Vous êtes sur la page 1sur 8

WA70

TECNLOGO EM RADIOLOGIA
INSTRUES GERAIS
O candidato receber do fiscal: - Um caderno de questes contendo 30 (trinta) questes objetivas de mltipla escolha para os cargos de nvel Fundamental ou 40 (quarenta) questes objetivas de mltipla escolha para os cargos dos nveis Mdio e Superior; - Um carto de respostas personalizado para a Prova Objetiva. responsabilidade do candidato certificar-se que o nome do cargo/especialidade informado nesta capa de prova corresponde ao nome do cargo/especialidade informado em seu carto de respostas. Ao ser autorizado o incio da prova verifique, no caderno de questes, se a numerao das questes e a paginao esto corretas. Se voc precisar de algum esclarecimento solicite a presena do responsvel pelo local. O tempo que voc dispe para fazer a Prova Objetiva e a marcao do carto de respostas de 3 (trs) horas. No ato da aplicao da prova haver o procedimento da coleta da impresso digital de cada candidato. (Edital 01/2005 - Item 8.9, subitem a.) Somente depois de decorrida 1 (uma) hora do incio da prova, o candidato poder entregar seu caderno de questes e seu carto de respostas. (Edital 01/2005 - Item 8.9, subitem c.) Ao candidato somente ser permitido levar seu caderno de questes da Prova Objetiva ao final das provas, desde que permanea em sala at este momento. (Edital 01/2005 item 8.9, subitem d.) NO ser permitido ao candidato copiar seus assinalamentos feitos no carto de respostas. (Edital 01/2005 - Item 8.9, subitem e.) Aps o trmino da sua prova entregue obrigatoriamente ao fiscal o carto de respostas devidamente assinado.

INSTRUES - PROVA OBJETIVA


Verifique se os seus dados esto corretos no carto de respostas. Leia atentamente cada questo e assinale no carto de respostas a alternativa que mais adequadamente a responde. O carto de respostas NO pode ser dobrado, amassado, rasurado, manchado ou conter qualquer registro fora dos locais destinados s respostas. A maneira correta de assinalar a alternativa no carto de respostas cobrindo, fortemente, com caneta esferogrfica azul ou preta, o espao a ela correspondente, conforme o exemplo a seguir: Ateno: - Formas de marcao diferentes da que foi determinada implicaro a rejeio do carto de respostas pela leitora tica. - A leitora tica tambm NO registrar questes sem marcao, com marcao pouco ntida ou com mais de uma alternativa assinalada.

BOA SORTE !!!

CRONOGRAMA PREVISTO ATIVIDADE


Divulgao do gabarito - Prova Objetiva (PO) Interposio de recursos contra o gabarito (RG) da PO Divulgao do resultado preliminar do julgamento do RG da PO Divulgao do resultado final da PO Divulgao da relao de candidatos que tero Ttulos avaliados

DATA
20/03/2006 21 e 22/03/2006 03/04/2006 03/04/2006 03/04/2006

LOCAL
www.nce.ufrj.br/concursos Posto de Atendimento www.nce.ufrj.br/concursos Posto de Atendimento www.nce.ufrj.br/concursos Posto de Atendimento www.nce.ufrj.br/concursos Posto de Atendimento www.nce.ufrj.br/concursos Posto de Atendimento

Demais atividades consultar cronograma de atividade no Manual do Candidato ou pelo site: www.nce.ufrj.br/concursos

