Vous êtes sur la page 1sur 74

Injeo Eletrnica

Bosch Motronic 1.7.2

Funo
A injeo eletrnica foi inventada meramente com a funo de diminuir o consumo e a emisso de gases poluentes. Atravs de um gerenciamento eletrnico, a UCE (Unidade de Comando Eletrnico) comanda, atravs de sinais, a injeo de combustvel.

UCE
Para poder ter maior rendimento, a UCE identifica, por via de sensores, algumas variaes do motor ou meio ambiente, e estes sensores na Bosch Motronic 1.7.2 so: Sonda lmbda Sensor de fase Sensor de rotao Sensor de temperatura dgua Sensor de detonao Sensor de posio da borboleta Sensor integrado (temperatura do ar + volume de ar) Sensor de nvel

UCE
A UCE ento, capta os sinais destes sensores, e atravs de uma tabela comparativa dentro de sua memria ROM, calcula coisas como: Ponto de ignio Volume de injeo Volume de ar a ser passado Rotao de marcha lenta Momento de abertura da vlvula de evaporaes

E aps calcular...
Aps calcular isso, ela envia sinais para os atuadores, para que cada um execute a sua tarefa no momento em que o sinal enviado. Estes atuadores so: Bicos injetores Vlvula de evaporaes Vlvula de controle de ar Adicionadora de ar para acionamento do A/C Bobinas de ignio Bomba de combustvel

Sendo mais tcnico


Este sistema de injeo tem algumas caractersticas especficas, como: um sistema banco-a-banco Controla marcha lenta atravs de um solenide Tem o sistema de ignio mono-bobina Calcula a passagem de ar atravs de um sensor VAF Tem um solenide adicionador de ar para A/C Duplo sensor de detonao Controle do ar condicionado Tem comunicao com outros mdulos, como: Transmisso Painel de instrumentos

Sonda lmbda
A sonda lmbda um sensor que verifica a quantidade de oxignio nos gases de escape assim, identificando a estequiometria da mistura. Sua funo reduzir ou aumentar o tempo de injeo variando a mistura estequiomtrica.

A sonda lmbda s entra em funcionamento a partir de aproximadamente 300C, e para agilizar o incio de seu funcionamento, tem um aquecedor. A sonda lmbda fica entre o coletor de escape e o catalisador

Para testar
Aquecedor Com um voltmetro, no pino 4 da sonda e terra, ou pino 3 e positivo da bateria, com o motor em funcionamento, tem que ter a tenso da bateria (Se possvel, testar com o conector conectado) Caso no tenha encontrado a tenso da bateria, possivelmente, o fio est quebrado ou rels quebrados. Com um ohmmetro, com o conector desconectado, nos pinos 3 e 4 da prpria sonda, verificar a resistncia, que deve ser entre 1 e 15 . Caso este valor esteja fora do especificado, ou o circuito der aberto, o aquecedor est danificado. A caracterstica para saber se o problema est realmente no aquecedor, com o carro frio, a sonda demora mais de 2 minutos para entrar em funcionamento.

Para testar
O sensor Com um voltmetro entre os pinos 1 e 2 ou 2 e terra do veculo, e o motor em funcionamento, a tenso deve ficar variando, na mdia de 20 vezes por minuto, entre 0,1 e 0,9 V. Caso o valor no estiver entre o especificado ou no variar, a sonda lmbda est avariada ou o fio da mesma est quebrado. Uma caracterstica especfica de sonda lmbda com defeito, a marcha lenta oscilando.
Falha: 1221 e 1222

Funcionamento da Sonda

Sensor de fase
O sensor de fase tem como funo identificar e informar UCE que fase est cada cilindro. Ou seja, ele informa, por exemplo, se o 1 cilindro est em exploso. Com a informao do mesmo, a UCE calcula tempo de injeo e ponto de ignio. um sensor do tipo indutivo. Fica instalado na rvore intermediria ou no comando de vlvula. Identifica a posio do comando de vlvulas atravs de falhas pr-mensuradas.

Para testar
Com a ignio desligada, o conector do sensor ou da UCE desligado, e com um ohmmetro, deve-se verificar a resistncia entre os pinos 1 e 2, a resistncia deve ser entre 800 e 2000 . Com o motor funcionando, e o conector ligado, verificar com um voltmetro a tenso alternada entre os pinos 1 e 2, que deve variar de forma diretamente proporcional a rotao do motor. Caso os testes dem certo, as possveis causas so a fiao ou o sensor. Com o conector desligado, e com um voltmetro, verificar a tenso entre o pino 3 do conector e o positivo da bateria, que deve ser igual a tenso da bateria. Caso este teste no d certo, a possvel causa o fio quebrado. Uma caracterstica de falha do sensor de fase, o veculo demora para entrar em funcionamento, ou falha no ponto de ignio.

