Vous êtes sur la page 1sur 3

Fundao de Assistncia e Educao Faculdades Integradas Esprito - santenses Unidade: CAMPOS 1 Curso: ENGENHARIA DE PRODUO Disciplina: Fsica 2 Professora:

: ELZIMAR LUZ

Lista de Exerccios de Fsica 2 Hidrodinmica


1. A rea da seo transversal da aorta (maior artria que emerge do corao) de uma pessoa normal em repouso de 3,0cm e a velocidade do sangue v 0 = 30cm/s. Um capilar tpico (dimetro 6 m) tem uma rea transversal A= 3.10-7 cm 2 e uma velocidade de escoamento v = 0,05cm / s . Quantos capilares esta pessoa possui? 2. A figura mostra como um filete de gua saindo de uma torneira se afina enquanto cai. A rea da seo transversal A0= 1,2cm e Af = 0,35cm. Os dois nveis so separados por um distncia vertical h=45mm. A que vazo a gua flui da torneira?

3. Uma quantidade de etanol, de densidade = 791kg / m 3 , flui suavemente atravs de uma p , entre as sees largas e rea A1= 1,2.10-3m para A2= A1/2. A diferena de presso estreitas do cano de 4120 Pa. Qual a vazo R do etanol?

4. Um tanque de grande rea cheio de gua a uma profundidade de D= 0,3m. Um buraco de rea A= 6,5cm no fundo do tanque permite que a gua escoe segundo a figura. Calcule a 2 taxa com que a gua flui pelo buraco. (dica: considere que v 0 = 0 )

5. Sobre a asa de um avio de rea A, o ar escoa com velocidade v c , e sob a asa deste mesmo avio (tambm de rea A), a velocidade do ar de v B . Mostre que nesta situao simplificada, a equao de Bernoulli prediz que a fora de sustentao na asa ser: onde a densidade do ar. 6. Se a velocidade de escoamento, passando debaixo de uma asa de avio, de 110m/s, que velocidade de escoamento na parte de cima criar uma diferena de presso de 900Pa entre as superfcies de cima e debaixo? Considere que a densidade do ar = 1,3.10-3g/cm3. 7. A profundidade de um tanque de gua doce em repouso atrs de um dique de 15m. Um tubo horizontal de 4cm de dimetro passa atravs do dique 6m abaixo da superfcie da gua, como mostra a figura. Um tampo fecha a abertura do tubo. a. Qual a intensidade da fora de atrito entre o tampo e as paredes do tubo? b. Quando o tampo removido, que volume de gua flui atravs do tubo em 3h?

8. Um sifo um aparelho usado para remover lquido de uma recipiente para outro. Seu funcionamento mostrado na figura

abaixo. O tubo ABC necessita estar inicialmente cheio, uma vez que isso tenha ocorrido, o liquido fluir atravs do tubo at que o nvel do lquido no recipiente esteja abaixo da abertura A. O lquido tem densidade e viscosidade desprezvel. a. Com que velocidade o liquido sai do tubo em C? b. Qual a presso do lquido no ponto mais alto de B? c. Teoricamente, qual a maior altura possvel h, que um sifo pode elevar a gua?

9. No sistema hidrulico a seguir circula um lquido, de densidade = 1g/cm 3, a uma vazo constante, preenchendo completamente a tubulao. O tubo de entrada tem dimetro de 8cm por onde o lquido chega com velocidade de 30cm/s. Sabendo que a diferena de presso entre um ponto na entrada do tubo e na sada de um dos capilares de 2,0 x 10 3 Pa, determine qual deve ser o dimetro, em centmetros, de cada um dos quatro tubos idnticos de sada do lquido?

10. Observe a figura, uma mulher tentar colocar uma moeda num copo soprando sobre sua superfcie. A mulher sopra uma moeda de 10centavos de massa de 2,24g e espessura desprezvel. A superfcie da moeda tem rea de 2,5 cm. Mostre que a velocidade do sopro (do ar) acima da superfcie da moeda deve ser maior que 42,0km/h para que ela consiga elev-la. (dado: densidade do ar 1,25 kg/m)

Vous aimerez peut-être aussi