Gm7 O seu telefone ira tocar F C/E Em sua nova casa que abriga Dm7 agora a trilha C8 Bb9 Incluida nessa minha converso C9 Gm7 Eu so queria te contar F Que eu fui la fora e vi dois sois num dia C/E Dm7 C9 E a vida que ardia sem explicao <<-Repete: 1a. parte 1x Repete: 2a. parte Repete: Estribilho F Explicacao

123

C Nao tem explicacao F Explicacao, nao C Nao tem explicacao F Explicacao C Nao tem, nao tem explicacao F Explicacao F7+ C/E C/D Nao tem explica....cao C C/A C Nao tem, nao tem

124

TOU COM SAUDADE (intro) E F#/E A9 E F#/E E T com saudade de voc Debaixo do meu cobertor A9 Am E E te arrancar suspiros, fazer Amor E F#/E T com saudade de voc Na varanda em noite quente A9 Am C#m A E o arrepio frio que d na gente Truque do desejo C#m A Guardo na boca o gosto do beijo (ponte) C D Eu sinto a falta de voc Me sinto s (refro) E F#/E A9 Am E E a, ser que voc volta? Tudo minha volta triste E F#/E A9 Am E E a, o Amor pode acontecer de novo pra voc, Palpite E F#/E T com saudade de voc do nosso banho de chuva A9 Am E Do calor na minha pele, da lngua tua E F#/E T com saudade de voc Censurando o meu vestido A9 Am C#m A As juras de Amor ao p do ouvido, truque do desejo C#m A Guardo na boca o gosto do beijo

125

LAMBADA DE SERPENTE
Djavan

Tom: A de: Djavan & Cacaso Intro.: ( F#m7(11) F#m7(11)/C# E ) 6x

F#m7(11) F#m7(11)/C# E Cui--dar do p de mi---lho F#m7(11) F#m7(11)/C# E Que demo----------ra na semen-----------te F#m7(11) F#m7(11)/C# E Meu pai dis--se: "Meu fi---lho F#m7(11) F#m7(11)/C# E Noite fri-----------a, tempo quen---te"

A(#11) E7M/G# Lam-bada de serpen---------te F#m7 A trai-o me enfeitiou E A(#11) E7M/G# Quem tem a--mor ausen---------te F#m7 E J viveu a minha dor F#m7(11) F#m7(11)/C# E Do cho da minha ter----ra F#m7(11) F#m7(11)/C# E Um lamen-----------to de corren----------te

F#m7(11) F#m7(11)/C# E Um gro de p de guer----ra F#m7(11) F#m7(11)/C# E Pra colher den--te por den----te A(#11) E7M/G# Lam-bada de serpen---------te F#m7 A trai-o me enfeitiou E A(#11) E7M/G# Quem tem a--mor ausen---------te F#m7 F#m7(11) F#m7(11)/C# E J viveu a minha dor

126

TUDO BEM D7+ G7+ J no tenho dedos pra contar D7+ G7+ De quantos barrancos despenquei D7+ Bm7 E quantas pedras me atiraram F#7/5+ F#7 Ou quantas atirei Bm7 F#7/5+ Tanta farpa tanta mentira Bm7 E4/7 E7 Tanta falta do que di...zer Em F#m G7+ Nem sempre "so easy" G/A G7+ C7+ F7+ se viver D7+ G7+ Hoje eu no consigo mais me lembrar D7+ G7+ De quantas janelas me atirei D7+ Bm7 E quanto rastro de incompreenso F#7/5+ F#7 Eu j deixei Bm F#7/5+ Tantos bons quanto maus motivos Bm7 E4/7 E7 Tantas vezes desiluso Em F#m G7+ G/A C/D D7 Quase nunca a vida um balo G7+ G/A Mas o teu amor me cura F#7 Bm E4/7 E7 De uma loucura qualquer G7 encostar no meu peito Bb A7 E se isso for algum defeito (D7+ G7+) Por mim tudo bem D7+ G7+ J no tenho dedos pra contar D7+ G7+ De quantos barrancos despenquei D7+ Bm7 E quantas pedras me atiraram

127

F#7/5+ F#7 Ou quantas atire..i Bm7 F#7/5+ Tanta farpa tanta mentira Bm7 E4/7 E7 Tanta falta do que dizer Em F#m G7+ Nem sempre "so easy" G/A C/D D7 se viver G7+ G/A Mas o teu amor me cura F#7 Bm7 E4/7 E7 De uma loucura qualquer G7 encostar no teu peito Bb A7 E se isso for algum defeito (D7+ G7+) Por mim tudo bem Tudo bem tudo bem (Solo no tom F#) D7+ G7+ G/A Mas o teu amor me cura F#7 Bm7 E4/7 E7 De uma loucura qualquer G7 encostar no teu peito Bb A7 E se isso for algum defeito (D7+ G7+) Por mim tudo F#7 Tudo bem tudo bem

128

VAMOS FUGIR
A Vamos fugir E Deste lugar, baby, F#m (riff 2) Vamos fugir D T cansado de esperar E F#m Que voc me carregue A Vamos fugir E Pra outro lugar, baby, F#m (riff 2) Vamos fugir D Pra onde quer que voc v, E F#m Que voc me carregue A Pois diga que ir, E D Iraj, iraj, Pr onde eu s veja voc, A Voc veja mim s, E D Maraj, maraj Qualquer outro lugar comum, A Outro lugar qualquer, E D Guapor, guapor Qualquer outro lugar ao sol, A Outro lugar ao sul E D Cu azul, cu azul Onde haja s o meu corpo nu F#m E F#m E (riff 1) Junto ao seu corpo nu A Vamos fugir E Pra outro lugar, baby, F#m (riff 2) Vamos fugir D Pra onde haja um tobog E F#m Onde a gente escorregue A Vamos fugir E Deste lugar, baby, F#m (riff 2) Vamos fugir D T cansado de esperar E F#m Que voc me carregue A Pois diga que ir, E D Iraj, iraj, Pr onde eu s veja voc, A Voc veja mim s, E D Maraj, maraj Qualquer outro lugar comum, A Outro lugar qualquer, E D Guapor, guapor Qualquer outro lugar ao sol, A Outro lugar ao sul E D Cu azul, cu azul Onde haja s o meu corpo nu F#m E F#m E (riff 1) Junto ao seu corpo nu A Vamos fugir E Pra outro lugar, baby, F#m (riff 3) Vamos fugir D Pra onde haja um tobog E F#m Onde a gente escorregue D Todo dia de manh E F#m (riff 2) Flores que a gente regue D Uma banda de ma, E F#m Outra banda de reggae D T cansado de esperar E F#m Que voc me carregue D Todo dia de manh E F#m (riff 2) Flores que a gente regue ( D E F#m ) (2x) Oo . . . .na. . .oo D Uma banda de ma, E F#m Outra banda de reggae