Sensor de Rotao
O sensor de rotao tem como funo verificar e informar UCE a posio e rotao do virabrequim. Com a informao do mesmo, a UCE calcula tempo de injeo e ponto de ignio. um sensor do tipo indutivo. Fica instalado na arvore de manivelas, em qualquer ponto, geralmente prximo a polia da correia de acessrios. Identifica a posio da rvore de manivelas atravs de uma roda fnica, geralmente com 62 2 dentes.

Para testar
Com a ignio desligada, o conector do sensor ou da UCE desligado, e com um ohmmetro, deve-se verificar a resistncia entre os pinos 1 e 2, a resistncia deve ser entre 400 e 800 . Com o motor funcionando, e o conector ligado, verificar com um voltmetro a tenso alternada entre os pinos 1 e 2, que deve variar de forma diretamente proporcional a rotao do motor. Caso os testes dem certo, as possveis causas so a fiao ou o sensor. Com o conector desligado, e com um voltmetro, verificar a tenso entre o pino 3 do conector e o positivo da bateria, que deve ser igual a tenso da bateria. Caso este teste no d certo, a possvel causa o fio quebrado. Uma caracterstica de falha do sensor de fase, o veculo demora para entrar em funcionamento, ou falha no ponto de ignio.

Sensor de temperatura dgua


Sensor tipo NTC (Negative Temperature Coefficient) formado por um material semicondutor Tem a funo de informar para UCE a temperatura do lquido de arrefecimento. Fica instalado, geralmente, no cabeote, mas sempre mergulhado no lquido de arrefecimento.

Para testar
Com o conector conectado e ignio ligada, e com um voltmetro, verificar a tenso no pino 1 e terra, que deve ser menor a 5 V. Caso no conferir, deve-se executar o prximo teste. Se o prximo teste ocorrer tudo bem, o problema est na fiao. Remova o sensor do veculo, e mergulheo em um lquido aquecido, no qual devese monitorar a temperatura e verificar a resistncia, com um ohmmetro, entre os dois pinos, que deve ser comparado ao da tabela ao lado, que deve variar gradativamente Caso no conferir com a tabela, deve substituir o sensor. Caso haja uma falha no veculo que parea caracterstica de sensor de temperatura dgua, verifique com um voltmetro a tenso entre o positivo e/ou negativo da bateria e o lquido de arrefecimento, que no pode ser maior que 100 mV Caso o defeito persista, aconselha-se a retirar o sensor do cabeote e limpar o seu invlucro metlico com uma l de ao Uma caracterstica sobre a falha deste sensor oscilao da marcha lenta.

Temperatura em C 15 a 30 80

Resistncia 1300 a 3600 250 a 390

Falha: 1223

Sensor de detonao
Os sensores de detonao so do tipo piezoeltrico Ficam instalado no bloco, um entre os cilindros 1 e 2, e outro entre os cilindros 3 e 4. Detecta e informa UCE se h irregularidades na vibrao do motor. Essencial para o clculo do ponto de ignio. Quando identificado alguma irregularidade no sensor de detonao 1, ele atrasa o ponto de ignio nos cilindros 1 e 2, e quando identifica no sensor 2, atrasa o ponto nos cilindros 3 e 4, at que no identifique mais nenhuma irregularidade.

Para testar
Antes de executar o teste nos sensores, remova-os e limpe a face do sensor e do bloco, e recoloque-os, com um torque 15Nm. Com a ignio desligada, e com um voltmetro, coloque nos pinos 1 e 2, e bata no parafuso, que fixa o sensor, e a tenso deve variar. Com um ohmmetro, verifique a resistncia entre os pinos 1 e 2, que deve ser maior que 1 M . Caso estes testes no conferirem, o sensor de detonao est com defeito. Uma caracterstica de falha deste sensor, erro no ponto de ignio.
Falha: 1225 e 1226

Sensor de posio da borboleta


Sensor do tipo potencimetro rotativo. Tem como funo, verificar e informar UCE a posio da borboleta. Fica sempre fixado do lado externo do corpo de borboleta. O sinal gerado pela mesma essencial para o clculo de marcha lenta, ponto de ignio e tempo de injeo.

