Vous êtes sur la page 1sur 13

Ao poroso para moldes

Porcerax II

Representante E X C L U S I VA

A sua composio porosa elimina os defeitos de modelao

2
REPRESENTANTE EXCLUSIVA KRTH DO BRASIL

Introduo

PORCERAX II O AO POROSO PARA MOLDES

Em 1994, o Porcerax II recebeu o prmio do Ministrio de Comrcio e Indstria Internacional (MCII), que constitui um dos mais prestigiosos prmios na indstria japonesa. Este material foi considerado ideal para a moldagem por injeo devido a sua permeabilidade extremamente elevada. Esta caracterstica provm da microporosidade uniforme presente em sua composio fsica, que permite a extrao do ar e gases por toda a superfcie do molde, eliminando assim os defeitos relacionados aos gases. Como material de molde, o Porcerax II pode ser trabalhado e utilizado em mquinas como qualquer outro material convencional de molde, mediante processos que vo desde a descarga eltrica e gravura a gua-forte at o corte e esmerilhao.

3
REPRESENTANTE EXCLUSIVA KRTH DO BRASIL

O que o PORCERAX II ?
Composio porosa
O Porcerax II um metal parecido com a pedra pomes, com uma porosidade que varia entre 20 e 30% por volume. Um sistema de poros interligados com um dimetro mdio de7m (0,007 mm) encontra-se distribudo por todo o material .

Uso parcial
PORCERAX II O AO POROSO PARA MOLDES O Porcerax II pode ser usado como uma parte do material do molde (postio), permitindo a liberao do gs num ponto especfico selecionado. Pode-se ainda usinar o molde e postio montados, pois o Porcerax II possui tima usinabilidade.
TIPO DE ARTIGO Pm35

Tamanho mdio dos poros Porosidade

3m m - 7m m ~25% 6,17 g/cm2 12.0 ~ 12.5 x 10-6 0.07 ~0.08 cal/cm.sec.C 70 ~ 75 (kgf/mm2) 45 ~ 50 (kgf/mm ) 39 a 40 HRC boa
7m m adequado para o uso geral.
2

Caractersticas

Liberao eficaz de gases


O no-preenchimento do material plstico ocorre geralmente quando uma camada de ar ou gs fica presa entre a superfcie do molde e do material injetado. O Porcerax II permite a sada deste gs, evitando os problemas de preenchimento e brilho no uniforme causadas pela adeso irregular do plstico superfcie do molde.

Densidade Coeficiente de expanso linear (20 - 150C) Coeficiente de transferncia trmica (a temperatura ambiente) Resistncia flexo Resistncia trao Dureza Usinabilidade

Modelao de uma s pea


O Porcerax II pode simplificar a estrutura do molde e os sistemas de fechamento, mediante a sua modelao numa pea s.

4
REPRESENTANTE EXCLUSIVA KRTH DO BRASIL

Quais os benefcios?
Em comparao aos materiais convencionais para moldes, o Porcerax II oferece muitos benefcios e possibilidade de aperfeioamento a todos os aspectos de moldagem por injeo, desde uma melhor qualidade e economia nos custos at as operaes simplificadas.

Aperfeioamento na qualidade do produto


A permeabilidade do Porcerax II elimina problemas comuns de moldagem como, por exemplo, a queima de materiais, linhas de emenda, falhas de preenchimentos e rebarbas.

Reduo da percentagem refugo


PORCERAX II O AO POROSO PARA MOLDES Sua microporosidade uniforme elimina as irregularidades e defeitos relacionados com gases, reduzindo radicalmente a porcentagem de moldagem rejeitada.

Reduo do consumo de energia


A liberao dos gases diminui a contrapresso no interior do molde que, por sua vez, diminui a presso de injeo, reduzindo assim a energia requerida para preencher totalmente a cavidade de injeo.

Diminuio do consumo de materiais


Mediante a preciso na modelao e a eliminao da queima de materiais conseguese uma reduo no refugo, e conseqente reduo de consumo de material de injeo.

Reduo de trabalho e custos de mo-de-obra


A operao simplificada, aliada a menor necessidade de tratamento ps moldagem, resulta na reduo de trabalho e uma diminuio subseqente dos custos de mo-deobra.