129

VOU DEIXAR D F# G Vou deixar a vida me levar Gm D F# G Gm D Bm Pra onde ela quiser estou no meu lugar voc j sabe onde - G A D Bm no conte o tempo por ns do-ois G A D Bm G A Pois a qualquer hora posso estar de volta depois que a noite terminar D F# G Vou deixar a vida me levar Gm D F# G Gm D Bm Pra onde ela quiser seguir a direo de uma estrela qualque-r G A D Bm No quero hora pra voltar no G A D Bm Conheo bem a solido me solta G A E deixa a sorte me buscar Em7 A Eu j estou na sua estrada Em7 A A4 Sozinho no enxergo nada Em7 F#m Mas vou ficar aqui G F#m At que o dia amanhea Em7 F#m Vou me esquecer de mim A E voc se puder no se esquea D F# G Vou deixar o corao bater Gm D F# G Na madrugada sem fim deixar o sol te ver Gm D Bm Ajoelhada por mim sim G A D Bm No tenho hora pra voltar no G A D Bm Eu agradeo tanto a sua escolta

130

G A Mas deixa a noite terminar Em7 A Eu j estou na sua estrada Em7 A A4 Sozinho no enxergo nada Em7 F#m Mas vou ficar aqui G F#m At que o dia amanhea Em F#m Vou me esquecer de mim A E voc se puder no se esquea (solo) (D F# G Gm) 2x D Bm G A D Bm No no no quero hora pra voltar no G A D Bm Conheo bem a solido me solta G A E deixa a sorte me buscar D Bm G A D Bm No no no tenho hora pra voltar no G A D Bm Eu agradeo tanto a sua escolta G A Mas deixa a noite terminar (final) (D Bm G A)

131

PALAVRAS
Marcelo Wall
Tom: A F#m Agora o que me resta so os pensamentos Suas fotos pelo cho E E uma lgrima a rolar B No pude evitar F#m Adoro esse seu jeito de amar sempre meu corpo Eu queria tanto E Que voc me entendesse um pouco mais B E voltasse atrs D A Por isso escrevi essa cano D F#m Eu fiz pra poder te falar D A F#m Palavras que tocam em seu corao E D A F#m Te procuro sem saber aonde ests F#m Adoro esse seu jeito de amar Querida Mary Eu queria tanto E Que voc me entendesse um pouco mais B E voltasse atrs D A Por isso escrevi essa cano D F#m Eu fiz pra poder te falar D A F#m Palavras que tocam em seu corao E D A F#m Te procuro sem saber aonde ests E D Grito por seu nome sem parar F#m E Sem saber onde vou D Te amo e peo pra voltar A E F#m Pelo nosso amor D A Por isso escrevi essa cano D F#m Eu fiz pra poder te falar D A F#m Palavras que tocam em seu corao E D A F#m Te procuro sem saber aonde ests Uh, Uh, Uhhh

132

SETE MARES
Tom: C Introduo: (Gm7 C7/9 ) Gm7 C7(9) Uma luz azul me guia Gm7 C7(9) Com a firmeza e os lampejos do farol Gm7 C7(9) E os recifes l de cima Gm7 C7(9) Me avisam dos perigos de chegar Gm7 C7(9) Angra dos Reis e Ipanema Gm7 C7(9) Iracema, Itamarac Gm7 C7(9) Porto Seguro, So Vicente Gm7 C7(9) Braos abertos sempre a esperar Refro: Dm7 G7 Pois bem cheguei Cm7 Quero ficar bem vontade F Dm7 G7 Na verdade eu sou assim Cm7 Descobridor dos sete mares F F# (Gm7 C7(9) Navegar eu quero Gm7 C7(9) Uma lua me ilumina Gm7 C7(9) Com a clareza e o brilho do cristal Gm7 C7(9) Transando as cores desta vida Gm7 C7(9) Vou colorindo a alegria de chegar Gm7 C7(9) Boa viagem, Ibatuba Gm7 C7(9) Duas Maria, Leme e Guaruj Gm7 C7(9) Praia Vermelha, Ilhabela Gm7 C7(9) Braos abertos sempre a esperar ...refro

133

SOL
Tom: D (intro 2x) A E G D E |-------------------------------------------------------------| B |---------------------------7---------------------------------| G |----------------------6--9---9---4--6--7--7--6--4------------| D |---------7--9--7----7-------------------------------7--4-----| A |---7--9------------------------------------------------------| E |-------------------------------------------------------------| A Hey dor ! E eu no te escuto mais G D Voc no me leva a nada A Hey medo ! E eu nao te escuto mais G D Voc no me leva a nada (refro) A E E se quiser saber pra onde eu vou D Pra onde tenha sol A pra la que eu vou (repete intro 1x) A Hey dor ! E eu no te escuto mais G D Voc nao me leva a nada A Hey medo ! E eu nao te escuto mais G D Voc no me leva a nada!! (refro) A E E se quiser saber pra onde eu vou D Pra onde tenha sol A pra la que eu vou (A4 A A4 A) (4x) (refro) A E E se quiser saber pra onde eu vou D Pra onde tenha sol A pra la que eu vou

134

SEU GUARDA Tom: F (intro 2x) F C Bb C F Am Dm Bb A Dm Eu Caminhei sozinho pela rua, falei com as estrelas e com a lua Bb A Dm Bb F C F Deitei no banco da praa tentando te esquecer adormeci e sonhei com voc F Am Dm Bb A Dm No sonho voc veio provocante, me deu um beijo doce e me abraou Bb A Dm Bb F C F C E bem na hora "H" no ponto alto do amor j era dia e o guarda me acordou F C Seu guarda eu no sou vagabundo eu no sou delinqente Bb C F C Sou um cara carente eu dormi na praa pensando nela F C Seu guarda seja meu amigo me bata me prenda faa tudo comigo Bb C F C Mas no me deixe ficar sem ela No sonho voc veio.

