Vous êtes sur la page 1sur 16

Eng Topogrfica 3 ano Geomorfologia SISTEMAS DE EROSO BIOCLIMTICOS

Introduo. Os paleoclimas.

Os sistemas de eroso bioclimticos interessam-nos duplamente pois no s nos permitem conhecer a origem das formas de relevo de cada zona como tambm identificar, em cada uma, a sucesso dos diversos climas no passado. Os sistemas climticos do passado deixaram as suas marcas nos relevos de cada zona, fornecendo assim pistas para o seu conhecimento actual. Muitas das formas de relevo actuais tm indubitavelmente a influncia humana. A implantao da agricultura e o uso das florestas provocaram grandes mudanas, em especial ao nvel da eroso dos solos. No entanto, este curto mas significativo espao de tempo de eroso antrpica, no apagou a interferncia dos climas do passado na morfologia actual. Esses climas diversos a que cada regio esteve submetida ao longo dos tempos geolgicos, e dos quais muitas vezes no temos hoje percepo, tm uma importncia predominante na cobertura vegetal de cada zona. A cada clima corresponde um tipo de cobertura vegetal que est directamente relacionado com o tipo de modelado. Uma cobertura vegetal intensa trava consideravelmente a eroso: a folhagem amortece e impede muitas gotas de chuva de atingirem o solo e a manta morta protege o solo da remoo dos seus componentes. Nas zonas de estepe, deserto e zonas geladas o solo encontra-se mais desprotegido e vulnervel. , no entanto, sem dvida interessante que a combinao de factores semelhantes como o vento e a meteorizao trmica, em regies como o deserto e as zonas glaciares, provoquem morfologias distintas. Os climas tm sofrido variaes ao longo da histria da Terra. Reconhecem-se hoje grandes glaciaes antigas como por exemplo: a glaciao eocmbrica, que afectou todo o globo, e que data dos 640 M.A., a glaciao africana no final do Ordovcico, cujas moreias serviram de rocha reservatrio ao petrleo e a glaciao permocarbonfera (dita tambm glaciao de Dwyka) que afectou o Gonduana e da qual existem vestgios na Sibria. Sem dvida que as glaciaes que mais marcadamente afectaram as formas de relevo actuais foram as ocorridas durante o Quaternrio.

Eng Topogrfica 3 ano

Geomorfologia SISTEMAS DE EROSO BIOCLIMTICOS

Introduo. Os paleoclimas.

As glaciaes do quaternrio afectam o clima actual da Europa ocidental e da Amrica do norte, nos ltimos cerca de 2 M.A.. a cada perodo de glaciao corresponde tambm um perodo de interglaciao, correspondentes a pocas de clima temperado durante as quais os lenis de gelo desapareciam. O quadro seguinte ilustra a correspondncia entre esses perodos de glaciao interglaciao na Amrica do norte e na Europa ocidental.

Amrica do norte

Europa ocidental (Alpes) Glaciao Wurm Interglaciao Riss - Wurm Glaciao Riss Interglaciao Mindel Riss Glaciao Mindel Interglaciao Gunz Mindel Glaciao Gunz

Glaciao Wisconsin Interglaciao Sangamon Glaciao Illinoian Interglaciao Yarmouth Glaciao Kansan Interglaciao Aftonian Glaciao Nebraskan

Embora a idade do gelo tenha sido o ltimo acontecimento na histria da Terra no quer isto dizer que o clima do planeta est a arrefecer. As glaciaes so acontecimentos ocasionais na vida da Terra e que como se referiu j aconteceram em outros perodos geolgicos. A causa das glaciaes no entanto uma questo mais controversa, com vrias teorias de explicao.

Eng Topogrfica 3 ano

Geomorfologia SISTEMAS DE EROSO BIOCLIMTICOS

Introduo. Os paleoclimas.

