Vous êtes sur la page 1sur 3

Introduo:

considerada reao qumica, quando duas ou mais substncias reagem para formar uma nica substncia. De forma que: A + B ---------> AB Pode-se observar a formao de um xido cido e um xido bsico. Podem ser exemplo: enxofre que queima em presena de oxignio do ar, formando dixido de enxofre (xido cido), e o xido de magnsio que reage com a gua formando uma base hidrxido de magnsio (xido basico). O experimento tem como objetivo sintetizar...

Discusso e Resultados: Experimento 1: O enxofre se fundiu com a presena de calor e liberou SO2 e o mesmo foi isolado dentro de um erlenmeyer com gua destilada e uma rolha. Enxofre reagiu com gs oxigenio e formou dixido de enxofre S+O2 => SO2 Dixido de enxofre reagiu com a gua destilada : SO2 + H2O => H2S03

Experimento 2

Atravs da queima do metal magnsio, foi obteve-se o xido bsico, xido de magnsio. 2 Mg(s) + O2(g) ---------> 2 MgO(s)

O produto obtido possuia um aspecto branco ficando depositado na ponta do alicate o xido de magnsio. O resduo foi misturado com gua, obtendo-se assim uma soluo aquosa de hidrxido de magnsio MgO(g) + H2O(l) -------> Mg(OH)2(aq)

Experimento 3: No tubo 1A que possuia gua destilada e onde foi adicionada a fenolftalena obteve-se uma soluo incolor, portanto, no houve reao e a gua destilada no pde considerada bsica. No tubo 1B que tambm possua gua destilada e onde foi adicionado o vermelho congo obteve-se uma soluo vermelha, portanto, no houve reao, o que indica que a gua no cida. No tubo 2A que possua cido clordrico (HCl) e onde foi adicionada a fenolftalena obteve-se uma soluo incolor, portanto, no houve reao com o indicador, isso indica o carter no bsico da soluo. No tubo 2B que tambm possua cido clordrico (HCl) e onde foi adicionado o indicador vermelho congo obteve-se uma soluo azul marinho escuro, o que indica o carter cido da soluo. No tubo 3A que possua hidrxido de sdio (NaOH) e onde foi adicionada a fenolftalena obteve-se uma soluo pink, o que indica o carter bsico da soluo. No tubo 3B que possua tambm hidrxido de sdio (NaOH) e onde foi adicionado o vermelho congo, obteve-se uma soluo de colorao vermelha, o que indica que a mesma no cida. No tubo 4A que possua xido sulfuroso (H2S03) e onde foi adicionada a fenolftalena, obteve-se uma soluo incolor, o que mostra o carter no bsico da soluo. No tubo 4B que possua xido sulfuroso (H2S03) e onde foi adicionado o vermelho congo, obteve-se uma soluo de cor roxa, o que indica a acidez da soluo. No tubo 5A que possuia hidrxido de magnsio e onde foi adicionada a fenolftalena, obteve-se uma soluo de colorao rosa fosco, o que mostra que a soluo bsica. No tubo 5B que possua hidrxido de magnsio e onde foi adicionado o indicador vermelho congo, obteve-se uma soluo de cor vermelha, o que indica que a soluo no cida.

Concluso:

Nesta prtica o objetivo foi alcanado com grande xito, pois foi possvel determinar a acidez e a basicidade de solues atravs de indicadores cido base, como a fenolftalena, que indica o carter basico das substncias atravs da colorao rosa obtida (5A), e como o vermelho congo, que indica o carter cido atravs da colorao azulada obtida(2B). Conclumos que necessrio o cuidado com o manuseio de determinados equipamentos principalmente quando est sendo feita determinada reao, e a identificao prvia terica dos produtos originados para se precaver de determinadas situaes como no caso do gs txico de dixido de enxofre.

Bibliogrfia: http://www.alunosonline.com.br/quimica/indicadores-acidobase.html Qumica - A cincia central - 9 edio - Brown, Lemay Bursten.

Vous aimerez peut-être aussi