135

Meu Alvo
Kleber Lucas
Tom: A# Intro: Estou subindo pra um lugar mais alto eu ja queimei as pontes com o passado e os meus olhos, vejo um futuro tudo novo se fez, tudo novo se faz F Gm e dessa estrada eu no me desvio nunca mais F/A D# estou firme eu no me desvio nunca mais A# vou avanar eu vou vencer, F ninguem vai me deter Gm meu alvo Cristo D# meu alvo Cristo Estou subindo pra um lugar mais alto eu ja queimei as pontes com o passado e os meus olhos, vejo um futuro tudo novo se fez, tudo novo se faz F Gm e dessa estrada eu no me desvio nunca mais F/A D# estou firme eu no me desvio nunca mais A# vou avanar eu vou vencer, F ninguem vai me deter Gm meu alvo Cristo D# meu alvo Cristo A# vou avanar eu vou vencer, F ninguem vai me deter Gm meu alvo Cristo D# meu alvo Cristo ( Eb )

(2x)

(2x)

136

Fidelidade
Danielle Cristina
Tom: F Intro 2x: Dm D A# F C E F G A C D

Dm A# Oh! Deus de Israel eu sei C Gm Que no vim a este mundo pra adorar outro Rei Dm A# Os lees esto rugindo sem parar C Meu louvor incomodou Gm A Dm A todos que esto contra Ti oh! Jeov D E F G A C D

Parte 2: F#7 D9 Nada pode intercalar o louvor do meu corao C Gm Dos manjares eu abro mo os palcios no quero, no Dm F/C Eis me aqui como Daniel com os olhos focados no cu A# Gm A/E Com o risco de morrer pois o que importa Lhe obedecer Dm Senhor A# F no vou dividir minha adorao C Dm Exclusivo o meu corao A# F Vivo s pra Ti no abro mo do cu C A Dm At diante da morte prefiro ser fiel Solo: Dm A# F C Gm F/A A# A# F/A Gm Am7

Parte 2: C A Dm C/E F At diante da morte prefiro ser fiel

Dm Aquele que habita no esconderijo do Altssimo C/E sombra do Onipotente descansar Gm Direi do Senhor Ele o meu Deus A O meu refgio a minha fortaleza Dm Ele me livra do lao do passarinheiro C/E Gm E da peste perniciosa Ele me cobre com Suas penas A E debaixo de Suas asas estarei seguro A# Gm Eu no temo o espanto noturno nem seta que voe de dia

137

Dm Nem peste que ande na escurido C/E Nem mortandade que assole ao meio dia C/E No importa quantos caiam do meu lado F/A Direita, esquerda eu sou protegido A# Se eu for fiel eu moverei o cu C Dm Ele envia anjos para me guardar. Dm Senhor A# F no vou dividir minha adorao C Dm Exclusivo o meu corao A# F Vivo s pra Ti no abro mo do cu C A Dm At diante da morte prefiro ser fiel (Dm A# F C)

138

Famlia
Aline Barros
Tom: C (intro): Dm C Am Bb9 Dm G4 Bb7+ C7 Dm C Am Bb Dm G4 Bb7+ C7

F Bb9 Vem desfrutar do amor de Deus C4 C/E F Voc e sua ca sa, F/A Bb9 Deixe Jesus que Rei F/C C7 Entrar em seu corao, F Bb9 Vida menhor Ele quer te dar, C4/Bb C7/E F Restaurar seu lar F/A Bb9 Paz a harmonia Ele quer trazer F/C C7 F P'ra vo c. Bb9 Vem desfrutar do amor de Deus C4 C/E F Voc e sua ca sa, F/A Bb9 Deixe Jesus que Rei F/C C7 Entrar em seu corao, F Bb9 Vida menhor Ele quer te dar, C4/Bb C7/E F Restaurar seu lar F/A Bb9 Paz a harmonia Ele quer trazer F/C C7 F C P'ra vo-c. Dm C L, Am Bb9 Dm G4 Bb7+ C7 Dm C l, l... Am Bb Dm G4 Bb7+ C7

F Bb9 Deus alcanou e modificou C4 C/E F Toda a minha ca sa, F/A Bb9 Ainda que venha a tempestade F/C C7 No nos abalar, F Bb9 Vida menhor Ele quer te dar, C4/Bb C7/E F Restaurar seu lar F/A Bb9 Paz a harmonia Ele quer trazer F/C C7 F P'ra vo c. F/A Bb9 Paz a harmonia Ele quer trazer F/C C7 F P'ra vo c. (final) D C A Bm D Gm Bm Cm D C A Bm D Gm Bm C

139

Soube Que Me Amava


Aline Barros
Tom: F (intro) B B E/B B B/D# E

E B Desde o princpio quando com voc sonhei B/D# E F# Desde o momento em que os meus olhos levantei G#m7/9 G#m/F# E B/D# Desde esse dia em que sozinha eu estava C#m7 F# B Foi quando o seu olhar no meu se encontrou

B/D# E G#m F# Soube que amava, entendi G#m7/9 E Soube que buscava mais de mim B/D# C#m7 F#/A# Que muito tempo me esperou, ento cheguei B/D# E G#m F# Soube que amava, entendi G#m7/9 E B/D# C#m7 Eu j no podia resistir, e com um beijo e com amor F# B Te entreguei meu corao, me apaixonei ( E/B B F#/A# )

