Vous êtes sur la page 1sur 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Quando pesquisamos um assunto polmico como o Santo Graal, refletimos imediatamente sobre o lado mstico da histria, e claro que esse o lado que mais desperta nossa ateno, com suas batalhas, seus heris, heronas, que na maioria das vezes tomam atitudes que mudam completamente o rumo da histria e ideologias de milhes de seres humanos. Mas chegamos a uma concluso de que todo lado mstico, todo esse mistrio, contm uma base racional.

Concordamos com o escritor J.M. Roberts quando em seu livro Histria do Mundo ele descreve a Histria como sendo a palavra que tradicionalmente significa duas coisas diferentes: o que aconteceu e um relato verdadeiro do que aconteceu. No segundo sentido sempre uma seleo do passado. No entanto, nem mesmo a histria do mundo inteiro uma seleo de todo o passado. No primeiro sentido o que aconteceu significa o que aconteceu aos seres humanos, e o que foi feito por eles.

Isso reduz bastante o passado com que temos de lidar, mas ainda assim deixa uma enorme tarefa a ser enfrentada. Tambm no fica muito claro por onde devemos comear. Teoricamente deveria ser pelo primeiro Ser Humano. Mas no sabemos quando nem onde ELE ou ELA surgiu. Embora possamos fazer suposies responsveis dentro de limites razoavelmente amplos.

Portanto a pesquisa aqui apresentada, foi minuciosamente estudada de acordo com as muitas fontes que so consideradas racionais, fontes essas baseadas em investigaes de grandes especialistas no assunto como Telogos, Arquelogos, Historiadores e outros envolvidos. Desde j gostaramos de deixar claro que no existe de nossa parte, ou seja, do Site Mistrios Antigos nenhuma inteno de credos ou dogmas preestabelecidos. Por esse motivo, desejamos que se sintam vontade para concordar ou no com os provveis relatos a seguir.

1 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

At os dias de hoje o que parte das pessoas tem em mente sobre Maria Madalena que, ela era uma prostituta arrependida de seus pecados e salva por Jesus.

A Igreja por quase 2 mil anos estigmatizou Madalena como uma mulher promscua, devassa. Somente no ano de 1969 que, o Vaticano acabou corrigindo essa afirmao, ou seja, 1.378 anos mais tarde.

Segundo Dan Brown, autor do livro O Cdigo Da Vinci e outros historiadores renomados afirmam que, em lugar nenhum, a Bblia diz que Maria Madalena era prostituta, e que essa representao de promiscuidade imposta a ela est errada.

Na Bblia, as imagens freqentemente associadas a ela so a da pecadora que unge os ps de Jesus (Lucas 7, 36-38), a da mulher que derrama leo perfumado sobre Sua cabea (Mateus 26, 6-7) e a da esposa que est preste a ser apedrejada por adultrio e salva por Cristo (Joo 8, 3-12).

2 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Porm, nenhuma delas , de fato, Madalena.

A nica passagem mais desabonadora a expulso de sete demnios est no Evangelho de Marcos (16, 9).

Aps uma leitura atenta das Escrituras, possvel constatar que ela aparece nos momentos mais nobres da vida de Jesus: aos ps da cruz e como testemunha primeira da ressurreio

Mas no ano de 591, o Papa Gregrio I (Gregrio Magno ano 590-604), fez um sermo de Pscoa declarando que Maria Madalena, Maria de Betnia, a prostituta annima, eram sim, a mesma pessoa.

Segundo o Telogo Jeffrey Bingham Dallas Theological Seminary, afirma que antes do sculo VI no foi encontrada nenhuma ligao clara entre Maria Madalena e uma prostituta ou entre Maria Madalena e uma pecadora, essa demarcao acontece com Gregrio. E foi, lamentavelmente, uma circunstncia infeliz.

3 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

O Padre Richard Mcbrian da Notre Dame University diz que, essa crena falsa e que no h fatos que provem essa antiga tradio de que Madalena era uma prostituta. O fato de ter demnios no quer dizer que Maria Madalena fosse promscua, ele diz tambm que demnios no eram monstros de fico cientfica.

Eram basicamente doenas e que na poca no havia tecnologia e sofisticao na Medicina, por isso, atribuam as doenas aos demnios. Ento expulsar os demnios dela significava cur-la. O Padre Richard diz ainda que Madalena uma das grandes santas da histria da Igreja e que entre os discpulos de Jesus, Maria Madalena era a mais prxima.

Mas por que essa perseguio destrutiva da Igreja em relao imagem de Maria Madalena? Por que durante sculos a Igreja retratou, Maria Madalena como uma meretriz?

Se consultarmos a Bblia crist, fica claro que h grandes lacunas nas histrias sobre a vida de Jesus. A Igreja escolheu os quatro Evangelhos do Novo Testamento, mas havia outras histrias sobre Jesus, Evangelhos to polmicos que a Igreja mandou destru-los

E assim o foram, com exceo de uma cpia, que ficou escondida no Egito at cerca de 50 anos atrs, os pergaminhos de Nag Hammadi, uma verso alternativa da poca de Jesus e Maria Madalena.

4 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

A Igreja sempre fez um grande esforo para reunir e destruir esses documentos.

Nag Hammadi uma aldeia no Egito, conhecida como Chenoboskion na antiguidade, cerca de 225 km ao noroeste de Assuan, com aproximadamente 30.000 habitantes. uma regio camponesa onde produtos como o acar e o alumnio so produzidos.

A cidade conhecida por ter abrigado, at Dezembro de 1945, treze cdices de papiro, com capa de pergaminho, descobertos por camponeses num recipiente fechado.

Entre as obras a guardadas encontravam-se tratados gnsticos. Gnose, cuja origem etimolgica a palavra grega "gnosis", significando "conhecimento", designa um conhecimento profundo e superior do mundo e do homem, os gnsticos so libertadores, a tpica caracterstica do livre pensador e Jesus de acordo com os relatos, rompia as normas impostas e atacava as autoridades religiosas, bastante anarquista (no bom sentido) e essa uma caracterstica clssica do antigo gnosticismo.

Gnosticismo designa o movimento histrico e religioso cristo que floresceu durante os sculos II e III, cujas bases filosficas eram as da antiga Gnose, com influncias do Neo-platonismo e

5 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

dos Pitagricos.

Tambm foram encontradas trs obras pertencentes ao Corpus Hermeticum e uma traduo parcial da Repblica de Plato.

Historiadores afirmam que os documentos foram escondidos por um monge num mosteiro local no sculo IV, a mesma poca em que o bispo de Alexandria mandou destru-los.

Os manuscritos tm nomes como O Evangelho de Toms, O Evangelho da Verdade, O Evangelho de Felipe e um fragmento encontrado em outro lugar se chama O Evangelho de Maria Madalena, tambm conhecido como Evangelhos Gnsticos.

Parte destes manuscritos foi adquirida pela Fundao C.G. Jung, que continha como citamos o tambm famoso Evangelho de Toms considerado pelos historiadores como o registro mais prximo das palavras de Jesus, o Vaticano o classificou como herege. Jesus disse:

6 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

O Reino de Deus est em vs... E sua volta....

No em templos de madeira e pedra....

Parte um pedao de madeira e ali estarei....

Ergue uma pedra e me encontrars....

Em 1952, o governo egpcio nacionalizou o restante da coleo Nag Hammadi. Somente em 1961, um grupo internacional de especialistas se reuniu para copiar e traduzir o material como um todo. Em 1972, apareceu o primeiro volume da edio fotogrfica. E finalmente em 1977 a coleo inteira, pela primeira vez, apareceu em traduo inglesa.

Os pesquisadores modernos estabeleceram que alguns manuscritos, ou a maioria deles datam de no mximo 150 d.C. E pelo menos um pode incluir material ainda mais antigo do que os quatro Evangelhos do Novo Testamento que conhecemos.

7 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Essa coleo constitui um repositrio valioso de documentos cristos iniciais, alm do mais, alguns documentos podem ser considerados possuidores de uma veracidade prpria, nica.

Pois eles escaparam censura e reviso da ortodoxia romana e foram originalmente escritos para uma audincia egpcia e no romana, e desta forma no so distorcidos ou adaptados aos ouvidos romanos.

Finalmente eles podem se basear em fontes de primeira mo e/ ou testemunha oculares.

Segundo Dan Brown, os historiadores imaginam que, se a Igreja fez um esforo to grande para destruir essas informaes, elas devem ser, no mnimo, explosivas.

Mas que informaes eram essas que precisavam a qualquer custo ser apagadas, que precisavam ser ocultas?

8 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Um detalhe muito importante e que grande parte das pessoas ignora, ora por falta de acesso a informao (mais notvel), ora por ausncia de interesse que, no processo de organizao da Bblia, muitas histrias se perderam, outras foram descartadas ou ganharam novos contornos de acordo com a mensagem que se pretendia passar.

Os textos passaram por um longo processo de edio at chegar ao formato atual, coube a elite letrada, os reis, os sacerdotes, os escribas e os profetas a tarefa de escrever as narrativas.

A escolha final dos livros da Bblia considerados sagrados e divinamente inspirados ocorreu em 393 no Conclio regional de Hipona, na frica do Norte e, lgico depois de uma batalha doutrinria dentro da Igreja, brigas de grupos e de ideologias, os textos que saram vencedores foram promulgados oficialmente em 1546 no Primeiro Perodo (1545-1548), no Conclio de Trento (formado por trs perodos).

Os livros que no pertenciam ao cnon (a lista dos escolhidos) ganharam a alcunha de apcrifos (que, em grego, significa reservado, escondido) e muitos foram para a fogueira por terem sido considerados herticos.

9 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Curiosamente foi no Conclio de Trento (1545-1563) que, se instituiu oficialmente o ndice de Livros Proibidos (1559) Index Librorum Prohibitorum liderado pelo Papa Paulo IV, a propsito esse foi seu ltimo ano (1559) de Pontfice; e o que notvel que obras de cientistas, filsofos, enciclopedistas e at pensadores tenham pertencido a esta lista.

Vale lembrar tambm que nesse mesmo Conclio foi reorganizada a Inquisio. (Link Inquisio na pgina principal do site).

Voltando rapidamente ao nosso Pontfice, palavra essa aplicada ao Chefe Supremo da Igreja Catlica (Imperador, Papa), tem um significado muito interessante: o Pontfice no nada menos que, considerado como a Ponte entre o Povo e Deus, assim as pessoas se dirigiam a Roma para obterem a interseo divina, e no caminho claro ao passarem a Ponte para a Divindade deviam pagar os pedgios, da a palavra Pontfice que cobrava impostos para falar com Deus.

Ou seja: Fora da Santa Igreja Romana no existe salvao, famosa frase de So Cipriano confirmada no V Conclio de Latro. Apesar de, o IV Conclio de Latro ter hesitado nessa afirmao.

