Vous êtes sur la page 1sur 21

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DE GOIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA Terraplanagem e Pavimentao Motores Diesel

Professor: JOS LUIZ P D OLIVEIRA Aluno: CAIO GRACCO DE OLIVEIRA MONTEIRO

INTRODUO
Os motores Diesel representam equipamentos de grande importncia no cotidiano da empresa. So a fonte de fora motriz para caminhes, escavadeiras e, at mesmo, para os grupos geradores. Desta forma, o conhecimento deste tema de muito interesse em qualquer rea. O motor Diesel um motor de combusto interna formada por um conjunto de peas sincronizadas entre si, que transformam em energia mecnica a energia desenvolvida durante a combusto do combustvel no interior dos cilindros. O seu nome uma homenagem a Rudolf Diesel, engenheiro francs, que desenvolveu o primeiro motor em Augsburg, Alemanha, no perodo de 1893 a 1898. Para aplicaes automotivas, existem dois tipos bsicos de motor de combusto interna: um opera pelo ciclo Otto e outro pelo ciclo Diesel. Umas das diferenas entre os dois ciclos que no Otto o combustvel misturado com o ar antes de ser admitido pelo cilindro, j no ciclo Diesel a mistura feita dentro do cilindro. O trabalho gerado pelo motor utilizado no s para mover o carro, como tambm para acionar diversos acessrios, como ar condicionado, sistema eltrico, direo hidrulica, alm de sistemas vitais ao prprio funcionamento do motor, como o sistema de arrefecimento, lubrificao e alimentao. O motor, propriamente dito, composto de um mecanismo capaz de transformar os movimentos alternativos dos pistes em movimento rotativo da rvore de manivelas, atravs da qual se transmite energia mecnica aos equipamentos acionados.

DESENVOLVIMENTO
DEFINIO DO MOTOR QUANTO A SUA APLICAO:

Estacionrios

Destinados a maquinas estacionarias, tais como geradores, maquinas de solda, bombas.

Veiculares.

Destinados ao acionamento de veculos de transporte urbano em geral.

Industriais.

Destinados a maquinas de construo civil, tais como, escavadeiras, motoniveladoras, pcarregadeiras, compressores de ar, equipamentos fora-de-estrada e equipamentos que necessitem de acionamento constante.

Martimos.

Destinados a propulso de barcos e maquinas navais. Conforme o tipo de servio e regime de trabalho, existe uma vasta gama de modelos com caractersticas apropriadas.

ELEMENTOS DOS MOTORES DIESEL:

a) - Bloco de cilindros: Onde se alojam os conjuntos de cilindros, compostos pelos pistes com anis de segmento, camisas, bielas, rvores de manivelas e de comando de vlvulas, com seus mancais e buchas. Na grande maioria dos motores, construdo em ferro fundido e usinado para receber a montagem dos componentes. Grandes motores navais tem bloco construdo em chapas de ao soldadas e alguns motores de pequeno porte tm bloco de liga de alumnio.

b) Cabeotes: Funcionam, essencialmente, como "tampes" para os cilindros e acomodam os mecanismos das vlvulas de admisso e escape, bicos injetores e canais de circulao do lquido de arrefecimento. Dependendo do tipo de construo do motor, os cabeotes podem ser individuais, quando existe um para cada cilindro, ou mltiplos, quando um mesmo cabeote cobre mais de um cilindro.

c) Crter: o reservatrio do leo lubrificante utilizado pelo sistema de lubrificao. construdo em ferro fundido, liga de alumnio ou chapa de ao estampada. Em alguns motores o crter do tipo estrutural, formando com o bloco uma estrutura rgida que funciona como chassis da mquina, como se v em alguns tratores agrcolas.

d) mbolo(Pisto): o componente responsvel para transmitir e ampliar a energia (presso) resultante da expanso dos gases queimados ao eixo do motor (rvore de manivelas). O embolo geralmente construdo de liga de alumnio, bastante resistente ao calor e ao choque, com alguns reforos de ao.

e) Anis: A funo dos anis de compresso a de vedar em dois sentidos, tanto a presso da compresso como a passagem de leo lubrificante para a cmara de combusto, com a ajuda do prprio lubrificante. A funo do anel de leo a de controlar a lubrificao das paredes do cilindro, do mbolo e dos anis.

f) Cilindros: Comumente chamadas de camisas, podem ser classificadas de duas formas:

Secas.

Quando no h o contado direto do liquido de arrefecimento com a sua superfcie externa. Geralmente usinadas no prprio bloco de cilindros. midas.

