Vous êtes sur la page 1sur 23

Gesto Fiscal Responsvel

Cartilha sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal

03/05/2000 12:24 SUMRIO

Introduo O processo de planejamento As receitas e a renncia fiscal As despesas e os mecanismos de compensao As despesas com pessoal O endividamento pblico A transparncia e o controle social As sanes institucionais e as sanes pessoais A contribuio da sociedade para o sucesso da LRF Quadros resumo: para Estados para Municpios para os Pequenos Municpios (com menos de 50.000 habitantes)

Glossrio

1. INTRODUO O desequilbrio fiscal, ou gastos sistematicamente superiores s receitas, predominou na administrao pblica no Brasil at recentemente. As conseqncias para a economia so bastante negativas, e, em alguns casos, tm impacto sobre mais de uma gerao. A inflao descontrolada at o lanamento do Real, a convivncia com taxas de juros muito altas, o endividamento pblico tambm expressivo e a carga tributria relativamente alta, quando comparada com nossos vizinhos, so algumas destas conseqncias. Esta realidade levou as finanas pblicas a uma situao tal, que acabou por limitar o atendimento de necessidades fundamentais da populao, como sade, educao, moradia, saneamento, etc., com efeitos indesejveis sobre sua parcela mais pobre, e que mais sofre os efeitos da ausncia de investimentos governamentais nessas reas. Nesse contexto, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) representa um instrumento para auxiliar os governantes a gerir os recursos pblicos dentro de um marco de regras claras e precisas, aplicadas a todos os gestores de recursos pblicos e em todas as esferas de governo, relativas gesto da receita e da despesa pblicas, ao endividamento e gesto do patrimnio pblico. Alm disso, a Lei consagra a transparncia da gesto como mecanismo de controle social, atravs da publicao de relatrios e demonstrativos da execuo oramentria, apresentando ao contribuinte a utilizao dos recursos que ele coloca disposio dos governantes. Entre o conjunto de normas e princpios estabelecidos pela LRF, alguns merecem destaque. So eles: limites de gasto com pessoal: a lei fixa limites para essa despesa em relao receita corrente lquida para os trs Poderes e para cada nvel de governo (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios); limites para o endividamento pblico: sero estabelecidos pelo Senado Federal por proposta do Presidente da Repblica; definio de metas fiscais anuais: para os trs exerccios seguintes; mecanismos de compensao para despesas de carter permanente: o governante no poder criar uma despesa continuada (por prazo superior a dois anos) sem indicar uma fonte de receita ou uma reduo de outra despesa; e

mecanismo para controle das finanas pblicas em anos de eleio: a Lei impede a contratao de operaes de crdito por antecipao de receita oramentria (ARO) no ltimo ano de mandato e probe o aumento das despesas com pessoal nos 180 dias que antecedem o final do mandato. A obedincia a essas novas regras vai permitir um ajuste fiscal permanente no Brasil, uma vez que a disciplina fiscal introduzida pela Lei proporcionar o fortalecimento da situao financeira dos entes da Federao. Isso, por sua vez, possibilitar o aumento da disponibilidade de recursos para o investimento em programas de desenvolvimento social e econmico.

2. O PROCESSO DE PLANEJAMENTO A Lei de Diretrizes Oramentrias - LDO A Lei de Diretrizes Oramentrias elaborada anualmente, estabelecendo as regras gerais para elaborao do Oramento do ano seguinte. Nela est o Anexo de Metas Fiscais, que dever conter, entre outros: a) as metas anuais, em valores correntes e constantes, relativas a receitas, despesas, resultados nominal1 e primrio2 e montante da dvida pblica, para o exerccio a que se referirem e para os dois seguintes, sendo, na prtica, metas trienais; b) a avaliao do cumprimento das metas do ano anterior; c) a evoluo do patrimnio lquido, a origem e a aplicao dos recursos de privatizaes, se houver; e d) estimativa e compensao da renncia fiscal e da margem de expanso das despesas obrigatrias de carter continuado. A Lei Oramentria Anual O projeto de Lei Oramentria Anual (LOA) para Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios dever ser elaborado respeitando as diretrizes e prioridades estabelecidas na LDO e os parmetros e limites fixados na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A LOA dever conter em anexo o demonstrativo da compatibilizao do oramento com os objetivos e metas definidos no Anexo de Metas Fiscais da LDO.

