Vous êtes sur la page 1sur 2

REA DE ESTUDO DA COMUNIDADE Teste de Avaliao

Ano Lectivo: 2007/2008 Mdulo 2 A Famlia como Realidade Cultural

1. D uma definio de Famlia.

2. Nos ltimos vinte anos a evoluo demogrfica na Unio Europeia caracterizou-se,


sobretudo, por uma quebra, em cerca de um tero, da taxa de natalidade, e uma certa estabilizao da taxa de mortalidade. Consequentemente o crescimento demogrfico (da populao) passou, progressivamente, de um aumento anual superior a 2 milhes de pessoas, durante a primeira metade da dcada de 60, para um aumento anual de 500 a 600 mil pessoas, durante a segunda metade da dcada de 80. As projeces da Comisso previram para a dcada de 90 um crescimento natural prximo do nvel zero e que, a partir do ano 2000, a populao comece mesmo a diminuir.

2.1. Refira trs das causas possveis para explicar a quebra da natalidade. 2.2. Em termos da dimenso da famlia, que consequncias ter a situao descrita no texto? 2.3. Refira trs outros factores que ajudem a explicar as alteraes relativamente dimenso da famlia na Unio Europeia.

3. Observe os dados da tabela seguinte:

ano
Famlias clssicas Unipessoais

2005
629156

2004
628955

2003
594659

2002
549108

2001
545605

3.1. Construa o grfico relativo evoluo da quantidade de famlias unipessoais em Portugal. 3.2. Explique a evoluo verificada no perodo considerado.

4. A entrada, em larga escala, da mulher no mercado de trabalho contribuiu para a


alterao dos papis familiares e para a emergncia de um novo modelo de famlia

4.1. Para alm do factor referido na frase introdutria, refira dois outros factores que sejam responsveis pela alterao dos papis familiares. 4.2. Descreva as diferenas nos papis masculino e feminino antes e aps estas alteraes.

5. A Famlia um sistema dinmico, que evolui ao longo do tempo. 5.1. Transcreva para a folha de respostas as etapas do Ciclo de Vida Familiar devidamente ordenadas: - lanando os filhos e seguindo em frente; - famlias com filhos pequenos; - saindo de casa: jovens solteiros; - famlias no estgio tardio da vida; - a unio no casamento: o novo casal; - famlias com adolescentes. 5.2. Refira os aspectos mais importantes da primeira e da ltima fase do Ciclo de Vida Familiar.

6. Na sociedade contempornea, a par das mltiplas mudanas que ocorreram na famlia, tambm os
processos de entrada dos jovens na vida adulta se transformaram. Com efeito, cada vez mais dficil para os jovens conquistarem a sua autonomia.

6.1. Indique duas causas que contribuem para o retardar da entrada na vida adulta. 6.2. Sendo o fenmeno descrito no texto comum a muitas sociedades, a transio para a vida adulta
pode, contudo, fazer-se de acordo com dois modelos distintos.

6.2.1. Transcreva para a folha de respostas aqueles que so os dois modelos de transio para a vida adulta que estudou, de entre as seguintes hipteses: - Transio Pacfica; - Transio Precria; - Transio Retardada; - Transio Agressiva; - Transio Progressiva. 6.2.2. Escolha um desses modelos e descreva as etapas que inclui.

7. Actualmente, um dos problemas sociais dos pases europeus (Portugal includo) o do envelhecimento da populao. 7.1. Refira uma consequncia, em termos sociais, do envelhecimento da populao. 7.2. Indique uma consequncia, em termos da famlia, do envelhecimento da populao.
FIM O professor, Rui Marques

Vous aimerez peut-être aussi