O Monotesmo e a Postura Patriarcal eram idias predominantes para a Igreja e continuam sendo at hoje, essa a nica viso que temos, uma viso patriarcal imutvel, que se no for reformada, perder os poucos fiis que ainda existem ou subsistem:

10 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Karol Wojtyla (Papa Joo Paulo II 1978-2005): "O ensinamento de que a ordenao sacerdotal reservada s aos homens foi preservado pela constante e universal tradio da Igreja e firmemente ensinado pelo magistrio.

Em virtude de meu ministrio de confirmar irmos e irms, eu declaro que a Igreja no tem autoridade alguma para conferir ordenao sacerdotal a mulheres e que este julgamento ser acatado definitivamente por todos os fiis da Igreja."

Joseph Ratzinger (atual Papa Bento XVI - 2005): Tido como ultraconservador, Ratzinger contrrio ordenao de mulheres e defende ardorosamente a necessidade de moralidade sexual.

Para ele, a nica forma clinicamente segura de prevenir a Aids se comportar de acordo com a lei de Deus".

No dia 16 de Maro desse ano (2005), o Cardeal Tarcsio Bertone, arcebispo de Gnova e um

11 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

dos mais conhecidos Guardies da "Pureza da F Catlica" apelou na Rdio do Vaticano para que no comprassem ou lessem o Livro "O Cdigo Da Vinci" (a carapua surtiu efeito), pois o vaticano o acusa de "erros e distores".

Foi a este homem que a Santa S entregou a "cruzada" contra o livro do escritor norte-americano, acusado de montar um "castelo de mentiras" e de obedecer a uma "inteno deliberada de desacreditar a Igreja Catlica ..." ("Dirio de Notcias")

Procuramos de certa forma agir quase sempre de modo imparcial, mas por favor, depois de quase DOIS mil anos de ERROS que j estamos saturados de saber; Ser o livro do escritor Dan Brown culpado pela decadncia da Santa Igreja? No estamos mais na poca dos livros proibidos, Podemos, temos o direito de ler, escrever o que bem entendermos; agora se esse tal livro fez tanto alarde assim, porqu provavelmente existe algo nele mais prximo da verdade. Essa atitude do Vaticano de querer, tentar, proibir, consequentemente nos deixa mais curiosos. No estamos mais na poca da inquisio, na qual ler um livro era sinnimo de heresia e morramos queimados. Ao menos, nosso pensamento livre! Hoje!!!

Outro comentrio de D. Janurio Torgal Ferreira, bispo das Foras Armadas: "Tudo isto deve ser lido como um grande pedido de dilogo de uma sociedade que deve estar muito doente. Porque nela se recorre fico, a crendices e bruxarias que so verdadeiros negcios." ("Dirio de Notcias")

12 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Gostaramos realmente de saber, de que forma foram conseguidas as "contribuies" para a construo da Baslica de So Pedro. Mas vamos responder: atravs de Indulgncias ( o perdo ao cristo dos castigos devidos a Deus pelos pecados cometidos na vida terrena)! Foi construda pelo povo que no tinha nem o que comer e que tiravam suas ltimas moedas do bolso para pagar indulgncias em troca da promessa da Igreja de salv-lo do purgatrio e envi-lo para o Paraso.

O dzimo era uma obrigao religiosa, bastava ter fundos o suficiente, caso no tivesse, o inferno era certo.

Ser que esse no era tambm um VERDADEIRO NEGCIO como diz acima o D. Janurio?? H muito mais histrias, fatos, mas no vale a pena lanar todas!

O prprio padre dominicano Joo Tetzel (Johannes Tietzel), Inquisidor da Polnia, da Saxnia, foi um verdadeiro vendedor de indulgncias, numa poca de fome e peste onde as pessoas no viam salvao em vida, apelavam inconscientemente para a salvao aps a morte, e claro o padre famosssimo estava l com suas indulgncias "salvando" todos os necessitados que via nele uma luz no fim do tnel; indulgncias essas autorizadas pelo Papa. Suas palavras escritas nas indulgncias:

"Pela autoridade de todos os santos, e em misericrdia perante ti, eu absolvo-te de todos os pecados e crimes e dispenso-te de quaisquer castigos por 10 dias"

13 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Haja dinheiro para pagar tanta indulgncia, levando em conta que ela s era vlida por 10 dias!

H tambm os comentrios (tambm recentes - BBC BRASIL.COM) que chocam, principalmente quando declarados por um arcebispo emrito da Santa Igreja, cardeal Giacomo Biffi: Ordenar mulheres seria como servir pizza e Coca-Cola em vez de po e vinho na Eucaristia". (Esse senhor foi um dos candidatos sucesso do Papa). Mas enfim...penso e no consigo compreender: Como so ou eram as mes desses senhores?

Mas acreditamos que esqueceram-se de um pequeno detalhe, no ano 1410 o Antipapa Joo XXIII (favor no confundir com o Joo XXIII -1958 mais recente, no sabemos porque um papa posterior decide adotar o nome de um anterior to imoral), esse senhor chegava a cobrar impostos das prostitutas incorporando-as no oramento. (O Papa e o Conclio. Vol. II. pg. 35 CACP).

Lembrando que o surgimento de Antipapas ocorre em perodos de turbulncia na Igreja como foi o caso do Grande Cisma do Ocidente, refere-se a quem reclama o titulo de Papa de forma no cannica, geralmente em oposio a um Papa especfico, ou durante algum perodo no qual o ttulo estava vago. Antipapa no necessariamente sinal de doutrina contrria f ensinada pela Santa Igreja.

14 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

A mulher era realmente um comrcio rendoso; hoje ainda servem para alguma coisa, devido a uma nova Inspirao Divina de 14 de Fevereiro de 1930, pela organizao Opus Dei que vive sombra da Igreja Catlica Romana, as mulheres passaram a ter cabimento na Obra de Deus podendo participar at da santificao; claro, quem vai limpar o cho por onde pisam os Divinos Sacerdotes da Opus Dei?

No Novo Testamento, tiveram preferncia os textos que mostravam que Jesus morreu e ressuscitou no terceiro dia e reforavam que Ele teria vindo confirmar as profecias do Antigo Testamento.

Apesar de serem resultado de aes humanas, as Sagradas Escrituras so consideradas, em sua essncia, obra divina. A Bblia um livro inspirado por Deus, porque testemunho de f, reflexo da experincia de ao divina na criao e na histria.

Qualquer escrito que colocasse em dvida a divindade ou a f de Jesus, no entraria na Bblia, como aconteceu com os evangelhos de Tom e Tiago, confirmados hereges por grupos que se auto-afirmavam intermedirios da palavra de Deus onde a palavra "F" era uma palavra desconhecida, grupos que a cada nova mudana de Imperador, mudavam tambm sua forma de pensar em relao a F Crist. Era uma tremenda reviravolta Religiosa, como exemplo disso: Constncio depois da morte do Pai (Constantino favorvel a causa dos Nicenos) e dos rmos, assumiu o poder e deu preferncia pela causa Ariana; mas quando seu primo Juliano o substituiu houve uma nova reviravolta, instituiu o retorno do paganismo. A questo da F era meramente uma disputa de Poder.

15 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Para compreender um pouquinho as Causas dos Nicenos e Arianos, vamos explicar aqui rapidamente: a causa Ariana iniciou por um Padre chamado rio, ele afirmava em suas pregaes que Deus era indivisvel e que no revelava sua essncia e forma a ningum. E Jesus no passava de um homem, uma criatura, um ser inferior a Deus como um receptculo do Verbo Divino e que a divindade s poderia ser atribuda a um nico Deus.

J os Nicenos (bispos convocados por Constantino para interpretar as escrituras) em oposio aos Arianos, afirmavam que o Filho tem a mesma substncia Divina que o Pai, e no poderia ser dissociado Dele. E Jesus a palavra que revela Deus aos homens, ele estava com Deus e era Deus por meio de sua carne.

S que nem todas AS PALAVRAS DE JESUS, ns tivemos acesso. As palavras de Jesus como citadas nos Evangelhos Probidos, Apcrifos. Por qu? Em meio a tantas contradies, conflitos, chegamos a concluso de que ningum sabia era nada! E o Poder Poltico suplantou.

Analisando historicamente, a Bblia uma seleo de escritos (que no esto nem ordenados cronologicamente) do grupo que conseguiu impor sua viso de Deus, uma elite que acreditava num Deus nico e imps sua religiosidade para o restante da populao.

16 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

De que forma esse processo de seleo pode ser considerado divino e definitivo? Como poderia um conclave formado por homens decidir infalivelmente que alguns escritos pertenciam a Bblia e outros no, se no existe coerncia nenhuma entre os Evangelhos??? Quanto mais se estudam os Evangelhos, mais claras se tornam as contradies entre eles.

Em relao a definio da personalidade de Jesus, no Evangelho de Lucas diz que "Jesus um salvador humilde como um cordeiro"; no Evangelho de Mateus j diz que Jesus um majestoso e poderoso soberano que veio "trazer a espada e no a paz".

Em relao a origem e seu nascimento, Mateus diz que Jesus era um aristocrata, se no um rei legtimo e de direito, descendente de Davi, via Salomo. J em Marcos surge a lenda do pobre carpinteiro. Em Lucas embora Jesus fosse descendente da casa de Davi, era de uma classe menos elevada.

s ler os Evangelhos e fazer uma comparao, no concordam entre si nem mesmo em relao data da crucificao de Jesus.

Tomamos como nossas, as palavras de Henry Lincoln: Qual evangelho estaria CORRETO? Qual estaria ERRADO? Ou AMBOS esto errados?

17 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

O livro do Apocalipse, deve ter sido colocado por ltimo de forma intencional, servindo como ameaa para que ningum resolvesse acrescentar mais nada Bblia. Com tantas mos mexendo nos textos, no de admirar que at os livros da biblioteca sagrada no sejam ordenados cronologicamente.

Uma coisa o que as pessoas que estavam escrevendo gostariam que fosse, Outra coisa o que existiu na realidade.

Vivemos eternamente sob uma Comunicao Parcial, uma comunicao incompleta; informao no-formativa; no-transformativa; MAS CONFORMATIVA!!! Essa a Cultura de Massa.

impressionante como algumas pessoas tem a capacidade de mudar o rumo da histria, principalmente se for para seu prprio benefcio e ainda fazer com que multides apiem essa idia. De acordo com um documentrio o Padre Richard Mcbrien cita que, acredita que Maria Madalena teria sido reconhecida como apstola, possivelmente a mais importante, se fosse homem!