Na LOA deve estar definida a reserva de contingncia, como percentual da receita corrente lquida (RCL)3, para atender a gastos no previstos na Lei, como calamidades pblicas. O que a LRF pretende fortalecer o processo oramentrio como pea de planejamento, prevenindo desequilbrios indesejveis. Alm disso, a Lei pretende ser um instrumento de representao do compromisso dos governantes com a sociedade. 3. AS RECEITAS E A RENNCIA FISCAL Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios cabe instituir, prever e efetivamente arrecadar todos os tributos de sua competncia constitucional. Isto significa que cada esfera de governo dever explorar adequadamente a sua base tributria e, consequentemente, ter capacidade de estimar qual ser a sua receita. Isso auxilia o cumprimento das metas fiscais e a alocao das receitas para as diferentes despesas. A renncia de receita - ou seja, a anistia, a remisso, o crdito presumido, a iseno em carter no geral, a alterao de alquota de algum tributo ou a modificao da base de clculo, que tenha como impacto a diminuio da receita pblica - dever estar acompanhada de estimativa de impacto oramentrio-financeiro no exerccio em que deva iniciar sua vigncia e nos dois exerccios seguintes. Alm disso, para estar de acordo com a LRF, cada governante dever demonstrar que a renncia de receita foi considerada na Lei Oramentria Anual - LOA e que no afetar as metas previstas na Lei de Diretrizes Oramentrias - LDO. Alternativamente, o governante deve demonstrar que esta renncia de receita ser compensada por aumento de receita proveniente de elevao de alquotas, ampliao da base de clculo, aumento ou criao de tributo ou contribuio. Nesse caso, o ato que implique em renncia s entra em vigor quando estiver assegurada a compensao pelo aumento de receita. A LDO e a LOA devero conter um demonstrativo da estimativa e das medidas de compensao da renncia de receita.

4. AS DESPESAS E OS MECANISMOS DE COMPENSAO Alm das despesas previstas em lei, existem aquelas que os governantes podero realizar em decorrncia de criao, expanso ou aperfeioamento da ao governamental. Entretanto, de acordo com a LRF, elas devero estar acompanhadas de estimativa do impacto oramentrio-financeiro por 3 anos e de demonstrao de que estejam compatvel a LDO, alm de estarem adequadas LOA . Se o governante quiser criar uma despesa obrigatria de carter continuado (decorrente de lei ou ato administrativo que fixe a obrigao legal de execuo por mais de dois anos) essa despesa dever ser compensada por aumento permanente de receita ou reduo permanente de outras despesas. Alm disso, vale lembrar que esse mecanismo de compensao no abrange servio da dvida, nem a reviso da remunerao dos servidores pblicos visando a preservao do valor real dos salrios. A LOA dever conter o demonstrativo das medidas de compensao de despesa obrigatria de carter continuado. O mesmo mecanismo de compensao tem efeito sobre a gerao de novas despesas com a Seguridade Social, exceto nos casos de crescimento pelo aumento do nmero de beneficirios e para a manuteno do valor real do benefcio. Desse modo, os governantes no podero tomar decises de aumento de despesa ou de reduo de receita que comprometam a sade das finanas pblicas no futuro. 5. As Despesas com Pessoal Definies Bsicas Considera-se como Despesa Total com Pessoal o somatrio dos gastos do ente da Federao com os ativos, os inativos e os pensionistas, relativos a mandatos eletivos, cargos, funes ou empregos, civis, militares e de membros de Poder, com quaisquer espcies remuneratrias, tais como: vencimentos e vantagens, fixas e variveis, subsdios, proventos da aposentadoria, reformas e penses, inclusive adicionais, gratificaes, horas extras e vantagens pessoais de qualquer natureza, bem como encargos sociais e contribuies recolhidas pelo ente s entidades de previdncia.

