Vous êtes sur la page 1sur 12

EDUCAO

Metodologia Interativa: um processo hermenutico dialtico


Maria Marly de Oliveira
Resumo: Este artigo oferece uma reflexo estruturada sobre uma nova alternativa metodolgica de pesquisa, que foi trabalhada na construo de uma tese de doutorado em educao (1999), na Universidade de Sherbrooke (Quebec), Canad. Ao utilizar a tcnica do crculo hermenutico-dialtico (CHD) de Guba e Lincoln (1989) para fazer a coleta de dados, e analisando esses dados atravs do mtodo de anlise hermenutica-dialtica de Minayo (1996), a autora fez uma srie de adaptaes para atender as necessidades da realidade em estudo. Essa pesquisa resultou da anlise de um projeto de parceria entre a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o Instituto de Pesquisa e de Ensino para as Cooperativas (IRECUS) da Universidade de Sherbrooke (US). Esse estudo teve como temtica a formao do tcnico em associativismo/cooperativismo, numa perspectiva de desenvolvimento local, no Nordeste do Brasil. Finalmente, possvel afirmar que a metodologia interativa permite uma participao efetiva de todos os atores sociais envolvidos na pesquisa, eliminando-se ao mximo a subjetividade do pesquisador. Face ao processo de vai-e-vem do CHD, chegase a uma pr-anlise dos dados, que so categorizados em blocos e cada unidade de anlise facilita a construo do conhecimento com respaldo na teoria que subsidia a pesquisa. Rsum: Le prsent article offre une rflexion structure sur une nouvelle alternative mthodologique de recherche, mise en oeuvre lors de llaboration dune thse de doctorat en ducation (1999) lUniversit de Sherbrooke (Qubec), au Canada. Lutilisation de la technique du cercle hermneutiquedialectique (CHD) de Guba et Lincoln (1989) pour la collecte des donnes et lanalyse de ces donnes par la mthode danalyse hermneutique-dialectique de Minayo (1996) ont permis lauteure de faire une srie dadaptations en vue de rpondre aux besoins de la ralit tudie. La recherche a rsult de lanalyse dun projet de partenariat entre lUniversit Fdrale Rurale de Pernambuco (UFRPE) et lInstitut de Recherche et dEnseignement pour les Coopratives (IRECUS) de lUniversit de Sherbrooke (US). La thmatique de ltude tait la formation du spcialiste en associativisme/coopratsme, dans une perspective de dveloppement local, dans le Nord-Est du Brsil. On peut affirmer que la mthodologie interactive permet une participation effective de tous les acteurs sociaux engags dans la recherche, ainsi que llimination de la subjectivit du chercheur. Celui-ci, face au processus de va-et-vient du CHD, est conduit une pr-analyse des donnes, qui sont catgorises en blocs, et chaque unit danalyse facilite la construction de la connaissance, qui son tour est taye par la thorie qui est la base de la recherche.

INTERFACES BRASIL/CANAD, PORTO ALEGRE, V1, N.1, 2001

68

Introduo
A necessidade de se buscar uma metodologia de pesquisa adequada realizao de um estudo para identificao do perfil do tcnico em associativismo/cooperativismo formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Brasil, em parceria com a Universidade de Sherbrooke (Quebec) Canad, nos levou a colocar em paralelo dois mtodos que tm seus fundamentos no paradigma da epistemologia construtivista. Tal escolha se configurou como um desafio, uma vez que a tcnica do crculo hermenutico dialtico (CHD) de Guba e Lincoln (1989), tem sido alvo de crticas, dentre as quais, destacamos as anlises de Allard (1996) e Garon (1998), que afirmam que os autores dessa tcnica no explicam de maneira consistente, como possvel aprofundar a anlise dos analectos11. Por outro lado, encontramos em Minayo (1996), uma resposta que preenche essa lacuna do CHD, visto que: A unio da hermenutica com a dialtica leva o intrprete a entender o texto, a fala, o depoimento, corno resultado de um processo social (trabalho e dominao) e processo de conhecimento (expresso em linguagem), ambos fruto de mltiplas determinaes, mas com significado especfico (p. 227).

