Vous êtes sur la page 1sur 3

Questionrio Trilha vegetao de restinga.

Nome: Turno:

1) Observe o tipo de vegetao que h durante a trilha e descreva o que se encontra. 2) Cite quais as os tipos de plantas exticas e nativas que encontramos durante a trilha. Faa uma tabela. Exticas -------- Nativas 3) Descreva o caminho percorrido na trilha. 4) Encontrou algum lixo no cho durante a trilha? 5) Cite algo que mais te chamou a ateno. 6) Qual a rvore smbolo de Florianpolis? 7) Cite duas plantas medicinais que encontramos na trilha e comente as doenas que elas atuam. 8) Como podemos encontrar vegetao em meio as dunas? 9) Existe uma planta na vegetao de dunas que possui um papel fundamental na existncia de todas as outras plantas ao seu redor. Que planta essa e que funo tem? 10) Os lquens presentes em certas rvores podem ser considerados parasitas? 11) Qual o nome dos dois procedimentos que vimos na estao de tratamento de influentes da Casan? 12) Explique como funciona esses dois processos. 13) Por que utiliza-se cal na gua que est sendo tratada? 14) Por que o pinheiro considerado uma praga para a nossa vegetao nativa? 15) Quais so as consequncias malficas do cido presente nas folhas do pinheiro? 16) Pesquise o nome cientfico de 7 espcies vegetais que encontramos na trilha. 17) Quais os animais que voc conseguiu observar durante a trilha. 18) Para que usada a rvore smbolo de Florianpolis?

19) Quais so as propriedades medicinais da rvore pata de vaca? 20) Cite qual a diferena entre as plantas exticas e nativas. 21) Para que serve os fungos? 22) O que podes dizer sobre os cogumelos? 23) O que um aqufero? 24) Quais as propriedades medicinais da Taruma? 25) O que uma restnga? 26) Qual(is) a(s) importncia da restinga? 27) Qual o pinheiro nativo da regio sul? 28) Cite alguns animais que vivem neste ecossistema. 30) Como feita a irrigao do campo de golf? 31) Cite 5 rvores frutferas da trilha. 32) Que tipos de resduos biolgicos so prejudiciais sade e ao meio ambiente? a) Mercrio, lmpadas, termmetros, medicamentos vencidos; b) Resduos de cozinha, restos de alimentos, entulho de obras; c) Bolsas de sangue, material perfurocortante, sangues, etc. 33) a) b) c) 34) a) b) c) Qual a importncia da reciclagem? No contribuir para natureza; Ter um planeta saudvel; Derramar mercrio na gua. O Que causa, com maior freqncia, a contaminao do lenol fretico? Poluio no ar; Poluio sonora; Poluio do solo.

35) O que so rejeitos radioativos? a) So resduos produzidos pela decomposio orgnica; b) o resultado da contaminao do solo; c) toda e qualquer matria resultante de atividade humana que contenha radionucldeos.

36) a) b) c)

Aumenta a probabilidade de ocorrer a desertificao? Desmatamento e imprudncia no trato com o solo; Mau trato do solo e aumento de chorume em hospitais; Aumento populacional e mortalidade infantil.

37) O que desequilbrio ambiental? a) Interao com o meio, tornando-o produtivo; b) Emisso desenfreada de gases, crescimento populacional, lixo, resduos radioativos, ameaa nuclear c) benfico para atmosfera terrestre. 38) O que Desenvolvimento Sustentvel? a) Capacidade de intergir com o meio no presente contribuindo com o futuro; b) Capacidade de expandir-se no meio esquecendo do futuro; c) Incapacidade de interagir com o meio e sustentar o futuro. 39) O que significa o mtodo dos trs "Rs"? a) Reduzir, Reutilizar, Reaproveitar; b) Reduzir, Reutilizar, Reciclar; c) Reduzir, Revisar, Reciclar. 40) Quais so as formas de degradao da Terra? a) gua tratada, aterros clandestinos, pesticidas, meio ambiente; b) Queimadas, desmatamentos, industrias, aterros clandestinos, pesticidas, veculos movidos a combustveis fsseis; c) Indstrias, pesticidas, gua tratada, queimadas, saneamento, lixo reciclado. 41) Quais os grupos de resduos encontrados nos Estabelecimentos de Assistncia Saude (EAS)? a) Biolgicos, comuns, chorume, radioativos, qumicos; b) Luminosos, qumicos radioativos; c) Radioativos, qumicos, comuns, biolgicos.

Vous aimerez peut-être aussi