Os valores dos contratos de terceirizao de mo-de-obra que se referirem substituio de servidores e empregados pblicos sero contabilizados como Outras Despesas de Pessoal . A apurao da despesa total com pessoal ser obtida somando-se a realizada no ms em referncia com as dos onze meses imediatamente anteriores, adotando-se o regime de competncia. Limites de Gastos com Pessoal UNIO Na esfera federal, os limites mximos para gastos com pessoal (50% da Receita Corrente Lquida) so assim distribudos: 2,5 % para o Poder Legislativo, includo o Tribunal de Contas 6 % para o Poder Judicirio 0,6 % para o Ministrio Pblico da Unio 3 % para custeio de despesas do DF e de ex territrios 37,9% para o Poder Executivo ESTADOS Na esfera estadual, os limites mximos para gastos com pessoal (60% da Receita Corrente Lquida) sero: 3% para o Poder Legislativo, includo o Tribunal de Contas 6% para o Poder Judicirio 2% para o Ministrio Pblico 49% para o Poder Executivo. MUNICPIOS Na esfera municipal, os limites mximos para gastos com pessoal (60% da Receita Corrente Lquida) sero: 6% para o Poder Legislativo, includo o Tribunal de Contas, quando houver 54% para o Poder Executivo

Mecanismos de Correo de Desvios Se a despesa total com pessoal exceder a noventa e cinco por cento (95%) do limite, ficam vedados ao Poder ou rgo referido que houver incorrido no excesso: concesso de vantagem, aumento, reajuste ou adequao de remunerao a qualquer ttulo; criao de cargo, emprego ou funo; alterao de estrutura de carreira que implique aumento de despesa; provimento de cargo pblico, admisso ou contratao de pessoal a qualquer ttulo, ressalvada a reposio decorrente de aposentadoria ou falecimento de servidores das reas de educao, sade e segurana; contratao de hora extra, salvo em situaes previstas na Lei de Diretrizes Oramentrias. Alm disso: ultrapassado o limite mximo no quadrimestre, o excedente deve ser eliminado em 2 quadrimestres (sendo de, pelo menos, 1/3 no primeiro); h uma regra transitria que permitir ao ente ou Poder que estiver acima do limite, quando da entrada em vigor da LRF, eliminar o excedente nos 2 exerccios subseqentes, sendo de, no mnimo, 50%, no primeiro ano; caso a despesa total com pessoal esteja abaixo dos limites fixados na Lei, essa despesa poder ser acrescida em at dez por cento em relao despesa verificada no exerccio imediatamente anterior, at o final do terceiro exerccio aps a vigncia da LRF, respeitados os limites para a esfera administrativa correspondente e para os respectivos poderes. De qualquer forma, os eventuais aumentos de salrio, gratificaes ou reestrurao de carreiras estaro sujeitos edio de lei especfica; e o montante de recursos financeiros a serem entregues aos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio e do Ministrio Pblico, para atender a despesas com pessoal, ser a resultante da aplicao dos limites e regras fixados na LRF.

Nenhum ato que provoque aumento da despesa de pessoal, nos Poderes Legislativo e Executivo, poder ser editado nos 180 dias anteriores ao final da legislatura ou do mandato dos chefes do Poder Executivo. Em caso de crescimento econmico negativo ou inferior a 1% nos quatro ltimos trimestres ou de calamidade pblica, estado de defesa ou de stio, fica suspensa a contagem dos prazos para enquadramento nos limites de pessoal.

6. A DVIDA PBLICA, AS OPERAES DE CRDITO E AS GARANTIAS A LRF define conceitos e normas a serem observados por todos os entes da Federao quanto dvida pblica, dvida mobiliria4, operaes de crdito e garantias. Os limites ao montante da dvida (estoque) sero fixados tomando-se por base a dvida consolidada 5 da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, que compreende a dvida da administrao direta, autarquias, fundaes e empresas estatais dependentes - sempre em relao Receita Corrente Lquida (RCL). No prazo de noventa dias aps a publicao da LRF, o Presidente da Repblica submeter ao Senado Federal uma proposta de limites globais para o montante da dvida consolidada da Unio, Estados e Municpios. Adicionalmente, apresentar ao Congresso Nacional projeto de lei que defina limites para o montante da dvida mobiliria federal, acompanhado da demonstrao de sua adequao aos limites fixados para a dvida consolidada da Unio.