B/D# E E quando longe eu estava C#m B B/D# E Percebi que o teu carinho e o teu amor F# G#m7/9 Eram pra mim como um sussurro G#m/F# E Ouvi tua voz no meu silncio B/D# C#m7 F# B Me chamando cada dia mais pra ti B/D# E G#m F# Soube que amava, entendi G#m7/9 E Soube que buscava mais de mim B/D# C#m7 C#m7/B F#/A# Que muito tempo me esperou, ento cheguei B/D# E G#m F# Soube que amava, entendi G#m7/9 E B/D# C#m7 Eu j no podia resistir, e com um beijo e com amor F# G#m Te entreguei meu corao, me apaixonei ( G# A# B D# C# E F# E/G# F#/A# G#/C Bb/D C ) C/E F Am G Soube que amava, entendi Am7/9 F Soube que buscava mais de mim C/E Dm7 G/B Que muito tempo me esperou, ento cheguei C/E F Am G Soube que amava, entendi G/F Em7/9 G/B C F C/E Dm7 Eu j no podia re_sis__tir, e com um beijo e com amor G C Te entreguei meu corao, me apaixonei ( F F/C C F F/C )

140

Espirito Santo
Fernanda Brum
Tom: C Intro: Am7 Am7 G/B A Am7 G/B G G/B B4(7) B4(7) D5(9)/F# A G/B G

Primeira Parte: G G/B C9 G/B Esprito Santo, ore por mim Am9 D7 G4 G C/G Leve pra Deus tudo aquilo que eu preci-so G G/B C9 G/B Esprito Santo, use as palavras Am9 D7 G4 G Am7 G/B Que eu necessito usar, mas no consi-go Dedilhado - Primeira Parte: G G/B C9 G4 G G4 G G/B C/G Am7 G/B Am9 C9 D7

Segunda Parte: C7M D/C Me ajude nas minhas fraquezas Bm7 Em7(9) No sei como devo pedir Am9 C/D Dm7 F/G G Esprito Santo, vem interceder por mim C7M B Todas as coisa cooperam pra o bem Em D5(9) A5(9)/C# Daqueles que amam a ti Am9 C/D Esprito Santo, vem orar por mim Dedilhado - Segunda Parte: C7M D/C Em7(9) Am9 G C7M A5(9)/C# Am9 C/D B Em D5(9) C/D Dm7 F/G Bm7

141

Refro: G7M Em7(9) C9 Estou clamando, estou pedindo G6/B Am7 C/D G7M S Deus sabe a dor que estou sentindo Em7(9) C9 Meu corao est ferido G6/B Am7 C/D G7M Mas o meu clamor est subindo Dedilhado - Refro: G7M Em7(9) C9 G/B Am7 G/B C7M B Todas as coisa cooperam pra o bem Em D5(9) A5(9)/C# Daqueles que amam a ti Am9 C/D Esprito Santo, vem orar por mim (Refro) Final: G C/D G G6/B Am7 G C/D

142

No Tarde
Fernanda Brum
Tom: A (intro) A Bm E/G# A F#m7 No tarde, para se sonhar D E A4 A O cu ainda azul h esperana Bm E/G# A F#m7 s olhar no olhar de uma criana D E A No sorriso de uma me que deu a luz F#m7 D A E Ouvirei os testemunhos de bravos homens que venceram F#m7 D A E Ouvirei dos cegos que ainda esperam a viso F#m7 D A E Ouvirei canes que marcam toda uma gerao Bm D E4 E No tarde, pra sonhar.... F#m7 D A/C# E/B E (no no) minha fora vem de um Deus que faz milagres F#m7 D A/C# E4 E Minha f esta alm do impossivel F#m7 D A E Bm Minha esperana viva esta, meu corao no quer parar A/C# D E A Pois nunca tarde no tarde para se sonhar D E Sempre h uma esperana para aqueles que esperam F#m7 E/G# Firmes nas promessas do Senhor o Deus do impossvel Bm A/C# Haja o que ouver eu sonharei D Seus lindos sonhos viverei E4 E No desistirei F#m7 D A/C# E4 E Minha fora vem de um Deus que faz milagres...

143

Cura-me
Fernanda Brum
Tom: D (intro) Bm7 A G- D/F# Em7 F#m7 Bm7 G A E4 E Bm G Tanta amargura escondi Bm G O medo de no acertar Bm G Sonhos coloridos destru Bm G Que eu no quero mais lembrar Em No vou mais chorar A4 A Foi o que decidi Em7 No vou mais sofrer G A Pra que viver assim Bm G Com imagens da infncia, comecei a chorar Bm Ca na caixa das lembranas G A Lembrei do Teu olhar Bm Enchi meus olhos de esperana G Comecei a cantar Bm Entrei de vez naquela dana Em7 A Pra nunca mais voltar Bm G Cura-me em minhas lembranas Bm G Cura o meu altar Bm G Cura-me, sou Tua criana Em7 F#m7 Bm7 Cura-me, cura-me, cura-me G A E4 E Cura-me, Senhor Jesus G A Bm7 Cura-me, cura-me, cura-me G A E4 E Cura-me, Senhor Jesus (solo) G A Bm G A E

144

Amo o Senhor
Fernanda Brum
Tom: F Capotraste na 4 casa (intro) Dm7 Bb9 F C

Dm7

Bb9

Dm7

Bb9

Bb9

(melodia) F E C D C Bb A G F G F E C D C Bb A Bb C G F E C D C Bb A G F G Fsus

F C/E Dm9 A/C# Amo o Senhor meu salvador Bb9 F/A G C4 Anelo t lo bem junto a mim F C/E Dm9 A/C# Minha esperana Tua palavra Bb F/A Que jamais desamparou Gm Am Bb Aquele que busca Tua face C E quer F Viver para Ti, C/E pensar s em Ti F/D# Romper com as barreiras Bb Do mundo aqui F C/E Voar com o Pai nas asas da f F/D# Bb E ser revestido de glria e poder F Amo o Senhor