Uma causa provvel a diminuio da quantidade de radiao solar a chegar Terra. Em conjunto com este facto ocorre tambm a subida de grandes massas dos continentes, durante o Pliocnico, como resultado de fenmenos epirognicos e de orogenia. Estas montanhas interceptariam grandes quantidades de precipitao. Esta teoria designada por teoria topogrfica solar. Outras teorias invocam a diminuio da quantidade de dixido de carbono na atmosfera (que contribui para absorver as radiaes de grande comprimento de onda e por isso aquece a atmosfera), uma presena anormal de poeiras vulcnicas na atmosfera, a variao da posio dos continentes devido a mudanas na posio dos plos ou alteraes nas correntes ocenicas que transportam correntes quentes como a corrente do Golfo. A figura seguinte ilustra a mxima posio de cada lenol de gelo, durante os perodos glaciares da Amrica do norte.

Eng Topogrfica 3 ano Geomorfologia O Sistema de Eroso Glaciar

Os Glaciares Actualmente os glaciares ocupam cerca de 15 milhes de Km 2 (uma extenso uma vez e meia a rea da Europa). A maior parte desta superfcie ocupada por dois inlandsis sobreviventes: o da Antrctica e o da Gronelndia. As caractersticas que conhecemos ao gelo (slido, cristalino e quebradio) em nada se assemelham s dos glaciares. A as enormes espessuras de gelo existentes criam uma tenso tal que obrigam a que na superfcie inferior o glaciar perca rigidez, torna-se assim plstico e pode ento fluir. Um glaciar definido como uma grande acumulao natural de gelo, em zonas continentais, dotado de movimento durante o presente ou no passado. As nvs so zonas do continente cobertas por neve, que se acumula de um ano para o outro, ainda em consolidao e portanto numa fase de transio para um glaciar. A estratificao tambm uma caracterstica deste processo. O gelo dos glaciares forma-se quando a queda de neve durante o inverno excede a quantidade perdida no vero devido ablao. A ablao corresponde ao desgaste do glaciar (em oposio sua alimentao e crescimento). A ablao resulta de factores como a fuso, evaporao e sublimao (passagem directa do estado slido a gasoso). As condies ideais para a formao de glaciares tanto podem ocorrer nas latitudes mais elevadas como nas regies mais altas. Nas montanhas o glaciar pode at estar numa zona equatorial ou mesmo tropical, desde que a altitude seja suficiente para manter as temperaturas abaixo do limite de congelao. Os glaciares de montanha so tipicamente compridos e estreitos, pois ocupam anteriores vales de rios. Os glaciares alpinos so um tipo particular de glaciar de montanha. (ver classificao dos tipos de glaciares por Ahlmann, 1948) Nas regies rcticas e polares prevalecem os glaciares extensos e largos, designados como mantos de gelo (ice sheets), com espessuras que podem atingir os milhares de metros.

Eng Topogrfica 3 ano Os glaciares no so apenas massas de gelo, contm no seu interior desde poeiras a blocos angulosos de rocha. Os glaciares tm capacidade para desgastar e depositar enormes quantidades de material. A abraso glaciar a eroso causada pelo glaciar, ao longo do seu movimento os fragmentos de rocha vo erodindo o substrato rochoso e vo arrancando novos blocos, quer do leito quer das margens. Estes fragmentos rochosos transportados pelo glaciar sero eventualmente depositados na regio terminal do glaciar, onde o gelo derrete. Tanto a eroso como a deposio proporcionam formas glaciares tpicas.

Figura 2 Os processos de deposio e ablao.

Eng Topogrfica 3 ano A figura 3 representa algumas das caractersticas tpicas dos glaciares alpinos. Este glaciar ocupa a vertente de um vale de paredes abruptas. As neves acumulam-se numa zona ampla e circular (cirque) onde iniciam o processo de formao do glaciar. As camadas de neve em processo de compactao e recristalizao so denominadas de firn (fase seguinte nv).