Possuem contado direto do liquido de arrefecimento com a sua superfcie externa. So removveis possibilitando sua substituio individual. Ao substituir uma junta de cabeote ou ao remover uma camisa de cilindro deve ser medida a salincia da camisa sobre o bloco. g) Biela: A biela a pea que interliga o mbolo (pisto) rvore de manivelas sendo responsvel pela transmisso da fora do movimento alternativo para o rotativo (princpio da manivela)

1-BIELA 2-TRAVA 4-BUCHA 5-CASQUILHOS

h) Bronzinas: As bronzinas tem esse nome originrio da liga metlica de bronze utilizada antigamente na sua fabricao. As bronzinas tm a funo de proteger a rvore de manivelas e as bielas do desgaste provocado pela frico entre os componentes mveis. Elas so construdas por camadas de ligas metlicas mais moles para que, em conjunto com o leo lubrificante, suavizem esta frico (componentes de sacrifcio). Assim, pode-se substitu-Ias facilmente mantendo a vida prolongada da rvore de manivelas, das bielas e do bloco.

As bronzinas so fixadas no seu alojamento, sobre uma pr-tenso. O dimetro externo da bronzina maior do que o alojamento para permitir a presso radial e evitar que no gire em seu alojamento.

i) rvore de Manivelas: A rvore de manivelas, popularmente conhecida como virabrequim ou girabrequim, o eixo do motor responsvel pela transformao do movimento retilneo do mbolo em movimento rotativo.

Ela bastante pesada, para poder suportar os esforos e tambm para armazenar uma parte da energia gerada no tempo da combusto, "fora da inrcia", em conjunto com o volante, a rvore de manivelas formada pelos munhes, (colos fixos), e os moentes (colos mveis), onde trabalham as bielas. Um dos munhes serve de apoio ao deslocamento axial (longitudinal) da rvore de maniveIas. 7 1 6 7

1 5

3 1

8 2
5 As partes do eixo de manivelas so: 2 5

1) engrenagem ou pinho - instalada na extremidade do eixo, destina-se a transmitir movimento ao eixo de cames, normalmente por meio de um trem de engrenagens; 2) contrapesos - prolongamentos dos braos de manivela que servem para dar suavidade; 3) braos de manivela ou cambotas - partes do eixo que ligam os pinos fixos e mveis; 4) munhes - partes do eixo que trabalham nos mancais fixos; 5) canais de lubrificao - canais abertos no eixo para permitir o fluxo do leo lubrificante dos mancais fixos para os mveis; 6) curvas de reforo - partes curvas nas junes dos munhes e moentes com as cambotas; 7) moentes - partes do eixo onde articulas os mancais das cabeas das bielas; 8) flange - extreminade em forma de disco onde fixado o volante. j) Damper: O damper um componente semelhante ao volante localizado tambm na rvore-de-manivelas porm no lado oposto. Por possuir em seu interior materiais amortecedores tem a funo de amortecer os impactos torcionais provenientes da rvore de manivelas. Alguns motores de rotao constante, no utilizam o Damper. Nos motores de 6 cilindros a influncia do damper maior, devido ao comprimento da rvore de manivelas que possui maior toro do que os de 4 cilindros.

10

1- AMORTECEDOR DE VIBRAES. 2-POLIA 3- CUBO DA POLIA

k) Compensador de Massas: O compensador de massas tem a finalidade de contrabalancear as vibraes inerciais do motor, permitindo um funcionamento mais suave. Para que o compensador de massas cumpra sua funo importante observar certos cuidados em sua montagem no bloco como paralelismo e folgas entre dentes, axial e radial. Sem estes cuidados o motor poder passar a produzir um rudo caracterstico (chiado ou assobio). O compensador de massas tem a funo nica de oferecer conforto durante o funcionamento do motor. Sua remoo do motor no provoca a quebra do virabrequim, porm pode provocar trincas e quebras de outros componentes do motor ou do veculo por excesso de vibrao.

l) Seo dianteira: a parte dianteira do bloco, onde se alojam as engrenagens de distribuio de movimentos para os acessrios externos, tais como bomba d'gua, ventilador, alternador de carga das baterias e para sincronismo da bomba de combustvel e da rvore de comando de vlvulas.

11

m) Seo traseira: Onde encontra-se o volante, componente do motor caracterizado por ser muito pesado. projetado para executar trs funes importantes: 1) Armazenar a energia proveniente da combusto suprindo os intervalos nos quais no se produz energia atravs da sua inrcia. 2) Conduzir fora transmisso com auxlio da embreagem acoplada na sua face. 3) Permitir a partida inicial do motor atravs da cremalheira. A energia proveniente da combusto recebida pelo volante e utilizada para manter o eixo do motor girando nos intervalos nos quais no h exploso nos cilindros. Este trabalho necessrio para executar os demais tempos do motor. o tamanho do volante proporcional a defasagem de queima. Quanto menor o nmero dos cilindros, maior ser o peso do volante. O peso do volante calculado conforme a aplicao em funo da quantidade de inrcia.

