Vous êtes sur la page 1sur 2

Entidades Imunes e Isentas

024 Quais as pessoas imunes do imposto de renda que esto sujeitas entrega da DIPJ? So imunes do imposto sobre a renda e esto obrigadas a DIPJ:
a. os templos de qualquer culto (CF/1988, art. 150, VI, "b"); b. os partidos polticos, inclusive suas fundaes, e as entidades sindicais de trabalhadores, sem fins lucrativos (CF/1988, art. 150, VI, "c"), desde que observados os o requisitos do art. 14 do CTN, com redao alterada pela Lei Complementar n 104, de 2001; c. as instituies de educao e as de assistncia social, sem fins lucrativos (CF/1988, art. 150, VI, "c").

Considera-se imune a instituio de educao ou de assistncia social que preste os servios para os quais houver sido instituda e os coloque disposio da populao em geral, em carter complementar s o atividades do Estado, sem fins lucrativos (Lei n 9.532/97, art. 12). Define-se como entidade sem fins lucrativos, a instituio de educao e de assistncia social que no apresente supervit em suas contas ou, caso o apresente em determinado exerccio,odestine referido resultado integralmente manuteno e ao desenvolvimento dos seus objetivos sociais (Lei n 9.532, de 1997, art.12 o o o 3 , alterado pela Lei n 9.718, de 1998, art. 10, e Lei Complementar n 104, de 2001). Para o gozo da imunidade, as instituies citadas em "b" e "c" esto obrigadas a atender aos seguintes requisitos:
a. b. c. d. e. f. g. h. no remunerar, por qualquer forma, seus dirigentes pelos servios prestados; aplicar integralmente no pas seus recursos na manuteno e desenvolvimento dos seus objetivos institucionais; manter escriturao completa de suas receitas e despesas em livros revestidos das formalidades que assegurem a respectiva exatido; conservar em boa ordem, pelo prazo de cinco anos, contado da data da emisso, os documentos que comprovem a origem de suas receitas e a efetivao de suas despesas, bem assim a realizao de quaisquer outros atos ou operaes que venham a modificar sua situao patrimonial; apresentar, anualmente, a DIPJ, em conformidade com o disposto em ato da Secretaria da Receita Federal; assegurar a destinao de seu patrimnio a outra instituio que atenda s condies para gozo da imunidade, no caso de incorporao, fuso, ciso ou de extino da pessoa jurdica, ou a rgo pblico; no distriburem qualquer parcela de seu patrimnio ou de suas rendas, a qualquer ttulo; outros requisitos, estabelecidos em lei especfica, relacionados com o funcionamento das entidades citadas.

NOTAS:
1. As entidades sem fins lucrativos de que trata o Decreto n o 3.048, de 1999, art. 12, I, que no se enquadrem na imunidade ou iseno da Lei n o 9.532, de 1997, esto sujeitas CSLL, devendo apurar a base de clculo e a CSLL devida nos termos da legislao comercial; 2. A condio e vedao de no remunerao de dirigentes pelos servios prestados no alcanam a hiptese de remunerao, em decorrncia de vnculo empregatcio, pelas Organizaes da Sociedade Civil de Interesse Pblico (OSCIP), qualificadas segundo as normas estabelecidas na Lei n o 9.790, de 1999, e pelas organizaes sociais (OS), qualificadas consoante os dispositivos da Lei n o 9.637, de 1998. Esta exceo est condicionada a que a remunerao, em seu valor bruto, no seja superior ao limite estabelecido para a remunerao de servidores do Poder Executivo Federal, sendo aplicvel a partir de 1 o /01/2003 (Lei n o 10.637, de 2002, art. 34 e art. 68, III).

025 Quais so as entidades isentas pela finalidade ou objeto? Consideram-se isentas as instituies de carter filantrpico, recreativo, cultural e cientfico e as associaes civis que prestem os servios para os quais houverem sido institudas e os coloquem disposio do grupo de pessoas a que se destinam, sem fins lucrativos (Lei n 9.532, de 1997, art.15). Considera-se entidade sem fins lucrativos a que no apresente supervit em suas contas ou, caso o apresente em determinado exerccio, destine referido resultado, integralmente, manuteno e ao desenvolvimento dos seus objetivos sociais (Lei n 9.532, de 1997, art. 15, 3 , alterado pela Lei n 9.718, de 1998, art. 10). NOTAS:
1. As entidades sem fins lucrativos de que trata o Decreto n o 3.048, de 1999, art. 12, I, que no se enquadrem na imunidade ou iseno da Lei n o 9.532, de 1997, com as alteraes introduzidas pela Lei n o 9.732, de 1998, esto sujeitas CSLL, devendo apurar a base de clculo e o tributo devido nos termos da legislao comercial. 2. As associaes de poupana e emprstimo, as entidades de previdncia privada fechada e as bolsas de mercadorias e de valores esto isentas do imposto sobre a renda, mas so contribuintes da CSLL. As entidades de previdncia complementar, a partir de 1 o /01/2002 esto isentas da Contribuio Social sobre o Lucro Lquido (Lei n o 10.426, de 2002, art. 5 o ). 3. As entidades sujeitas a planificao contbil prpria apuraro a CSLL de acordo com essa planificao.