Concurso Pblico-2006

Concurso Pblico-2006

LNGUA PORTUGUESA
TEXTO A SADE E O FUTURO Druzio Varella Reflexes para o futuro Ficaremos sobrecarregados, pagando caro pela ignorncia e irresponsabilidade do passado. Acharemos inacreditvel no havermos percebido em tempo, por exemplo, que o vrus da Aids, presente na seringa usada pelo adolescente da periferia para viajar ao paraso por alguns instantes, infecta as mocinhas da favela, os travestis da cadeia, as garotas da boate, o menino esperto, a menininha ingnua, o senhor enrustido, a me de famlia e se espalha para a multido de gente pobre, sem instruo e higiene. Haver milhes de pessoas com Aids, dependendo de tratamentos caros e assistncia permanente. Seus sistemas imunolgicos deprimidos se tornaro presas fceis aos bacilos da tuberculose, que, por via area, iro parar nos pulmes dos que passarem por perto, fazendo ressurgir a tuberculose epidmica do tempo dos nossos avs. Sfilis, hepatite B, herpes, papilomavrus e outras doenas sexualmente transmissveis atacaro os incautos e daro origem ao avesso da revoluo sexual entre os sensatos. No caldo urbano da misria/sujeira/ignorncia crescero essas pragas modernas e outras imergiro inesperadas. Estar claro, ento, que o perigo ser muito mais imprevisvel do que aquele representado pelas antigas endemias rurais: doena de Chagas, malria, esquistossomose, passveis de controle com inseticidas, casas de tijolos, gua limpa e farta. Assustada, a sociedade brasileira tomar, enfim, conscincia do horror que ser pr filhos em um mundo to inspito. Nessas condies provvel que se organize para acabar com as causas dessas epidemias urbanas. Modernos hospitais sem fins lucrativos, dirigidos por fundaes privadas e mantidos com o esforo e a vigilncia das comunidades locais, podero democratizar o atendimento pblico. Eficientes programas de preveno, aplicados em parceria com instituies internacionais, diminuiro o nmero de pessoas doentes. Ento vir a fase em que surgiro novos rebeldes sonhadores, para enfrentar o desafio de estender a revoluo dos genes para melhorar a qualidade de vida dos que morarem na periferia das grandes cidades ou na imensido dos campos brasileiros.

3 - Ficaremos sobrecarregados, pagando caro pela ignorncia...; a forma desenvolvida adequada da orao reduzida sublinhada : (A) enquanto pagamos caro pela ignorncia; (B) se pagarmos caro pela ignorncia; (C) quando pagarmos caro pela ignorncia; (D) e pagaremos caro pela ignorncia; (E) embora paguemos caro pela ignorncia. 4 - Acharemos inacreditvel no havermos percebido em tempo...; a alternativa que mostra um emprego de tempos verbais inadequado : (A) achamos / percebermos; (B) achamos / termos percebido; (C) achvamos / havermos percebido; (D) acharamos / termos percebido; (E) acharemos / tivermos percebido. 5 - O autor do texto fala de ignorncia e da irresponsabilidade passadas como motivo de males futuros. O item que se refere mais irresponsabilidade do que ignorncia : (A) o vrus da Aids, presente na seringa usada pelo adolescente da periferia para viajar ao paraso por alguns instantes, infecta as mocinhas da favela...; (B) se espalha para a multido de gente pobre, sem instruo e sem higiene; (C) Seus sistemas imunolgicos deprimidos se tornaro presas fceis do bacilo da tuberculose...; (D) outras doenas sexualmente transmissveis atacaro os incautos; (E) fazendo ressurgir a tuberculose epidmica do tempo de nossos avs. 6 - daro origem ao avesso da revoluo sexual entre os sensatos; o avesso da revoluo sexual entre os sensatos significa: (A) multiplicidade de parceiros; (B) liberdade ampla de relaes sexuais; (C) evitarem-se relaes de risco; (D) abstinncia sexual completa; (E) preservao da virgindade at o casamento. 7 - No caldo urbano da misria/sujeira/ignorncia; neste segmento, as barras inclinadas entre os vocbulos substituem, respectivamente: (A) vrgula / conjuno; (B) vrgula / vrgula; (C) conjuno / preposio; (D) conjuno / conjuno; (E) preposio / preposio. 8 - outras imergiro inesperadas; nesse segmento, o vocbulo imergiro no pode ser confundido com seu parnimo emergiro, j que possuem sentido oposto. A alternativa a seguir em que houve troca entre parnimos : (A) H fragrante perigo de disseminao da Aids; (B) Certas doenas oferecem perigo iminente; (C) necessrio bom senso para a preveno de doenas; (D) O trfico de drogas contribui para doenas transmissveis; (E) Numa seo daquela loja vendiam-se preservativos.
3

1 - Como o texto tem um tom de profecia, a construo dessas previses se apia fundamentalmente: (A) no emprego do futuro do presente; (B) na abordagem de temas ainda desconhecidos; (C) na anteviso de um futuro sombrio; (D) na condenao do atraso social e cultural; (E) na utilizao de expresses de dvida. 2 - Ficaremos sobrecarregados...; a utilizao da pessoa ns nesse segmento inicial do texto engloba: (A) o autor e o leitor, apenas; (B) o autor, o leitor e todos os demais brasileiros; (C) os leitores em geral e o autor; (D) os brasileiros em geral; (E) o autor e a classe mdica.