18 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Segundo a Bblia, quando Jesus ressurgiu dos mortos, de acordo com o Novo Testamento, em trs lugares, ele apareceu primeiro para Madalena, ela no foi s uma testemunha. A Bblia diz que Maria Madalena estava aos ps da cruz junto com a me de Jesus, enquanto a maioria dos homens que O seguiam se escondeu.

O Padre Mcbrien diz ainda que, ela no foi s a testemunha principal, frente at de Pedro. Ela tinha todas as credenciais para ser uma apstola.

O relato do encontro de Madalena com Jesus ressuscitado contado pelo Evangelho de Joo interessante:

- Aps dirigir-se ao sepulcro onde deveria estar o corpo de cristo e no encontrar nada, Maria desespera-se. Recusando-se a crer que o Mestre no estava ali, ela volta a olhar para dentro do local, mas v apenas dois anjos vestidos de branco, a quem diz que est procura do seu Senhor. Naquele momento, ela se depara com Jesus ali, em p, mas no o reconhece.

Ele lhe pergunta por que chora. Pensando que fosse o jardineiro, Madalena lhe diz: Se o senhor o levou embora, diga-me onde o colocou, e eu o pegarei. Jesus, ento, a chama: Maria! Ao dar-se conta de que era o prprio Cristo, ela exclama: Raboni! (que, em aramaico, significa mestre).

19 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Em seguida, Jesus pede que ela conte aos outros que Ele estava de volta. Maria Madalena foi e anunciou aos discpulos: Eu vi o Senhor!, escreve Joo.

Segundo o Telogo Paulo Garcia em uma entrevista para uma revista, cita, que Maria Madalena aquela que orienta, que d o discernimento, que mostra qual o caminho para os discpulos. Ela tem conhecimentos secretos sobre Jesus, mais do que os apstolos homens.

Em uma passagem do Evangelho de Maria Madalena, o prprio Simo Pedro admite isso: Irm, ns sabemos que o Mestre te amou diferentemente das outras mulheres. Diz-nos as palavras que Ele te disse, das quais tu te lembras e das quais ns no tivemos conhecimento.

Porm o trecho seguinte, do mesmo Evangelho, revela o descrdito do apstolo Pedro: Ser possvel que o Mestre tenha conversado assim, com uma mulher, sobre segredos que ns mesmos ignoramos? (...) Ser que Ele a escolheu e a preferiu a ns?.

- Maria Madalena responde: Meu irmo Pedro, que que tu tens na cabea? Crs que eu

20 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

sozinha, na minha imaginao, inventei essa viso, ou que a propsito de nosso Mestre eu disse mentiras?.

Mas, como se sabe, foi a verso de Pedro que entrou para a Histria. Numa sociedade patriarcal, os homens que tinham credibilidade. Eles se reuniram e formaram um grupo seguidor de Jesus, e Maria Madalena no tinha tanto poder para convocar e aglutinar pessoas, afirma a teloga Luiza Tomita.

Qualquer mulher que se torna lder acaba ganhando uma pecha sexual preconceituosa, Maria Madalena foi uma figura polmica no cristianismo primitivo por sua atuao como discpula dileta de Jesus e a disputa preo a preo com o apstolo Pedro.

Na poca, as mulheres desempenhavam um papel de proeminncia, fundavam, sustentavam e ensinavam as comunidades. (citado em Cartas do apstolo Paulo)

Porm, ao longo dos anos o patriarcalismo dominante reprimiu a liderana feminina

21 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Vale lembrar que, mesmo nos textos bblicos, escritos por homens, a importncia de Maria Madalena inegvel. No exagero dizer que, nos Evangelhos, o nome dela lidera a lista de mulheres discpulas da mesma maneira que o nome de Simo Pedro encabea a lista de discpulos masculinos.

Depois de sculos podemos afirmar que, promscua como a contraditria Igreja relatava, Maria Madalena no era. Agora a histria mudou mais uma vez, pois no vemos mais, Madalena como uma prostituta arrependida e sim como uma companheira de Jesus, como citado no Evangelho de Felipe, "Koinonos" em grego, que significa "Companheira" e muitas vezes "parceira". Madalena era a Companheira de Jesus.

Mas que outro papel to importante, Maria Madalena (Magdalena) desempenhou na vida de Jesus?

No sculo XII, Iacopo de Varazze, em seu Legenda urea, diz que Maria Madalena era oriunda de uma famlia rica de Betnia, que morava em um Castelo chamado Magdala. Depois da morte dos pais, Marta sua rm teria herdado a vila de Betnia e ela o Castelo, da o seu nome.

Curiosamente, cartas patentes de Luiz XI de 1482 referem-se a uma visita do Rei Merovngio Clvis ao tmulo de Marta rm de Magdalena no fim do sculo V, os restos mortais de Marta esto enterrados em Tarascon, na provncia francesa de Vienne. Os restos mortais de Magdalena esto na Abadia de So Mximo.

22 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Alguns historiadores e estudiosos especializados no assunto, afirmam que, ela no s foi uma das apstolas mais importantes, mas como tambm foi casada com Jesus.

No Evangelho de Lucas, existe uma referncia Maria de Magdala, a cidade dela, essa cidade foi curada de Sete demnios como o Padre Richard explica acima.

A maioria dos historiadores acredita que Maria Madalena era da cidade de Migdal ou Magdala (Midjel), hoje em runas. Em Migdal existiu uma Igreja em homenagem a ela, atualmente o lugar desolado, de acordo com arquelogos que participaram das escavaes na cidade, confirma-se que esta era um grande centro comercial e tinha como atividade principal, a pescaria. Os escritos de Josefus e outros da mesma poca validam os estudos referente a cidade de Migdal. Segundo especialistas no assunto, Madalena era no s uma apstola preferida de Jesus como tambm uma Mulher Importante naquela poca.

No Gnosticismo, Maria Madalena detentora de suprema importncia, como portadora e transmissora da Luz.

23 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Mesmo fora dos Evangelhos Gnsticos, h provas de que nos primeiros sculos depois de Jesus, Maria Madalena (ou Maria de Magdala) era tratada com grande respeito por muitos dos primeiros lderes masculinos da Igreja, Hiplito, bispo de Roma (170-235 D.C) um dos primeiros padres cristos afirma que ela o apstolo para os apstolos, outro declara que ela a Torre de F (migdol ou magdal significa "torre" em hebraico)

A partir do sculo IV o celibato passa a ser cada vez mais exigido, sendo cobrado do clero total abstinncia de suas esposas, as mulheres foram proibidas de servirem aos sacerdotes e de possurem igrejas (parquias). No sculo V foi decretado pelo Concilio de Cartago que todo o alto clero deveria se separar de suas esposas sob a ameaa (pena) de perder seus direitos sacerdotais. Uma loucura total, uma atitude sem nenhum discernimento, um desatino. O papel edificante da Mulher perde seu significado, dando lugar a adulteraes, a mulher passa ento a ser a portadora do pecado. Mas mesmo antes dessa poca o poder matriarcal j estava se extinguindo.

Porm a Igreja Oriental discordava, diversos escritores orientais aclamaram o papel de Maria Madalena, a respeitando como uma mulher honrada.

Em 444, Cirilo de Alexandria dizia que atravs de Maria Madalena, as mulheres eram duplamente honorificadas. Em 446, Proclus patriarca de Constantinopla afirmava que as mulheres eram as escolhidas para avisar os apstolos e para serem reverenciadas. Gregrio de Antiquia chama as mulheres de as "Primeiras Apstolas" em 593.

24 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

O fato que ela, Madalena, foi vtima de uma disputa de Poder sobre o papel da mulher na Igreja, e substituda por Maria, a me de Jesus! Bispos diziam-se furiosos com o fato de grupos permitirem que mulheres realizassem comunhes e curas por exemplo. De acordo com a Historiadora e Teloga Pagals, o que vemos por volta do ano 150 ou 200 a excluso sistemtica das mulheres de qualquer posio em que tivessem voz ativa, visibilidade e autoridade. Essa marginalizao das mulheres pode ter sido o motivo de Maria Madalena ter perdido a importncia ao longo dos anos. provvel que tenha sido intencional acus-la de prostituta, dessa forma Maria Madalena perderia seu poder e fora na poca; estigmatizando Madalena com uma viso negativa.

Esse assunto no fcil, envolve diversos fatores e se houver provas concretas ir provocar uma revoluo na doutrina crist.

Na Igreja predomina o conceito, de uma viso de santidade da qual o sexo excludo. Maria me de Jesus foi sempre virgem e uma idealizao sinal de separao entre o carnal e o espiritual, paro para refletir e lembro sempre de uma frase (no desmerecendo de forma alguma Maria me de Jesus) da famosa escritora Marion Zimmer Bradley: O que sabe uma Virgem, das mgoas e labutas da vida?.

Os anos vo se passando e as histrias se desvendando, at que possamos chegar prximos da mais provvel verdade, baseando-se na lgica. O prprio Pncio Pilatos questiona a Verdade. O que Verdade? - At ontem era verdade que Maria Madalena era uma prostituta, hoje no mais!

25 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

As duas nicas opes para a mulher na igreja sempre foram a me exemplar e o papel celibatrio que significa, segundo o dicionrio Houaiss:

adjetivo e substantivo masculino - celibatrio

1 que ou aquele que ainda no se casou, apesar de haver ultrapassado a meia-idade, que no faz teno de se casar, ou a quem o casamento est interdito.

adjetivo

2 Derivao: sentido figurado.

Sem proveito; estril, intil.

26 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

A religio catlica criou uma ciso entre esprito e sexo. Nessa concepo, as pessoas elevadas de esprito abdicam da vida sexual para servir a Deus.

E nesse caso, Maria Madalena incomoda porque mostra a possibilidade de compatibilizar a vida sexual com a espiritual. Isso seria de grande descrdito para a Igreja catlica.

Antes de o cristianismo predominar, a mulher possua um papel primordial na civilizao e o sexo era tido como sagrado, antigos conceitos que foram a qualquer custo, apagados pela Igreja. Mas por que?

Qual seria o interesse da Igreja em denegrir a mulher e colocar o sexo como algo profano?

A verdade que, existe pouca informao sobre o que aconteceu no sculo I e os estudiosos, historiadores, telogos costumam dar s informaes disponveis, interpretaes muito diferentes entre si. Segundo um documentrio apresentado na Emissora de TV GNT, eles (jornalistas) pediram a Conferncia de Bispos Catlicos dos EUA, a posio da Igreja sobre o

27 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

casamento de Jesus. A resposta foi que no h uma doutrina oficial, mas, para a Igreja, Ele no era casado, porque no est nos Evangelhos.

Relembrando, Evangelhos esses, escritos pelas mos dos homens, considerado Obra Divina pela Igreja.

verdade que a Bblia no diz que Jesus era casado, mas tambm no diz que Ele era solteiro.

