Vous êtes sur la page 1sur 102

Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

REALIZAO | ANDI COMUNICAO E DIREITOS

APOIO | FUNDAO FORD | FUNDAO W. K. KELLOGG

Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

Realizao:

Apoio:

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

Sumrio
Introduo Para entender a pesquisa Aspectos gerais do noticirio Os jornais que lideram a cobertura Abrangncia geogrfica do debate O foco central das notcias Cotas dominam as narrativas Outras temticas abordadas A discusso sobre racismo As caractersticas do pblico citado Perspectiva institucional: articulaes predominam Legislao mencionada Fontes estatsticas um indicador positivo Fontes de informao ouvidas Causas e solues apresentadas Parmetros jornalsticos Aspectos qualitativos Seo especial Violncia fsica: uma grave lacuna

06 10 15 17 25 28 31 38 44 50 54 61 64 67 71 74 77 79

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

Introduo
A imprensa em geral tem desempenhado papel relevante nas sociedades contemporneas, no que se refere ao fortalecimento da democracia, ao desenvolvimento das naes e proteo dos direitos humanos no apenas denunciando violaes a tais direitos, como fortalecendo o debate pblico em torno das formas de garanti-los e promov-los. Entretanto, como ocorre em qualquer campo do conhecimento humano, sistema de poder ou esfera de ao, esse vasto e complexo ecossistema comunicacional convive com prticas contrrias quelas que fazem da instituio imprensa uma das mais respeitadas nas sociedades democrticas a includa a sociedade brasileira. Esse contexto negativo no contribui para o desenvolvimento humano. Tampouco da imprensa, que acaba sendo nivelada pelas aes nocivas de determinados setores, meios ou produtos miditicos, gerando a necessidade de salvaguardar as prerrogativas da instituio, a partir do aperfeioamento do modo de operao do campo. Para atingir esse objetivo estratgico, imprescindvel que os jornalistas e demais atores da rea reflitam sistematicamente sobre suas produes, lanando mo de mecanismos de monitoramento que permitam a autorregulao dessa esfera to importante para o desenvolvimento das relaes sociais. com esse propsito que a ANDI, com apoio da Fundao Ford e da Fundao W. K. Kellogg, vem construindo um conjunto de referncias sobre as relaes entre o campo da comunicao e a problemtica do racismo como o caso da presente pesquisa, que analisa as tendncias da cobertura jornalstica sobre esta temtica em veculos impressos de todo o territrio nacional. Mdias(s) e Racismo Est suficientemente demonstrada por estudiosos de diferentes arenas disciplinares, correntes de pensamento e linhas de investigao a contribuio do campo simblico na (re)construo do racismo o que inclui o universo da comunicao miditica em geral e, especificamente, do jornalismo. Carlos Moore1 um dos que analisaram essa relao. Em Racismo e sociedade e O racismo atravs da histria, o pesquisador registra fragmentos que no s evidenciam a operao do conceito no Orien1

Direitos e deveres
Prmio Nobel de Economia e um dos formuladores do conceito de Desenvolvimento Humano, Amartya Sen enfatiza que a liberdade de imprensa exige a nossa mais forte defesa. Lembra, porm, que a imprensa tem tanto direitos quanto obrigaes. Na verdade, a liberdade de imprensa define ambos um direito e um dever , e ns temos boas razes para lutar pelos dois.

MOORE, 2007a e 2007b.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

te antigo, recompondo a natureza cclica, no linear da prtica discriminatria, como expem o papel mediador do campo simblico da literatura portanto, da comunicao. Recuperando registros do historiador Bernard Lewis, Moore aponta vestgios do preconceito racial e da escravizao de negros a partir dos contos das Mil e Uma Noites, que contam a histria de um bom escravizado negro que, aps uma vida de f e virtude, foi recompensado depois da morte, ao tornar-se branco. Importante frisar que, como demonstrado por Kabengele Munanga, as teorias raciolgicas no sobreviveram ao desenvolvimento da cincia biolgica e da Gentica Humana, as quais demonstraram que somente 0,012% das variaes genticas responsveis por diferenas entre grupos humanos pode ser atribudo ao que se chama de raa.
[...] um marcador gentico caracterstico de uma raa pode, embora com menos incidncia, ser encontrado em outra raa. Combinando todos esses desencontros com os progressos realizados na prpria cincia biolgica [...], os estudiosos [...] chegaram concluso de que a raa no uma realidade biolgica, mas sim apenas um conceito, alis, cientificamente inoperante, para explicar a diversidade humana e para dividi-la em raas estancas. Ou seja, biolgica e cientificamente, as raas no existem (MUNANGA, 2003).

Mas os estudiosos tambm evidenciam que, apesar de o conceito de raa estar desacreditado nos crculos acadmicos e cientficos, o fenmeno do racismo subsiste na contemporaneidade, sendo operado nas esferas social e simblica de maneira anloga ao que ocorria na Antiguidade, ou seja, tendo como indicador a aparncia fsica. Segundo Carlos Moore, por exemplo, continua em alta, no Brasil da atualidade, a [...] tendncia que consiste em considerar que as caractersticas intelectuais e morais de um dado grupo so consequncias diretas de suas caractersticas fsicas ou biolgicas2. Crena essa (re)alimentada pelo campo da comunicao. Imprensa e Racismo A constatao de tal realidade impe a necessidade de rastreamento das prticas racistas, que nem sempre se traduzem pelo dio explcito diferena tnica. Seus dispositivos so acionados, muitas vezes, de modo automatizado, naturalizado, quase silencioso, dificultando a identificao e o combate ao fenmeno. E como demonstrado em Micropoderes, macroviolncias, o campo do jornalismo no est imune a esse tipo de operao. Na publicao, que registra a
2

IDEM.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

sntese da anlise de contedo de trs jornais impressos3, exposta a (re)produo automatizada do iderio racista da sociedade. Um extrato, a ttulo de ilustrao:
[...] no h evidncia de vinculao mecnica, intencional, entre o noticirio negativamente discriminatrio e as vtimas afrodescendentes, mas se pode estabelecer uma homologia entre a hierarquia noticiosa e a hierarquia racial [...]. Hierarquia que aprisiona o negro nas tramas de um processo que lhe , a todos os ttulos, desfavorvel (VARJO, 2008).

A tendncia noticiosa verificada em nvel local confirmada em mbito nacional, por meio do presente estudo, como veremos. Dentre outras constataes, a anlise aponta a propenso dos jornais impressos brasileiros em dissociar as violncias fsicas praticadas contra a populao negra e o debate sobre seu contexto primordial de produo ou seja, a violncia simblica do racismo. Resumindo, como ocorre em relao a outras temticas analisadas pela ANDI, as narrativas dos meios de comunicao de massa sobre a populao negra impactam a vida desse grupamento vulnervel tanto positiva quanto negativamente. Da o esforo de contribuir para a construo de um referencial de ao para o campo, na perspectiva de proteo de direitos da maioria da populao brasileira.
3

Comunicao para o Desenvolvimento Uma ampla linha de estudos consolidou-se nas ltimas dcadas tendo como foco a Comunicao para o Desenvolvimento. E quando identificam os principais parmetros que regem o fazer jornalstico neste contexto, diversos autores destacam como de especial importncia a produo de um noticirio capaz de: Oferecer sociedade informao confivel e contextualizada; Ser pluralista na construo de uma agenda de debates prioritrios; e Exercer controle social em relao aos governos e s polticas pblicas.

Jornais baianos A Tarde, Correio da Bahia e Tribuna da Bahia.

Processo
A presente pesquisa est inserida numa estratgia mais ampla, que incluiu a transferncia da metodologia de anlise da ANDI para organizaes do Movimento Social/Negro brasileiro, as quais, num sistema cooperativo, contriburam para o aporte terico sobre a temtica do racismo. Alm destas, e de peritos contratados, a equipe de pesquisa contou com o reforo de membros de um Conselho Consultivo. Composto por especialistas altamente qualificados no debate sobre questes raciais no Brasil, o Conselho contou com representantes do Criola, Centro de Estudos das Relaes de Trabalho e Desigualdades (CEERT), Afirme-se, Geleds Instituto da Mulher Nega, Instituto Mdia tnica, Comisso de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira), Fundo Baob, Fundo das Naes Unidas para a Infncia (Unicef), Instituto Patrcia Galvo, Observatrio de Favelas, Secretaria de Polticas de Promoo da Igualdade Racial da Presidncia da Repblica (Seppir), Uni-

versidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Onu Mulheres, Fundo Brasil de Direitos Humanos e Frum Nacional de Juventude Negra.4 Ao longo desse processo, foram realizadas oficinas de capacitao com as organizaes parceiras e os membros da equipe de pesquisa, alm de reunies com os membros do Conselho, para definio e acompanhamento da anlise. Durante estes encontros, alm do delineamento e da definio dos mtodos de investigao da presente Anlise de Tendncia, deliberou-se tambm por realizar, em perodo posterior, duas investigaes complementares, a saber: Uma Anlise de Caso, com uma radiografia aprofundada sobre a cobertura de uma questo estratgica da agenda da equidade racial: os homicdios de adolescentes e jovens negros; Uma Anlise de Aspectos Especficos, sobre fatos de destaque encontrados ao longo do atual estudo.
4

Ver detalhes sobre as organizaes no Anexo 2.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

10

Seo 1 Para entender a pesquisa


Desde 1996, a ANDI monitora o comportamento editorial da mdia impressa brasileira no que se refere ao noticirio sobre o universo da Infncia & Adolescncia. A cobertura avaliada a partir de um mtodo conhecido como Anlise de Contedo, que permite quantificar as caractersticas dos materiais veiculados, de forma objetiva e sistemtica (no caso desta pesquisa, os contedos jornalsticos). Dessa maneira, possvel traduzir os diferentes elementos presentes no texto em dados numricos, viabilizando sua mensurao e comparao. No presente documento, nos valemos da metodologia de monitoramento da ANDI para analisar em detalhes a abordagem da mdia impressa brasileira sobre o racismo.

Veculos analisados
Foi analisada a cobertura de 45 jornais dirios, sendo cinco (05) de abrangncia nacional (O Estado de S.Paulo; Correio Braziliense; Folha de S.Paulo; O Globo e Valor Econmico) e 40 de abrangncia regional/local. Dentre os veculos de abrangncia regional foram includos alguns classificados como populares.5

Construo da amostra
A partir da definio da abordagem metodolgica, passou-se escolha do perodo de tempo investigado. A opo foi pela estruturao de uma amostra, para que a anlise pudesse atingir um maior intervalo, dentro da possibilidade operacional do trabalho. Nesse caminho, foi elaborada uma Semana Composta:6 seleo, por sorteio, de sete dias ao longo de cada ms. Esse mtodo prev que o comportamento editorial de um veculo apresenta caractersticas parecidas, de acordo com o dia da semana. Os contedos das edies de segunda-feira tendem a ser mais prximos entre si, se comparados aos de uma edio de domingo, por exemplo. Assim, no seria necessrio estudar todo o material veiculado por um determinado jornal para entender quais so as principais tendncias da cobertura, desde que preservado o equilbrio entre os dias pesquisados. Ao mesmo tempo, a investigao de um perodo mais estendido de tempo elimina possveis distores, trazidas por pautas formuladas a partir de eventos sazonais, como Carnaval ou Copa do Mundo, ou ligadas a determinados acontecimentos, como crises polticas e econmicas. Com a definio da Semana Composta, a amostra pde avanar, no total de temas analisados, para
5 6

Foram eles: Aqui BH (MG); Aqui PE Online; Aqui DF; Extra (RJ); Agora So Paulo; Meia Hora (RJ); Super Notcia (MG). HANSEN, 1998.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

11

o perodo de quatro anos (janeiro de 2007 a dezembro de 2010), somando 336 dias de estudo. Ver, abaixo, o referencial da amostra usada:
Tabela 1 Semana Composta
Janeiro Domingo 21 Segunda 15 Tera 9 Quarta 3 Quinta 11 Sexta 19 Sbado 27 Janeiro Domingo 6 Segunda 14 Tera 22 Quarta 30 Quinta 24 Sexta 18 Sbado 12 Janeiro Domingo 4 Segunda 12 Tera 20 Quarta 28 Quinta 22 Sexta 16 Sbado 10 Janeiro Domingo 10 Segunda 4 Tera 12 Quarta 20 Quinta 28 Sexta 22 Sbado 16 Fevereiro 18 12 6 14 22 16 10 Fevereiro 10 4 12 20 28 22 16 Fevereiro 8 2 10 18 26 20 14 Fevereiro 14 8 16 24 18 12 6 Maro 4 12 20 28 22 16 10 Maro 9 3 11 19 27 21 15 Maro 22 16 10 4 12 20 28 Maro 28 22 16 10 4 12 20 Abril 1 9 17 25 19 13 7 Abril 27 14 8 16 24 18 12 Abril 12 20 28 22 16 10 4 Abril 18 26 20 14 8 2 10 Maio 13 21 29 23 17 11 5 Maio 11 5 13 21 29 23 17 Maio 17 11 5 13 21 29 23 Maio 23 17 11 5 13 21 29 2007 Junho Julho 17 8 11 16 5 24 13 18 21 12 29 6 23 14 2008 Junho 1 9 17 25 19 13 7 2009 Junho 14 22 30 24 18 12 6 Julho 6 14 22 30 24 18 12 Julho 12 20 28 22 16 10 4 Agosto 5 13 21 29 23 17 11 Agosto 17 11 5 13 21 29 23 Agosto 2 10 18 26 20 14 8 Agosto 8 2 10 18 26 20 14 Setembro Outubro Novembro Dezembro 2 21 18 30 10 29 12 24 18 23 6 18 26 17 14 12 20 11 22 6 14 5 30 14 8 13 24 22 Setembro Outubro Novembro Dezembro 21 26 2 14 15 20 10 8 9 14 18 16 3 8 26 24 11 2 20 18 19 10 14 12 27 18 8 6 Setembro Outubro Novembro Dezembro 13 4 1 6 7 12 9 14 1 20 17 22 9 28 25 30 17 22 19 24 25 16 13 18 19 10 7 12 Setembro Outubro Novembro Dezembro 5 10 21 19 13 4 29 27 21 12 23 21 29 20 17 15 23 28 11 9 17 22 5 3 11 16 13 11

2010 Junho Julho 20 25 28 19 22 13 16 7 10 1 4 9 12 17

Clipping
A seleo de textos foi realizada em uma base eletrnica de notcias, tendo como perodo de referncia o intervalo de janeiro de 2007 a dezembro de 2010 o que totaliza quatro anos de cobertura. Foram includas todas as notcias que continham ao menos uma das seguintes palavras-chave (ou suas variaes): Afrodescendente(s); Afro-descendente(s); Afro descendente; Afrobrasileiro(a)(s); Afro-brasileiro(a)(s); Afro brasileiro(a)(s); Quilombola(s);

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

12

Racismo; Racial(is); Raa(s); Racializao; Preconceito(s); Discriminao(es); Negritude; Intolerncia religiosa; Ao(es) afirmativa(s); Religio(es) de matriz africana; Pardo(a)(s); Negro(a)(s); Preto(a)(s). De forma a eliminar material no relacionado ao foco da pesquisa, foram utilizados filtros de seleo para as palavras-chave negro, preto e pardo, desconsiderando-se, por exemplo, as expresses rubro-negro e alvinegro; e considerando-se as palavras preto e pardo apenas quando associadas a conceitos relacionados temtica, como vtima, violncia, homicdio, assassinato, preconceito, esteretipo e IBGE.

Critrios de seleo de textos


Aps a seleo automtica de textos por meio de palavras-chave, um grupo de pesquisadores realiza um processo de triagem, que tem o objetivo de garantir que as narrativas selecionadas estejam dentro dos parmetros estabelecidos para a pesquisa. Segundo a metodologia da ANDI, as notcias escolhidas para a classificao precisam ter um mnimo de 500 caracteres, dos quais pelo menos 200 devem tratar diretamente de questes relacionadas ao universo da pesquisa.

Classificao
Alm de investigar os aspectos quantitativos da cobertura, a pesquisa adota parmetros de classificao dos textos que permitem uma avaliao de sua qualidade, por meio das variveis apresentadas a seguir. Foco central temticas majoritariamente mencionadas pelas matrias (aparecem em um nmero maior de linhas), quando estas discutem a questo racial; Formato jornalstico os textos so classificados de acordo com as seguintes categorias: Reportagem (informativa); Artigos assinados (opinio enviada ao jornal); Colunas ou notas de colunas assinadas; Entrevistas; Carta do leitor; Editoriais e Enquetes;

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

13

Enquadramento do foco central indica se o foco central foi abordado segundo a perspectiva institucional do Poder Executivo; do Poder Legislativo; do Poder Judicirio; do Ministrio Pblico; da Polcia; das empresas; das organizaes da sociedade civil; dos organismos internacionais ou das instituies de ensino e pesquisa; Polticas pblicas apresentadas; Meno a fontes de financiamento e recursos para polticas pblicas; Meno a dados estatsticos e legislao; tica investigativa (causas e solues); Fontes de informao vnculo institucional de todas as fontes ouvidas pelos jornalistas; Autoria do texto. Para alm dos itens referentes metodologia ANDI de monitoramento, foram introduzidas na anlise questes especficas para avaliar a cobertura sobre o racismo, divididas nos blocos temticos abaixo listados. Por ser central para os objetivos da pesquisa e do projeto Imprensa e Racismo, as questes sobre violncia foram aplicadas para todas as notcias, mesmo quando o tema no era o foco central do texto. Para os demais blocos temticos, as questes especficas foram aplicadas somente quando o foco central da notcia guardava relao com os mesmos. Violncia; Educao; Sade; Comunidades quilombolas e acesso terra; Mercado de trabalho; Manifestaes culturais e religiosas; Ao afirmativa e cotas; Manifestaes de racismo.

Insero, extrao e anlise de dados


Uma vez selecionado, cada texto indexado numa base de dados e classificado a partir de questionrio estruturado em conjunto com os membros do Conselho Consultivo e especialistas convidados, seguindo os critrios descritos acima. Ao fim desse processo, so extradas as planilhas com nmeros relativos s diversas variveis e seus cruzamentos. Em seguida, os resultados so analisados de modo a construir uma ampla radiografia do tratamento editorial dispensado ao tema pelos veculos investigados.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

14

Conceitos usados
Violncia simblica Para melhor compreenso dos resultados da presente pesquisa, foi necessrio especificar as diferentes manifestaes de violncia contra a populao negra. Para isso, foi empregada, neste relato, a noo de violncia simblica. Desenvolvido a partir de definio do socilogo Pierre Bourdieu,7 o conceito deve ser compreendido como todo e qualquer instrumento de saber que contribua para operacionalizar ou legitimar a dominao de grupamentos humanos sobre outros. A partir desta definio, as manifestaes de violncia simblica foram estendidas usurpao, supresso ou no reconhecimento dos direitos individuais e sociais bsicos de determinados segmentos da populao, sejam esses grupamentos caracterizados por condies socioeconmicas (representadas, por exemplo, pelas classes sociais); estados sociobiolgicos (simbolizados pela idade ou pelo gnero); ou socioculturais (assinaladas por posies tnico-raciais).8 Racismo O racismo um fenmeno nico, de discriminao negativa contra determinados indivduos ou grupamentos humanos, mas operado e manifesta-se de diversas maneiras, ganhando, consequentemente, diferentes terminologias, como o racismo institucional, que pode ser definido como a prtica de determinadas instituies, pblicas ou privadas, que dificulta ou impede o acesso de pessoas de grupos raciais ou tnicos discriminadas aos servios e benefcios gerados pelo prprio Estado e pelas demais instituies.9 J o racismo individual aquele praticado diretamente por determinado(s) indivduo(s) contra uma pessoa ou grupo de pessoas, em funo das caractersticas tnico-raciais destes. Nos dois citados padres de operao, a prtica do racismo pode atingir o plano fsico seja em funo da ausncia de programas pblicos e especficos de sade, que acabe resultando em sequelas fsicas ou mesmo na morte do indivduo, seja pela agresso direta, com os mesmos efeitos. Entrelaando os conceitos acima descritos, possvel compreender o fenmeno do racismo como uma violncia simblica, ora operada no plano fsico, ora operada verbalmente, ora por meio de mecanismos mais sutis, como a no promoo de direitos. Entre estes, o direito educao, no qual se insere, por exemplo, o debate sobre o sistema de cotas raciais para insero da populao negra negativamente discriminada em instituies de ensino superior do Brasil. Violncia fsica Como exposto, a violncia simblica do racismo atinge, muitas vezes, o plano fsico, o que evidenciado pelo quadro de homicdios no Pas, que vitima, principalmente, pessoas negras, do sexo masculino, jovens e pobres.10 E para diferenciar essa grave manifestao de racismo de outras violncias, como a verbal e a institucional, o conceito ser aqui usado sempre que se estiver falando sobre agresses fsicas contra a pessoa que resultem ou no em morte incluindo as violncias sexuais.
7 8 9

BOURDIEU, 2005. VARJO, 2008. PCRI, 2005. WAISELFISZ, 2004.

