Vous êtes sur la page 1sur 21

1

COLGIO UNIVERSITRIO DISCIPLINA: EDUCAO FSICA PROFESSORA: Ms. ANA MARIA LIMA

JOGOS E BRINCADEIRAS: CULTURA E TRADIO

So Lus 2013

Caros alunos,

com imenso prazer que comeo o ano com minhas novas turmas, sinto-me orgulhosa em poder participar da vida escolar de todos vocs. Espero, poder contribuir positivamente com a ampliao dos seus conhecimentos sobre a disciplina de Educao Fsica, e tambm buscarei corresponder as expectativas de vocs quanto as aulas de Educao Fsica. Neste bimestre, estudaremos o contedo Jogos e Brincadeiras. Como se sabe, as brincadeiras e os jogos so manifestaes populares que fazem parte do nosso folclore. Muitos deles so passados de gerao a gerao, e outros surgem com a evoluo da humanidade. Para melhor compreenso do contedo proposto neste bimestre, trataremos os jogos e as brincadeiras, como elementos de reconhecimento da produo histrica cultural, visto que o jogo ao mesmo tempo produto e marca da herana biolgica do homem e da sua capacidade criadora de cultura. O ensino dos jogos e brincadeiras nas aulas de Educao Fsica, justificado pela sua potencialidade pedaggica. Por isso os principais objetivos, para o desenvolvimento do nosso trabalho, so: a) Garantir a vivncia do brincar e do carter ldico que acompanha a natureza dos jogos; b) Ampliar os conhecimentos acerca das formas originais e atuais de praticar os jogos; c) Favorecer o resgate e a valorizao de elementos da cultura (local, regional, nacional e internacional), atravs do contedo jogos, especialmente dos populares ou tradicionais; d) Possibilitar o (re) conhecimento dos jogos como manifestao da cultura corporal, produzida historicamente.

RODAS CANTADAS: VIVNCIAS TRANSFORMADORAS 1

Voc sabe o que so as brincadeiras de roda, cantigas de roda ou rodas cantadas? Bom se voc sabe o que elas so, aproveite esse momento para ampliar seus conhecimentos, se voc no sabe, aproveite para aprender a impotncia desse contedo no seu desenvolvimento escolar.

Ento, vamos l!

Para Lara et al (2005) as brincadeiras cantadas so entendidas como formas ldicas de brincar com o corpo a partir da relao estabelecida entre movimento corporal e expresso vocal, na forma de msicas, frases ou slabas ritmadas. As rodas cantadas so atividades realizadas de forma coletiva, nem sempre em posio circular, mas norteadas pela presena do ritmo e gestos dinmicos. Lara at al (2005) esclarece que difcil determinar com preciso a origem das brincadeiras cantadas, sendo talvez, restos de antigas cerimnias que passaram a jogos de adultos e que, posteriormente, foram transformados em divertimentos de crianas. Para Pimentel (2003) as brincadeiras cantadas so bastante antigas, podendo ser uma interpretao infantil das danas circulares sagradas. As crianas cantavam e o elemento ldico teria impulsionado a realizao de alteraes nestas danas. As brincadeiras e rodas cantadas estabelecem relao com a cultura popular ou so criaes do mundo atual, representado por um sistema dirigido de ensinamento ou pela vivncia da criao e construo do movimento. Muitas brincadeiras cantadas podem ser caracterizadas como formas de expresso do corpo que integram o folclore infantil, associando a musicalidade e movimentos como por exemplo, Escravos de J, Terezinha de Jesus, Marcha soldado e Ciranda-cirandinha. So inmeras as que integram o folclore, porm existem aquelas que no fazem parte desse universo. Em particular, as brincadeiras cantadas permitem a associao de gesto e sonoridade. Esta possibilidade, reconhecidamente prazerosa no contexto infantil, permite que saberes culturais tradicionais sejam transmitidos de gerao em gerao
1

