Vous êtes sur la page 1sur 5

1 Co 1:4-9.

Esta carta foi escrita para uma igreja aparentemente nova, que tinha uma srie de dvidas da vida espiritual e da vida do cotidiano. Paulo recebeu uma srie de perguntas sobre casamento e celibato, sobre alimentos oferecidos a dolos, e sobre o culto pblico e a respeito dos dons. Mas o que mais incomodava Paulo era a irregularidade na conduta de alguns crentes de Corintos. A igreja estava no mundo como deveria estar, mas o mundo estava na igreja como no deveria estar. Tanto que Paulo gasta os seis primeiros captulos tratando destes assuntos. A primeira carta de Paulo aos corntios apresenta uma srie de situaes com as quais ns temos muito em comum hoje em dia. H 20 anos, eu e a Janine nos casamos. Ns podemos dizer que somos casados. O fato de estarmos casados implica em responsabilidades, deveres e privilgios que devem ser cultivados e vividos no casamento. No adianta dizer que sou casado e ignorar minhas responsabilidades. Assim na vida crist, a verdadeira santidade, no meramente feita de sensaes, envolve muito mais do que lgrimas. A verdadeira santidade algo da imagem de Cristo que pode ser visto e observado por outras pessoas em nossa vida particular, em nossos hbitos, em nosso carter e em nossas aes.

Temos diversas oportunidades de olhar para o que acontece no mundo e perceber uma srie de situaes que, no mnimo, nos levam a questionar qual o conceito que se tem de cristos hoje em dia. Ser cristo no simplesmente adotar um nome ou uma bandeira. Se fosse possvel, poderamos imaginar o que Deus nos perguntaria no acesso ao cu. Voc acha que ele perguntaria: voc cristo? Voc vai igreja evanglica? Se h uma pergunta a ser feita, com certeza no esta. No esse tipo de pergunta que ser feita para identificar algum como um cristo autntico. Foi o Senhor Jesus quem disse, em Mateus 7.21-23: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrar no reino dos cus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que est nos cus. Muitos, naquele dia, ho de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, no temos ns profetizado em teu nome, e em teu nome no expelimos demnios, e em teu nome no fizemos muitos milagres? Ento, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqidade. Muitos o chamavam de Senhor e muitos clamavam a este Senhor, mas Ele mesmo diz que nem todos esses entraro no Reino dos cus. Havia ainda aqueles que faziam uso de uma srie de manifestaes gloriosas, tais como as profecias e realizao de milagres descritos na seqncia deste versculo. No entanto, mesmo sendo indiscutivelmente manifestaes de poder, Jesus diz que no os reconhecer.

Apesar de terem feito coisas espetaculares, e sempre em nome do Senhor, Ele no os reconhece como cristos e nunca os conheceu. A linguagem de Jesus nesses versculos, por menos agradvel que seja, clara, radical e excludente. Ainda que nosso Deus no seja incompreensvel, eu creio que muitas pessoas se surpreendero quando encontrarem o Senhor e ouvirem o seu destino. Portanto o que ser cristo? Minha proposta mostrar a vocs algumas das manifestaes divinas que esto presentes na vida de um cristo autntico, para que voc avalie e perceba se sua vida contm estas marcas. EM PRIMEIRO LUGAR, Paulo agradece a Deus pela a ao na vida daqueles irmos. Mas algo me chama a ateno que Paulo diz sempre do graas. Paulo pode dar graas porque Deus chamou este povo no meio de uma sociedade pervertida e corrupta para uma sociedade de santos e isso foi por meio da ao graciosa de Jesus Cristo. Paulo percebe que mesmo em um processo de amadurecimento, quando muitas vezes erramos temos que ser gratos a Deus pelo o que ele fez na nossa vida e na vida dos meus irmos. Portanto a ao de Deus na vida de um filho de Deus a gratido.

Voc grato pelo que? Ou voc se entristece de mais pelo que? Sabe qual o segredo da felicidade e da gratido? Fp 4:11; Fp 3:7-8. O SEGUNDO LUGAR. O prprio apstolo Paulo refere-se graa como o favor imerecido de Deus derramado por ns. 1Co 15:10. Quando olhamos para as Escrituras, percebemos que Deus amou um povo marcado pela rebeldia e pelo pecado, com todo o direito de ser condenado com justia, sem qualquer exceo. No entanto, Deus envia Seu filho, Jesus, para morrer na cruz e pagar, por completo, nossos pecados. Isso sim graa. Um verdadeiro cristo ver os outros com os olhos de Cristo, no com os olhos do rancor, do dio, da raiva, da amargura. Um verdadeiro filho de Deus tem paz de verdade e exerce o perdo como foi perdoado. Romanos 12:18-21 . Primeiro a ao de Deus na vida de um filho de Deus a gratido. Segundo lugar a ao de Deus na vida de um filho de Deus o perdo. TERCEIRO LUGAR. A prxima manifestao divina na vida de um cristo que encontramos nesta passagem de I Corntios que este crente rico no Senhor. Observe o versculo 5. Quando Paulo diz que eles foram enriquecidos em tudo, no est se referindo a dinheiro, propriedades ou indstrias, como algumas pessoas enfatizam em programas de televiso.

A proposta aqui de sermos enriquecidos em Deus. Pedro tambm deixou isso muito claro ao escrever sua carta. Ele diz: 2 Pedro 1:3 . Deus tem incontveis riquezas espirituais que deseja dar aos seus filhos por intermdio de Cristo. Mais para isto precisamos agradecer,

reconhecer e viver este amor que nos alcanou. Primeiro a ao de Deus na vida de um filho de Deus a gratido. Segundo lugar a ao de Deus na vida de um filho de Deus o perdo. Terceiro a ao de Deus na vida de um filho de Deus o enriquecimento ou est ricamente suprido, no de bens matrias, mas de bnos espirituais. Paz, longanimidade, bondade, amor, domnio prprio. claro que estas no so as nicas evidencias de um filho de Deus, mas Paulo est dizendo que reconhece isto na vida deles e que louva a Deus que eles tem se esforado para crescerem na verdade.

Vous aimerez peut-être aussi