Vous êtes sur la page 1sur 7

Histria das Olimpadas

Em honra a Zeus, a Grcia se reunia a cada quatro anos no Peloponeso, na confluncia dos rios Alfeu e Giadeo, onde se erguia a cidade de Olmpia, que a partir do ano 776 a.C. cedeu seu nome para aquele que viria a ser a maior competio esportiva em toda a histria da humanidade, os Jogos Olmpicos - mais tarde, genericamente Olimpadas - , que teve como primeiro vencedor o atleta Coroebus, cingido por uma coroa tranada por folhas de louro, nico prmio e smbolo da maior vitria.

Invadindo a era crist (disputava-se a 194a olimpada, quando nasceu Jesus Cristo), manteve seu esprito esportivo e seu condo mgico de unir homens fazendo-os disputar desafios, at o ano 394 d.C., quando o imperador Teodsio II ordenou sua interrupo, parecendo ento condenada ao desaparecimento, a se transformar em um dado histrico apenas. E por quase 1500 anos (exatamente 1492) foi assim, at a interveno de um idealista francs, o Baro Pierre de Cobertin.

A princpio, apenas homens eram admitidos na disputa, da qual passou a fazer parte, quase como um smbolo, uma homenagem perptua dos Jogos Grcia, a Maratona, corrida de fundo na distncia de 42 quilmetros e 500 metros, a mesma percorrida por um soldado grego, que a correr levou at Atenas a notcia da vitria de seu exrcito na batalha Maratona, cidade da tica, onde se combatiam os persas. Dada a notcia, caiu morto, tornando-se sinnimo da tenacidade.

Atenas foi escolhida pelo Baro de Cobertin com muita propriedade para a retomada dos Jogos Olmpicos em 1896, passando a serem conhecidos como os Jogos da Era Moderna. Uma era que j no dava ao desporto o poder de interromper guerras, mas, ao contrrio, era interrompido por elas. Nestes cem anos, o quadrinio olmpico silenciou seu toque de reunir nos anos de 1916, 1940 e 1944, durante a vigncia das chamadas Primeira e Segunda Guerras Mundiais.

Dos 13 pases que participaram dos Jogos de 1896, em Atenas, aos 187 pases e 10.788 atletas presentes em Atlanta, na 26a Olimpada da Era Moderna, mudaram conceitos, o amadorismo puro foi esquecido, o mercantilismo encontra cada vez mais espao, os pases investem milhes de dlares em suas delegaes, os Jogos so a melhor vitrine que os participantes poderiam ter e a mxima do Baro de Cobertin (Importante competir, no vencer) est cada vez mais esquecida.

Conceituao
Jogos Olmpicos - ou Olimpadas- um conjunto de provas esportivas de carter mundial, disputadas de 4 em 4 anos em cidades escolhidas debater as que se candidatam com antecedncia de 6 anos, junto ao Comit Olmpico Internacional ( C.O.I. ).

Pode participar dessas provas qualquer atleta ou equipe representando pas filiado ao C.O.I., desde que obedeam as normas estabelecidas pelos regulamentos olmpicos e pelas leis que regem os respectivos esportes. Atualmente, so 19 esses esportes: atletismo, basquete, boxe, canoagem, esgrima, ciclismo, futebol, ginstica, halterofilismo, hipismo, hquei na grama, iatismo, jud, luta, natao, remo, tiro e vlei. A cada pas organizador dado o direito de incluir 2 esportes no olmpicos no programa oficial.

Os jogos olmpicos Modernos- que comearam a se celebrar em 1896 so na verdade, uma nova verso dos festivais esportivos que os gregos realizavam, tambm de 4 em 4 anos, na antiga lida na honra de Zeus e de outros deuses q8ue habitavam o Olimpo. Dessa verso modernizada resultaram outras, inclusive a dos Jogos Olmpicos de Inverno.

Os jogos na Antiguidade
As origens dos antigos jogos pan-helnicos perdeu-se no tempo e frequentemente se confundem com a lenda. Uma das verses sobre a 1 competio olmpica apoia-se na fantstica histria segundo a qual ugias, rei de lida, inconformado com o cheiro que saa dos seus currais, encarregou Hrcules de limpa-los. O heri, a quem a lenda atribuiu espantosa fora, simplesmente desviou, com as prprias mos, o curso do rio Alfeu, fazendo a gua passar por onde pastavam 3 mil bois. Como ugias no ficasse satisfeito com a soluo, os dois tiveram uma desavena, Hrcules matou-o e em seguida instituiu os jogos para penitenciar-se perante aos deuses.

