Vous êtes sur la page 1sur 3

Exerccios Complementares - 2 Srie do Ensino Mdio

TERMOQUMICA REVISO DE CONCEITOS INICIAIS DE TERMOQUMICA

Questo 01) Uma garrafa de refrigerante gaseificado foi retirada do refrigerador, onde se encontrava a uma temperatura de 5C, e colocada sobre a mesa, temperatura ambiente de 20C. Sobre esse fato, frequente no cotidiano, assinale o que for correto. 01. Aps algum tempo, a garrafa ter aparncia "suada" que indica a condensao de vapor dgua da atmosfera sobre a superfcie fria da garrafa. 02. O lquido atingir a temperatura ambiente, aps algum tempo, devido troca de calor entre o lquido e a garrafa frios e o ambiente com temperatura mais elevada. 04. O volume de gs dissolvido no refrigerante ser maior quando o refrigerante estiver com temperatura mais elevada. 08. A abertura do refrigerante favorecer a perda do gs, pois provocar o aumento da presso no interior da garrafa. Questo 02) Quando uma amostra slida de hidrxido de sdio dissolvida em gua formando 100,0 g de soluo, a temperatura dessa soluo aumenta de 26C para 49C. O H (em kJ) para essa dissoluo, assumindo que o calor especfico da soluo seja igual a 1 cal g1 C 1 , ser, aproximadamente, (Obs.: considere que 1 cal = 4,18 J e que a dissoluo ocorre presso constante.) a) 9615. b) 9,6. c) 38450. d) 0,0384. e) 3,84. Questo 03) Ao dissolver 0,400 g de hidrxido de sdio, NaOH, em 100,00 g de gua, a temperatura desta sobe de 25,00 para 26,03C. Em relao ao processo de dissoluo, CORRETO afirmar que

a) o solvente resfriado ao ceder calor para o soluto. b) a variao de entalpia da reao, H, positiva. c) o calor liberado pela reao absorvido pela gua. d) o solvente fortalece as interaes atrativas dos ons. Questo 04) O acetileno um gs utilizado em maaricos para cortar e soldar metais. Ao queimar, produz uma chama luminosa intensa, alcanando uma temperatura ao redor de 3.000C. Considere a equao termoqumica para a reao de decomposio do acetileno: C2H2(g) 2 C(s) + H2(g) H = 230 kJ . mol1 e analise as seguintes afirmativas: 1) a reao exotrmica, pois o calor liberado. 2) a variao da entalpia da reao inversa idntica da reao direta. 3) a entalpia dos produtos menor que a entalpia dos reagentes. Est(o) correta(s): a) b) c) d) e) 1 apenas 2 apenas 3 apenas 1 e 3 apenas 1, 2 e 3

Questo 05) A variao de entalpia na combusto da glicose, C6 H12O6, igual a 2,8 x 106 J/mol. Uma determinada sobremesa lctea, com denominao light, tem cerca de 9g de glicose por poro de 110g. Pode-se dizer a respeito da reao de combusto da glicose: a) Os reagentes ganham calor ao se converter nos produtos. b) Um aumento de temperatura provoca uma diminuio do calor liberado.

c) Os produtos tm contedo de energia maior que os reagentes. d) A reao endotrmica. e) A reao exotrmica. Questo 06) O perxido de hidrognio que, em soluo aquosa, conhecido comercialmente como gua oxigenada, um lquido claro de frmula qumica H2O2. Recentemente foi utilizado de forma ilegal, juntamente com o hidrxido de sdio, para aumentar o volume de comercializao de leite. No leite a gua oxigenada sofre um processo de decomposio dado pela equao:
2H 2 O 2 (l) 2H 2 O(l) O 2 (g) , com um H 196kJ

b)

c)

d)

Em relao a este processo, qual o calor (q) desprendido na decomposio de 5,0g de H2O2(l) a presso constante? (Dados de massa atmica: H=1; O=16.) a) 7,2 kJ b) 14,4 kJ c) 28,8 kJ d) 49,0 kJ e) 98,0 kJ Questo 07) O sal de cozinha, em contato com a gua, mesmo na forma de gelo, tende a se dissolver. Essa dissoluo um processo endotrmico, isto , exige uma quantidade de energia para se concretizar. A temperatura da mistura pode chegar a 18C e, em 5 minutos, seu isopor ser capaz de fazer por sua latinha de cerveja o que o freezer faria em 15 minutos. Assinale a opo que contm o grfico que representa um processo endotrmico, em uma reao qumica.

Questo 08) A dissoluo de um sal em gua pode ocorrer com liberao de calor, absoro de calor ou sem efeito trmico. Conhecidos os calores envolvidos nas transformaes, mostradas no diagrama que segue, possvel calcular o calor da dissoluo de cloreto de sdio slido em gua, produzindo Na+(aq) e Cl-(aq).

a)

Com os dados fornecidos, pode-se afirmar que a dissoluo de 1 mol desse sal a) acentuadamente exotrmica, envolvendo cerca de 103 kJ. b) acentuadamente endotrmica, envolvendo cerca de 10 3 kJ. c) ocorre sem troca de calor. d) pouco exotrmica, envolvendo menos de 10 kJ. e) pouco endotrmica, envolvendo menos de 10 kJ.

Questo 09) Considere a representao grfica da variao de entalpia abaixo.

Entre os processos que ela pode representar figuram: 01. a fuso da gua 02. a vaporizao da gua 04. a oxidao da gordura 08. a combusto da gasolina 16. o preparo de uma soluo aquosa de NaOH, com aquecimento espontneo do frasco TEXTO: 1 - Comum questo: 10 Parece claro que o desenvolvimento tem gerado um gasto considervel de energia (especialmente das formas que incrementam gs carbnico na atmosfera). E tudo foi alavancado quando, na Inglaterra, entre 1760 e 1800, a mquina a vapor foi aperfeioada, exigindo uma demanda maior de carvo mineral (substituindo o carvo vegetal), tambm utilizado na fuso de minrios de ferro. Uma das primeiras inovaes metalrgicas da poca foi a fuso de minrio de ferro (hematita) com carvo coque*. Isso levou produo de ferro batido de alta qualidade, o qual comeou a ser empregado na fabricao de mquinas, na construo civil e nas ferrovias, substituindo a madeira. *Ao ser queimado junto com o minrio, o carvo coque tem por finalidade produzir CO para a reao (equao abaixo) e fornecer o calor necessrio para essa reao ocorrer.

Questo 10) Assinale a alternativa com as palavras que completam corretamente as lacunas do texto abaixo. Pelas informaes contidas no texto, possvel concluir que a reao representada pela equao ..............................., e que o smbolo significa .............................. . a) exotrmica; luz b) exotrmica; calor c) endotrmica; calor d) endotrmica; luz e) endotrmica; fotlise GABARITO: 1) Gab: 03 2) Gab: B 3) Gab: C 4) Gab: D 5) Gab: E 6) Gab: B 7) Gab: D 8) Gab:E 9) Gab: 28 10) Gab: C

Fe 2 O3 3 CO 2 Fe 3 CO 2

Vous aimerez peut-être aussi