026 Quais as condies determinadas pela legislao que devem ser observadas pelas entidades enquadradas como isentas pela finalidade ou objeto? As entidades consideradas isentas pela finalidade ou objeto devero atender aos seguintes requisitos (Lei n 9.532, de 1997, art. 15, 3 , alterado pela Lei n 9.718, de 1998, art. 10 e 18, IV):
a. no remunerar por qualquer forma seus dirigentes pelos servios prestados; b. aplicar integralmente no pas os seus recursos na manuteno e desenvolvimento dos objetivos institucionais; c. manter escriturao completa de suas receitas e despesas em livros revestidos das formalidades que assegurem a respectiva exatido; d. conservar em boa ordem, pelo prazo de cinco anos, contados da data da emisso, os documentos que comprovem a origem de suas receitas e a efetivao de suas despesas, bem assim a realizao de quaisquer outros atos ou operaes que venham a modificar sua situao patrimonial;

e. apresentar, anualmente, declarao de informaes (DIPJ), em conformidade com o disposto em ato da Secretaria da Receita Federal;

027 A imunidade e a iseno aplica-se a toda renda obtida pelas entidades citadas? No. Estar fora do alcance da tributao somente o resultado relacionado com as finalidades essenciais destas entidades. Assim, os rendimentos e os ganhos de capital auferidos em aplicaes financeiras de renda fixa e varivel no esto abrangidos pela imunidade e pela iseno (Lei n 9.532, de 1997, art.12, 2 , e art. 15, 2 ). NOTA: Consulte PN CST n 162, de 1974. 028 A prtica de atos comuns s pessoas jurdicas com fins lucrativos descaracteriza a iseno? No pode haver a convivncia entre rendimentos decorrentes de atividade essencial, portanto imunes, com os rendimentos que no estejam de acordo com a finalidade essencial da entidade, rendimentos no imunes, sem descaracterizar a imunidade. Da mesma forma, no possvel a convivncia de rendimentos isentos com no isentos, tendo em vista no ser possvel o gozo de iseno pela metade, ou todos os rendimentos so isentos, se cumpridos os requisitos da Lei n 9.532, de 1997, ou todos so submetidos tributao, se descumpridos os requisitos (PN CST n 162, de 1974). 029 No fornecimento de bens e servios pelas entidades imunes e isentas a rgos, autarquias e fundaes da administrao pblica federal, caber reteno de tributos e contribuies prevista no art. 64 da Lei n o 9.430, de 1996?

No. O art. 25 da IN SRF n 306, de 2003, relaciona as hipteses de dispensa de reteno, entre as quais encontram-se os casos de imunidade e iseno. A referida norma dispe que nos pagamentos a instituies de educao e de assistncia social, bem como a instituies de carter filantrpico, recreativo, cultural, cientfico e associaes de que tratam respectivamente os art. 12 e 15 da Lei n 9.532, de 1997, caber a estas entidades apresentar unidade pagadora declarao na forma do modelo aprovado por aquela Instruo Normativa (art. 26). 030 Quais as conseqncias tributrias imputadas s pessoas jurdicas que deixarem de satisfazer s condies exigidas na legislao para gozo da imunidade e da iseno? Sem prejuzo das demais penalidades previstas na lei, a Secretaria da Receita Federal suspender o gozo da iseno, relativamente aos anos-calendrio em que a pessoa jurdica houver praticado ou, por qualquer forma, houver contribudo para a prtica de ato que constitua infrao a dispositivo da legislao tributria, especialmente no caso de informar ou declarar falsamente, omitir ou simular o recebimento de doaes em bens ou em dinheiro, ou, de qualquer forma, cooperar para que terceiro sonegue tributos ou pratique ilcitos fiscais (Lei n 9.532, de 1997, art. 15, 3 ). Considera-se, tambm, infrao a dispositivo da legislao tributria o pagamento, pela instituio isenta, em favor de seus associados ou dirigentes, ou, ainda, em favor de scios, acionistas ou dirigentes de pessoa jurdica a ela associada por qualquer forma, de despesas consideradas indedutveis na determinao da base de clculo do imposto sobre a renda ou da CSLL (Lei n 9.532, de 1997, art. 13, pargrafo nico). NOTA: Os procedimentos a serem adotados pela fiscalizao tributria nas hipteses que ensejem a suspenso da iseno encontram-se disciplinados na Lei n o 9.430, de 1996, art. 32, sendo referido dispositivo aplicvel tambm a fatos geradores ocorridos antes da sua vigncia, tendo em vista se tratar de norma de natureza meramente instrumental (Lei n o 9.532, de 1997, art. 14). 031 A iseno depende de prvio reconhecimento da Secretaria da Receita Federal? No. O benefcio da iseno independe do prvio reconhecimento (RIR/1999, art. 181).

Vous aimerez peut-être aussi