Autores oo texto: Tiago Aquino da Costa e Silva, Marlia Cristina da Costa e Silva, Mrie Hellen Gomes de Arajo e Kao Giro Ferraz Gonalves

Valorizar as atividades rtmicas significa oferecer a oportunidade de vivncias motoras, atendendo as necessidades biolgicas, psicolgicas e scio-motoras do praticante, sendo necessrias formao geral do ser humano, proporcionando o cultivo da sensibilidade (VARGAS, 2007). Portanto, a recriao de uma atividade ldica dentro da educao no-formal (recreao) poder elevar alguns aspectos importantes (PIMENTEL, 2003): a. despertar o interesse dos alunos pelas manifestaes culturais e pelo reconhecimento dos temas sugeridos e desenvolvidos nas brincadeiras; b. Entender a brincadeira cantada como meio de educao, ludicidade, desenvolvimento rtmico, musical e gestual de contribuio ao mundo de movimento dos indivduos; c. Perspectivar a brincadeira cantada como fonte de simbologias e possibilidade de interpretao de sentidos e conotaes que possam sugerir; d. Visualizar a brincadeira cantada como fonte de pesquisa e conhecimento, sobretudo das transformaes do prprio brincar, da infncia e do ldico; e. Oportunizar aos alunos o contato com brincadeiras cantadas diversificadas que foquem tanto o jogo, quanto a dana, a dramatizao e a mmica, enriquecendo as suas possibilidades culturais. Portanto, perceptvel a contribuio positiva das brincadeiras e rodas cantadas ao mundo infantil, incorporando culturas e saberes populares. As rodas cantadas oportunizam a vivncia ldica do movimento, no codificado ou rotulado por sequncias e padres. Logo, a importncia das rodas cantadas, tambm atribuda as manifestaes corporais, sociais, cognitivas e sentimentais.

ATIVIDADES

AGORA, QUE VOC J COMPREENDEU O QUE SO AS BRINCADEIRAS CANTADAS E PARA QUE ELAS SERVEM, FAA AS SEGUINTES ATIVIDADES:

1) Faa uma lista com todos as brincadeiras que voc conhece: 2) Realize uma entrevista, com seus familiares, vizinhos ou amigos mais velhos Faa uma entrevista com um adulto, de preferncia com mais de 40 anos, e procure saber sobre os jogos e brincadeiras que faziam parte de sua infncia. Siga o roteiro abaixo: Nome do entrevistado: _____________________________________________ Idade:_______________ Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino a) Em que lugar voc passou sua infncia? b) Voc podia brincar na rua? Por qu? c) Quais eram suas brincadeiras preferidas? d) De que voc brincava nos dias de chuva e) Como era brincar sem computador, videogame e brinquedos eletrnicos? 3 - O quadro abaixo, pintado por Pieter Bruegel, em 1560, retrata vrios jogos e brincadeiras daquela poca, na Europa. O quadro apresenta algumas brincadeiras, tais como: bambol, cabo de guerra, plantar bananeira, cinco marias, etc.. Agora com voc! 3.1 Vamos ver quais brincadeiras e jogos voc consegue identificar na pintura? 3.2 Escreva o nome de todas as atividades que voc consegue identificar. Fazer um inventrio de jogos e brincadeiras uma forma interessante de comear a pensar na diversidade de prticas desse tema j inventadas pelo homem.

4) Montar uma apostila de jogos e brincadeiras.

AMPLIANDO AS LEITURAS...

Caros alunos, sabemos a grande importncia que o hbito da leitura tem em nossas vidas. Portanto, para ampliar os nossos conhecimentos indico as seguintes leituras...