Da porque a tcnica do crculo hermenutico-dialtico no dando conta de uma anlise aprofundada da fala, das interpretaes e dos depoimentos dos entrevistados, fomos buscar em Minayo (1996) as fundamentaes tericas para interpretao desses dados que j so analisados segundo a metodologia de Guba e Lincoln (1986). Muito embora esses dois mtodos tenham suas bases tericas dentro de uma linha epistemolgica construtivista, essas duas metodologias no se aplicam ao mesmo tempo, no processo da pesquisa. De fato, a tcnica de Guba e Lincoln se situa sobretudo na maneira de colher os dados no
Os analectos representam a sntese das informaes obtidas atravs da tcnica CHD. Eles se configuram como uma pr-anlise dos dados, uma vez que durante o processo da coleta de dados, so realizadas as interpretaes entre cada pessoa entrevistada e uma concluso dos resultados atravs da sntese obtida em reunies com cada grupo entrevistado.
1

INTERFACES BRASIL/CANAD, PORTO ALEGRE, V.1, N.1, 2001

69 campo, tendo a vantagem de facilitar a interao entre as pessoas entrevistadas e uma primeira anlise dos dados coletados. Atravs dessa tcnica foi possvel estabelecer um dilogo constante entre os professores da UFRPE, tcnicos entrevistados e as lideranas da comunidade pesquisada (Camaragibe-PE).
Portanto, ao percebermos que o CHD uma tcnica dinmica quanto ao processo de coleta de dados e que necessitava de uma complementao quanto interpretao final dos analectos, recorremos ao mtodo de anlise hermenutico-dialtica de Minayo (1996). Somente aps a realizao de uma amostragem, foi possvel identificar que tanto uma tcnica como outra, necessitavam de adaptaes, tanto para a obteno de dados, junto a cada entrevistado, como tambm para uma anlise dos resultados obtidos por cada grupo de pessoas entrevistadas. Atravs desse procedimento metodolgico, foi possvel constatar que esses dois mtodos se complementam e que se faz necessria uma constante ateno ao contexto pesquisado e sua interface com os aspectos histricos, sociais, polticos e econmicos. Face a essas peculiaridades, as constantes modificaes para adaptao s necessidades de cada pessoa e grupos inseridos em seu contexto de trabalho, passamos a denominar esse procedimento de metodologia interativa: um processo hermenutico-dialtico.

2.O crculo hermenutico-dialtico


Guba e Lincoln (1989) apresentam o crculo hermenuticodialtico como um mtodo que coloca em ao os autores sociais atravs de um vai-e-vm constante que permite a captao da realidade em estudo, atravs de uma anlise que se configura no encontro entre os grupos pesquisados. Assim, nos fala Allard (1997), um dos estudiosos do CHD: O crculo hermenutico-dialtico um processo de construo e de interpretao hermenutica de um determinado grupo {... } atravs de um vai-e-vem constante entre as interpretaes e re-interpretaes sucessivas (dialtica) dos indivduos (p. 50-51)

INTERFACES BRASIL/CANAD, PORTO ALEGRE, V.1, N.1, 2001

70
Como o crculo herrnenutico-dialtico uma relao constante entre o pesquisador, os entrevistados e o comit de pilotagem, trata-se de um processo dialtico, que supe constante dilogo, crticas, anlises, construes e reconstrues coletivas. Pela constante relao entre entrevistados e pesquisador(a), possvel se chegar o mais prximo possvel realidade, chamada de consenso pelos autores Guba e Lincoln. Em nossa pesquisa, esse processo foi exaustivamente usado entre quatro grupos entrevistados: professores, diplomados pela UFRPE, tcnicos e lderes comunitrios. Para melhor entendimento desse procedimento metodolgico, tomamos como exemplo o grupo de oito diplomados em associativismo/cooperativismo, pela UFRPE, que representado na Figura 1, logo a seguir:

Procedimento metodolgico E = entrevistado; C = construo terica Figura 1: Crculo hermenutico-dialtico Fonte: Guba e Lincoln 1989, p. 152.

INTERFACES BRASIL/CANAD, PORTO ALEGRE, V.1, N.1, 2001

71
A utilizao do crculo hermenutico-dialtico2 nos permitiu a realizao de um processo dinmico de pesquisa, onde se trabalhou de forma paralela, dois mtodos que facilitaram a construo coletiva de uma nova realidade.

