Vous êtes sur la page 1sur 43

Sermo da Montanha

O Sermo da Montanha (Mateus:5-7) dos mais sublimes ensinamentos de Jesus. Seu conhecimento e aplicao extremamente valioso a todos ns: As bem-aventuranas Jesus, pois, vendo as multides, subiu ao monte; e, tendo se assentado, aproximaram-se os seus discpulos, e ele se ps a ensin-los, dizendo: Bem-aventurados os humildes de esprito, porque deles o reino dos cus. Bem-aventurados os que choram, porque eles sero consolados. Bem-aventurados os mansos, porque eles herdaro a terra. Bem-aventurados os que tm fome e sede de justia porque eles sero fartos. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcanaro misericrdia. Bem-aventurados os limpos de corao, porque eles vero a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque eles sero chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que so perseguidos por causa da justia, porque deles o reino dos cus. Bem-aventurados sois vs, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vs por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque grande o vosso galardo nos cus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vs. Os discpulos so o sal da terra e a luz do mundo Vs sois o sal da terra; mas se o sal se tornar inspido, com que se h de restaurar-lhe o sabor? Para nada mais presta, seno para ser lanado fora, e ser pisado pelos homens. Vs sois a luz do mundo. No se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que esto na casa. Assim resplandea a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que est nos cus. O cumprimento da lei No penseis que vim destruir a lei ou os profetas; no vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, at que o cu e a terra passem, de modo nenhum passar da lei um s i ou um s til, at que tudo seja cumprido.

Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, ser chamado o menor no reino dos cus; aquele, porm, que os cumprir e ensinar ser chamado grande no reino dos cus. Pois eu vos digo que, se a vossa justia no exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos cus. Reconciliao com os adversrios Ouvistes que foi dito aos antigos: No matars; e, Quem matar ser ru de juzo. Eu, porm, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmo, ser ru de juzo; e quem disser a seu irmo: Raca, ser ru diante do sindrio; e quem lhe disser: Tolo, ser ru do fogo do inferno. Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e a te lembrares de que teu irmo tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmo, e depois vem apresentar a tua oferta. Concilia-te depressa com o teu adversrio, enquanto ests no caminho com ele; para que no acontea que o adversrio te entregue ao guarda, e sejas lanado na priso. Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairs dali enquanto no pagares o ltimo ceitil. O adultrio Ouvistes que foi dito: no adulterars. Eu, porm, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiar, j em seu corao cometeu adultrio com ela. Se o teu olho direito te faz tropear, arranca-o e lana-o de ti; pois te melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lanado no inferno. E, se a tua mo direita te faz tropear, corta-a e lana-a de ti; pois te melhor que se perca um dos teus membros do que v todo o teu corpo para o inferno. Tambm foi dito: Quem repudiar sua mulher, d-lhe carta de divrcio. Eu, porm, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a no ser por causa de infidelidade, a faz adltera; e quem casar com a repudiada, comete adultrio. Os juramentos Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: No jurars falso, mas cumprirs para com o Senhor os teus juramentos. Eu, porm, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo cu, porque o trono de Deus; nem pela terra, porque o escabelo de seus ps; nem por Jerusalm, porque a cidade do grande Rei; nem jures pela tua cabea, porque no podes tornar um s cabelo branco ou preto. Seja, porm, o vosso falar: Sim, sim; no, no; pois o que passa da, vem do maligno. Olho por olho Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porm, vos digo que no resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe tambm a outra; e ao

que quiser pleitear contigo, e tirar-te a tnica, larga-lhe tambm a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar mil passos, vai com ele dois mil. D a quem te pedir, e no voltes as costas ao que quiser que lhe emprestes. Amor aos inimigos Ouvistes que foi dito: Amars ao teu prximo, e odiars ao teu inimigo. Eu, porm, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que est nos cus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? no fazem os publicanos tambm o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmos, que fazeis demais? no fazem os gentios tambm o mesmo? Sede vs, pois, perfeitos, como perfeito o vosso Pai celestial. A prtica da justia Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte no tereis recompensa junto de vosso Pai, que est nos cus. Quando, pois, deres esmola, no faas tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipcritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que j receberam a sua recompensa. Mas, quando tu deres esmola, no saiba a tua mo esquerda o que faz a direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que v em secreto, te recompensar. A orao E, quando orardes, no sejais como os hipcritas; pois gostam de orar em p nas sinagogas, e s esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que j receberam a sua recompensa. Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que est em secreto; e teu Pai, que v em secreto, te recompensar. E, orando, no useis de vs repeties, como os gentios; porque pensam que pelo seu muito falar sero ouvidos. No vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos necessrio, antes de vs lho pedirdes. A orao-modelo Portanto, orai vs deste modo: Pai nosso que ests nos cus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no cu; o po nosso de cada dia nos d hoje; e perdoa-nos as nossas dvidas, assim como ns tambm temos perdoado aos nossos devedores; e no nos deixes entrar em tentao; mas livra-nos do mal. Porque teu o reino e o poder, e a glria, para sempre. Amm.

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, tambm vosso Pai celestial vos perdoar a vs; se, porm, no perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoar vossas ofensas. O jejum Quando jejuardes, no vos mostreis contristados como os hipcritas; porque eles desfiguram os seus rostos, para que os homens vejam que esto jejuando. Em verdade vos digo que j receberam a sua recompensa. Tu, porm, quando jejuares, unge a tua cabea, e lava o teu rosto, para no mostrar aos homens que ests jejuando, mas a teu Pai, que est em secreto; e teu Pai, que v em secreto, te recompensar. Os tesouros do cu No ajunteis para vs tesouros na terra; onde a traa e a ferrugem os consomem, e onde os ladres minam e roubam; mas ajuntai para vs tesouros no cu, onde nem a traa nem a ferrugem os consumem, e onde os ladres no minam nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, a estar tambm o teu corao. A luz e as trevas A lmpada do corpo so os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo ter luz; se, porm, os teus olhos forem maus, o teu corpo ser tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti h so trevas, quo grandes so tais trevas! Ningum pode servir a dois senhores; porque ou h de odiar a um e amar o outro, ou h de dedicar-se a um e desprezar o outro. No podeis servir a Deus e s riquezas. No andeis ansiosos Por isso vos digo: No estejais ansiosos quanto vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. No a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vesturio? Olhai para as aves do cu, que no semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. No valeis vs muito mais do que elas? Ora, qual de vs, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um cvado sua estatura? E pelo que haveis de vestir, por que andais ansiosos? Olhai para os lrios do campo, como crescem; no trabalham nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomo em toda a sua glria se vestiu como um deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanh lanada no forno, quanto mais a vs, homens de pouca f? Portanto, no vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir?

Pois a todas estas coisas os gentios procuram. Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justia, e todas estas coisas vos sero acrescentadas. No vos inquieteis, pois, pelo dia de amanh; porque o dia de amanh cuidar de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. O juzo pertende a Deus No julgueis, para que no sejais julgados. Porque com o juzo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos mediro a vs. E por que vs o argueiro no olho do teu irmo, e no reparas na trave que est no teu olho? Ou como dirs a teu irmo: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipcrita! tira primeiro a trave do teu olho; e ento vers bem para tirar o argueiro do olho do teu irmo. No deis aos ces as coisas santas No deis aos ces o que santo, nem lanceis aos porcos as vossas prolas, para no acontecer que as calquem aos ps e, voltando-se, vos despedacem. Pedi, e dar-se-vos-; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-. Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-. Ou qual dentre vs o homem que, se seu filho lhe pedir po, lhe dar uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dar uma serpente? Se vs, pois, sendo maus, sabeis dar boas ddivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que est nos cus, dar boas coisas aos que lhas pedirem? Portanto, tudo o que vs quereis que os homens vos faam, fazei-lho tambm vs a eles; porque esta a lei e os profetas. Os dois caminhos Entrai pela porta estreita; porque larga a porta, e espaoso o caminho que conduz perdio, e muitos so os que entram por ela; e porque estreita a porta, e apertado o caminho que conduz vida, e poucos so os que a encontram. Os falsos profetas Guardai-vos dos falsos profetas, que vm a vs disfarados em ovelhas, mas interiormente so lobos devoradores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda rvore boa produz bons frutos; porm a rvore m produz frutos maus.

Uma rvore boa no pode dar maus frutos; nem uma rvore m dar frutos bons. Toda rvore que no produz bom fruto cortada e lanada no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrar no reino dos cus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que est nos cus. Muitos me diro naquele dia: Senhor, Senhor, no profetizamos ns em teu nome? e em teu nome no expulsamos demnios? e em teu nome no fizemos muitos milagres? Ento lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vs que praticais a iniqidade. Os dois fundamentos Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pe em prtica, ser comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. Desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com mpeto contra aquela casa; contudo no caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e no as pe em prtica, ser comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. Desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com mpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.

Ao concluir Jesus este discurso, as multides se maravilhavam da sua doutrina; porque as ensinava como tendo autoridade, e no como os escribas.

Sermo do Monte
Srgio Biagi Gregrio 1) O que se entende por sermo? Jesus ensinava oralmente em aramaico, sua lngua materna. Como nada escreveu, a sua palavra devia ressoar sobre os discpulos. Por isso, catequese do grego katecho, fazer ressoar. Ressonncia significava a voz na presena dos discpulos. O discpulo que tivesse recebido o ensinamento era ressoado, ou seja, catequizado. Depois de catequizado, poderia catequizar outros. Podese dizer que Jesus proclamou, junto aos discpulos, o mais conciso e ordenado sistema de uma filosofia universal. Ali se achava tudo o que alma necessitava saber a respeito de Deus, da criao e da vida quotidiana, tanto naquela poca como nas vindouras. O sermo tinha um carter universalista, uma espcie de "carta magna" para toda a humanidade. (Stella, 1978)

2) Qual o significado de monte ou montanha? O monte o lugar de destaque na vida religiosa dos povos. o lugar da solido, da orao e da revelao. Segundo uma constante tradio bblica, o lugar prprio para os encontros com Deus. Na Grcia, o monteOlmpico; na ndia, o monte Meru; na China, o monte Kuen-luen. H, tambm, o monte Sinai, o monte dasOliveiras etc., cada qual com sua particularidade. (Stella, 1978) 3) Qual o significado do Sermo de Monte? Tambm chamado Sermo da Montanha ou Sermo das Bem-Aventuranas, foi pronunciado por Jesus na fralda de um de um monte, em Cafarnaum, dirigindo-se a todas as pessoas que o seguiam. Nele Jesus faz uma sntese das leis morais que regem a humanidade. O Sermo do Monte veio para reformar a humanidade na sua totalidade. No para uma religio, mas para toda a religio. Segundo alguns religiosos, o sermo do monte o mais revolucionrio dos discursos humanos, simplesmente porque divino. Quando acabou de proferir o sermo, os discpulos disseram: "Este ensina como quem tem autoridade". 4) Quais so as oito regras do sermo? 1.) Bem-aventurados os pobres de esprito, porque deles o reino dos cus. 2.) Bem-aventurados os que choram, porque sero consolados. 3.) Bem-aventurados aqueles que so brandos e pacficos, porque herdaro a Terra. 4.) bem-aventurados os que tm fome e sede de justia, porque sero saciados. 5.) Bem-aventurados aqueles que so misericordiosos, porque alcanaro misericrdia. 6.) Bem-aventurados aqueles que tm puro o corao, porque vero a Deus. 7.) bem-aventurados os que sofrem perseguio pela justia, porque o reino dos cus para eles. 8.) Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vs. Regozijai-vos e exultai, porque grande o vosso galardo nos cus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vs. (Mateus, 5, 1 a 12) 5) O que se entende por bem-aventurana?

