Vous êtes sur la page 1sur 4

A Rcula

Posted on Agosto 13, 2012por lubaia

A rcula cada vez mais utilizada nas saladas portuguesas, ora simples, ora combinada com a alface. simples cultivar a rcula. Semear, esperar e colher!

As variedades mais conhecidas so a cultivata e a selvtica. A cultivata tem folhas maiores. A selvtica tem um sabor mais forte. Por isso, s escolher, conforme o gosto. Na varanda prepare um vaso grande, de preferncia retangular. Semeie a rcula por meados de maio e aguarde. Mantenha a terra sempre hmida, mas sem encharcar. Assim que comearem a crescer verifique se esto bem distribudas no vaso. Se tiver algumas plantas a crescer encavalitadas, o melhor tirar algumas, para que, as que ficam, possam crescer sem grande concorrncia.

Repare que as primeiras folhas da rcula no se parecem nada com ela. Nesta fase chamamos plntulas em vez de plantas. S quando nascem as folhas verdadeiras que reconhecemos a nossa rcula.

No requer grandes cuidados e aguenta bem se nos esquecemos de regar. Penso at que se d melhor com pouca gua. Nunca regue demais, deixe a terra secar antes de regar de novo. Isto aplica-se a plantas adultas. Quando est em crescimento deve ter mais cuidados e no deixar secar em demasia. Quando comearem a ganhar folhas suficientemente grandes para comer, comece a cortar algumas para consumo. Nunca arranque a planta, em vez disso, v cortando folhas. Desta forma, a planta continua a dar novas folhas e ter rcula para todo o vero. Porque uma salada exige alguma quantidade de folhas, importante que o vaso seja grande, mais em rea que em profundidade. A rcula pode crescer bastante, cerca de 50cm ou mais, mas com essa altura tem tendncia a ficar tombada. Quando comea a atingir alguma altura, podem comear a aparecer as flores. Se ainda est no inicio do vero e pretende

prolongar o consumo da sua rcula, corte as hastes que esto a dar flor e a planta continuar a dar folhas. Ao contrrio do que a maioria das pessoas pensa, a rcula no acaba com o fim do vero. Na Horta do Sol deixamos a rcula do ano passado no terreno. Apenas aparamos para o inverno. Na primavera, para surpresa nossa, as mesmas plantas comearam a dar novas folhas. Para alm disso, as flores do ano anterior, deixaram cair as suas sementes na terra, que agora germinaram e esto a crescer. Assim, voltamos a ter um canteiro farto em rcula, sem ter que semear de novo.

A flor da rcula selvtica amarela. Da flor nasce uma vagem muito pequena e, dentro dela, cerca de 20 pequenas sementes. Se pretende guardar semente para o ano seguinte, arranque a vagem quando ela j est seca, mas antes de abrir. Se deixar secar demais, a vagem abre, e as sementes caem na terra. Se a vagem estiver ainda verde, as sementes ainda no tm maturidade para serem guardadas.

Aps colher as vagens, abra-as cuidadosamente e retire as sementes, que so escuras e muito pequenas, do tamanho de gros de areia. Guarde-as num saco plstico ou papel de alumnio, para proteger da humidade e conserve-as em local escuro.

No prximo ano, por meados de maio, repita o processo. Boas saladas!

Vous aimerez peut-être aussi