145

Apocalipse
Damares
Tom: D (intro) D C#m G#/C Bm7 E E F#m G F#m F# F#/A# Bm A G

A Bm Quando a ultima trombeta o anjo tocar Anunciando a volta do filho de Deus G/B D A lei da gravidade no impedir aquele Que salvo de subir pra o cu, A Bm em algum lugar nas sas do universo nos encontraremos em corpo de gloria G D A em uma s voz a igreja dir: tragada foi a morte pela vitria F#m G A4 e a igreja bradar bem alto onde est morte a tua vitria A D A Onde est inferno o teu agrilho Enquanto a igreja l no cu recebe o galardo Bm G A terra vai entrar na fase da tribulao As reaes em cadeia gera uma teia D A A/E Transformando em presa a populao O magma da terra super aquecido A A/E A Bm G Cria terremotos e acende os vulces As placas tectnicas se movimentam D A Causando maremotos e destruies As bombas nucleares feitas de plutnio Bm G Iro destruir a camada de oznio, Expondo este planeta aos raios do sol, A Em Vulnervel quanto um peixe no anzol, A terra que hoje canta vai estar mais triste, G A D A Vai gemer e chorar no apocalipse. D D/F# G No apocalipse quem est na terra vai entrar Em guerra pela prpria vida, D No apocalipse a terra treme e esse mundo geme Com a ferida que a igreja D/F# A causou ao deixar A humanidade subdividida, filho para um lado D A e me para o outro sem direito ao adeus Na hora da partida no apocalipse, D D/F# G No apocalipse a dor vai ser grande A lua cor de sangue revela tristeza, D E o sol com certeza no ir brilhar, Porque mais forte que o sol brilhara a igreja, A e Jesus levou no arrebatamento, Agora em descontrole chora a natureza, G A D Sem o sal da terra, sem a luz do mundo E a humanidade toda estar indefesa. G D Bm G A D Mas no apocalipse a igreja estar no cu porque Deus no deixa perecer aquele que fiel. G D Bm Em A Bm E G A Mas no apocalipse a igreja estar no cu porque Deus no deixa perecer aquele que fiel. D A O magma da terra super aquecido Bm A Bm G/B Cria terremotos e acende os vulces As placas tectnicas se movimenta D A Causando maremotos e destruies As bombas nucleares feitas de plutnio Bm A Bm G/B Iro destruir a camada de oznio, Expondo este planeta aos raios do sol, A/C# G Vulnervel quanto um peixe no anzol, A terra que hoje canta vai estar mais triste, Bm A D A Vai gemer e chorar no apocalipse. D D/F# G No apocalipse quem est na terra vai entrar Em guerra pela prpria vida, D No apocalipse a terra treme e esse mundo geme Com a ferida que a igreja

146

A causou ao deixar A humanidade subdividida, filho para um lado D A e me para o outro sem direito ao adeus Na hora da partida no apocalipse, D D/F# G No apocalipse a dor vai ser grande A lua cor de sangue revela tristeza, A D E o sol com certeza no ir brilhar, Porque mais forte que o sol brilhara a igreja, A e Jesus levou no arrebatamento, Agora em descontrole chora a natureza, D A Sem o sal da terra, sem a luz do mundo E a humanidade toda estar indefesa. D G/D No apocalipse a dor vai ser grande A lua cor de sangue revela tristeza, G A D E o sol com certeza no ir brilhar, Porque mais forte que o sol brilhara a igreja, A e Jesus levou no arrebatamento, Agora em descontrole chora a natureza, G A Sem o sal da terra, sem a luz do mundo E a humanidade toda estar indefesa. G D Bm G A D Mas no apocalipse a igreja estar no cu porque Deus no deixa perecer aquele que fiel. D/F# G D Bm G A D Mas no apocalipse a igreja estar no cu porque Deus no deixa perecer aquele que fiel. Bm Em G Bb/D G D porque Deus no deixa perecer aquele que fiel. aquele que fiel.

147

Deus Forte
Kleber Lucas
Tom: G G Deus tu s o meu Deus forte D/F# O Grande El-Shaddai Em C Todo poderoso, Adonai G D/F# Teu nome Maravilhoso Em C Conselheiro, Prncipe da Paz G/D D C Yeshua Hamashia, Deus Emanuel G D/F# O Pastor de Israel, o Guarda de Sio Em C A Brilhante Estrela da Manh G D/F# Jesus teu nome precioso Em C Meu Senhor e Cristo G/D D C O nome sobre todos pelo qual existo G D/F# Em Jireh, o Deus da minha proviso C

G D/F# Em Shalom, o Senhor a minha paz Am D Shamar, Deus presente sempre est C Am D El-Eliom, outro igual no h G D/F# Em C Jeov Rafah meu Senhor que cura toda dor G/B Am D G Tsekenu Yaveh minha justia D/F# Em Bm C Elohin, Elohin Deus, no controle est meu Deus D G Tudo governa G D/F# Em C Jeov Rafah meu Senhor que cura toda dor G/B Am D G Tsekenu Yaveh minha justia D/F# Em Bm C Elohin, Elohin Deus, no controle est meu Deus D G Tudo governa G D/F# O Pastor de Israel, o Guarda de Sio Em C A Brilhante Estrela da Manh G D/F#

148

Jesus teu nome precioso Em C Meu Senhor e Cristo G/D D C O nome sobre todos pelo qual existo G D/F# Em Jireh, o Deus da minha proviso C

G D/F# Em Shalom, o Senhor a minha paz Am D Shamar, Deus presente sempre est C Am D El-Eliom, outro igual no h G D/F# Em C Jeov Rafah meu Senhor que cura toda dor G/B Am D G Tsekenu Yaveh minha justia D/F# Em Bm C Elohin, Elohin Deus, no controle est meu Deus D G Tudo governa G D/F# Em C Jeov Rafah meu Senhor que cura toda dor G/B Am D G Tsekenu Yaveh minha justia D/F# Em Bm C Elohin, Elohin Deus, no controle est meu Deus D G Tudo governa

149

Mulher de L
Kleber Lucas
Tom: A F#m D Bm E (2X) F#m A mulher de L D Olhou pra trs e viu Sodoma Bm E Olhou pra trs e viu Gomorra F#m E Olhou pra trs e ficou pra trs F#m A mulher de L D Olhou pra trs e viu as chamas Bm E Olhou pra trs e viu a lama F#m E Olhou pra trs e ficou pra trs F#m Quem provou do amor de Deus D E da uno do Seu esprito e bebeu gua da vida A E saciou a sua sede de eternidade E No poder olhar pra trs jamais F#m Quem foi salvo como eu D/F# Que estava morto no pecado Inimigo do Senhor A/E Destitudo da beleza e da glria E D/E No poder olhar pra trs, jamais F#m Passo a passo, dia a dia D A nova vida pra recomear Bm Se Deus tirou voc de l E No vale a pena nem olhar pra trs, porque F#m A mulher de L D Olhou pra trs e viu Sodoma Bm E Olhou pra trs e viu Gomorra F#m E Olhou pra trs e ficou pra trs

{Base do solo: F#m D Bm E (2X) F#m Quem foi salvo como eu D/F# Que estava morto no pecado Inimigo do Senhor A/E Destitudo da beleza e da glria E D/E No poder olhar pra trs, jamais F#m Passo a passo, dia a dia D A nova vida pra recomear Bm Se Deus tirou voc de l E No vale a pena nem olhar pra trs, porque F#m A mulher de L D Olhou pra trs e viu Sodoma Bm E Olhou pra trs e viu Gomorra F#m Olhou pra trs e ficou

...