Figura 3 Seco de um glaciar alpino. Formas caractersticas dos glaciares: Moreia uma acumulao, nos limites do glaciar, de detritos de rocha transportados pelo mesmo. As moreias podem ser medianas, laterais, de fundo e terminais ou frontais. Arrte local onde duas paredes opostas de circos glaciares se intersectam. Horn no local onde 3 ou mais circos glaciares se desenvolvem cresce uma zona de cume pontiagudo designado por horn

Eng Topogrfica 3 ano

Nunatak termo esquim que designa os picos escarpados sem neve das regies das neves eternas. Vale suspenso vale de um glaciar cujo leito se desenvolve acima do nvel do glaciar principal (como se fosse um tributrio). Este tipo de vales pode estar relacionado com zonas de falha. Vale glaciar pode ou no ter a forma em U. So caracterizados pela ocorrncia de moreias, estrias e outras marcas tpicas. Drumlin colinas em forma de dorso de baleia. Podem ou no ter ncleos rochosos, so compostos por materiais transportados pelo glaciar (mal rolados e mal estratificados). Crevasses zonas de fracturas. Esker depsitos alinhados de areia e cascalho que se formam, paralelamente direco de movimento de correntes, no interior de canais anteriormente ocupados por gelo que se desenvolveram dentro do glaciar. Fiorde quando uma lngua glaciar atinge o mar a uma cota abaixo do nvel deste, a gua do mar entra e o glaciar recua. O resultado uma zona profunda e estreita de esturio que se designa por fiorde. Para alm da Noruega, o pas dos fiordes, tambm na costa do Alasca estes ocorrem. Fiarde do mesmo tipo mas mais pequenos e menos profundos que os fiordes. A Sucia a terra dos fiards. Icebergs e sea ice A principal diferena que os primeiros tm origem continental enquanto que os segundos se formam directamente a partir da congelao da gua do mar. A forma de os distinguir pela sua espessura. Os sea ice no excedem os 5 metros de espessura enquanto os icebergs podem ter centenas de metros de espessura. Till depsitos tpicos dos glaciares. uma mistura no estratificada de vrios fragmentos rochosos, cujas dimenses vo desde argila a blocos, e que se depositam directamente do gelo, sem qualquer transporte pela gua.

Eng Topogrfica 3 ano

Eng Topogrfica 3 ano

Eng Topogrfica 3 ano

Geomorfologia O Sistema de Eroso Periglaciar

Embora periglaciar implique a noo de que se encontra na periferia do glaciar, nem sempre assim acontece. Como exemplo pode citar-se o Alasca que termina directamente em clima temperado, no havendo passagem pelo clima periglaciar. Por outro lado os nunatak podem ser considerados como regies periglaciares. Os sistemas de eroso periglaciar representam aproximadamente 1/6 das terras emersas, com os seus domnios nas altas latitudes e altas altitudes. Tal como no clima glaciar, no sistema de eroso periglaciar ainda o gelo que desempenha um papel predominante, mesmo que no exista uma cobertura contnua de gelo durante todo o ano. Os principais mecanismos erosivos vo ser provocados pela aco do gelo degelo nos solos e nas rochas (aumento de volume com consequente aumento das presses exercidas, segregao de gelo, retraco devido ao frio). O papel secundrio ser desempenhado pela gua e pela eroso elica, contribuindo para a criao de relevos especficos. O domnio periglaciar caracterizado por regies onde o subsolo se encontra permanentemente gelado. Existe uma camada superficial que gela durante o inverno mas que sofre degelo nas estao quente mollisol. Abaixo desta camada existe uma zona que se encontra sempre gelada e que se denomina de permafrost (ou perglisol). O permafrost pode atingir 30 a 40 metros de espessura dependendo da temperatura mdia superfcie (que deve sempre rondar os 0 a 10C). Esta camada pode no entanto no ser contnua, como acontece nas regies de altas altitudes. Outros fenmenos caractersticos destas regies so os loess, os solos poligonais, campos de argila, campos de pedras e alguns modelados de vertentes. Ilustram-se a seguir algumas destas caractersticas.