Alguns historiadores, telogos, inclusive padres fizeram parte desse documentrio colocando suas posies de acordo com a histria, entre eles, Daryl Bock (Dallas Theological Institute) afirma que, Tudo na tradio da Igreja sugere que Jesus era solteiro e no h indicaes, quando Ele crucificado, de que alguma testemunha da crucificao, alm de sua me, tivesse algum parentesco com Ele.

Sim, mas ainda assim existe pouqussima probabilidade seguindo a lgica, pois a Bblia conhecida hoje sofreu diversas alteraes feitas por mos humanas e no divinas.

28 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Maria Madalena tambm era uma testemunha, e uma das principais, mas que na poca no passava de uma prostituta arrependida, uma pecadora, somente hoje descobrimos o que ela realmente representava.

Mulher Pecadora? Mas que tipo de pecadora naquela poca? Uma prostituta, como diz a tradio? Curiosamente, para os fariseus a palavra pecadora tinha significados diferentes: podia significar tanto uma mulher de costumes depravados, quanto uma mulher que no observava os preceitos farisaicos.

No Talmude, tambm equiparada a uma pecadora a mulher que dava de comer ao seu marido, alimento sobre o qual no havia pago o dzimo.

A historiadora Karen King (Harvard University) acha totalmente plausvel pensar que Jesus pode ter sido casado.

Ela diz ainda que o casamento era uma prtica normal entre os homens judeus, e que Jesus de acordo com suas pregaes era um homem bastante inteligente, ele ensina, educa, e que naquela poca era primordial que o homem judeu fosse casado para poder ensinar, esse era o exemplo de um homem de carter responsvel ("como" os polticos atuais entre aspas claro) para ganhar a confiana do povo e que tambm era normal no mencionar que Ele tinha uma

29 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

esposa.

Mas ser que existe alguma prova na Bblia, qualquer coisa que nos diga se Jesus era casado ou no?

O Padre Richard Mcbrian (Notre Dame University) responde a esta pergunta nesse documentrio: No. Nem que sim, nem que no. Nada. No estou dizendo, portanto, que impossvel Ele ter se casado, Ele pode ter sido casado. (palavras de um Padre, vdeo gravado e documentado)

Segundo o padre, na opinio dele, isso no ameaaria a natureza Divina de Jesus, a menos que voc considere a intimidade sexual no casamento algo pecaminoso ou pervertido e diz ainda que Jesus pode ter sido casado e isso no O comprometeria de forma alguma e conclui citando que Ele ainda seria o filho de Deus e seria ao mesmo tempo Deus e Humano.

O Telogo Daryl Bock diz que, Jesus fez vrias coisas mundanas sem prejudicar sua natureza Divina, afirma ainda que a natureza Divina de Jesus no ficaria prejudicada se descobrissem que Ele foi casado.

30 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Mas no h prova alguma.

O Doutor Bock no acredita que Jesus tenha sido casado, e o padre Richard Mcbrian acha improvvel. Eles do como prova a 1 Carta de Paulo aos Corntios. Mas Quem foi Paulo?

O jovem ainda chamado Saulo era um soldado arrogante perseguidor dos cristos. Um dia a caminho para outra cidade, foi derrubado do cavalo por uma poderosa luz, no mesmo instante ouviu Deus lhe perguntar: "Saulo, por que me persegue?". Saulo ficou cego durante dias e milagrosamente recuperou a vista com os cuidados da comunidade crist. Converteu-se e adotou o nome do Paulo. Caravaggio nos conta esta histria de uma maneira um pouco diferente, mais simples, por isso foi tremendamente criticado.

Na carta, Paulo cita vrios seguidores de Jesus casados, mas no menciona o prprio Jesus. Essa carta teria sido escrita cerca de 20 a 25 anos depois da poca de Jesus.

Segundo Daryl Bock, Paulo no teria motivo para ocultar tal fato, e acredita que no houve uma conspirao da Igreja para esconder a identidade de Jesus.

31 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Hoje fica difcil, saber se no houve tal conspirao, mas que existiram outras diversas, existiram. Censuras, proibies, perseguies, assassinatos, inquisies, escndalos, articulaes polticas, servio secreto (Sodalitium Pianum), Opus Dei...E muito mais! Escreveramos um livro aqui somente com as Conspiraes da Igreja

Para Margaret Starbird (graduada em Histria Europia e Literatura Comparada, com mestrado em Artes, catlica, a autora de livros que guiaram Dan Brown escritor de O Cdigo Da Vinci) h provas na Bblia de que Jesus era casado, segundo ela, basta procurar nos lugares certos.

De acordo com Margaret, no Evangelho de Joo, Maria Madalena est chorando no Jardim perto da tumba Dele quando surpreendida por Jesus ressuscitado. Ela o chama, e Ele diz: No me Toques. Porqu ainda est num estado entre a vida e a morte

Essa cena foi muito retratada por grandes pintores ocidentais sob o Ttulo de Noli Me Tangere. (No me Toques, em latim), mas as Verses mais Antigas dos Evangelhos, em grego, dizem algo um pouco diferente...

32 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

- O grego diz: No me Abraces, que um verbo muito mais ntimo. Maria Madalena quer abra-lo, e Ele diz: No me abraces.

O grego era a lngua falada pelo povo naquela rea (e foi em grego que se desenrolou o julgamento de Jesus).

Segundo a historiadora, um abrao desse tipo era incomum, a menos que o homem e a mulher fossem casados, para a poca em especial, era um tabu as mulheres tocarem homens que no fossem seus maridos.

J, o Doutor Daryl Bock acredita que isso foi apenas um ato de pura devoo dela a Ele, sem se preocupar com o que as pessoas pensariam dela.

O que pouco provvel, ainda hoje a maioria das mulheres preocupam-se sim com sua reputao. Imagine h quase dois mil anos?

33 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Alguns estudiosos concordam com a interpretao de Bock, outros no concordam.

O padre Mcbrian diz que, no h nada de errado em ela querer abra-lo, mas que se algum dissesse: Agora temos provas incontestveis de que Jesus era casado; ele mesmo diria (o padre): Se era casado...Era casado com Maria Madalena, sua mulher seria ela!

Em Jerusalm na vspera de sua morte, Jesus juntou as 12 pessoas mais prximas a Ele para uma ltima ceia.

Sculos depois, Leonardo da Vinci pintaria a ltima Ceia como ningum a havia pintado.

Momento em que, Cristo na vspera de sua crucificao, diz a seus amigos que Ele seria trado.

Mas algo passou despercebido por geraes. Teria Da Vinci escondido uma mensagem nessa pintura? Um segredo que seria guardado por sculos? Indcios de um relacionamento de Jesus

34 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

com uma mulher que a "histria da Igreja" estigmatizou como prostituta?

O escritor Dan Brown diz que a primeira vez que ele ouviu falar sobre Maria Madalena e Da Vinci tinha sido h 15 anos, quando um professor comeou a aula mostrando um slide de a ltima Ceia, uma obra que, segundo ele, julgava conhecer muito bem. Jesus Cristo com os 12 discpulos na vspera de sua crucificao, mas, com uma aparente ausncia: o Clice de Cristo. Segundo Dan Brown, uma omisso bvia.

Existem diversas interpretaes para o Clice, que Cristo teria usado pela ltima vez. H muito tempo considerado como o Santo Graal. Uma de suas interpretaes, segundo estudiosos, a relquia perdida teria sido levada de Jerusalm e escondida na Europa durante sculos.

Segundo Dan Brown e de acordo com a pintura de A ltima Ceia, o clice no qual os discpulos teriam bebido o vinho por alguma razo foi omitido por Leonardo da Vinci. Ainda de acordo com Brown, durante a aula, o professor questiona:

Ser que ele o omitiu? Talvez o Santo Graal esteja l, sim, e conclui: Olhem direita de Jesus. L est o Santo Graal, e seu nome Maria Madalena.

35 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Leonardo da Vinci viveu em Florena no sc. XV. Era uma cidade de gnios polmicos: Botticelli, Rafael e Michelangelo.

Da Vinci era conhecido pela sutileza de seus desenhos e por suas idias no convencionais.

Uma cidade de gnios polmicos, Florena Itlia

Leonardo da Vinci era uma pessoa muito reservada, um intelectual muito dedicado e comprometido.

Afirmava que a natureza era a mais sbia professora que algum poderia ter.

Com grande conhecimento em Escola Aristotlica num de seus apontamentos, Da Vinci escreve: Todo corpo sombreado preenche a rea circundante com infinitas imagens suas (...)

36 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

e embora haja interseco, estas no se confundem entre si (Ash II 6v). O mesmo ocorre com as imagens de vrios objetos: O ar est pleno de infinitas imagens das coisas (...) e todas esto representadas em todas e todas em cada uma... (CA 38or).

A articulao ordenada e unitria de imagens diferentes fascina Da Vinci, trata-se, afinal, da contraparte ptica da unidade e bivalncia do Homem Vitruviano, um pentagrama humano, com o corpo de um homem dentro de um crculo simbolizando o equilbrio entre masculino e feminino.

Ao se difundirem pelo ar a regularidade geomtrica prevista no conceito de pirmide visual, as imagens relativas dimenso e forma de um objeto encontram-se com outras imagens anlogas vindas de outras partes do mesmo objeto ou de outros objetos e interceptam estas ltimas sem perderem sua individualidade.

Pitgoras considerava a figura geomtrica como Emblema da Perfeio e da Suprema Sabedoria.

O Pentagrama (Pentalpha, Pentgono Estrelado) era o smbolo que representava os pitagricos, devido s suas propriedades, pois ao desenharmos um pentagrama regular e traarmos as suas diagonais, veremos que elas se cruzam e formam um novo pentgono interior ao anterior.

37 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

A interseco de duas diagonais divide a diagonal de uma forma especial chamada pelos gregos de diviso em mdia e extrema razo e que conhecemos tambm como seco urea.

No se sabe muito sobre a vida de Da Vinci, porque pouco foi escrito sobre ele na poca em que viveu.

O pouco que sabemos vem de anotaes que ele comeou a fazer aos 30 anos. So milhares de pginas com sua famosa escrita invertida sendo necessrio um espelho para se conseguir ler.

H plantas, observaes, descries e clculos, incluindo engenhos de guerra que nunca desejou publicar ou divulgar porque temia a natureza malfica dos homens, pois poderiam usar para matar os seres humanos.

Da Vinci era vegetariano e escreveu que No devamos deixar o nosso corpo ser um tmulo para outros animais, uma estalagem para os mortos.

38 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Segundo Historiadores, esses cadernos no mencionam Maria Madalena. Mas eles nos mostram que Da Vinci tinha idias estranhas para sua poca. Ele acreditava que o homem conseguiria voar, cinco sculos antes de o avio ser inventado.