150

Perto Quero Estar


Toque No Altar
Tom: C C F G/B Perto quero estar C G/B Junto a teus ps F Am Pois prazer maior no h G F F/A Que me render e Te adorar C F/C G/B Tudo que h em mim C G/B Quero te ofertar F/A Am Mais ainda pouco eu sei G F Se comparado ao que ganhei C F No sou apenas servo G/B F F/G G/B seu amigo me tornei C G/C F Te louvarei C G/C F G C No importam as circunstncias G/C F Am Adorarei G C F/A G/B Somente a ti Jesus.

151

Emanuel
Fernandinho
Tom: E Intro 2x: E B9 G#m A

E B9 G#m A Deixou a Sua glria para estar comigo E B9 G#m A Morreu numa cruz para estar comigo E B9 G#m A Venceu o diabo para estar comigo E B E9 B D9 A O vu se rasgou para estar comigo E B9 Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte G#m A Prncipe da paz E B9 Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte G#m A Prncipe da paz E B9 Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte G#m A Prncipe da paz E B9 G#m A Emanuel, Emanuel, Emanuel

152

Danar Na Chuva
Fernandinho
Tom: D (intro) (riff 1) D Novo caminho para andar,um novo sonho pra sonhar G O deserto no o meu lugar D Uma nova vida Ele prometeu a todo aquele que Nele cr G O mar a nossa frente se abrir (refro) D A Bm A Nova criatura sou o velho homem j morreu vou danar naquela terra que G F#m Em A Ele prometeu eu vou eu vou D A Bm A Nova criatura sou o velho homem j morreu vou danar naquela terra que G F#m Em A Ele prometeu eu vou eu vou Eu vou danar na chuvaaaaa!!!!!! (refro) D A Bm A Nova criatura sou o velho homem j morreu vou danar naquela terra que G F#m Em A Ele prometeu eu vou eu vou D A Bm A Nova criatura sou o velho homem ja morreu vou danar naquela terra que G F#m Em A Ele prometeu eu vou eu vou Bm (no final) Eu vou danar na chuvaaaaa!!!!!!

153

Seu Sangue
Fernandinho
Tom: A Intro: F#m (riff 1) A5 E Seu sangue, Sua cruz F#m5 D Me levam de volta pra Deus A5 E Sua morte, Sua vida F#m5 D (riff 2) As trevas, ele j venceu *se faz estes acordes acima assim , base dos riffs 1 e 2 *este riff e tocado 2 vezes,entre as duas primeiras frases repete nas duas ultimas A5 E F#m5 D

E5 D5 E5 D5 Seu amor me conquistou, Sou eterno devedor G5 O vu se rasgou D5

F#m Sua luz em mim brilhou E Bm E Sua glria me cobriu Mais que vencedor eu sou Bm E Mais que vencedor eu sou A5 E E9 E E9 Sei que na sala do trono est A5/F# Eu quero ir pra l D D9 D D9 Pelo novo e vivo caminho (repete Tudo 1x - o solo j comea com o slide "12/24" e feito 4x) (solo)

154

Cinco Pes e Dois Peixinhos


Quatro Por Um
Tom: D (intro) F7 G9 Dm7 Em7 A

A9 F#m Nem sempre se sabe D9 E11 E Detalhes de um milagre A9 F#m Mas eu vou contar D9 E11 E A histria de um menino Bm7 A/C# Que um dia levantou bem cedo D9 A/C# E sua me lhe perguntou com medo Bm7 A6 E11 E Aonde que voc vai? Bm7 A/C# E o menino,ento,respondeu D9 A/C# O mestre est a me chamar Bm7 A9 E11 E Uma multido vou ajudar alimentar C#11 C# F#m Sua me lhe disse: isso impossivel E6 D9 A/C# O que tem ai nesse cestinho? Bm A/C# D9 E com muita f o menino disse: E11 E A9 D/E Cinco pes e dois peixinhos A9 E11 Quem poderia imaginar E A/C# Bm Que o menino ia ajudar D E11 E Alimentar a multido A9 E11 E assim que Deus faz E Bm Usa quem ele quer A/C# D9 D/E A9 Menino,homem ou mulher A9 F#m Eu posso imaginar D9 Bm E11 E Os olhos do menino a brilhar A9 F#m D9 Bm E11 E Muita alegria em poder ajudar Bm A/C# Ento Jesus Levantou seus olhos D9 A/C# Bm A6 E11 E E viu que era preciso Manifestar o seu poder Bm A/C# E alimentou todos os que tinha fome D9 A/C# Bm A6 E11 E Grande foi o milagre e todos puderam crer C#11 C# F#m Que com Jesus o pouco muito F#m/E D9 A/C# Assim Tambm creu aquele menino Bm A/C# D9 Que com muita f trouxe em seu cestinho E11 E A9 D/E Cinco pes e dois peixinhos Quem poderia...