Termo tcnico para indicar uma forma literria que se encontra quer no Antigo quer no Novo Testamento. A Bem-Aventurana uma declarao de bno com base em uma virtude ou na boa sorte. A frmula se inicia com "bemaventurado aquele..." Com Jesus toma a forma de um paradoxo: a bemaventurana no proclamada em virtude de uma boa sorte, mas exatamente em virtude de uma m sorte: pobreza, fome, dor, perseguio. Segundo Wendisch, as bem-aventuranas so uma espcie de torah (lei). Nos paradoxos (ir contra a opinio comum), Jesus ensinou o avesso daquilo que os homens pensavam, fazendo-os refletir na felicidade, no como a posse de bens materiais, mas como estar na viso e posse de Deus. 6) H diferena entre reino dos cus e reino de Deus? A palavra "cus" foi usada por Mateus; os outros evangelistas usaram a palavra "Deus". Explicao: Mateus usou reino dos cus, porque Deus era um nome inefvel que os judeus se abstinham de pronunciar com receio de dizerem em vo. Lucas, ao compor o seu Evangelho para os cristos convertidos do paganismo, que por isso no tinham os mesmos escrpulos, diz correntemente como Marcos: "o reino de Deus" ou ento "reinado de Deus". (Chevrot, 1971) 7) A redao dos Evangelhos prendeu-se mais letra ou ao sentido? Os Apstolos, ao registrarem por escrito, as palavras de Cristo, prenderam-se mais ao sentido do que letra. Por exemplo, a inscrio que Pilatos mandou colocar na cruz devia ser conforme a letra. Contudo, anotamos as seguintes divergncias verbais: "Jesus o Nazareno, o rei dos judeus", Joo 19,19, "Este Jesus, o rei dos Judeus", Mat. 27,37, "O rei dos Judeus, este", Luc. 23,38, "O rei dos Judeus", Marc. 15,26. (Stella, 1978) 8) Qual a importncia de Jesus falar ao ar livre? O mestre no quis pronunciar o seu discurso inaugural no interior de uma sinagoga ou nos prticos do Templo. Para fazer ouvir uma mensagem destinada aos homens de todos os tempos, precisava de ar livre, de altitude, dos horizontes sem limite da natureza. Ele falava do impulso de progresso, da ressonncia, do movimento. Dizia: as raposas tm as suas tocas, os pssaros os seus ninhos, mas Ele no ter um teto onde reclinar a cabea. Caminhar sempre, sem parar. 9) Qual a funo das Igrejas nos dias atuais? A Igreja, de qualquer espcie que for, no pode permanecer somente como instituio. Deve ser um movimento, um processo de aperfeioamento das almas. A Igreja no um estabelecimento, um movimento, a sua funo "renovar a face da terra", quebrando preconceitos e denunciando os conformismos. Paulo foi muito feliz quando disse: "Embora se destrua em ns o homem exterior, o homem interior vai-se renovando de dia para dia".

Bibliografia Consultada CHEVROT, Georges. O Sermo da Montanha. Traduo de Alpio Maia de Castro. So Paulo: Quadrante, 1971. STELLA, J. B. O Sermo da Montanha: A Religio de Cristo. So Paulo: Metodista, 1978. Out/2007

Visite o site do Clube de Autores e folheie o livro Leis Divinas ou Naturais, por Srgio Biagi Gregrio

Bem-Aventurana: Sermo do Monte


Srgio Biagi Gregrio Sumrio: 1. Introduo. 2. Conceito. 3. Antecedentes. 4. O Texto Evanglico e sua Explicao: 4.1. A Finalidade da Pregao; 4.2. As Oito Regras; 4.3. Explicando Algumas Dessas Regras: 4.3.1. Pobre de Esprito: o Que e o Que No ; 4.3.2. Choro com Valor e Choro sem Valor; 4.3.3. Mansido Fora do Esprito; 4.3.4. Misericrdia ter Compaixo das Dores do Prximo. 5. Jung, Buda e Discurso Esprita: 5.1. Psicanlise Jungiana; 5.2. Os Ensinamentos de Buda sobre as Bem-Aventuranas; 5.3. O Expositor ante a Bem-Aventurana. 6. Bem-

Aventurana e Doutrina Esprita: 6.1. Cultivando as Bem-Aventuranas; 6.2. O Sermo do Monte; 6.3. O Auxlio dos Espritos Superiores. 7. Concluso. 8. Bibliografia Consultada.

1. INTRODUO O objetivo deste estudo relembrar as regras bsicas do comportamento humano, trazidas por Jesus, no sentido de melhor auxiliar a elaborao de nosso pensamento e as conseqentes aes que da dimanam. 2. CONCEITO Bem-Aventurana - Termo tcnico para indicar uma forma literria que se encontra quer no Antigo quer no Novo Testamento. A Bem-Aventurana uma declarao de bno com base em uma virtude ou na boa sorte. A frmula se inicia com "bemaventurado aquele..." Com Jesus toma a forma de um paradoxo: a bem-aventurana no proclamada em virtude de uma boa sorte, mas exatamente em virtude de uma m sorte: pobreza, fome, dor, perseguio. (Mackenzie, 1984) Sermo do Monte - Tambm chamado Sermo da Montanha ou Sermo das BemAventuranas, foi pronunciado por Jesus na fralda de um de um monte, em Cafarnaum, dirigindo-se a todas as pessoas que o seguiam. Nele Jesus faz uma sntese das leis morais que regem a humanidade. (Vrios Autores, 2000) 3. ANTECEDENTES As pregaes de Jesus se davam nas proximidades de Cafarnaum. Numerosas pessoas o aguardavam para ouvir o seu verbo redentor. Entre elas estavam aqueles que seriam os seus seguidores, e que deveriam dar prosseguimento divulgao da Sua boa-nova. Depois de uma das suas pregaes do novo reino, chamou os doze companheiros: Pedro, Andr e Filipe eram filhos de Betsaida, de onde vinham igualmente Tiago e Joo, descendentes de Zebedeu. Levi, Tadeu e Tiago, filhos de Alfeu e sua esposa Cleofas, parenta de Maria, eram nazarenos e amavam a Jesus desde a infncia. Tom descendia de um antigo pescador de Dalmanuta e Bartolomeu nascera de uma famlia laboriosa de Cana da Galilia. Simo, mais tarde denominado o Zelote, deixara a sua de Cana para dedicar-se pescaria, e somente um deles, Judas, destoava um pouco desse concerto, pois nascera em Iscariotes e se consagrava ao pequeno comrcio em Cafarnaum, onde vendia peixes e quinquilharias. (Xavier, 1977, p. 38 e 39) Caracterstica dos apstolos: eram os homens mais humildes e simples do lago de Genesar. 4. O TEXTO EVANGLICO E SUA EXPLICAO 4.1. A FINALIDADE DE PREGAO

Era chegado o momento de fazer o sermo queles doze, o qual abrangesse todos os seus ensinamentos, um esclarecimento formal de sua mensagem, e que os apstolos deveriam saber de cor. Para isso, Ele os conduzira longe das multides, para uma elevao rochosa, ali numa encosta da montanha, trecho isolado onde poderiam ficar a ss. Depois que os discpulos se acomodaram, proclamou o mais conciso e ordenado sistema de uma filosofia universal. Ali se achava tudo o que alma necessitava saber a respeito de Deus, da criao e da vida quotidiana, tanto naquela poca como nas vindouras. Foi ali que comunicou humanidade inteira as oito regras bsicas para todo o comportamento humano. 4.2. AS OITO REGRAS 1.) Bem-aventurados os pobres de esprito, porque deles o reino dos cus. 2.) Bem-aventurados os que choram, porque sero consolados. 3.) Bem-aventurados aqueles que so brandos e pacficos, porque herdaro a Terra. 4.) bem-aventurados os que tm fome e sede de justia, porque sero saciados. 5.) Bem-aventurados misericrdia. aqueles que so misericordiosos, porque alcanaro