De acordo com Dan Brown, Da Vinci viveu o infeliz desafio de ser um homem de pensamento moderno que nasceu numa poca de grande fervor religioso, uma poca em que Cincia era sinnimo de Heresia.

A cega ignorncia que nos engana.

mseros mortais, abri os olhos! (Leonardo Da Vinci)

Durante uma entrevista realizada com Dan Brown, a jornalista pergunta se Da Vinci era um homem que esconderia informaes em suas obras; Brown responde: Certamente, porque vivia numa poca em que essas informaes eram proibidas e consideradas heresias... Voc no podia parar numa esquina e proclamar sua posio num assunto contrariando a Igreja.

39 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Dan Brown acredita que Da Vinci ps em sua arte o que no ps em seus cadernos, e que usou seu estilo sutil como ferramenta para transmitir suas crenas.

Essa era uma prtica bastante comum e transmitida de maneira quase imperceptvel, porqu no havia a liberdade de expresso e qualquer palavra pronunciada que no estivesse de acordo com os padres da Igreja, o indivduo corria o srio risco de ser preso, torturado e na maioria das vezes levado para a fogueira sob a acusao de heresia.

Em 1495, Leonardo da Vinci comeou a pintar A ltima Ceia numa parede do refeitrio da Igreja de Santa Maria delle Grazie, em Milo.

No documentrio transmitido pela emissora GNT, a jornalista entrevista o padre da Igreja de Santa Maria delle Grazie e admirando a pintura ela faz a seguinte pergunta ao padre

- No possvel que seja uma mulher ao lado de Jesus? E o padre responde: No, claro que no. A jornalista insiste: Parece uma mulher. O padre afirma: No parece

40 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

A jornalista no satisfeita com a resposta do padre, volta a questionar: Porque acha que no?.

Ele responde dizendo, que parece um homem jovem. Ele no tem seios. Ele tem cabelo comprido, mas que Cristo tambm tem...

E tambm Tiago, aquele com os braos estendidos, tem cabelo comprido.

A jornalista demonstra insatisfao com a resposta do padre e afirma: Mas os outros rostos so bem masculinos, enquanto o rosto de Joo bastante feminino.

O padre conclui dizendo, que na maioria das representaes da ltima Ceia em Florena, ele aparece como um homem muito jovem.

41 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

evidente que na pintura de Leonardo da Vinci vemos claramente uma mulher, mas alguns Historiadores da Arte consideram essa idia maluca e bizarra; talvez seja porque ns vemos o que nos mandam ver

As pinturas so simblicas por natureza e de acordo com Dan Brown existe um forte significado na posio dos corpos deles (Jesus e Maria Madalena).

Eles formam um V. O V um smbolo muito antigo, muito antes de Da Vinci, o smbolo do feminino, ele representa basicamente o tero em seu mais puro sentido simblico.

Segundo Carlo Pedretti, Historiador de Arte e diretor do Instituto Leonardo de Florena, em 1979 ele disse a mesma coisa, acredita que seja uma mulher ao lado de Jesus, seria Maria Madalena e no Joo. Ele um dos maiores estudiosos de Da Vinci.

No documentrio, Carlo Pedretti mostra uma obra que uma cpia de A ltima Ceia por Marco D Oggiono.

42 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Pedretti acredita que o trabalho de um dos melhores alunos de Da Vinci pode provar que a pessoa uma mulher.

No documentrio ele apresenta um retrato feito pelo aluno, um retrato feminino a partir do rosto de Joo, o apstolo Joo.

A pessoa pintada no retrato a mesma pessoa que vimos antes, com o mesmo tipo de cabelo. Um cabelo bonito e cacheado, caindo como uma cascata e traos delicados. Certamente no um homem, conclui Pedretti.

Mas se Da Vinci sabia algo sobre Maria Madalena que a maioria das pessoas no sabia, quem lhe deu essa informao?

O livro O Cdigo Da Vinci sugere que ele pertencia a uma Sociedade Secreta que transmitia esse conhecimento perigoso de gerao a gerao. Mas em nossa pesquisa no nos baseamos no livro de Dan Brown, mas podemos afirmar que ele foi um dos pontos iniciais de nossas investigaes em relao aos estudos aqui apresentados, confirmamos cada poca, cada lugar e muito alm, para que pudssemos publicar a histria mais prxima da razo.

43 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

No incio dos anos 60, foram descobertos documentos nas estantes da Biblioteca Nacional Francesa, os chamados Documentos Secretos, ou Ls Dossiers Secrets. No se sabe realmente a sua origem. O fato que em 1966, antes de morrer, o autor destes Dossiers Secrets, Leo Schidlof, teria colocado estes documentos em uma maleta confiada ao courier Fakhar il Islam, que a entregaria para um agente do Priorado em Genebra.

Fakhar il Islam misteriosamente no chegou ao seu destino e em 20 de Fevereiro de 1967 seu corpo foi encontrado decapitado em uma ferrovia em Melan, fato comprovado e registrado em jornais da poca. A maleta com os documentos desapareceu.

Os documentos se referem vrias vezes ao Priorado de Sio e a vrios de seus Mestres atravs dos sculos. Os nomes incluem alguns dos mais famosos artistas e pensadores ocidentais como: Isaac Newton, Botticelli (Sandro Filipepi), Nicolas Flamel, Robert Boyle, Ren DAnjou, Jean de St. Clair, Victor Hugo, Louis de Nevers...e outros no muito conhecidos.

E um dos nomes citados , o de Leonardo da Vinci.

44 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Numa publicao feita pelo governo francs, na qual todos os grupos e sociedades civis devem ser registrados, existe de fato o Priorado de Sio descrito como Monastrio do Sinai (Prieur de Sion). Seus objetivos: Estudos e ajuda Mtua a Membros.

Fato registrado na edio n 167 de 20 de Julho de 1956 no Journal Officiel.

O historiador Carlo Pedretti diz que ficou fascinado, pois pouco se sabe sobre os ltimos anos de Da Vinci, exceto que ele foi viver na Frana. Ele procurou provas de que Leonardo da Vinci pertenceu ao Secreto Priorado de Sio (Prieur de Sion).

Nesse documentrio transmitido pela GNT, Pedretti afirma que encontrou algumas ligaes que no poderiam ser jamais inventadas e resolveu investigar a fundo, mas no encontrou mais nada, pois durante as grandes perseguies, muitas obras, livros e documentos secretos haviam sido queimados, e os que restaram ainda esto muito bem escondidos, mas ele diz que continuar investigando.

Segundo estudiosos, a idia predominante de que Maria Madalena no s era casada com Jesus, como tambm teria tido um filho Dele. E, depois da crucificao ela teria fugido da Terra Santa e trazido a criana para a Frana. Seus descendentes teriam se casado com a nobreza francesa e formado o Priorado de Sio, uma sociedade secreta que viria a recrutar homens como Leonardo da Vinci.

45 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

A princpio no h provas de um filho ou descendentes em nenhum documento histrico.

Os que acreditam que houve um filho acham que essa informao pode ser encontrada nas histrias que circulam h sculos no Sul da Frana, a mais famosa O Santo Graal.

O Clice de Valncia

Segundo arquelogos, esse Clice foi feito no sculo I, na Palestina, com gata roxa, com 9 centmetros de altura. As Asas de ouro, rubis e esmeraldas incrustadas em sua base foram colocadas no sculo XIII, dando ao conjunto o tamanho total de 17 centmetros.

Segundo alguns estudiosos, o Clice foi trazido para Roma por S.Pedro, era o mesmo que Jesus usou na ltima Ceia

46 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Depois fugindo da perseguio aos cristos, foi levado para a Espanha. L ficou com um ermito de nome Juan de Atars no mosteiro S. Juan de La Pea, dizem que dai surgiram as lendas do Santo Graal e do Ermito. Foi levado para Zaragoza. De l para a catedral de Valncia, onde existe uma ala chamada "Capela do Santo Clice" construda no sculo XIV. Essa imagem sua esquerda (acima), o lugar onde se encontra hoje o "Clice Sagrado" protegido por vidro blindado.

O Santo Graal (O Sangraal ou Sangue Real) uma expresso medieval que designa normalmente o Clice usado por Jesus Cristo na ltima Ceia e est presente nas histrias Arthurianas, sendo o objetivo da busca dos Cavaleiros da Tvola Redonda, nico objetivo com capacidade para devolver a paz ao Reino de Arthur.

No entanto, em outra interpretao, ele designa a descendncia de Jesus com o Sangraal ou Sangue Real ligada Dinastia Merovngia. Existe tambm a interpretao de que ele o representante do corpo de Maria Madalena, a suposta esposa de Jesus Cristo e sua herdeira na conduo da nova religio.

Segundo pesquisadores, a descendncia de Jesus era de sangue real, ele prprio herdeiro do trono de Jerusalm por ser descendente do Rei Davi, migrou para Europa, particularmente para a Frana e fundou a Dinastia Merovngia, cuja posio, mais tarde, foi usurpada pelos Carolngios e pela Igreja Catlica. Os Merovngios se diziam descendentes de reis de Tria, e isso justifica tantas localidades na Frana que possuem um nome que lembra Tria, como Troyes e Paris.

47 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

A Historiadora Margaret Starbird acredita que o clice sagrado que carregou o sangue de Jesus Cristo era a prpria Maria Madalena, aquela que carrega o filho, a famlia Dele.

De acordo com a lenda normalmente conhecida, o clice foi usado na ltima Ceia e na crucificao para colher o sangue de Jesus e foi levado para a Frana no sculo I. Os relatos so semelhantes histria de Maria Madalena. Segundo lendas, fugindo da perseguio, um barco sem remos apareceu na costa da Frana, trazendo o Santo Graal.

A historiadora afirma que o Santo Graal no era s Maria Madalena, mas seu filho com Jesus, e que por ela correr perigo, talvez porque fosse me, a famlia e os amigos dessa mulher tenham mantido-na escondida e que a teriam tirado de Jerusalm e levado para um lugar realmente seguro.

H tambm outro relato semelhante de que, quatorze anos aps a morte de Jesus, Maria Madalena foi posta em um barco pelos Judeus, sem velas ou remos junto com Lzaro e Martha seus rmos, St. Mximo um dos 72 discpulos de Auvergne que de fato inclusive batizou M. Madalena, St. Sidonius "o cego", sua empregada chamada curiosamente Sara e o corpo de Santa Ana (St. Anne). Chegando a Frana e l permanecendo at os ltimos dias da sua vida em contemplao.

48 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Havia uma criana, uma adolescente negra chamada Sara, que teria percorrido os campos de Provena a cavalo curando crianas doentes na mesma poca. Mas a lenda diz que ela era uma serva egpcia, e no filha de Maria Madalena. Ela simplesmente desapareceu e ningum sabe o que houve com Sara

Mas as verses mais antigas da histria do Graal no so sobre o Rei Arthur e os Cavaleiros da Tvola Redonda.