Concurso Pblico-2006

9 - Estar claro, ento , que o perigo ser muito mais imprevisvel...; o vocbulo destacado tem valor semntico de: (A) explicao; (B) concluso; (C) tempo; (D) condio; (E) comparao. 10 - O texto fala de epidemias e de endemias; a alternativa que define endemia : (A) doena causada pela fragilidade do organismo; (B) mal provocado por vrus desconhecido; (C) doena que se alastra rapidamente por uma populao; (D) enfermidade provocada por mau uso de medicamentos; (E) doena que se repete em populao e/ou regio especfica. 11 - ...usada pelo adolescente da periferia para viajar ao paraso por alguns instantes; a alternativa abaixo em que a utilizao de um desses vocbulos apresenta o mesmo valor semntico presente nesse segmento destacado do texto : (A) se espalha para a multido de gente pobre; (B) o bacilo da tuberculose, que, por via area...; (C) ir parar nos pulmes dos que passarem por perto; (D) provvel que se organize para acabar com as causas; (E) dirigidos por fundaes privadas. 12 - A alternativa em que a preposio destacada tem valor semntico de meio : (A) para acabar com as causas dessas epidemias; (B) aplicados em parceria com instituies internacionais; (C) passveis de controle com inseticidas; (D) mantidos com o esforo e a vigilncia das comunidades locais; (E) Haver milhes de pessoas com Aids. 13 - Haver milhes de pessoas com Aids; a alternativa abaixo em que a substituio da forma do verbo haver est gramaticalmente INCORRETA : (A) dever haver; (B) poder haver; (C) poder existir; (D) existiro; (E) devero existir. 14 - A alternativa abaixo em que o substantivo NO acompanhado por um vocbulo ou locuo de valor adjetivo : (A) mocinhas da favela; (B) travestis na cadeia; (C) garotas da boate; (D) menino esperto; (E) menininha ingnua.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
15- Os fatores que impedem o colabamento dos pulmes so: (A) presso intra-pleural e surfactante pulmonar; (B) surfactante intra-pleural e caractersticas elsticas dos pulmes; (C) tenso superficial e surfactante intra-pleural; (D) caractersticas elsticas e tenso superficial; (E) caractersticas elsticas dos pulmes e surfactante pulmonar. 16- Na fisiologia respiratria, a difuso dos gases se d do seguinte modo:

(A) 100% do O2 que se difunde dos alvolos para os capilares pulmonares penetram nas hemcias, e transportado, pela hemoglobina, contra o gradiente de concentrao; (B) metade do O2 transportado pela hemoglobina e o restante dissolvido no plasma; (C) ocorre nos brnquios, onde 50% so transportados ligados a hemoglobina, e 50% so dissolvidos no plasma; (D) ocorre entra o sangue e os alvolos, a favor do gradiente de presso, por difuso passiva; (E) ocorre nos capilares alveolares, do meio menos concentrado para o mais concentrado. 17- O trajeto do sangue ao nvel renal : (A) Glomrulo Cpsula de Bowman Tbulo proximal Ala de Henle Tbulo distal Tubo coletor Pelve renal; (B) Tbulo proximal Glomrulo Tubo coletor Ala de Henle Cpsula de Bowman Tbulo distal Pelve renal; (C) Glomrulo Arterola eferente Arterola aferente Vnula Capilares peritubulares pequena veia grande veia veia cava inferior corao; (D) Cpsula de Bowman Tbulo proximal Ala de Henle Glomrulo Tbulo distal Tubo coletor Pelve renal; (E) Arterola aferente Glomrulo Arterola eferente Capilares peritubulares Vnula pequena veia grande veia Veia Cava inferior corao. 18- A definio para Potencial de ao (PA) em Fisiologia : (A) valor da voltagem na membrana a partir da qual ocorre a abertura dos canais seletivos de Sdio; (B) grande despolarizao da clula seguida de repolarizao devido abertura dos canais de Na+; (C) voltagem ou potenciao eltrica que existe atravs da membrana numa clula em repouso; (D) movimento dos ons de acordo com os seus gradientes; (E) tempo que a clula leva para responder o segundo estmulo.