10

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

15

Seo 2 Aspectos gerais do noticirio


A ANDI Comunicao e Direitos analisou 1.602 notcias envolvendo a temtica do racismo, publicadas no perodo de quatro anos (entre 2007 e 2010) pela mdia impressa brasileira (45 jornais impressos das diversas regies do Pas). No estudo, realizado com apoio da Fundao Ford e da Fundao W. K. Kellogg, so apontadas algumas particularidades na ateno dedicada ao tema pelos jornais analisados, especialmente no que se refere ao teor do debate pblico sobre racismo, evidenciado ora por presenas, ora por ausncias discursivas, como ser exposto adiante. Tendncias Levando-se em conta os parmetros qualitativos em geral, pode-se dizer que o noticirio sobre racismo tecnicamente superior a muitas das coberturas analisadas ao longo dos anos pela ANDI incluindo a de violncia fsica, que se encontra nos mais baixos patamares qualitativos,11 dentre todas as que compem as sries histricas produzidas pela organizao. Um dos indicadores que atestam a qualidade tcnica desse tipo de cobertura a abrangncia e o nvel de abordagem dos textos. Como ser exposto adiante, diferentemente das narrativas jornalsticas sobre violncia fsica, centradas, sobretudo, nas ocorrncias, a maioria dos textos sobre racismo contextualizada (73,9%), o que significa dizer que vai alm da exposio de fatos, reunindo elementos importantes compreenso da problemtica. H outros indicadores neste sentido, como registrado no tpico sobre os dados qualitativos da presente anlise. Neste noticirio tecnicamente qualificado, que ocupa espaos e gneros narrativos considerados nobres dos jornais, insere-se o debate sobre mecanismos de enfrentamento ao racismo, como o sistema de cotas raciais o tema mais abordado nos veculos sob anlise, como registrado em seo especfica. E boa parte dessa cobertura revela posicionamento contrrio ao sistema: 21,5% dos textos sobre o assunto (Tabela 23) apresentam argumentos radicalmente contrrios ao uso desse tipo de dispositivo o que expe o carter ideolgico do debate. Pela importncia dos resultados encontrados, esta perspectiva dever ser detalhada em anlise posterior. Resumindo, pode-se dizer, sobre a tendncia geral da cobertura jornalstica sobre racismo, que:
11

ANDI, 2008.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

16

Os jornais impressos analisados discutiram racismo durante o perodo em foco, impulsionados, dentre outros fatores, pela ao do movimento social brasileiro e pelo Movimento Negro , como ser detalhado na seo a seguir, sobre o desempenho quantitativo dos jornais. O debate tecnicamente qualificado o que no significa dizer que o posicionamento seja predominantemente favorvel aos mecanismos de enfrentamento ao racismo propostos por organizaes do movimento social e instituies do Estado brasileiro. Contrariando a tendncia de outras coberturas temticas, o noticirio sobre racismo permeado por um volume significativo de contedos opinativos. E a maioria desses espaos comporta posicionamento majoritariamente contrrio ao sistema de cotas raciais, por exemplo. Ainda destoando da tendncia verificada em outros noticirios temticos, um jornal de circulao regional (A Tarde BA) que vem liderando, em termos quantitativos, o debate sobre racismo, seguido por um dirio de abrangncia nacional (O Estado de S.Paulo). H uma clara desvinculao entre as violncias fsicas praticadas contra a populao negra e o debate sobre seu contexto primordial de produo ou seja, a violncia simblica do racismo.

Esta ltima tendncia constitui-se em uma das principais constataes da presente anlise. Para dar uma ideia da dimenso do achado, dentre as 1.602 notcias que compem a amostra analisada pela ANDI, apenas 3,30% citam homicdios/chacinas contra esse grupamento populacional (ver Tabela 88). E pela extrema relevncia dessa constatao, foi realizada uma anlise adicional sobre as caractersticas dos espaos editoriais reservados ao noticirio sobre racismo (espaos de debate) e aqueles destinados ao registro de homicdios (espaos de operao automatizada do racismo). O estudo complementar foi registrado em uma seo especial, dedicada reflexo sobre a grave problemtica da violncia letal que atinge, principalmente, a populao negra no Brasil.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

17

Seo 3 Os jornais que lideram a cobertura


Ao analisarmos a presena dos temas relacionados ao racismo nos jornais brasileiros, possvel identificar que os veculos de abrangncia nacional (Correio Braziliense, Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, O Globo e Valor Econmico) costumam abrir maior espao a essa discusso. A mdia encontrada na amostra de Semana Composta utilizada pela ANDI de 99,4 textos publicados por jornal, enquanto nos dirios regionais/locais foram identificadas 27,6 notcias, em mdia, por veculo.
Tabela 2 Quantidade de textos por categoria de veculo
Veculos Regionais / locais* Circulao nacional % 69,0 31,0 Textos 1.105 497 Jornais 40 5 Textos por jornal 27,6 99,4

*Aqui est inserida a categoria Jornais Populares.

A tendncia confirmada pelas Tabelas 3 e 4, de frequncia simples, com duas excees significativas: o Valor Econmico (nacional), um dos que menos publicaram notcias sobre racismo, dentre os 45 veculos analisados (19 textos, correspondendo a 1,2% do total da amostra); e o jornal A Tarde (Salvador/BA), o que mais inseriu a temtica em seu espao editorial, com 210 textos coletados no perodo (13,1% do universo amostral). Significa dizer que, contrariando a tendncia geral da cobertura, e diferentemente do verificado nas sries histricas da ANDI, um veculo regional/local que vem puxando o debate sobre racismo no Pas, seguido por um meio de comunicao de alcance nacional: O Estado de S.Paulo, com 134 textos da amostra (ou 8,4% do total analisado). Isto fica claro ao se observar as citadas Tabelas (3 e 4), que apresentam a listagem de cinco jornais de cada grupo, organizados, em ordem decrescente, por quantidade de textos publicados.
Tabela 3 Quantidade de textos por veculos regionais
Veculos Regionais A Tarde/BA Dirio de Pernambuco/PE Jornal do Brasil/RJ A Gazeta/MT A Gazeta/ES TOTAL Textos 210 74 57 53 53 447 % 13,1 4,6 3,6 3,3 3,3 31,1

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

18

Tabela 4 Quantidade de textos por veculos de circulao nacional


Veculos de circulao Nacional O Estado de S. Paulo Correio Braziliense Folha de S. Paulo O Globo Valor Econmico TOTAL Textos 134 116 115 113 19 497 % 8,4 7,2 7,2 7,1 1,2 31,1%

Quando se compara o desempenho quantitativo entre as regies (Tabela 5), verifica-se a liderana do Nordeste, responsvel por 24,9% dos textos da amostra, seguido pelo Sudeste, com 17,4%. Em ltimo lugar est a Regio Norte, que responde por apenas 3,9% das notcias analisadas.
Tabela 5 Quantidade de textos por grupos de veculos regionais*
Grupos de veculos regionais Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Norte TOTAL Textos 399 278 223 126 63 1.089 % 24,9 17,4 13,8 7,9 3,9 67,9

* No inclui dados dos jornais populares, nem de circulao nacional (ver Tabela 13).

Em termos de liderana de veculos por regio, alm dos jornais A Tarde (Nordeste) e O Estado de S.Paulo (Sudeste), encabeam a cobertura sobre racismo, em termos quantitativos, em seus respectivos territrios: Zero Hora/RS (Sul), A Gazeta/MT (Centro-Oeste) e O Liberal/PA (Norte), conforme evidenciam as Tabelas de 6 a 10.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

19

Tabela 6 Quantidade de textos em veculos da regio Nordeste


Veculos do nordeste A Tarde/BA Dirio de Pernambuco/PE Jornal do Commercio/PE O Estado do Maranho/MA O Jornal/AL Dirio de Natal/RN O Povo/CE Primeira Edio/AL Dirio do Nordeste/CE TOTAL Textos 210 74 41 34 11 10 10 6 3 399 % 13,1 4,6 2,6 2,1 0,7 0,6 0,6 0,4 0,2 24,9

Tabela 7 Quantidade de textos em veculos da regio Sudeste


Veculos do sudeste Jornal do Brasil/RJ A Gazeta/ES O Tempo/MG Estado de Minas/MG Hoje em Dia/MG (on line) O Dia/RJ Jornal da Tarde/SP Brasil Econmico/SP TOTAL Textos 57 53 43 42 41 21 17 4 278 % 3,6 3,3 2,7 2,6 2,6 1,3 1,1 0,2 17,4

Tabela 8 Quantidade de textos em veculos da regio Sul


Veculos do sul Zero Hora/RS A Notcia/SC Correio do Povo/RS Gazeta do Povo/PR Folha de Londrina/PR Dirio Catarinense/SC TOTAL Textos 44 41 36 36 35 31 223 % 2,7 2,6 2,2 2,2 2,2 1,9 13,8

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

20

Tabela 9 Quantidade de textos em veculos da regio Centro-Oeste


Veculos do centro-oeste A Gazeta/MT Jornal de Braslia/DF O Popular/GO Correio do Estado/MS (on line) TOTAL Textos 53 43 25 5 126 % 3,3 2,7 1,6 0,3 7,9

Tabela 10 Quantidade de textos em veculos da regio Norte


Veculos do norte O Liberal/PA Dirio do Amap/AP Jornal Pgina 20/AC Jornal do Commercio/AM A Crtica/AM (on line) A Gazeta/AC (on line) TOTAL Textos 27 21 6 5 4 0 63 % 1,7 1,3 0,4 0,3 0,2 0,0 3,9

Jornais populares: baixo desempenho


Outra caracterstica que chama a ateno nesse tipo de cobertura o baixo desempenho quantitativo dos chamados jornais populares nos espaos editoriais em que se debate o racismo (Tabela 11): os sete veculos desta categoria que foram analisados respondem por apenas 1,o% do total de textos. O dado ganha maior relevncia quando comparado ao alto desempenho quantitativo desse tipo de veculo nas sees em que se noticiam violncias fsicas portanto, nos espaos de operao automatizada do racismo, como atestam outras pesquisas.12 Tabela 13 Quantidade de textos por categoria de veculo desdobrada
Grupos de veculos Regionais Nacionais Populares TOTAL
12

Textos 1.089 497 16 1.602

% 67,9 31,0 1,0 100

ANDI, 2012.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

21

Os dados sobre o desempenho quantitativo dos jornais regionais revestem-se de significncia quando se observa que a maioria dos textos no foi oriunda de simples reproduo de contedos distribudos nacionalmente por agncias noticiosas, como ocorre com grande parte dos assuntos de relevncia nacional, tendo origem na produo dos profissionais dos veculos, como se pode observar pela Tabela abaixo.
Tabela 12 Responsveis pelos textos
Responsveis pelos textos Reprter/ Redator/ Editor/ Colunista/ Articulista Redao Agncia de notcias Leitor Reportagem local Sucursal No foi possvel identificar TOTAL % 41,0 6,6 5,3 5,1 4,4 0,6 37,0 100

Tabela 13 Quantidade de textos por categoria e regio dos veculos


Jornais CIRCULAO NACIONAL O Estado de S. Paulo Correio Braziliense DF Folha de S. Paulo O Globo Valor Econmico *REGIONAIS Nordeste A Tarde BA Dirio de Pernambuco PE Jornal do Commercio PE O Estado do Maranho MA O Jornal AL Dirio de Natal RN O Povo CE Primeira Edio AL Dirio do Nordeste CE Sudeste Jornal do Brasil RJ
* Incluindo os jornais populares Continua

% 31,0 8,4 7,2 7,2 7,1 1,2 69,0 24,9 13,1 4,6 2,6 2,1 0,7 0,6 0,6 0,4 0,2 17,4 3,6

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

22

Continuao da Tabela 13

Jornais A Gazeta ES O Tempo MG Estado de Minas MG Hoje em Dia MG (online) O Dia RJ Jornal da Tarde SP Brasil Econmico SP Sul Zero Hora RS A Notcia SC Correio do Povo RS Gazeta do Povo PR Folha de Londrina PR Dirio Catarinense SC Centro-Oeste A Gazeta MT Jornal de Braslia DF O Popular GO Correio do Estado-MS (online) Norte O Liberal PA Dirio do Amap AP Jornal Pgina 20 AC Jornal do Commercio AM A Crtica AM (online) A Gazeta - AC (online) Populares Aqui BH MG Aqui PE Online Aqui DF Extra RJ Agora So Paulo SP Meia Hora RJ Super Notcia MG TOTAL
Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602).

% 3,3 2,7 2,6 2,6 1,3 1,1 0,2 13,8 2,7 2,6 2,2 2,2 2,2 1,9 7,9 3,3 2,7 1,6 0,3 3,9 1,7 1,3 0,4 0,3 0,2 0,0 1,0 0,7 0,1 0,1 0,1 0,0 0,0 0,0 100

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

23

Picos de cobertura
O estudo coordenado pela ANDI tambm permite identificar alguns picos na cobertura sobre recismo, notadamente, no primeiro semestre de 2007 e no segundo semestre de 2010 (ver Grfico 1). O pico de 2007 pode ser explicado pelo debate em torno das cotas raciais, que voltou com fora cena miditica, alimentado por polmicas, como as declaraes da ento ministra da Secretaria Especial de Polticas de Promoo da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, sobre as relaes entre brancos e negros; e o caso de um estudante de pele clara, irmo gmeo de um rapaz de tez escura, que teve a solicitao de vaga pelo sistema de cotas raciais recusada pela Universidade de Braslia (UnB). Outros acontecimentos que contriburam para motivar o debate sobre a temtica nos meios de comunicao no referido ano foram a instituio da Agenda Social Quilombola (Decreto 6.261) e o atentado racista ocorrido no ms de maro, na residncia universitria da UnB, quando foi ateado fogo na porta do dormitrio de estudantes africanos. O caso ganhou grande ateno das mdias nacional e internacional, e provocou discusses mais amplas sobre a problemtica do racismo no Brasil. O debate sobre aes afirmativas / cotas raciais se manteve, embora com menos intensidade, at 2009, quando o tema voltou a ganhar maior destaque, motivado por diferentes fatores: a aprovao do Plano Nacional de Promoo da Igualdade Racial Planapir (Decreto 6872), em junho; a realizao da II Conferncia Nacional de Promoo da Igualdade Racial, tambm em junho; os embates no Supremo Tribunal Federal (STF), a partir de julho, quando o sistema de cotas da UnB foi alvo de uma Arguio de Descumprimento do Preceito Fundamental (ADPF 186), impetrada pelo partido Democratas (DEM); e a aprovao do Estatuto da Igualdade Racial, pela Cmara dos Deputados, em setembro. No primeiro semestre de 2010, o debate sobre cotas se manteve aceso em funo do processo de mobilizao para uma audincia pblica no STF, em maro, com o objetivo de embasar a deciso quanto ADPF 186 que, se julgada procedente, inviabilizaria legalmente o sistema de cotas de todas as universidades que j o haviam adotado (a ADPF foi julgada improcedente, por unanimidade, pelos juzes do STF, em abril de 2012). No segundo semestre de 2010, quando houve o maior pico de cobertura jornalstica do perodo, as discusses sobre o assunto somaram-se s contendas em torno do Estatuto da Igualdade Racial (lei 12.228/2010), aprovado pelo Senado Federal em junho do referido ano, e sancionado pela Presidncia da Repblica no ms seguinte.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

24

Enfim, a curva de distribuio semestral de notcias sobre racismo suas motivaes evidencia a fora do movimento em prol da igualdade racial, que, claramente, pautou os jornais no perodo analisado, a partir da construo e proposio de dispositivos de enfrentamento violncia simblica do racismo. importante registrar, tambm, a contribuio de duas datas do calendrio anual do Movimento Negro na manuteno do debate pblico sobre a temtica uma no primeiro semestre; outra, no segundo: o 13 de maio (fim oficial da escravatura no Brasil) e o 20 de novembro (morte do heri negro Zumbi dos Palmares, quando se celebra o Dia da Conscincia Negra), efemrides que motivam reflexes sobre as condies socioeconmicas e culturais deste segmento populacional na atualidade.

Grfico 1 Distribuio semestral de notcias

Distribuio semestral de notcias


250 200 150 100 50 0

236

197 143 88

221

234

266 217

1 2 1 2 1 2 1 2 semestre semestre semestre semestre semestre semestre semestre semestre 2007 2007 2008 2008 2009 2009 2010 2010

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

25

Seo 4 - Abrangncia geogrfica do debate


Os dados coletados revelam que o debate sobre a questo racial costuma ser colocado a partir de referncias nacionais. Ao analisarmos as localidades especficas mencionadas pelas notcias, 44,8% tratam de Brasil em geral e 31,8% de uma ou mais unidades da Federao. Os estados mais mencionados por essas notcias so Bahia (22,4%), Distrito Federal (15,7%), So Paulo (14,9%), Rio de Janeiro (12,8%) e Rio Grande do Sul (10,1%). Vale lembrar que o Movimento Negro forte nessas unidades da Federao, e que em todas elas h instituies de ensino superior que adotam polticas de cotas raciais, sendo que o DF pioneiro na adoo do sistema, por meio da UnB. Ao ampliarmos o olhar sobre as localidades geogrficas mais apontadas nesses textos, possvel observar que o noticirio sobre a temtica racial praticamente ignora a realidade de muitos estados das regies Norte e Nordeste, o que confirma a tendncia de concentrao do debate sobre polticas sociais nas regies Sul, Sudeste e Centro-Oeste: Conforme apontam os dados da Tabela 14, quase inexistente (menos de 1%) a meno aos estados do Mato Grosso do Sul, Acre, Amazonas, Rondnia, Roraima e Tocantins, assim como ao Rio Grande do Norte, Paraba, Piau, Cear e Sergipe. Amap, Alagoas e Gois so um pouco mais mencionados, embora os percentuais ainda sejam baixos: em mdia, 2,5%. Pernambuco e Maranho so citados em 6,7% e 6,3% das notcias analisadas. Paran, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso, Esprito Santo e Par so apontados em percentual um pouco menor cerca de 4,1% dos textos.
Tabela 14 Unidade(s) da Federao mencionada(s) pelas matrias
Uf mencionada Bahia Distrito Federal So Paulo Rio de Janeiro Rio Grande do Sul Pernambuco Maranho % 22,4 15,7 14,9 12,8 10,1 6,7 6,3
Continua

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

26

Continuao da Tabela 14

Uf mencionada Paran Santa Catarina Minas Gerais Mato Grosso Esprito Santo Par Amap Alagoas Gois Paraba Rio Grande do Norte Mato Grosso do Sul Piau Acre Amazonas Rondnia Cear Sergipe Roraima Tocantins TOTAL

% 4,6 4,4 4,2 4,0 4,0 3,8 2,7 2,7 2,1 0,8 0,8 0,6 0,6 0,4 0,4 0,4 0,4 0,4 0,2 0,0 -

Tabela vlida apenas para as matrias que se concentram em uma ou mais unidades da federao (477). A varivel permite marcao mltipla. Portanto, o somatrio dos percentuais pode ser diferente de 100%.

Outra tendncia registrada pelas sries histricas da ANDI e confirmada nesta pesquisa a de priorizar os grandes centros urbanos no debate sobre polticas pblicas, em detrimento de localidades mais perifricas e rurais, como apontam as Tabelas 15 e 16: Ao identificar geograficamente uma poltica/projeto/ao especfica, o texto destaca especialmente as capitais (25,1%). Regies metropolitanas so citadas em 3,8% das notcias e localidades do interior em 2,8%. Os nmeros tambm mostram que os espaos urbanos so os mais referenciados na cobertura jornalstica: 22,8% dos textos trazem esse recorte, enquanto reas rurais so citadas em somente 2,7% das notcias.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

27

Tabela 15 Localizao geogrfica I


Espaos geogrficos dos projetos/ polticas / aes Regies metropolitanas Capitais Interior No foi possvel identificar TOTAL
Tabela vlida apenas para as matrias que se concentram em uma localidade especfica (1.504).

% 3,8 25,1 2,8 68,4 100

Tabela 16 Localizao geogrfica II


Espaos geogrficos dos projetos/ polticas / aes Espao urbano Espao rural No foi possvel identificar TOTAL
Tabela vlida apenas para as matrias que se concentram em uma localidade especfica (1.504).