1- VOLANTE 2-CREMALHEIRA 3-RETENTOR 4- ANEL DISTANCIADOR

12

OS SISTEMAS QUE CONSTITUEM OS MOTORES DIESEL SO: SISTEMA DE ADMISSO DE AR. O sistema de ar planejado para suprir o motor de ar limpo (oxignio) e em quantidade que garanta o melhor rendimento do combustvel durante seu funcionamento. O circuito envolve a admisso do ar, filtragem, participao na combusto e exausto para o meio exterior. O ar aspirado pelo motor dever passar obrigatoriamente por um filtro de ar de boa qualidade, pois ele responsvel pela reteno das impurezas contidas no ar ambiente. Existem trs tipos de sistema so os mais usuais em motores diesel, o sistema de aspirao natural, o sistema turbo-alimentado e o turbo-alimentado com ps-arrefecimento. Aspirao natural. Neste sistema, O ar admitido para dentro do cilindro pela diferena de presso atmosfrica, provocada pela suco decorrente do movimento descendente dos pistes, passa pela filtragem, caminha atravs do coletor de admisso e alcana a cmara de combusto. Aps a combusto, os gases resultantes da queima so empurrados pelos pistes atravs do coletor de escape para o meio exterior. Sistema turbo-alimentado. O turbo compressor, conhecido popularmente como turbo, basicamente uma bomba de ar. Tem a funo de comprimir fazendo caber mais massa de ar dentro do mesmo volume das cmaras de combusto e isto, consequentemente, favorece a combusto demais combustvel, gerando mais potncia e torque no motor.

. Os gases quentes de escape que deixam o motor aps a combusto fazem girar o rotor da turbina. Este rotor ligado a um outro rotor por um eixo. A rotao do rotor da turbina provoca a rotao, na mesma velocidade, do rotor do compressor. A rotao do rotor do compressor puxa o ar da atmosfera, o comprime e o bombeia para dentro do motor.

13

Caracterstica do turbo-alimentador. D a possibilidade a um motor pequeno de ter a mesma potncia que um motor muito maior. Torna motores maiores ainda mais potentes Auxilia na reduo da emisso de gases poluentes, pois o turbo injeta mais ar ao motor fazendo com que a combusto seja mais completa e mais limpa. Diminui o consumo de combustvel. A perda de calor pelo atrito aumenta drasticamente com o aumento do tamanho do motor. Menores, os motores turbo alimentados aproveitam melhor a energia desperdiando menos energia por calor e atrito. Previne a perda de potncia e a emisso de fumaa preta em grandes altitudes

Aftercooler( Intercooler) Ps-resfriado. O ar comprimido sai da carcaa do compressor muito quente, por causa dos efeitos do compressor-turbina e do atrito. O calor provoca a expanso dos fludos diminuindo a sua densidade. Ento, torna-se necessrio fazer com que o ar se resfrie de alguma maneira antes de ser recebido pelas cmaras de combusto do motor. Isto o que faz o aftercooler ou intercooler. Ele reduz a temperatura do ar admitido fazendo com que ele fique ainda mais denso quando entra na cmara. O cooler tambm ajuda a manter a temperatura baixa dentro da cmara de combusto. O cooler localiza-se no circuito de ar entre o turbo e cilindro do motor. Um compressor convencional pode girar a uma rotao de 100.000 rpm ou mais. Por isso, alguns cuidados de lubrificao e operao so necessrios. Muitas das falhas nos turbos so causadas pela deficincia de lubrificao (atraso na lubrificao, restrio ou falta do fluxo de leo, entrada de impurezas no leo, etc.) ou pela entrada de objetos ou impurezas pelo rotor da turbina ou do compressor.
AR PRESSURIZADO PS-RESFRIADO AR PRESSURIZADO

COOLER

ENTRADA DE AR

SADA DOS GASES DE EXAUSTO

GASES DE EXAUSTO

14

SISTEMA DE ALIMENTAO DE COMBUSTIVEL. O sistema de injeo o responsvel pela alimentao de combustvel do motor. Atravs de seus componentes, o combustvel pulverizado nos cilindros de maneira precisa e controlada. Basicamente, composto pelas tubulaes de bomba alimentadora, bomba injetora, bicos injetores e filtros de combustvel. O perfeito funcionamento do sistema de injeo ponto fundamental para o bom funcionamento do motor. Qualquer problema neste sistema acarretara uma diminuio do rendimento do motor.

Bomba injetora. A injeo do combustvel Diesel controlada por uma bomba de pistes responsvel pela presso e dosagem para cada cilindro, nos tempos corretos. Na maioria dos motores diesel, utiliza-se uma bomba em linha dotada de um pisto para cada cilindro e acionada por uma rvore de cames que impulsiona o combustvel quando o mbolo motor (pisto) atinge o ponto de incio de injeo, no final do tempo de compresso. Alguns motores utilizam bombas individuais para cada cilindro e h outros que utilizam uma bomba de presso e vazo variveis, fazendo a injeo diretamente pelo bico injetor acionado pela rvore de comando de vlvulas. H ainda aqueles que utilizam bombas rotativas, que distribuem o combustvel para os cilindros num processo semelhante ao do distribuidor de corrente para as velas utilizado nos motores de automveis.