10

Eng Topogrfica 3 ano

11

Eng Topogrfica 3 ano

12

Eng Topogrfica 3 ano Geomorfologia O Sistema de Eroso das Regies Temperadas Este sistema pode ser dividido em dois outros particulares. So eles os sistemas influenciados por climas temperados ocenicos e os climas mediterrneos. O meio ocenico caracterizado por uma cobertura florestal, com rvores de folha caduca na sua maior parte e pela existncia de chuva praticamente durante todas as estaes acompanhadas de temperaturas moderadas. A densa cobertura vegetal protege os solos minimizando o poder erosivo das chuvas. Dentro do clima temperado ocenico h ainda a distinguir as regies onde o total da precipitao baixo daquelas onde a precipitao total bastante elevada. No primeiro caso as formas estruturais so atenuadas pelo manto de reglito, o creeping frequente e a alterao qumica lenta. As principais formas de relevo visveis correspondem a perodos periglaciares antigos. No segundo caso podemos dizer que so as guas correntes o principal agente formador de relevos. O solo encontra-se quase sempre saturado provocando vrios movimentos de terreno (nomeadamente deslizamentos) que tambm so favorecidos pela meteorizao qumica, bastante facilitada pela humidade e pelas temperaturas do vero. Os vales so encaixados e de flancos abruptos. Devido elevada precipitao tambm frequente a ocorrncia de cheias, formando vrias plancies de aluvio. Os climas mediterrneos caracterizam-se tambm por temperaturas moderadas (10 a 20C) e precipitaes durante os meses de inverno. A cobertura vegetal menos densa (caracterizada por oliveiras, carvalhos e sobreiros). Os ravinamentos so mais frequentes e os solos mais desprotegidos, so arrastados deixando a rocha a descoberto. As montanhas mediterrneas so predominantemente calcrias, rocha que resiste bem neste tipo de clima (devido sua permeabilidade). Os granitos pouco porosos (gro fino) ou ricos em quartzo formam igualmente algumas das cristas rochosas destas regies. Os granitos de gro grosseiro so fortemente atacados por hidrlise. Os relevos de bad land (ravinas ramificadas estreitas e profundas) so caractersticas das regies mediterrneas com pouca vegetao, e zona de evoluo das rochas argilosas. Duas formas frequentes na paisagem actual mediterrnea so as raa e os inselbergs, que so no entanto o resultado de paleoclimas do Miocnico.

13

Eng Topogrfica 3 ano Geomorfologia O Sistema de Eroso das Regies Temperadas (continuao) Raa acumulaes aluviais de blocos de grandes dimenses, num cimo (topo) plano, capazes de fossilizar formas estruturais antigas, caractersticas em Portugal e Espanha. Os climas tpicos que lhes deram origem so ainda alvo de debate com relaes com o clima rido, priglaciar ou mesmo uma crise climtica. Inselberg elevao de flancos ngremes, arredondada no topo, normalmente de granito ou gnaisse, que ocorre isolada ou sobressai numa rea plana. Os inselbergs formam-se devido aco das altas temperaturas. Neste caso so vestgios de um clima tropical Pliocnico que afectou toda a regio e do qual se encontram registos tambm na Grcia.

O Sistema de Eroso das Regies ridas Embora se associe as regies ridas ao termo deserto convm relembrar que na sua origem a palavra deserto significa sem habitantes humanos. Pode assim o termo deserto ser aplicada s regies frias do rctico (desertos gelados) desprovidos de habitantes. As regies ridas caracterizam-se por precipitaes raras (em total anual) e onde existem fortes amplitudes trmicas (embora estas sejam mais baixas nos desertos martimos como o peruano ou o chileno). As temperaturas altas secam o solo desprotegido, praticamente sem qualquer vegetao. As amplitudes trmicas so responsveis pela aco da eroso mecnica. Os solos so, nestas regies, muito pobres, raramente existindo solo vegetal ou biolgico. Nas regies semi-ridas e ridas por vezes podem encontrar-se couraas de minerais (slica, ferro, alumnio,...), tambm designadas por verniz do deserto. A formao destas couraas necessita da presena de alguma gua, uma vez que esta ao ascender devido evaporao, que arrasta os minerais presentes no solo. Nas zonas ridas este verniz representa um paleoclima onde a presena da gua era mais comum do que actualmente. Os principais agentes modeladores dos relevos das zonas ridas e semi-ridas so o vento, a desagregao mecnica e as raras mas violentas chuvas do deserto.