Concurso Pblico-2006

19 - A quantidade de sangue que o ventrculo esquerdo consegue bombear para a Aorta a cada sstole : (A) 20ml; (B) 10ml; (C) 70ml; (D) 40ml; (E) 100ml. 20 -H vrias formas ou modalidades de energia. Entre as descritas a seguir, a que est relacionada energia potencial e: (A) associada ao movimento dos corpos; (B) energia fcil de ser sentida; (C) armazenada num corpo material ou numa posio no espao e que pode ser convertida em energia sensvel a partir de uma modificao de seu estado; (D) s pode ser percebida por meio de sua atrao sobre alguns materiais; (E) energia liberada pelas reaes qumicas. 21- Um dos processos de estabilizao de um ncleo instvel, com excesso de energia se d pela emisso de partculas ____________, que na realidade so um ncleo de Hlio sem os eltrons na eletrosfera. A lacuna ser corretamente preenchida por:

24- Nas Diretrizes bsicas de radioproteo da CNEN, o limite primrio anual de dose equivalente efetiva permitida : (A) 2 Sv; (B) 1mSv; (C) 1 Sv; (D) 10 mSv; (E) 50 mSv. 25- Peristalse e contraes segmentares no Intestino Delgado correspondem respectivamente a: (A) contraes simultneas dos msculos circulares e longitudinais, formando os haustros / ritmo do esvaziamento determinado predominantemente pela fora das contraes; (B) contraes rtmicas ao longo de uma regio, dividindo-a em segmentos / contraes simultneas dos msculos circular e transversal, formando os haustros; (C) contraes rtmicas que ocorrem ao longo de uma seo do intestino / contraes rtmicas ao longo de uma regio, dividindo-a em segmentos; (D) reflexo coordenado por um centro no Bulbo / contraes fortes coordenadas; (E) ritmo do esvaziamento determinado predominantemente pela fora das contraes / contraes fortes coordenadas pelo plexo celaco. 26- Acidente sseo :

(A) Beta positiva; (B) Beta negativa; (C) Gama; (D) Alfa; (E) Delta. 22-Na interao de radiao com a matria, ionizao : (A) interao na qual eltrons so removidos dos orbitais pelas radiaes, resultando eltrons livres de alta energia, ons positivos ou radicais livres quando ocorrem quebra de ligaes qumicas; (B) radiao constituda por partculas carregadas como alfa, beta e eltrons acelerados, ao interagir com a matria, podem converter uma parte de sua energia de movimento em radiao eletromagntica; (C) deslocamento de eltrons de seus orbitais nucleares de equilbrio que, ao retornarem, emitem a energia excedente sob forma de luz ou raio gama caracterstico; (D) interao de radiaes com energia superior energia de ligao dos ncleons com um material, pode provocar reaes nucleares, resultando num ncleo residual e emisso de radiao; (E) transferncia de energia de uma radiao beta negativa nuclear, incidente sobre a matria. 23 - Na dosimetria das radiaes ionizantes, a definio que deve ser usada quando se trata de atividade de uma amostra radioativa a: (A) Roentgen; (B) Becquerel; (C) Gray; (D) Sievert; (E) LET.
5

I - a superfcie de um osso tpico que exibe certas projees e depresses funcionais; II - um determinado osso que apresenta alguma doena degenerativa; III - um determinado osso que tenha sofrido algum trauma; IV - a difise de um osso longo com depresses patolgicas; O nmero de afirmativas corretas, dentre as quatro apresentadas, : (A) 0; (B) 1; (C) 2; (D) 3; (E) 4. 27 -Os ossos includos no esqueleto apendicular so: (A) ossos do crnio, osso hiide, vrtebras e costelas; (B) ossos dos membros inferiores vrtebras e esterno; (C) ossos dos membros superiores, incluindo a cintura escapular e dos membros inferiores, incluindo cintura plvica; (D) ossos do crnio; (E) coluna vertebral. 28 - Os meios de contrastes utilizados para a realizao de uma Tomografia Computadorizada so: (A) Iodo Radioativo e Gadolnio; (B) Gadolnio e solues hidrossolveis; (C) Azul de Metileno e Sulfato de Brio; (D) Solues hidrossolveis e Sulfato de Brio; (E) Bicarbonato de Sdio, apenas.