Decadncia e extino
Com a denominao romana da Grcia e da Macednia, no sculo II a.C., a cultura e os costumes helnicos, entre os quais a tradio dos jogos foram sendo assimilados pelos romanos. No entanto, as competies entraram e permanente e contnua decadncia, por diversos motivos. O principal foi o prprio temperamento do povo romano, que no cultuavam o esporte com esprito quase religioso dos gregos. Os romanos, na verdade, preferiam aos torneios atlticos o circo, onde os gladiadores lutavam pela vida em espetculos brbaros. Ao tempo de Augusto, j havia 21 circos em Roma. Esse total triplicaria nas duas dcadas seguintes, enquanto no havia mais do que dois ginsios como os que os gregos mantinham em Esparta e Atenas. Para os romanos, os jogos olmpicos no passavam de inofensivos e insiptos por meios esportivos que pouco a pouco foram perdendo o interesse. At que em 393 d.C. Teosdio I ( imp. 379-395 ), responsvel pela matana de 10 mil escravos gregos, sublevados em Tessalonica, pediu perdo a Ambrsio, bispo de Milo prometendo em troca converter-se ao catolicismo. Ambrsio concedeu o perdo ao imperador, exigindo que ele concordasse em extinguir todas as festas e cerimnias pags, entre as quais os jogos olmpicos.

O renascimento
Pierre de Fredy, baro de Coubertin ( 1863-1937 ), tornou-se o renovador dos jogos olmpicos, reinstituindo-os 16 sculos depois de sua extino. Amante dos esportes e admirador dos mtodos de pedagogia adotados por Thomas Arnold, na Inglaterra, Coubertin lanou, em 1894, numa reunio na Sorbonne, a idia de reviver a antiga tradio grega, atravs da qual esperava unir os povos. Em 1894, apoiado pelo americano William Sloane e pelo ingls Charles Herbert, e contando com a presena de representantes de 15 pases, fundou o C.O.I., organismo que at hoje controla todo o mundo olmpico. Dois anos depois, realizava-se em Atenas e 1 disputa dos jogos olmpicos da era moderna.

OS JOGOS DE HOJE
Desde o seu renascimento, com interrupes apenas durante as duas guerras mundiais, os jogos olmpicos tem-se realizado de 4 em 4 anos, cada vez com maior xito. Em 1896, em Atenas, 13 pases estiveram representados pe um total de 285 atletas. Em 1972, em Munique, o nmero de pases chegava a 121, enquanto o de atletas ia a 8.500. Se, por um lado, esse crescimento representa a vitria do ideal olmpico moderno, por outro gera, no mundo dos esportes, uma srie de problemas que os estudiosos atribuem ao prprio gigantismo dos jogos. Em primeiro lugar, torna-se cada vez mais difcil organizlos, pelo altssimo investimento financeiro que representam ( os alemes ocidentais gastaram cerca de 630 milhes de dlares com os de Munique ). Depois, pela importncia que a vitria noa campos do esporte passou a ter em termos de prestgio poltico. Finalmente, por outros problemas mais gerais, como o doping e o falso amadorismo. Mas alguns dos princpios olmpicos, lanados por Coubertin, ou por aqueles que o sucederam, tm sido mantidos. Oficialmente, os jogos continuam restritos a atletas amadores. O direito de organiz-los concedido a uma cidade, nunca um pas. No se contam pontos por pases. Ao atleta campeo concedido uma medalha de ouro; ao segundo lugar, uma medalha de prata; ao terceiro, uma medalha de bronze. Os que tiraram de quarto a sexto lugar ganham diplomas especiais. Em apenas 4 modalidades de esportes se reconhece recordes olmpicos: atletismo, natao, tiro e halterofilismo. Os jogos nunca podem durar mais de 16 dias, do desfile de abertura festa de encerramento. No se permite publicidade de espcie alguma, nos cartazes, boletins informativos e programas oficiais, ou em material usados pelos atletas. A bandeira olmpica - cinco anis entrelaados, nas cores azul, vermelho, verde, amarelo e preto, sobre o fundo branco- foi concebida por Coubertin e representa os cinco continentes nas cores com as quais se podiam cobrir, em 1920 - quando foi asteada pela primeira vez -, as bandeiras de todas as naes olmpicas. Sob o patrocnio do comit internacional, celebram-se jogos regionais: pan-americanos, asiticos, do mediterrneo, bolivarianos, centro-americanos, ibero-americanos. Contra o C.O.I., que punira a Indonsia por haver impedido a participao de Israel nos IV Jogos Asiticos, celebraram-se em Djacarta, por iniciativa pessoal do presidente Sukarno, os I Jogos das Novas Foras Emergentes, destinados a substituir, eventualmente, os jogos olmpicos. Mas os segundos jogos, marcados para Pequim, jamais se realizaram.

Colgio Estadual Presidente Humberto Castelo Branco

A ORIGEM DAS OLIMPADAS

Vitria Clia Rodrigus Cavalcante 1ano turma: b Professora: LICA

Vous aimerez peut-être aussi