Uma delas fala de um grupo de cavaleiros chamado Templaisers, cavaleiros das cruzadas do sculo XII, os Cavaleiros Templrios.

De acordo com Henry Lincoln, autor do livro The Holy blood and the Holy grail (O Santo Graal e a Linhagem Sagrada), se analisarmos o que os romances sobre o Graal nos dizem sobre os Templrios, veremos que se referem a eles como os guardies do Graal e da famlia do Graal.

Em 1982, Henry Lincoln, Michael Baigent e Richard Leigh escreveram um livro realmente polmico (citado acima), dizendo que a famlia do Graal eram nobres franceses descendentes de Jesus e Maria Madalena. Esse um livro de base incontestvel que indicamos para todo o

49 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

leitor que no deseja permanecer somente na superfcie dos fatos.

O livro de Lincoln tambm serviu de fonte para as alegaes de O Cdigo Da Vinci, segundo as quais, Maria Madalena e a criana so o Santo Graal. Muitas das idias de Henry Lincoln foram baseadas nos estranhos Documentos Secretos da Biblioteca Nacional Francesa.

Esses documentos incluam uma elaborada rvore genealgica que remeteria a monarcas que governaram o Sul da Frana depois da poca de Maria Madalena: Os Merovngios.

As histrias formadas em torno dos Merovngios, geram um certo mistrio, as vezes assustador, mas uma realidade histrica extraordinria do pouco que sobreviveu dessa dinasti

Foi encontrada pouca informao verificvel sobre as verdadeiras origens dos Merovngios, eles prprios reclamavam como um direito descender de No, pelo qual tinham um maior respeito, mais do que a Moiss, como a fonte de toda a sabedoria bblica; uma posio interessante que emergiu novamente mil anos mais tarde na maonaria europia.

50 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Os Merovngios mencionavam tambm descender diretamente de Tria o que, seja verdade ou no, poderia servir de explicao para a ocorrncia, na Frana, de nomes troianos como Troyes e Paris j citado acima

Escritores contemporneos, inclusive os autores dos Documentos do Monastrio tm tentado seguir os Merovngios at a Grcia antiga, especificamente at a regio conhecida como Arcdia. De acordo com os documentos, os ancestrais dos Merovngios eram relacionados com a Casa Real da Arcdia. Em uma data no especificada, prxima ao advento da era crist, eles teriam migrado Danbio acima, e depois Reno acima, estabelecendo-se no que hoje a parte ocidental da Alemanha.

A derivao dos Merovngios, de Tria ou da Arcdia, parece hoje uma questo acadmica, e no h necessariamente conflito entre as duas afirmaes.

Segundo Homero, um contingente substancial de arcadianos estava presente no cerco a Tria. E segundo histrias gregas antigas, Tria foi fundada por gente da Arcdia.

Curiosamente o nome Arcdia deriva de arkades, que significa povo do urso. O urso era um animal sagrado na antiga Arcdia, a base de cultos e rituais. Ao que parece, quanto mais pesquisamos, mais intrigados ficamos, uma histria nos leva a outra, como se fossem uma nica lenda, realmente bastante curioso quando comeamos a estudar e a nos questionar, que lendas to bem imaginadas e escritas foram essas que tm uma ligao to slida entre

51 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

elas. Chegamos concluso de que no so de forma alguma totalmente imaginrias, mas simblicas, mascarando algum fato histrico concreto.

Os antigos arcadianos reclamavam descender de Arkas, a deidade patrona da terra, cujo nome tambm significa urso. De acordo com a Mitologia Grega, Arkas era filho de Kallisto, uma ninfa relacionada com rtemis, a caadora. Modernamente, Kallisto mais conhecida como a constelao Ursa Maior.

Entre os Francos Sicambrianos, dos quais os Merovngios, o urso gozava de uma condio igualmente exaltada (exagerada). Assim como os antigos arcadianos, eles veneravam o urso na forma de rtemis ou na forma mais especificamente, de seu equivalente gals, Arduna, deusa patrona de Ardenas.

O culto misterioso a Arduna persistiu at a Idade Mdia, sendo Lunville um de seus centros, prximo de dois outros locais recorrentes, Stenay e Orval. Em 1304, a Igreja ainda promulgava estatutos proibindo a venerao dessa Deusa Pag

De acordo com Henry Lincoln, dada a condio mstica e de totem do urso no centro merovngio de Ardenas, no de se surpreender que nos Documentos do Monastrio o nome Ursus seja associado linhagem Merovngia Real. Mais surpreendente o fato de a palavra galesa para urso ser arth, de onde deriva o nome Arthur. Embora o assunto que esteja em pauta seja sobre Jesus, Maria Madalena e Da Vinci, essa coincidncia intriga, pois Arthur no

52 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

seria somente contemporneo dos Merovngios, mas tambm, como eles, associado com o urso.

O governante de quem os merovngios derivaram seu nome muito obscuro, sua realidade histrica tendo sido eclipsada (oculta) pela lenda. Mrove (Merovech ou Meroveus) foi uma figura semi-sobrenatural, digna do mito clssico. At mesmo seu nome testemunha origem e carter miraculosos: evoca a palavra francesa para me, bem como as palavras em francs e em latim para mar.

Caro Leitor, a leitura pode tornar-se cansativa, mas torna-se necessria para que possamos compreender um outro lado da histria que veremos mais adiante.

De acordo com os principais cronistas francos quanto tradio subseqente, Mrove nasceu de dois pais. Quando j estava grvida de seu marido, o Rei Cldio, a me de Mrove teria ido nadar no oceano. Na gua, ela teria sido seduzida ou violada por uma criatura marinha no identificada, de alm-mar bestea Neptuni Quinotauri similis, uma besta de Netuno semelhante a um Quinotauro, que teria engravidado a dama uma segunda vez.

E quando Mrove nasceu, supostamente corria em suas veias um amlgama (sentido figurado: mistura, reunio ou ajuntamento de elementos diferentes ou heterogneos, que formam um todo) de dois sangues diferentes, o sangue de um governante franco e o de uma misteriosa criatura aqutica. E para alguns estudiosos, essa misteriosa criatura era um peixe,

53 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

um dos smbolos mais antigos, que simbolizaria Jesus Cristo. Portanto, a Dinastia Merovngia seria descendente de Jesus.

Segundo a tradio, os monarcas merovngios eram adeptos do oculto, iniciados em cincias arcaicas, praticantes de artes esotricas, rivais dignos de Merlin, seu fabuloso quase-contemporneo. Eles eram freqentemente chamados de reis bruxos, ou reis taumaturgos. Em virtude de alguma propriedade miraculosa de seu sangue, seriam capazes de curar com as mos; seriam capazes de clarividncia ou comunicao teleptica com animais e com a natureza.

Sob o reino dos merovngios, os francos eram freqentemente brutais. Mas no era, na realidade, um povo guerreiro. No era como os Vikings, vndalos, visigodos ou hunos. Suas atividades principais eram a agricultura e o comrcio, principalmente o comrcio martimo no Mediterrneo.

E os artefatos da poca dos merovngios refletem um trabalho de alta qualidade, como comprova o Tesouro do Navio Sutton Hoo descoberto em 1939. A riqueza acumulada pelos reis merovngios foi enorme, mesmo para os padres de pocas ulteriores.

Muito de sua riqueza consistia em moedas de ouro de soberba qualidade, produzidas por casas reais localizadas em alguns locais importantes, incluindo o que hoje Sinai, na Sua.

54 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Espcimes de tais moedas foram encontrados no tesouro do navio Sutton Hoo e podem ser vistas hoje no Museu Britnico.

Muitas dessas moedas portam uma cruz de braos iguais, idntica quela posteriormente adotada durante as Cruzadas pelo Reino Franco de Jerusalm.

Embora a cultura merovngia fosse ponderada e surpreendentemente moderna, os monarcas que a presidiam eram j outro assunto. No eram tpicos nem mesmo dos governantes de seu tempo, pela atmosfera de mistrios e lenda, magia e sobrenatural, que os rodeava em vida.

Na Dinastia Merovngia no existiam Reis forjados, por questo de honra era tomada como regra os descendentes (filhos) de linhagem legtima, ou seja, atravs do sangue merovngio. Aos doze anos de idade tornavam-se reis e no havia cerimnia pblica de uno, ou de coroao. O poder era simplesmente assumido, como se por Direito Sagrado.

Mas isso no significava que o Ttulo de Rei era obrigatrio, no era, somente era aceito caso

55 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

fosse o seu desejo governar, o seu papel no era o de fazer alguma coisa, mas de Simplesmente Ser. Governo e administrao poderiam ser deixados para um oficial no real, como um chanceler. De modo geral, a estrutura do regime merovngio tinha muitas coisas em comum com as monarquias constitucionais modernas

Os merovngios eram tambm freqentemente chamados Reis de Cabelos Longos. Seus cabelos, como os de Sanso, conteriam sua vertu (virtude), a essncia e o segredo de seu poder. Quaisquer que sejam as bases para esta crena no poder dos cabelos dos merovngios, ela parece ter sido levada bastante a srio at 754 d.C.

Nesse ano, quando Childeric III foi deposto e preso por Pepino, o Breve (pai de Carlos Magno), seu cabelo foi ritualmente tosado por ordem expressa do Papa Estevo III.

Curiosamente todos os merovngios possuam um sinal congnito, que os tornava imediatamente identificveis e atestava seu sangue semidivino ou sagrado. Este sinal congnito tomaria a forma de uma cruz vermelha uma curiosa antecipao do braso dos Templrios sobre o corao ou entre as omoplatas.

E posteriormente foi essa mesma Cruz (Cruz adotada pela "Ordem de Malta") o smbolo pintado nas Caravelas que desbravaram o mar pelo Descobrimento; vulgarmente conhecida como a Cruz de Malta; Malta que na primeira definio significa: uma mistura de pez, cera, gesso e gordura usada pelos antigos trabalhadores como cimento.

56 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Mas na segunda definio, Malta refere-se a uma Ilha do Mediterrneo de onde sairiam trabalhadores para os campos europeus; grupos de pessoas com atividades ou interesses afins. Um grupo de cavaleiros, Cavaleiros Templrios.

Vamos rapidamente relembrar o significado da palavra Maom: trabalhadores que constroem alvenaria com argamassa ou argila, pedreiro e tambm uma sociedade. Sociedade Secreta Manica.

Ou seja, TODOS LIGADOS IDIA DE "CONSTRUO".

Curiosamente, quase todos os Castelos da Ilha de Malta, foram construdos pelos Templrios, devido a sua localizao so denominados de grande importncia estratgica no Mediterrneo.