6.) Bem-aventurados aqueles que tm puro o corao, porque vero a Deus. 7.) bem-aventurados os que sofrem perseguio pela justia, porque o reino dos cus para eles. 8.) Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vs. Regozijai-vos e exultai, porque grande o vosso galardo nos cus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vs. (Mateus, 5, 1 a 12) 4.3. EXPLICANDO ALGUMAS DESSAS REGRAS 4.3.1. POBRE DE ESPRITO: O QUE E O QUE NO No aquele que pobre do ponto de vista material; no aquele que se deprecia; no aquele que covarde; no aquele que esconde seu talento. aquele que reconhece que : carente na esfera do esprito; que no possui as riquezas e os dons espirituais; que depende de Deus. Por pobres de esprito Jesus no entende os homens desprovidos de inteligncia, mas os humildes: ele disse que o reino dos cus deles e no dos orgulhosos. Os homens

de cincia, compenetrados de si mesmos, elevam-se de tal maneira que acabam por negar a divindade; e os que admitem-na, contestam-lhe a ao providencial sobre as coisas deste mundo, persuadidos de que s eles bastam para govern-lo. A negao divindade muito mais fruto do orgulho do que da convico: isto poderia faz-los descer do pedestal em que se encontram. "Em dizendo que o reino dos cus para os simples, Jesus quer dizer que ningum nele admitido sem a simplicidade de corao e a humildade de esprito; que o ignorante que possui essas qualidades ser preferido ao sbio que cr mais em si do que em Deus". (Kardec, 1984, p. 101 e 102) 4.3.2. CHORO COM VALOR E CHORO SEM VALOR Chorar por si s no tem valor nenhum, por isso, muitos choram sem consolao. o caso das constantes lstimas pelas perdas egostas ou ambies frustradas, das lgrimas excessivas pelos entes queridos que partiram. O choro com valor aquele que evoca um arrependimento sincero ante o erro cometido, no s com relao ao prximo como com relao a Deus. Nesse sentido chorar ter sade espiritual. 4.3.3. MANSIDO FORA DO ESPRITO Ser manso no significava ser um covarde servil, mas um crente na bondade de Deus e na benignidade do universo, mesmo quando a alma vive imersa no sofrimento e no v razo para isso. Essa regra exprimia a aceitao da vontade de Deus. O mundo acha que o manso covarde, vacilante, fraco. Mas, mansido no fraqueza sim "fora tornada gentil". A Mansido uma atitude interna de quem pobre de esprito e de quem chora. o ponto de vista que a pessoa faz de si mesma, que se expressa da forma com que o cristo v os outros. 4.3.4. MISERICRDIA TER COMPAIXO DAS DORES DO PRXIMO Sentido etimolgico: "sentir a misria do outro em meu corao". Quando nos vemos em posio de domnio ou superioridade sobre o outro, que havia transgredido contra nossa pessoa e ns nos recusamos em nos vingar. Misericrdia uma disposio da alma, de ser semelhante a Cristo ao encarar amigos, inimigos, desprezados, e pecadores. uma manifestao da conduta. O misericordioso usa de bondade ao julgar os outros; procura o melhor, no o pior; lento para condenar, rpido para recomendar. 5. JUNG, BUDA E DISCURSO ESPRITA 5.1. PSICANLISE JUNGIANA

Carl Gustav Jung, psiquiatra suo, foi muito feliz quando fez um paralelo entre os ensinamentos de Jesus e a psicologia. Vejamos o que ele nos traz, na interpretao das Bem-aventuranas (Mateus 5:3-10). 1. Bem-aventurados os pobres de esprito, porque deles o reino dos cus. Felizes aqueles que tm conscincia de sua pobreza espiritual e que buscam humildemente aquilo que necessitam. 2. Bem-aventurados os que choram, porque sero consolados. Os que choram se encontram envolvidos num processo de crescimento. Eles sero consolados quando o valor projetado, perdido, for recuperado no interior do psique. 3. Bem-aventurados os mansos, porque herdaro a terra. Essa mansido est relacionada ao Ego, que precisa ser trabalhado, essa atitude afortunada, pois o ego est pronto para receber ensinamentos e aberto s novas consideraes que podem levar a uma rica herana. Herdar a terra significa adquirir uma conscincia em saber se relacionar ao todo ou de ter uma participao pessoal no todo. 4. Bem-aventurados os que tm fome e sede de justia, porque sero saciados. Tratase de um principio orientador interior, de carter objetivo, que traz um sentimento de realizaes do Ego que o busca com fome. A justia de estar vivendo de acordo com a verdadeira e real necessidade interior. 5. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcanaro misericrdia. Se o Ego misericordioso, ele receber misericrdia do ntimo. 6. Bem-aventurados os puros de corao, porque vero a Deus. A pureza ou a limpeza podem significar um estado do Ego, livre da contaminao de contedo ou motivaes do inconsciente. Aquele que consciente puro, porque consciente de que seu erro abre uma porta para experimentar a sua prpria essncia. 7. Bem-aventurados os pacificadores, porque sero chamados de filhos de Deus. O papel apropriado do Ego mediar entre as partes oponentes aos conflitos intrapsquicos internos. 8. Bem-aventurados os que so perseguidos por causa da justia, porque deles o reino dos cus. O Ego precisa suportar a dor e o sofrimento, sem sucumbir ao amargor e ao ressentimento, para relacionar-se lei interna objetiva. Yung nos mostra atravs dessa correlao entre os ensinamentos de Jesus e a psique humana que o principal ponto das Bem-aventuranas entendidas psicologicamente a exaltao do Ego no inflado, um Ego humilde. (www.espirito.com.br) 5.2. OS ENSINAMENTOS DE BUDA SOBRE AS BEM-AVENTURANAS Bem-aventurados os que sabem e cujo conhecimento livre de iluses e supersties. Bem-aventurados os que dizem que sabem, de maneira bondosa, franca e verdadeira.

Bem-aventurados aqueles cuja conduta tranqila, honesta e pura. Bem-aventurados os que ganham a vida de maneira que no traga mal ou perigo a qualquer vivente. Bem-aventurados os tranqilos, que se despojam da m vontade, orgulho e falsa convico, substituindo-os por amor piedade e compreenso. Bem-aventurados todos aqueles que dirijam os melhores esforos no sentido da preparao e domnio de si mesmos. Bem-aventurados, alm de todos os limites, quando por este meio, vos despojardes das limitaes do egosmo. E bem-aventurados, finalmente, os que se extasiam em contemplar o que profundo e verdadeiro sobre este mundo e nele a nossa vida. (Rodrigues, 1988, p.61) 5.3. O EXPOSITOR ANTE A BEM-AVENTURANA Bem-aventurado o expositor que sabe como pregar. Bem-aventurado o expositor que encurta suas introdues Bem-aventurado o expositor que modela sua voz, e nunca grita. Bem-aventurado o expositor que sabe como e quando terminar. Bem-aventurado o expositor que se inclui entre os ouvintes. Bem-aventurado o expositor cujas palestras so articuladas e lgicas. Bem-aventurado o expositor cujas palestras constituem uma unidade, tm propsito definido, sendo cada palavra bem pensada e meditada. Bem-aventurado o expositor que raramente emprega o pronome eu. Bem-aventurado o expositor que conhece, prega e pratica a Doutrina Esprita. Bem-aventurado o expositor que vive a mensagem que prega. Bem-aventurado o expositor que Cristocntrico. Bem-aventurado o expositor que antes de se preocupar com a qualidade das palavras, se preocupa com o sentimento que ir passar. "Pregar o Evangelho de Jesus Cristo o mais alto privilgio e a aventura mais sedutora jamais comissionada ao homem, e ainda o propsito final de toda pregao do Evangelho, a evangelizao - a real converso para Cristo."(www.espirito.com.br) 6. BEM-AVENTURANAS E DOUTRINA ESPRITA 6.1. CULTIVANDO AS BEM-AVENTURANAS Cultivar as bem-aventuranas no alar exclamaes de piedade inativa para o cu, lastimando os males do prximo com a boca e guardando os braos em repouso, diante do sofrimento alheio que nos convoca ao auxlio, fraternidade e cooperao. Bem-aventurados os que lutam e sofrem, que se agitam e trabalham na materializao do bem comum, porque todos aqueles que fazem da piedade o servio constante do amor encontram realmente as portas abertas para o Reino de Deus. (Xavier, 1974, p. 121)

6.2. O SERMO DO MONTE Levi ficou surpreso com os aleijados e estropiados que o procuravam. Que conseguiria o Evangelho do Reino, com esses aleijados e mendigos? Jesus disse: precisamos amar e aceitar a preciosa colaborao dos vencidos do mundo! Os vencedores da Terra no necessitam de boas notcias. Nas derrotas da sorte, as criaturas ouvem mais alto a voz de Deus. Imaginemos que os triunfadores da Terra viessem at ns, ensarilhando suas armas exteriores. dentro desse quadro que Jesus lana as bem-aventuranas. (Xavier, 1977, cap. 11) 6.3. O AUXLIO DOS ESPRITOS SUPERIORES Por amor, os bem-aventurados, que j conquistaram a luz divina, descero at ns, quais flamas solares que no apenas se retratam nos minaretes da terra, mas penetram igualmente nas reentrncias do abismo, aquecendo os vermes annimos. Chegam, assim, at ns, desculpando-nos a falta e suprindo-nos as fraquezas, a integrar-nos na cincia difcil de corrigir-nos, por ns mesmos, sem reclamarem o ttulo de mestres. Vem das alturas e apagam-se. Ajudam-nos a carregar o fardo de nossos erros, sem tornar-nos irresponsveis. Alentam-nos a energia sem demitir-nos da obrigao. (Xavier, 1970, p. 67) 7. CONCLUSO Mahatma Ghandi tinha razo quando disse que, se dos ensinamentos do Cristo ficasse apenas os extratos do Sermo do Monte, teramos condies de pautar a nossa conduta dentro dos mais excelsos parmetros para nos relacionarmos bem em sociedade. 8. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. 39. ed. So Paulo: IDE, 1984. MACKENZIE, J. L. (S. J.). Dicionrio Bblico. So Paulo: Paulinas, 1984. MICHALANY, D. A Grande Enciclopdia da Vida. So Paulo: Michalany, s.d.p. RODRIGUES, Antonio F. Prolas Literrias: Contos e Crnicas. Capivari-SP: LAR/ABC do Interior, 1988. VRIOS AUTORES, Curso de Aprendizes do Evangelho. 6. ed. So Paulo: Feesp, 2000. XAVIER, F. C. Boa Nova, pelo Esprito Humberto de Campos. 11. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1977. XAVIER, F. C. Instrumentos do Tempo, pelo Esprito Emmanuel. So Bernardo do Campo: G E Emmanuel, 1974. XAVIER, F. C. Justia Divina, pelo Esprito Emmanuel. 2. ed. Rio de Janeiro: FEB, 1970. www.espirito.com.br

So Paulo, setembro de 2003

Sermo do Monte: Perguntas e Respostas


1) O que se entende por sermo? Jesus ensinava oralmente em aramaico, sua lngua materna. Como nada escreveu, a sua palavra devia ressoar sobre os discpulos. Por isso, catequese do grego katecho, fazer ressoar. Ressonncia significava a voz na presena dos discpulos. O discpulo que tivesse recebido o ensinamento era ressoado, ou seja, catequizado. Depois de catequizado, poderia catequizar outros. Pode-se dizer que Jesus proclamou, junto aos discpulos, o mais conciso e ordenado sistema de uma filosofia universal. Ali se achava tudo o que alma necessitava saber a respeito de Deus, da criao e da vida quotidiana, tanto naquela poca como nas vindouras. O sermo tinha um carter universalista, uma espcie de carta magna para toda a humanidade. 2) Qual o significado de monte ou montanha? O monte o lugar de destaque na vida religiosa dos povos. o lugar da solido, da orao e da revelao. Segundo uma constante tradio bblica, o lugar prprio para os encontros com Deus. Na Grcia, o monteOlmpico; na ndia, o monte Meru; na China, o monte Kuen-luen. H, tambm, o monte Sinai, o monte das Oliveirasetc., cada qual com sua particularidade. 3) Qual o significado do Sermo de Monte? Tambm chamado Sermo da Montanha ou Sermo das BemAventuranas, foi pronunciado por Jesus na fralda de um de um monte, em Cafarnaum, dirigindo-se a todas as pessoas que o seguiam. Nele Jesus faz uma sntese das leis morais que regem a humanidade. O Sermo do Monte veio para reformar a humanidade na sua totalidade. No para uma religio, mas para toda a religio. Segundo alguns religiosos, o sermo do monte o mais revolucionrio dos discursos humanos, simplesmente porque divino. Quando acabou de proferir o sermo, os discpulos disseram: Este ensina como quem tem autoridade.

