Vous êtes sur la page 1sur 17

Amade Baptista Paulo Atansio Abel Antnio Francisco Bias Junior Magido Mascate Octvio Jos Cumba Snia

Massuanganhe

SISTEMAS DE COMUNICAO
ESPECTRO DE FREQUNCIA DE SINAL ESPECTRO DE FOURIER

Universidade Pedaggica Nampula, Abril de 2013

Amade Baptista Paulo Atansio Abel Antnio Francisco Bias Jnior Magido Mascate Octvio Jos Cumba Snia Massuanganhe

ESPECTRO DE FREQUNCIA DE SINAL ESPECTRO DE FOURIER

Trabalho prtico de Sistemas de Comunicao, para efeitos de avaliao, curso de Engenharia Informtica, 4 Ano, Turma nica.

Docente: Dr. Oflio Jorreia

Universidade Pedaggica Delegao de Nampula Maro de 2013

ndice Pag. Introduo........................................................................................................................................ 2 1. Espectro de frequncia do sinal ................................................................................................... 3 1.2. Conceitos .............................................................................................................................. 3 2. O Espectro de Frequncias e os Mecanismos de Propagao ..................................................... 4 2.1. VLF Frequncias muito baixas (Very low frequency) 3 a 30 kHz................................. 4 2.2. LF Frequncias baixas (Low frequency) 30 a 300 kHz.................................................. 4 2.3. MF Frequncias mdias (Medium frequency) 300 a 3000 kHz ..................................... 4 2.4. HF Frequncias altas (High frequency) 3 a 30 MHz...................................................... 5 2.5. VHF Frequncias muito altas (Very high frequency) 30 a 300 MHz ............................ 5 2.6. UHF Frequncias ultra altas (Ultra high frequency) 300 a 3000 MHz .......................... 6 2.7. SHF Frequncias super altas (Super high frequency) 3 a 30 GHz ................................. 6 2.8. EHF Frequncias extremamente altas (Extremely high frequency) 30 a 300 GHz........ 6 3. O espectro electromagntico ....................................................................................................... 7 3.1. Poltica do espectro eletromagntico.................................................................................... 8 4. Transmisses de radio ................................................................................................................. 9 5. Transmisses de microondas ..................................................................................................... 10 6. Transmisses por ondas de luz .................................................................................................. 11 7. Espectro de Fourier.................................................................................................................... 11 7.1. Decomposio de Fourier................................................................................................... 11 7.2. Espectro Discreto de Fourier .............................................................................................. 12 8. Aplicao do espectro de frequncia ......................................................................................... 13 8.1. Transmisses sem fios ........................................................................................................ 13 Concluso ...................................................................................................................................... 14 Bibliografias .................................................................................................................................. 15

Introduo

O estudo de sistemas de Comunicao, que aborda os modelos arquitectnicos e tecnolgicos de transferncia de mensagens em forma de sinal, que transportado em meio fsico (cabos) ou por ondas de rdio (Bluetooth, wi-fi, ondas electromagnticas), engloba os parmetros que definem os limites e condies de como o sinal devera ser tratado e os mecanismos dependentes da caracterstica da mensagem e a distncia que limita entre o emissor e receptor, assim como o meio ambiente, dos quais temos o Espectro de Frequncia de Rdio. Neste trabalho so apresentadas as ferramentas bsicas para a compreenso e anlise dos Sinais, como anlise de Fourier em relao ao espectro. As sries e as transformadas de Fourier (generalizadas) so investigadas, mostrando como realizar a anlise de sinais determinsticos. O objectivo da anlise de sinais extrair informaes relevantes do sinal atravs de uma decomposio ou transformao nele realizada. A anlise no domnio frequncial tem vasta aplicao em Engenharia. O primeiro contacto com a srie e transformada de Fourier d-se normalmente em cursos de carcter estritamente matemtico. Contudo, o nosso trabalho se veicula no parmetro anteriormente referido, comeando pela conceituao terminolgica e tecnolgica, terminando pela sua aplicao.