% 22,8 2,7 74,5 100

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

28

Seo 5 - O foco central das notcias


Quando analisamos detalhadamente o foco central dos textos (ou seja, a temtica majoritariamente tratada), os dados reafirmam o teor analtico das narrativas/ espaos jornalsticos sob investigao, ao expor a concentrao do noticirio na discusso sobre os dispositivos de enfrentamento ao racismo (aes afirmativas/ cotas para ingresso em universidades) e em dados e reflexes sobre igualdade/ desigualdade de raa/ etnia. A temtica da violncia ocupa a terceira posio neste ranking mas com um percentual pequeno, que abarca violncias fsicas, verbais e de outras formas, uma vez que, como ser demonstrado em seo especfica, sob esse conceito foram classificadas matrias sobre violncia racial em geral (ou seja, no necessariamente fsica). Resumindo, e de acordo com a Tabela 17: Aes afirmativas e cotas constituem o tema mais tratado pelos jornais na abordagem da questo racial, estando presente em 18,0% de todos os textos sobre o assunto. A pauta da igualdade/desigualdade de raa-etnia responde por 16,5% das notcias, trazendo dados e reflexes sobre a problemtica do racismo. Importante frisar que esse tipo de contedo abriga reflexes gerais sobre o tema em foco, no se detendo em fatos especficos. A violncia (ou violncias) foi mencionada centralmente em apenas 9,3% dos textos que discutem a questo racial. Cabe lembrar que todo texto analisado deveria conter uma meno explcita ao universo do racismo. Casos de violncia(s) que no fizeram meno especfica populao negra no foram, portanto, contabilizados. Outras questes importantes, como comunidades quilombolas e acesso terra (6,9%) e mercado de trabalho (6,2%) tambm mereceram menor ateno da cobertura. Apesar do evidente estmulo que datas comemorativas do calendrio propiciam ao debate, apenas 3,7% dos textos fazem referncia a efemrides, como o Dia da Conscincia Negra - o que era de se esperar numa pesquisa de tendncia, em que esse tipo de ocorrncia diludo. Mas o dado ganha relevncia ao sugerir que o debate pblico sobre racismo extrapola celebraes ou mobilizaes pontuais. Chama a ateno, ainda, a diminuta presena de temticas como ensino de histria da frica (institucionalizado a partir da Lei
Um desafio O estudo realizado pela ANDI - Comunicao e Direitos tambm buscou identificar se as notcias sobre racismo mencionam estratgias de desenvolvimento e de quais tipos. Os dados revelam que menos de 2,o% dos textos citam iniciativas nesse sentido, sejam elas de foco social, sustentvel, econmico ou humano. O levantamento tambm aponta que apenas 3,1% desse noticirio menciona direitos humanos, sugerindo haver ainda um desafio aos profissionais de imprensa em inserir esse vis na cobertura ou mesmo explicitar sua correlao com as temticas abordadas.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

29

10.639/2003), foco central em apenas 2,1% das notcias analisadas; sade da populao negra (1,6%) e relaes entre raa / etnia e gnero (1,1%). Embora pequeno, o percentual de textos que tratam da relao entre mdia e racismo (2,4%) digno de nota, uma vez que tal debate , em geral, recusado pelos meios de comunicao de massa. Mas importante registrar a tendncia de determinadas mdias debaterem para fora de suas esferas de ao, como ilustrado no exemplo abaixo, pinado da edio de 13/06/2007 do jornal A Tarde (Salvador/BA).

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

30

Tabela 17 Foco central do debate sobre a questo racial


Tema Aes afirmativas e cotas Igualdade/desigualdade de raa/etnia (dados e reflexes) Violncia Aspectos culturais Comunidades quilombolas e acesso terra Mercado de trabalho Polticas pblicas Prticas religiosas Repercusso de eventos Efemrides (ex. Dia da Conscincia Negra) Mdia e racismo Ensino de Histria da frica Outros debates educacionais Questes institucionais das autoridades da rea Histria e preservao do patrimnio cultural Sade da populao negra Relaes entre raa/etnia e gnero Outros TOTAL
Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602).

% 18,0 16,5 9,3 8,8 6,9 6,2 4,5 4,3 4,1 3,7 2,4 2,1 3,7 1,7 1,6 1,6 1,1 3,5 100

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

31

Seo 6 - Cotas dominam as narrativas


Conforme destacado na seo anterior, aes afirmativas e cotas constituem o tema mais tratado pelos jornais na abordagem da questo racial, estando presente em 18,0% (ver Tabela 17) de todos os textos da amostra. E o estudo realizado pela ANDI evidencia que a ampla maioria das notcias que enfocam esta questo est associada educao superior: 96,3% (Tabela 18). Em outros termos, dentre as aes afirmativas e os sistema de cotas existentes (cotas sociais, bnus e outros), o mais debatido nos jornais o que se refere ao ingresso de negros e negras em unidades de ensino superior. Segundo o levantamento: As cotas em instituies de ensino superior representam 96,3% de todos os textos que mencionam cotas para educao, demonstrando que esta constitui uma das pautas principais da cobertura jornalstica sobre racismo. Ainda no enfoque Educao, so discutidas, de maneira secundria, melhorias na qualidade de ensino: 19,9% desse grupo de notcias tambm enquadram essa questo. No entanto, permanecem praticamente fora da pauta desafios importantes na rea, como a aplicao da Lei 10.639/2003 (que institui o ensino da histria e cultura afro-brasileira) e a formao de professores ambos mencionados em pouco mais de 2,5% desse conjunto de textos.
Tabela 18 Aspectos relacionados educao discutidos pelas notcias
Aspectos educacionais Cotas em instituies de ensino superior Melhoria na qualidade de ensino Formao de professores Aplicao da Lei n 10.639/2003 (ensino de histria da frica) Diversidade no ambiente escolar Racismo institucional ambiente escolar Ensino de religio e outros saberes de origem africana nas escolas Formao de professores na temtica racial/ tnica Questes de ensino nas comunidades remanescentes de quilombolas Seminrios/ encontros sobre temtica racial/ tnica Violncia nas escolas Outros aspectos2 TOTAL % 96,3 19,9 2,6 2,2 2,2 1,1 0,7 0,7 0,4 0,4 0,0 5,2 -

Tabela vlida apenas para as matrias que discutem cotas para educao (272).A varivel permite marcao mltipla. Portanto, o somatrio dos percentuais pode ser diferente de 100%.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

32

Ampliando o olhar sobre o recorte das notcias que abordam cotas em instituies de ensino superior, possvel observar que a quase totalidade delas trata da reserva de vagas para esse grupamento. De acordo com os dados coletados (Tabela 19): 98,5% dos textos que debatem esse assunto especfico referem-se reserva de vagas propriamente dita. mencionado apenas pontualmente o acrscimo de pontos no processo seletivo para ingressar na universidade (4,6%), e ainda, em menor medida, o acrscimo no nmero de vagas para incluir beneficirios (1,9%).
Tabela 19 Formas de seleo para acesso de negros(as) ao ensino superior citadas nos textos
Formas de seleo Reserva de vagas (cotas propriamente ditas) Acrscimo de pontos no processo seletivo Acrscimo no nmero de vagas para incluir beneficirios Sistemas mistos TOTAL % 98,5 4,6 1,9 0,0 -

Tabela vlida apenas para as notcias que se referem especificamente ao sistema de cotas para ingresso em instituies de ensino superior (262). A varivel permite marcao mltipla. Portanto, o somatrio dos percentuais pode ser diferente de 100%.

Embora o ensino superior seja o mais mencionado (97,1%) nas notcias que discutem cotas para educao, tambm so citados (Tabela 20): O ensino mdio (21,0%), o ensino fundamental (13,2%) e a educao bsica (8,8%). Vale observar a baixa presena, nesse noticirio, de aes complementares educao formal. o caso de cursinhos e pr-vestibulares, mencionados em 4,8% desse grupo de textos, ou mesmo de atividades extracurriculares, completamente ignoradas nas notcias analisadas.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

33

Tabela 20 Nveis de ensino mencionados


Nveis Ensino superior Ensino mdio Ensino fundamental (1 ao 9 ano) Educao bsica (ensino fundamental + ensino mdio) Ps-graduao Cursinho e pr-vestibular Ensino profissionalizante Educao a distncia Educao infantil (creche + pr-escola) Educao ou ao complementar escola Educao de jovens e adultos Educao especial (pessoas com deficincias + superdotados) Educao indgena No h um nvel (ou modalidade) majoritariamente mencionado TOTAL % 97,1 21,0 13,2 8,8 5,5 4,8 4,8 0,4 0,4 0,0 0,0 0,0 0,0 0,8 -

Tabela vlida apenas para as matrias que se referem a cotas para educao (272).A varivel permite marcao mltipla. Portanto, o somatrio dos percentuais pode ser diferente de 100%.

Ampliando o olhar sobre as aes afirmativas e o debate de cotas


Dentre as notcias que discutem cotas (Tabela 21), a ampla maioria (85,8%) aborda exclusivamente o contexto educacional. Lateralmente, so mencionadas: Aes afirmativas em geral (6,6%). Cotas para ingresso no mercado de trabalho (4,2%). Cotas para ingresso no servio pblico (3,5%). baixo, o percentual de notcias que ampliam a discusso de aes afirmativas para alm de cotas (2,1%), assim como o debate sobre cotas na participao poltica (1,4%).
Tabela 21 Aes afirmativas fora do contexto educacional
Aes Refere-se exclusivamente ao contexto educacional Ao afirmativa em geral Cotas para ingresso no mercado de trabalho Cotas para ingresso no servio pblico Ao afirmativa que no se vale de cotas Cotas para a participao poltica Outras cotas TOTAL % 85,8 6,6 4,2 3,5 2,1 1,4 0,3 -

Tabela vlida apenas para as matrias com foco em aes afirmativas e cotas (288). A varivel permite marcao mltipla. Portanto, o somatrio dos percentuais pode ser diferente de 100%.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

34

Os dados coletados revelam ainda que, ao discutir o tema das cotas para a populao negra (Tabela 22), muitos jornalistas relacionam a discusso reserva de vagas para outros grupos especficos, tais como: Egressos de escolas pblicas (35,8%). Indgenas (26,4%). Pessoas com deficincia (8,3%). Importante observar que dentro da opo outros extratos da populao (20,5%) esto includos, basicamente, os pobres / populao de baixa renda.

Tabela 22 Meno a outros beneficirios nos textos sobre cotas para negros(as)
Outros beneficirios Egressos de escolas pblicas Indgenas Pessoas com deficincia Filhos de policiais/ bombeiros mortos em servio Nativos da UF Mulheres Professores da rede pblica Reforma agrria Outros extratos da populao No menciona TOTAL % 35,8 26,4 8,3 2,1 1,0 1,0 0,7 0,0 20,5 48,3 -

Tabela vlida apenas para as matrias com foco em aes afirmativas e cotas (288). A varivel permite marcao mltipla. Portanto, o somatrio dos percentuais pode ser diferente de 100%.

Segundo o levantamento, ao discutir este tema especfico, o contedo da notcia traz, de modo equilibrado, avaliaes favorveis e contrrias s cotas raciais (Tabela 23). De acordo com os dados coletados: Argumentos favorveis so encontrados em 27,1% desse conjunto de textos, alm de outros 5,6% que, apesar de inclurem argumentos contrrios, demonstram uma clara tendncia defesa das cotas. Argumentos contrrios esto presentes em 21,6% das notcias, alm de outros 9,4% que, apesar de incluirem posicionamentos favorveis, destacam clara crtica poltica de cotas raciais.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

35

Vale observar que parte considervel desse noticirio (28,8%) no emite opinies sobre o tema, limitando-se a descrev-lo.
Tabela 23 Posicionamento em relao s cotas raciais
Avaliao geral Favorvel Contrrio Favorvel e contrrio, mas com um claro peso dedicado primeira opo Contrrio favorvel, mas com um claro peso dedicado primeira opo Equilibrado: favorvel e contrrio na mesma proporo No emite opinies sobre o tema, limitando-se a descrev-lo TOTAL
Tabela vlida apenas para as matrias com foco em aes afirmativas e cotas (288).

% 27,1 21,5 5,6 9,4 7,6 28,8 100

Ao investigarmos os argumentos favorveis apresentados nessa cobertura jornalstica (Tabela 24), possvel perceber que: A defesa da justia social, ou seja, o combate s desigualdades que se perpetuam, o principal argumento de quem defende as cotas raciais, estando presente em 19,8% desse grupo de textos. A reparao por violaes e desigualdades passadas tambm est entre as posies defendidas: 13,9% desses textos trazem tal colocao. A defesa de que no Brasil vivemos o mito da igualdade racial abordada em 10,1% dessas notcias. Tambm lembrado que as cotas no interferem na qualidade do ensino, e que alunos cotistas apresentam bom desempenho (8,3%). So ainda identificados posicionamentos mais vinculados a aspectos dos direitos diversidade e igualdade: 5,2% dessas notcias defendem que tratar desiguais de maneira igual contribuiria para perpetuar diferenas, e 4,9% defendem que polticas nesse sentido contribuem para ampliar a presena do negro em espaos de representao. importante notar que nenhuma das matrias analisadas mencionou a necessidade de que haja incentivos para os cotistas que ingressam nesse tipo de programa.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

36

Tabela 24 Argumentos favorveis implementao de cotas raciais


Argumentos favorveis Justia social: combate s desigualdades que se perpetuam Reparao por violaes e desigualdades passadas H racismo no Brasil/ democracia racial um mito Cotas no interferem na qualidade do ensino/ cotistas apresentam bom desempenho Tratar desiguais de forma igual seria perpetuar as diferenas Diversidade: negros passam a estar mais representados/ em maior nmero Ao afirmativa direito fundamental Programas de cotas so eficientes quando acompanhados de incentivos para a permanncia do cotista No menciona estes argumentos TOTAL % 19,8 13,9 10,1 8,3 5,2 4,9 2,8 0,0 57,3 -

Tabela vlida apenas para as matrias com foco em aes afirmativas e cotas (288). A varivel permite marcao mltipla. Portanto, o somatrio dos percentuais pode ser diferente de 100%.

Quando analisados os posicionamentos contrrios adoo de cotas raciais, nota-se que o noticirio defende argumentos que vo desde um suposto agravamento do racismo, passando pela defesa de que as cotas devem ter vis econmico-social, ou mesmo de que a adoo de tais polticas violaria direitos perante a legislao brasileira. De acordo com o levantamento (Tabela 25): 21,9% desse grupo de textos argumentam que a adoo de cotas geraria a racializao da sociedade brasileira, ampliando conflitos e promovendo o racismo. A defesa de que cotas podem beneficiar negros ricos e prejudicar brancos pobres e de que, portanto, aes afirmativas devem ser focadas no combate s desigualdades sociais apresentada em 17,4% desse noticirio. A criao de privilgios a partir da instituio de cotas e a violao do princpio da igualdade perante a lei so citados em 16,7% desse recorte amostral. A defesa de que a melhoria da educao como um todo a estratgia mais adequada para corrigir eventuais desigualdades apresentada em 13,5% dessas notcias. Presente tambm no conjunto de argumentos favorveis s cotas, o debate sobre o desempenho dos estudantes cotistas colocado em 5,6% desse conjunto de textos. Nesse caso, a defesa de que haveria diminuio da qualidade do ensino.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

37

Crticas aos critrios adotados para a seleo dos cotistas e tambm a defesa de que raas no existem cientificamente podem ser encontradas em 5,2% dos textos analisados nesse quesito.
Tabela 25 Argumentos contrrios implementao de cotas raciais
Argumentos contrrios Racializao da sociedade brasileira/ aumento do conflito/ promovem o racismo Aes afirmativas devem ser focadas no combate s desigualdades sociais/ cotas podem beneficiar negros ricos e prejudicar brancos pobres Violao da igualdade perante a lei/ criao de privilgios O mais correto seria melhorar a educao como um todo Desvalorizao do mrito Miscigenao impossibilita separar pessoas com base na raa Diminuio da qualidade da educao/ cotistas podem no ter desempenho suficiente Crtica aos procedimentos/ critrios adotados para a seleo Raas no existem cientificamente Argumentos histricos para defender que a reparao no se justifica (Ex.: reinos africanos tambm participavam do trfico de escravos) No menciona esses argumentos TOTAL % 21,9 17,4 16,7 13,5 8,0 5,9 5,6 5,2 5,2 2,1 48,6 -

Tabela vlida apenas para as matrias com foco em aes afirmativas e cotas (288). A varivel permite marcao mltipla. Portanto, o somatrio dos percentuais pode ser diferente de 100%.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

38

Seo 7 - Outras temticas abordadas


Conforme destacado, a educao em especial, a poltica de cotas para ingresso em instituies do ensino superior constitui o principal tema do noticirio sobre a questo racial publicado pela imprensa escrita brasileira sob anlise. O levantamento realizado pela ANDI aponta, no entanto, outras temticas abordadas por essa cobertura jornalstica (tais como comunidades quilombolas, mercado de trabalho, manifestaes culturais e religiosas), alm de identificar lacunas importantes, como o debate sobre sade da populao negra, violncia (fsica) e relaes entre raa/etnia e gnero. Confira detalhes: Quilombolas O levantamento aponta que 6,9% do total de notcias analisadas (ou 110 dos 1.602 textos da amostra) trazem como enfoque central a questo agrria e as comunidades quilombolas (Tabela 26). Dentro deste universo, os tpicos mais abordados so: A regularizao fundiria (24,5%) e o processo administrativo para reconhecimento das terras (17,3%). A violncia relacionada questo agrria/conflitos com latifundirios (10,9%) e o Decreto 4887/2003, que regulamenta o procedimento para identificao, reconhecimento, delimitao, demarcao e titulao das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos (10,0%). A hierarquia noticiosa faz jus prioridade que as temticas relacionadas a esse grupamento vulnervel da populao tm no debate pblico.
Tabela 26 Temticas abordadas nos textos sobre questo agrria e comunidades quilombolas
Tema Quilombolas Regularizao fundiria Processo administrativo para reconhecimento das terras Violncia envolvendo questo agrria/conflitos com latifundirios Decreto de reconhecimento Relatrio tcnico: critrios para reconhecimento Desenvolvimento sustentvel de comunidades j reconhecidas Assistncia jurdica Indenizaes das terras Registro/ sub-registro de cidados Outros aspectos TOTAL
Tabela vlida apenas para as matrias com foco nas comunidades quilombolas e acesso a terra (110).

% 24,5 17,3 10,9 10,0 4,5 4,5 2,7 0,9 0,0 24,5 100

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

39

Quando analisados os argumentos apresentados pela imprensa ao discutir o reconhecimento de tais comunidades (Tabela 27), possvel perceber a prevalncia na apresentao de opinies somente favorveis medida (24,5%). Argumentos somente contrrios esto presentes em 6,4% dessa parcela do noticirio. O levantamento evidencia, ainda, que: Quando colocados argumentos favorveis e contrrios no mesmo texto, a tendncia se inverte: 9,1% dessas notcias trazem as duas opinies, mas com um claro peso dedicado primeira opo; e 15,5% trazem os dois conjuntos de argumentos, mas com uma clara predominncia do posicionamento contrrio. Vale observar tambm que 31,8% dos jornalistas que cobriram o assunto limitaram-se a descrever a questo, sem emitir opinio positiva ou negativa.
Tabela 27 Avaliao sobre o reconhecimento de comunidades remanescentes de quilombos
Posicionamento Favorvel Contrrio Favorvel e contrrio, mas com um claro peso dedicado primeira opo Contrrio e favorvel, mas com um claro peso dedicado primeira opo Equilibrado: favorvel e contrrio na mesma proporo No emite opinies sobre o tema, limitando-se a descrev-lo No foi possvel identificar TOTAL
Tabela vlida apenas para as matrias com foco nas comunidades quilombolas e acesso a terra (110).

% 24,5 6,4 9,1 15,5 1,8 31,8 10,9 100

Mercado de trabalho Questes referentes a mercado de trabalho estiveram presentes em 6,2% do noticirio sobre racismo analisado. Segundo o levantamento, ao enfocar o tema, a maior parte das notcias discute aes para igualdade de condies nesse setor (21,2%), como demonstrado na Tabela 28. Tambm citada a questo da discriminao de raa no ambiente de trabalho aspecto abordado em 16,2% desse noticirio especfico. Permanecem praticamente fora do debate questes como cotas para afro-brasileiros no setor pblico (2,0%), estmulo a empresrios desse grupo populacional (1,0%) e critrios para provimento de cargos em comisso e funes de confiana destinados a ampliar a participao de negros em espaos valorizados de trabalho (1,0%).

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

40

Tabela 28 Temticas abordadas no noticirio focado em mercado de trabalho


Temas Aes para igualdade de condies no mercado de trabalho Discriminao de raa no ambiente de trabalho Contratao de afro-brasileiros no setor pblico (cotas) Estmulo a empresrios afro-brasileiros Critrios para provimento de cargos em comisso e funes de confiana destinados a ampliar a participao de negros Polticas de formao profissional Acesso ao crdito para a pequena produo, nos meios rural e urbano Outros aspectos TOTAL
Tabela vlida apenas para as matrias com foco no mercado de trabalho (99).

% 21,2 16,2 2,0 1,0 1,0 0,0 0,0 58,6 100

A anlise demonstra ainda que alguns indicadores do quadro social que evidenciam a permanncia da populao negra em posies socioeconmicas desfavorveis em relao ao contingente no-negro so praticamente ignorados no debate sobre racismo travado nos meios de comunicao sob anlise. Em relao ao mercado de trabalho, por exemplo, os dados coletados (Tabela 29) apontam que: A maioria dos textos com este foco no associa negros a um cargo ou funo especficos (44,4%). Nas ocasies em que tais referncias ocorrem so citados praticamente em igual medida o trabalhador domstico (11,1%) e funcionrios em posies de chefia (10,1%), embora pesquisas apontem a prevalncia do negro em postos menos qualificados de trabalho, e exponham uma perspectiva relevante para o debate sobre racismo: os negros desempregados tm, em mdia, mais tempo de estudo que os negros empregados o que no acontece entre os brancos.13 Apesar de excees, como a do exemplo reproduzido em seguida (extrado do jornal A Tarde de 19/11/2009), o dado da pesquisa conduzida pela ANDI sugere que mesmo dentro do espao qualificado do debate, o assunto ainda tratado pela imprensa a partir de histrias pontuais de negros que conseguiram fugir s estatsticas.

