Vous êtes sur la page 1sur 2

Glossrio da WEB 1- WWW (World Wide Web): rede de computadores interligados com a finalidade de apresentar informaes em forma de pginas

multimdia. Sistema de informaes em pginas de hipertexto. 2- Pgina da Web: documento hipermdia disposto em algum site na Web. 3- Hipermdia: Hipertexto + Multimdia 4- Hipertexto: ambiente de texto que propicia a existncia de ligaes automticas entre documentos (vnculos ou "links") - hyperlink o nome oficial. 5- Multimdia: "muitas mdias", "muitos meios" - apresentao de informaes em texto, som, imagem e vdeo. 6- Site (Stio) da Web: local onde podemos colocar pginas. PASTA (diretrio) no disco rgido de algum computador (SERVIDOR WEB) que contm as pginas. 7- Home-Page: A primeira pgina de um site ( a pgina que aparece quando o endereo do site requisitado - e nenhuma pgina especificada). www.nomedosite.com.br www.nomedosite.com.br/nomedapagina.doc 8- Servidor Web (de Pginas): Aplicao (programa), instalado em algum computador (normalmente em algum provedor), que tem a responsabilidade de ARMAZENAR e FORNECER as pginas. Os sites so pastas dentro destes computadores. IIS (Internet Information Server): usado quando o computador tem sistema operacional WINDOWS (2000, 2003) Apache: servidor Web para computadores com Linux (ou UNIX). 9- Cliente Web (Browser Web - Navegador): programa que solicita pginas aos servidores WEB. o programa que INTERPRETA a linguagem HTML e mostra a pgina de forma "agradvel". Internet Explorer; Mozilla Firefox; Netscape Navigator; Opera... 10- HTTP: protocolo usado na WEB, para a transferncia de dados, como pginas, arquivos etc. 11- HTML: linguagem usada para CRIAR as pginas da Web. Hypertext Markup Language Uma pgina HTML pode incorporar fotografias, sons e vdeos? NO Ela pode vincular ("chamar"). 12- pgina Esttica: pgina Web feita em HTML e, no mximo, outras linguagens que sao interpretadas PELO CLIENTE (Javascript, VBscript, Flash, etc.) As pginas estticas J EXISTEM previamente no servidor e simplesmente so ENVIADAS ao cliente quando solicitadas.

13- Pgina Dinmica: pgina Web criada, em parte, em HTML, mas que utiliza linguagens de servidor (server-side) - que so linguagens de programao INTERPRETADAS pelo SERVIDOR WEB (e no pelo Browser). Algumas delas: ASP (Microsoft), PHP (linux), JSP, ColdFusion etc. A pgina dinmica apresentada ao CLIENTE no existe previamente no servidor... Ela foi, simplesmente, MONTADA no momento em que foi requisitada. 14- Cache da Internet: pasta que armazena os arquivos que formam as pginas recentemente acessadas (pginas em si, fotos, vdeos, sons etc.). Essa pasta, normalmente fica no prprio micro cliente (Temporary Internet Files). Dentro da cache da Internet, ficam cpias dos arquivos que foram trazidos. 15- Histrico: lista das ocorrncias de acesso s pginas. O Histrico no guarda as pginas, mas apenas os endereos e os horrios de acesso. 16- Favoritos (Bookmarks): lista dos endereos das pginas deliberadamente adicionadas pelo usurio. 17- Cookies: pequenos arquivos de texto que so colocados no computador do usurio (atente para isso: NO CLIENTE!) para identificar aquele usurio (ou registrar suas preferncias de acesso) numa prxima visita quela pgina. Cookies so vistos como "atentados privacidade" dos usurios. 18- Servidor Proxy: uma aplicao (um computador) que realiza o processo de intermediar a comunicao entre as estaes numa rede e os servios na Internet. - Os micros da rede pedem um servio ao proxy; - O proxy vai Internet e consegue o servio; - O proxy fornece o servio ao micro que o pediu. 19- Intranet: site restrito aos funcionrios. - uma rede, baseada nos mesmos protocolos, servios e aplicaes da Internet, que permite acesso restrito aos funcionrios da instituio. - uma "imitao", em miniatura, da Internet. 20- Extranet: um site restrito empresa e a seus parceiros de negcios (fornecedores, distribuidores, franquias etc.). - Outro conceito aceito: " a unio de duas intranets de empresas parceiras" 21- VPN (Virtual Private Network - Rede Privada Virtual): Estrutura que permite a transmisso de dados PRIVADOS atravs do "corpo" fsico de uma rede PBLICA. Os dados so CRIPTOGRAFADOS na origem (embaralhados) e DECRIPTOGRAFADOS no destino (desembaralhados), mas enquanto trafegam, no podem ser entendidos pela estrutura da rede. PPTP (point-to-point Tuneling Protocol - Protocolo de Tunelamento Ponto a Ponto): usado para estabelecer a conexo segura criptografada para a VPN.

Vous aimerez peut-être aussi