Para testar
Com a ignio ligada, e com o conector desligado,com um voltmetro, verificar a tenso entre os pinos 1 e 3, que deve ser 5 V. Com a ignio desligada, conector desligado, verificar a resistncia entre os pinos 1 e 3, que deve ser de aproximadamente 4 K . Com a ignio desligada,conector conectado, com um ohmmetro, verificar a resistncia entre os pinos 1 e 2 e comparar com a tabela ao lado. Nota:enquanto se abre a borboleta para executar o teste, a resistncia deve variar gradativamente, no pode haver nenhum pico nenhuma queda. Caso dentre os testes, algum no for compatvel, aconselha-se executar os testes no multi-plug da UCE, caso o defeito persista, a possvel causa o sensor defeituoso. caracterstico de falha de sensor de posio de borboleta o motor ter grandes perdas de potencia na subida.

Condio Totalmente fechada Totalmente aberta

Resistncia 800 a 1200 3200 a 4800

Falha:1216

Sensor integrado
O sensor integrado composto por dois sensores: Sensor de temperatura do ar Sensor de volume de ar Este sensor fica fixado no coletor de admisso O sinal gerado pelo conjunto essencial para o calculo de ponto de ignio, tempo de injeo e controle da marcha lenta

Sensor de temperatura do ar
Sensor tipo NTC (Negative Temperature Coefficient) formado por um material semicondutor Tem a funo de informar para UCE a temperatura do ar admitido, para se calcular a densidade do mesmo.

Para testar
Com a ignio ligada, conector desconectado, com um voltmetro, verificar a tenso entre o pino 4 e terra, que deve ser menor que 5 V Caso o teste no confira, deve ser substitudo os fio que liga o pino 4 do sensor ao 77 da UCE Com a ignio desligada, conector desconectado, com um ohmmetro, verificar a resistncia entre os pinos 3 e 4 do sensor, e comparar com a tabela, e deve variar gradativamente. Caso o teste no confira, o sensor est com defeito e deve-se substituir o sensor integrado. caracterstico de falha deste sensor, oscilao da marcha lenta ou perda de potncia
Falha: 1224

Temperatura em C 15 a 35 50

Resistncia 1300 a 3600 650 a 1000

Sensor de volume de ar
um sensor tipo potencimetro rotativo. constitudo por um flap, preso em uma mola calibrada e ao potencimetro rotativo.

Para testar
Com o conector desconectado, ignio ligada, deve-se verificar com um voltmetro a tenso entre os pinos 1 e 5, que deve ser menor que 5 V. Caso no d certo, aconselha-se executar o mesmo teste entre o pino 1 e terra. Caso continuar a falha, troque o fio. Com a ignio desligada, conector desligado, verifique com um ohmmetro a resistncia no sensor entre os pinos 1 e 5, que deve estar entre 300 e 550

Com a ignio desligada, o conector desconectado, verifique a resistncia com um ohmmetro entre os pinos 2 e 5, comparando com a tabela. Nota:enquanto se abre o flap para executar o teste, a resistncia deve variar gradativamente, no pode haver nenhum pico nenhuma queda.

Condio Flap fechado Flap aberto

Resistncia 8 aproximadamente 2500 aproximadamente

Com a ignio ligada, coloque alfinetes atrs do conector, e verifique com um voltmetro a tenso entre os pinos 2 e 5, e compare com a tabela. Nota:enquanto se varia a rotao para executar o teste, a tenso deve variar gradativamente, no pode haver nenhum pico nenhuma queda. Caso algum destes testes no confira, as possveis causas podem ser a fiao ou o prprio sensor Uma caracterstica de falha deste sensor perda de potncia em subidas.
Falha: 1215

Condio Ignio ligada Marcha lenta 3000 RPM

Tenso 0,25 V 0,9 V 2V

Sensor de nvel
O sensor de nvel do tipo resistor varivel, no qual varia sua resistncia em funo do nvel de combustvel. Fica instalado dentro do tanque, fixado a bomba Tem uma bia presa a uma haste que a mesma move o resistor varivel

Bicos injetores
Bicos injetores so vlvulas hidrulicas do tipo solenide ON - OFF Tm a funo de pulverizar o combustvel na cabea da vlvula de admisso Ficam instaladas no final do coletor de admisso Sua abertura comandada pela UCE O volume de combustvel a ser injetado controlado pelo tempo de que o mesmo permanece aberto O ngulo em que o mesmo pulveriza, essencial para o seu correto funcionamento Funcionam com o sistema banco-a-banco

Cilindro 1
Compresso

Sistema de injeo banco-a-banco


Cilindro 2
Exploso

Cilindro 3
Admisso

Cilindro 4
Escape

.
Exploso

.
Escape

(..)
Compresso

..
Admisso

.
Escape

..
Admisso

.
Exploso

(..)
Compresso

..
Admisso

(..)
Compresso

.
Escape

.
Exploso

(..)