1. Espectro de frequncia do sinal 1.2. Conceitos Sinal - a representao de uma quantidade ou qualidade fsica que porta informao, que varia no tempo ou no espao Espectro - Faixa contnua de frequncias, em geral larga, dentro da qual ondas representam algumas caractersticas comuns especificadas. Espectrograma O espectrograma apresenta a densidade espectral do sinal ao longo do tempo. Em processamento de voz, o espectrograma usado para identificar fonemas no sinal. A forma mais comum de representarmos um espectrograma atravs de um grfico bi-dimensional onde a abcissa corresponde ao tempo e a ordenada frequncia. Uma terceira dimenso indica a amplitude de cada frequncia e normalmente associada a uma cor. Com isso, o espectrograma pode ser visto como uma imagem. Normalmente, espectrogramas so gerados atravs do clculo do quadrado da magnitude da STFT (Short-Time Fourier Transform Transformada de Fourier de Tempo Curto) do sinal. Frequncia - A proporo de alternncias, expressa em ciclos (ou seus mltiplos) por segundo, tambm pode-se definir como nmero de ciclos completos de uma quantidade varivel periodicamente como, por exemplo, um impulso de uma onda por unidade de tempo. medida em Hertz. Os termos conceituados em epgrafe so amplamente usados na radiofonia (comunicao), que fazendo uma fuso de ambos, por induo teremos o seguinte conceito: espectro de frequncia de rdio - faixa continua de frequncia (nmero de ciclos completos de uma quantidade varivel periodicamente), dentro da qual onda de rdio (Bluetooth, wifi, electromagnticas), apresentam algumas caractersticas comuns especificas.

2. O Espectro de Frequncias e os Mecanismos de Propagao A preponderncia de um mecanismo em relao a outro est intimamente relacionada frequncia da onda radioelctrica em propagao, podendo-se inferir que mecanismos de propagao devem ser prioritariamente considerados na anlise de um determinado sistema de comunicaes. No que segue, esta ideia ser desenvolvida tomando por base a diviso oficial do espectro de frequncia conforme classificao da Unio Internacional de Telecomunicaes.

2.1. VLF Frequncias muito baixas (Very low frequency) 3 a 30 kHz (100km 10km) No h penetrao na ionosfera, havendo reflexo na camada mais baixa desta regio. Para longa distncia, o mecanismo principal o guia de ondas terra-ionosfera. Como so utilizados monopolos verticais na transmisso, para curtas distncias, a propagao se d por onda de superfcie. As aplicaes nesta faixa se resumem a sistemas de faixa muito estreita, tais como, mvel martimo (telegrafia), rdio navegao (Omega), sinais horrios, sensoriamento remoto, etc. 2.2. LF Frequncias baixas (Low frequency) 30 a 300 kHz (10km 1km) Os mecanismos de propagao so os mesmos da faixa de VLF. As aplicaes tambm tm pontos em comum com a faixa anterior. Por exemplo, mvel martimo e radionavegao martima (Decca e Loran). Adicionalmente, vale citar a radiodifuso de ondas longas (Regio 1 da UIT) e rdio navegao aeronutica (rdio farol).

2.3. MF Frequncias mdias (Medium frequency) 300 a 3000 kHz (1000m 100m) O uso de monopolos verticais (em geral da ordem de 1/4) para a radiodifuso de ondas mdias, servio de maior relevncia desta faixa, faz com que o mecanismo principal seja a onda de superfcie. Durante noite h possibilidade de propagao ionosfrica a longa distncia, que mecanismo potencial de interferncia entre estaes de radiodifuso.