Texto 01: A BOLA Texto 02: JOGOS: ENTRE A COOPERAO E A COMPETIO Texto 03: COMO PREPARAR/APRESENTAR UM SEMINRIO

A BOLA2

O pai deu uma bola de presente ao filho. Lembrando o prazer que sentira ao ganhar a sua primeira bola do pai. Uma nmero 5 sem tento oficial de couro. Agora no era mais de couro, era de plstico. Mas era uma bola. O garoto agradeceu, desembrulhou a bola e disse Legal!. Ou o que os garotos dizem hoje em dia quando gostam do presente ou no querem magoar o velho. Depois comeou a girar a bola, procura de alguma coisa. - Como que liga? perguntou. - Como, como que liga? No se liga. O garoto procurou dentro do papel de embrulho. - No tem manual de instruo? O pai comeou a desanimar e a pensar que os tempos so outros. Que os tempos so decididamente outros. - No precisa manual de instruo? - O que que ela faz? - Ela no faz nada. Voc que faz coisas com ela. - O qu? - Controla, chuta - Ah, ento uma bola. - Claro que uma bola. - Uma bola, bola. Uma bola mesmo. - Voc pensou que fosse o qu? - Nada, no. O garoto agradeceu, disse Legal de novo, e dali a pouco o pai o encontrou na frente da tev, com a bola nova do lado, manejando os controles de um videogame. Algo chamado Monsters Ball, em que times de monstrinhos disputavam a posse de uma bola em forma de blip eletrnico na tela ao mesmo tempo que tentavam se destruir mutuamente. O garoto era bom no jogo. Tinha coordenao e raciocnio rpido. Estava ganhando da mquina.

Disponvel em: http://www.portallos.com.br/2009/06/10/cronicas-verissimo-a-bola/ <Acesso em 13/11/2012

>

O pai pegou a bola nova e ensaiou algumas embaixadas. Conseguiu equilibrar a bola no peito do p, como antigamente, e chamou o garoto. - Filho, olha. O garoto disse Legal, mas, no desviou os olhos da tela. O pai segurou a bola com as mos e a cheirou, tentando recapturar mentalmente o cheiro de couro. A bola cheirava a nada. Talvez um manual de instruo fosse uma boa idia, pensou. Mas em ingls, para a garotada se interessar.

AGORA COM VOC!

1) "Essa uma crnica que fala sobre conflitos de geraes", voc concorda com essa afirmao? Qual era o conflito entre o pai e o filho? 2) Faa uma ilustrao dessa crnica 3) Transforme essa crnica em histrias em quadrinhos.

10

JOGOS: ENTRE A COOPERAO E A COMPETIO3

Em termos usuais, a ideia do que jogo costuma ser significativamente misturada com a ideia de esporte. Por isso, caracterizar o que jogo fundamental para, inclusive, no confundi-lo com esporte. bastante comum que as pessoas digam que uma pessoa que pratica profissionalmente voleibol seja um jogador. Isso no verdade. Essa pessoa que se utiliza do esporte de forma profissional ou semiprofissional, cuja prtica revertida em termos financeiros, trofus e/ou medalhas, no um jogador: um atleta. Assim, de modo geral, pode-se dizer que jogador aquela pessoa que participa de uma atividade tendo em vista o prazer que ela lhe proporciona. As caractersticas bsicas para que uma atividade seja considerada um jogo so: 1) regras mutveis, ou seja, os jogadores podem combinar e recombinar as regras durante a prtica; 2) pode ser uma atividade que pode estimular tanto a competio quanto a cooperao; 3) pode ser jogado individualmente ou em grupo; 4) proporcionar prazer no ato de jogar. Voc, aluno, deve estar pensando: se eu jogo porque eu gosto de jogar, ento o lugar de jogo na escola?. Sim: o lugar do jogo tambm na escola. E sabe por qu? Porque quando jogado coletivamente, ele faz voc se relacionar melhor com os seus colegas: vocs aprendem a dividir as tarefas, a cooperarem entre si; o jogo desenvolve a rapidez de raciocnio necessria para resolver problemas das mais diversas naturezas; permite que voc e seus colegas joguem com as regras tradicionais e modifiquem essas regras sempre que o grupo concordar, e esse tipo de prtica permite preparar voc para a sua prpria vida, exercitando a atitude de ouvir a opinio do outro, de ele ouvir a sua e de vocs chegarem a um acordo bom para todos. E o melhor: alm de tudo isso voc ainda joga porque gosta, porque um tipo de atividade prazerosa. por todos esses motivos que o jogo uma atividade escolar por excelncia. E ele cabe ainda melhor na sua aula de Educao Fsica, j que para jogar, muitas vezes,
3