14

Eng Topogrfica 3 ano Geomorfologia O Sistema de Eroso das Regies Tropicais

O clima tropical marcado por uma alternncia de estao seca e estao chuvosa. As paisagens caractersticas das regies tropicais encontram-se associadas s savanas e s florestas tropicais. Diferentes no tipo de vegetao so tambm distintos os tipos de solos que as caracterizam: na savana abundam as couraas rijas enquanto que nas florestas tropicais predominam os solos argilosos espessos. A alterao qumica dominante nestas regies. Os inselbergs e os pediplanos (pediplains) so tambm tpicos destas regies, embora tambm sejam comuns a outras zonas como as ridas e as mediterrneas. (ver anexo)

A influncia dos climas sobre as condies de meteorizao e condies de transporte predominantes numa dada rea, bem ilustrada atravs dos conceitos de Biostasia (bios = vida + stasia= estabilidade)e Rexistasia (do Grego rhesis = fractura + stasia). As condies de biostasia ocorrem nas regies de clima hmido temperado ou quente zona temperada ocenica e zona intertropical hmida, onde existe uma cobertura contnua de reglito e vegetao densa. Estas condies favorecem, como j foi anteriormente referido, a aco da meteorizao qumica. Esta aco visvel pela espessa camada de siltes e argilas formada nestas regies e que, devido intensa cobertura vegetal, quase no sofre transporte. Por seu lado a rexistasia domina em regies secas com temperaturas elevadas ou baixas (regies semi-ridas, estepes,...). A pouca vegetao deixa o reglito exposto aos agentes erosivos e facilita o rpido transporte dos produtos de alterao. Ocorre o ravinamento das vertentes e o substracto rochoso fica exposto e desprotegido. Ao contrrio da biostasia que cria alteritos e origina a formao de solos (pedognese), a rexistasia promove o transporte e expe o substrato rochoso meterorizao (morfognese). A passagem de uma situao de biostasia para uma de rexistasia pode ser devido a trs causas principais: crise climtica, crise biolgica (eroso antrpica como a desflorestao) ou uma crise tectnica.

15

Eng Topogrfica 3 ano

Geomorfologia
As formas de relevo de Portugal (exemplos)

Minho: Relevos vigorosos separados por vales de rios jovens encaixados devido tectnica fracturante da regio Os blocos tectnicos (ciclo Alpino) criam degraus onde encaixam rias Serras granticas (Gers, Larouco) Nos cimos do Gers podem encontrar-se depsitos mornicos e algumas formas de vales, que indicam a presena da glaciao wurmiana Trs os montes: Regies planlticas separadas por vales e depresses (serra do Alvo e Padrela e a depresso Chaves Rgua) Cordilheira Central: A cordilheira central representa um horst composto por dois blocos (serras da Estrela, Aor e Lous a NW e Gardunha, Muradal e Alvelos, a SE) separados pelo graben do mdio Zezre. Os alinhamentos tectnicos so tambm bastante marcados e representam os ciclos Hercnico e Alpino. A glaciao quaternria do Wurm est marcada pela presena de lnguas glaciares (vales e depsitos mornicos do Zezre, Estrela, Alvoco, Loriga, Covo grande, Covo do Urso e Alforfa) e moreias laterais. Tambm neste domnio podem ser encontrados depsitos tipo raa (Saces, Carvalhal, Sarzedas e Santa Quitria). Serras de xisto como a da Lous ou do Aor ou granito como a Estrela. Alentejo: Relevos de dureza como os ncleos sinclinais da serra de S. Mamede e Estremoz, as cristas quartzticas do Marvo ou as corneanas de vora. Mais a sul os relevos litolgicos ficam a cargo dos quartzitos de Alcaria e dos mrmores de Ficalho. Relevos tectnicos so representados pelas serras de Grndola e do Caldeiro. Algarve: O interior (barrocal) apresenta relevo crsico e cornijas nos calcrios Jurassianos inclinados para sul. No litoral distingue-se uma costa catamrfica (erosiva) a oeste (Sagres, Lagos) de outra anamrfica (sedimentar) a este (Monte Gordo, Quarteira), compostas por rochas detrticas carbonatadas.

16

Vous aimerez peut-être aussi