2.4. HF Frequncias altas (High frequency) 3 a 30 MHz (100m 10m ) A propagao ionosfrica constitui o principal mecanismo. As aplicaes aproveitam este mecanismo para servios de longa distncia, como servio fixo ponto-a-ponto, mvel martimo e mvel; aeronutico, radiodifuso de ondas curtas, etc. Para curtas distncias a onda de superfcie pode ser utilizada. Uma importante aplicao neste caso a propagao em floresta, quando um ou ambos os terminais esto imersos na vegetao. Concluindo as consideraes sobre o espectro de frequncias, vale acrescentar caractersticas associadas s dimenses das antenas utilizadas em cada faixa. a) Dimenso << Faixas de VLF e LF Tipos de antena: Dipolos e monopolos curtos; b) Dimenso ~ Faixas de MF, HF, VHF e UHF (at ~ 1-2 GHz) Tipos de antena: Monopolo de /4 (MF); Dipolo de /2, conjunto de dipolos, monopolo de /4 (HF); Conjuntos de dipolos, antenas Yagi, refletor de canto, log-peridica, helicoidal, etc. (VHF e UHF); c) Dimenso >> Faixas de UHF (acima de 1-2 GHz), SHF e EHF

2.5. VHF Frequncias muito altas (Very high frequency) 30 a 300 MHz (10m 1m ) Nesta faixa trs mecanismos podem igualmente ser utilizados: visibilidade, difraco e difuso troposfrica. Entretanto, sob o ponto de vista prtico, destaca-se o mecanismo da difraco. Isto porque, a visibilidade no , em geral, economicamente vivel por necessitar de antenas muito elevadas, encarecendo o custo das torres. Por outro lado, a difuso requer transmissores de alta potncia, afetando no apenas o custo, mas tambm agindo como uma potencial fonte de interferncia. No que diz respeito ao servios, esta faixa tem uma ampla gama de aplicaes. Com servio mveis e fixos diversos, radiodifuso de TV (canais de VHF) e FM, rdio navegao aeronutica, etc.

2.6. UHF Frequncias ultra altas (Ultra high frequency) 300 a 3000 MHz (1m 0,1m) Entre 300 e 1000 MHz esta faixa tem caractersticas bastante similares faixa de VHF comentada anteriormente. A partir de 1000 MHz, o mecanismo de visibilidade comea a se tornar adequado por utilizar antenas menos elevadas e pelo fato da difraco introduzir maiores nveis de atenuao. Entretanto, com o congestionamento do espectro em frequncias abaixo de 1000 MHz, este quadro est sendo modificado, pois frequncias no entorno de 2GHz esto sendo empregadas na expanso do servio telefnico mvel. Como na faixa de VHF, os servios so bastante diversificados, ou seja, servios fixos e mveis, incluindo a telefonia celular (faixas de 800/900MHz e 1,8/1,9GHz), radiodifuso de televiso (canis de UHF), satlite mvel, telemetria e rastreio (satlite), sistemas radar, rdio navegao aeronutica, etc.

2.7. SHF Frequncias super altas (Super high frequency) 3 a 30 GHz (10cm 1cm) Predominam as ligaes em visibilidade dos sistemas de comunicaes ponto-a-ponto e pontomultiponto de mdia e alta capacidades. Os satlites geoestacionrios (e futuramente nogeoestacionrios) so tambm usurios desta faixa. Sistemas radar e sensoriamento remoto da terra por satlite so outros servios que utilizam a faixa de SHF. A partir de 10 GHz atenuao por chuva passa a constituir uma importante limitao no desempenho dos sistemas que operam nestas freqncias, onde tambm se faz sentir o efeito da absoro por gases da atmosfera (oxignio e vapor dgua).

2.8. EHF Frequncias extremamente altas (Extremely high frequency) 30 a 300 GHz (10mm 1mm) Nesta faixa os efeitos da atmosfera (chuva, neve, nuvens e absoro por gases) so bastante acentuados, reduzindo substancialmente a distncia de cobertura nos sistemas terrestres e dificultando a realizao de projecto de comunicaes por satlite com alta confiabilidade. Embora a UIT tenha atribuio de servios nesta faixa at 275 GHz, a operao comercial est limitada actualmente a 50 GHz.