De acordo com pesquisas, a dinastia merovngia era de grande preocupao para a Igreja, no s pelo seu poder, mas por suas crenas consideradas pags. O dogma estabelecido pelo cristianismo jamais aceitaria um Jesus casado, tudo o que foi contra as leis da igreja

57 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

consideradas verdadeiras, geralmente foi muito perigoso. A Igreja sempre reagiu com violncia, s pensar na Inquisio!

Na Inquisio, a crueldade era tanta que desenterravam os cadveres, puxavam-nos pelas ruas, depois os queimavam. (Languedoc Tomo III).

O astrnomo Galileu foi ameaado pela inquisio pr afirmar que a "terra gira em torno do Sol". Temendo a fogueira retratou-se, mas ainda diante do papa reafirmava aos seus amigos: "Mas que gira, gira".

E essa dinastia foi ameaada pela igreja. Segundo pesquisadores e especialistas, o Priorado de Sio (Monastrio do Sinai) foi fundado para proteger os descendentes dessa dinastia, a Dinastia Merovngia.

Em 1099, a Primeira Cruzada comandada por Godofredo de Bouillon conquista Jerusalm, foi nomeado Rei, mas no se achava digno de usar a Coroa, dizendo que no a usaria num lugar onde o prprio Jesus Cristo usara uma Coroa de Espinhos. Bouillon ficou ento com o Ttulo de Protetor do Santo Sepulcro e imediatamente ordenou que limpassem a cidade dos cadveres que a fria dos cruzados havia causado, mandou que reparassem as muralhas da Cidade Santa e curiosamente, Godofredo empregou um cuidado extremo, especial s Igrejas de Santa Maria Latina e Santa Madalena.

58 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Recuperando tambm So Joo Batista entre outros e evidentemente o Santo Sepulcro, denominando ali a Ordem do Santo Sepulcro, um captulo de 20 cnegos regulares que usavam um manto branco adornado com uma cruz vermelha que supostamente seria a narrativa relacionada misteriosa Abadia de Notre Dame do Sinai que mais tarde daria impulso Ordem do Templo.

O Rei Godofredo de Bouillon morre em 1100, Balduno I seu rmo o substitui, entre 1110 e 1118 foram fundadas Ordens com misses diversas como a Ordem Hospitaleira de Jerusalm (ano 1110), Ordem dos rmos Hospitalrios Teutnicos (ano 1112) e finalmente nasce ou quem sabe renasce a Misteriosa Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomo em 1118 no reinado de Balduno II, conhecida como Ordem do Templo ou Ordem dos Cavaleiros Templrios, sendo o seu primeiro gro-mestre, Hugues de Payen, uma Figura Enigmtica. - Mas sobre Payen, deixaremos para falar no link Templrios.

E foram esses Cavaleiros, os Templrios de acordo com pesquisadores, incumbidos de preservarem esse suposto segredo.

Mas se estamos numa poca em que no somos presos, torturados, queimados vivos por acreditarmos em algo diferente daquilo que prega a Igreja Catlica, por que h tanto mistrio?

59 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Segundo Henry Lincoln, porqu h algo mais que ainda no sabemos. De acordo com a rvore genealgica dos Merovngios nos Documentos Secretos da Biblioteca Nacional da Frana, um dos nomes que chama ateno o de uma antiga famlia francesa chamada Saint-Clair, que tambm mencionada no livro O Cdigo Da Vinci.

No documentrio realizado pela GNT, foram localizados dois nobres escoceses vivendo em Londres que dizem ser de uma linha dessa famlia: Niven Sinclair e Andrew Sinclair.

Um ancestral dos Sinclair, o Prncipe William St Clair construiu em 1446 uma famosa Capela na Esccia, a Rosslyn Chapel, muitas vezes chamada de Capela do Graal, que est presente nas histrias do Rei Arthur.

Essa imagem ao lado, uma foto panormica do interior da Rosslyn Chapel.

extraordinariamente magnfica a estrutura dessa Capela considerada como um dos lugares mais misteriosos da Esccia, as esculturas apresentam uma perfeio notria comparadas as quaisquer outras encontradas em toda a Europa.

60 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Esculturas Pags, Manicas, Bblicas e principalmente esculturas de Cavaleiros Templrios, rodeada por smbolos da antiga sabedoria no encontrados em qualquer outra Capela do sculo XV, figuras como Green Man (Homem Verde) que representa a fertilidade na Cultura Cltica.

O simbolismo Egpcio, Cltico, Judeu, Templrio e Manico em profuso

Segundo pesquisadores, os Cavaleiros Templrios refugiaram-se em Rosslyn Chapel depois da dissoluo de 1312. Na Capela existe um Cemitrio Templrio.

H sculos as pedras minuciosamente esculpidas da Rosslyn Chapel chamam a ateno para pesquisas e investigaes de historiadores e arquelogos.

A Capela descrita como Tapearia de Pedra; uma das esculturas mais impressionantes na Esccia se no da Europa, o Pilar de Aprendiz, que de acordo com especialistas, foi esculpido por um aprendiz para o Mestre Maom.

61 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

De acordo com o Mito, um Mestre Maom foi a Roma para encontrar inspirao para esculpir o Pilar, quando retornou, seu ambicioso aprendiz j havia entalhado o Pilar que se mostrou uma verdadeira obra-prima, a mais bela das obras; o Mestre chocado e invejoso, estava tremendamente enraivecido e assassinou o aprendiz junto ao Pilar.

Se isso mito ou um acontecimento real, desconhecemos, mas de acordo com algumas fontes, o Bispo St. Andrew esperou durante muito tempo para receber a permisso do Papa para consagrar a Rosslyn Chapel, devido a um acontecimento violento que havia ocorrido na Capela.

Verdade ou no, o "Pilar de Aprendiz" realmente uma obra de arte se comparada ao "Pilar de Mestre Maom" como podemos observar logo abaixo.

Algumas de suas esculturas sugerem que j existia um primeiro contato dos ancestrais da famlia Sinclair com a Amrica, 200 anos antes de ser descoberta.

62 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Suas esculturas e pinturas revelam cenas, plantas entre outras... que at ento no eram conhecidas antes do descobrimento de Colombo e que no existiam em nenhum outro lugar no Mundo quando a Capela foi construida.

Essa Capela a guardi de muitos mistrios, essa imagem ao lado um perfeito "Pilar de Mestre Maom" que faz parte de uma entre tantas maravilhas ao longo da Rosslyn.

Certamente, Rosslyn Chapel um Livro de Pedras repleto de enigmas.

A rea ao redor de Rosslyn desempenhou um papel importante na histria da Esccia, o castelo era considerado um lugar seguro durante as disputas de independncia.

Uma batalha foi travada aqui em 1303, quando uma pequena fora de Cavaleiros Escoceses derrotou um exrcito ingls trs vezes maior em 24 horas.

Portanto, vale visitar o Site Oficial para admirar e comprovar cada detalhe dos seus vdeos e

63 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

conhecer sua histri

- Site Oficial Rosslyn Chapel:

- VDEOS - http://www.rosslynchapel.org.uk/video/video.htm

- HISTRICO - http://www.rosslynchapel.org.uk/history/history-pt1.htm

De acordo com Andrew Sinclair (primo distante de Niven Sinclair), sempre houve entre seus familiares Cavaleiros do Graal, que ele chama de Guardies, mas em relao famlia ser ou no descendente de Jesus e Maria Madalena, Andrew que genealogista da famlia afirma com sensatez que no h provas que confirmem que SIM ou que NO.

Niven Sinclair (Pesquisador escocs) j afirma que, quando descobriu que estava sendo considerado um dos descendentes de Jesus e Maria Madalena, no ficou de maneira alguma afetado por isso, e, deixou claro que ele no est procurando uma aurola de segunda mo, se

64 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

o que queriam dizer, e concluiu dizendo que a descendncia de Jesus e Maria Madalena existe e que sua famlia casou com os descendentes de Jesus.

O Fato que Jesus supostamente casou-se com Maria Madalena que provavelmente gerou um filho de Jesus, sendo assim depois da dita crucificao de Jesus (ou no crucificao, pois a crucificao no fato histrico), Madalena grvida teria (ou ambos teriam) fugido para a Frana, onde esse descendente de Jesus e Maria Madalena teria se unido em forma de casamento com a Coroa Francesa, assim perpetuando sua linhagem e mantendo o segredo.

A misteriosa Abadia do Notre Dame do Monte Sinai fundada por Godofredo de Bouillon daria incio a mais poderosa cavalaria de todos os tempos, a Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomo, ou seja, a Ordem Templria "como j citamos acima" encarregada de resgatar esse mistrio mantido por sculos nas rochas do Antigo Templo de Salomo de acordo com pesquisadores.

Acredita-se que a misso do Priorado de Sio (Monastrio de Sinai) foi guardar esse segredo que de alguma forma abalaria a Santa Igreja Romana em suas tradies. Assim sendo, com a justificativa de proteger os peregrinos dos caminhos tortuosos de Jerusalm com o total apoio da Igreja Catlica.

A histria dos Templrios est escrita sob diversos pontos de vista. Os Templrios so vistos por muitos como uma Sociedade Misteriosa, pertencentes a uma Ordem Secreta, Guardies de

65 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

uma sabedoria oculta.

De acordo com a narrativa ortodoxa, durante a Cruzada Albigense, os Templrios no s acolheram muitos refugiados ctaros, como conviveram, e pelos Templrios foram enterrados quando morreram, inclusive receberam vrios deles em suas fileiras. Interessante saber que os altos dignitrios da Ordem do Templo provinham de famlias ctaras.

Um exemplo Bertrand de Blanchefort, sexto gro-mestre da Ordem Templria e que veio exatamente de uma famlia Ctara. A verdade que os Templrios tiveram ligaes claras com os ctaros, o que desprezado por parte dos historiadores. O tema do Graal (Sangraal Sangue Real) um dos grandes legados dos Templrios e dos Ctaros. Isto inegvel! Ambos so chamados de "Guardies do Graal".

O Sangue Real (sangraal, Santo Graal, a Linhagem Sagrada) para a Dinastia Merovngia no poderia ser enobrecido por nenhuma combinao, mesmo que esse sangue viesse a ser de uma Rainha de uma Dinastia Real ou do meio de cortess. Para os Merovngios, sua fortuna permanecia em seu sangue e era compartilhada por todos os que fossem daquele sangue.

Essa Linhagem Sagrada, o Santo Graal ou Sangue Real que envolve Jesus, Maria Madalena, provavelmente venha a ser o grande segredo resgatado do Antigo Templo de Salomo; segredo esse que fez at o prprio Papa curvar-se diante dos Cavaleiros Templrios, concedendo privilgios no dada a nenhuma outra ordem militar. Com o passar dos anos, a

66 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

ordem se transformou no mais poderoso brao militar dos cruzados, espalhando-se por toda a Europa.