4) Quais so as oito regras do sermo? 1.) Bem-aventurados os pobres de esprito, porque deles o reino dos cus. 2.) Bem-aventurados os que choram, porque sero consolados. 3.) Bem-aventurados aqueles que so brandos e pacficos, porque herdaro a Terra. 4.) bem-aventurados os que tm fome e sede de justia, porque sero saciados. 5.) Bem-aventurados aqueles que so misericordiosos, porque alcanaro misericrdia. 6.) Bem-aventurados aqueles que tm puro o corao, porque vero a Deus. 7.) bem-aventurados os que sofrem perseguio pela justia, porque o reino dos cus para eles. 8.) Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vs. Regozijai-vos e exultai, porque grande o vosso galardo nos cus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vs. (Mateus, 5, 1 a 12) 5) O que se entende por bem-aventurana? Termo tcnico para indicar uma forma literria que se encontra quer no Antigo quer no Novo Testamento. A Bem-Aventurana uma declarao de bno com base em uma virtude ou na boa sorte. A frmula se inicia com "bem-aventurado aquele..." Com Jesus toma a forma de um paradoxo: a bem-aventurana no proclamada em virtude de uma boa sorte, mas exatamente em virtude de uma m sorte: pobreza, fome, dor, perseguio. Segundo Wendisch, as bem-aventuranas so uma espcie de torah (lei). Nos paradoxos (ir contra a opinio comum), Jesus ensinou o avesso daquilo que os homens pensavam, fazendo-os refletir na felicidade, no como a posse de bens materiais, mas como estar na viso e posse de Deus.

6) H diferena entre reino dos cus e reino de Deus? A palavra cus foi usada por Mateus; os outros evangelistas usaram a palavra Deus. Explicao: Mateus usou reino dos cus, porque Deus era um nome inefvel que os judeus se abstinham de pronunciar com receio de dizerem em vo. Lucas, ao compor o seu Evangelho para os cristos convertidos do paganismo, que por isso no tinham os mesmos escrpulos, diz correntemente como Marcos: o reino de Deus ou ento reinado de Deus. 7) A redao dos Evangelhos prendeu-se mais letra ou ao sentido? Os Apstolos, ao registrarem por escrito, as palavras de Cristo, prenderam-se mais ao sentido do que letra. Por exemplo, a inscrio que Pilatos mandou colocar na cruz devia ser conforme a letra. Contudo, anotamos as seguintes divergncias verbais: Jesus o Nazareno, o rei dos judeus, Joo 19,19, Este Jesus, o rei dos Judeus, Mat. 27,37, O rei dos Judeus, este, Luc. 23,38, O rei dos Judeus, Marc. 15,26. 8) Qual a importncia de Jesus falar ao ar livre? O mestre no quis pronunciar o seu discurso inaugural no interior de uma sinagoga ou nos prticos do Templo. Para fazer ouvir uma mensagem destinada aos homens de todos os tempos, precisava de ar livre, de altitude, dos horizontes sem limite da natureza. Ele falava do impulso de progresso, da ressonncia, do movimento. Dizia: as raposas tm as suas tocas, os pssaros os seus ninhos, mas Ele no ter um teto onde reclinar a cabea. Caminhar sempre, sem parar. 9) Qual a funo das Igrejas nos dias atuais? A Igreja, de qualquer espcie que for, no pode permanecer somente como instituio. Deve ser um movimento, um processo de aperfeioamento das almas. A Igreja no um estabelecimento, um movimento, a sua funo renovar a face da terra, quebrando preconceitos e denunciando os conformismos. Paulo foi muito feliz quando disse: Embora se destrua em ns o homem exterior, o homem interior vai-se renovando de dia para dia. 25/09/2007

Sermo da Montanha - Subsdios para uma Melhor Compreenso 1) "Bem-aventurados os pobres pelo esprito" e no "pobres de esprito". Nem no texto grego do primeiro sculo, nem na traduo latina da Vulgata se encontra o tpico "pobres de esprito", mas sim " pobres pelo esprito", ou seja, "pobres segundo o esprito" (em grego: t pneumati, no terceiro caso, dativo, no no segundo, genitivo; em latim: spiritu, no sexto caso, ablativo, no no genitivo). Na traduo "de esprito" entende-se o genitivo, como se dissssemos "fulano pobre de sade, de inteligncia", isto , falta-lhe sade, inteligncia. (p. 19) 2) "Bem-aventurados os que tem fome e sede de justia". A palavra "justia", toda vez que ocorre nas sagradas Escrituras, significa a relao ou atitude justa e reta que o homem assume em face de Deus. No se refere justia no sentido jurdico, do plano horizontal, como usada na vida social de cada dia. Justia , pois, a compreenso intuitiva de Deus (a mstica) e o seu natural transbordamento na vida cotidiana (a tica). (p. 38) O Divino proclama felizes os que sofrem essa fome e sede da experincia de Deus, porque eles sero "saciados". 3) "Bem-aventurados os pacificadores" e no "pacficos". A traduo "pacficos", em vez de "pacificadores", que se encontra em muitas verses portuguesas, no corresponde ao sentido do original grego eirenopoio, nem ao latim pacifici, porque ambos significam um processo ativo e dinmico e no apenas um estado passivo de paz. (p. 40) 4) "Bem-aventurados os que sofrem perseguio por causa da justia". Justia significa atitude justa e reta do homem para com Deus. O homem "justo", nos livros sacros, o homem santo, o homem crstico, o homem que realizou em alto grau o seu Eu divino pela

experincia mstica manifestada na tica. O homem "justo" o homem que se guia, invariavelmente, pelos dois grandes mandamentos, o amor a Deus e a caridade do prximo. (p. 50) 5) Complemento Se todos os livros religiosos da humanidade perecessem e s se salvasse o Sermo da Montanha, nada estaria perdido. Nele se encontram o Oriente e o Ocidente, o Brahmanismo e o Cristianismo e a alma de todas as grandes religies da humanidade, porque sntese da mstica e da tica, que ultrapassa todas as filosofias e teologias meramente humanas. O que o Nazareno disse, nessa mensagem suprema do seu Evangelho, representa o patrimnio universal das religies - seja o Kybalion de Hermes Trismegistos, do Egito, sejam os Vedas, de Bhagavad Gita ou o Tao Te King de LaoTs, do Oriente, sejam Pitgoras, Scrates, Plato ou os Neoplatnicos, sejam So Joo da Cruz, Meister Eckhart, Tolstoi, Tagore, Gandhi ou Schweitzer - todos convergem nesta mesma Verdade, assim como as linhas de uma pirmide, distantes na base, se unem todas num nico ponto, no vrtice. (p. 16) Cpia integral de trechos do livro O Sermo da Montanha, escrito por Huberto Rohden. So Paulo: Martin Claret, 2003. (Coleo Obra Prima de cada Autor) (Org. por Srgio Biagi Gregrio)

VERSO MODERNA DO SERMO DA MONTANHA

- Bem-aventurados os pobres de ambies escuras, de sonhos vos, de projetos vazios e de iluses desvairadas, que vivem construindo o bem com o pouco que possuem, ajudando em silncio, sem a mania de glorificao pessoal, atentos vontade do Senhor e distrados das exigncias da personalidade, porque vivero sem novos dbitos, no rumo do cu que lhes abrir as portas de ouro, segundo os ditames sublimes da evoluo.

- Bem-aventurados os que sabem esperar e chorar, sem reclamao e sem gritaria, suportando a maledicncia e o sarcasmo, sem dio, compreendendo nos adversrios e nas circunstncias que os ferem, abenoados aguilhes do socorro divino, a impeli-los para diante, na jornada redentora, porque realmente sero consolados.

- Bem-aventurados os mansos, os delicados e os gentis que sabem viver sem provocar antipatias e descontentamentos, mantendo os pontos de vista que lhes so peculiares, conferindo, ao prximo, o mesmo direito de pensar, opinar e experimentar de que se sentem detentores, porque, respeitando cada pessoa e cada coisa em seu lugar, tempo e condio, equilibram o corpo e a alma, no seio da harmonia, herdando longa permanncia e valiosas lies na Terra.

- Bem-aventurados os que tem fome e sede de justia, aguardando o pronunciamento do Senhor atravs dos acontecimentos inelutveis da vida, sem querelas nos tribunais e sem papelrios perturbadores que somente aprofundam as chagas da aflio e aniquilam o tempo, trabalhando e aprendendo sempre com os ensinamentos vivos do mundo, porque, efetivamente, um dia sero fartos.

- Bem-aventurados os misericordiosos, que se compadecem dos justos e dos injustos, dos ricos e dos pobres, dos bons e dos maus, entendendo que no existem criaturas sem problemas, sempre dispostos obra de auxlio fraterno a todos, porque, no dia da visitao da luta e da dificuldade, recebero o apoio e a colaborao de que necessitem.

- Bem-aventurados os limpos de corao que projetam a claridade de seus intentos puros, sobre todas as situaes e sobre todas as coisas, porque encontraro a "parte melhor" da vida, em todos os lugares, conseguindo penetrar a grandeza dos propsitos divinos.