Cumpre informar que na terminologia utilizada em comunicaes por satlite, outra classificao, no oficializada pela UIT e originria dos sistemas radar, tambm encontrada na literatura tcnica. Esta classificao apresentada na Tabela 2.2 com um resumo das aplicaes em cada banda

3. O espectro electromagntico Quando se movem, os eletrons criam ondas electromagnticas que podem se propagar pelo espao livre (ate mesmo no vacuo). Essas ondas foram previstas pelo fsico ingles James Clerk Maxwell em 1865 e foram observadas pela primeira vez pelo fisico alemao Heinrich Hertz em 1887. O numero de oscilacoes por segundo de uma onda eletromagnetica e chamado frequencia, f, e e medida em Hz (em homenagem a Heinrich Hertz). A distancia entre dois pontos mximos (ou minimos) consecutivos e chamada comprimento de onda, designado universalmente pela letra grega (lambda). Quando se instala uma antena com o tamanho apropriado em um circuito elctrico, as ondas electromagnticas podem ser transmitidas e recebidas com eficincia por um receptor localizado auma distancia bastante razovel. Toda a comunicao sem fios e baseada nesse princpio. No vcuo, todas as ondas electromagnticas viajam a mesma velocidade, independente de sua frequncia. Essa velocidade, geralmente chamada velocidade da luz, c, e aproximadamente igual a 3 108 m/s, ou cerca de 30 cm por nanossegundo. No cobre ou na fibra, a velocidade cai para cerca de 2/3 desse valor e se torna ligeiramente dependente da frequncia. A velocidade da luz e o limite mximo que se pode alcanar. Nenhum objecto ou sinal pode se mover com maior rapidez do que ela. A relao fundamental entre f, I e c (no vcuo) : . f = c Como c e uma constante, se conhecermos f, chegaremos a e vice-versa. Como uma regra pratica, quando I e medido em metros e f em MHz, se 300. Por exemplo, ondas de 100 MHz tem cerca de 3 m de comprimento, ondas de 1000 MHz tem 0,3 metros, e ondas com 0,1 metro tem uma frequncia igual a 3000 MHz. As pores de rdio, microondas, infravermelho e luz visvel do espectro podem ser usadas na transmisso de informaes, desde que se j modulada a amplitude, a frequncia ou a fase das ondas. 7

A luz ultravioleta, os raios X e os raios gama representariam opes ainda melhores, por terem frequncias mais altas, mas so difceis de produzir e modular, alem de no se propagarem bem atravs dos prdios e serem perigosos para os seres vivos. Essas frequncias se baseiam nos comprimentos de onda; portanto, a banda LF vai de 1 a 10 km (aproximadamente, de 30 kHz a 300 kHz). Os termos LF, MF e HF so as abreviaturas, em ingls, de baixa, media e alta frequncia, respectivamente. E claro que, quando esses nomes foram criados, ningum esperava ultrapassar 10 MHz, e assim foram atribudos os seguintes nomes as bandas mais altas surgidas posteriormente: Very, Ultra, Super, Extremely e Tremendously High Frequency. Alem desses no h outros nomes, mas In credibly, Astonishingly e Prodigiously (IHF, AHF e PHF) ficariam muito bem.

Figura 1. O espectro electromagntico e a maneira como ele e usado na comunicao

3.1. Poltica do espectro electromagntico Para evitar o caos total, tem sido feitos acordos nacionais e internacionais a respeito de quem ter o direito de usar cada uma das frequncias. Como todos querem uma taxa de dados mais alta, todos desejam um espectro maior. 8

Os governos nacionais alocam bandas do espectro para rdio AM e FM, televiso e telefones celulares, como tambm para as empresas de telefonia, a policia, os usurios martimos, de navegao, militares, do governo, e para muitos outros usurios concorrentes. Em termos mundiais, uma agencia da ITU-R (WARC) tenta coordenar essa alocao de forma que possam ser fabricados dispositivos que funcionem em vrios pases. Porem, os pases no so limitados pelas recomendaes da ITU-R, e a FCC (Federal Communications Comcio), que realiza a alocao para os Estados Unidos, ocasionalmente tem rejeitado recomendaes da ITU-R (em geral, porque elas exigiam que algum grupo politicamente poderoso desistisse de alguma frao do espectro).