3. O mtodo de anlise hermenutica-dialtica


A escolha dessa metodologia est relacionada necessidade de uma complementaridade ao CHD, uma vez que tanto esse mtodo como o mtodo de anlise hermenutica-dialtica de Minayo (1996), no so excludentes: o primeiro, importante pela dinmica e preciso quanto coleta de dados e o segundo, tem sua importncia pelo fato de aprofundar a anlise dos dados coletados, com base no referencial terico escolhido como suporte deste trabalho. Segundo nossa viso de consenso3, podemos afirmar que a colocao desses dois mtodos de forma que um se implica no outro, demonstra uma cumplicidade, nos dando como resultado final, uma viso mais realista do contexto estudado.
2 Na Figura 1, o primeiro crculo pontilhado representa o grupo de entrevistados; o segundo ciclo simboliza a dinmica do vai-e-vem das construes e reconstrues tericas (sntese de cada entrevista e por grupos). Cada diplomado da UFRPE representado pela letra E (entrevistado) e a sntese das entrevistas por C (construo terica). Assim procedendo, temos na figura citada: o resultado da primeira entrevista (El) que foi levada segunda pessoa e que aps dar suas respostas, recebeu a sntese da entrevista anterior e fez seus comentrios, juntando novos elementos. No caso citado representado por Cl e assim sucessivamente at o ltimo entrevistado, O terceiro crculo onde aparece no centro a palavra consenso, representa o resultado do encontro final com todas as pessoas entrevistadas. Nesse encontro, foi apresentado o resultado global das entrevistas realizadas, para comentrios e novos aportes, dando-se a o fechamento da pr-anlise dos dados (viso parcial da realidade estudada em movimento). 3 Guba e Lincoln defendem o consenso como resultado final da aplicao da tcnica do crculo hermenutico-dialtico. A experincia vivenciada atravs da aplicao dessa tcnica, nos permite afirmar que podemos chegar o mais prximo possvel da realidade pesquisada. Da porque defendemos a idia de que as discusses e constantes anlises dos dados coletados fl05 levam a sucessivas acomodaes que nos aproximam da realidade. Portanto, no nos possvel o consenso entre um determinado grupo de entrevistados, mas uma acomodao de resultados, que descrevem a realidade pesquisada. Esse nosso posicionamento se fundamenta no princpio fundamental da dialtica relativa ao movimento, transformao, onde nada poder ser visto como acabado, pois a realidade se encontra em constante mutao e, conseqentemente, o conhecimento, a cincia.

INTERFACES BRASIL/CANAD, PORTO ALEGRE, V.1, N.1, 2001

72
A anlise dos dados, segundo Minayo, nos traz trs possibilidades dentro de uma pesquisa qualitativa: a anlise de contedo, a anlise do discurso e a hermenutica-dialtica. Assim sendo, o mtodo hermenutico-dialtico
o mais capaz de dar conta de uma interpretao aproximada da realidade. Essa metodologia coloca a fala em seu contexto para entend-la a partir do seu interior e no campo da especificidade histrica e totalizante, em que produzida (Minayo, 1996, p. 231).

Foi nessa direo, que optamos por trabalhar nosso sujeito de pesquisa atravs de todas as implicaes de ordem histrica, sociocultural, poltica, econmica e educacional, e assim, pudssemos vivenciar uma experincia no contexto onde trabalham os atores de nossa pesquisa. Refora ainda em nossa opo, a crena de que possvel se chegar ao conhecimento mais prximo possvel da realidade, por meio de
uma prtica dialtica interpretativa que reconhece os fenmenos sociais sempre com resultados e efeitos da atividade criadora, tanto imediata quanto institucionalizada. Portanto, torna como centro da anlise a prtica social, a ao humana e a considera como resultado de condies anteriores, exteriores mas tambm como praxis. Isto , o ato humano que atravessa o meio social conserva as determinaes, mas tambm transforma o mundo sobre as condies dadas (ibid., p. 232).