13

IBGE, 2004.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

41

Tabela 29 Cargos ou funes relacionados populao negra


Cargos/funes Trabalhador domstico Chefia (ou cargo mais importante do rgo/ empresa) Profissional liberal (jornalistas, dentistas, mdicos etc.) Funes tcnicas e administrativas (boy, auxiliar administrativo, auxiliar de servios gerais etc.) Cargo executivo ou de superviso Autnomo Cargos tcnicos Operrio (mecnicos, carpinteiros, eletricistas, vidraceiros, ceramistas, operadores de mquinas) Cargos de assistentes Trabalhador braal (carregadores, pedreiros, estivadores) Trabalhador rural Voluntrio Outro cargo/ funo No foi possvel identificar No h negros associados a um cargo ou funo especfica TOTAL
Tabela vlida apenas para as matrias com foco no mercado de trabalho (99). A varivel permite marcao mltipla. Portanto, o somatrio dos percentuais pode ser diferente de 100%.

% 11,1 10,1 4,0 4,0 3,0 2,0 1,0 1,0 0,0 0,0 0,0 0,0 16,2 8,1 44,4 -

Nota-se tambm que menos da metade dos textos (47,5%) sobre mercado de trabalho menciona a questo da igualdade/desigualdade salarial entre negros e outras populaes (Tabela 30). Considerando-se que o noticirio centrado no debate sobre racismo, e que as desigualdades entre os dois grupos populacionais em relao ao mercado de trabalho atestada por nmeros

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

42

oficiais (IBGE, 2004), o dado aponta para uma distoro noticiosa significativa.14 E mais: O ndice similar ao encontrado nas notcias que mencionam ou mesmo comparam a taxa de emprego e desemprego entre negros e outras populaes: 42,4% desse grupo de textos abordam esse aspecto o que tambm aponta para uma lacuna significativa no noticirio (Tabela 31).
Tabela 30 Meno a igualdade/desigualdade salarial entre negros e outras populaes
Menciona igualdade salarial Sim No TOTAL
Tabela vlida apenas para as matrias com foco no mercado de trabalho (99).

% 47,5 52,5 100

Tabela 31 Meno/comparao de taxa de emprego e desemprego entre negros e outras populaes


Compara taxa de emprego Sim No TOTAL
Tabela vlida apenas para as matrias com foco no mercado de trabalho (99).

% 42,4 57,6 100

Manifestaes culturais e religiosas Em relao s manifestaes culturais e religiosas da populao negra, que correspondem a 14,7%15 do noticirio analisado, ou 235 do total de 1.602 textos da amostra (Tabela 32), os dados apontam que: A maior parte dessas narrativas (36,2%) enfoca manifestaes especficas, tais como msica, teatro, dana etc. So citados em menor medida movimentos culturais associados cultura negra (7,7%), a celebrao de personalidades negras (6,0%) e datas comemorativas relacionadas s manifestaes culturais de matriz africana (6,0%).
14 15

IDEM.

Correspondente ao somatrio dos percentuais dos tpicos Aspectos culturais (8,80%), Prticas religiosas (4,30%) e Histria e preservao do patrimnio cultural (1,60%) da referida tabela.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

43

Tabela 32 Assuntos centralmente abordados nos textos focados em manifestaes culturais


Abordagem Menciona manifestaes culturais especficas (msica, teatro, danas, etc.) Menciona movimentos culturais associados cultura negra (ex. hip hop, funk) Celebrao de personalidades negras Datas comemorativas relacionadas s manifestaes culturais de matriz africana Outras efemrides Dia Nacional do Samba Registro, proteo e prtica da capoeira No menciona estes aspectos TOTAL % 36,2 7,7 6,0 6,0 2,6 0,4 0,4 40,9 100

Tabela vlida apenas para as matrias com foco em aspectos culturais, histria e preservao do patrimnio cultural ou prticas religiosas (235).

No que se refere a questes de ordem religiosa, os dados noticiosos (Tabela 33) traduzem a prtica racista da esfera social em relao identidade negra, ao

apontar que, dentre as matrias que fazem referncia a esse aspecto: Destaca-se o debate sobre intolerncia religiosa e conflitos relacionados citados em 13,2% desse conjunto de textos. Festividades e cerimnias so abordadas em 7,2% dessa cobertura. A prtica de cultos, em 5,5%.
Tabela 33 Assuntos centralmente abordados nos textos focados em manifestaes religiosas
Abordagem Intolerncia religiosa/ conflitos Festividades e cerimnias Prtica de cultos Publicaes relacionadas ao exerccio da religiosidade Liberdade de crena Aquisio de artigos e materiais adequados aos costumes Manuteno de instituies beneficentes Coleta de contribuies financeiras para a manuteno das atividades No menciona estes aspectos TOTAL % 13,2 7,2 5,5 3,4 3,0 0,9 0,4 0,0 66,4 100

Tabela vlida apenas para as matrias com foco em aspectos culturais, histria e preservao do patrimnio cultural ou prticas religiosas (235).

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

44

Seo 8 - A discusso sobre racismo


Dentre as palavras-chave selecionadas para a captura de textos para a anlise do noticirio sobre racismo, est a relacionada ao prprio conceito ou seja, o termo racismo. E o levantamento confirma a caracterstica desse tipo de noticirio, centrado mais no debate sobre a problemtica (portanto, com matrias contextualizadas, fazendo uso de recursos editoriais importantes, como estatsticas e legislao) do que no registro de ocorrncias pontuais / individuais. Diz o levantamento (Tabelas 34 e 35) que: A discusso sobre racismo ou algum outro aspecto de igualdade/ desigualdade entre negros e outros grupos populacionais est presente em 60,7% de todo o noticirio analisado. A maior parte desse conjunto especfico de textos trata de um debate mais geral sobre aspectos da igualdade/desigualdade racial (76,8%). Casos individuais de racismo so apontados em 10,6% desse recorte amostral e polmicas em torno do tema em 10,4%. Importante ressalvar que as polmicas em torno das cotas raciais e do Estatuto da Igualdade Racial no esto includas nesta categoria.
Tabela 34 Debate sobre racismo ou igualdade/desigualdade entre negros e outras populaes
Discute racismo? Sim No TOTAL
Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602).

% 60,7 39,3 100

Tabela 35 Abordagem dos textos que mencionam racismo


Abordagem Debate geral sobre desigualdade / igualdade racial Polmicas em torno do tema (ex.: caso Monteiro Lobato) Casos individuais / especficos de racismo No foi possvel identificar TOTAL
Tabela vlida apenas para as matrias que mencionam racismo (973).

% 76,8 10,4 10,6 2,3 100

A anlise investigou ainda se os textos registravam o conceito de racismo (Tabela 36), e o resultado foi determinante, ao demonstrar que em 41,3% da cobertura analisada, as narrativas admitem, negam, apresentam controvrsias ou usam o termo sem questionar sua existncia, nas seguintes propores: A ampla maioria das matrias (35,1%) admite a existncia da prtica, sendo quase nula a presena de narrativas negando o fenmeno (0,1%).

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

45

1,20% das notcias apresentam controvrsias sobre o tema, e 4,8% utilizam o conceito de racismo sem questionar sua existncia. Mas significativo o percentual de textos que, discutindo racismo, no menciona o conceito (58,70%), sugerindo que a maioria das narrativas versa sobre mecanismos de combate ao racismo, como cotas e leis, mas afasta-se do debate histrico, filosfico, sociolgico e antropolgico sobre o fenmeno.
Tabela 36 Modo de apresentao do conceito de racismo
Tratamento editorial Admite a existncia do racismo Nega a existncia do racismo Apresenta controvrsias sobre o tema Utiliza o conceito de racismo sem questionar sua existncia No menciona o conceito TOTAL
Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602).

% 35,1 0,1 1,2 4,8 58,7 100

Nas notcias em que foi possvel identificar o locus onde se manifesta o preconceito, ou a que prticas a discriminao est vinculada (Tabela 37), so citados, dentre outros, o ambiente de trabalho (3,3%), prticas religiosas (2,6%), padres de beleza (2,1%), polcia (2,0%), ambiente escolar/educao (2,0%), ambientes pblicos como restaurantes, hotis e elevadores (1,9%), outros servios pblicos (1,3%) e atendimento sade (1,2%). O nmero elevado de matrias que no trazem esse tipo de informao (77,7%) guarda coerncia com o teor do debate sobre racismo, travado menos a partir da narrao de ocorrncias, ou seja, do diagnstico, e mais da busca de solues, a partir da anlise dos mecanismos de enfrentamento problemtica como o sistema de cotas raciais e o marco legal. O exame mais acurado do contedo dos textos analisados confirma o carter geral dos debates, a partir do predomnio de expresses como suprir as desigualdades socioeconmicas, superar as consequncias de fatos histricos como a escravido e o racismo, resgatar a contribuio dos negros na formao da sociedade brasileira, atender aos anseios dos movimentos negros, garantir igualdade de oportunidades para os negros, resguardar os direitos tnico-raciais da populao negra e formular estratgias para aumentar a representao dos negros na sociedade, dentre outras. O ndice de 2,0% relativos discriminao no ambiente escolar/educao tambm aponta na direo do teor do debate. Considerando-se que o noticirio sobre

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

46

racismo aqui analisado est em boa parte centrado no sistema de cotas para o ingresso no ensino superior, era de se supor um registro maior de ocorrncias nesse locus. Entretanto, como j frisado, o debate nesses espaos se d menos a partir de ocorrncias e mais de uma perspectiva contextual e histrica. O texto abaixo, pinado do conjunto em foco, ilustra o teor das discusses sobre as manifestaes de preconceito, de discriminao, de intolerncia, de racismo neste caso especfico, de racismo institucional na rea da sade.

Exemplo extrado da seo Nacional de A Gazeta (MT) de 20/11/2008.

Tabela 37 Locus/prticas de manifestaes de racismo ou discriminao/preconceito


Locus/prticas Ambiente de trabalho Prtica religiosa Padres de beleza Polcia Ambiente escolar e educao Outros ambientes pblicos (restaurantes, bares, hotis, elevadores, etc.) Outros servios pblicos Atendimento de sade Esporte Judicirio Ao de grupos extremistas Internet Outras formas No foi possvel identificar TOTAL
Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602).

% 3,3 2,6 2,1 2,0 2,0 1,9 1,3 1,2 0,8 0,6 0,4 0,4 3,9 77,7 100

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

47

Nas notcias (Tabela 38) em que foi possvel identificar casos de racismo que se manifestavam em formas de violncia fsica e verbal (12,3% dos textos analisados), a maior parte aponta a violncia fsica (7,4%), seguida pela violncia verbal (4,9%). Assim como na questo anterior, o alto ndice de no identificao est relacionado ao contedo do debate sobre o tema, menos factual e mais centrado em questes estruturantes, como o sistema de cotas e o Estatuto da Igualdade Racial mesmo quando motivado por ocorrncias policiais, como o caso dos estudantes africanos da UnB. Parte das notcias que tocam central ou lateralmente no tema da violncia no relata um caso especfico (4,8%), e est geralmente focada em debates e reflexes sobre a segurana pblica e a violncia, a apresentao de dados e a repercusso de estudos, aes e polticas pblicas de segurana.
Tabela 38 Formas de violncia dos casos relatados de racismo
Formas de violncia Violncia fsica Violncia verbal (ex.: jogador de futebol agredido verbalmente em campo) Menciona o tema da violncia sem identificar uma manifestao de racismo especfica No menciona violncia TOTAL
Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602).

% 7,4 4,9 4,8 83,0 100

O estudo tambm buscou investigar qual o encaminhamento adotado pela vtima da discriminao (Tabela 39). Dentre as notcias que mencionam casos individuais de racismo, 60,2% no relatam a procura da vtima por apoio. O percentual maior do que a referncia de denncia feita Polcia (23,3%) o que pode reforar a ideia de que essa uma prtica contra a qual no importante a adoo de medidas severas. Alm da Polcia, pontualmente so citados: Ministrio Pblico (2,9%), famlia (1,9%), educadores e disque-racismo (ambos com 1,0%). Relevante observar a ausncia de referncia a outros setores/ poderes/mecanismos, como as corregedorias de Polcia e as ouvidorias da Secretaria de Polticas de Promoo da Igualdade Racial (Seppir) e Nacional dos Direitos Humanos o que sinaliza para o desconhecimento sobre estes sistemas de proteo.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

48

Tabela 39 Pessoas/instituies majoritariamente procuradas pelas vtimas de racismo


A quem a vtima recorre Textos % Polcia 24 23,3 Ministrio Pblico 3 2,9 Famlia 2 1,9 Educadores, professores e inspetores de alunos 1 1,0 Disque Racismo 1 1,0 Amigos 0 0,0 Vizinhos 0 0,0 Colegas de classe ou de trabalho (para o caso daqueles que j trabalham) 0 0,0 Disque denncia 0 0,0 Ouvidoria da Seppir (Secretaria de Polticas de Promoo da Igualdade 0 0,0 Racial) Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos 0 0,0 Corregedoria da Polcia 0 0,0 Outro 10 9,7 A matria no relata uma procura da vtima por apoio 62 60,2 TOTAL 103 100 Tabela vlida apenas para as matrias com foco em casos individuais (103).

Apesar de no serem ignorados, aspectos como impunidade ou dificuldade de registrar, julgar ou punir o autor do ato de racismo so pouco abordados no noticirio (Tabela 40), tomado pelo debate geral sobre o sistema de cotas raciais e o marco legal: apenas 0,4% dos textos analisados tratam dessa dificuldade. A diversidade de interpretao jurdica sobre o assunto est entre os empecilhos, como ilustra o texto a seguir, pinado da Folha de S.Paulo de 14/12/2009.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

49

Tabela 40 Relato de impunidade/dificuldade de registrar, julgar ou punir o autor do ato de racismo


Dificuldade de punir/impunidade Dificuldade de registrar/ julgar o ocorrido como crime de racismo Falta de provas A vtima no registra queixa na delegacia Ausncia de testemunhas Outras dificuldades No menciona TOTAL
Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602).

% 0,4 0,2 0,1 0,1 0,4 98,9 100

A ampla maioria das notcias tambm ignora o dado de que crianas e adolescentes negros possuem oportunidades reduzidas em comparao s demais crianas (Tabela 41): 97,1% dos textos jornalsticos sobre racismo no abordam a questo, embora estudos sobre o tema, tal como a PNAD 2009, apontem que do total de 530 mil crianas de 7 a 14 anos que estavam fora da escola, 62,0% eram negras. importante observar, porm, que o debate travado pelos jornais no tem recorte de idade, incidindo sobre o total da populao negra o que relativiza o baixo ndice de comparaes encontrado.
Tabela 41 Meno a oportunidades reduzidas de crianas e adolescentes negros em comparao a outras raas/etnias
Compara oportunidades entre crianas Sim No TOTAL
Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602).

% 2,9 97,1 100

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

50

Seo 9 As caractersticas do pblico citado


Vale observar que a discusso sobre racismo apresentada pelos jornais impressos sob anlise se d a partir de pblicos mais amplos, em contraponto a identificaes mais pontuais o que condiz com a natureza do debate, menos voltado ao registro de casos individuais e mais anlise de mecanismos de combate ao racismo. De acordo com os dados coletados (Tabela 42): 64,5% das notcias mencionam recortes populacionais mais amplos. 27,5% dos textos apontam casos individuais.
Tabela 42 Pblico/atores majoritariamente mencionados
Pblico mencionado Recortes populacionais mais amplos Casos individuais No foi possvel identificar TOTAL
Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602).

% 64,5 27,5 8,1 100

Como demonstrado na tabela a seguir, de modo geral, as matrias no trazem um recorte do pblico por faixa etria (70,3%). Nas ocasies em que essa referncia feita, predomina a citao a jovens de 18 a 24 anos (13,7%) e adultos de 25 a 59 anos (12,5%). Em menor medida so citados adolescentes entre 12 e 17 anos (7,4%) e crianas de 0 a 11 anos (7,1%). Idosos so mencionados nesse noticirio temtico em 2,5% dos textos.
Tabela 43 Pblicos por faixa etria mencionados nas matrias
Idade Crianas (de 0 a 11 anos) Adolescentes (de 12 a 17 anos) Jovens (de 18 a 24 anos) Adultos (de 25 a 59 anos) Idosos (de 60 anos em diante) O pblico no tem um recorte de faixa etria TOTAL % 7,1 7,4 13,7 12,5 2,5 70,3 -

Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602). A varivel permite marcao mltipla. Portanto, o somatrio dos percentuais pode ser diferente de 100%.

Tambm alto o percentual de textos que no explicita a classe ou extrato social dos atores mencionados: 84,7% de todo o noticirio analisado no traz

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

51

esse recorte (Tabela 44). E, neste caso, a omisso significativa, uma vez que se est falando da populao negra brasileira, que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica,16 a maioria pobre do Pas (70,8% dos que se encontram em situao de misria so pardos ou pretos). Nas ocasies em que essa distino feita, predomina a meno classe baixa, citada em 14,2% dos textos investigados. Embora em frequncia bem menor, tambm so mencionadas a classe alta (1,8%), a classe mdia (1,6%) e a chamada nova classe mdia (0,6%).
Tabela 44 Classes/extratos sociais do pblico mencionado pela matria
Classe social Classe baixa Nova classe mdia/ Classe C Classe mdia Classe alta No identifica TOTAL % 14,2 0,6 1,6 1,8 84,7 -

Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602). A varivel permite marcao mltipla. Portanto, o somatrio dos percentuais pode ser diferente de 100%.

No que se refere ao sexo do pblico mencionado (Tabela 45), possvel observar equilbrio na citao dos gneros: 22,8% dos textos mencionam homens e 20,4%, mulheres.
Tabela 45 Sexo do pblico mencionado pela matria
Sexo Homens Mulheres O pblico no tem recorte por sexo TOTAL % 22,8 20,4 67,7 -

Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602).A varivel permite marcao mltipla. Portanto, o somatrio dos percentuais pode ser diferente de 100%.

Ao mencionar mulheres negras (Tabela 46), as notcias discutem questes como a participao feminina no mercado de trabalho (12,5%), pobreza (3,7%), participao na poltica (2,8%), sade da mulher em geral (3,4%), desigualdades entre homens e mulheres (2,4%) e violncia contra a mulher em geral (2,8%).

16

IBGE, 2011. Disponvel em: < http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-05-03/maioria-dos-miseraveis-brasileiros-e-jovem-negra -e-nordestina>. Acesso em: 22 jul. 2012.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

52

Tabela 46 Tema majoritariamente debatido nas matrias que mencionam mulheres negras
Mulheres negras Participao feminina no mercado de trabalho (desemprego, discriminao) Pobreza Sade da mulher em geral Participao feminina na poltica (inclui lei eleitoral) Violncia contra a mulher em geral Desigualdade em geral entre homens e mulheres Desigualdade salarial entre homens e mulheres Mortalidade materna Aborto (descriminalizao, acesso a aborto legal, anencefalia) Direitos das/os trabalhadoras/es domsticas/os Violncia domstica Abuso sexual Explorao sexual Trabalho domstico no remunerado Acesso a cargos de poder e deciso em empresas Outros No se aplica TOTAL
Tabela vlida apenas para as matrias que mencionam mulheres negras (327).

% 12,5 3,7 3,4 2,8 2,8 2,4 1,8 1,5 1,2 1,2 0,9 0,6 0,6 0,6 0,3 13,5 50,2 100

A vinculao entre questes de raa/etnia e gnero parece ainda distante do noticirio sobre o tema (Tabela 47). Segundo o levantamento conduzido pela ANDI, 93,3% das notcias sobre racismo analisadas no discutem questes de gnero.
Tabela 47 Debate sobre questes de gnero
Discute questo de gnero? Sim No TOTAL
Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602).

% 6,7 93,3 100

O levantamento tambm buscou identificar outras caractersticas do pblico mencionado, especialmente no que se refere s chamadas minorias e outros grupos vulnerveis (Tabelas 48 a 51). De acordo com os dados coletados:

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

53

praticamente inexistente a meno orientao sexual dos atores envolvidos: apenas 1,9% dos textos citam esse aspecto. Embora com percentual um pouco maior (2,1%), tambm baixa a referncia a pessoas com deficincia nesse noticirio. Tambm est praticamente ausente dessa cobertura a discusso de aspectos especficos que posicionem crianas e adolescentes como pblico vulnervel ao racismo: apenas 1,8% dos textos trazem esse recorte. Moradores de comunidades populares de centros urbanos e favelas so citados em 4,7% da cobertura jornalstica.
Tabela 48 Meno orientao sexual dos atores envolvidos
Menciona orientao sexual? Sim No TOTAL
Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602).

% 1,9 98,1 100

Tabela 49 Meno a pessoas com deficincia


Menciona pessoas com deficincia? Sim No TOTAL
Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602).

% 2,1 97,9 100

Tabela 50 Meno a moradores de comunidades populares de centros urbanos/ favelas


Menciona moradores de comunidades populares? Sim No TOTAL
Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602).

% 4,7 95,3 100

Tabela 51 Aspectos que posicionam crianas e adolescentes como pblico vulnervel ao racismo
Menciona vulnerabilidade infanto-juvenil? Sim No TOTAL
Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602).

% 1,8 98,2 100

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

54

Seo 10 - Perspectiva Institucional: articulaes predominam


Ao analisarmos a perspectiva institucional apresentada nos textos (Tabela 52), destacam-se as parcerias/articulaes que atuam nesse mbito. Segundo os dados coletados, 23,7% de todo o noticirio menciona articulaes voltadas temtica racial. So parcerias/articulaes entre organizaes da sociedade civil e o governo brasileiro, ou entre agncias nacionais e internacionais de cooperao, como ilustrado no exemplo abaixo reproduzido, extrado da editoria de Relaes Internacionais do Brasil Econmico de maro de 2010.

