Vous êtes sur la page 1sur 3

HISTRIA A - BIOGRAFIAS

Frana
Jean-Baptiste Colbert nasceu a 29 de Agosto de 1619. Filho de Nicolas Colbert (comerciante txtil) e Maria Pussort, foi o ministro de Estado e da Economia durante o reinado de Lus XIV, o grande rei absolutista de Frana. Neste mbito, introduziu o Colbertismo, ou seja, determinadas caractersticas que distinguiam o mercantilismo francs: atribuiu relevo s atividades manufatureiras, incitando a criao destas e introduzindo novas indstrias. Em 1640, tendo Colbert 21 anos, o seu pai compra-lhe o cargo de Comissrio Ordinrio de Guerra, no qual se inspecionavam as tropas. 9 anos mais tarde, tambm atravs de contactos, conseguiu que o nomeassem Conselheiro do Rei. No ano de 1661, um cardeal recomenda Jean-Baptiste a Lus XIV, o que lhe deu no mesmo ano, a funo de ministro do Estado, e mais tarde, de ministro das Finanas. No seu trabalho, favoreceu o comrcio (mais exportao menos importao), protegeu as cincias, as letras e as artes, como um verdadeiro mecenas: fundou a Academia das Inscries e Belas Artes, a Academia de Cincias, o Observatrio de Paris e a Academia de Arquitetura. Morre com 64 anos. Curiosidade: estudou num colgio jesuta; desenvolveu e reparou infra-estruturas facilitveis ao comrcio; mandou fazer a colunata do Louvre. James Watt nasceu a 19 de Janeiro de 1736 na Esccia, que se tornou conhecido essencialmente pelas melhorias que introduziu no motor a vapor, e por ter sido membro da Lunar Society (clube de discusso de assuntos cientficos, assim chamado pelo facto de se reunirem em noites de Lua Cheia). Tinha uma sade frgil e aprendeu em casa enquanto criana, indo somente escola mais tarde para aprender latim, matemtica e grego, diga-se, com bastante facilidade. A certa altura viaja para Londres e comea a estudar fabricao de instrumentos, o que pratica ao longo dos anos, embora proibido por no ter frequentado os sete anos obrigatrios de aprendizagem. Iniciou as suas experimentaes com o vapor, apesar de diversas dificuldades. Das suas descobertas e demonstraes, a que mais se destacou foi a inveno de uma mquina a vapor com menor perda de energia e com movimento circular, com posteriores alteraes, o que contribuiu para o avance da Revoluo Industrial. Escreveu tambm, em 1783, um artigo que sugeria que a gua surgia da combinao de 2 gases. James Watt faleceu a 25 de Agosto de 1819, portanto com 83 anos.

Portugal
Dinastia de Bragana
Quarta dinastia de Reis portugueses que governaram Portugal 1640-1910

D. Joo IV (O Restaurador) D. Afonso VI (O Vitorioso)

HISTRIA A - BIOGRAFIAS

D. D. D. D. D. D. D. D. D. D. D. D.

Pedro II (O Pacfico) Joo V (O Magnnimo) Jos I (O Reformador) Maria I (A Piedosa) Joo VI (O Clemente) Pedro IV (O Rei Soldado) Miguel I (O Absolutista) Maria II (A Educadora) Pedro V (O Esperanoso) Lus I (O Popular) Carlos I (O Diplomata) Manuel II (O Patriota)

Conde de Ericeira D. Lus de Meneses nasceu em Lisboa a 22 de Julho de 1632. De descendncia nobre, destacouse como militar, poltico e historiador portugus. Entrou com tenra idade ao servio dos Reis, e vencendo batalhas foi aumentando o seu estatuto. Ps em prtica as manufaturas, realizando diversas reformas, e por isto considerado o Colbert portugus (nota: ideias mercantilistas introduzidas em Portugal por Duarte Ribeiro de Macedo). Curiosidades: era 2 filho, sendo ento o 3 conde de Ericeira. Para assegurar o ttulo, casou com a sua sobrinha, filha do 2 conde de Ericeira seu irmo, com a qual teve 2 filhos; foi general da artilharia durante a Guerra da Restaurao (portanto, com 8 anos de idade!); escreveu A Histria de Portugal Restaurado; deprimido, suicidou-se atirando-se de uma janela do palcio com apenas 58 anos. Marqus de Pombal, ou Sebastio Jos de Carvalho e Melo, nasceu em Lisboa no ano de 1699. Estudou na Universidade de Coimbra. Foi ministro de D. Jos, por convite deste mesmo. Neste seu trabalho, procedeu a algumas reformas que geraram opinies diferentes, como a expulso dos jesutas, encerrando as Companhias. Conde de Oeiras em 1759 e Marqus de Pombal em 1769. conhecido essencialmente pelo papel que desempenhou na reconstruo de Lisboa aps o Terramoto de 1755 , ganhando a baixa lisboeta o nome de baixa pombalina. Devido impopularidade das suas aes, quando D. Jos morreu, Sebastio Melo foi afastado da corte. Foi viver para Pombal onde morreu a 8 de Maio de 1782, com 83 anos. Curiosidade: Marqus de Pombal defendia o absolutismo, tomando medidas que fizessem dele mais poderoso e do clero menos poderoso: Protegeu o comrcio, criou companhias monopolistas, reformou a Univ. Coimbra e reorganizou o exrcito. D. Jos, nascido em 1714, era filho de D. Joo V o foi o 26 Rei de Portugal. O seu reinado marcado pelas aes do Marqus de Pombal, seu ministro, as quais ele aceitou. Devido s diversas reformas realizadas (por exemplo, da Inquisio), cognominado de O Reformador. Durante este perodo houve guerrilhas com Espanha e Frana. D. Jos a sua famlia sobreviveram ao grande terramoto, mas

HISTRIA A - BIOGRAFIAS

desde ento o rei adquiriu claustrofobia. Sofreu uma tentativa de assassinato no ano 1758, pelas mos da famlia Tvora, uma famlia nobre. Cortou relaes com a Santa F durante 10 anos, criou o ensino secundrio, e na poltica externa assumiu uma posio neutra como seu pai havia feito. Casou com Mariana de Bourbon (infanta de Espanha) e morreu em 1777.

Vous aimerez peut-être aussi