Disponvel em: http://www.brasilescola.com/educacaofisica/jogos-entre-cooperacao-competicao.htm <Acesso em: 11/04/2013>. Por Paula Rondinelli. Colaboradora Brasil Escola Graduada em Educao Fsica pela Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho UNESP. Mestre em Cincias da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho UNESP - Doutoranda em Integrao da Amrica Latina pela Universidade de So Paulo - USP

11

voc precisa colocar o seu corpo em movimento. Ento, alm de exercitar o raciocnio, melhorar a relao entre as pessoas, praticar a cooperao e a competio, ainda mexe com o seu corpo, diminuindo o risco de desenvolvimento de obesidade, de doenas cardacas e de diabetes. Outros tipos de jogos que merecem destaque, so os jogos de vdeo game, estes desenvolvem uma agilidade de raciocnio bastante significativa. Outro fator a favor desse tipo de jogo que j existe vdeo game que incentivam a prtica de atividade fsica, ou seja, combate o sedentarismo. Como se pode observar jogar sempre bom. E agora que voc j leu sobre os jogos, acredito que voc, ampliou seus argumentos a favor do jogo. Agora voc sabe que jogar traz muitos benefcios para voc e para os seus colegas.

AGORA COM VOC!

Descreva como voc se sente ao participar das aulas de Educao Fsica em que o contedo so jogos e brincadeiras?

12

COMO PREPARAR/APRESENTAR UM SEMINRIO

O QUE UM SEMINRIO? um mtodo de estudo que tem como foco principal a oralidade O objetivo ltimo de um seminrio levar todos os participantes a uma reflexo aprofundada de um determinado assunto. DICAS PARA APRESENTAO DE UM SEMINRIO... Antes de tudo, preciso que o (s) apresentador (es), domine o assunto que ser abordado apoiando-se numa pesquisa bastante informativa, como jornais, livros, internet, revistas especializadas, vdeos, e outros No momento da apresentao imprescindvel o uso da linguagem formal, pois certos hbitos da linguagem oral do tipo: n? tipo assim, ahnn... prejudicam a fluncia na exposio. A postura do apresentador fator relevante, o mesmo deve evitar gestos excessivos, expresses faciais que no condizem com a situao, manter o tom da voz bem articulado de modo que todos possam compreender a exposio. o apresentador deve sempre permanecer de frente para a plateia Todos os participantes devem estudar o assunto do seminrio e saber substituir o colega encarregado de determinado tpico; Todos devem estar preparados para julgamento e crtica do texto, alm de estar preparados para fazer perguntas sobre o texto para os ouvintes (instigando o raciocnio dos participantes); Todos devem saber a mensagem central do assunto do seminrio.

ROTEIRO DE UM SEMINRIO NO INCIO DO SEMINRIO... Deve-se apresentar material impresso com o tema desenvolvido. Deve haver um trecho do texto, escolhido pelo grupo como central, sobre o qual se deve fazer uma leitura em voz alta. Aps uma pequena introduo feita pelo professor, segue-se a apresentao, com o professor passando a palavra ao seminarista ou ao grupo de seminaristas, que devem ter conhecimento das partes previamente divididas entre si. Devem-se ter posturas crticas e concluses pessoais. Quanto mais pessoal for, maior a contribuio dada sala.

A INTERPRETAO FUNDAMENTAL: "O SALTO PARA ALM DO TEXTO" (O QUE O TEXTO QUER DIZER...).