. .

Para testar
Com ignio desligada, conector desconectado, verifique com um ohmmetro a resistncia entre os pinos 1 e 2, que deve estar entre 14 e 20 . CUIDADO: antes de remover o seu conector, balance devagar, sem fora, para os dois lados, para evitar que quebre o conector do bico, pois h ressecamento no plug. Caso este teste acuse um valor diferenciado, ou circuito aberto, o bico injetor est avariado Ao remov-lo do coletor, verifique se h carbonizao no canal em que o mesmo fica instalado Com um equipamento prprio para testes de bico injetores, execute os testes de estanquiedade (verificar se sob presso, e com o mesmo na posio OFF, no h vazamentos), ngulo do leque (ngulo do leque em que o mesmo pulveriza o combustvel) e o de vazo (volume/injeo). Ao colocar o bico na mquina de testes, verifique se o mesmo est travadoem qualquer uma das posies. Caso algum destes testes estejam foram do padro especificado pelo fabricante, execute a limpeza de bicos, e se o problema continuar, substitua o bico avariado CUIDADO: ao retirar o bico da mquina de testes para colocar na mquina de limpeza, ou ao contrrio, faa um jateamento na rea externa do bico com ar comprimido, afim que no misture o lquido de testes com o lquido de limpeza.

Para testar
Ignio Ligada, conector preferencialmente conectado, com um voltmetro, verifique a tenso entre o pino 1 e terra, que deve ser igual a tenso da bateria. aconselhvel repetir o mesmo teste com uma lmpada de 15 W, no qual a mesma deve acender com a sua potncia, afim de certificar-se que o fio esteja inteiro. Com uma ponta de prova, ao dar partida, com o conector ligado, verifique no pino 2, que deve piscar o LED verde. Caso dentre estes testes no d certo, a possvel falha so: Rel principal ou fio caracterstico de falha de bico injetor, o motor no entrar em funcionamento ou falha de funcionamento em algum cilindro.
Falha: Grupo 1: 1251 Grupo 2: 1252

Um vdeo para maior conhecimento

Vlvula de controle de gases evaporados


Vlvula tipo solenide ON-OFF Tem a funo, junto ao cnister, evitar a emisso de gases evaporados do tanque de combustvel Fica entre o cnister e o coletor de admisso aberto somente quando o motor entra em funcionamento controlado pela UCE chamado tambm de vlvula de purga

Um pouco sobre a sua funo


Devido ao aquecimento que ocorre no tanque, o combustvel localizado no mesmo evapora, ento, este passa para o cnister, no qual tem o seu volume varivel, e comprimido junto ao carvo ativado, para que condense novamente. Ento, ligado por um cano para o coletor de admisso, onde o combustvel ser sugado devido a depresso que ocorre no coletor. Para evitar que o combustvel que evapora no cnister chegue no coletor quando o veculo est desligado, coloca-se a vlvula de purga, que aberta somente quando o veculo entra em funcionamento. CUIDADO: nunca abastea o tanque de combustvel alm do limite estabelecido pela bomba do posto de gasolina, pois o mesmo passa pelo cano que liga o tanque ao cnister, encharcando o mesmo, fazendo com perca a sua funcionalidade
Para o coletor de admisso Cano para enchimento com tampa unidirecional

Vlvula de purga

Entrada de ar

Cnister com carvo ativado

Tanque de combustvel

Para testar
Com a ignio desligada, conector desconectado, verifique com um ohmmetro a resistncia entre os pinos 1 e 2, que deve estar entre 35 e 55 . Caso no teste os valores no estejam dentre os estabelecidos ou acusar circuito aberto, a vlvula de purga est avariada, necessitando a sua troca. Com o conector desconectado, ignio ligada, verifique, preferencialmente, com uma lmpada de 15 W entre os pinos 1 e terra, que deve acender com sua completa eficincia, ou ento, com um voltmetro, a tenso entre os mesmo pinos, que deve ser igual a da bateria. Execute o teste anterior, com o motor ligado, quando no estiver mais utilizando o sistema de partida a frio, entre os pinos 1 e 2, onde a lmpada deve acendo com sua completa eficincia. Caso os dois testes anteriores no conferirem, as possveis causas so: rel principal com defeito, fios quebrados.