15

Bicos injetores. Normalmente instalados nos cabeotes, tem a finalidade de prover o suprimento de combustvel pulverizado em forma de nvoa. A agulha do injetor se levanta no comeo da injeo devido ao impacto da presso na linha de combustvel, suprida pela bomba injetora. Durante os intervalos de tempo entre as injees, se mantm fechado automaticamente pela ao de uma mola. Uma pequena quantidade de combustvel, utilizada para lubrificar e remover calor das partes mveis dos injetores retornada ao sistema de alimentao de combustvel.

SISTEMA DE LUBRIFICAO. Os motores trmicos, e em particular os Diesel apresentam, pela sua prpria natureza, problemas de lubrificao difceis de serem equacionados, levando-se em conta os seguintes fatores: a) motor desenvolve elevadas temperaturas durante a combusto. b) as presses exercidas pelo ar comprimido no final da compresso so muito elevadas. c) no h como evitar-se a formao de fuligem e outras matrias carbonceas oriundas da combusto.

16

Por causa desses problemas, os engenheiros especializados em lubrificao sempre se preocuparam com a obteno de lubrificantes com propriedades adequadas a cada tipo de aplicao.

COMPOSIA BASICA DO SITEMA DE LUBRIFICAO. O sistema de lubrificao do motor Diesel constitudo basicamente pelos seguintes elementos:

1-SENSOR DE PRESSO DO OLEO. 2-TUCHO 3-HASTE, ALIMENTADOR DE OLEO PARA LUBRIFICAO DO BALANCIM. 4-BALANCIN 5-LINHA DE RETORNO POR CARTER. 6- JET COOLER PARA RESFRIAMENTO DO PISTO

7- FILTRO DE OLEO LUBRIFICANTE COM VALVULA DE BY PASS. 8- VALVULA BY PASS ( TROCADOR DE CALOR ) LOCALIZADO NO BLOCO DO RESFRIADOR 9-VALVULA DE ALIVIO DE PRESSO LOCALIZADO NO BLOCO DO RESFRIADOR

10-BOMBA DE OLEO LUBRIFICANTE.

17

Filtro de leo. O filtro de leo lubrificante tem por finalidade reter as impurezas slidas menores que conseguem passar pelo ralo, garantindo o fornecimento de uma pelcula de leo isenta de impurezas entre as peas a lubrificar. O filtro de leo do tipo descartvel nos motores de pequeno porte, devendo ser substitudo aps determinado tempo de funcionamento previsto no manual do fabricante, ou sempre que se suspeitar que o mesmo encontra-se incapacitado de realizar satisfatoriamente a sua funo.

SISTEMA DE ARREFECIMENTO O sistema de arrefecimento o responsvel pela troca de calor do motor com o meio ambiente, regulando sua temperatura de trabalho. O calor transmitido ao fluido de arrefecimento que circula no bloco e cabeotes do motor e posteriormente dissipado para o ambiente ao passar pelo radiador. Um bom funcionamento do sistema de arrefecimento de suma importncia, pois performance, vida dos componentes internos e consumo de combustvel so afetados quando o motor opera fora da faixa de temperatura recomendada.

18

RADIADOR. um reservatrio de gua, composto de aletas, conhecidas por colmeias, que formam uma grande superfcie de dissipao do calor. O radiador feito de metais para a dissipao rpida de calor.

Fig.65-Radiador.

VENTILADOR. Situado junto ao radiador, este componente em forma de espiral, fora a passagem do ar pelas aletas, acelerando o processo de troca do calor. O acionamento do ventilador pode ser por embreagem viscosa, motor eltrico, polia eletromagntica, simplesmente por polia e correia.

19

Para maioria dos equipamentos fora-de-estrada utiliza-se ventiladores de acionamento hidrulico.

SISTEMA DE PARTIDA Os dispositivos de partida do motor Diesel podem ser eltricos, pneumticos ou a mola. A partida eltrica empregada na maioria dos casos. Utiliza-se se a partida pneumtica ou a mola, onde, por qualquer motivo, no seja vivel a utilizao de partida eltrica, que o meio de menor custo. A partida a mola s aplicvel em motores Diesel de menor porte, abaixo de 100 CV.

20

BIBLIOGRAFIA
Apostila Minerao Rio do Norte: Tecnologia do Motor Diesel 1 Notas de Aula: Injeo Diesel Prof. Antonio Moreira dos Santos

21

Vous aimerez peut-être aussi