13

RECURSOS AUDIOVISUAIS A linguagem predominante em Um seminrio a verbal. Isso no significa que no se possa fazer uso de outros recursos, como os audiovisuais, por exemplo. Filmes, slides, cds e datashow podem (e devem!) ser usados numa apresentao, desde que no substituam a exposio oral.

LEMBRE-SE DE QUE TAIS RECURSOS SO APENAS APOIOS.

POSTURA DO(s) APRESENTADOR(es) O apresentador deve falar em p, podendo estar com o esquema nas mos, olhando para o pblico como um todo, devendo permanecer sempre de frente para a platia, mesmo quando usar o quadro ou o datashow. A fala do apresentador deve ser modulada, ou seja, alta, clara, bem articulada e com entonao variada, para que a explicao no fique montona. Se consultar o roteiro, o apresentador deve faz-lo sem baixar excessivamente a cabea, para que a voz no se volte para o cho, prejudicando, assim, a audincia. O apresentador deve se mostrar seguro do tema estudado. alm disso, estar atento ao tempo previsto para sua apresentao. SEQNCIA DAS FASES DE UM SEMINRIO

14

ABERTURA Um expositor dirige-se ao pblico (sala de aula, auditrio etc.) e apresenta os expositores. Exemplos: a)bom dia, a todos! darei incio apresentao do nosso trabalho que tem como tema os jogos......... minha equipe formada pelos seguintes componentes: INTRODUO AO TEMA Etapa de apresentao, delimitao do assunto. D ao orador a oportunidade de explicar as razes de suas escolhas. Esta fase deve mobilizar a ateno e a curiosidade dos ouvintes Exemplos: a) esse seminrio abordar tal assunto... b) vamos explicar a vocs a importncia da ... DESENVOLVIMENTO DO ASSUNTO o encadeamento dos diferentes temas e subtemas do assunto pesquisado importante ressaltar que esta fase a mais importante do seminrio, onde ser apresentada a sequncia da pesquisa, o que se consegue atentando-se para: a) a coeso temtica, ou a ligao, a articulao dos diferentes aspectos de um mesmo assunto; b) a sinalizao do texto, ou a distino das idias principais das secundrias; c) a introduo de exemplos, sejam eles explicativos ou ilustrativos, tais como cartazes, mapas, grficos, tabelas, transparncias, etc., e; d) a reformulao de palavras ou idias, para esclarecer as dvidas dos ouvintes diante de termos novos ou difceis. APRESENTAO DO PLANO DA EXPOSIO Deve esclarecer, ao mesmo tempo, sobre o produto (o texto planejado) e sobre o procedimento (a forma, a seqncia da exposio). Exemplos: a) falaremos, primeiramente sobre... b) iniciaremos com uma descrio geral sobre... (corresponde ao desenvolvimento da pesquisa) c) Por fim, falaremos... (corresponde a concluso da pesquisa)

15

RECAPITULAO E SNTESE a retomada dos pontos principais da exposio tambm a fase de transio entre ela e as duas etapas de concluso que viro a seguir: exemplos: a) ento, para terminar, vamos fazer uma sntese de tudo o que vimos at aqui... b) em resumo, podemos dizer... CONCLUSO a transmisso da mensagem final, mas pode ser, tambm, a proposta de um problema novo aos ouvintes, ou o incio de um debate, uma roda de conversa, a execuo de algum exerccio ou atividade de verificao, uma dinmica, etc. exemplos: a) agora, finalizando nosso seminrio, vamos colocar a seguinte questo... b) para concluir, queremos deixar a seguinte mensagem... ENCERRAMENTO Nesta fase, cabem os agradecimentos. Exemplos: a)gostaramos de agradecer a ateno de todos ... b)esperamos que, de alguma forma, tenhamos contribudo para ampliar o conhecimento de vocs sobre...

AGORA QUE VOC J SABE O QUE , E COMO SE FAZ UM SEMINRIO. DAREMOS INCIO A MAIS UMA ETAPA DE ATIVIDADES DO NOSSO BIMESTRE.