As propostas contero: demonstrao de que os limites e condies guardam coerncia com as normas estabelecidas na LRF e com os objetivos da poltica fiscal; estimativas do impacto da aplicao dos limites a cada uma das trs esferas de governo; razes de eventual proposio de limites diferenciados por esfera de governo; e metodologia de apurao dos resultados primrio e nominal.

Os limites das dvidas sero fixados em percentual da Receita Corrente Lquida (RCL) para cada esfera de governo e aplicados igualmente a todos os entes da Federao que faam parte de seu clculo, constituindo, para cada um deles, limites mximos. A apurao do montante da dvida consolidada ser efetuada ao final de cada quadrimestre. Sempre que alterados os fundamentos das propostas de limites, em razo de instabilidade econmica ou alteraes nas polticas monetria ou cambial, o Presidente da Repblica poder encaminhar ao Senado ou ao Congresso Nacional solicitao de reviso desses limites.

Ateno!!!!!! A partir da vigncia da LRF, os precatrios judiciais 6 no pagos durante a execuo do oramento em que houverem sido includos, integram a dvida consolidada, para fins de aplicao dos limites.

Uma vez excedido o limite mximo ao final de um quadrimestre , dado prazo de trs quadrimestres subseqentes para a eliminao do excesso que deve ser reduzido em pelo menos vinte e cinco por cento (25%) no primeiro quadrimestre. Enquanto se verificar o excesso, a Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios ficaro: proibidos de realizar novas operaes de crdito, internas ou externas, inclusive por antecipao de receita oramentria (ARO); obrigados a obter resultado primrio necessrio reconduo da dvida ao limite. Decorrido o prazo para o retorno do montante da dvida ao limite, fica tambm impedido de receber transferncias voluntrias.

Operaes de crdito7 O Ministrio da Fazenda verificar o cumprimento dos limites e condies da realizao de operaes de crdito da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, inclusive das empresas por eles controladas, direta ou indiretamente. A realizao de operaes de crdito estar sujeita ao enquadramento na Lei Oramentria Anual - LOA, em crditos adicionais ou em lei especfica, bem como ao cumprimento dos limites e condies estabelecidos pelo Senado Federal. Segundo a LRF, dever sempre ser obedecida a Regra de Ouro, que diz o seguinte: a contratao de operaes de crdito em cada exerccio fica limitada ao montante da despesa de capital. Na prtica, isso significa que os emprstimos somente devero ser destinados a gastos com investimentos. So proibidas: a captao de recursos na forma de antecipao de receita de tributo ou contribuio, cujo fato gerador ainda no tenha ocorrido; recebimento antecipado de valores de empresa em que o Poder Pblico detenha, direta ou indiretamente, a maioria do capital social com direito a voto, salvo lucros e dividendos; a assuno direta de compromisso, confisso de dvida ou operao assemelhada, com fornecedor de bens, mercadorias ou servios, mediante emisso, aceite ou aval de ttulo de crdito, no se aplicando esta vedao a empresas estatais dependentes; a assuno de obrigao, sem autorizao oramentria, com fornecedores para pagamento a posteriori de bens e servios. qualquer tipo de concesso de novo crdito ou financiamento da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios entre si, ainda que para refinanciamento ou postergao de dvida, exceto operaes de crdito com instituio financeira estatal, no destinadas ao financiamento de despesas correntes ou refinanciamento de dvida no contrada com a prpria instituio que conceda o crdito. Os efeitos de operaes de crdito irregulares sero anulados mediante o cancelamento da operao, com devoluo do principal sem juros ou atualizao monetria ou constituio de reserva na LOA do exerccio seguinte. Enquanto no for promovida a anulao, a dvida decorrente da operao de crdito irregular ser considerada vencida e no paga, impedindo o

ente de receber transferncias voluntrias, obter garantias e contratar novas operaes de crdito (exceto para refinanciamento da dvida e reduo das despesas com pessoal). A operao de crdito irregular impede a obteno de garantias, o recebimento de transferncias voluntrias e contratao de novas operaes de crdito