Concurso Pblico-2006

29- O princpio bsico da Tomografia Computadorizada decorre do fato de que: (A) qualquer imagem planar pode ser reconstruda em diferentes projees dessa mesma imagem; (B) a reconstruo de uma imagem limitada a algumas projees pr-determinadas; (C) a Tomografia Computadorizada adquire imagens sobrepostas; (D) todas as estruturas externas e internas tridimensionais podem ser reconstrudas a partir das mesmas estruturas; (E) a estrutura interna de qualquer objeto tridimensional pode ser reconstruda a partir de vrias diferentes projees ou incidncias daquele objeto. 30- De acordo com o cdigo de tica, o tecnlogo em Radiologia: I - presta servios ao paciente com restries dependentes de atributos pessoais e ou da natureza da doena ou enfermidade. II - atua para fazer avanar o principal objetivo da profisso de prestar servios humanidade, com total respeito dignidade do homem. III - busca realizar o seu trabalho com dedicao baseado nas teorias aprendidas em sala de aula, sem a necessidade de adquirir novos conhecimentos. IV - avalia situaes, exerce assistncia, discernimento e juzo, deixando maiores responsabilidades para o mdico presente. (A) apenas a afirmativa I est correta; (B) apenas a afirmativa II est correta; (C) apenas a afirmativa III est correta; (D) apenas a afirmativa IV est correta; (E) toda as afirmativas esto corretas. 31- Os principais componentes do sistema de Ressonncia Magntica so: (A) Campo magntico instvel, magneto, bobinas de gradiente, sistemas de suporte eletrnico e monitor. (B) Unidade de varredura, magneto, bobinas de gradiente, sistemas de suporte eletrnico e monitor (C) Magneto, tesla, Bobinas de radiofreqncia, sistemas de suporte eletrnico, computador e monitor. (D) Unidade de varredura, magneto, bobinas de radiofreqncia, sistemas de suporte eletrnico e monitor (E) Magneto, bobinas de gradiente, Bobinas de radiofreqncia, sistemas de suporte eletrnico, computador e monitor. 32 -Uma colimao de quatro lados num exame radiolgico, se for possvel, usada para: (A) reduo de tempo de exposio do paciente; (B) especificidade de um determinado rgo; (C) reduo de tempo de exposio do tecnlogo; (D) pacientes acamados; (E) esse tipo de colimao no influencia no exame.

33- Efeito determinstico que pode ser causado devido interao da radiao com a matria: (A) modificao na clula podendo levar ao cncer ou efeitos hereditrios; (B) nascimentos de crianas com retardamento mental; (C) apoptose celular e retardamento mental; (D) nmero elevado de clulas mortas, causando colapso do tecido; (E) a exposio pr-natal pode levar a m formao do feto. 34- Na Tomografia Computadorizada: I - o tubo de raio X fixo e a maca mvel; II - no processamento so obtidos cortes sagitais, coronais e oblquos; III - o tubo de Raio X move-se ao redor do paciente durante o exame, obtendo-se mltiplas exposies de diferentes ngulos; IV - O tubo de Raio X move-se ao redor do paciente durante o exame, obtendo-se mltiplas exposies de ngulos iguais com a maca fixa. A quantidade de afirmativas corretas : (A) 0; (B) 1; (C) 2; (D) 3; (E) 4. 35- Contra-indicao absoluta para a realizao de Ressonncia Magntica: (A) medicamentos sedativos; (B) marcapasso; (C) gravidez; (D) crianas; (E) meio de contraste. 36- A estrutura mais bem observada na mamografia em projeo craniocaudal lateral exagerada (so): (A) todo tecido mamrio; (B) tecido mamrio interno; (C) tecido mamrio com nfase do tecido axilar; (D) tecido axilar, apenas; (E) quadrantes superiores, apenas. 37-No exame de mamografia, a projeo utilizada para identificar leses profundas na axila e na cauda do quadrante superior externo a: (A) axilar; (B) mdio-lateral; (C) compresso localizada; (D) craniocaudal medial; (E) Clepatra.

Concurso Pblico-2006

38- O tamanho do filme para a realizao de uma mamografia craniocaudal : (A) 23x30 cm; (B) 18x24 cm; (C) 18x30 cm; (D) 18x24 cm; (E) 18x23 cm. 39- A melhor definio para raio central (RC) : (A) o RC corresponde ao eixo central do feixe de radiao e perpendicular ao maior eixo do tubo de raio X; (B) o RC corresponde ao eixo perpendicular do feixe de radiao que transversal ao tubo de raio X; (C) o RC corresponde ao eixo central do feixe de radiao e parealelo ao maior eixo do tubo de raio X; (D) o RC corresponde ao eixo perifrico do feixe de raio X; (E) o RC corresponde ao eixo perpendicular do feixe de radiao que paralelo ao maior eixo do tubo de raio X. 40- A quantidade mnima de incidncias para estudo radiogrfico de qualquer regio do esqueleto torcico e dos membros superiores (excluindo a coluna torcica) : (A) uma; (B) duas; (C) trs; (D) quatro; (E) cinco.

Vous aimerez peut-être aussi