16

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO COLGIO UNIVERSITRIO PROFESSORA: ANA MARIA LIMA

CRITRIOS PARA SEREM AVALIADOS NA APRESENTAO DOS SEMINRIOS Assunto/Temtica: Data .........../ .........../ .......... Equipe n ____ Turma______ Alunos:

A avaliao produzida com base nos critrios abaixo, e a nota final, do seminrio, ser a mdia dos desses critrios.

Critrios 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Entrega do trabalho escrito. Uso de dispositivos didticos (quadro, projetor, slide Uso de material didtico (ilustraes, vdeo, texto roteiro de apresentao da equipe) Exposio oral (clareza, registro lingustico e segurana). Introduo. Contedo. Concluso Seguir o roteiro proposto. Atividades propostas. Participao dos membros do seminrio.

Pontuao

Observaes do professor:

................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................ ................................................................................................................................................

17

REFERNCIAS

LARA, L.M.; PIMENTEL, G.G.A.; RIBEIRO, D.M.D. Brincadeiras cantadas: educao e ludicidade na cultura do corpo. Revista digital Ef.Deportes, Buenos Aires, v.10 , n.81, fev/2005. . PIMENTEL, G. Lazer: fundamentos, estratgias e atuao profissional. Jundia: Fontoura, 2003. VARGAS, L.A.M. Escola em dana: movimento, expresso e arte. Porto Alegre: Mediao, 2007. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996 ___________. Parmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. Educao Fsica. 1998a. __________. Parmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. Temas Transversais. 1998b

TURMAS CONTEDOS AULAS 1 Bimestre: Perodo 03/04/2013 a 04/06/2013. DATAS 7 ANOS (A e B) 8 ANOS (A e B) 9 ANOS (A e B)

18

C.H

03/04/2013 08 e 09/04/2013 15 e 16/04/2013 (Aula Inicial)

Aula inaugural Aula Dinter

Aula inaugural Aula Dinter

Aula inaugural Aula Dinter Apresentao alunos e professora Dinmica de grupo (tempestade e apresentao com nmeros); Apresentao e Definio metodolgica das atividades do bimestre (pesquisas, avaliaes, seminrios) Vdeo sobre a Educao Fsica escolar Classificao dos Jogos e Brincadeiras (anlise de vdeos) Diviso de grupos de trabalho por contedo Aula prtica (Quadra tipologias de jogos) Aula prtica (Quadra tipologias de jogos) Aula prtica (Quadra Brincadeiras Cantadas)

22/04/2013 23/04/2013

Apresentao alunos e professora Apresentao alunos e professora Dinmica de grupo (tempestade e Dinmica de grupo (tempestade e apresentao com nmeros); apresentao com nmeros); Apresentao e Definio metodolgica Apresentao e Definio das atividades do bimestre (pesquisas, metodolgica das atividades do avaliaes, seminrios) bimestre (pesquisas, avaliaes, Vdeo sobre a Educao Fsica escolar seminrios) Vdeo sobre a Educao Fsica escolar Classificao dos Jogos e Brincadeiras Classificao dos Jogos e Brincadeiras (Texto 01) (Texto 01) Diviso de grupos de trabalho por Diviso de grupos de trabalho por contedo contedo Aula prtica Aula prtica (Quadra tipologias de jogos) (Quadra tipologias de jogos) Aula prtica (Quadra tipologias de jogos) Aula prtica (Quadra Brincadeiras Cantadas) Aula prtica (Quadra tipologias de jogos) Aula prtica (Quadra Brincadeiras Cantadas)

02 h/a

01 h/a

01 h/a 01 h/a 01 h/a

29/04/2013 30/04/2013

06/05/2013

Aula: Como se faz um seminrio. (texto 2) Uso de Tecnologia Educativa: Trabalhando com o movie maker Aula no Auditrio

Aula: Como se faz um seminrio. (texto 2) Uso de Tecnologia Educativa: Trabalhando com o movie maker Aula no Auditrio

Aula: Como se faz um seminrio. (texto 2) Uso de Tecnologia Educativa: Trabalhando com o movie maker Aula no Auditrio

01 h/a

19

07/05/2013

Uso de Tecnologia Educativa: Trabalhando com o movie maker Aula no Auditrio

Uso de Tecnologia Educativa: Trabalhando com o movie maker (texto 2)

Uso de Tecnologia Educativa: Trabalhando com o movie maker (texto 2)

01 h/a

13/05/2013

Seminrio: Equipes: 1, 2 e 3.

