Vous êtes sur la page 1sur 20

Patologia Geral- 1 Prova Vanssa Jung

As degeneraes so classificadas de acordo com o acmulo de substncias dentro ou fora das clulas. Ocorrem no citoplasma. gua Degenerao hidrpica Lipdeos Degenerao Gordurosa, lipidose ou esteatose heptica.
Degeneraes Reversveis.

Protenas Degenerao Hialina Carboidratos Degenerao Glicognica Muco Degenerao Mucoide


Degeneraes Irreversveis.

um tipo de leso celular- reversvel caracterizada pelo acmulo de gua e eletrlitos no interior das clulas. Aumentando o seu volume. Causas e mecanismos: provocada por distrbios do metabolismo hidroeletroltico com reteno de gua e eletrlitos nas clulas. Ocorre quando um agente agressor altera o funcionamento das bombas eletrolticas (dependentes do ATP) responsveis em manter constantes as concentraes de eletrlitos no interior das clulas.
3

O funcionamento adequado da bomba eletroltica depende de energia (ATP), da integridade da membrana e do complexo enzimtico das bombas.

Uma agresso pode alterar a bomba eletroltica quando: 1- altera produo de ATP; 2- altera integridade da membrana; 3- altera a atividade de uma ou mais molculas que formam a bomba eletroltica.
4

Macroscopicamente: Peso Volume Consistncia Perda de brilho Superfcie de cor plida e aspecto de carne cozida Acmulo Capilares de gua

Microscopia:
Clulas aumentadas de volume; Ncleo deslocado para a periferia, resultado do acmulo de gua; Presena de grnulos eosinoflicos. Aumento do volume celular, com alterao da proporo citoplasma/ncleo e vacuolizao citoplasmtica que aumenta de volume, frequncia e intensidade de acordo com o estgio da les Febre aftosaepitlio da lngua Cinomose- epitlio vesicular Aps leso

Normal

Macroscopicamente:
Volume e peso consistncia Bordas arredondadas Colorao amarelada Corao apresenta um aspecto tigrado
Fgado gordo

Fgado normal e com lipidose hepatica 7

Microscopicamente_
Vacolos claros e bem delimitados no citoplasma, Acarretando em um deslocamento do ncleo para periferia. Clulas com aspecto de adipocito
8

Degenerao por acmulo de protena. acmulo de material acidfilo, vtreo no interior da clula. Material proteico. Apresenta-se como gotculas, vacolos ou agregados eosinofilicas e arredondados no citoplasma Aparncia amorfa, vtrea, homognea, rsea Resulta da condensao de filamentos intermedirios e/ou protenas que formam corpsculos citoplasmticos.
10

Amiloidose Alteraes genticas Eusinofilia Depositada no interstcio do tecido Interfere na funo dos vasos sanguneos.

11

Substncia hialina no interior da clula, sob a forma de pequeninos grnulos acidfilos, que resultam na coagulao de parte da protena do citoplasma e por isso representam uma grave alterao na clula.

Goticular Aumento de numerosas gotculas hialinas refrateis no citoplasma das clulas do tbulos.

12

13

14

15

Degeneraes mucoides
Conceito: Leses celulares que causa como efeito o acmulo excessivo de muco no interior das clulas. Pode ocorrer: Acontece nas clulas epiteliais que produzem muco; Nas inflamaes das mucosas ( inflamao catarral); Em alguns cnceres, como do estmago, intestino e ovrio.
16

Degeneraes Glicognica
Conceito: Acmulo anormal intracelular de glicognio Caractersticas macroscpicas: Pouco significativas. Sem leso aparente macroscopicamente ou um discreto aumento de volume e palidez. Causas: Hiperglicemias: Alimentares, por leso no SNC por narcticos, por adrenalina ou por diabete mellitus.

18

a morte da clula que ocorreu por uma injuria, uma alterao metablica ou morfolgica. Tem 4 tipos de necrose 1. Coagulao ou isqumica 2. Liquefao 3. Caseosa 4. De gordura ou gordurosa.

19

20

Vous aimerez peut-être aussi