5
REPRESENTANTE EXCLUSIVA KRTH DO BRASIL

Instalao, usinagem e acabamento de superfcie

PORCERAX II O AO POROSO PARA MOLDES

A permeabilidade afetada em grande medida pelo tipo de trabalho em mquina realizado sobre o Porcerax II. Pode-se conseguir as mais altas permeabilidades mediante o trabalho em mquinas de eletroeroso e um polimento escalonado (de lixa 1000 no mximo), fresagem de espiga esfrica, fresagem frontal e esmerilhao. O polimento , tambm, uma forma eficaz de restaurar a permeabilidade depois da fresagem ou a esmerilhao sobre a superfcie do Porcerax II. Quanto mais fino o grau de polimento, melhor ser a permeabilidade. O polimento ir expor novas camadas de poros abertos devido eliminao das camadas que foram esmagadas pelos processos de fresagem ou esmerilhao. Deve-se ter cautela para garantir que os compostos de polimento sejam eliminados da superfcie do Porcerax II, atravs de um sopro invertido de ar presso, antes da

instalao. O alojamento onde se vai inserir o Porcerax II deve ter uma linha de escape para a atmosfera para dar sada ao gs. Os canais de sada devem ser cortados na parte inferior do alojamento. A profundidade mnima dos canais deve ser de pelo menos 0.13 mm (0.005 polegadas). A circulao (sada) do ar aumentar com um canal de maior tamanho. Ao chanfrar a parte inferior da pea de insero do Porcerax II, os quatro lados com respiradouro ficaro interligados e comunicar-se-o com os canais de sada do alojamento. Para se conseguir a mais alta permeabilidade, recomenda-se o trabalho em mquinas de eletroeroso na parte inferior da pea de insero do Porcerax II. Podem-se conseguir os

melhores resultados usinando-se um orifcio de sada na parte inferior do passador. Este procedimento encurta o caminho de escape do gs num grau considervel. Dado que se pode conseguir a mais alta permeabilidade mediante um acabamento por eletroeroso, desejvel o trabalho na parte inferior do orifcio furado para garantir uma maior eficcia. Assegure-se de eliminar todos os lquidos do trabalho de eletroeroso, antes de instalar o passador na ferramenta. Se for usado um sistema de sopro invertido melhor instalar um tubo de cobre, bronze ou plstico dentro do orifcio furado. Este fato ir permitir-lhe concentrar a presso do ar numa rea onde mais necessria (junto superfcie de moldagem) no podendo escapar at que seja alcanado esse ponto.

6
REPRESENTANTE EXCLUSIVA KRTH DO BRASIL

Tratamento ps-usinagem
Tratamento trmico
O tratamento trmico do Porcerax II dever ser feito num forno de vcuo. Tal como fornecido, o Porcerax II tem uma dureza de 39 HRC. Pode ser aplicado um tratamento com calor para aumentar essa dureza para 50 - 52 HRC. Para mais informaes contatar o departamento tcnico da Krth do Brasil.

Dureza
PORCERAX II O AO POROSO PARA MOLDES Tendo 20-30% de porosidade por volume, o Porcerax II dar leituras falsas ou enganadoras se a dureza for testada com um verificador de dureza Rockwell ou Brinell. Ao aplicar a carga de qualquer destes verificadores os poros debaixo da superfcie encerram-se e apresentam uma falsa leitura. Recomenda-se o uso de um verificador de dureza micro Vickers (50 ou 30 g de carga) para verificar a dureza do Porcerax II.

Reproduo de superfcies
Como se mencionou anteriormente neste artigo, o Porcerax II proporciona uma sada perfeita para todos os gases do molde. Apesar disso ser desejvel na maioria dos casos, o Porcerax II no deve ser introduzido numa ferramenta existente que tenha textura (sobre a superfcie com textura) ou num molde que tenha a textura aplicada em toda a sua superfcie, incluindo o Porcerax II. A permeabilidade do Porcerax II produz uma "unio perfeita" entre o material injetado e a superfcie do molde resultando diferenas de brilho e de definio da textura.

7
REPRESENTANTE EXCLUSIVA KRTH DO BRASIL

Tratamento ps-usinagem
Aplicao de textura ao Porcerax II
Desaconselhamos vivamente inserir o Porcerax II em superfcies que j tenham textura. A sada perfeita de gases de Porcerax II resultar numa resoluo muito mais alta da textura na rea de insero e uma reduo drstica no brilho. Recomenda-se que toda a superfcie com textura seja em Porcerax II. De igual forma, devido ao procedimento de tratamento prvio requerido para aplicar a textura ao Porcerax II, deve-se contar com perodo mais longo de entrega e custo mais elevados. Recomendamos contatar o departamento tcnico da Krth em situaes que se faa necessrio a aplicao de textura no Porcerax II, pois o mesmo requer um procedimento especial de processo.