Operaes de crdito por Antecipao de Receita Oramentria As operaes de crdito por Antecipao de Receita Oramentria (ARO) devero destinar-se exclusivamente a atender a insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro e devero cumprir as exigncias da contratao de operaes de crdito e, adicionalmente, as seguintes: podero ser realizadas somente a partir do dcimo dia do incio do exerccio (10 de janeiro); devero ser liquidadas, com juros e outros encargos incidentes, at o dia dez de dezembro de cada ano; no sero autorizadas se forem cobrados outros encargos que no a taxa de juros da operao, obrigatoriamente prefixada ou indexada taxa bsica financeira, ou a que vier a esta substituir; as operaes de crdito por ARO ficam proibidas enquanto existir operao anterior da mesma natureza no integralmente resgatada ou no ltimo ano de mandato do Presidente, Governador ou Prefeito. Concesso de Garantias8 A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios podero conceder garantias em operaes de crdito internas ou externas, desde que observem as regras de contratao de operaes de crdito, e, no caso da Unio, os limites e as condies fixados pelo Senado. Adicionalmente, ainda devem ser observados os seguintes requisitos: a garantia estar condicionada oferta de contragarantia, em valor igual ou superior ao da garantia a ser concedida. Alm disso, a entidade que a pleitear dever estar em dia com suas obrigaes junto ao garantidor e s entidades por ele controladas;

no caso de operao de crdito externa ou de repasse de recursos externos por instituio federal de crdito, deve atender tambm s exigncias para recebimento de transferncias voluntrias; e o Banco Central fica proibido de conceder garantias Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios. O ente da Federao cuja dvida tiver sido honrada pela Unio ou Estado, ter suspenso o acesso a novos crditos ou financiamentos at liquidao da dvida. Inscries em restos a pagar Nos dois ltimos quadrimestres do ltimo ano de mandato, vedado ao governante contrair obrigao de despesa que no possa ser paga no mesmo exerccio. Se isso ocorrer, o governante dever assegurar disponibilidade de caixa para o exerccio seguinte.

7. A TRANSPARNCIA E O CONTROLE SOCIAL A busca da transparncia na gesto fiscal um dos elementos fundamentais para a manuteno do equilbrio das contas pblicas, pois: atesta o atendimento dos limites, condies, objetivos e metas; firma responsabilidades; justifica desvios e indica medidas corretivas; define o prazo estimado para correo; d acesso pblico a dados concisos e substanciais das contas pblicas.

A transparncia na gesto fiscal o principal instrumento para o controle social. Na elaborao, aprovao e implementao da Lei de Diretrizes Oramentria - LDO e da Lei Oramentria Anual - LOA, bem como nas prestaes anuais de contas, sero utilizados procedimentos transparentes, ou seja: publicao e ampla divulgao da sntese das propostas, leis e prestaes de contas, inclusive atravs de meios eletrnicos, evidenciando objetivos, metas, resultados esperados e verificados.

A Abrangncia e a escriturao das contas Aplicvel a toda a administrao pblica federal, estadual e municipal, alm de autarquias, fundaes e empresas estatais dependentes de recursos dos Tesouros da Unio, dos Estados , do Distrito Federal e dos Municpios; todas as despesas devero ser registradas em regime de competncia; as receitas e despesas da previdncia devero ser registradas em contas separadas das demais; e as normas gerais para a consolidao das contas pblicas ser definida por um Conselho de Gesto Fiscal ou, enquanto no for constitudo, pelo rgo central de contabilidade da Unio. importante destacar que a divulgao das contas no depende de prvia autorizao ou posterior prestao de contas ao Executivo Federal, que ser responsvel apenas por consolidar e divulgar contas nacionais. O percurso e os prazos das prestaes de contas: Os Municpios consolidam suas contas e encaminham ao Estado e Unio at 30 de abril Estados consolidam suas contas e encaminham Unio at 31 de maioUnio consolida suas contas e as de todos os entes da Federao e as divulga at o dia 30 de junho.