- Bem-aventurados os pacificadores que toleram sem mgoa os pequenos sacrifcios de cada dia, em favor da felicidade de todos, e que nunca atiam o incndio das discrdias com a lenha da injria ou da rebelio, porque sero considerados filhos obedientes de Deus.

- Bem-aventurados os que sofrem a perseguio ou incompreenso por amor solidariedade, ordem, ao progresso e paz, reconhecendo acima da epiderme sensvel, os sagrados interesses da Humanidade, servindo sem cessar ao engrandecimento do esprito comum, porque assim se habituam transferncia justa para as atividades do Plano Superior.

- Bem-aventurados todos os que forem dilacerados e contundidos pela mentira e pela calnia, por amor ao ministrio santificante do Cristo, fustigados diariamente pela reao das trevas, mas agindo valorosos, com pacincia, firmeza e bondade pela vitria do Senhor,

porque se candidatam, desse modo, coroa triunfante dos profetas celestiais e do prprio Mestre que no encontrou, entre os homens, seno a cruz pesada, antes da gloriosa ressurreio.

Rejubilem-se, cada vez mais, quantos estiverem nessas condies, porque, hoje e amanh, so bem-aventurados na Terra e nos Cus.

Humberto de Campos ( Irmo X ) Sermo , conforme os dicionrios, discurso religioso, doutrinal ou moral; reprimenda com inteno de moralizar; admoestao e crtica. Em seu messianato, Jesus proferiu quatro sermes, pblicos e privados, com destinao certa e procurando atingir seus objetivos. Os pblicos eram feitos em lugares que marcaram a passagem do Mestre, que ensinava caminhando. Os privados, feitos em reunies fechadas com seus discpulos. O primeiro deles e o mais importante o Sermo da Montanha, tambm chamado O Sermo das BemAventuranas. (Mateus 5-7, Marcos 5 e Lucas 6) O segundo o Sermo Proftico. (Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 17.20-37) O terceiro denominado Sermo do Cenculo, (Joo 14 - 17) e o ltimo representa uma reprimenda e severa admoestao aos escribas e fariseus: o Sermo dos Oito Ais. (Mateus 23) O 1 Sermo de Jesus de Nazar proferido no primeiro ano da sua pregao (c. 30 d.C.), tradicionalmente localizado num monte na costa Norte do Mar da Galileia, perto da cidade de Cafarnaum foi o Sermo da Montanha ou das Bem-aventuranas, um longo discurso de Jesus que pode ser lido no Evangelho de So Mateus.Este discurso pode ser considerado como um resumo dos ensinamentos de Jesus. - Mahatma Gandhi disse: se toda a literatura espiritual da Humanidade desaparecesse, e s se salvasse o Sermo da Montanha, nada estaria perdido. - As Bem- aventuranas representam o mais violento contraste entre os padres do homem material e o ideal do ser espiritual. - Elas englobam uma srie de situaes, humanas, em que no momento nos parecem que so prejuzo. Mas atado a esse prejuzo, sempre uma situao bonita que prometida.

AS Bem-aventuranas Bem-aventurados os pobres em esprito, porque deles o reino dos cus. Pobres em espirito Jesus no entende os homens desprovidos de inteligncia, mas os humildes: Ele disse que o reino dos cus deles e no dos orgulhosos. Bem-aventurados os que choram porque sero consolados. (Os que choram: os que sofrem suportando resignadamente suas provas e expiaes, sem fazer outros sofrerem (quitar-se-o e evoluiro, vendo que valeu a pena tudo superar) Bem-aventurados os mansos, porque possuiro a terra. Os mansos: os que no agridem nem violentam e, assim, no provocam nem geram novos problemas (podero reencarnar na Terra regenerada). Bem-aventurados os que tm fome e sede de justia, porque sero saciados. Os que tm fome e sede de justia: os que querem a verdade e o bem (essa a justia divina e tero com fartura se houverem semeado). Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcanaro misericrdia. O Evangelho nos ensina que a misericrdia o complemento da mansuetude, pois os que no so mansos, tambm no so misericordiosos. Mas essa beatitude no deve ser apenas moral e filantrpica, nem se devem perdoar as ofensas humilhando o ofensor ou ostentando generosidade para ser admirado pelos homens. Bem-aventurados os puros de corao, porque vero a Deus. Os limpos de corao: os que no tm malcia nem maldade e agem com toda pureza e sinceridade de propsitos e, assim, no pactuam com o mal (limpos na sensibilidade, percebem melhor o que prprio da espiritualidade superior). Bem-aventurados os pacificadores, porque sero chamados filhos de Deus. Os pacificadores: os que procuram conciliar tudo e todos, favorecendo a harmonia geral (gozaro da paz que viveram e instalaram). Bem-aventurados os que sofrem perseguio, por causa da justia, porque deles o reino dos Cus. Os que forem perseguidos e injuriados por seu anseio de justia e em nome de Jesus ( sinal de evoluo e merecimento espiritual - Bem-aventurado. Qual a traduo disso? Bem-encaminhado, feliz.

-Imaginem chamar felizes os pobres em espirito, felizes os que choram, felizes os injustiados, felizes os que sofrem perseguio, -Existe uma aparente contradiomas Jesus proclama felizes, precisamente, aqueles que o mundo considera infelizes. - Jesus ensinou o avesso daquilo que os homens pensavam. - A proposta de Jesus para a nossa vida passa o tempo todo, no pela soluo mgica das situaes, mas pela proposta de um processo, parte por parte. Exultai e alegrai-vos, porque grande ser a vossa recompensa nos Cus; porque tambm assim perseguiram os profetas que vos precederam. Vs sois o sal da terra! Ora, se o sal se corromper, com que se hde salgar? No serve para mais nada, seno para ser lanado fora e ser pisado pelos homens. -Jesus alerta-nos nesta passagem que o sal necessrio para o equilbrio devemos ns tambm ser esse mesmo equilbrio nem salgado nem insosso. Devemos ter moderao em nossos atos e nossa conduta. Vs sois a luz do mundo: No se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem se acende a candeia para a colocar debaixo do alqueire, mas sim em cima do velador, e assim alumia a todos os que esto em casa. Brilhe a vossa luz diante dos homens de modo que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem vosso Pai, que est nos Cus -Em A Gnese aprendemos que inicialmente Deus criou a luz, no do sol ou das estrelas, mas a luz csmica. E Jesus diz "Eu sou a luz do mundo", mas completa: "vs tambm sois a luz do mundo". E luz vida, beleza, alegria. A luz da essncia humana veio da luz da Essncia Divina. O prprio Cristo afirma que tambm Ele veio da luz Infinita que ele chama o Pai. E diz categrico: "Ningum vai ao Pai a no ser por mim; eu sou o caminho, a verdade e a vida; quem me segue no anda em trevas, mas tem a luz da vida". No penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas: No vim revogla, mas complet-la. Porque, em verdade, vos digo: At que passem o Cu e a Terra, no passar um s jota ou um s pice da Lei, sem que tudo se cumpra. -Jesus no veio destruir a lei, quer dizer, a lei de Deus, ele veio cumpri-la, por outras palavras desenvolv-la, dar-lhe o seu verdadeiro sentido, e apropria-la ao grau de adiantamento dos homens. No passar um s jota ou um s pice da Lei, sem que tudo se cumpra. Jesus quis dizer que era necessrio que a lei de Deus fosse cumprida, ou seja, que fosse praticada sobre toda a

terra, em toda a sua pureza, com todos os seus desenvolvimentos e todas as suas consequncias. Pois de que serviria estabelecer essa lei, se ela tivesse de ficar como privilgio de alguns homens ou mesmo de um s povo? Todos os homens, sendo filhos de Deus, so, sem distines, objetos da mesma solicitude. Mas o papel de Jesus no foi simplesmente o de um legislador moralista, sem outra autoridade que a sua palavra. Ele veio cumprir as profecias que haviam anunciado o seu advento. Sua autoridade decorria da natureza excecional do seu Esprito e da natureza divina da sua misso. Ele veio ensinar aos homens que a verdadeira vida no est na Terra, mas no Reino dos Cus, ensinar-lhes o caminho que os conduz at l, os meios de se reconciliarem com Deus, e os advertir sobre a marcha das coisas futuras, para o cumprimento dos destinos humanos. No obstante, ele no disse tudo, e sobre muitos pontos limitou-se a lanar o germe de verdades que ele mesmo declarou no poderem ser ento compreendidas. Falou de tudo, mas em termos mais ou menos claros, de maneira que, para entender o sentido oculto de certas palavras, era preciso que novas ideias e novos conhecimentos viessem dar-nos a chave. Essas ideias no podiam surgir antes de um certo grau de amadurecimento do esprito humano. A cincia devia contribuir poderosamente para o aparecimento e o desenvolvimento dessas ideias. Era preciso, pois, dar tempo cincia para progredir. Portanto, se algum violar um destes mais pequenos preceitos, e ensinar assim aos homens, ser o menor no reino dos Cus. Mas aquele que os praticar e ensinar, ser grande no reino dos Cus. Porque Eu vos digo: Se a vossa virtude no superara dos escribas e fariseus, no entrareis no reino dos Cus. Ouvistes que foi dito aos antigos: "No matars; aquele que matar est sujeito a ser condenado". Eu, porm, digo-vos: Quem se irritar contra o seu irmo ser ru perante o tribunal; quem lhe disser raca ser ru diante do Sindrio. E quem lhe chamar louco ser ru da Geena do fogo. Se fores, portanto, apresentar uma oferta sobre o altar e ali te recordares de que o teu irmo tem alguma coisa contra ti, deixa l a tua oferta diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmo; depois; volta para apresentar a tua oferta. Com o teu adversrio mostra-te conciliador, enquanto caminhardes juntos, para no acontecer que te entregue ao juiz e este guarda e te mandem para a priso. Em verdade te digo: No sairs de l at que pagues o ltimo centavo. - H na prtica do perdo, e na prtica do bem, em geral, alm de um efeito moral, um efeito tambm material. A morte, como se