155

Um Novo Vencedor
Damares
Tom: E B F#/Bb C#m7 G#m7 Esta surgindo a um novo vencedor, Ele algum do corao de Deus. B F#/Bb A E Um novo nome ouvira sobre essa terra, Quem sabe esse nome seja o seu. B F#/Bb C#m7 G#m7 Esse algum que Senhor vai levantar, Talvez seja o menor que esta aqui. B F#/Bb E/G# E Der repente ele seja o ultimo a sentar mesa como fez Davi B F#/Bb C#m7 G#m7 E esse novo vencedor que vai surgir Tem no peito um corao cheio de amor B F#/Bb A E Capaz de perdoar quem lhe feriu E de amar algum que s lhe desprezou B F#/Bb C#m7 G#m7 Ele exatamente igual voc O seu perfil de algum que j sofreu E B E/F# B Deus esta anunciando um novo nome Tem grande chance desse nome ser o seu F# G#m7 E B Voc se sente to pequeno em um vale escuro e frio F#/Bb G#m7 E B O seu gemido di na alma E traz na pele o arrepio F# G#m7 E B Voc se sente to pequeno Nessa terra de gigante F#/Bb G#m7 E A onde o doce fica amargo Aqui a dor incessante B F#/Bb E/G# B/F# A onde o grande pisa no pequeno sem olhar se esta ferindo ou se esta matando B F#/Bb E/G# B A onde a escada do sucesso to alta que os degraus se sobem escalando F#/Bb E B/F# Mas nessa terra de gigante dentro desse vale escuro que Deus vai fazer voc brilhar B/D# E B F# B Voc pode se sentir to pequeno, mas teu Deus grande pra te levantar. F# B Deus vai bradar e anunciar em alta voz pra o universo ouvir F# E B Este novo vencedor esta chegando a e vai impactar o mundo com a sua histria F# B Ele surgiu do anonimato dentro de um vale escuro e frio B/D# E Venceu na terra de gigantes grandes desafios F# Foi provado e aprovado agora s vitria B F#/Bb G#m7 E Agora s vitria, Agora s vitria, Agora s vitria, s vitria B F# G#m7 E F# A prova acabou, a luta foi em embora, agora s vitria, s vitria... B F#/Bb G#m7 E Agora s vitria, Agora s vitria, Agora s vitria, s vitria B F# E B A prova acabou, a luta foi em embora, agora s vitria Solo: B F#/Bb C#m B F#/Bb C#m B A E F# C#m B C#m B

156

Batalha do Arcanjo
Damares
Tom: F# Intro.: Bbm : Bbm // Bbm Ab: Gb : Db/Ab : Ab : B Bb : A - Absus Ab : Db Irmo h quanto tempo Db/F Voc ora, voc pede, voc chora Ab E o milagre no aconteceu Irmo h quanto tempo Voc busca insistindo Gb Db Indo a luta e o milagre no aconteceu Gb Irmo quem sabe est se repetindo com voc Gb/Bb A mesma histria que aconteceu com Daniel Gb Db O anjo vinha trazendo a resposta Ab Os inimigos lhe impediram de passar Db E ele voltou pra o cu. Gb Db O Senhor mandou o arcanjo Ab Batalhar contra toda potestade Db Db/F Que impedia o anjo passar Gb Db O senhor mais um vez vai ordenar Ab A batalha do arcanjo Gb Db Ab Pra fazer passar o anjo e te abenoar. Db Vai se repetir Ab O que aconteceu h uns trs mil anos atrs Bbm A batalha do arcanjo contra satans Bbm Ab/C Db A espada flamejante do arcanjo Db/F Gb Hoje vai cortar Vai destruir cadeias Db Vai se repetir A mesma luta Gb/Bb Ab A mesma cena sobrena...tural Bbm Ab - Bbm Quem sabe no espao cosmo ou no sideral Ab Gb E outra vez o mesmo arcanjo a luta vai vencer Ab E o anjo vai descer aqui e abenoar voc. Db Vai acontecer Tem acontecer Ab O anjo vai descer aqui pra te abenoar

Por ordem de Jeov Bbm Gb Mesmo que ainda o inferno se enfurea Db Ab abale e estremea no impedir. Ab/C Db - Ab/C - Db Vai acon...tecer Db - Ab/C - Db Tem que acontecer Db - Ab/C - Db O anjo vai descer aqui pra

Ab te abenoar

Porque pra Jeov Bbm Gb Ver um escolhido perder uma luta Db inadmissvel Gb inaceitvel Db O milagre meu irmo Ab Db Na tua vida hoje inevitvel. Intro.: Gb/Bb Ab/C : Db Gb : Db/F Ab : Db Ab : Db - Ab/C - Db Vai se repetir Gb Ab - Bbm Ab O que aconteceu h uns trs mil anos atrs Bbm - Ab - Bbm A batalha do arcanjo contra satans Ab A espada flamejante do arcanjo Gb - Db/F Gb Hoje vai cor.....tar Vai destruir cadeias Db - Ab/C - Db Vai se repetir A mesma luta Gb/Bb Ab - Gb - Ab A mesma cena sobrena...tural Ab/C Bbm Ab - Bbm Quem sabe no espao cosmo ou no si---deral Ab Gb - Db/F Gb E outra vez o mesmo arcanjo a luta vai vencer Db/Ab Ab E o anjo vai descer aqui e abenoar voc. Db Vai acontecer Tem acontecer Db/F Gb Ab O anjo vai descer aqui pra te abenoar Por ordem de Jeov Bbm Gb Mesmo que ainda o inferno se enfurea Db Ab abale e estremea no impedir. Ab/C Db - Ab/C - Db Vai acon...tecer Db - Ab/C - Db Tem que acontecer Db - Ab/C - Db O anjo vai descer aqui pra

Ab te abenoar

Porque pra Jeov Bbm Gb Ver um escolhido perder uma luta

157

Db inadmissvel Gb inaceitvel Db O milagre meu irmo Ab Db Db C Na tua vida hoje inevitvel. Intro.: Gb/Bb Ab/C A B Ab Db Vai a.... Vai acontecer Tem acontecer Ab O anjo vai descer aqui pra te abenoar Por ordem de Jeov Bbm Gb Mesmo que ainda o inferno se enfurea Db Ab abale e estremea no impedir. Db Vai acontecer Tem acontecer Ab O anjo vai descer aqui pra te abenoar Porque pra Jeov Bbm Gb Ver um escolhido perder uma luta Db inadmissvel Db/F Gb inacei--tvel Db O milagre meu irmo Ab Db Gb Na tua vida hoje inevitvel. Db O milagre meu irmo Ab Bbm Na tua vida hoje inevitvel. Ab Gb Ab Db Dbsus Db Inevitvel... inevitvel.