Seminrio: Equipes: 1, 2 e 3. . Seminrio: Equipes: 4,5 e 6 Equipes 1, 2 Apresentao dos Jogos e Brincadeiras Cantadas pesquisadas pelos alunos. Equipes: 3, 4 Apresentao dos Jogos e Brincadeiras Cantadas pesquisadas pelos alunos. Equipes: 5 e 6 Apresentao dos Jogos e Brincadeiras Cantadas pesquisadas pelos alunos.

Seminrio: Equipes 1, 2 e 3.

01 h/a 01 h/a

14/05/2013

Seminrio: Equipes: 4,5 e 6 Equipes 1, 2 Apresentao dos Jogos e Brincadeiras Cantadas pesquisadas pelos alunos. Equipes: 3, 4 Apresentao dos Jogos e Brincadeiras Cantadas pesquisadas pelos alunos. Equipes: 5 e 6 Apresentao dos Jogos e Brincadeiras Cantadas pesquisadas pelos alunos.

Seminrio: Equipes: 4,5 e 6 Equipes 1, 2 Apresentao dos Jogos e Brincadeiras Cantadas pesquisadas pelos alunos. Equipes: 3, 4 Apresentao dos Jogos e Brincadeiras Cantadas pesquisadas pelos alunos. Equipes: 5 e 6 Apresentao dos Jogos e Brincadeiras Cantadas pesquisadas pelos alunos.

20/05/2013

01 h/a

21/05/2013

01 h/a

27/05/2013

01 h/a

28/06/2013

Avaliao (04 pts) Apresentao dos vdeos avaliativos feitos pelos alunos Apresentao dos vdeos avaliativos feitos pelos alunos Fim do bimestre

Avaliao (04 pts) Apresentao dos vdeos avaliativos feitos pelos alunos Apresentao dos vdeos avaliativos feitos pelos alunos Fim do bimestre

Avaliao (04 pts) Apresentao dos vdeos avaliativos feitos pelos alunos Apresentao dos vdeos avaliativos feitos pelos alunos Fim do bimestre

03/05/2013

01 h/a 01 h/a

04/05/2013

Total de aulas

15 h/a

DISCIPLINA: EDUCAO FSICA

PROFESSORA: ANA MARIA LIMA

COLGIO UNIVERSITRIO 1 BIMESTRE TURMA: ________ ANO _____ PERODO: 03/04/2013 a 04/06/2013.

20

N DOS GRUPOS
3/4 8 9 15

ALUNOS
16 22 23 29 30 6/5 7/5

APRES. SEMINRIO (DOMNIO DOCONTEDO) TEMPO (2,0 pts) 13/5 13/5 13/5 14/5 14/5 14/5

APRESENTAO NA QUADRA (2,0 pt)

PARTICIPAO, APRESENTAO, VDEO (2,0 pts) 28/5 28/5 28/5 3/6 3/6

GRUPO 01 JOGOS POPULARES

1 2 3 4 5 6 1 2 3 4 5 6 1 2 3 4 5 6 1 2 3 4 5 6 1 2 3 4 5 6 1 2 3 4 5

GRUPO 02 BRINQUEDOS CANTADOS

GRUPO 03 JOGOS POPULARES

GRUPO 04 BRINQUEDOS CANTADOS

GRUPO 05 JOGOS POPULARES

GRUPO 06 BRINQUEDOS

CANTADOS

21

ANOTAES

Vous aimerez peut-être aussi