Falha: 1263

Vlvula de controle de ar (IAC)


Tem a funo de controlar uma entrada falsa de ar, assim, controlando a marcha lenta. Verifica se o seu funcionamento est correto atravs do sensor de rotao e sensor integrado Fica instalado paralelamente ao corpo de borboleta uma vlvula tipo solenide Controla o volume de ar a ser passado por meio de pulsos intermitentes Seu funcionamento muito semelhante ao do bico injetor

Para testar
Conector desconectado, ignio desligada, verificar com um ohmmetro a resistncia entre os pinos 1 e 2 do IAC, que deve estar entre 6 e 10 Caso este teste acuse valores fora desta faixa ou der circuito aberto, a vlvula est avariada, devendo ser trocada Ignio ligada, conector desconectado, verificar com uma lmpada de 15 W se a mesma acende quando submetida ao pino 2 e terra. Este mesmo teste pode ser executado com um voltmetro, e a tenso tem que ser igual da bateria Caso a lmpada no acenda, ou no acenda com sua total eficincia, o problema pode estar no fio ou no rel principal Com uma ponta de prova, motor com funcionamento em marcha lenta, verificar no pino, com o conector ligado, e o LED verde deve ficar piscando. caracterstico de falha do IAC a oscilao da marcha lenta, ou motor morre em marcha lenta ou rotao da marcha lenta muito alta

Falha: 1262

Vlvula adicionadora de ar para A/C


Tem a funo de reduzir perda de potncia quando o A/C ligado uma vlvula tipo solenide Fica instalada paralelamente a IAC Seu funcionamento igual ao do IAC

Para testar
Conector desconectado, ignio desligada, verificar com um ohmmetro a resistncia entre os pinos 1 e 2 do IAC, que deve estar entre 6 e 10 Caso este teste acuse valores fora desta faixa ou der circuito aberto, a vlvula est avariada, devendo ser trocada Ignio ligada, conector desconectado, verificar com uma lmpada de 15 W se a mesma acende quando submetida ao pino 2 e terra. Este mesmo teste pode ser executado com um voltmetro, e a tenso tem que ser igual da bateria Ignio ligada, conector desconectado, verificar com uma lmpada de 15 W se a mesma acende quando submetida ao pino 1 e positivo da bateria. Este mesmo teste pode ser executado com um voltmetro, e a tenso tem que ser igual da bateria Caso a lmpada no acenda, ou no acenda com sua total eficincia, o problema pode estar no fio ou no rel principal caracterstico de falha da adicionadora de ar, perda de potncia quando o A/C est ligado.

Bobinas de ignio
O sistema de ignio deste veculo do tipo monobobina, ou seja, tem uma bobina para cada cilindro. Tem a funo de transformar a tenso da bateria em tenses maiores que 1 KV e levar esta tenso at a vela de ignio. composto por dois enrolamentos de fio de cobre, a primeira, com cerca de 350 voltas, e a secunda, com cerca de 20.000 voltas, composta por um fio mais que a da primeira. Tem um circuito integrado na mesma. Fica localizada no cabeote, em cima das velas de ignio

Para testar
Com o conector laranja desconectado, ignio ligada, verificar com uma lmpada de 15 W ou um voltmetro entre o pino 2 e terra, que a lmpada deve acender a com a total eficincia, ou dar a tenso da bateria. Com o conector laranja desconectado, ignio desligada, verificar com uma lmpada de 15 W ou um voltmetro entre o pino 3 e positivo da bateria, que a lmpada deve acender a com a total eficincia, ou dar a tenso da bateria. Caso o teste no d certo, as possveis causas so: comutador ou fio quebrado. Com a ignio desligada, conector laranja desconectado, verificar com um ohmmetro a resistncia entre os pinos 2 e 1, 2 e 6, 2 e 7, 2 e 5, e para os quatro testes, a resistncia deve ser entre 0,4 a 0,8 No possvel medir a resistncia do enrolamento secundrio Caso o teste anterior acuse valores fora do padro ou der circuito aberto, a bobina est avariada. Na partida ou com o motor em funcionamento, conector conectado, verificar com uma ponta de prova nos pinos 1, 6, 7, e 5, que deve piscar o LED verde. Caso o LED no pisque, possvel causa fio quebrado. caracterstico de falha de bobina de ignio a falha do motor ou motor no pega. Falha: 1271

