Vous êtes sur la page 1sur 5

AO DEPARTAMENTO DO CURSO DE DIREITO DIREITO PENAL III FAIR B 5 SEMESTRE

Recorrente: Natlia Marques Rodrigues Recorrido: Prof. Everton.

I DOS FATOS

O notrio saber jurdico refletido na prova do 5 Semestre de Direito, demonstra a preocupao com a qualidade do ensino jurdico nesta faculdade. Contudo, a prova merece ser reavaliada, pois o resultado por mim obtido foi a nota 4,0 (quatro). Ao final do recurso ficar comprovado que a recorrente merecedora de nota 9,0 (nove).

II DAS QUESTES A SEREM REAVALIDAS

Questo 1. (FCC/OAB-SP/2006) O crime de homicdio: A) doloso qualificado quando cometido por motivo ftil e tem a sua pena aumentada quando praticado contra a pessoa menos de 14 ( quatorze) anos. B) culposo tem a sua pena aumentada quando o agente foge para evitar priso em flagrante e tem a sua pena diminuda se as consequncias atingirem o prprio agente. C) culposo ser qualificado quando praticado mediante dissimulao e o doloso ser qualificado quando cometido traio. D) culposo do Cdigo Penal punido com a mesma pena do homicdio culposo do Cdigo de Trnsito. Questo 2 e 5.(FCC/METRO-SP/2008) Maria, sob a influncia do estado puerperal , matou , com o auxlio do pai , Pedro, e do vizinho , Joo , o prprio filho, durante o parto. Nesse caso, A) Maria responde por infanticdio;Pedro e Joo respondem por homicdio. B) Maria e Pedro respondem por infanticdio; e Joo responde por homicdio. C) Maria , Pedro e Joo respondem por infanticdio. D) Maria, Pedro e Joo respondem por homicdio. E) Maria e Joo respondem por infanticdio; Pedro responde por homicdio. Questo 6. (FCC/Promotor de Justia-MPE-CE/2008) Sobre o crime de aborto, correto afirmar : A) No se pune o aborto praticado por mdico se a gravidez resulta de estupro e o aborto precedido de consentimento da gestante ou do seu representante legal, se incapaz. B) No constitui infrao penal provocar aborto em si mesma. C) permitido provocar aborto com o consentimento da gestante,em qualquer hiptese. D) Quando o aborto praticado por terceiro configura crime , as penas so aumentadas de um tero se , em consequncia do aborto ou dos meios empregados para provoc-lo, a gestante sofre leso corporal de natureza leve ou grave. E) Em qualquer hiptese no pratica crime a gestante que consente o aborto.

Questo 7.(Delegado/BA 2006 CONSULPLAN) Paulo instiga Mauro que se encontra em estado de depresso, a suicidar-se, vindo Mauro a morrer. Marque a alternativa correta: (A) Paulo co-autor do crime previsto no artigo 122 do Cdigo Penal que dispe: Induzir ou instigar algum a suicidar-se ou prestar-lhe auxlio para que o faa. (B) Paulo ao atuar sobre a vontade de Mauro, responder como partcipe no crime do artigo 122 do Cdigo Penal. (C) Paulo responder como autor no crime do artigo 122 do Cdigo Penal. (D) A conduta de Paulo atpica. (E) N. R. A.

III DAS RAZES DO PEDIDO DE REFORMA


A questo de nmero 01, deveria ser anulada, visto que podemos considerar corretas duas respostas, devidamente fundamentadas. No se faz necessrio levar em considerao, especificamente, os casos de qualificadoras do crime ou os casos de aumento de pena, pois o enunciado dita to e somente O crime de homicdio, posto que podemos fundamentar duas alternativas, sendo: (A)doloso qualificado quando cometido por motivo ftil e tem a sua pena aumentada quando praticado contra pessoa menor de 14 (quatorze) anos. -art. 121. 2, II e 4. (B) culposo tem a sua pena aumentada quando o agente foge para evitar priso em flagrante e tem a sua pena diminuda se as conseqncias atingirem o prprio agente. - Art. 121, 4 e 5. J as questes 02 e 05, para a resposta foi levada em considerao as teorias majoritrias sobre o caso, vindo a presumir, C) Maria , Pedro e Joo respondem por infanticdio. Sabemos que o infanticdio crime que se compem pelos elementos: ser me e matar o prprio filho durante o parto ou logo aps sob a influencia do estado puerperal. (De acordo com o art.123 do CP.) Com a excluso de alguns dados contidos no infanticdio o fato tpico deixa de existir como tal e torna-se outro tipo de crime (atipicidade relativa). Entretanto, os componentes do tipo, em especial o estado puerperal, so elementares desse crime. Portanto comunicam-se as circunstncias ao co-autor ou partcipe (art.30 do CP).

A primeira corrente doutrinria a qual se filiavam: Nlson Hungria (tendo em vista que este adotava a incomunicabilidade, mas que voltara atrs na ultima

edio de sua obra), Roberto Lyra, Olavo Oliveira, Magalhes Noronha, Jos Frederico Marques, Basileu Garcia, Euclides Custdio da Silveira e Bento Faria, Celso Delmanto, defende a comunicabilidade, ou seja, o co-autor ou particpe que junto com a me, de alguma forma, participa da execuo do crime deve responder por infanticdio, assim como a me. Hoje este posicionamento majoritrio e defendido pelos seguintes doutrinadores: Paulo Jos da Costa Jnior, Luiz Regis Prado, Rogrio Greco, Czar Roberto Bittencourt, Julio Fabbrini Mirabete, e Damsio Evangelista de Jesus, Fernando Capez e Guilherme de Souza Nucci. Estes se apiam no argumento que se a lei no faz distino entre condio pessoal e personalssima, no cabe a ningum faz-la. Logo, fosse o delito de infanticdio previsto simplesmente como um pargrafo do art.121 do Cdigo Penal, deveria ser reconhecido como modalidade de homicdio privilegiado e, consequentemente, seus dados deixariam de ser elementos do crime e passariam a ser circunstncias, deixando, a partir de ento, de acordo com a regra j apontada no art. 30 do mesmo diploma legal, de se comunicar aos co-participantes. No tendo sido essa a opo do legislador, ainda que por erro, no h o que se discutir, todos aqueles que juntamente com a parturiente praticarem os atos de execuo tendentes a produo do resultado, se conhecerem o fato de que aquela atua influenciada pelo estado puerperal, devero ser beneficiados com o reconhecimento do infanticdio. (http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/5309/Concurso-depessoas-no-crime-de-infanticidio)

Quanto a questes 06 foi respondida de forma correta, at mesmo de acordo com o gabarito, mas considerada errada, fundamentada de acordo com: Art. Art 128 No se pune o aborto praticado por mdico: I se no h outro meio de salvar a vida gestante; II se a gravidez resulta de estupro e o aborto precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal. Na mesma forma, a questo 07 tambm est de acordo com o gabarito - (C) Paulo responder como autor no crime do artigo 122 do Cdigo

Penal. - mas corrigida como errada, com fundamento no art. 122 Induzir ou instigar algum a suicidar-se ou prestar-lhe auxilio para que o faa.

IV - DO PEDIDO
Isto posto, Prof. Everton, que receber o presente recurso, que o admita, conhea e d provimento, revendo de forma justa todas as questes suscitadas, e conseqentemente, reformar a nota 4,0 (quatro) para 9,0 (nove)

Nestes Termos, Pede e espera deferimento. Rondonpolis, 6 de Maio de 2013.

Natlia Marques

Vous aimerez peut-être aussi