sabe, no nos livra dos nossos inimigos. Os Espritos vingativos perseguem sempre com o seu dio, alm da sepultura, aqueles que ainda so objeto do seu rancor. Da ser falso, quando aplicado ao homem, o provrbio: Morto o co, acaba a raiva. O Esprito mau espera que aquele a quem queira mal esteja encerrado em seu corpo, e assim menos livre, para mais facilmente o atormentar, atingindo-o nos seus interesses ou nas suas mais caras afeies. Ouvistes que foi dito: "No cometers adultrio". Eu, porm, digovos que todo aquele que olhar para uma mulher, desejando-a, j cometeu adultrio com ela no seu corao. Portanto, se o teu olho for para ti origem de pecado, arranca-o e lana-o fora, pois melhor perder-se um dos teus membros do que todo o corpo ser atirado Geena. E se a tua mo direita for para ti origem de pecado, corta-a e deita-a fora, porque melhor perder-se um s dos membros do que todo o teu corpo ser lanado Geena. Tambm foi dito: "Aquele que rejeitar sua mulher, d-lhe carta de repdio". Eu, porm, digo-vos: Aquele que repudiar sua mulher exceto em caso de adultrio expem-na a adultrio, e quem casar com a repudiada comete adultrio. - Mas nem mesmo Jesus consagrou a indissolubilidade absoluta do casamento. No disse ele: Moiss, pela dureza dos vossos coraes, vos permitiu repudiar as vossas mulheres? Isto significa que, desde os tempos de Moiss, no sendo a mtua afeio o motivo nico do casamento, a separao podia tornar-se necessria. Mas acrescenta: no princpio no foi assim, ou seja, na origem da Humanidade, quando os homens ainda no estavam pervertidos pelo egosmo e orgulho, e viviam segundo a lei de Deus, as unies, fundadas na simpatia recproca e no sobre a vaidade ou a ambio, no davam motivo ao repdio. E vai ainda mais longe, pois especifica o caso em que o repdio pode verificar-se: o de adultrio. Ora, o adultrio no existe onde reina uma afeio recproca sincera. verdade que probe ao homem desposar a mulher repudiada, mas necessrio considerar os costumes e o carter dos homens do seu tempo. A lei mosaica prescrevia a lapidao para esses casos. Querendo abolir um costume brbaro, precisava, naturalmente, de estabelecer uma penalidade, que encontrou na ignomnia decorrente da proibio de novo casamento. Era de qualquer maneira, uma lei civil substituda por outra lei civil, que, por sua vez, como todas as leis dessa natureza, devia sofrer a prova do tempo. Do mesmo modo, ouvistes que foi dito aos antigos: "No perjurars, mas cumprirs os teus juramentos ao Senhor". Eu, no entanto, digovos: No jureis de maneira nenhuma: Nem pelo Cu, que o trono

de Deus, nem pela Terra, que o escabelo dos Seus ps, nem por Jerusalm, que a cidade do grande Rei. No jures pela tua cabea, porque no te dado transformar um s dos teus cabelos em branco ou preto. Seja este o vosso modo de falar: Sim, sim; no, no; tudo o que for alm disto procede do esprito do mal. Ouviste que foi dito: "Olho por olho, e dente por dente". Eu digo-vos: No oponhais resistncia ao mau; se algum te bater na face direita, oferece-lhe tambm a outra. E se algum quiser pleitear contigo para te tirar a tnica d-lhe tambm a capa. Se algum te obrigar a acompanh-lo durante uma milha, acompanha-o durante duas. D a quem te pede, e no voltes as costas a quem te pedir emprestado. -Para o orgulhoso, esta mxima parece uma covardia, porque ele no compreende que h mais coragem em suportar um insulto, que em se vingar. E isto, sempre, por aquele motivo que no lhe permite enxergar alm do presente. Por essas palavras, Jesus no proibiu a defesa, mas condenou a vingana. Dizendo-nos, para oferecer uma face quando formos batidos na outra, disse, por outras palavras, que no devemos retribuir o mal com o mal; que o homem deve aceitar com humildade tudo o que tende a reduzir-lhe o orgulho; que mais glorioso para ele ser ferido que ferir; suportar pacientemente uma injustia que comet-la; que mais vale ser enganado que enganar, ser arruinado que arruinar os outros. Isto, ao mesmo tempo, a condenao do duelo, que nada mais que uma manifestao do orgulho. Ouvistes que foi dito: "Amars o teu prximo e odiars o teu inimigo". Eu, porm, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem. Fazendo assim, tornar-vos-eis filhos do vosso Pai que est nos Cus; pois Ele faz que o sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores. Porque, se amais os que vos amam, que recompensa haveis de ter? No o fazem j os publicanos? E, se saudais somente os vossos irmos que fazeis de extraordinrio? No o fazem tambm os pagos? Sede, pois, perfeitos, como perfeito vosso Pai celeste. - Se o amor do prximo o princpio da caridade, amar aos inimigos a sua aplicao sublime, porque essa virtude constitui uma das maiores vitrias conquistadas sobre o egosmo e o orgulho. No obstante, geralmente nos equivocamos quanto ao sentido da palavra amor, aplicada a esta circunstncia. Jesus no pretendia, ao dizer essas palavras, que se deve ter pelo inimigo a mesma ternura que se tem por um irmo ou por um amigo. A ternura pressupe confiana. Ora, no se pode ter confiana

naquele que se sabe que nos quer mal. No se pode ter para com ele as efuses da amizade, desde que se sabe que capaz de abusar delas. Entre pessoas que desconfiam umas das outras, no pode haver os impulsos de simpatia existentes entre aquelas que comungam nos mesmos pensamentos. No se pode, enfim, ter a mesma satisfao ao encontrar um inimigo, que se tem com um amigo. Esse sentimento, por outro lado, resulta de uma lei fsica: a da assimilao e repulso dos fluidos. O pensamento malvolo emite uma corrente fludica que causa penosa impresso; o pensamento benvolo envolve-nos num eflvio agradvel. Da a diferena de sensaes que se experimenta, aproximao de um inimigo ou de um amigo. Amar aos inimigos no pode, pois, significar que no se deve fazer nenhuma diferena entre eles e os amigos. Amar aos inimigos, no , pois, ter por eles uma afeio que no natural, uma vez que o contato de um inimigo faz bater o corao de maneira inteiramente diversa que o de um amigo. Mas no lhes ter dio, nem rancor, ou desejo de vingana. perdolos sem segunda inteno e incondicionalmente, pelo mal que nos fizeram. no opor nenhum obstculo reconciliao. desejarlhes o bem em vez do mal. alegrar-nos em lugar de aborrecer-nos com o bem que os atinge. estender-lhes a mo prestativa em caso de necessidade. abster-nos, por atos e palavras, de tudo o que possa prejudic-los. , enfim, pagar-lhes em tudo o mal com o bem, sem a inteno de humilh-los. Todo aquele que assim fizer, cumpre as condies do mandamento: Amai aos vossos inimigos. Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para vos tornardes notados por eles. De contrrio, no tereis nenhuma recompensa do vosso Pai que est nos Cus. Quando, pois, deres esmola, no permitas que toquem trombeta diante de ti, como fazem os hipcritas, nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem louvados pelos homens. Em verdade vos digo: j receberam a sua recompensa. Quando deres esmola, que a tua mo esquerda no saiba o que fez a direita, a fim de que a tua esmola permanea em segredo; e teu Pai, que v o oculto, premiar-te-. Quando orardes, no sejais como os hipcritas, que gostam de rezar, de p, nas sinagogas, e nos cantos das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que j receberam a sua recompensa. Tu, quando orares, entre no teu quarto, e, fechada a porta, reza em segredo a teu Pai, pois Ele, que v o oculto, recompensar-te-. Nas vossas oraes no sejais como os gentios, que usam de vs repeties, porque pensam que, por muito falarem, sero atendidos. No faais como

eles, porque o vosso Pai celeste sabe do que necessitais antes de vs Lho pedirdes. - Fazer o bem sem ostentao tem grande mrito. Esconder a mo que d ainda mais meritrio, o sinal incontestvel de uma grande superioridade moral. Porque, para ver as coisas de mais alto que o vulgo, necessrio fazer abstrao da vida presente e identificar-se com a vida futura. necessrio, numa palavra, colocar-se acima da humanidade, para renunciar satisfao do testemunho dos homens e esperar a aprovao de Deus. Aquele que preza mais a aprovao dos homens que a de Deus, prova que tem mais f nos homens que em Deus, e que a vida presente para ele mais do que a vida futura, ou at mesmo que no cr na vida futura. Se ele diz o contrrio, age, entretanto, como se no acreditasse no que diz. -Rezai, pois, assim: "Pai-nosso, que estais nos cus, santificado seja o Vosso nome, venha a ns o Vosso reino; faa-se a Vossa vontade, assim na terra como no Cu. O po nosso de cada dia nos d hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como ns perdoamos a quem nos tem ofendido e no nos deixeis cair em tentao, mas livrai-nos do mal". Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, tambm o vosso Pai celeste vos perdoar a vs. Se, porm, no perdoardes aos homens as suas ofensas, tambm o vosso Pai vos no perdoar as vossas. E, quando jejuardes, no mostreis um ar sombrio, como os hipcritas que desfiguram o rosto para que os outros vejam que jejuam. Em verdade vos digo que esses j receberam a sua recompensa. Tu, porm, quando jejuares, perfuma a cabea e lava o rosto, para que o teu jejum no seja conhecido dos homens, mas de teu Pai que est presente no oculto; e teu Pai, que v no oculto, recompensar-te-. No acumuleis tesouros na terra, onde a ferrugem e a traa os corroem e os ladres arrombam os muros, a fim de os roubar. Acumulai tesouros no Cu, onde nem a traa nem a ferrugem os corroem nem os ladres arrombam os muros, a fim de os roubar. Pois onde estiver o teu tesouro, a estar tambm, o teu corao. A lmpada do corpo o olho; se o teu olho estiver so, todo o teu corpo andar iluminado, Se, porm, o teu olho for mau, todo o teu corpo andar em trevas. Portanto, se a luz que h em ti so trevas quo grandes sero essas trevas! - Se a riqueza a fonte de muitos males, se excita tantas ms paixes, se provoca mesmo tantos crimes, no a ela que devemos ater-nos, mas o homem que dela abusa, como abusa de todos os dons de Deus. Pelo abuso, ele torna pernicioso o que