Bomba de combustvel
Tem a funo de pressurizar e enviar o combustvel at os bicos injetores Fica instalado dentro do tanque de combustvel Geralmente, est junto ao sensor de nvel Seu acionamento eltrico

Para testar

Para atuadores

Nos primeiros 5 segundos aps ligar a ignio, com o conectado, verificar com um voltmetro a tenso entre os pinos 1 e 4, que deve ser igual a tenso da bateria Caso o valor no seja igual ao da bateria, a possvel causa o fio ou o rel da bomba Com a ignio desligada, desconecte na flauta a mangueira de presso e a coloque em um recipiente graduado. Tire o rel da bomba, e com um fusvel de 15 A, jumpeie os pinos 30 e 87 do conector durante 30 segundos, ento o recipiente graduado ir encher, e o volume deve ser igual a 0,7 litros. Conecte entre a mangueira de presso e a flauta um barmetro, tendo certeza que as mangueiras que interligam os componentes estejam corretamente conectadas e bem fixas. Ento ligue o veculo com a mangueira de vcuo do regulador de presso desconectada, ento a presso deve estar entre 2,8 a 3,2 bar. Ento ligue a mangueira de vcuo, e a presso deve cair para a faixa de 2,3 a 2,8. Caso estes testes no dem certo, as possveis causas so rel da bomba, rel principal, fusvel da bomba queimado, bomba de combustvel e regulador de presso. caracterstico de falha de bomba de combustvel a perda de potncia, motor no entrar em funcionamento ou demorar para pegar.

Rel principal
Tem a funo de alimentar energeticamente os atuadores, rel da bomba e rel do aquecedor da sonda comandado pela UCE

Para testar
Com o rel fora e a ignio ligada, verifique a tenso com um voltmetro, no plug onde o mesmo conectado, a tenso entre o pino 85 e positivo da bateria, que deve ser igual a tenso da bateria. Caso no seja verificado, a possvel causa fio Com o rel fora, verifique a tenso, no plug onde o mesmo conectado, a tenso entre o pino 86 e terra, que deve ser igual a tenso da bateria. Desconecte o rel do carro, e com um ohmmetro, verifique a resistncia entre os pinos 85 e 86, que deve estar entre 60 e 100 Ainda com o rel fora, monte o esquema eltrico ao lado, e com o circuito fechado, a resistncia entre os pinos 30 e 87 ou 87 A, deve ser igual a zero. Ainda com o rel fora, monte o esquema eltrico ao lado, e com o circuito aberto, a resistncia entre os pinos 30 e 87 ou 87 A, deve ser dar circuito aberto. Nos quatro testes acima, se no for verificado, o rel est avariado caracterstico de falha de rel principal, o motor no entrar em funcionamento

Rel da bomba
responsvel por alimentar a bomba de combustvel e permitir o acionamento do aquecedor da sonda lmbda. comandado pela UCE e pelo rel principal

Para testar
Com o rel fora do plug, motor durante a partida, com um voltmetro, verifique a tenso entre o pino 85 e terra e 86 e positivo da bateria, que deve ser igual da bateria Caso no seja verificado, a possvel causa fio Com o rel fora, verifique a tenso, no plug onde o mesmo conectado, a tenso entre o pino 86 e terra, que deve ser igual a tenso da bateria. Desconecte o rel do carro, e com um ohmmetro, verifique a resistncia entre os pinos 85 e 86, que deve estar entre 60 e 100 Ainda com o rel fora, monte o esquema eltrico ao lado, e com o circuito fechado, a resistncia entre os pinos 30 e 87, deve ser igual a zero. Ainda com o rel fora, monte o esquema eltrico ao lado, e com o circuito aberto, a resistncia entre os pinos 30 e 87, deve ser dar circuito aberto. Nos quatro testes acima, se no for verificado, o rel est avariado caracterstico de falha de rel da bomba, o motor no entrar em funcionamento

Falha do rel: 1261

Rel da sonda lmbda


Tem a funo de alimentar o aquecedor da sonda lmbda comandado pela UCE e pelo rel principal subordinado ao funcionamento do rel da bomba