Para melhor entendimento desse processo, apresentamos logo a seguir uma sntese do mtodo hermenutico-dialtico segundo Minayo (1996) e, ao mesmo tempo, situaremos os passos bsicos da anlise dos dados coletados. Esse mtodo compreende dois nveis de interpretao: NVEL DAS DETERMINAES FUNDAMENTAIS: que j deve estar estabelecido na fase exploratria da investigao. Trata-se do contexto scio-histrico dos grupos sociais e que constitui o marco terico-fundamental para a anlise. Nesse primeiro nvel de interpretao, dada a complexidade de nosso sujeito de pesquisa, a anlise dos dados foi realizada pelo CHD para se chegar ao final de nosso estudo com uma pr-anlise. Foram as
INTERFACES BRASIL/CANAD, PORTO ALEGRE, V.1, N.1, 2001

73
prprias determinaes da realidade em estudo que nos permitiram fazer o relatrio desse nosso trabalho em movimento, segundo o ponto de vista de cada entrevistado e snteses realizadas por grupos. NVEL DE ENCONTRO COM OS FATOS EMPRICOS: baseia-se no encontro com os fatos surgidos durante a pesquisa de campo; o estudo da realidade em toda sua dinmica. Em nosso estudo, conforme j foi mencionado, esse nvel de interpretao se deu atravs do CHD onde se processou a sntese das informaes obtidas junto a cada grupo, segundo as concepes concernentes ao Associativismo e ao Desenvolvimento Local. ORDENAO DOS DADOS: compreende a sistematizao de todos os dados recolhidos. Nessa direo, fizemos a transcrio das entrevistas, sistematizao das leituras de documentos, anotaes das observaes realizadas durante a pesquisa de campo e a sntese das entrevistas por cada grupo pesquisado. CLASSIFICAO DOS DADOS: segundo Minayo, aqui preciso se compreender que os dados no existem por si s, eles so construdos a partir do questionamento que fazemos sobre eles, com base nos fundamentos tericos. Esse processo nos permitiu a identificao de fatos relevantes segundo a ao dos atores sociais na comunidade pesquisada. Essas chamadas estruturas relevantes identificadas, tanto nas entrevistas como nas anlises de documentos e depoimentos de tcnicos e alguns habitantes de Camaragibe, foram classificadas em categorias. E importante assinalar que as categorias Associativismo e Desenvolvimento Local constituram o fio condutor de nosso estudo. ANLISE FINAL: o momento onde se estabelece a articulao entre os dados coletados e os referenciais tericos da pesquisa, para encontrar os fundamentos s questes e objetivos formulados. Mesmo que nas duas fases anteriores a teoria estivesse sempre presente, foi na fase da anlise dos dados que trabalhamos mais intensamente as informaes obtidas segundo os referenciais tericos. E nessa fase que se d o verdadeiro momento dialtico atravs do movimento incessante que se eleva do emprico para o terico e viceversa, que dana entre o concreto e o abstrato, entre o particular e o geral, visando o concreto pensado (ibid., p. 230-238). Tomando como referncia, Huberman e Miles (1991), que definem a anlise de dados qualitativos como um processo contnuo e

INTERFACES BRASIL/CANAD, PORTO ALEGRE, V.1, N.1, 2001

74
interativo (p. 37), nossa anlise de dados tambm seguiu essa recomendao, visto ter sido realizada de forma bastante participativa em duas etapas distintas, mas no excludentes. Nessa dinmica, outros autores como por exemplo Botin (1997) que sublinha no ser possvel tratar os dados de uma s forma (p. 133), da porque, para preservar e garantir a transcrio das informaes obtidas com fidelidade, recorremos ao trabalho de transcrio de cada entrevista por um especialista, isento de qualquer ligao com os quatro grupos entrevistados. Acreditamos que a colaborao do comit de pilotagem, do trabalho de categorizao dos dados com dois pesquisadores, conhecedores da metodologia de Minayo, nos garantiu a fidelidade e confiabilidade na anlise dos dados. Optando por um trabalho interativo, nosso interesse foi o de descrever e analisar, com a maior preciso possvel, o contexto real de nossa pesquisa, como nos diz Laperrie (1993): passamos de uma viso nica da realidade para uma interpretao interativa e diversificada dos dados (p. 127-137). Partindo desse conceito, podemos afirmar que a anlise do processo de formao dos especialistas em associativismo pela UFRPE simples em si mesma, mas ao mesmo tempo complexa, quando se analisam os impactos dessa formao na prtica desses especialistas. Em sntese, nossa anlise de dados foi efetuada em duas fases: PRIMEIRA FASE: Crculo hermenutico-dialtico (Guba e Lincoln, 1989) Colheita de dados e anlise simultnea: respeito total no tratamento das informaes, tanto a nvel individual, como nas snteses por grupos. Identificao dos aspectos essenciais junto a cada pessoa entrevistada e aos comentrios e sugestes dadas durante o processo de aplicao do CHD. Sntese das informaes aps cada entrevista e anlise dos comentrios e das sugestes oferecidas pelos entrevistados (Figura 1). Condensao e anlise dos dados, ao final de cada grupo entrevistado. SEGUNDA FASE: Metodologia da anlise hermenutica-dialtica