Tambm chama a ateno a forte presena do Poder Executivo, mencionado em 18,0% dessa cobertura jornalstica, contra 5,6% de menes ao Legislativo e 4,8% de citaes ao Judicirio. So dados que merecem reflexo, uma vez que, como visto, parte significativa do noticirio analisado registra o debate em torno do Estatuto da Igualdade Racial e do sistema de cotas raciais ambos permeados por embates nestas ltimas instncias de poder. Em relao ao Legislativo, o levantamento sugere que a referncia ao Estatuto ocorra, muitas vezes, sem meno explcita sua vinculao instncia correspondente de poder. A cobertura relativa a crianas e adolescentes guarda maior coerncia em relao ao quadro social. Os dados da pesquisa sobre Infncia & Racismo, realizada pela ANDI sobre o noticirio de 2009, revela que o Legislativo a instituio mais citada, estando presente em 7,8% dos textos analisados, segui-

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

55

do pelo Poder Executivo, com 6,6% uma inverso na tendncia historicamente identificada nos monitoramentos realizados pela ANDI, que no se repete no noticirio sobre racismo em geral. importante destacar a participao de instituies de ensino e pesquisa no noticirio sobre racismo, acima da mdia das sries histricas produzidas pela ANDI dado que aponta para o esforo de contextualizao desse tipo de noticirio. Conforme apresenta a tabela a seguir, 8,6% das notcias tm esse foco institucional, enquanto na pesquisa sobre Adolescentes em Conflito com a Lei,17 por exemplo, o percentual de 0,8%. Embora, como registrado em estudos,18 as organizaes da sociedade civil (notadamente, o Movimento Negro) desempenhem papel preponderante no debate pblico sobre racismo (institudo a partir da proposio de mecanismos de enfrentamento problemtica), o noticirio do perodo no reflete devidamente esse desempenho: o segmento est presente na perspectiva institucional central em apenas 4,1% dos textos (Tabela 52). Dentre outros, SILVRIO e VIEIRA (2008) atestam que, a partir da dcada de 1970, principalmente, o Movimento Negro no Brasil vem apresentando-se no cenrio poltico com demandas atualizadas, indicando, de modo contundente, a inadequao, ineficincia e os limites das polticas pblicas de carter universal, demonstrando que a desigualdade social est assentada em marcadores das diferenas tnicas e raciais.19 E ainda que, como veremos, o Movimento Negro ocupe o segundo lugar no ranking das organizaes da Sociedade Civil, com 18,2% dos registros (ver Tabela 56), a comparao entre o quadro de anlise (textos noticiosos) e o quadro terico expe a sub-representao desse ator poltico na cobertura jornalstica sobre racismo, evidenciando a carncia de estratgias de comunicao voltadas visibilidade desse segmento. O quadro de sub-representao do Movimento Negro torna-se mais evidente quando se observa que, calculado sobre o total geral da amostra (1.602 textos), o percentual de citaes ao mesmo cai para menos de 1,0%.
17 18 19

Movimento Negro A dcada de 1970 testemunhou o ressurgimento do Movimento Negro no Brasil. Nessa dcada e na seguinte, dois foram os temas centrais na mobilizao dos militantes. O primeiro foi a denncia do racismo e da discriminao racial no Pas. O segundo foi a valorizao da cultura negra como eixo de constituio de uma identidade racial positiva.
FONTE: HASENBALG, 2005.

ANDI, 2012. SILVA, 2003. HASENBALG, 2005. SILVRIO; VIEIRA, 2008 (dentre outros). SILVRIO; VIEIRA, 2008.

Tabela 52 Perspectiva institucional majoritria do foco central da(s) notcia(s)


Perspectiva institucional Parcerias/ articulaes Do Poder Executivo Das instituies de ensino e pesquisa Do Poder Legislativo Do Poder Judicirio Das Organizaes da Sociedade Civil (OSC) Das empresas Do Ministrio Pblico Dos organismos internacionais Da Polcia Outra No foi possvel identificar TOTAL
Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602).

% 23,7 18,0 8,6 5,6 4,8 4,1 2,3 1,8 1,8 1,5 2,2 25,7 100

Dentre as notcias com foco no Executivo (Tabela 53), a maior parte traz o Governo Federal em seu enfoque principal (73,4%). Demonstra ainda o levantamento que: Governos estaduais so centralmente abordados em 12,5% dos textos que focam o Executivo. Administraes municipais aparecem em 5,5%. H baixa referncia atuao colaborativa dos trs entes federativos. Apenas 2,4% dos textos enfocam a colaborao Unio/estados; 1,0% entre Unio e municpios e entre estados e municpios; e 1,7% nos trs nveis governamentais.
Tabela 53 Nvel governamental a que a matria se refere em seu enfoque principal
Nvel governamental Unio (Governo Federal) Estados (governos estaduais) ou Distrito Federal (GDF) Municpios (administraes municipais) Colaborao Unio/estados Colaborao Unio/municpios Colaborao estados/municpios Colaborao nos trs nveis Colaborao entre governos nacionais No est explcito/no foi possvel identificar TOTAL
Tabela vlida apenas para as matrias com enquadramento no Executivo (289).

% 73,4 12,5 5,5 2,4 1,0 1,0 1,7 0,0 2,4 100

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

57

Ainda no que se refere s notcias com enfoque central no Poder Executivo (Tabela 54), 70,6% no citam polticas governamentais especficas, sugerindo que tais aes ainda no foram efetivamente inseridas na abordagem jornalstica referente questo racial. Dentre os poucos textos que mencionam polticas governamentais, destacam-se projetos estaduais (5,5%) e o programa Bolsa Famlia (3,5%). Polticas referenciais na rea tais como o Plano Nacional de Promoo da Igualdade Racial, o Programa Brasil Quilombola e a Poltica Nacional de Sade Integral da Populao Negra esto praticamente ausentes desse noticirio.
Tabela 54 Poltica governamental especfica centralmente mencionada
Poltica/programa Bolsa Famlia Brasil Sem Misria Plano Nacional de Promoo da Igualdade Racial (Planapir) Sistema Nacional de Promoo da Igualdade Racial (Sinapir) Poltica Nacional de Sade Integral da Populao Negra Programa Brasil Quilombola Agenda Social Quilombola (ASQ) Plano Setorial de Qualificao (Planseq) Trabalho Domstico Cidado Plano Setorial de Qualificao (Planseq) Afrodescendente Outro projeto/programa de mbito Federal Projetos/programas estaduais/distritais Projetos/programas municipais No menciona polticas especficas TOTAL
Tabela vlida apenas para as matrias com enquadramento no Executivo (289).

% 3,5 0,0 0,7 0,0 0,3 1,4 1,4 0,0 0,0 14,9 5,5 1,7 70,6 100

Sociedade civil
Dentre as notcias com enfoque institucional na sociedade civil (que, como registra a a Tabela 52, correspondem a 4,1% da amostra geral), 36,4% citam projetos ou iniciativas realizadas por essas instituies, em benefcio da igualdade racial (Tabela 55). Tabela 55 Meno a programa/ projeto/ ao em prol da igualdade racial realizado por organizao(es) da sociedade civil
Menciona projetos de OSC Sim No TOTAL
Tabela vlida apenas para as matrias com enquadramento na Sociedade Civil (66).

% 36,4 63,6 100

As Organizaes No-Governamentais (ONGs) encabeam as citaes (Tabela 56), correspondendo a 28,8% do noticirio que registra aes de entidades civis. O Movimento Negro surge em seguida, com 18,2% das citaes - percentual que, calculado sobre o total da amostra, cai para menos de 1,0%. Mas importante considerar a natureza dessa articulao, que no integra uma nica esfera de poder, sendo composto por organizaes e lideranas do Estado, do setor privado e do Terceiro Setor as quais nem sempre so creditadas como integrantes do Movimento. O dado sugere, portanto, que, entre as organizaes citadas (ONGs, Instituies religiosas, Outras associaes etc.), possam estar inseridas lideranas/organizaes do Movimento Negro, sem que sejam registradas como tal o que refora a importncia de estratgias de comunicao a serem desenvolvidas pelo Movimento. Igrejas/instituies religiosas so mencionadas em 15,2% dos textos, seguindo-se os sindicatos e federaes (10,6%). Tabela 56 Foco majoritrio das matrias sobre/com organizaes da sociedade civil
Foco OSC ONGs Movimento Negro Igrejas/ Instituies religiosas Outras associaes Sindicatos e federaes Redes e articulaes Associaes de familiares Campanhas Comunidades tradicionais (indgenas, quilombolas) Institutos Associaes de bairro Associaes de apoio a vtimas Fundaes Fundaes e institutos empresariais Parceria com instituies de ensino e pesquisa Parceria com rgos governamentais Voluntariado Outros movimentos sociais No foi possvel identificar TOTAL
Tabela vlida apenas para as matrias com enquadramento na Sociedade Civil (66).

% 28,8 18,2 15,2 9,1 10,6 3,0 1,5 1,5 1,5 1,5 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 4,5 4,5 100

Outras associaes respondem por 9,1% das citaes. So, em sua maioria, organizaes trabalhistas/classistas, como a Associao de Advogados de Trabalhadores Rurais no Estado da Bahia (AATR) e a Associao de Artistas do Maranho. Veja, a seguir, exemplo ilustrativo, extrado da seo reservada ao noticirio sobre o interior do estado do jornal A Tarde de 30 de maro de 2009. Chama a ateno, ainda, a ausncia de referncias a um bloco considervel de organizaes, como associaes de bairro e de apoio a vtimas e fundaes/ institutos empresariais. continua

continuao da tabela 78

Vale ressaltar, ainda, que 16,5% desses textos mencionam boas prticas na rea, tais como prmios, concursos e outras formas (Tabela 57). Tabela 57 Meno a boas prticas na rea (como prmios, concursos e outras formas)
Menciona boas prticas? Sim No TOTAL
Tabela vlida apenas para as matrias com enquadramento na Sociedade Civil (66).

% 16,7 83,3 100

Recursos utilizados Esse tipo de noticirio praticamente ignora as fontes de financiamento de polticas, programas, projetos ou aes de enfrentamento ao racismo. Conforme a Tabela 58, 94,3% dos textos analisados no trazem tal informao, sugerindo que o debate sobre a busca de solues para o fenmeno ainda no tenha alcanado esse nvel de amadurecimento. Os dados evidenciam ainda que: Dos textos que trazem essa referncia, a maior parte registra financiamento com origem no oramento pblico (3,5%). Praticamente no so citados incentivos fiscais como a Lei Rouanet (0,2%), o Fundo para a Promoo da Igualdade Racial (0,1%) ou recursos oriundos de organismos internacionais (0,1%).

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

60

Tabela 58 Fontes de recursos majoritariamente citadas


Fonte de recurso Oramento pblico (convnios, repasses, programas) Incentivos fiscais (Lei Rouanet, etc.) Fundo para a Promoo da Igualdade Racial Outros fundos Investimento privado direto Investimento privado por meio de fundos Recursos provenientes de empresas estatais Organismos internacionais (ONU, Unesco, Unicef) Outros No menciona TOTAL
Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602).

% 3,5 0,2 0,1 0,4 0,3 0,0 0,2 0,1 0,8 94,3 100

O levantamento tambm demonstra que quase metade (48,4%) das notcias que tratam de recursos e financiamentos menciona a quantidade de recursos envolvidos (Tabela 59). Tabela 59 Meno a quantidade de recursos envolvidos
Menciona quantidade recurso? Sim No TOTAL
Tabela vlida apenas para as matrias que mencionam recursos/financiamento (91).

% 48,4 51,6 100

Ao debater o financiamento das polticas e projetos (Tabela 60), os textos mencionam especialmente recursos para programas especficos (33,0%). So abordadas apenas pontualmente questes como desvio ou m gesto dos recursos (8,8%) e o impacto ou resultado do investimento realizado (4,4%).
Tabela 60 Abordagem dos textos que debatem financiamento das polticas/projetos /aes
Financiamento Recursos para programas especficos Desvio ou m gesto dos recursos Boas prticas na gesto dos recursos Falta de recursos/necessidade de recursos adicionais Fundos especficos Impacto/resultado do investimento realizado Critrios de distribuio de recursos Dificuldades para acessar recursos Financiamento de levantamentos/pesquisas No menciona TOTAL
Tabela vlida apenas para as matrias que mencionam recursos/financiamento (91).

% 33,0 8,8 7,7 6,6 5,5 4,4 3,3 2,2 0,0 28,6 100

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

61

Seo 11 - Legislao mencionada


Como registrado na Tabela 61, a grande maioria dos textos pesquisados no traz esse importante elemento de contextualizao da notcia (77,2%). Entretanto, o percentual de matrias que citam legislaes, documentos e/ou jurisprudncias (22,8%) est bem acima do encontrado em anlises de outras coberturas temticas coordenandas pela ANDI, como a sobre os Direitos das Mulheres, de 2011 (13,4%), ou a sobre os Direitos da Infncia e Adolescncia, de 2009 (5,0%). Resumindo: De acordo com os nmeros coletados, 22,8% de todo o noticirio que discute a questo racial menciona legislao, documentos ou jurisprudncia na rea. Ao analisarmos os documentos mais citados, possvel perceber que leis, decretos e portarias se destacam, sendo referenciados em 7,7% dos textos. Na sequncia, est a Constituio Federal, citada em 6,3% desse noticirio. Em relao legislao especfica, chama ateno o fato de que, embora consiga catalisar grande parte do debate sobre racismo, no perodo analisado, o Estatuto da Igualdade Racial corresponda a apenas 4,1% das citaes, ficando abaixo do percentual da pesquisa da ANDI sobre a cobertura de Infncia e Racismo, de 2011 (7,7%). O nmero, porm, no est muito distante do observado, em relao a leis especficas, em outros estudos temticos realizados pela organizao. Quando o foco est nos Direitos das Mulheres, por exemplo, a Lei Maria da Penha citada em 4,7% das matrias analisadas. Tambm h que se mencionar que a Lei 10.639/2003, que estabelece as diretrizes para incluir o ensino de Histria e Cultura Afro-Brasileira no currculo oficial das escolas, citada em somente 2,9% do noticirio sobre o tema.
Tabela 61 Meno a legislao, documentos, jurisprudncia
Legislao Declarao Universal dos Direitos Humanos Conveno Americana de Direitos Humanos (OEA) Conveno Internacional sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao Racial (1965) Declarao e Programa de Ao da III Conferncia Mundial contra o Racismo, a Discriminao Racial, a Xenofobia e Formas Conexas de Intolerncia (Durban, ONU, 2001) Outros tratados e convenes internacionais Constituio Federal Estatuto da Igualdade Racial % 0,2 0,0 0,1 0,0 0,7 6,3 4,1
Continua

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

62

Continuao da Tabela 78

Legislao Lei 10.639/2003 (que estabelece as diretrizes para incluir no currculo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temtica Histria e Cultura Afro-Brasileira) Outros: legislao ordinria (leis, decretos, portarias, etc.) Propostas de Emenda Constituio (PEC) Outros projetos de lei Decises judiciais/ jurisprudncia Outras (decises judiciais/jurisprudncias) No cita legislao, documentos ou jurisprudncia TOTAL

% 2,9 7,7 0,0 2,6 2,6 2,1 77,2 -

Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602). A varivel permite marcao mltipla. Portanto, o somatrio dos percentuais pode ser diferente de 100%.

Alm de o ndice de referncia a marcos legais ser considerado alto (22,8%), importante destacar o dado de que mais da metade dessas citaes (52,1%) vai alm da simples meno lei, avanando para a explicitao do contedo e das diretrizes apresentadas nas narrativas (Tabela 62).
Tabela 62 Contedo dos documentos, legislao e jurisprudncia citados
Explicita o contedo? Sim No TOTAL
Tabela vlida apenas para as matrias que mencionam legislao (365).

% 52,1 47,9 100

Ao analisarmos mais detalhadamente de que maneira o Estatuto da Igualdade Racial inserido nessa pauta jornalstica (Tabela 63), possvel perceber que a abordagem est amplamente focada nos processos de negociao para aprovao da lei e sua sano presidencial restando em segundo plano, portanto, os aspectos que tratam de sua implementao. Segundo os dados coletados: 37,9% das notcias que citam o Estatuto discutem majoritariamente a aprovao e sano da lei. As negociaes realizadas para a aprovao da lei so o foco de 28,8% desses textos. 27,3% das matrias apenas mencionam o Estatuto, ignorando o debate sobre eventuais avanos ou desafios que o acompanham. Somente 3,0% desse noticirio destaca aspectos referentes implementao da nova lei, contribuindo para o debate mais aprofundado sobre sua efetividade.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

63

Tabela 63 Teor majoritrio das matrias que citam o Estatuto da Igualdade Racial
Teor do debate Formulao da lei Negociaes para a aprovao da lei Aprovao e sano da lei Implementao da lei Apenas cita o Estatuto TOTAL
Tabela vlida apenas para as matrias que mencionam o Estatuto da Igualdade Racial (66).

% 3,0 28,8 37,9 3,0 27,3 100

Quando menciona o Estatuto da Igualdade Racial (Tabela 64), o texto apresenta a

lei especialmente como um avano (50%), embora tambm sejam apontadas suas limitaes: 27,3% das notcias trazem esse ltimo enfoque. Em menor medida, o Estatuto entendido como um retrocesso (18,2%) e 30,3% dos textos apenas citam essa legislao, sem emitir opinies a seu respeito. Tabela 64 Posicionamento em relao ao Estatuto da Igualdade Racial
Opinio sobre o Estatuto Um avano Um retrocesso Um avano, mas limitado Um avano, porm ainda no aplicado na prtica No emite opinies sobre o Estatuto, limitando-se a mencion-lo ou descrev-lo TOTAL
Tabela vlida apenas para as matrias que mencionam o Estatuto da Igualdade Racial (66).

% 22,7 18,2 27,3 1,5 30,3 100

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

64

Seo 12 Fontes estatsticas: um indicador positivo


O uso de fontes estatsticas de informao (Tabela 65) um parmetro que discursa em favor da qualidade do noticirio especfico sobre racismo. Apesar de ser menor do que o detectado na anlise sobre a cobertura de Infncia e Racismo (33,2%), o percentual das notcias que trazem esse tipo de dado (23,5%) est acima da mdia das sries histricas da ANDI (exemplos: 16,6% no estudo sobre a cobertura dos Direitos das Mulheres e 16,5% em Direitos da Infncia e da Adolescncia). Outros dados: Destaca-se a presena de rgos do Governo Federal, registrado genericamente em 2,60% dos textos, mas perfazendo um total de 13,7% o que sinaliza para o protagonismo do Executivo brasileiro na agenda da igualdade tnico-racial. Dentre as organizaes governamentais, a mais presente o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). Mencionado na maioria dos textos analisados que citam fontes estatsticas (7,7%), o rgo tem o impacto de suas aes nessa agenda evidenciado pelo noticirio sobre racismo. Tambm so mencionados dados estatsticos de universidades (3,7%), rgos das Naes Unidas (1,6%) e do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada (IPEA), citado em 1,6% dessa cobertura. Chama ateno a baixa participao, nesse quesito, de instituies governamentais que desempenham papeis centrais no enfrentamento da problemtica, como a Secretaria de Polticas de Promoo da Igualdade Racial (Seppir), mencionada em apenas 0,3% das notcias; a Fundao Cultural Palmares (0,2%) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica (0,1%). O levantamento tambm demonstra que, ao usarem estatsticas e indicadores (Tabela 66), os jornalistas que cobrem o tema buscam estabelecer comparaes que podem enriquecer o panorama apresentado. De acordo com os dados coletados: 26,0% dos textos trazem comparaes estatsticas entre a situao de homens e mulheres. Significa dizer que, entre as matrias que apresentam dados estatsticos tendo, portanto, fator relevante de qualificao , o debate de gnero estabelecido. Dados de diferentes localidades do Pas so apresentados em 24,7% desse grupo de notcias e 22,6% estabelecem comparaes entre perodos distintos. Tambm so apontadas as diversas realidades enfrentadas de acordo com a distribuio etria da populao e, ainda que em menor medida, as diferenas estatsticas no que se refere a localidades distintas dentro e fora do Pas.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

65

Tabela 65 Fontes de dados estatsticos


Fontes estatsticas Governo Federal Brasileiro (exceto os abaixo citados) IBGE IPEA Seppir SPM SDH Fundao Cultural Palmares Governos estaduais Governos municipais Empresas privadas Institutos/Fundaes empresariais Governos estrangeiros Comisso Interamericana de Direitos Humanos Organizao das Naes Unidas (exceto as abaixo relacionadas) Unesco Unicef Outros organismos internacionais ONGs Universidades Outra No foi possvel identificar No cita estatsticas TOTAL % 2,6 7,7 1,6 0,3 0,1 0,6 0,2 0,7 0,0 0,2 0,4 0,0 0,0 1,6 0,1 0,7 0,2 1,3 3,7 3,0 3,9 76,5 -

Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602). A varivel permite marcao mltipla. Portanto, o somatrio dos percentuais pode ser diferente de 100%.