Para testar
Com o rel fora do plug, motor durante a partida, com um voltmetro, verifique a tenso entre o pino 85 e terra e 86 e positivo da bateria, que deve ser igual da bateria Caso no seja verificado, a possvel causa fio Com o rel fora, verifique a tenso, no plug onde o mesmo conectado, a tenso entre o pino 86 e terra, que deve ser igual a tenso da bateria. Desconecte o rel do carro, e com um ohmmetro, verifique a resistncia entre os pinos 85 e 86, que deve estar entre 60 e 100 Ainda com o rel fora, monte o esquema eltrico ao lado, e com o circuito fechado, a resistncia entre os pinos 30 e 87, deve ser igual a zero. Ainda com o rel fora, monte o esquema eltrico ao lado, e com o circuito aberto, a resistncia entre os pinos 30 e 87, deve ser dar circuito aberto. Nos quatro testes acima, se no for verificado, o rel est avariado caracterstico de falha do rel da sonda a demora do incio do funcionamento da sonda

Falha no rel: 1264

Testando a alimentao e aterramento


Com uma ponta de prova, verifique os pinos 6, 28, 34 e 55, que deve acender o LED verde. Caso no acenda, a possvel causa fio Com a ignio desligada, verifique com uma ponta de prova, verifique o pino 26, que deve acender o LED vermelho Com a ignio ligada, verifique com uma ponta de prova, verifique os pinos 56 e 58, que deve acender o LED vermelho Caso no acenda, a possvel causa fio, rel principal ou comutador. aconselhvel que se repita os mesmos testes acima com uma lmpada de 15 W, interligando onde acende o LED verde com o positivo da bateria, e o LED vermelho, com o aterramento, afim de que tenha certeza da integridade do fio.

Falha: 1211 e 1218

bom lembrar
Quando falamos de sensores e atuadores, sempre bom lembrar que se for garantido a integridade do fio, a outra possvel causa a ECU. Mas cuidado, temos de ter certeza que realmente a ECU antes de efetuar sua troca. Aconselha-se verificar o caminho completo do sensor e atuador.

Auto-diagnose
Esta injeo eletrnica dotado do sistema de auto-diagnose, ou seja, quando ele verifica que o sinal de algum sensor est fora do padro, ele cria um cdigo de erro, e se comunica com o mdulo do painel para que acenda a lmpada de anomalias, para que o condutor do veculo v fazer uma inspeo e sane o problema.

Cdigo de falhas
Para conseguir o cdigo de falhas, estritamente necessrio garantir que o sensor de posio da borboleta est com o seu correto funcionamento, ento, siga os passos. Coloque um alfinete, de modo que se faa um pinout no pino 8 Coloque uma lmpada entre o pinout e o positivo da bateria Ligue a ignio Pressione o pedal do acelerador at o final, uma vez por segundo, por cinco vezes Ento conte os cdigos Quando piscar o cdigo 1000, porque acabou os erros

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Tenso da bateria baixa: 1231 Falha na lmpada: 1265 Sem falha: 1444

Cdigo de falhas

O nmero 0 piscado dez vezes seguidas.

Como apagar os cdigos de falhas


Acesse o cdigo de falhas e pressione o pedal do acelerador por 10 segundos A lmpada dever acusar o cdigo 1000

Conector ALDL
Tem a funo de poder ligar um scanner ao mdulo, para poder fazer inspees no mesmo. do tipo OBD2 padro Por esse conector, pode-se via scanner executar diagnsticos na injeo eletrnica e acessar a lista de cdigo de erros, e apagar os mesmos ATENO: quando o scanner acusa algum sensor ou atuador com falha, significa que ele identificou a falha com este sensor, e no que ele est com falha realmente. Portanto, o scanner no o inibe de executar os testes de forma manual

Para testar
Com o conector conectado, ignio ligada, verifique com uma ponta de prova o pino 88 do mdulo, que deve acender o LED vermelho. Com o conector conectado, ignio ligada, verifique com uma ponta de prova o pino 74 do mdulo, que deve acender o LED verde.

Comunicao entre mdulos


A UCE se comunica com outros mdulos com a finalidade de agir sobre os sensores e atuadores dos mdulos. Os mdulos se comunicam por meio de sinais digitais, no qual comparado com tabela comparativa e age sobre o sistema
Pergunta da transmisso Confirmao da transmisso

Confirmao da UCE

Resposta da UCE

E para qu comunicar?
O mdulo da transmisso, por exemplo, precisa se comunicar com a UCE, por exemplo, para ter o sinal do sensor de posio da borboleta, sensor de volume de ar, e na transmisso, tem o sensor de velocidade, no qual a UCE precisa do sinal. O mdulo do painel, por exemplo, precisa se comunicar com a UCE para pegar o sinal do sensor de rotao, sensor de temperatura dgua, sensor de velocidade, sensor de nvel de combustvel e quando a UCE necessita, o mdulo do painel acende a lmpada de anomalias.
Falha no mdulo da transmisso: 1245 Sensor de velocidade: 1234

Ar condicionado
O ar condicionado controlado tambm pela UCE, para que haja perda de potncia quando o mesmo acionado. Quando o mesmo deseja desligar o ar condicionado, ele desliga o rel do A/C e o mdulo do A/C, para que no gere um cdigo de falha no mdulo do A/C.

