Vous êtes sur la page 1sur 3

POLUIO DA SOLO E GUA O solo, tambm chamado de terra, fundamental para a vida de todos os seres vivos do nosso planeta.

. Ele o resultado da ao conjunta de agentes externos: chuva, vento, umidade, etc, enriquecidos com matria orgnica (restos de animais e plantas). O solo a camada mais fina da crosta terrestre e se localiza na superfcie externa. Para que os alimentos dele retirados sejam de qualidade e em quantidade suficiente para atender as necessidades da populao, o solo deve ser frtil, ou seja, deve ser um solo saudvel e produtivo. Quando o solo poludo, os alimentos nele cultivados ficam contaminados.

Poluio
A poluio do solo tem como principal causa o uso de produtos qumicos na agricultura chamados de agrotxicos. Eles so usados para destruir pragas e at ajudam na produo, mas causam muitos danos ao meio ambiente, alterando o equilbrio do solo e contaminando os animais atravs das cadeias alimentares. , mas no so apenas os agrotxicos que poluem os solos. Existem outros responsveis que causam muitos problemas ao solo. So eles:

Aterros
Os aterros so terrenos com buracos cavados no cho forrados com plstico ou argila onde o lixo recolhido na cidade depositado. A decomposio da matria orgnica existente no lixo gera um lquido altamente poluidor, o chorume, que mesmo com a proteo da argila e do plstico nos aterros, no suficiente e o liquido vaza e contamina o solo.

Lixo Txico

um outro problema decorrente dos aterros. Como no h um processo de seleo do lixo, alguns produtos perigosos so aterrados juntamente com o lixo comum, o que causa muitos danos ao lenol fretico, uma camada do solo onde os espaos porosos so preenchidos por gua.

Lixos Radioativos
Este lixo produzido pelas usinas nucleares e causam srios problemas sade. O solo ou terra composto por quatro partes: ar, gua, matria orgnica e mineral. Estes minerais se misturam uns com os outros. A matria orgnica se mistura com a gua e a parte mineral e o ar fica guardado em buraquinhos que chamamos de poros do solo, onde tambm fica a gua. So destes poros que as razes das plantas retiram o ar e a gua que necessitam. Por isso to importante que no tenha poluio no solo. como um ciclo: ns plantamos, cuidamos e colhemos os vegetais que por sua vez, sero utilizados em nossa alimentao. Se o solo estiver poludo, os vegetais sero contaminados, portanto no podemos comer. Se ns comermos, tambm seremos contaminados, o que pode trazer muitos riscos para a nossa sade. preciso nos conscientizar. Para sermos saudveis, temos que comear pela sade do meio ambiente. Vamos cuidar bem dele.

Poluio da gua
Poluio da gua a introduo de partculas estranhas ao ambiente natural, bem como induzir condies em um determinado curso ou corpo de gua, direta ou indiretamente, sendo por isso potencialmente nocivos fauna, flora, bem como populaes humanas vizinhas a tal local ou que utilizem essa gua.

Hoje em dia a poluio da gua questo a ser tratada em um contexto global. Considera-se que esta a maior causadora de mortes e doenas pelo todo o mundo e que seja responsvel pela morte de cerca de 14000 pessoas diariamente. A gua geralmente considerada poluda quando est impregnada de contaminantes antropognicos, no podendo, assim, ser utilizada para nenhum fim de consumo estritamente humano, como gua potvel ou para banho, ou ento quando sofre uma radical perda de capacidade de sustento de comunidades biticas (capacidade de abrigar peixes, por exemplo). Fenmenos naturais, como erupes vulcnicas, algas marinhas, tempestades e terremotos so causa de uma alterao da qualidade da gua disponvel e em sua condio no ecossistema.

H trs formas principais de contaminao de um corpo ou curso de gua, a forma qumica, a fsica e a biolgica:

a forma qumica altera a composio da gua e com esta reagem; a forma fsica, ao contrrio da qumica, no reage com a gua, porm afeta negativamente a vida daquele ecossistema; a forma biolgica, consiste na introduo de organismos ou microorganismos estranhos quele ecossistema, ou ento no aumento danoso de determinado organismo ou microorganismo j existente.

Alm das formas, temos duas categorias de como pode se dar a poluio: a) poluio localizada, onde a fonte de poluio origina-se de um ponto especfico, como por exemplo, uma vala ou um cano. Exemplos de tal forma so o despejo de impurezas, por parte de uma estao de tratamentos residuais, por parte de uma empresa ou ento por meio de um bueiro. b) poluio no localizada uma forma de contaminao difusa que no possui origem numa nica fonte. geralmente o resultado de acumulao do agente poluidor em uma rea ampla. A gua da chuva recolhida de reas industriais e urbanas, estradas bem como sua consequente utilizao geralmente categorizada como poluio no localizada. Como principais contaminantes da gua, pode-se citar:

elementos que contenham CO2 em excesso (como fumaa industrial, por exemplo) contaminao trmica substncias txicas agentes tensoativos compostos orgnicos biodegradveis agentes patognicos partculas slidas nutrientes em excessos (eutrofizao) substncias radioativas

Como recurso hdrico indispensvel, torna-se cada vez mais importante a conscientizao sobre a melhor forma de tratamento da gua como sustentculo da vida no planeta. Ainda mais se pensarmos que a maioria das comunidades espalhadas pelo planeta possuem pouca conscincia sobre a melhor forma de tratamento de um de seus recursos mais importantes.

Fonte: www.fiocruz.br
http://www.infoescola.com/ecologia/poluicao-da-agua/

Vous aimerez peut-être aussi