Tabela 66 Comparaes estabelecidas nos textos que apresentam estatsticas


Comparaes estatsticas Comparaes entre homens e mulheres Comparaes entre localidades distintas dentro do Pas Comparaes entre perodos distintos Comparaes em face da distribuio etria da populao Comparaes entre localidades distintas dentro e fora do Pas Outras comparaes No h comparaes TOTAL % 26,0 24,7 22,6 18,8 8,2 54,4 12,7 -

Tabela vlida apenas para as matrias que mencionam estatsticas (377). A varivel permite marcao mltipla. Portanto, o somatrio dos percentuais pode ser diferente de 100%.

De modo geral, as estatsticas apresentadas (Tabela 67) buscam demonstrar a desigualdade de oportunidades ou condies de vida entre negros e outros

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

66

grupos populacionais 61,5% dos textos que mencionam indicadores trazem esse recorte, o que condiz com a convergncia metodolgica para espaos noticiosos / textos que debatem o racismo. Lateralmente (8,0%), tambm descrita a situao de negros e outros grupos, sem apontar uma perspectiva de igualdade/desigualdade.
Tabela 67 Questes evidenciadas pelas estatsticas citadas nos textos
As estatsticas demonstram A desigualdade de oportunidades/ condies de vida entre brancos e negros A situao de brancos e negros, sem apontar uma perspectiva de igualdade/desigualdade. Ambas as perspectivas anteriores A igualdade de oportunidades/ condies de vida entre brancos e negros No foi possvel identificar TOTAL
Tabela vlida apenas para as matrias que mencionam estatsticas (377).

% 61,5 8,0 7,7 1,9 21,0 100

Conforme indica a pesquisa coordenanda pela ANDI, as estatsticas apresentadas apontam diferenas especialmente no que se refere a questes raciais (Tabela 68): 57,9% dessas matrias trazem tal recorte. Mais: significativa a comparao no que diz respeito a aspectos econmicos tais como renda e emprego (39,7%). Diferenas no campo educacional esto presentes em 30,8% dessa cobertura e disparidades culturais, em 11,1%. Quase no so mencionadas as desigualdades no campo do poder poltico e poltico-partidrio: somente 1,9% desse grupo de notcias traz essa abordagem. Tabela 68 Diferenas apontadas pelas estatsticas citadas nos textos
As estatsticas apontam diferenas Baseadas em questes raciais Econmicas (renda, emprego, etc.) Educacionais Culturais Poder poltico e poder poltico-partidrio No foi possvel identificar TOTAL % 57,9 39,7 30,8 11,1 1,9 7,7 -

Tabela vlida apenas para as matrias que mencionam estatsticas (377). A varivel permite marcao mltipla. Portanto, o somatrio dos percentuais pode ser diferente de 100%.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

67

Seo 13 Fontes de informao ouvidas


No que se refere s fontes de informao mais ouvidas, chama a ateno o fato de a Sociedade Civil (indivduos, organizaes, movimento...) ocupar a primeira posio dentre os atores mais consultados, destoando dos resultados usualmente encontrados em outras anlises de mdia conduzidas pela ANDI e nas quais os rgos dos poderes pblicos costumam ocupar a primeira posio. Conforme apontam os dados da Tabela 69, a Sociedade Civil est presente em 32,9% desse noticirio, enquanto os poderes pblicos so mencionados em 28,8%; especialistas e tcnicos em 16,7%; universidade em 13,4%; institutos de pesquisas em 4,2%; e setor empresarial em 3,81%. Ao analisarmos mais detalhadamente essas informaes, possvel perceber que: A Sociedade Civil majoritariamente consultada o cidado (17,1%) o que no significa dizer que seja o cidado comum, podendo estar includos nessa categoria lideranas / representantes de organizaes comunitrias e do Terceiro Setor. Organizaes da Sociedade Civil que falam sobre o tema numa perspectiva mais ampla esto presentes em 5,6% desse noticirio. A presena do Movimento Negro como fonte de informao (5,10%) no condiz com o papel que vem exercendo no agendamento da questo o que sinaliza, como anteriormente analisado, para a sua subrepresentao no noticirio sobre racismo. importante destacar, tambm aqui, que a participao do Movimento Negro nessa pauta pode ser bem maior, uma vez que s foram computadas como tal as organizaes e lideranas explicitamente vinculadas ao mesmo nos textos analisados. Em outros termos, dentro da rubrica Sociedade Civil podem estar embutidas lideranas e organizaes que no so explicitamente vinculadas ao Movimento Negro aqui entendido no como o Movimento Negro Unificado, mas como o conjunto de organizaes/instituies e lideranas que se dedicam causa negra, incluindo o MNU. Mesmo dentro da rubrica Poderes pblicos, possvel identificar instituies centralmente destinadas ao enfrentamento do racismo, por meio da valorizao e promoo da cultura negra, como a Fundao Cultural Palmares, mas que no so explicitamente vinculadas ao Movimento Negro. Tambm so ouvidas celebridades (3,6%) e professores/educadores (3,1%). Quanto s fontes vinculadas aos poderes pblicos, destacam-se: O Executivo Federal, que est presente em 5,1%, enquanto o estadual est em 3,8% e o municipal, em 2,1%.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

68

O Poder Judicirio, que surge como fonte de informao em 3,2% desse noticirio, e o Ministrio Pblico, em 2,6%. No mbito do Legislativo, a esfera federal representa 4,0% das fontes consultadas, enquanto a estadual responde por 1,0% e a municipal, por 0,7%. Ao avanarmos para os rgos mais presentes nesse noticirio, destacam-se: a Secretaria de Polticas de Promoo da Igualdade Racial (Seppir), ouvida como fonte em 4,7% dos textos, e o Ministrio da Educao, mencionado em 2,1%. O Ministrio da Sade citado em 0,7% desse noticirio; a Fundao Cultural Palmares em 0,7% e a Secretaria de Direitos Humanos, em 0,6%. Percentuais mais baixos so registrados para rgos como o Ministrio da Cultura (0,2%), do Trabalho (0,1%) e a Secretaria de Poltica para as Mulheres (0,2%). Quanto aos organismos internacionais, participam como fonte de informao a Organizao Internacional do Trabalho (0,9%), o Fundo das Naes Unidas para a Infncia Unicef (0,7%), o Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento PNUD (0,7%) e a Organizao das Naes Unidas para a Educao, a Cincia e a Cultura Unesco (0,4%).
Tabela 69 Fontes de informao ouvidas pela matria
Fontes Poderes pblicos Executivo federal (exceto os explicitados abaixo) Secretaria de Polticas de Promoo da Igualdade Racial (Seppir) Legislativo federal Executivo estadual Poder Judicirio Ministrio Pblico Executivo municipal Ministrio da Educao Polcia (Federal, Civil ou Militar) Legislativo estadual ou distrital Fundao Cultural Palmares Legislativo municipal Ministrio da Sade Secretaria de Direitos Humanos (SDH) Ministrio da Cultura Secretaria de Polticas para as Mulheres (SPM) Ministrio do Trabalho Fundaes municipais de apoio pesquisa % 28,8 5,1 4,7 4,0 3,8 3,2 2,6 2,1 2,1 1,9 1,0 0,7 0,7 0,7 0,6 0,2 0,2 0,1 0,0
Continua

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

69

Continuao da Tabela 69

Fontes Organismos internacionais (exceto os explicitados abaixo) OIT PNUD Unicef Governos estrangeiros Unesco OMS Banco Mundial OCDE UNFPA UNIFEM Unio Europeia Sociedade Civil Indivduos Organizaes da Sociedade Civil Movimento Negro Celebridades Professores/ Educadores Adolescentes Institutos e fundaes empresariais Crianas Setor empresarial Empresas no estatais Associaes setoriais de empresrios Empresas estatais Federaes estaduais de indstrias e outras CNI e outras Especialistas/Tcnicos Universidade Institutos de pesquisa Sindicados e federaes de trabalhadores Outras fontes No foi possvel identificar as fontes consultadas TOTAL

% 3,4 0,9 0,7 0,7 0,6 0,4 0,1 0,0 0,0 0,0 0,0 0,0 32,9 17,1 5,6 5,1 3,6 3,1 0,4 0,4 0,2 3,9 2,9 0,5 0,5 0,2 0,0 16,7 13,4 4,2 1,2 5,9 21,9 -

Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602). A varivel permite marcao mltipla. Portanto, o somatrio dos percentuais pode ser diferente de 100%.

A mdia de fontes de informao por texto (Tabela 70) de 1,4, o que depe contra a qualidade desse noticirio. Mas, como ser exposto adiante, h uma presena forte de contedo opinativo no perodo analisado o que explica

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

70

em parte o baixo percentual registrado, uma vez que esse gnero de narrativa, muitas vezes, no revela a origem dos dados ou idias tratadas. Em resumo: Segundo o levantamento, a mdia de 1,4 fontes em cada texto - nmero que no permite sequer a apresentao de pontos de vista distintos. Os dados revelam ainda ser preponderante a presena de fontes do sexo masculino: a mdia de 0,8, frente a 0,5 de fontes femininas. De acordo com os nmeros coletados, 34,4% dos textos que trazem fontes de informao apresentam opinies divergentes. Significativamente alto, em comparao com outras anlises de coberturas temticas realizadas pela ANDI, o dado reflete o teor do debate - distante de consensos (Tabela 70).
Tabela 70 Fonte(s) consultada(s)
Tipo Fontes femininas Fontes masculinas Fontes com sexo no identificado Total
Valores calculados com base no total de notcias (1.602).

Mdia/notcia 0,5 0,8 0,1 1,4

Tabela 71 Opinies divergentes


Opinies divergentes? Sim No TOTAL
Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602).

% 34,4 65,6 100

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

71

Seo 14 Causas e solues apresentadas


O estudo realizado pela ANDI buscou identificar se a cobertura jornalstica sobre o tema discute causas e solues para o problema. Os dados (Tabela 72) revelam que: 48,2% de todas as notcias analisadas citam possveis causas dos problemas apresentados, percentual bastante superior ao verificado em outras anlises temticas realizadas pela ANDI, como as coberturas jornalsticas sobre Adolescentes em Conflito com a Lei (19,9%)20 e Direitos das Mulheres21 (9,8%) o que condiz com o teor do debate sobre racismo travado no noticirio analisado. Vale observar que a maior parte desses textos (45,3%) menciona apenas uma causa e somente 2,9% mais de uma o que aponta para a insuficincia do debate pblico sobre o assunto.
Tabela 72 Causas para o problema apresentado no foco central da notcia
Apresenta causas? Sim, ao menos 1 causa Sim, mais de 1 causa No apresenta TOTAL
Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602).

% 45,3 2,9 51,8 100

Ao identificar os atores responsveis pelo problema apresentado (Tabela 73), os jornalistas que cobrem o tema citam especialmente indivduos (20,9%) e o governo brasileiro (20,6%). O dado aponta para uma diviso significativa de responsabilidades, refletindo duas dimenses importantes da problemtica em foco: a do racismo individual e a do institucional. A sociedade em geral apontada como ator responsvel pelo problema em 10,2% dos textos - nmero que sugere um nvel relevante de percepo social sobre a dimenso cultural do fenmeno. Revela ainda o levantamento que: Universidades e instituies de pesquisa so responsabilizadas em 9,8% desse noticirio; o Legislativo, em 7,4%; e a sociedade civil organizada, em 6,0%. O Judicirio responsvel por aplicar a legislao existente na rea apontado como responsvel pelas causas do problema em 2,6% dos

20 21

ANDI, 2012.

ANDI, 2011.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

72

textos. O percentual semelhante s notcias que colocam professores e educadores nesse papel (2,3%). Quase no so citados atores como Ministrio Pblico (1,4%), polticos (1,2%) e famlias (0,4%).
Tabela 73 Principal ator responsvel pelas causas apontadas
Responsvel Indivduos Governo brasileiro Sociedade em geral Universidades e instituies de pesquisa Legislativo Sociedade civil organizada Setor privado Judicirio Professores/ educadores Organismos internacionais Escola Ministrio Pblico Polticos Famlias Governos estrangeiros Outros No foi possvel identificar TOTAL
Tabela vlida apenas para as matrias que mencionam causas (772).

% 20,9 20,6 10,2 9,8 7,4 6,0 5,7 2,6 2,3 1,7 1,7 1,4 1,2 0,4 0,3 2,1 5,8 100

Embora quase metade dos textos analisados aponte causas para o problema, pouco menos de 30% (Tabela 74) apresentam solues, sugerindo que essa uma pauta que ainda precisa ser melhor trabalhada junto s redaes.
Tabela 74 Solues para o problema apresentado no foco central
Apresenta solues? Sim, ao menos 1 soluo Sim, mais de 1 soluo No apresenta TOTAL
Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602).

% 28,5 1,0 70,5 100

Ao identificar os atores responsveis por equacionar esses problemas (Tabela 75), a ampla maioria dos textos aponta o governo brasileiro (31,3%). Na

sequncia, esto:

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

73

O Poder Judicirio (9,7%); a sociedade em geral (9,5%); universidades ou outras instituies de pesquisa (9,1%) e o Legislativo (8,9%). Tambm so citados o setor privado (5,3%), o Ministrio Pblico (4,9%) e os indivduos (4,4%). A comparao entre os indicadores das Tabelas 73 (responsveis pelo racismo) e 75 (atores vinculados s solues) apontam para a percepo social de que, embora sejam parte significativa do problema, aos individuos no cabe o enfrentamento do mesmo, e sim ao governo brasileiro. Vale observar que a sociedade civil organizada que, h muito, encabea as mobilizaes em prol da igualdade racial e o combate s discriminaes apontada em apenas 5,1% desse conjunto de notcias.
Tabela 75 Principal ator responsvel pelas solues apontadas
Responsvel Governo brasileiro Judicirio Sociedade em geral Universidades e instituies de pesquisa Legislativo Setor privado Sociedade civil organizada Ministrio Pblico Indivduos Professores/ educadores Escola Organismos internacionais Famlias Polticos Governos estrangeiros Outros No foi possvel identificar TOTAL
Tabela vlida apenas para as matrias que mencionam causas (473).

% 31,3 9,7 9,5 9,1 8,9 5,3 5,1 4,9 4,4 2,7 2,3 0,8 0,6 0,4 0,4 1,3 3,2 100

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

74

Seo 15 - Parmetros jornalsticos


Quanto abrangncia e ao nvel de abordagem do assunto (Tabela 76), os nmeros demonstram que restrito o tratamento do tema sob a perspectiva factual: apenas 10,0% do noticirio traz essa abordagem mais focada no acontecimento em si o que um indicador relevante de qualidade. Mais: Segundo os dados coletados, a ampla maioria dos textos (61,5%) traz uma perspectiva contextual ou seja, rene elementos importantes compreenso e enfrentamento do fenmeno, em lugar do relato puro e simples de ocorrncias. A abordagem avaliativa das questes pautada pela anlise da problemtica em foco est presente em 14,7% desse noticirio, sendo ainda digno de nota o alto percentual da perspectiva contextual explicativa (12,4%), por se tratar de uma abordagem mais aprofundada que a contextual. Constitui ainda um desafio a apresentao de uma abordagem propositiva: apenas 1,3% dos textos investigados trazem essa perspectiva mais pautada em propostas de encaminhamentos e solues para os problemas apresentados.
Tabela 76 Abrangncia e nvel de abordagem do assunto
Abrangncia Factual Contextual Contextual explicativa Avaliativo Propositivo TOTAL
Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602).

% 10,0 61,5 12,4 14,7 1,3 100

Quanto ao tipo de texto jornalstico (Tabela 77), surpreende a alta presena dos chamados contedos opinativos (artigos, editoriais, cartas de leitores, enquetes, entrevistas, colunas/notas assinadas). De acordo com o levantamento, 32,0% de toda a cobertura dedicada ao tema do racismo se d sob esse formato. O nmero bastante superior ao verificado em outros noticirios temticos analisados, como os sobre Infncia e Racismo (23,6%) e Direitos das Mulheres (10,9%), ambos de 2011. E evidencia que o tema esteve inserido em espaos nobres dos jornais no necessariamente, porm, numa perspectiva totalmente favorvel aos dispositivos de enfrentamento ao racismo.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

75

Vale destacar que os contedos opinativos agregam os editoriais, que registram o posicionamento institucional do veculo em relao a determinada questo, o que tem impactos relevantes na produo noticiosa e na opinio pblica em geral, que tendem a reforar a posio do veculo. E, como demonstram os dados da Tabela 78, os editoriais so os espaos opinativos que mais adotam posio contrria poltica de cotas raciais um dos principais mecanismos de enfrentamento ao racismo em debate no noticirio em foco.
Tabela 77 Tipo de texto jornalstico
Tipo texto Reportagem (informativa) Artigos assinados (opinio enviada ao jornal) Colunas ou notas de colunas assinadas Entrevistas Carta do leitor Editoriais Enquetes TOTAL
Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602).

% 68,0 13,4 7,7 5,0 4,9 0,9 0,2 100

Tabela 78 Posicionamentos sobre o sistema de cotas raciais nos textos opinativos


Favorvel Favorvel No emite e contrrio, e contrrio, Favorvel opinies somas com um mas com um e contrrio bre o tema, Favorvel Contrrio claro peso claro peso na mesma limitando-se dedicado dedicado proporo a descrev primeira segunda -lo opo opo 28% 44% 14% 34% 19% 25% 39% 25% 57% 30% 58% 50% 14% 13% 7% 25% 0% 0% 9% 6% 0% 8% 15% 25% 6% 0% 7% 2% 8% 0% 3% 6% 7% 2% 0% 0%

Artigos assinados Carta do leitor Entrevistas Colunas/notas assinadas Editoriais Enquetes

Tabela vlida apenas para os textos opinativos com foco em aes afirmativas e cotas (116).

Os nmeros coletados apontam ainda que a maior parte desse noticirio assinada por reprteres/ redatores/ editores/ colunistas/ articulistas (41,0%), o que constitui um dado relevante, pois sinaliza, tambm, para o prestgio da temtica dentro do campo do jornalismo (Tabela 79).

s Po ic n io en am s to
to ex o Tip t de

NFPI

Totais por tipo de texto 100% 100% 100% 100% 100% 100%

2% 6% 7% 0% 0% 0%

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

76

Entretanto, diante da expressiva representao dos textos opinativos na amostra analisada, possvel deduzir que o nmero de reportagens assinadas no to significativo (importante lembrar que reportagem no se enquadra no gnero opinativo). Seguem-se: Redao modo genrico de apresentar os textos, portanto, sem identificar o responsvel por sua produo citada em 6,6% do noticirio. Agncias de notcias respondem por 5,3%, reportagem local por 4,4% e textos oriundos de sucursais representam 0,6% dessa cobertura temtica o que tambm revelador, pois descarta esse tipo de dispositivo planificador da cobertura jornalstica.
Tabela 79 Responsveis pelo texto jornalstico
Responsveis Reprter/ redator/ editor/ colunista/ articulista Redao Agncia de notcias Leitor Reportagem local Sucursal No foi possvel identificar o responsvel pela matria TOTAL
Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602).