INTERFACES BRASIL/CANAD, PORTO ALEGRE, V.1, N.1, 2001

75
(Minayo, 1966) Nvel das determinaes fundamentais: elaborar o perfil das pessoas entrevistadas e das empresas onde trabalham os diplomados pela UFRPE, em associativismo/cooperativismo. Nvel do encontro com os fatos empricos: observaes participantes e anlises coletivas das informaes e depoimentos. Identificao das categorias de anlise. Condensao dos dados, tomando-se como base o referencial terico. Sistematizao das categorias em dois blocos de anlise: Associativismo e Desenvolvimento Local. Anlise de cada bloco de categorias em relao ao quadro terico.

Concluso
A estratgia de aplicar em paralelo o mtodo do crculo hermenutico-dialtico e o mtodo de anlise hermenutica-dialtica nos deu, com segurana, a capacidade de ultrapassar as dificuldades surgidas ao longo da coleta e anlise dos dados. A utilizao desses dois mtodos de pesquisa foi sem dvida um grande desafio; a princpio, gerou insegurana, incerteza, mas ao longo do processo, a aplicabilidade do CHD demonstrou sua fora e os problemas foram superados, sobretudo pelas anlises junto aos grupos entrevistados, que teve seu aprofundamento pela anlise hermenutica-dialtica. A opo pela aplicao desses dois mtodos foi bastante significativa, por eliminar ao mximo possvel a subjetividade, facilitando assim a garantia do rigor cientfico (validade e confiabilidade) atravs de uma constante reflexo epistemolgica das informaes obtidas, como bem nos descreve Ketele e Roegiers (1993): As informaes recolhidas devem ser acentuadas atravs de uma integrao do processo de uma ao dos objetivos claramente definidos. importante trabalhar todos os dados atravs de um filtro epistemolgico (p. 36).

INTERFACES BRASIL/CANAD, PORTO ALEGRE, V.1, N.1, 2001

76
Esse autores ainda acentuam que cada instrumento de pesquisa deve ser trabalhado de forma a socializar os resultados junto aos atores sociais, para eliminar o quanto possvel a subjetividade que se faz presente no processo da coleta e anlise dos dados. Esse fundamento tambm nos serviu de referncia, para optarmos pela utilizao do CHD para a coleta e a anlise de dados, pelo mtodo hermenuticodialtico de Minayo. Esse procedimento nos deu segurana e uma satisfao acadmica quanto validao de nossa pesquisa, vez que optamos por uma posio epistemolgica construtivista ao trabalharmos duas metodologias que se complementam e caminham em uma s direo: a construo hermenutica-dialtica. Finalmente, graas s conexes estabelecidas entre as entrevistas semi-estruturadas, os documentos escritos, as observaes participantes, a interao com o comit de pilotagem e a colaborao de dois professores pesquisadores na categorizao de dados, foi possvel chegarmos ao trmino de nosso estudo, com um resultado coerente e o mais prximo possvel da realidade estudada. A aplicao da metodologia aqui descrita atravs de dois mtodos, que foram sistematicamente adaptados segundo as necessidades dos grupos entrevistados e o contexto em que se encontravam esses atores sociais, nos levou criao de um novo processo metodolgico de pesquisa. Com esse procedimento foi possvel a realizao de uma primeira anlise dos dados coletados que, por sua vez, facilitou a anlise final, confrontando a realidade pesquisada com a teoria subjacente ao sujeito de pesquisa. A utilizao do mtodo hermenutico-dialtico como fundamentao terica aos dados trabalhados atravs do crculo hermenutico-dialtico nos facilitou atingir o objetivo preestabelecido quanto ao delineamento do perfil do tcnico em associativismo/cooperativismo em direo ao Desenvolvimento Local. Foi muito interessante o resultado final desse estudo, que nos demonstrou que o tcnico em associativismo/cooperativismo, um agente do Desenvolvimento Local e que para isso, ter que exercer trs funes primordiais: de ser educador popular junto s comunidades carentes, ser consultor junto s associaes/cooperativas e assessor em diferentes comunidades que buscam a melhoria da qualidade de vida, atravs do Desenvolvimento Local. Portanto, a contribuio desse procedimento metodolgico, que denominamos de metodologia interativa: um processo