Para testar
Com o motor ligado, sem carga e veculo parado, pressione o boto do A/C onde o mesmo deve ligar. Ento verifique com uma ponta de prova os pinos 16 e 48, que deve acender o LED verde Com o motor ligado, sem carga e veculo parado, pressione o boto do A/C onde o mesmo deve ligar. Ento verifique com uma ponta de prova o pino 65, que deve acender o LED vermelho Caso no testes acima no seja verificado, a possvel causa fio ou interruptor do A/C
Falha no rel: 1237 Falha no sinal: 1242

Interruptor park/neutro PNP


Quando o motorista ativa a posio park ou neutro na sua transmisso, o mesmo envia um sinal para UCE, para que a mesma coloque o motor em marcha lenta.

Para testar
Com uma ponta de prova, conector conectado, motor ligado, verifique o pino 85 da UCE, que deve acender o LED vermelho Caso o mesmo no acontea, a possvel causa fio ou o interruptor na transmisso

Rel de partida
usado para quando se dar a partida, ligar o automtico do motor de partida. O mdulo da UCE o controla para evitar que se d partida quando o motor est em funcionamento, evitando danos ao motor de partida e motor do veculo

Para testar
Com a ignio ligada, verifique com uma ponta de prova o pino 81 da UCE, que deve acender o LED verde Com o motor ligado, verifique com uma ponta de prova o pino 81 da UCE, que deve acender o LED vermelho. Caso isso no acontea, as possveis causas so fio, rel de partida, UCE.

Estratgias
O mdulo da injeo eletrnica admite algumas estratgias, e essas so algumas delas: Sistema anti-detonao Cutoff Marcha lenta com sinal park/neutro Proteo do motor na partida Proteo no motor em altas rotaes Sistema de partida a frio Sistema para evitar perca de potncia com A/C Sistema de controle de evaporaes

Sistema anti-detonao
Quando o sensor de detonao acusa alguma irregularidade no motor, a UCE atrasa o ponto de ignio at que a detonao sane, evitando que danifique o motor.

Falha: 1286

Cutoff
A UCE verifica se o sinal a posio da borboleta est fechado, se o sensor de velocidade est acusando alguma velocidade, e o sensor de rotao acusa rotao acima da marcha lenta, o sensor integrado no acusa motor com carga, a UCE corta os bicos injetores, pois o mesmo pensa: se o veculo est andando, o motorista no est acelerando, no h motivos para aumentar a rotao, portanto, economiza combustvel

Proteo na partida
Com o sensor de rotao acusando motor parado, com a ignio ligada, a UCE aterra o rel de partida. Ento, quando se gira a chave na posio de partida, ela alimenta o rel fazendo com que gire o motor de partida. Ento, quando o sensor acusa rotao maior que 500 RPM, a UCE desaterra o rel, parando o motor de partida, e ento pulveriza os bicos com maior tempo de injeo, para que o motor chegue a rotao desejada pela UCE

Proteo no motor em altas rotaes


Quando o sensor de rotao acusa uma rotao igual ou maior que 7000 RPM, a UCE corta os bicos injetores, fazendo com que a rotao caia, para que o mesmo no superaquea, por exemplo

Sistema de partida a frio


Quando se d partida no motor, e o sensor de temperatura dgua acusa uma temperatura menor do que o ideal de funcionamento do motor, a UCE enriquece a mistura, para que sua temperatura suba com maior rapidez, e o motor no perca potncia nessa fase. Portanto, logo que se liga o motor, comum que a rotao seja maior que 900 RPM

Sistema para evitar perca de potncia com A/C


Quando se liga o A/C, e o sensor de volume de ar acusa o motor com carga, e a rotao do mesmo est caindo, a transmisso ativa uma marcha menor e a UCE desativa o A/C, at que o motor consiga recuperar sua potncia.

Sistema de controle de evaporaes


Como foi dito antes, a UCE controla pela vlvula de purga as evaporaes do tanque de combustvel. Mas ela s ativa a vlvula de purga para que a mesma seja aberta, quando ela recebe sinal do sensor de rotao ou do sensor integrado, dizendo que o motor est em funcionamento.

Vous aimerez peut-être aussi