poderia ser-lhe mais til, o que uma consequncia do estado de inferioridade do mundo terreno. Se a riqueza s tivesse de produzir o mal, Deus no a teria posto na Terra. Cabe ao homem transform-la em fonte do bem. Se ela no uma causa imediata do progresso moral, , sem contestao, um poderoso elemento do progresso intelectual. Ningum pode servir a dois senhores, porque, ou h-de odiar um e amar o outro ou se dedicar a um e desprezar o outro. No podeis servir a Deus e s riquezas. Por isso vos digo: No vos inquieteis quanto vossa vida, com o que haveis de comer ou de beber, nem quanto ao, vosso corpo com o que haveis de vestir. Porventura no o corpo mais do que o vestido e a vida mais do que o alimento? Olhai para as aves do cu: No semeiam, nem ceifam, nem recolhem em celeiros; e o vosso Pai celeste alimenta-as. No valeis vs mais do que elas? Qual de vs, por mais que se preocupe, pode acrescentar um s cvado durao de sua vida? Porque vos preocupais com o vesturio? Olhai como crescem os lrios do campo! No trabalham nem fiam. Pois Eu vos digo: Nem Salomo, em toda a sua magnificncia, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanh lanada ao fogo, como no far muito mais por vs, homens de pouca f? No vos preocupeis, dizendo: "Que comeremos ns, que beberemos, ou que vestiremos?". Os pagos, esses sim, afadigam-se com tais coisas; porm, o vosso Pai Celeste bem sabe que tendes necessidade de tudo isso. Procurai primeiro o Seu reino e a Sua justia, e tudo o mais se vos dar por acrscimo. No vos inquieteis, portanto, com o dia de amanh, pois o dia de amanh j ter as suas preocupaes. Bem basta a cada dia o seu trabalho. No julgueis para no serdes julgados, pois, conforme o juzo com que julgardes, assim sereis julgados; e, com a medida com que medirdes, assim sereis medidos. Porque reparas no argueiro que est no olho do teu irmo, e no vs a trave que est no teu olho? Como ousas dizer ao teu irmo: "Deixa-me tirar o argueiro do teu olho", tendo tu uma trave no teu? Hipcrita, tira primeiro a trave do teu olho e ento vers para tirar o argueiro do olho do teu irmo. No deis as coisas santas aos ces nem lanceis as vossas prolas aos porcos, para no acontecer que as pisem aos ps, e, acometendo-vos, vos despedacem. - Jesus no podia proibir de se reprovar o mal, pois ele mesmo nos deu o exemplo disso, e o fez em termos enrgicos. Mas quis dizer que autoridade da censura est na razo da autoridade moral

daquele que a pronuncia. Tornar-se culpvel daquilo que se condena nos outros abdicar dessa autoridade, e mais ainda, arrogar-se arbitrariamente o direito de represso. A conscincia ntima, de resto, recusa qualquer respeito e toda submisso voluntria quele que, investido de algum poder, viola as leis e os princpios que est encarregado de aplicar. A nica autoridade legtima, aos olhos de Deus, a que se apoia no bom exemplo. o que resulta evidentemente das palavras de Jesus. Pedi e dar-se-vos-; procurai e encontrareis; batei e abrir-se-vos-. Pois, quem pede recebe; e quem procura encontra; e ao que bate abrir-se-. Qual de vs, se o seu filho lhe pedir po, lhe dar uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dar uma serpente? Ora bem: Se vs, sendo maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai que est nos Cus dar coisas boas queles que Lhas pedirem. - Mas o progresso que cada homem realiza individualmente, durante a vida terrena, coisa insignificante, e num grande nmero deles, at mesmo imperceptvel. Como, ento, a Humanidade poderia progredir, sem a preexistncia e a r existncia da alma? Se as almas deixassem a Terra todos os dias, para no mais voltar, a Humanidade se renovaria sem cessar com as entidades primitivas, que teriam tudo a fazer e tudo a aprender. No haveria razo, portanto, para que o homem de hoje fosse mais adiantado que o dos primeiros tempos do mundo, pois que, para cada nascimento, o trabalho intelectual teria de recomear. A alma voltando, ao contrrio, com o seu progresso j realizado, e adquirindo de cada vez alguma experincia a mais, vai assim passando gradualmente da barbrie civilizao material, e desta civilizao moral. A essa autoridade, de natureza religiosa, vir juntar-se no plano filosfico, a das provas que resultam da observao dos fatos. Quando dos efeitos se quer remontar s causas, a reencarnao aparece como uma necessidade absoluta, uma condio inerente humanidade, em uma palavra, como uma lei da natureza. Ela se revela, pelos seus resultados, de maneira por assim dizer material, como o motor oculto se revela pelo movimento que produz. Somente ela pode dizer ao homem de onde ele vem, para onde vai, por que se encontra na Terra, e justificar todas as anomalias e todas as injustias aparentes da vida. Sem o princpio da preexistncia da alma e da pluralidade das existncias, a maior parte das mximas do Evangelho so ininteligveis, e por isso tem dado motivo a interpretaes to contraditrias. Esse princpio a chave que deve restituir-lhes o verdadeiro sentido.

Portanto, o que quiserdes que vos faam os homens, fazei-o tambm a eles, porque esta a Lei e os Profetas. Entrai pela porta estreita; porque larga a porta e espaoso o caminho que conduz perdio, e muitos so os que seguem por ele. Como estreita a porta e quo apertado o caminho que conduz vida, e como so poucos os que o encontram! Acautelai-vos dos falsos profetas que se vos apresentam disfarados de ovelhas, mas por dentro so lobos vorazes. Conhec-los-eis pelos seus frutos. Porventura podem-se colher uvas dos espinhos ou figos dos abrolhos? Toda a rvore boa d bons frutos, e toda a rvore m d maus frutos. A rvore boa no pode dar maus frutos, nem rvore m dar bons frutos. Toda a rvore que no d bons frutos cortada e lanada ao fogo. Pelos frutos, pois, os conhecereis. - Desde todos os tempos, certos homens exploram, em proveito de sua ambio, de seus interesses e de seu desejo de dominao, certos conhecimentos que possuam, para conseguirem o prestgio de um poder supostamente sobre humano ou de uma pretensa misso divina. So esses os falsos cristos e os falsos profetas. A difuso dos conhecimentos vem desacredit-los, de maneira que o seu nmero diminui, medida que os homens se esclarecem. O fato de operarem aquilo que, aos olhos de algumas pessoas, parece prodgio no , portanto, nenhum sinal de misso divina. Esses prodgios podem resultar de conhecimentos que qualquer um pode adquirir, ou de faculdades orgnicas especiais, que tanto o mais indigno como o mais digno podem possuir. O verdadeiro profeta se reconhece por caractersticas mais srias, exclusivamente de ordem moral. Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor, entrar no reino dos Cus, mas sim aquele que faz a vontade de Meu Pai que est nos Cus. Muitos Me diro naquele dia: "Senhor, Senhor, no foi em Teu nome que profetizmos, em Teu nome que expulsmos os demnios e em Teu nome que fizemos muitos milagres. E, ento, dir-lhes-ei: Nunca vos conheci; afastai-vos de Mim, vs que praticais a iniquidade". Quem escuta as Minhas palavras e as pe em prtica como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa; mas no caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Aquele, porm, que ouve as Minhas palavras e no as pe em prtica, semelhante ao nscio que edificou a sua casa sobre a areia. Caiu a

chuva, engrossaram os rios, sopraram os ventos contra aquela casa, e ela desmoronou-se; e grande foi a sua runa.

- As palavras de Jesus so eternas, porque so as verdades. No so somente as salvaguardas da vida celeste, mas tambm o penhor da paz, da tranquilidade e da estabilidade do homem entre as coisas da vida terrena. Eis porque todas as instrues humanas, polticas, sociais e religiosas, que se apoiarem nas suas palavras, sero estveis como a casa construda sobre a pedra. Os homens as conservaro, porque nelas encontraro a sua felicidade. Mas aquelas que se apoiarem na sua violao, sero como a casa construda sobre a areia: o vento das revolues e o rio do progresso as levaro de roldo. Trabalho elaborado por Rosa Mina Em 31-03-2013 Baseado no Evangelho segundo o Espiritismo

SEXTA-FEIRA, 25 DE MARO DE 2011 Quem so os bem aventurados Mdulo Cristianismo Aula: Quem so os bem aventurados

Objetivo: Levar os evangelizands a compreenderem que a realidade no intimo de cada um que nos leva alcanar a felicidade; que os sofrimentos bem suportados com pacincia e resignao nos levaro a venturana futura, e que se seguirmos os ensinamentos de Jesus desde cedo talvez no precisemos aprender pela dor para crescermos espiritualmente. As Bem-Aventuranas, dentro do Sermo da Montanha, no so somente ensinamentos, so na verdade experincias ntimas da vida de Jesus. No para ser lida e ouvida simplesmente. para ser sentida e refletida num profundo estado de espiritualidade. Mahatma Gandhi disse: se toda a literatura espiritual da

Humanidade perecesse, e s se salvasse o Sermo da Montanha, nada estaria perdido.

Contedo: Quem so os Bem aventurados? No sermo de Jesus ele fala: 1- Bem-aventurados os pobres de esprito, porque deles o reino dos cus. humildade para reconhecer sua situao de aprendiz do Cristo 2- Bem-aventurados os que choram, porque eles sero consolados. resignao, luta contra seu interior para se melhorar moralmente, encarar os problemas da vida como aprendizado 3- Bem-aventurados os mansos, porque terra. cultivar a paz, agir sem violncia eles herdaro a

4- Bem-aventurados os que tm fome e sede de justia porque eles sero saciados. acreditar na justia de Deus 5- Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcanaro misericrdia. Ter compaixo, saber perdoar e aceitar os defeitos do prximo 6- Bem-aventurados os puros de corao, porque eles vero a Deus. no dar abrigo para o dio, a inveja, o orgulho, a maledicncia... (nos atos e pensamentos) 7- Bem-aventurados os pacificadores, porque eles sero chamados filhos de Deus. prezar pela paz 8- Bem-aventurados os que so perseguidos por causa da justia, porque deles o reino dos cus. Bem-aventurados sois vs, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vs por minha causa. no se revoltar ao ser incompreendido por seguir os ensinamentos de Deus

Alegrai-vos e exultai, porque grande o vosso galardo nos cus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vs. Na realidade bem aventurados somos todos ns desde que sigamos as Leis de Deus. No precisamos necessariamente passar por todas as dores e sofrimentos para sermos bem aventurados. Bem-Aventurana = Grande felicidade

Sites: http://www.ceismael.com.br/artigo/sermao-monte.htm http://www.scribd.com/doc/6617572/As-Bem-Aventurancas http://www.terraespiritual.locaweb.com.br/espiritismo/artigo666.html http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/jesusensinamento 3.htm

Procedimentos: Iniciar a aula dizendo que hoje falaremos de felicidade. O que felicidade? Como conseguir felicidade? Podemos comprar? Algum pode nos dar de presente? Ento como consegui-la?? Certa vez Jesus falou do alto de uma montanha para algumas pessoas, e ele nos ensinou a buscar a felicidade, falou que quem seguir os caminhos ditados por ele sero bem aventurados (felizes). Algum tem alguma idia do que ele falou? Ele falou que precisamos Ter algumas qualidades que veremos mais adiante...