4. Transmisses de rdio As ondas de rdio so fceis de gerar, podem percorrer longas distancias e penetrar facilmente nos prdios; portanto, so amplamente utilizadas para comunicao, seja em ambientes fechados ou abertos. As ondas de rdio tambm so onidirecionais, o que significa que elas viajam em todas as direces a partir da fonte; desse modo, o transmissor e o receptor no precisam estar cuidadosa e fisicamente alinhados. Vale lembrar que o rdio unidireccional nem sempre e bom. Na dcada de 1970, a General Motors decidiu equipar todos os seus novos Caducas com freios controlados por computador que impediam o travamento das rodas. Quando o motorista pisava no pedal de freio, o computador prendia e soltava os freios, em vez de trav-los de verdade. Um belo dia, um guarda rodovirio de Ohio comeou a usar seu novo rdio mvel para falar com a central de policia e, de repente, o Cadilac prximo a ele passou a se comportar como um cavalo selvagem. Depois de ser abordado pelo patrulheiro, o motorista disse que no tinha feito nada e que o carro tinha ficado louco de uma hora para outra. Eventualmente, comeou a surgir um padro: s vezes, os Cadillacs enlouqueciam, mas somente quando trafegavam pelas estradas de Ohio, particularmente quando estavam sendo observados por um guarda rodovirio. O General Motors demorou a entender o motivo pelo qual os Cadillacs funcionavam sem problemas nos outros estados e tambm em rodovias secundrias de Ohio. So 9

depois de muita pesquisa, eles descobriram que a fiao do Cadilac formava uma tima antena que captava a frequncia usada pelo novo sistema de rdio da Patrulha Rodoviria de Ohio. As propriedades das ondas de rdio dependem da frequncia. Em baixas frequncias, as ondas de rdio atravessam os obstculos, mas a potncia cai abruptamente medida que a distncia da fonte aumenta cerca de 1/ r2 no ar. Em altas frequncias, as ondas de rdio tendem a viajar em linha recta e a ricochetear nos obstculos. Elas tambm so absorvidas pela chuva. Em todas as frequncias, as ondas de rdio esto sujeitas a interferncia de motores e outros equipamentos elctricos.

5. Transmisses de microondas Acima de 100 MHz, as ondas trafegam praticamente em linha reta e, portanto, podem ser concentradas em uma faixa estreita. A concentrao de toda a energia em um pequeno feixe atravs de uma antena parablica (como a conhecida antena de TV por satlite) oferece uma relao sinal/rudo muito mais alta, mas as antenas de transmisso e recepo devem estar alinhadas com o Maximo de preciso. Alem disso, essa direccional idade permite o alinhamento de vrios transmissores em uma nica fileira, fazendo com que eles se comuniquem com vrios receptores tambm alinhados sem que haja interferncia, desde que sejam observadas algumas regras mnimas de espaamento. Antes da fibra ptica, durante dcadas essas microondas formaram o ncleo do sistema de transmisso telefnica de longa distancia. Tendo em vista que as microondas viajam em linha reta, se as torres estiverem muito afastadas, a Terra acabara ficando entre elas. Conseqentemente, e preciso instalar repetidores a intervalos peridicos. Quanto mais altas so as torres, mais distantes elas podem estar umas da ou trs. A distancia entre os repetidores aumenta de acordo com a raiz quadrada da altura da torre. Torres com 100 m de altura devem ter repetidores a cada 80 km.(TANENBAUM) Segundo, TANENBAUM, ao contrario das ondas de radio nas freqncias mais baixas, as microondas no atravessam muito bem as paredes dos edifcios. Alem disso, muito embora o feixe possa estar bem concentrado no transmissor, ainda ha alguma divergncia no espao. 10

Algumas

ondas

podem

ser

refractadas

nas

camadas

atmosfricas

mais

baixas

e,

consequentemente, sua chegada pode ser mais demorada que a das ondas directas. As ondas retardadas podem chegar fora de fase em relao onda directa, e assim cancelar o sinal. Esse efeito e chamado esmaecimento de vrios caminhos (multipath fading) e costuma provocar srios problemas. Ele depende das condies atmosfricas e da frequncia.