O Relatrio Resumido de Execuo Oramentria A LRF prev que o atual Relatrio Resumido de Execuo Oramentria passe a ser publicado por todos os Poderes e pelo Ministrio Pblico, at trinta dias aps o encerramento de cada bimestre, devendo conter: 1. Balano oramentrio, que especificar, por categoria econmica: a) receitas, por fonte, informando as realizadas e a realizar, bem como a previso atualizada; e b) despesas, por grupo de natureza da despesa, discriminando a dotao para o exerccio, a despesa liquidada e o saldo. 2. Os demonstrativos da execuo das:

a) receitas, por categoria econmica e fonte, especificando a previso inicial, a previso atualizada para o exerccio, a receita realizada no bimestre, a realizada no exerccio e a previso a realizar; b) despesas, por categoria econmica e grupo de natureza da despesa, discriminando a dotao inicial, dotao para o exerccio, despesas empenhadas e liquidadas, no bimestre e no exerccio; e c) despesas, por funo e subfuno. 3. A apurao da receita corrente lquida (RCL), sua evoluo, assim como a previso de seu desempenho at o final do exerccio; 4. As receitas e despesas previdencirias; 5. Os resultados nominal e primrio; 6. As despesas com juros; 7. Os restos a pagar, detalhando, por Poder e rgo, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar; O relatrio referente ao ltimo bimestre do exerccio dever, tambm, informar sobre o atendimento regra de ouro e sobre a variao patrimonial, evidenciando a alienao de ativos e a aplicao dos recursos dela decorrentes. Quando for o caso, devero ser apresentadas justificativas para a limitao de empenho e para a frustrao de receitas, especificando as medidas de combate sonegao e evaso fiscal, adotadas e a adotar, e as aes de fiscalizao e cobrana. O Relatrio de Gesto Fiscal Ao final de cada quadrimestre, ser emitido e assinado pelos titulares dos Poderes e rgos de todos os entes federados o Relatrio de Gesto Fiscal, que dever conter: 1. O comparativo com os limites da LRF dos seguintes montantes: a) despesa total com pessoal, destacando a despesa com inativos e pensionistas; b) dvidas consolidada e mobiliria; c) concesso de garantias; e d) operaes de crdito, inclusive por antecipao de receita.

2. A indicao das medidas corretivas adotadas ou a adotar, se ultrapassados qualquer dos limites. 3. Os demonstrativos, no ltimo quadrimestre do exerccio: a) do montante das disponibilidades de caixa em trinta e um de dezembro; e b) da inscrio em restos a pagar, das despesas: liquidadas; empenhadas e no liquidadas decorrentes de contratos administrativos ou de convnios em andamento; empenhadas e no liquidadas, inscritas at o limite do saldo da disponibilidade de caixa; e despesas no inscritas por falta de disponibilidade de caixa e cujos empenhos foram cancelados; O relatrio ser publicado at trinta dias aps o encerramento do perodo a que corresponder, com amplo acesso ao pblico, inclusive por meio eletrnico. O no cumprimento dos prazos previstos, impedir, at que a situao seja regularizada, que Unio, Estados, Distrito Federal ou Municpios recebam transferncias voluntrias e contratem operaes de crdito, exceto as destinadas ao refinanciamento do principal atualizado da respectiva dvida mobiliria. Fiscalizao A verificao da observncia das normas e limites da LRF est a cargo do Poder Legislativo (diretamente ou com o auxlio dos Tribunais de Contas) e do Sistema de Controle Interno de cada Poder e do Ministrio Pblico. Os Tribunais de Contas alertaro os Poderes, entes da Federao ou rgos quando constatarem que o nvel de gastos esteja prximo aos limites fixados pela LRF. Compete ainda aos Tribunais de Contas verificar os clculos dos limites da despesa total com pessoal de cada ente da Federao e de cada Poder.

8. SANES INSTITUCIONAIS E PESSOAIS

Em caso de no cumprimento de suas normas, a LRF estabelece vrias sanes institucionais e pessoais.