Jogo: Dividir a turma em dois grupos. Fazer perguntas ligadas ao dia a dia. As resposta deveria ser julgada pelos colegas se esto ou no de acordo com as Leis de Deus. E a cada resposta certa caminham uma casa no jogo e se errada ficam parados.

Devero ser feitas 3 perguntas para cada grupo, relativas as bemaventuranas. Pode ser feito um tabuleiro para ser preso em um dos murais. Os pinos podem ser taxinhas. (O ideal que sejam feitas mais perguntas para caso as crianas errem as respostas o jogo chegue ao final do tabuleiro)

PERGUNTAS DO JOGO:

1- PERDO: em um jogo de futebol um amigo chuta, sem querer, sua canela. O que voc faz?

2- AMOR AO PRXIMO: um colega de sala sempre vai mal vestido e seus melhores amigos ficam zoando ele. O que voc faz?

3- HONESTIDADE: voc vai ao mercado comprar po e o caixa lhe d troco a mais. O que voc faz?

4- F: sua me est muito doente e s tem voc em casa para ajud-la. O que voc faz?

5- PAZ: voc est na torcida das olimpadas da escola quando comea a maior briga. O que voc faz?

6- RESPONSABILIDADE: sua me est trabalhando e s tem voc e seus irmos mais novos em casa. O que voc faz?

Fixao: Quem so os bem aventurados? Fazer em papel pardo um cartaz com 6 virtudes. As crianas devero ligar as virtudes aos casos do jogo e desenha-las para no cartaz.

Onde Deus ocultou a felicidade voltar Uma das coisas que mais o homem busca a felicidade. E o que mais se ouve as criaturas afirmarem que so infelizes. Esse infeliz porque no tem dinheiro. Outro, porque lhe falta sade, outro ainda, porque o amor partiu. Ou nem chegou. Um reclama da solido. Outro, da famlia numerosa que o atormenta com mil problemas. Um terceiro aponta o excesso de trabalho. Aqueloutro, reclama da falta dele. Algum ama a chuva, o vento e o frio. Outro lamenta a estao invernosa que no lhe permite o gozo da praia, dos gelados e do calor do sol. Em todo esse panorama, o homem continua em busca da felicidade. Afinal, onde ser que Deus ocultou a felicidade? Soberanamente sbio, Deus no colocou a felicidade no gozo dos prazeres carnais. Isso porque uma criatura precisa de outra criatura para atingir a sua plenitude. Assim, quem vivesse s pelos roteiros da Terra, no poderia encontrar a felicidade. Amoroso e bom, o Pai tambm no colocou a felicidade na beleza do corpo. Porque ela efmera. Os anos passam, as estaes se sucedem e a beleza fsica toma outra feio.

A pele aveludada, sem rugas, sem manchas, no resiste ao tempo. E os conceitos de beleza se modificam no suceder das geraes. O que ontem era exaltado, hoje no merece aplausos. Tambm no a colocou na conquista dos louros humanos porque tudo isso igualmente transitrio. Os trofus, hoje conquistados, amanh passaro a outras mos, mostrando a instabilidade dos julgamentos e dos conceitos humanos. Igualmente, Deus no colocou a felicidade na sade do corpo, que hoje se apresenta e amanh se ausenta. Enfim, Deus, perfeito em todas as Suas qualidades, no colocou a felicidade em nada que dependesse de outra pessoa, de alguma coisa externa, de um tempo ou de um lugar. Estabeleceu, sim, que a felicidade depende exclusivamente de cada criatura. Brota da sua intimidade. Depende de seu interior. Como ensinou o extraordinrio Mestre Galileu: O reino dos cus est dentro de vs. Por isso, se faz vivel a felicidade na Terra. Goza-a o ser que no coloca condicionantes externas para a sua conquista. feliz porque ama algum, mesmo que esse algum no o ame. feliz porque pode auxiliar a outrem, mesmo que no seja reconhecido. feliz porque tem conscincia de sua condio de filho de Deus, imortal, herdeiro do Universo. No se atm a picuinhas, porque tem os olhos fixos nas estrelas, nos planetas que brilham no infinito. Se tem famlia, feliz porque tem pessoas para amar, guardar, amparar. Se no a tem, ama a quem se apresente carente e desamparado. Se tem sade, utiliza os seus dias para construir o bem. Se a doena se apresenta, agradece a oportunidade do aprendizado. Nada de fora o perturba. Se as pessoas no o entendem, prossegue na sua lida, consciente de que cada qual tem direito a suas prprias ideias. Se tem um teto, feliz por poder abrigar a outro irmo, receber amigos. Se no o tem, vive com a dignidade de quem est consciente de que nada, em verdade, nos pertence. Enfim, o homem feliz aquele que sabe que a Terra somente um lugar de passagem. Que sabe que veio de lugares distantes para c e que, cessado o tempo, retornar a outras paragens, lares de conforto e escolas de luz.

Moradas do Pai, nesse infinito Universo de Deus. * * * A verdadeira felicidade reside na conquista dos tesouros imperecveis da alma. Redao do Momento Esprita com base na palestra Em busca da felicidade, proferida por Sandra Della Pola, na Federao Esprita do Paran, em 09.05.2004. Disponvel no livro Momento Esprita, v. 5, ed. Fep. Em 05.03

A Verdadeira Felicidade quarta-feira, maio 27, 2009, 6:39 Artigos Espritas 1 comentario

Rodrigo nasceu numa favela e um menino muito pobre. Seu pai trabalha na construo civil, mas passa a maior parte do tempo desempregado, j que a sade debilitada no lhe permite fazer grandes esforos fsicos. O nico dinheiro garantido para o sustento da famlia so os minguados pagamentos que a me recebe como diarista. Todas as tardes, aps a aula, Rodrigo se rene com seus amigos para jogar futebol numa quadra de esportes existente na nica praa que h prximo favela. A quadra esportiva se situa na parte nobre do bairro. Defronte praa, h uma linda manso, protegida por muros bem altos, cercada por frondosas palmeiras e com um belssimo jardim. Todas as vezes que Rodrigo olha para aquela casa, suspira fundo e pensa: Se morasse naquela manso, eu seria muito feliz! Tiago nasceu em bero de ouro. Seu pai um empresrio muito bem

sucedido e sua me trabalha na televiso, apresentando um famoso programa de entretenimentos. Ele mora naquela linda e confortvel manso, defronte quadra de esportes. Vive cercado de mimos, carinhos e cuidados. Todas as tardes, Tiago, que paraplgico de nascimento, fica assistindo algazarra que os meninos da favela fazem na praa, principalmente Rodrigo, que chega com a bola debaixo do brao. Sempre liderando o grupo, distribui as equipes e, depois, driblando os adversrios com extrema facilidade, marca muitos gols que so comemorados com magnficas piruetas. Olhando para a quadra de esportes, Tiago suspira fundo e pensa: Se tivesse aquela sade, eu seria muito feliz! *** A impresso de que a felicidade est sempre fugindo de ns, ocorre devido ao esquecimento das provas que nos foram impostas, ou que escolhemos, para a reparao de faltas cometidas em outras existncias. Sendo a Terra um planeta de expiaes, natural que no encontremos aqui a felicidade suprema, mas alguns momentos de alegria que se alternaro com outros de tristezas e decepes.

Ocorre que muitas pessoas insistem em se ver como ser material, ignorando ou fingindo ignorar que o objetivo final das experincias encarnatrias a evoluo espiritual, razo de nossas passagens por este planeta. necessrio no nos esquecermos de que somos as mesmas pessoas que aqui estiveram no passado, em diversos estgios evolutivos e que, embora tenhamos galgado alguns degraus nesta escalada, h ainda um longo caminho a ser percorrido.

Antigos crimes precisam ser resgatados; faltas cometidas pedem reparaes; vcios precisam ser expurgados, maus sentimentos devem ser suplantados O Espiritismo veio lanar uma luz determinante sobre a questo da felicidade e dos sofrimentos terrenos. Est claro que, mais felizes, ou menos infelizes, so as pessoas que sabem se conduzir melhor na vida ou que escolheram provas menos duras para a encarnao presente. No quer dizer que todas sejam menos devedoras, mas podem ter solicitado uma experincia menos dolorosa, adiando para futuras oportunidades a reparao das faltas mais graves. Os menos felizes, ou mais infelizes, so os que escolheram, ou aos quais foi imputada uma encarnao de expiao e reparao de crimes mais pesados. O que ocorre que, beneficiado pela lei do esquecimento, que tem por objetivo, dentre outras coisas, livrar o Esprito encarnado do constrangimento de saber-se faltoso em experincias anteriores, o homem se revolta. O que provoca essa revolta a equivocada crena na unicidade da encarnao. Ora, se ns estivssemos no corpo pela primeira e ltima vez, seria natural que no nos conformssemos com o sofrimento que nos imposto, pois nada teramos a expiar e reparar. Mas, nesse caso, onde estariam a justia e o infinito amor divinos? Por que teramos sortes to diferenciadas, se fomos todos criados pelo mesmo Deus e se somos igualmente amados por Ele? A explicao do sofrimento presente encontra-se na lei de causa e efeito, a qual determina que todo mal praticado exige uma expiao e uma reparao. Sofremos hoje, porque provocamos sofrimentos no passado e precisamos expiar e reparar as faltas cometidas. No estamos simplesmente sendo punidos; estamos nos purificando; estamos nos elevando moralmente; estamos tentando pagar at o ltimo ceitil de nossa dvida, (S. Mateus, cap. V, vv. 25 e 26.). O objetivo final de todo Esprito a perfeio absoluta e se essa perfeio exige um estado de pureza a toda prova, natural, portanto, que haja a penitncia pelo sofrimento, pois somente

atravs dele que o Esprito se depura e encontra a felicidade plena que, definitivamente, no pertence a este mundo.

Vous aimerez peut-être aussi