6. Transmisses por ondas de luz A sinalizao ptica sem guia vem sendo utilizada ha sculos. Uma aplicao mais moderna consiste em conectar as LANs em dois prdios por meio de lasers instalados em seus telhados. Por sua prpria natureza, a sinalizao ptica coerente que utiliza raios laser e unidireccional; assim, cada prdio precisa do seu prprio raio laser e do seu prprio fotodetector. Esse esquema oferece uma largura de banda muito alta a um custo bastante baixo. Ele tambm e relativamente fcil de ser instalado e, ao contrario das microondas, no precisa de uma licena da FCC. Nesse caso, a principal virtude do laser (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation), um feixe muito estreito, tambm e sua fraqueza. Apontar um feixe de raios laser com 1 mm de largura para um alvo com o tamanho da cabea de um alfinete a 500 metros de distancia exige uma pontaria quase impossvel.

7. Espectro de Fourier Pelo uso da transformao de Fourier, um sinal de energia g(t) representado pela transformada deFourier G(f), a qual uma funo da varivel de frequncia f. A representao da transformada de Fourier G(f) em funo da frequncia f chamada de espectro do sinal g(t). O espectro contnuo no sentido de que est definido para todas as frequncias. De um modo geral, a transformada de Fourier G(f) uma funo complexa da frequncia f. 7.1. Decomposio de Fourier

A decomposio de Fourier muito matemtica e nada bvia. Qualquer sinal de N pontos pode ser decomposto em N+2 sinais, metade dos quais ondas senoidais e a outra metade cossenoidais. A cossenide de frequncia mais baixa, tem frequncia zero, ou seja, corresponde a um nvel DC. 11

As prximas componentes cossenoidais xc1[n], xc2[n] e xc3[n] fazem 1, 2 e 3 ciclos completos sobre todas as N amostras, respectivamente. Este padro mantido para as demais cossenides, bem como para as componentes senoidais. Como 47 componente de cada frequncia fixa, o nico fator que se modifica ao longo dos diferentes sinais amplitude de cada forma de onda senoidal ou cossenoidal. A decomposio de Fourier importante por trs razes. Primeiro, uma grande variedade de sinais so inerentemente criados da sobreposio de senides. Sinais de udio so um bom exemplo disto. A decomposio de Fourier fornece uma anlise direta da informao contida nestes tipos de sinais. Segundo, sistemas lineares respondem s senides de uma forma nica: a entrada senoidal sempre resulta em uma sada senoidal. Nesta abordagem, os sistemas so caracterizados por como eles modificam a amplitude e a fase de senides que os atravessam. Como uma entrada pode ser decomposta em senides, conhecendo como um sistema reagir s senides permite determinar a sada do sistema. Terceiro, a decomposio de Fourier a base para uma ampla e poderosa rea da matemtica chamada Anlise de Fourier, assim como transformadas de Laplace e Transformadas z.

7.2. Espectro Discreto de Fourier A representao de um sinal peridico pela srie de Fourier equivalente decomposio desse sinal nos seus vrios componentes harmnicos o somatrio das vrias harmnicas. Assim, usando a srie de Fourier exponencial complexa ns vimos que um sinal peridico gp(t) com perodo T0 tem componentes de frequncia 0, f0, 2f0, 3f0, , e assim por diante, em que f0 = 1/T0 a frequncia fundamental. Isto , enquanto o sinal gp(t) existe no domnio do tempo, podemos dizer que a sua descrio no domnio da frequncia consiste nos componentes de frequncia 0, f0, 2f0, 3f0, , chamado de espectro. Se especificarmos o sinal peridico gp(t), podemos determinar o seu espectro; inversamente, se especificarmos o espectro, podemos determinar o sinal correspondente. Isto significa que um sinal peridico gp(t) pode ser especificado em dois modos equivalentes: A representao no domnio de tempo em que gp(t) definido como uma funo do tempo; 12

A representao no domnio da frequncia em que o sinal definido em termos do seu espectro.

Embora as duas representaes sejam aspectos diferentes de um certo fenmeno, no so independentes um do outro, mas sim relacionados, tal como a teoria de Fourier o mostra.