A Ordem do Templo era uma fora que gozava de uma invejvel posio, com dezenas de castelos construdos na Inglaterra, Frana, Alemanha, Portugal e Espanha, alm daqueles espalhados pelo Oriente Mdio.

A Ordem passou a ser indispensvel ao governo pontifcio e recebia total apoio dos Papas.

Assim como os Templrios foram perseguidos, foram os Ctaros com os seus pregadores itinerantes que impuseram respeito pela cultura, possuam a arte da palavra e conhecimento teolgico, mas tambm a conduta - as bvias pobreza e simplicidade, integridade e rigorosa adeso ao tipo de carter severo, o qual se reflete na rigidez das opinies e dos hbitos, tradicionalmente ligada a Jesus e seus discpulos.

Diante disso, a "Santa Igreja" jamais poderia concorrer nessas reconhecidas virtudes "crists", pois os altos escales da hierarquia eclesistica viviam vidas suntuosas, luxuosas e desavergonhada extravagncia, verdadeiros sibaritas (antigos habitantes de Sbaris que tinham fama de cultivar hbitos como os prazeres fsicos, a voluptuosidade e a indolncia) e esse tipo de vida dificilmente condizia com qualquer precedente cristo estabelecido.

67 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Por outro lado, os padres locais, embora muito pobres, eram tambm assustadoramente ignorantes e mal-educados, mal eram capazes de dizer mais que uma missa e sem dvida no eram nem de longe preparados para um debate teolgico contra os Pregadores Ctaros.

No restava mais nada para a Igreja com seus comandados e inexperientes padres sem o mnimo de conhecimento, a no ser a destruio dos Ctaros e assim foi, no Sc. XIII no Sul da Frana pregaram a Cruzada Albigense, uma das maiores chacinas no mundo realizada pela "Santa Igreja" com seus altos escales.

Essas duas Sociedades, mais provveis Guardies do Graal foram condenadas a arderem nas fogueiras da Inquisio. Esse Segredo de grande dimenso e que certamente representava enorme perigo para a Santa Igreja, teria que ser silenciado para sempre!

Jacques de Molay o ltimo Gro-Mestre Templrio e quase toda a Ordem foram condenados, devido a um ignominioso conluio entre Felipe IV, o Belo, e o Papa Clemente V, De Molay foi queimado vivo com outro Comandante da Ordem do Templo em Maro de 1314 no corao de Paris, le de La Cit.

68 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Na chamada Place du Vert Galant h duas placas com datas e em lugares diferentes, uma em frente outra, distanciando cerca de 4 metros entre si que registram o local exato do trgico evento.

A Primeira Placa mais antiga e est afixada em um dos Pilares da Pont Neuf. Tem os seguintes dizeres:

"A cet endroit JACQUES DE MOLAY dernier grand-matre de l'ordre du temple a t brl le 18 mars 1314."

"Neste local, JACQUES DE MOLAY, ltimo gro-mestre da Ordem do Templo foi queimado em 18 de maro de 1314."

A Segunda Placa, em frente primeira, um marco que a Prefeitura de Paris coloca em todos os lugares de importncia histrica, Nela est escrito:

69 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

"Histoire de Paris"

Square du Vert-Galant

(...) "Le 11 mars 1314, Jacques de Molay, grand matre de l'ordre du Temple, et Guy, commandateur des Templiers de Normandie, y furent brles vifs."

(...) "A 11 de maro de 1314, Jacques de Molay, gro-mestre da Ordem do Templo, e Guy, comandante dos Templrios da Normandia, foram aqui queimados vivos."

E assim, aparentemente fora o fim da Poderosa e Ameaadora Ordem dos Cavaleiros do Templo, os Templrios, numa ambiciosa perseguio imputada pela Hierarquia Eclesistica da Santa Igreja.

E Maria...a Magdalena que na tradio Languedoc (Albigenses - Cathares) lembrada como "La Dompna del Acquae" ainda continuar sendo um Mistrio. A "Senhora das guas",

70 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Magdalena morre em 63 d.C em Ax-en-Provena (antiga cidade de Acquae Sextiae) e seus restos mortais, de acordo com historiadores e arquelogos, foram preservados na Abadia de So Mximo, a cerca de 48 quilmetros de Marselha, na Frana.

Carlos II da Siclia, conde de Provena, desenterrou o crnio e o mero de Maria em 1279 para coloc-los em exibio em vitrines de ouro e prata, onde permanecem at hoje.

Alguns dos outros ossos e as cinzas de Magdalena (ou Madalena) foram guardados numa urna, mas sofreram atos de vandalismo durante a Revoluo Francesa

Do ponto de vista Histrico, na Galileia, h cerca de dois mil anos, nascia o fundador de uma seita, que acabaria provavelmente crucificado com seus trinta e poucos anos ou...sobrevivido at seus oitenta e poucos anos, seu nome, JESUS.

Do ponto de vista Religioso, h diferentes vises desse Sbio Mestre desde a sua crucificao, ele o nosso Salvador, Profeta para os Muulmanos, para os Judeus o Falso Profeta, Manifestao de Deus, Avatar para alguns Hindus, Guru para os Teosofistas e adeptos da Nova Era, Encarnao de Deus, Messias, Aquele que traz a Gnose "o Conhecimento", Filho de Deus.

71 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

"Seus ensinamentos?"

- Amar a Deus sobre todas as coisas

- Amar ao prximo como a si mesmo

- Amar ao prximo como Ele nos amou

Desses dois pontos, nada temos de concreto. De concreto o que temos at hoje, so as GUERRAS Religiosas e Polticas!

Dogmas que assassinam Seres Humanos em todo o MUNDO! H ainda, as crucificaes, e

72 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

isso doloroso...

Esse homem, Sbio e Simples Mortal, vem sendo empregado h sculos como um "Objeto de Poder" por pessoas que se dizem santas, intermedirias de Deus, mas no conhecem (no praticam) sequer um dos seus ensinamentos bsicos que "Amar ao prximo como a si mesmo".

Trs sculos depois de sua morte Jesus proclamado Filho de Deus por um Decreto Imperial e se proibe qualquer outra opinio, se transforma numa Instituio Hierarquica, Opressiva, necessariamente Conservadora, Mata pela Religio, Persegue!!! Jesus jamais construira uma Igreja, isso fora uma inveno posterior, desenhada para reforar o Poder da Igreja Catlica.

A Seita do Homem chamado Jesus, tornaria-se com o passar dos anos, a Maior de todos os Tempos. Aboliria a liberdade de Religio, de pensamento, Tomaria o Poder Poltico dentro do Imprio Romano, depois Juntaria Montanhas de cadveres, com seus membros massacrando milhes de infiis, hereges, feiticeiras e muitos outros. Depois seus Membros, se matariam entre eles prprios, levando a Europa s Guerras mais ferozes que ela j conheceu. E tudo isso nos acompanha at hoje: Guerras, Guerras e Guerras, seja de carter Poltico ou Religioso!!! Tudo em nome de Deus!

O fato que Jesus, sua histria, tem sido exagerada ou parcialmente alterada ao longo dos sculos por diversos propsitos.

73 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Isso no nos impede de admitir a possibilidade de ter uma Luz, ou at mesmo um Deus mais prximo de ns, para nos dar fora de continuar lutando, mas no pela Justia, pois o que Justia para uns, no para outros; ento que seja pela PAZ, mesmo com tanto conflito, seja ele de cunho poltico ou religioso.

O grande Mistrio que, ainda no h como afirmar de modo absoluto toda essa histria, a vida de Jesus e Maria Madalena, MAS tambm NO h como neg-la, diante de tantos dados arqueolgicos e fatos historicamente comprovados.

A grande escritora Marion Zimmer Bradley de "As Brumas de avalon" cita em seu livro palavras muito interessantes e que deveriam ser refletidas, acreditamos. Ela diz, no exatamente com essas palavras, mas fora assim que interpretamos:

Houve um tempo em que um viajante se tivesse disposio e conhecesse apenas alguns poucos segredos (pelo pensamento criamos o mundo que nos cerca, esse o grande segredo conhecido dos homens cultos daquela poca) poderia libertar a sua alma e seguir seu caminho chegando aos Portes da Luz e do Conhecimento e no aos dogmas preestabelecidos. Isso porqu os portes, esses conhecimentos, estavam abertos ao capricho e desejo dos viajantes.

74 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Mas a Igreja com seus papas, bispos, padres...acreditando que isso interferiria no Poder do Seu Deus, que criou o mundo definitivamente para ser imutvel, proibiram os pensamentos, fecharam os Portes da Liberdade, da Conscincia, da Sabedoria e os caminhos...Os caminhos s levam certa e indiscutvel doutrina da Igreja, cuja verdade se espera que as pessoas aceitem sem questionar, afastando todos os pensamentos de um outro mundo que segundo eles, vive nas trevas.

A verdade tem muitas Faces e talvez se situe em algum ponto entre os caminhos para a "Santa Igreja Catlica" ou para os Portes da Luz e do Conhecimento, que jamais estiveram fechados, exceto na mente dos homens.

Mas essa a nossa verdade; cada homem a sua, e Deus certamente est com todas elas.

Paz e Luz em seu caminho

Awen

75 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Abraos Fraternos

Obs: Especialmente esse link estar em constante atualizao de acordo com os estudos obtidos. obrigada!

BIBLIOGRAFIA: (ver mais no link Bibliografia e Crditos na pgina principal deste site)

http://www.nag-hammadi.com/history.html

http://www.rosslynchapel.org.uk

http://www.cathares.org/

76 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

http://www.archaeology.co.uk/ca/timeline/saxon/suttonhoo/suttonhoo.htm

Parte da msica tocada nessa pgina chama-se "Deora Ar Mo Chroi" (Cantora Enya) do lbum "a day without rain"

OBS: O material contido no Site Mistrios Antigos somente deve ser usado com intenes pessoais, busca, equilbrio e autoconhecimento. Essa pesquisa acima fruto de um longo trabalho, noites e noites em claro, portanto deixamos aqui o nosso pedido:

Qualquer parte deste site no deve ser usado publicamente sem a permisso do Site Mistrios Antigos e de seus respectivos proprietrios. Toda a bibliografia, crditos e agradecimentos encontram-se nos seus respectivos links, presentes na pgina principal do Site.

Torna-se necessrio pedir permisso para criar links para imagens deste site ou qualquer outro arquivo devido aos termos de servio do servidor assim como ao limite de transferncia de dados.

77 / 78

Santo Graal - Jesus, Maria Magdalena e Da Vinci

Paz e Harmonia

Isis

Luciana L. Bocchetti

Mistrios Antigos - Todos os direitos reservados - 1998/99-2005

"O dever do maom comportar-se como tal, praticando a verdadeira maonaria"

78 / 78

Vous aimerez peut-être aussi