So exemplos de sano institucional: suspenso das transferncias voluntrias para aquele governo que no instituir, prever e arrecadar impostos de sua competncia; no caso de limites de despesas com pessoal, se as regras da LRF no forem cumpridas e enquanto no for feito o ajuste, ou se houver excesso do primeiro quadrimestre do ltimo ano de mandato, ficam suspensas: - transferncias voluntrias; - obteno de garantias; - contratao de operaes de crdito, exceto para refinanciamento da dvida e reduo de despesas com pessoal. Ainda no que se refere aos limites de despesas com pessoal, nulo de pleno direito o ato que: - no atender ao mecanismo de compensao (aumento permanente da receita ou reduo permanente de despesa); - no atender ao limite legal de comprometimento aplicado s despesas com pessoal inativo; e - aumentar despesa de pessoal 180 dias antes do final do mandato. No caso de limites para o estoque da dvida, vencido o prazo de retorno ao limite mximo e enquanto perdurar o excesso, fica impedido de receber transferncias voluntrias da Unio ou do Estado. Para as operaes de crdito irregulares, enquanto no forem cumpridos os mecanismos de correo de desvios (cancelamento da operao ou constituio de reserva), ficam proibidos o recebimento de transferncias voluntrias, a obteno de garantias e a contratao de novas operaes de crdito, exceto para refinanciamento da dvida e reduo das despesas com pessoal. Na concesso de garantias, caso no sejam obedecidos os mecanismos de correo e seus prazos, o ente cuja dvida tiver sido honrada pela Unio ou Estado, ter suspenso o acesso a novos crditos ou financiamentos at a liquidao da dvida. Alm das sanes institucionais h as sanes pessoais , previstas em um projeto de lei ordinria denominada Lei de Crimes de Responsabilidade Fiscal, que prev que os governantes podero ser

responsabilizados pessoalmente e punidos com a perda de cargo, inabilitao para exerccio de emprego pblico, priso e multa. As penalidades alcanam todos os responsveis, dos Trs Poderes da Unio, Estados e Municpios, e todo cidado ser parte legtima para denunciar.

9. A Contribuio da Sociedade para o Sucesso da LRF


A LRF define como as contas pblicas devero ser consolidadas e divulgadas populao. Cria o Relatrio de Gesto Fiscal, que dever apresentar, em linguagem simples e objetiva, as contas da Unio, do Distrito Federal e de cada Estado e Municpio. O acesso pblico ser amplo, inclusive por meio eletrnico. A partir da, caber sociedade cobrar de seus governantes e julgar se esto procedendo de forma fiscalmente responsvel. A inteno justamente aumentar a transparncia na gesto do gasto pblico, de modo a permitir que os mecanismos de mercado e o processo poltico sirvam como instrumento de controle e de punio dos fiscalmente irresponsveis. Ao mesmo tempo, espera-se que os bons administradores sejam premiados com o reconhecimento da populao e do mercado, inclusive com maior acesso a crdito. Vale lembrar que esta mudana, no sentido de uma maior transparncia, j foi iniciada na prpria elaborao do projeto de lei, que envolveu uma consulta pblica, inclusive via Internet, onde foram registrados mais de 5.000 acessos. A consulta pblica alis, consolidou a importncia e a necessidade de mudana no regime fiscal, manifestada em vrias demonstraes de apoio e em sugestes, na sua maioria incorporadas ao texto final da lei. Destaque-se a determinao demonstrada pelo Congresso Nacional, que analisou e discutiu por quase um ano, tempo relativamente curto para um tema to complexo e relevante, tendo, finalmente, aprovado o texto final da Lei de Responsabilidade Fiscal. Essa determinao, tanto do Congresso, como do Poder Executivo, atestam o compromisso do pas com a consolidao da estabilidade econmica e a construo de um caminho seguro de desenvolvimento econmico e social.

Quadros Resumo
Para os Estados: ITENS DA LEI O QUE FAZER QUANDO FAZER

Limites para despesas com Pessoal


60% da receita corrente lquida:

Regra

Limite global j em vigor, pela Lei Camata II. Limites por Poder, a partir da publicao da LRF.

49% para o Executivo 3% para o Legislativo 6% para o Judicirio 2% para o Ministrio Pblico

Prazo de transio

2 anos, com reduo de, no mnimo, 50% do excesso no primeiro ano.

Limites para dvida

A serem estabelecidos pelo Senado Depois de estabelecidos os Federal, por proposta do Presidente da limites, os Estados tero um Repblica, 90 dias aps a publicao da ano para ajustar-se. LRF.

Para os Municpios: ITENS DA LEI O QUE FAZER QUANDO FAZER

Limites despesas Pessoal


Regra

para com
60% da receita corrente lquida: 54% para o Executivo 6% para o Legislativo

Limite global j em vigor, pela Lei Camata II.


Limites por Poder, a partir da publicao da LRF.