8. Aplicao do espectro de frequncia Dependente de caractersticas especificas do tipo de transmisso, tem se diferentes faixas de frequncia que ocupam posies contguas desde a baixa ate a mais alta frequncia. 8.1. Transmisses sem fios Estamos assistindo ao surgimento de pessoas totalmente viciadas em informaes: pessoas que precisam esta r permanentemente on-line. Para esses usurios moveis o par trancado, o cabo coaxial e a fibra ptica no tem a menor utilidade. Eles precisam transferir dados para seus computadores laptop, notebook, palmtop, de bolso ou de pulso sem depender da infra-estrutura de comunicao terrestre. A resposta para esses usurios esta na comunicao sem fios. Examinaremos os conceitos bsicos da comunicao sem fios em geral, pois ela tem muitas outras aplicaes importantes alem de oferecer conectividade aos usurios que desejam navegar na Web enquanto esto na praia. Algumas pessoas chegam a acreditar que no futuro s haver dois tipos de comunicao: as comunicaes por fibra e as comunicaes sem fios. Todos os computadores, telefones e equipamentos de fax fixos (isto e, no moveis) sero conectados por fibra ptica, e todos os computadores mveis utilizaro comunicaes sem fios. No entanto, existem algumas outras circunstncias em que a comunicao sem fios apresentam vantagens ate mesmo para dispositivos fixos. Por exemplo, quando h dificuldades para instalar cabos de fibra ptica em um prdio, devido a acidentes geogrficos (montanhas, florestas, pntanos etc.), deve-se recorrer tecnologia da Transmisso sem fios. No e a toa que a moderna comunicao digital sem fios teve inicio nas ilhas havaianas, onde os usurios estavam separados por grandes distancias no oceano Pacifico e onde o sistema de telefonia era totalmente inadequado. 13

Concluso

Tendo sido feita a abordagem sobre o espectro de frequncia de rdio, conclui se que o conjunto da faixa de frequncia dedicado ao uso em sistemas de comunicao, com o propsito de transmitir informaes com o melhor desempenho no que respeita ao tempo de transmisso, qualidade de transmisso e segurana. Frisando que a transmisso de informao inicia no espectro de rdio frequncia (RF), de frequncia de udio situada na banda entre 15-15000hz, que nesse se enquadra a voz humana (16-3000hz), ate a faixa de 600000- 900000mhz. Vimos tambm que, cada transmisso garantida a uma dada frequncia, com o objectivo de no reduzir atenuaes por interferncias e que cada tipo frequncia de transmisso usada em dependncia com o meio ambiente em que se propagam as ondas e a distancia a alcanar, que paralelamente regulada ou adaptada ao tipo de antena, podendo se encontrar as seguintes antenas: cardiod, unidireccional, bidireccional, conforme a distancia, qualidade e segurana a obter. Fenmenos peridicos ocorrem recorrentemente em vrias aplicaes: representao de funes peridicas em termos de funes simples, como o sen ou cos - Sries de Fourier. Conceitos e tcnicos desenvolvidos para as sries de Fourier podem ser estendidos para o caso de funes que no so peridicas:Transformadas de Fourier. A utilizao de sries e transformadas de Fourier revela-se, portanto, eficiente na resoluo de problemas nas mais diversas reas relacionadas com transmisso de sinal.

14

Bibliografias

TANENBAUM, Andrew S., Redes de computadores, 4 Edio Traduo: Vandenberg D. de Souza, Analista de sistemas e Tradutor Editora Campus. SAWAYA, Mrcia Regina. Dicionrio de Informtica e Internet, Ingles-Portugues, So Paulo: Nobel, 1999. MAURO, S. Assis, Introduo Propagao das Ondas Radioeltricas, Campina Grande PB, Comit Brasileiro da URSI, IECOM, Outubro 2012 GRILO, Francisco Velez. Teoria do Sinal e Suas Aplicaes. Escolar Editora, Lisboa, 2010.

15

Vous aimerez peut-être aussi