158

Vai Acontecer Milagre


Damares
Tom: G (intro) F# E D E F# D/G D D (refro) G Vai acontecer milagre hoje aqui D Vai acontecer milagre hoje aqui A No importa sua dor G O teu deus doutor D G/D D Vai acontecer milagre D Em Por onde ele passava algum logo gritava G A Vai ter milagre aqui eu j posso ouvir DG Jesus j vem ali, D Uns aos outros falavam Em G Eu conheo aquele olhar, um olhar de amor, A Eu conheo o meu Senhor D G/D D o Deus de milagre, milagre, milagre. Em G D Faa como aquela mulher, toque nele pela f e seja sarado, G D Bm Em seja libertado, dele vai sair virtude, G D dele vai sair a cura que voc procura. G Vai acontecer milagre hoje aqui D Vai acontecer milagre hoje aqui A No importa sua dor G O teu deus doutor D G/D D Vai acontecer milagre (solo) G C/G D A B E E F#m Uns aos outros falavam eu conheo aquele olhar, A B Um olhar de amor eu conheo o meu Senhor E A E o Deus de milagre, se prepare igreja F#m A Pra o milagre acontecer eu j posso sentir B E A E

Pois Jesus est aqui e vai fazer milagre, milagre, milagre. A Vai acontecer milagre, hoje aqui E Vai acontecer milagre, hoje aqui B No importa sua dor A O teu deus doutor B E AE Vai acontecer milagre. A9 Vai acontecer milagre, hoje aqui E E Vai acontecer milagre, hoje aqui B No importa sua dor A O teu deus doutor B E AE Vai acontecer milagre. F Bb Vai acontecer milagre, hoje aqui F Vai acontecer milagre, hoje aqui C No importa sua dor Bb O teu deus doutor C F Bb/F F Vai acontecer milagre.

159

Hino da Vitria
Cassiane
Tom: F F Am Quem o homem que teve o poder de andar sobre o mar ? A# Gm Quem Ele que pode fazer o mar se calar ? Dm Dm/C A#M7 No momento em que a tempestade vier te afogar, Gm G7 C4 C Ele vem com toda autoridade e manda acalmar. F Am Quem o homem que teve o poder de fazer Israel A# Gm Caminhar por entre as guas do Mar Vermelho. Dm Dm/C Fez caminho no meio do mar A#M7 Para o povo de Israel passar. Gm G7 Do outro lado com os ps enxutos C F F4 Puderam cantar: O hino da vitria F Dm Quando estiver frente ao mar Gm E no puder atravessar A# Chame este homem com f C F S Ele abre o mar. Dm No tenha medo irmo Gm Se atrs vem fara A# Deus vai te atravessar C F C F E voc vai entoar o hino da vitria Dm Toda vez que o Mar Vermelho tiver que passar, Gm Chame logo este homem para te ajudar. A# nas horas mais difceis que Ele mais te ver, C F Pode chamar este homem que Ele tem poder. Dm Se passares pelo fogo no vai te queimar. Gm Se nas guas tu passares no vo te afogar. A# Faa como Israel que o mar atravessou C F C F E no nome do Senhor um hino de vitria, do outro lado cantou

160

Deus e Eu No Serto
Victor e Leo
Tom: C Capotraste na 4 casa

Intro 2x: C Am A9 Am C C Am A9 Am C Am A9 Am Nunca vi ninguem viver to feliz F G C G7 Como eu no serto C Am A9 Am C Am A9 Am Perto de uma mata e de um ribeiro F G C C7 Deus e eu no serto Dm G7 C Am Casa simplisinha rede pra dormir Dm G Am/G (2x pausa) C Am A9 Am C De noite o show no cu deito pra assistir F G7 C G7 Deus e eu no serto

Am A9 Am

C Am A9 Am C Am A9 Am Das horas no sei mas vejo o claro F G C G7 L vou eu cuidar do cho C Am A9 Am C Am A9 Am Trabalho cantando a terra a inspirao F G7 C C7 Deus e eu no serto Dm G7 C Am No h solido tem festa l na vila Dm G F G C Depois da missa vou ver minha menina Dm G7 C Am De volta pra casa queima lenha no fogo Dm G7 Am/G (2x pausa) C Am A9 Am E junto ao som da mata vou eu e um violo F G7 C Am A9 Am F G7 C Am A9 Am Deus e eu no serto Deus e eu no serto C Am A9 Am C Am A9 Am Hunrrum hummm hum, rum...

Am

(o acorde de Am/G deve ser tocado duas vezes pra baixo, e deve ser feito com pestana na 5 casa, para isso, use a variao da nota)

161

Fugidinha
Exaltasamba
Tom: D Intro: Violo: 65-64-65-67-65-67-54 Vamo que vamo cantar! D6/9 Lailai lailailai Asus9 Lailaia lalai A7/9/11 A7 Lai Lai, lalai lalai

(bis)

D6/9 T bem na parada ningum consegue entender Bm7 chego na balada todos param pra me ver Asus9 tudo dando certo, mas eu t esperto Em/G A7/9/11 no posso botar tudo a perder D6/9 Sempre tem aquela pessoa especial Bm7 que fica na dela, sabe seu potencial Asus9 e mexe comigo, isso um perigo Em/G A7/9/11 logo agora que eu fiquei legal Dm7/9 Em7 T morrendo de vontade de te agarrar F7+ D/E A7+ no sei quanto tempo mais vou suportar Dm7/9 Em7 mas pra gente se encontrar ningum pode saber F G/F D/A Asus9 j pensei e sei o que devo fazer (refro 2x) D6/9 (o jeito ) dar uma fugidinha com voc C#m7 F#m7 (o jeito ) dar uma fugida com voc Bm7 C#m7 (se voc quer) saber o que vai acontecer Em7 A7/9/11 primeiro a gente foge, depois a gente v D7+ Foge (Foge) C#m7 Foge (Foge) Em7 A7/9/11 ^ A7 Foge comigo, depois a gente v (pra terminar) D7+ G7/13 F#7/11 T bem na parada....... A6/9

162

Vous aimerez peut-être aussi