INTERFACES BRASIL/CANAD, PORTO ALEGRE, V.1, N.1, 2001

77
hermenutico-dialtico est direcionada em duas vertentes: a primeira, que diz respeito prpria metodologia de pesquisa, que vem despertando interesse em nossa comunidade acadmica na UFRPE e algumas Universidades do Nordeste, onde divulgamos nosso trabalho; a outra contribuio, diz respeito ao prprio resultado do objeto de pesquisa, onde o delineamento do perfil do tcnico em direo ao Desenvolvimento Local, j est sendo trabalhado em diferentes organizaes, que capacitam tcnicos para assessorar comunidades carentes que buscam novas alternativas para melhoria da qualidade de vida. Por fim, o bom trabalho desenvolvido em parceria com a Universidade de Sherbrooke, (Quebec) Canad, cujo projeto foi avaliado atravs da metodologia interativa hermenutica-dialtica, levou a UFRPE a receber em 1999 da Associao Canadense para o Desenvolvimento Internacional (ACDI), o prmio de Excellent, que considerou o projeto UFRPE-US, o mais importante em termos de resultados, na regio Nordeste do Brasil.

Referncias bibliogrficas
ALLARD, Denis. De lvaluation de programme au diagnostic sociosystinique: trajet pistmologique. Universit du Qubec Montral. Montral: Thse de doctoraat em Sociologie, 1996. AKTOUT, O. Mthodologie des sciences sociales et approche qualitative des organisations. Sillery: Presses de 1Universit du Qubec, 1987. BARBIER, Jean-Marie. Lvaluation en formation. Paris: PUF,1985. BARDIN, Laurence. Anlise de contedo. Lisboa: Edies 70 Ltda, 1977. CANTER Kohn, Ruth. Les enjeux de lobservation. Paris: PUF, 1982. DESLAURIERS, Jean-Pierre. Recherche qualitative. Guide pratique. Qubec: THEMA, 1991. KETELE, Jean-Marie et Xavier Roegiers de. Mthodologie du recueil dinfortnations. Bruxelles: De Boeck Uriiversit, 1991. GARON, Suzarrne. laboration et valuation de prograrnme. Notes de cours SES 733. Sherbrooke: Universit de Sherbrooke. Facult des lettres et sciences humanes. Dpartement de service social, 1998. GUBA, Egon S. & LINCOLN, Yvonna. S5. Fourth generation evaluation. Newbury Park: Sage, 1989.

INTERFACES BRASIL/CANAD, PORTO ALEGRE, V.1, N.1, 2001

78
GUBA, Egon S. Naturalistic evaluation. Newbury Park: Sage, 1987. HUBERMAN, A. Michael et Milles, Matthew B.). Analyse des donnes qualitatives. Recueil de nouvelles mthodes. Belgique: De Boeck Universt, 1991. MINAYO, Maria Ceclia de Souza. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em sade. 4 ed. So Paulo: Hucitec-Abrasco, 1996. NADEAU, Marc-Andr. Lvaluation de prograrnme. Thorie et pratique. Qubec: Les presses de lUniversit Lavai, 1988. PATTON, Michel Quinn. Qualitative evaluation methods. Beverly Hills: Sage Publications, 1989. PPOISSON, Y. La recherche qualitative en ducation. Sillery: Presses de lUniversit du Qubec, 1990. SELTIZ, Jahoda, Deutsch, Cook. Mtodos de pesquisa nas relaes sociais. So Paulo: EPU, 1974. VAN DER MAREN, Jean-Marie. Mthode de recherche pour lducation. Montral: Les Presses de 1Universit de Montral, 1995. YIN, Robert K. Case study research. Design methods. 2 ed. London: Sage Publications, 1994. ZUNICA, Ricardo. Lvaluation dans laction. Montral: Les Presses de 1Universit de Montral, 1994.

INTERFACES BRASIL/CANAD, PORTO ALEGRE, V.1, N.1, 2001

Vous aimerez peut-être aussi