Prazo de transio

2 anos, com reduo de, no mnimo, 50% do excesso mo primeiro ano.

Limites para dvida

A serem estabelecidos pelo Senado Federal, por proposta do Presidente da Repblica, 90 dias aps a publicao da LRF.

Depois de estabelecidos os limites, os Municpios tero um ano para ajustar-se.

Para os Pequenos Municpios (menos de 50 mil habitantes, cerca de 90% dos municpios do Pas): ITENS DA LEI REGRA GERAL PEQUENOS MUNICPIOS

Objetivos e metas fiscais:


LDO Anexo de Metas Fiscais para o trinio Na primeira LDO a partir da publicao da Lei de Responsabilidade Fiscal. A partir de 2005.

Relatrios
Clculo dos limites Avaliao das metas fiscais A cada 4 meses (a partir da publicao da LRF). A cada 4 meses (a partir do exerccio seguinte ao da primeira LDO aprovada a partir da publicao da LRF). J em vigor, a cada 2 meses (novo formato a partir da publicao da LRF). J em vigor, a cada 2 meses. Demonstrativos do Relatrio Resumido A cada 2 meses. A cada 4 meses (a partir da publicao da LRF). A cada 4 meses. A cada 6 meses ( a partir da publicao da LRF). A cada 4 meses.

Relatrio Resumido de Execuo Oramentria

J em vigor, a cada 2 meses.

Relatrio de Gesto Fiscal

10.

Glossrio

1- Resultado Nominal: a diferena entre as receitas e as despesas pblicas, incluindo receitas e despesas financeiras, os efeitos da inflao (correo monetria) e da variao cambial. Eqivale ao aumento da dvida pblica lquida em um determinado perodo. 2- Resultado Primrio: a diferena entre as receitas e as despesas pblicas no financeiras. 3- Receita corrente lquida (RCL): soma das receitas tributrias, de contribuies, patrimoniais, industriais, agropecurias, de servios, transferncias correntes e outras receitas tambm correntes, sendo deduzidos: a) na Unio, os valores transferidos aos estados e municpios, por determinao legal ou constitucional, e as contribuies patronais e dos trabalhadores e demais segurados da previdncia social para o Regime Geral da Previdncia Social e bem como as contribuies para o PIS/PASEP. b) nos estados, as parcelas entregues aos municpios por determinao constitucional c) na Unio, nos estados e nos municpios, a contribuio dos servidores pblicos para o custeio de seu sistema de previdncia e assistncia social e as receitas provenientes da compensao financeira entre os diversos regimes de previdncia social para a contagem recproca do tempo de contribuio, para efeito de aposentadoria. Sero computados no clculo da RCL os valores recebidos em decorrncia da Lei Kandir (Lei Complementar n 87/96) e do FUNDEF. No sero considerados na RCL do Distrito Federal e dos Estados do Amap e de Roraima os recursos recebidos da Unio para o atendimento das despesas com pessoal ligados s reas de segurana, sade e educao, bem como os integrantes do quadro em extino da administrao federal naqueles estados. A RCL ser apurada somando-se as receitas arrecadadas no ms em referncia e nos onze meses anteriores, excludas as duplicidades. 4- Dvida pblica mobiliria: dvida pblica representada por ttulos emitidos pela Unio (inclusive os do Banco Central), pelos Estados e pelos Municpios. 5- Dvida pblica consolidada ou fundada: montante total, apurado sem duplicidade, das obrigaes financeiras do ente da Federao, assumidas em virtude de leis, contratos, convnios ou tratados e da

realizao de operaes de crdito, para amortizao em prazo superior a doze meses.

6- Precatrios judiciais: dbitos oriundos de sentenas transitadas em julgado devidos por Pessoa Jurdica de Direito Pblico (Unio, Estados, Distrito Federal, Municpios, autarquias e fundaes). 7- Operao de crdito: compromisso financeiro assumido em razo de mtuo, abertura de crdito, emisso e aceite de ttulo, aquisio financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e servios, arrendamento mercantil e outras operaes assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros. 8- Concesso de garantia: compromisso de adimplncia de obrigao financeira ou contratual assumida por ente da Federao ou entidade a ele vinculada.

Vous aimerez peut-être aussi