% 41,0 6,6 5,3 5,1 4,4 0,6 37,0 100

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

77

Seo 16 - Aspectos qualitativos


Nas sries histricas da ANDI, so estabelecidos indicadores que permitem anlises comparativas entre as diferentes temticas abordadas ao longo dos anos. Ao avaliarmos os aspectos qualitativos do noticirio sobre racismo (Tabela 80), possvel identificar que: Em relao ao debate sobre polticas pblicas, o noticirio sobre racismo est bem frente de outras coberturas temticas: 29,4%, contra os 3,2% observados na anlise de Direitos das Mulheres e os 16,1% registrados em Direitos da Infncia e Adolescncia. Importante observar, porm, que a cobertura em foco est nitidamente centrada no debate sobre uma poltica pblica de enfrentamento ao racismo (aes afirmativas e cotas raciais para ingresso em universidades). No que se refere legislao, o cenrio no muito distinto. Enquanto em outras coberturas temticas o arcabouo legal mencionado em 13,4% (Direitos das Mulheres), ou em ndices ainda menores (5,0%, Direitos da Infncia e Adolescncia), na abordagem jornalstica sobre racismo esse quesito esteve presente em 22,8%, superando, em larga medida, ndices usualmente encontrados em outras pesquisas. Em relao s fontes de informao, o ndice geral (78,1%) no se distancia muito de outras coberturas temticas, como Direitos da Infncia e Adolescncia (80,8%) e Direitos das Mulheres (94,7%). Quanto ao ndice de citao de estatsticas (23,5%), o noticirio sobre racismo supera outras coberturas, como as aqui exemplificadas (Direitos da Infncia e Adolescncia, 16,5%; e Direitos das Mulheres, 16,6%). Tabela 80 Aspectos qualitativos do noticirio
Valores de referncia Aspectos qualitativos Polticas pblicas Legislao Fontes Estatsticas % 29,4 22,8 78,1 23,5 Direitos da Infncia e Adolescncia 16,1% 5,0% 80,8% 16,5% Direitos das Mulheres 3,2% 13,4% 94,7% 16,6%

O presente estudo tambm buscou identificar se havia, no mbito qualitativo, disparidades na cobertura realizada pelos veculos de abrangncia nacional e os de cobertura regional/local (Tabela 81). Os dados revelam que, de modo geral, os nmeros so bastante semelhantes (sendo que os regionais chegam a superar os de circulao nacional no

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

78

indicador polticas pblicas), sugerindo que melhores condies econmicas ou uma equipe mais ampla, como usualmente verificado nos grandes jornais, no so necessariamente garantia de qualidade do contedo apresentada ao pblico leitor.
Tabela 81 Aspectos qualitativos por categoria de jornal
Aspectos qualitativos Polticas pblicas Legislao Fontes Estatsticas Recurso/financiamento Circulao Nacional 21,5% 23,7% 79,5% 25,0% 5,4% Regionais/ Locais 33,2% 22,3% 77,5% 22,9% 5,8%

Numa anlise comparativa entre as coberturas opinativa e informativa, observam-se tambm valores relativamente equilibrados, mas com leve vantagem para os textos opinativos. Conforme os dados abaixo compilados (Tabela 82): Enquanto 27,5% dos textos informativos abordam polticas pblicas, na cobertura opinativa, esse percentual de 30,0%. O uso de legislao tambm maior nos textos opinativos (25,3%) do que nos informativos (21,6%). Em relao a fontes de informao, a tendncia no se altera: 79,5% (opinativos) contra 77,4% (informativos). O debate sobre o racismo tambm est mais presente nos textos opinativos (71,2%, frente a 55,8%). Diferentemente dos demais parmetros, porm, o uso de dados estatsticos maior no noticirio informativo (26,9%, frente a 16,4%).
Tabela 82 Aspectos qualitativos por tipo de texto
Aspectos qualitativos Poltica pblica Legislao Fontes Estatsticas Discute racismo Opinativos 30,0% 25,3% 79,5% 16,4% 71,2% Informativos 27,5% 21,6% 77,4% 26,9% 55,8%

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

79

Seo especial Violncia fsica: uma grave lacuna


Como registrado na Introduo do presente estudo, a anlise de contedo dos jornais em foco incidiu sobre os espaos noticiosos nos quais se debate o racismo em geral, em lugar daqueles reservados ao registro de violncias fsicas o que exps a dissociao, nas narrativas miditicas, entre o quadro de violncia letal praticada contra a populao negra e a violncia simblica do racismo que o produz. Como ser detalhado a seguir, nos espaos noticiosos em que se debate racismo, as violncias fsicas no so suficientemente problematizadas, enquanto nos espaos reservados ao registro de violncias fsicas, no se debate racismo, omitindo-se at mesmo a referncia s caractersticas socioeconmicas ou tnico-raciais das vtimas mais frequentes desse tipo de ocorrncia. Mas para uma melhor compreenso sobre essa grave lacuna no debate pblico sobre o fenmeno do racismo, antes da exposio dos dados sobre violncia coletados no universo geral de textos, sero reproduzidos os resultados de uma anlise adicional sobre os espaos/sees editoriais dos dois tipos de noticirio descritos acima.
Anlise adicional sobre espaos noticiosos
Como acima referido e adiante detalhado, a presente pesquisa canalizou o trabalho de investigao para os espaos / textos jornalsticos dedicados ao debate sobre a problemtica, em lugar daqueles em que o racismo operado, de modo automatizado, naturalizado e subliminarmente incorporado s narrativas dos jornais, como ocorre, principalmente, nas pginas dedicadas s narrativas sobre violncias fsicas. Espaos de debate A prevalncia dos espaos / textos noticiosos dedicados discusso sobre racismo foi construda a partir da estruturao dos instrumentos de coleta de dados (palavras-chave e questionrio), sendo evidenciada pelos espaos noticiosos nos quais a maioria das matrias coletadas para a anlise foi publicada: editorias (ou sees, cadernos, pginas) destinadas a opinies e cobertura de assuntos de interesse nacional, polticos, artstico-culturais e econmicos, em contraposio aos espaos reservados a ocorrncias ditas policiais.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

80

A ttulo de ilustrao, foi realizado um levantamento adicional sobre a amostra de textos relativa ao ano de 2010. E os dados revelam que, para cada texto capturado num espao noticioso especializado em narrativas sobre violncias fsicas (neste caso, o de Polcia), nos reservados a contedos opinativos eram publicados 80 textos, o que equivale a 16,6% do material analisado. Conforme aponta a Tabela 83, apenas 0,2% das notcias que traziam uma abordagem racial foram publicadas nas pginas policiais. Nos cadernos/sees artstico-culturais e nos espaos reservados a assuntos de interesse nacional, esse percentual alcanou 12,2%; no noticirio poltico, foi de 5,6%; e nas pginas econmicas, de 3,5%.
Tabela 83 Espao editorial dos textos da amostra relativa ao ano de 2010
TIPO SEES/EDITORIAS/CADERNOS/PGINAS/ESPAOS NOTICIOSOS Editorial, Artigo, Opinio, Painel do leitor, Tendncias/Debates, Crnica, Frum de leitores, Espao aberto, Notas e informaes Cultura, Segundo Caderno, Diverso e Arte, Artes Cnicas, Caderno 2, Caderno C, Caderno G, Capa Dois, Eventos, Folha 2, Ilustrada, Magazine, Viver Cultura, Alternativo Nacional, Brasil, O Pas, Pas, Sociedade aberta Coisas da Poltica, Poltica, Poder Dinheiro, Economia, Negcios Polcia %

Opinativos

16,6

Artstico-culturais Nacionais Polticos Econmicos Policiais

12,2

12,0 5,6 3,5 0,2%

Nesta tabela no esto inseridos os itens Outros e No foi possvel identificar.

Enquanto nestes espaos / textos prevalentes o racismo explicitamente debatido, como ser evidenciado na exposio de resultados, naqueles reservados a assuntos ditos policiais (Polcia, Segurana, Violncia), nos quais registrada a grande maioria dos homicdios praticados contra pessoas negras, tais ocorrncias no so problematizadas da a ausncia de termos (como os grifados nos exemplos de matrias reproduzidas a seguir) que permitiriam a seleo desse tipo de matria pelos instrumentos de coleta da pesquisa. Em sntese, o caminho metodolgico seguido permitiu a visibilidade de uma sria omisso nos espaos noticiosos nos quais se debate a temtica do racis-

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

81

mo, alm de corroborar estudos que apontam preocupante lacuna nos espaos noticiosos especializados no registro de violncias fsicas, como tambm ser, aqui, evidenciado. Nitidamente provocado pela proposio de polticas pblicas de enfrentamento ao racismo (adoo de cotas raciais para ingresso nas universidades) e pela aprovao de um marco legal para orientar as aes no setor (o Estatuto da Igualdade Racial, ou lei 12.288/2010), o debate praticamente ignora as violncias fsicas contra os negros o que significa dizer que ignora a relao entre estas e a violncia simblica do racismo discutida nas narrativas aqui analisadas. Os poucos textos capturados nestes espaos de debate so os que registram pesquisas sobre o quadro de violncias fsicas no Pas (ver exemplo abaixo reproduzido, extrado da editoria de Brasil do Dirio de Natal de 15/12/2010).

Foram coletados alguns textos sobre casos individuais de homicdios nos espaos no especializados em violncias fsicas. Mas isso foi possvel pela quebra do padro desse tipo de narrativa, quase sempre limitado ao breve relato das ocorrncias, sem outras fontes de informao alm da policial ou o registro das caractersticas socioeconmicas ou tnico-raciais das vtimas, como exposto por outras pesquisas22 e ilustrado mais adiante. No caso reproduzido a seguir, foram os familiares que estabeleceram a relao entre o crime e a cor da pele da vtima de homicdio, o que possibilitou a captura dos textos para a presente anlise. O caso ganhou tamanha repercusso que a notcia foi distribuda por agncias e registrada em pginas destinadas aos assuntos de interesse nacional (a primeira reportagem foi publicada na editoria de Geral do Dirio de Natal; a segunda, na editoria de Brasil do jornal Hoje em Dia. Ambas, em 11/05/2010).
22

ANDI, 2002.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

82

E assim como foram capturados alguns poucos textos sobre casos individuais de violncia fsica nos espaos de debate sobre racismo, como acima exposto, foi tambm mapeada uma matria nos espaos noticiosos reservados aos assuntos policiais em que a relao entre o quadro de violncias fsicas no Pas e a cor da pele de suas vtimas estabelecida. uma exceo, porm, gerada por uma evidente quebra de padro noticioso (ver, a seguir, a reproduo do nico texto capturado num espao policial que debate racismo).

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

83

Extrado da seo Polcia de O Estado do Maranho de 26/04/2010.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

84

Espaos de operao A ttulo de exemplo, buscamos dois textos publicados no perodo em questo e que, devido s razes acima expostas, no foram capturados pelos instrumentos da presente anlise. Eles servem para evidenciar o padro noticioso adotado pelas redaes quando o assunto tratado se concentra em violncias fsicas notadamente, homicdios, as ocorrncias mais frequentes nos espaos especializados nesse tipo de questo, aqui denominados de operao do racismo. Nas duas narrativas abaixo reproduzidas, nitidamente construdas a partir da voz policial, o nome das vtimas sequer registrado, sobressaindo-se as teses de envolvimento dos mortos em atividades criminosas e de troca de tiros.
Assaltantes so flagrados na Rodovia dos Trabalhadores Trs cabos da Polcia Militar foram informados por moradores que bandidos estavam assaltando as pessoas que passavam pela Rodovia dos Trabalhadores. No local, os policiais encontraram quatro sujeitos de bicicleta. Houve troca de tiros e um dos assaltantes foi atingido e morreu no local. Os outros trs fugiram. A Polcia encontrou duas armas calibre 38. Uma bicicleta e as armas dos bandidos foram levadas para a delegacia do Bengu, que investigar o caso (Dirio do Par, Polcia, Planto, on line, 19/10/2008).23 Execuo brutal no Curuamb A populao do bairro do Curuamb, em Ananindeua (PA), ouviu trs disparos na ltima tera-feira. Um homem de 32 anos havia sido morto na Rodovia dos Trabalhadores por volta das 22h15. Ele foi encontrado com as mos amarradas para trs e os tiros haviam atingido o trax e o rosto dele. A irm do rapaz morto o reconheceu e afirmou que os dois no mantinham muito contato. S disse que ele deixa trs filhos e a companheira. De acordo com os investigadores do caso, o crime pode ser um acerto de contas, pois a vtima j tinha passagens pela polcia (O Liberal, Polcia, on line, 16/10/2008).24

Para alm da veracidade ou no de tais teses, o que evidenciado por esse modo de estruturao de textos e que interessa a nosso estudo a ausncia de informaes que estabeleam a relao entre os crimes e a condio socioeconmica e tnico-racial das vtimas. A articulao entre o grave quadro de homicdios do Pas e a cor da pele dos mortos ocorre por meio de pesquisas como o Mapa da Violncia, baseado no Sistema de Informao de Morbimortalidade (SIM) do Ministrio da Sade, e que recupera a identidade tnico-racial omitida nos jornais.25 E, com raras excees, como o texto publicado na seo de Polcia de O Estado do Maranho de 26/04/10, anteriormente reproduzido, estas pesquisas so comumente difundidas nos espaos noticiosos que classificamos como de debate sobre racismo.
23 24 25

Disponvel em: <http://www.redeobs.unama.br/noticias-dia-anteriores.jsp>. Acesso em: 19/07/12. Disponvel em: <http://www.redeobs.unama.br/noticias-dia-anteriores.jsp>. Acesso em: 19/07/12. WAISELFISZ, 2011.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

85

Espaos intermedirios importante registrar que parte dos veculos analisados principalmente, os de circulao nacional aboliu as editorias especializadas em assuntos ditos policiais. No significa, porm, que esse tipo de noticirio no esteja sendo operado nestes veculos, e de modo anlogo ao dos jornais regionais/locais, em que tais pginas/sees (denominadas, na maioria das vezes, como de Polcia, Segurana ou Violncia) sobrevivem. Abrigadas, em geral, nas editorias de Cotidiano (Folha de S.Paulo), Metrpole (O Estado S.Paulo), Cidades (Correio Braziliense) ou O Rio (O Globo), as narrativas sobre violncias fsicas misturam-se a outros assuntos de interesse das cidades correspondentes, mas mantm o mesmo padro noticioso dos espaos reservados exclusivamente s temticas policiais, caracterizando-se pela ausncia de registro de vnculo entre a morte de pessoas negras e a violncia simblica do racismo, como ilustrado pelo exemplo abaixo, extrado da Folha de S.Paulo no perodo analisado (e tampouco capturado pelos instrumentos da presente anlise).
Morre pedreiro encontrado com faca na cabea em So Jos do Rio Preto (SP) O pedreiro Emerson Manoel da Rocha, 24 anos, encontrado com uma faca de aougueiro fincada na cabea, em So Jos do Rio Preto (438 km de SP), morreu na noite de sbado (26). Ele estava internado em estado grave na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital de Base de So Jos do Rio Preto. A vtima morreu por volta das 23h de ontem. Rocha passou por uma cirurgia na sexta-feira (25) para a retirada da faca da cabea. Aps a operao, ele ficou o tempo todo sedado e respirava com a ajuda de aparelhos. O pedreiro estava sozinho e inconsciente quando foi encontrado por policiais em uma esquina no Jardim Maria Lcia na madrugada de sexta-feira (25). A polcia investiga quem cometeu o crime. A faca entrou cerca de dez centmetros no crnio do pedreiro, atingindo o lbulo frontal e o tronco cerebral, responsvel pela ligao com a espinha dorsal
(Folha de S. Paulo, Cotidiano, on line, 27/12/2009).26

significativo observar que nestes espaos noticiosos reservados aos assuntos do cotidiano das cidades, apesar do grande nmero de narrativas sobre racismo detectado pelo levantamento adicional sobre a amostra de 2010 (17,2%, como registrado na Tabela 84), no foram capturados textos sobre violncia fsica o que reafirma a permanncia do padro noticioso destitudo de reflexo sobre o grande nmero de assassinatos de pessoas negras registrado nestes espaos intermedirios.

26

Disponvel em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u671662.shtml>. Acesso em: 20/07/12.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

86

Tabela 84 Espao editorial dos textos publicados assuntos citadinos


TIPO Citadinos SEES/EDITORIAS/CADERNOS/PGINAS/ ESPAOS NOTICIOSOS Cotidiano Cidade, Gerais, Dia-a-dia, Rio de Janeiro Vida e Cidadania, Metrpole, Minas, Direto da Baixada % 17,2

Resumindo, nos espaos / textos jornalsticos que debatem racismo, h um quase silncio em relao ao grave quadro de homicdios praticados contra a populao negra, detectado e difundido por diversos estudos.27 J nos espaos / textos nos quais registrada a grande maioria dos assassinatos cometidos contra esse grupamento, h ausncia significativa de discusso sobre as causas do fenmeno, como evidenciado por outras pesquisas.28 E esta lacuna exposta pela presente anlise: apesar do esforo metodolgico para capturar, nos espaos / textos de debate sobre racismo, o fenmeno da violncia fsica praticada contra a populao negra, com perguntas abertas sobre o assunto em todos os blocos do questionrio da pesquisa, a presena desse tipo de registro foi significativamente inferior ao que se verifica no debate sobre violncia fsica sem recorte racial ora travado nos meios de comunicao.29

Imagem, um recurso possvel importante frisar que a dificuldade de captura dos textos sobre violncia fsica no noticirio sobre racismo deve-se, sobretudo, ausncia de referncias s caractersticas tnico-raciais das vtimas nas narrativas jornalsticas. Significa dizer que o acrscimo de palavras-chave no ir super-la, sendo indispensvel lanar mo de outros elementos, como os registros fotogrficos, em anlises especficas sobre o fenmeno.

O (pobre) debate sobre violncia fsica


Historicamente situada entre os aspectos mais abordados nas anlises temticas realizadas pela ANDI, no estudo sobre Imprensa e Racismo a violncia em geral consta em apenas 273 textos, ou 17,0% do noticirio aqui analisado, que cobriu os anos de 2007 a 2010 (Tabela 85). O percentual sinaliza para o subdimensionamento do fenmeno nesse tipo de narrativa o que aponta, mais uma vez, para a desvinculao entre o quadro de violncias fsicas e a violncia simblica do racismo praticado contra a populao negra no Pas. Os baixos ndices de referncia a violncias fsicas encontrados no noticirio em foco apontam para a importncia de um estudo especfico sobre o fenmeno e sua relao com a prtica do racismo no Brasil, utilizando estratgias metodolgicas que superem a ausncia, nos textos jornalsticos, de referncias s caractersticas tnico-raciais das vtimas. E em funo da gravidade do quadro de mortes de adolescentes e jovens negros, como comprovado por pesquisas como O Mapa da
27 28 29

WAISELFISZ, 2011. VARJO, 2010. RAMOS, Silvia e PAIVA, Anabela, 2007.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

87

Violncia30 e ndice de Homicdios na Adolescncia,31 a anlise deve focalizar este segmento vulnervel. Mas apesar de numericamente pouco representativo em relao ao grave quadro verificado na vida social brasileira; ou mesmo em relao ao debate sobre violncia fsica sem recorte racial travado nos jornais; ou ainda considerando-se a amostra geral da presente pesquisa, o conjunto capturado de textos sobre violncias fsicas contra negros(as) sinaliza para aspectos importantes do debate sobre o binmio racismo / imprensa. importante levar em conta, portanto, que todos os percentuais dos tpicos sobre violncias registrados nas tabelas a seguir foram calculados sobre o total da amostra, cuja maioria dos textos no trata de violncias. Mas, apesar de pequenos, os nmeros emitem discursos significativos. E entre outras evidncias expostas, est a confirmao do padro noticioso desse tipo de narrativa diferente do contedo mais contextualizado e reflexivo dos textos sobre a violncia simblica do racismo. Como se pode observar pela Tabela 85, abaixo registrada, o levantamento aponta, em sntese, que: A abordagem sobre violncias fsicas prioriza atos violentos / criminosos e seus desdobramentos, enfoque que responde por 7,6% das notcias que tratam de racismo percentual relevante, considerando-se que foi calculado sobre o total da amostra. O debate mais reflexivo acerca da segurana pblica e do fenmeno em si est presente em apenas 3,8% desse noticirio.
Tabela 85 Tema majoritrio do noticirio sobre violncia
Abordagem principal Ato violento/criminoso e seus desdobramentos Debates e reflexes sobre a segurana pblica e a violncia Apresentao de dados e repercusso de estudos Aes e polticas pblicas de segurana Outros aspectos No menciona violncia TOTAL
Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602).

% 7,6 3,8 3,6 0,3 1,7 83,0 100

Os dados demonstram ainda que a violncia racial a mais abordada pelo noticirio que cobre o assunto (Tabela 86), mencionada em 9,2% dos textos (importante registrar que, a rigor, todas as violncias registradas na tabela que se segue so raciais, e que a categoria racial foi usada para os casos
30 31

WAISELFISZ, 2012.

SDH, 2009.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

88

em que a nica explicao para o ato de violncia tenha sido o racismo. Um exemplo: agresso a negros por skinheads). Em menor medida, so citados: O assassinato de adolescentes e jovens (2,2%). A violncia policial (1,9%). As violncias sexual (0,6%) e domstica (0,4%).
Tabela 86 Tipo de violncia mencionado no noticirio
Tipo de violncia Racial Assassinatos de adolescentes e jovens Policial Sexual Domstica Trnsito Outras formas No menciona um tipo de violncia especfico No menciona violncia TOTAL % 9,2 2,2 1,9 0,6 0,4 0,0 3,4 1,4 83,0 -

Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602). A varivel permite marcao mltipla. Portanto, o somatrio dos percentuais pode ser diferente de 100%.

A ampla maioria dos textos analisados no menciona ao policial (96,2%), o que condiz com o teor do debate travado desvinculado de violncias fsicas. Mas nas ocasies em que essa referncia feita, so citadas a priso de suspeitos (2,2%) e, pontualmente, investigaes ou morte de suspeitos (0,3%). Veja tabela a seguir.
Tabela 87 Ao policial majoritariamente mencionada nos textos
Ao policial Priso de suspeito(s) Investigaes Morte de suspeito/bandido Apreenso de drogas Apreenso de armas Apreenso objetos roubados Blitz Confronto/troca de tiros Operaes de busca Apreenso de dinheiro Outra No menciona ao policial No menciona violncia TOTAL
Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602).

% 2,2 0,3 0,3 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,0 0,4 13,2 83,0 100

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

89

A investigao sobre os tipos de infrao registrados demonstra que a meno a discriminaes (tnica, sexual e outras) a de maior prevalncia (Tabela 88), correspondendo a 6,6% do total de notcias sobre racismo. O dado corrobora, mais uma vez, o teor das notcias capturadas. Ainda de acordo com o levantamento: A violncia fsica que resulta em bito citada em apenas 3,4% do noticirio (somados os percentuais referentes a homicdios e chacinas). Em menor medida, noticiada leso corporal/brigas (1,0%).
Tabela 88 Infraes/crimes listados nas matrias
Tipo de infrao Discriminao (tnica, sexual, etc.) Homicdio Leso corporal/brigas Abuso de autoridade Ameaa(s) Assalto/roubo Trfico de drogas Abuso sexual Chacina (3 ou mais) Uso/envolvimento com drogas Furto Gangues Rapto Tortura Outra(s) No menciona infraes No menciona violncia TOTAL
Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602).

