Vous êtes sur la page 1sur 8

INSTITUTO FEDERAL GOIANO CAMPUS RIO VERDE CURSO DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM QUMICA QUMICA ANALTICA QUALITATIVA EXPERIMENTAL - 5 PERODO

O PROFESSOR E ORIENTADOR: RMULO DAVI ALBUQUERQUE ANDRADE

USO DA BALANA SEMI-ANALTICA: CUIDADOS COM BALANAS EM GERAL; PESAGEM POR DIFERENA

NOTA 9,5

ACADMICOS: GIOVANI DEMINSK OZANSKI FABIO FERREIRA SOUSA RAIANNE RIBEIRO DE JESUS SILVA TAS LIMA DA SILVA RODRIGUES

RIO VERDE / 2011

1. Introduo
A balana um instrumento usado em laboratrio, e tem como finalidade medir a massa de um determinado corpo. Existem vrias balanas, desde as menos precisas, que so usadas quando no for necessrio obter um resultado com a confiabilidade crtica, at as de mais alta sensibilidade para resultados rigorosos. 1 Devido ser um instrumento de alta preciso e capacidade para pequenas cargas, deve-se estar muito atento ao manuse-la, observando sempre sua capacidade mxima, como por exemplo, as balanas de escala tripla, que podem determinar a massa at centenas de gramas com preciso de +/- 0,1g ou +/- 0,01g, essa capacidade pode variar conforme a balana, se a capacidade de 1g at alguns quilogramas, assim a preciso de pelo menos 1 parte em 105 em sua capacidade mxima. Em balanas analticas mais modernas essa preciso pode exceder a 1 parte em 106.2 Nas ltimas dcadas as balanas analticas evoluram drasticamente, um exemplo de balana mais antiga a balana de dois pratos (Figura 1 em anexo), aps alguns anos surgiu a balana de plataforma (Figura 2 em anexo), com um prato, atualmente foi substituda pela balana eletrnica (Figura 3 em anexo), ou semi-analtica, sendo mais precisa que a de dois pratos e a plataforma, tendo at 5 casas decimais depois da vrgula.3 A preciso no uso da balana analtica depende de vrios fatores, como por exemplo, a sala de pesagem, deve-se observar se existe muitas entradas de ar, ter o mnimo de janelas possveis, para evitar a luz solar direta. Na bancada onde vai ser usada, necessrio verificar se est apoiada firmemente para no transmitir vibraes, prefervel utilizar bancada de pedra para evitar ceder ou vergar durante a pesagem. No laboratrio a temperatura precisa ser constante e precisa se manter a umidade de 45% e 60%. Nunca se deve fazer a pesagem prximo a irradiadores de calor ou de equipamentos que usem ventilao. 4

2. Objetivo
Analisar alguns exemplos de balana, observar a preciso e a forma correta de se manuse-la.

3. Materiais e Reagentes Materiais:


- Erlenmeyer - Becker - Balana Eletrnica - Balana de Plataforma - Proveta - Esptula

Reagentes:
- gua destilada - Cloreto de Sdio

4. Metodologia do Procedimento
Pesagem de um composto slido: 1) Inicialmente pesou-se na balana eletrnica, 1 bquer de 50 ml e anotou-se o resultado; 2) Tarou-se a balana com o bquer e pesou-se 2,0g de cloreto de sdio; 3) Em seguida pesou-se o bquer contendo cloreto de sdio, na balana de plataforma e anotou-se o resultado. Pesagem de um composto lquido: 1) Na balana eletrnica, pesou-se, 1 erlenmeyer de 125 ml e anotou-se o resultado.

2) Tarou-se a balana com o erlenmeyer e pesou-se 20 ml de gua destilada contida numa proveta; 3) Por fim, pesou-se o erlenmeyer contendo gua destilada, na balana de plataforma e anotou-se o resultado.

5. Resultados e Discusses
Durante o procedimento experimental, obteve-se o valor do bquer vazio na balana de plataforma e na balana eletrnica. Em seguida adicionou-se no bquer o cloreto de sdio (NaCl), e obteve-se o valor dele cheio tanto na balana de plataforma, quanto na balana eletrnica. O mesmo procedimento foi feito com o erlenmeyer, ento anotou-se todos os valores obtidos e logo aps calculou-se os resultados e anotou-os na tabela 1 a seguir: Recipiente VAZIO Balana 1 (Plataforma) Bquer 32,32 Erlenmeyer 75,1 95,1 75,2390 95,5403 Resultado da medida feita do Bquer cheio na Balana de Plataforma = (0,1845)g Resultado da medida feita do Bquer cheio na Balana Eletrnica = (0,3049)g Resultado da medida feita do Erlenmeyer cheio na Balana de Plataforma=(0,139)g Resultado da medida feita do Erlenmeyer cheio na Balana Eletrnica = (0,4403)g Tabela 1: Dados obtidos no laboratrio e resultado dos pesos dos procedimentos realizados 34,2 32,5045 34,5049 Balana 2 (Eletrnica) CHEIO Balana 1 (Plataforma) Balana 2 (Eletrnica)

Calculou-se os resultados subtraindo o valor do bquer cheio pelo bquer vazio. O mesmo foi feito para calcular os resultados do erlenmeyer. Pelos resultados obtidos, observou-se que h uma pequena variao entre os valores obtidos nas pesagens na balana eletrnica e na de plataforma. A balana eletrnica apresenta maior preciso, por apresentar 4 casas decimais aps a vrgula, e por isso utilizada como referncia nos resultados da pesagem.

6. Concluso
A partir do experimento realizado, pde-se analisar as balanas de plataforma e eletrnica, comparar a preciso de ambas, e observar como manusear corretamente. E perceber, ento, que balana eletrnica mais precisa, ideal para experimentos de laboratrio, que exigem, valores mais exatos possveis.

7. Bibliografia Consultada
1

http://www.emdiv.com.br/pt/mundo/tecnologia/449-a-balanca-e-sua-historia.html

Acesso em : 15/03/2011
2

SKOOG, WEST, HOLLER, CROUCH, Fundamentos de Qumica Analtica, Traduo da

8 Edio norte-americana, Editora Thomson, So Paulo-SP, 2006.


3

AFONSO, Jlio Carlos; SILVA, Raquel Medeiros. A Evoluco da Balanca Analtica,

Instituto de Qumica, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2004. Disponvel em : http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010040422004000600030 Acesso em : 16/03/2011
4

http://www.agracadaquimica.com.br/quimica/arealegal/outros/12.pdf

Acesso em : 16/03/2011

8. Anexos

Figura 2: Balana de Plataforma

Figura 3: Balana Eletrnica

Vous aimerez peut-être aussi