PORCERAX II O AO POROSO PARA MOLDES

Refrigerao
Ocasionalmente surge a necessidade de arrefecer com gua as superfcies do Porcerax II devido a consideraes de tamanho ou de aplicao. Existem vrias formas de faz-lo. Nos desenhos que envolvam tubos retos de gua, uma forma simples e efectiva de vedar os tubos e prevenir as fugas, consiste na aplicao de uma camada no eletroltica de nquel nos tubos de gua. Nos padres complexos tipo circuito, aconselhvel utilizar um vedador. A camada no eletroltica de nquel tm a tendncia de no permanecer nos cantos vivos como as que existem nas interseces de tubos cruzados de gua. Por mais diminuta que possa ser a retirada dessa camada dos cantos, podero ser causadas eventualmente algumas fugas dentro do material e reduzida a permeabilidade atravs da oxidao. No ser demais sublinhar a necessidade de garantir que, independentemente do processo de vedao usado, preciso estar absolutamente seguro que o material foi cuidadosamente limpo de qualquer lquido residual de trabalho em mquinas ou outros contaminantes.

8
REPRESENTANTE EXCLUSIVA KRTH DO BRASIL

Materiais de moldagem

Plsticos indicados ao uso com Porcerax II


ABS 50% das aplicaes PP (Polipropileno) 40% PVC (tipo mole) 10% Nylon (-6, - 66, etc.) PS POM (precisa lquido de limpeza do fabricante) Polmero biodegradvel Noryl AS (liberta composto contendo silcio) AAS OS PE Acrlicos Poliuretano

Plsticos que requerem manuteno


Fenol (pode-se usar com sopro de ar invertido) PVC (de tipo duro como, por exemplo, o usado nos tubos de escoamento) PC (como o usado em geral para as peas transparentes) Borracha natural (sopro de ar invertido) Silcio lquido (sopro de ar invertido) Talco (usado em geral como material de reforo. Pode-se usar algum, dependendo do fabricante) Uretano de espuma (como usado em geral com compostos de libertao do molde contendo silcio) Os elastomricos que tenham uma leitura em durmetro de 70 ou inferior devem ser utilizados com precauo.

PORCERAX II O AO POROSO PARA MOLDES

Nota: A manuteno peridica requerida quando o molde for projetado para conceber peas em material que desprende partculas e gradualmente obstruem os poros do Porcerax II, como os acima relacionados.

9
REPRESENTANTE EXCLUSIVA KRTH DO BRASIL

Limpeza, manuteno e remoo do material plstico


Para garantir a durabilidade e produtividade do molde, deve-se iniciar um programa de manuteno regular para o Porcerax II e para as peas ou moldes trabalhados com Porcerax II. Com o passar do tempo, o Porcerax II pode contaminar-se com as emisses do molde, os agentes antioxidantes ou os subprodutos residuais do plstico. muito comum produzir dois jogos de postios; um para a produo e um segundo jogo para trocar de molde enquanto o primeiro jogo est sendo limpo. Existem vrios mtodos para limpar o Porcerax II durante estes procedimentos de manuteno de rotina. Se o postio de Porcerax II ficar obstrudo com resina plstica durante o processo de moldagem, dever ser efetuado um dos seguintes procedimentos: 1) Enquanto no molde, o postios de Porcerax II deve ser pulverizado com um agente de limpeza de moldes, acetona ou um solvente apropriado para a resina. Depois de ter mergulhado o molde durante o tempo necessrio (de forma que o solvente possa penetrar), o postio deve ser limpo com ar presso de sopro invertido atravs do canal de escape no molde. 2) Retire do molde o postio e mergulhe num banho vibratrio de acetona ou um solvente apropriado para a resina durante aproximadamente 30-60 minutos. Aps o banho, aplique ar presso para limpar e remover toda a resina e o solvente preso. O mtodo ideal de limpeza consiste em colocar os postios numa unidade de limpeza ultrasnica, usando acetona como uma soluo de limpeza. Coloque o Porcerax II num tanque secundrio com a acetona. Coloque o tanque secundrio na unidade de limpeza e coloque a gua no limpador ultrasnico. Isto ajudar a manter a acetona fria e reduzir ao mnimo o risco de formao de chispas. Retire a pea da acetona e seque-a com ar comprimido sem leo. Repita estes passos, mudando a acetona at que no haja vestgios de agentes contaminantes na soluo de limpeza