% 6,6 3,3 1,0 0,3 0,2 0,2 0,2 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,1 0,9 3,6 83,0 100

Dentre os textos que registram o local de ocorrncia da infrao/crime (Tabela 89), a categoria mais citada a de subrbio/periferias/comunidades populares (1,5%) ndice diminuto, mas que corrobora os dados de pesquisas sobre o perfil socioeconmico daqueles que se encontram em situao de vulnerabilidade a violncias e criminalidades nas cidades brasileiras.32 Importante frisar que o alto percentual do item no qualifica o local da ocorrncia no pode ser linearmente associado falta de registro nos jornais, uma vez que, como j analisado, est relacionado ao teor do debate sobre racismo, e no ao quadro de violncia fsica no Pas.
32

SANTOS, 2006.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

90

Tabela 89 Qualificao do local da ocorrncia


Qualifica o local da ocorrncia Subrbio/ periferias/ comunidades populares Centro/ rea central rea nobre No qualifica o local da ocorrncia No menciona violncia TOTAL
Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602).

% 1,5 1,0 0,2 14,3 83,0 100

Quando mencionado o local da infrao/crime (Tabela 90), o mais apontado a rua (2,1%) e a escola (1,2%). A distribuio sugere uma valorizao miditica das ocorrncias em unidades de ensino, uma vez que o dado no corroborado por estudos sobre a espacializao das violncias fsicas. Importante tambm observar que esta espacializao est vinculada ao tipo de ocorrncia. No caso do abuso sexual, por exemplo, mais de 63,0% dos casos registrados pelo Ministrio da Sade33 ocorreram na residncia da vtima e cerca de 18,0% aconteceram em via pblica. A citada pesquisa34 demonstra ainda que grande parte dos assassinatos no Brasil ocorre dentro da casa das vtimas: 40,0%, no caso do sexo feminino; e 17,0%, quando se trata do masculino.
Tabela 90 Registro do local especfico da infrao/crime
Local do crime Rua Na escola Internet Comrcio, outras empresas Locais privados de proteo de valores (bancos, carros fortes) Em casa/ residncia da vtima Bares Em casa/ residncia do agressor e da vtima Em casa/residncia de terceiros Em boates/ clubes noturnos Instituies pblicas de aprisionamento (delegacia, presdios, etc.) Outros No menciona o local do crime No menciona violncia TOTAL Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602).
33 34

% 2,1 1,2 0,4 0,4 0,3 0,2 0,2 0,1 0,1 0,1 0,1 2,3 9,5 83,0 100

Mapa da Violncia 2012.


IDEM.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

91

Nesse tipo de noticirio, praticamente inexistente a referncia a unidades de policiamento comunitrio (Tabela 91): apenas 0,6% dos textos trazem tal meno. Calculado sobre o total de notcias sobre violncia / segurana pblica (253), o percentual tambm pequeno: 4,0%.
Tabela 91 Meno a unidades de policiamento comunitrio
Menciona unidades? Sim No No menciona violncia TOTAL Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602). % 0,6 16,4 83,0 100

A ampla maioria dos textos no identifica o agressor como pertencente a grupamentos populacionais especficos (Tabela 92), sendo que os brancos so citados em 1,2% e negros (pretos + pardos), em 0, 7%. So dados, porm, pouco significativos, uma vez que o agressor brasileiro no tem perfil conhecido, em funo da dificuldade de se identificar a autoria de crimes principalmente, homicdios no Pas. O Mapa da Violncia 201135, por exemplo, diz que apenas 4 mil dos 50 mil assassinatos registrados anualmente no Brasil so elucidados o que representa uma taxa de apenas 8% de sucesso no esclarecimento desse tipo de crime. Importante ainda observar a relao entre o perfil dos agressores e o tipo de violncia praticada. De acordo com a pesquisadora Flvia Dotoli,36 por exemplo, os criminosos sexuais detidos na priso de Araraquara entre 2005 e 2008 tinham entre 32 e 50 anos, eram alfabetizados e pertenciam s mais diferentes classes sociais. Pesquisa realizada entre 736 adolescentes internos no Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Santa Maria (RS), de 1998 a 2007, aponta a prevalncia de autores de atos infracionais de cor branca (64,8%), seguindo-se a preta (16,2%) e a parda (14,4%). Mas importante observar que a maioria da populao naquele estado de cor branca. Seguindo a tendncia de outras unidades de internao, a maioria das infraes cometidas de crimes contra o patrimnio (52,8%), seguida de crimes contra a vida (18,6%).

35 36

WAISELFISZ, 2011.

Disponvel em: http://www.araraquara.com/noticias/policia/2011/10/30/pesquisa-inedita-traca-perfil-de-criminosos-sexuais-da-regiao.html Acesso em: 21/07/12.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

92

Em relao s vtimas, apesar de pequenos, os percentuais guardam coerncia com a realidade do quadro social, que aponta a populao negra como vtima preferencial das violncias fsicas no Brasil.
Tabela 92 Cor/etnia do(s) agressor(es)
Agressores Branca Negra (preta + parda) Amarela Parda Preta Indgena Outra(s) No foi possvel identificar a cor/etnia do agressor No menciona violncia TOTAL % 1,2 0,7 0,0 0,0 0,0 0,0 0,1 15,1 83,0 -

Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602). A varivel permite marcao mltipla. Portanto, o somatrio dos percentuais pode ser diferente de 100%.

Tabela 93 Cor/etnia da(s) vtima(s)


Vtimas Negra (preta + parda) % 10,9 0,7 0,7 0,2 0,1 0,2 5,8

Branca Parda Indgena Preta Outra(s) No foi possvel identificar a cor/etnia da vtima
No menciona violncia TOTAL

83,0 -

Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602). A varivel permite marcao mltipla. Portanto, o somatrio dos percentuais pode ser diferente de 100%.

No que se refere faixa etria de agressores e vtimas (Tabela 94), os nmeros revelam que jovens (18 a 24 anos) e adultos (25 a 29 anos) so os mais destacados. De acordo com os dados: Jovens de 18 a 24 anos so apontados como agressores em 2,2% dos textos. Adultos de 25 a 59 anos ocupam esse papel em 0,9%. Adolescentes de 12 a 17 anos surgem em menor medida, citados em 0,5% dos textos. Crianas de at 11 anos aparecem como agressores em 0,2% do noticirio. Aqui, mais uma vez, configura-se a dificuldade de interpretao de significados, pela inexistncia de parmetros de comparao com o quadro social: como j exposto, no h pesquisas sobre o perfil do agressor brasileiro em geral, em

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

93

virtude da dificuldade de elucidao de infraes e crimes. Importante frisar que os parcos e pontuais perfis levantados so baseados em agressores institucionalizados, mas que a maioria dos agressores, em verdade, no conhecida principalmente, aqueles que atentam contra a vida.
Tabela 94 Faixa etria do(s) agressor(es)
Agressores Jovens (de 18 a 24 anos) Adultos (de 25 a 59 anos) Adolescentes (de 12 a 17 anos) Crianas (de 0 a 11 anos) Idosos (de 60 anos em diante) No foi possvel identificar a faixa etria do agressor No menciona violncia TOTAL % 2,2 0,9 0,5 0,2 0,0 13,5 83,0 -

Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602).A varivel permite marcao mltipla. Portanto, o somatrio dos percentuais pode ser diferente de 100%.

Em relao s vtimas (Tabela 95), observa-se uma leve diferena entre o quadro noticioso e o quadro social, traado por diferentes pesquisas, que apontam os jovens entre 18 e 29 anos como os que mais sofrem violncia letal no Brasil. Importante registrar, porm, que aqui esto relacionados diferentes tipos de violncia fsica, e no apenas a letal o que pode explicar essa distoro. De acordo com os dados: Adultos de 25 a 59 anos ocupam o papel de vtimas em 3,1% dos textos. Jovens de 18 a 24 anos so apontados como vtimas em 2,0% das notcias. Adolescentes de 12 a 17 anos aparecem como vtimas em 2,1%. Crianas de at 11 anos surgem nesse papel em 1,1% do material analisado.

Tabela 95 Faixa etria da(s) vtima(s)


Vtimas Adultos (de 25 a 59 anos) Adolescentes (de 12 a 17 anos) Jovens (de 18 a 24 anos) Crianas (de 0 a 11 anos) Idosos (de 60 anos em diante) No foi possvel identificar a faixa etria da vtima No menciona violncia TOTAL % 3,1 2,1 2,0 1,1 0,0 9,7 83,2 -

Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602). A varivel permite marcao mltipla. Portanto, o somatrio dos percentuais pode ser diferente de 100%.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

94

Quando menciona explicitamente a classe / extrato social do agressor (Tabela 96), a maior citao para a de menor poder aquisitivo (0,4%), seguindo-se a intermediria (0,2%) e a do topo da pirmide (0,1%). No caso das vtimas (Tabela 97), a tendncia se repete: 2,6% da cobertura aponta que os atos de violncia so cometidos contra pessoas de classe socioeconmica baixa.
Tabela 96 Identificao explcita de classes/extratos sociais do(s) agressor(es)
Agressores Classe baixa Classe mdia Classe alta Nova classe mdia/ Classe C No foi possvel identificar a classe social do agressor No menciona violncia TOTAL % 0,4 0,2 0,1 0,0 16,4 83,0 -

Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602). A varivel permite marcao mltipla. Portanto, o somatrio dos percentuais pode ser diferente de 100%.

Tabela 97 Identificao explcita de classes/extratos sociais da(s) vtimas(s)


Vtimas Classe baixa Classe alta Nova classe mdia/ Classe C Classe mdia No foi possvel identificar a classe social das vtimas No menciona violncia TOTAL % 2,6 0,1 0,0 0,0 14,4 83,0 -

Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602). A varivel permite marcao mltipla. Portanto, o somatrio dos percentuais pode ser diferente de 100%.

No que se refere ao sexo desses envolvidos (Tabelas 98 e 99), os dados revelam que 4,8% dos agressores explicitamente mencionados so homens e 1,1%, mulheres; e que 6,9% das vtimas so homens e 2,8%, mulheres.
Tabela 98 Sexo do(s) agressor(es)
Agressores Masculino Feminino No foi possvel identificar o sexo do(s) agressor(ES) No menciona violncia TOTAL % 4,8 1,1 11,5 83,0 -

Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602). A varivel permite marcao mltipla. Portanto, o somatrio dos percentuais pode ser diferente de 100%.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

95

Tabela 99 Sexo da(s) vtimas(s)?


Vtimas Masculino Feminino No foi possvel identificar o sexo da(s) vtima(s) No menciona violncia TOTAL % 6,9 2,8 8,7 83,0 -

Percentuais calculados com base no total de notcias (1.602). A varivel permite marcao mltipla. Portanto, o somatrio dos percentuais pode ser diferente de 100%.

Em sntese, a presente exposio de dados evidencia que o modo de estruturao do noticirio sobre violncias fsicas (notadamente, a letal) favorece a desvinculao entre esse tipo de ocorrncia e a violncia simblica do racismo o que no ajuda a enfrentar um dos mais graves problemas sociais do Brasil. E como tambm demonstrado, essa lacuna ocorre em funo de uma negligncia noticiosa, que pode ser superada pela meno s caractersticas tnico-raciais das vtimas de homicdio, por exemplo. Um procedimento relativamente simples, mas de grande valor no trabalho em defesa da vida.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

96

Referncias bibliogrficas
AGNCIA DE NOTCIAS DOS DIREITOS DA INFNCIA. Balas perdidas: Um olhar sobre o comportamento da imprensa brasileira quando a criana e o adolescente esto na pauta da violncia. Braslia, 2002. AGNCIA DE NOTCIAS DOS DIREITOS DA INFNCIA. Polticas pblicas sociais e os desafios para o jornalismo. So Paulo: Cortez Editora, 2008. AGNCIA DE NOTCIAS DOS DIREITOS DA INFNCIA. Direitos da Infncia e Adolescncia. Braslia, 2009. AGNCIA DE NOTCIAS DOS DIREITOS DA INFNCIA. Imprensa e Agenda dos Direitos das mulheres. Braslia, 2011. AGNCIA DE NOTCIAS DOS DIREITOS DA INFNCIA. Adolescentes em conflito com a lei na mdia brasileira. Braslia, 2012. BOURDIEU, Pierre. O poder simblico. 8. Ed. Traduo de Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. HANSEN, Anders. Content Analysis. In: HANSEN, A et al. Mass communication research methods. New York: NY University Press, 1998. HASENBALG, Carlos. Discriminao e Desigualdades Raciais no Brasil, 2 ed., Belo Horizonte: EdUFMG Rio de Janeiro: IUPERJ, 2005. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. Pesquisa mensal de emprego, mar. 2004. Disponvel em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme_nova/estudos.pdf. Acesso em: 18 jul. 2012>. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (Pnad) 2009. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica. Rio de Janeiro, Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, 2009. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA. Censo demogrfico de 2010. 2011. MOORE, Carlos. Racismo e sociedade: novas bases epistemolgicas para entender o racismo. Belo Horizonte: Mazza Edies, 2007a. Disponvel em: <http://www.ipeafro.org.br/ taober-admin/fotos/2010,08,23-118a3.pdf>. Acesso em: 18 out. 12. ______. O racismo atravs da histria: da antiguidade modernidade. Carlos Moore, 2007b. Disponvel em: <http://www.abruc.org.br/sites/500/516/00000672.pdf>. Acesso em: 18 out. 12. MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noes de raa, racismo, identidade e etnia. Palestra proferida no 3 Seminrio Nacional Relaes Raciais e Educao. Rio de Janeiro: PENESB, 05 nov. 2003. PROGRAMA DE COMBATE AO RACISMO INSTITUCIONAL NO BRASIL / PCRI. Boletim Eletrnico nmero 2, maro-abril 2005. Disponvel em: <http://www.saude.sp.gov.br/resources/profissional/acesso_rapido/gtae/saude_pop_negra/boletim_eletronico2_pcri_saude.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2011. RAMOS, Silvia e PAIVA, Anabela, Mdia e Violncia. Rio de Janeiro: IUPERJ, 2007.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

97

SANTOS, Mrcia Andra Ferreira. Anlise da espacializao dos homicdios na cidade de Uberlndia. Dissertao de Mestrado do Curso de Ps-graduao da Universidade Federal de Uberlndia. Uberlndia/MG. 2006. SECRETARIA ESPECIAL DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDNCIA DA REPBLICA; FUNDO DAS NAES UNIDAS PARA A INFNCIA; OBSERVATRIO DE FAVELAS. ndice de Homicdios na Adolescncia. In: Programa de Reduo da Violncia Letal contra Adolescentes e Jovens. Braslia: SDH/PR, 2009. SILVA, Maria Palmira. O alcance poltico dos movimentos sociais de combate ao racismo no BrasiL. In: Lcia Maria de Assuno Barbosa Petronilha Beatriz Gonalves e Silva e Valter Roberto Silvrio (orgs.). De preto a afrodescendente: trajetos de pesquisa sobre relaes tnico-raciais no Brasil. So Carlos: EdUFSCar, 2003. SILVRIO, Valter Roberto; VIEIRA, Paulo Roberto dos Santos; Tempos presentes. Polticas pblicas contra as desigualdades tnico-raciais na educao brasileira: as leis 10639/03 e 11645/08. Disponvel em: <http://www.simposioestadopoliticas.ufu.br/imagens/anais/pdf/ CC12.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2008. VARJO, Suzana. Micropoderes, macroviolncias: Mdia impressa, aparato policial. Salvador: EDUFBA, 2008. WAISELFISZ, J.J. Mapa da violncia IV: Os jovens do Brasil. Braslia, 2004. WAISELFISZ, J.J. Mapa da violncia 2011: Os jovens do Brasil. Braslia, 2011. WAISELFISZ, J.J. Mapa da violncia 2012: Caderno Complementar 2 Homicdios de Mulheres. Braslia, 2012. WAISELFISZ, J.J. Mapa da violncia 2012: Crianas e Adolescentes do Brasil. Braslia, 2012. Disponvel em: <http://www.mapadaviolencia.org.br/mapa2012.php>. Acesso em: 21 jul. 2012. ZAPPE, Jana Gonalves e RAMOS, Nara Vieira. Perfil de adolescentes privados de liberdade em Santa Maria/RS. Santa Maria, 2010. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/psoc/ v22n2/17.pdf>. Acesso em: 21 jul. 2012.

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

98

Anexo 1
Espao editorial dos textos da amostra relativa ao ano de 2010 Tabela 100 Todas as frequncias
Espao Opinio Brasil Cidade Poltica Gerais Cultura Economia Cotidiano Nacional Capa Ilustrada (cultura) O Pas Cartas Dia-a-dia ( cidade) Esportes Rio de Janeiro Vida e Cidadania Caderno G Diverso e Arte Folha 2 Magazine Poder Turismo Alis Alternativo Caderno 2 Capa Dois Espao aberto Metrpole Minas Painel do Leitor Vida Cultura Anexo Artigo Blogs Caderno C Concursos Destaque Dinheiro SUB-TOTAL 1 TOTAL % 12,4 8,3 5,8 4,6 4,3 3,5 2,9 2,5 2,1 1,9 1,4 1,2 1,0 1,0 1,0 1,0 1,0 0,8 0,8 0,8 0,8 0,8 0,8 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,6 0,4 0,4 0,4 0,4 0,4 0,4 0,4 0,4 70,0 Espao Editorial Emprego Inovao e Educao Notas & Informaes Sade Segundo caderno (Opinio) Sociedade aberta Tendncias/Debates Variedades Vestibular Segundo Caderno Artes Cnicas Carreira Cincia Coisas da Poltica Crnica Da Redao Direto da Baixada Direto da Fonte Domingo Eventos Frum dos leitores Fovest Gurilndia Histria Internacional Mobilizao Mundo Negcios Pas Planeta Polcia Relaes Internacionais Tema do Dia TV ltimas Viagem Vida Universitria Viver (Cultura) NFPI SUB-TOTAL 2 100,0 % 0,4% 0,4% 0,4 0,4 0,4 0,4 0,4 0,4 0,4 0,4 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 0,2 19,9 30,0

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

99

Tabela 101 Recorte das frequncias


SEES/EDITORIAS/CADERNOS/PGINAS/ESPAOS NOTICIOSOS Editorial, Artigo, Opinio, Painel do leitor, Tendncias/Debates, Crnica, Frum de leitores, Espao aberto, Notas e informaes Cultura, Segundo Caderno, Diverso e Arte, Artes Cnicas, Caderno 2, Caderno C, Caderno G, Capa Dois, Eventos, Folha 2, Ilustrada, Magazine, Viver Cultura, Alternativo Nacional, Brasil, O Pas, Pas, Sociedade aberta Coisas da Poltica, Poltica, Poder Dinheiro, Economia, Negcios Polcia Cotidiano Cidade, Gerais, Dia-a-dia, Rio de Janeiro Vida e Cidadania, Metrpole, Minas, Direto da Baixada Outros No foi possvel identificar TOTAL % 16,6

12,2 12,0 5,6 3,5 0,2 17,2 12,8 19,9 100,0

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

100

ANEXO 2
Equipes do projeto Membros do Conselho Consultivo Anglica Basthi (Comisso de Jornalistas pela Igualdade Racial Cojira e Prmio Abdias Nascimento de Jornalismo) Athayde Motta/Iracema Dantas (Fundo Baob) Helena Oliveira (Fundo das Naes Unidas para a Infncia Unicef) Jacira Melo (Instituto Patrcia Galvo) Jailson de Souza (Observatrio de Favelas) Lucia Xavier (Criola) Lula da Silva (Frum Nacional de Juventude Negra) Monica Alves de Oliveira Gomes (Secretaria de Polticas de Promoo da Igualdade Racial Seppir) Muniz Sodr (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ) Rebecca Tavares/Isabel Clavelin/Ana Querino (Onu Mulheres) Sueli Carneiro (Fundo Brasil de Direitos Humanos) Organizaes Parceiras Antnio Carlos Filho (Geleds Instituto da Mulher Negra) Danila de Jesus (AFIRME-SE) Fernanda Alcntara (Centro de Estudos das Relaes do Trabalho e Desigualdades CEERT) Luciane dos Reis Conceio (Instituto Mdia tnica)

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

101

FICHA TCNICA Superviso geral: Veet Vivarta (ANDI) Coordenao geral: Suzana Varjo (ANDI) Coordenao poltica: Carolina Trevisan (consultora) Aportes tericos: Trcia Calmon (consultora) Triagem de notcias: Antonia Amlia e Lucas Conceio (ANDI) e Marcos Alvarenga (colaborador) Classificao: Dina Santos Arajo, Andressa Moreira, Kendy Neris Ramos Cruz, Aline Maia Nascimento e Samuel Arajo Alves dos Santos (alunos cotistas da UnB); Rafaela Dantas, Aline Forrest e Paula Grato (ANDI); Ktia Sens, Hermes Pena e Danielle Valverde (colaboradores) Controle de qualidade: Naiara Garcia e Antonia Amlia (ANDI); Thas Malheiros e Danielle Valverde (colaboradores) Superviso de pesquisa: Naiara Garcia e Antonia Amlia (ANDI) Reviso e interpretao de dados: Diana Barbosa, Fbio Senne e Marlia Mundim (consultores) Textos: Cristina Sena (ANDI), Marlia Mundim (consultora) e Suzana Varjo (ANDI) Diagramao: Gisele Rodrigues (ANDI) Difuso: Christina Velho (ANDI)

Imprensa e Racismo Uma anlise das tendncias da cobertura jornalstica

102

Realizao:

Apoio:

Vous aimerez peut-être aussi