PORCERAX II O AO POROSO PARA MOLDES

10
REPRESENTANTE EXCLUSIVA KRTH DO BRASIL

Consideraes de desenho
Tamanho da rea para aplicao do Porcerax II
Em qualquer aplicao do Porcerax II deve-se ter e conta que, quanto maior for o tamanho do postio de Porcerax II, melhor ser a sada dos gases. A regra elementar para o tamanho a ser usado de l0% da rea total da superfcie; garantindo-se um potencial timo de sada. Isto nem sempre possvel ou mesmo prtico, contudo, o objetivo dever ser o de inserir a pea tanto maior quanto possvel.

Requerimentos de acabamento de superfcie


As necessidades do acabamento de superfcie devero ser consideradas tomando em conta a obteno da melhor sada possvel de gs. Se o Porcerax II for instalado numa superfcie invisvel, por exemplo, no lado do macho de um molde, poder ser mais desejvel, considerar a mxima capacidade de sada de gases em detrimento do aspecto da superfcie. Se uma superfcie trabalhada em mquinas de eletroeroso inaceitvel ou pouco prtica do ponto de vista da facilidade de molde, ento, essencial que a superfcie de moldagem do Porcerax II receba o maior grau de acabamento que seja necessrio para se conseguir o potencial desejado de sada de gases.

PORCERAX II O AO POROSO PARA MOLDES

Processo de moldagem
Apesar do Porcerax II ser muito apropriado para a maioria dos procedimentos de moldagem, proporciona pouco ar nos processos de fundio a troquel. A velocidade do ciclo de fundio a troquel impede a capacidade do Porcerax II para evacuar o ar do troquel.

Aplicaes de deslisamento e elevao


O Porcerax II pode ser usado em aplicaes de deslisamento ou elevao: importante considerar os requisitos de lubrificao em tais desenhos. Se for preciso usar ao poroso nesta configurao, tenha em conta que os lubrificantes reduziro, com toda a probabilidade, ou eliminaro a permeabilidade nas reas que entrem em contato com o Porcerax II.

14
REPRESENTANTE EXCLUSIVA KRTH DO BRASIL PORCERAX II O AO POROSO PARA MOLDES

Tempera Porcerax II
POST MACHINIG TREATMENTS Heat treatment of PORCERAX II should be done under vacuum. The material should be dry and free of oil to avoid possibility of cracking. In quenching, higher N2 pressure is better. The operation from quenching to tempering should be continuous. The furnace temperature should be allowed to cool below 50 before withdrawing the material from the furnace. The following diagram illustrates the heat treatment procedure for PORCERAX II.
980 ~1020 C X 2 Hr / inch N2:3000 torr Room temp. 50 C
Temperature ( C )

850 C

550 C X 1 Hr / inch N2: 500 torr

650 C

Heating and Vacuum Quenching

Heating and Vacuum Tempering

Dimensional variation of different types of PROCERAX II after heat treatment is shown in the following table

11
REPRESENTANTE EXCLUSIVA KRTH DO BRASIL PORCERAX II O AO POROSO PARA MOLDES

Concluso

A Krth do Brasil, atravs de uma parceria tecnolgica indita coloca sua disposio este material totalmente novo, oferecendo uma soluo para os problemas que tm atormentado a indstria de moldagem de plsticos por injeo durante muitos anos. As propriedades fsicas requeridas pelo processo de moldagem de plsticos por injeo tornam o Porcerax II um material atrativo. Os aperfeioamentos resultantes na produtividade, a qualidade do produto e a reduo de custos so benefcios que a sua empresa pode obter atravs do uso de Porcerax II.

12

Krth do Brasil

A Krth do Brasil presta servios de texturizao, gravao e polimento de moldes. Com parcerias tecnolgicas em vrios pases do mundo, oferece sua empresa o acabamento de melhor qualidade para seu produto.
Conhea o grande diferencial em acabamento de superfcies no mercado brasileiro!

Krth do Brasil
Rua Eugenia S Vitale, 1129 Taboo - So Bernardo do Campo - SP CEP 09665-000 Telefax: (11) 4361-2000 e-mail: kruth@kruth.com.br Home page: www.kruth.com.br

Vous aimerez peut-être aussi