Vous êtes sur la page 1sur 7

HISTRIA

EXERCCIOS REFORMAS RELIGIOSAS

(UNESP)
Remonta ao Sculo XVI a mensagem religiosa associado idia de que "no mundo comercial e da concorrncia, o xito ou a bancarrota no dependem da atividade ou da aptido do indivduo, mas de circunstncias independentes dele" (Friedrich Engels - DO SOCIALISMO UTPICO AO SOCIALISMO CIENTFICO). Assinale o nome do movimento protestante que pregava a salvao da alma e apresentava princpios bsicos apoiados na prtica econmica da burguesia nascente.

a) Luteranismo. b) Medievalismo. c) Jansenismo. d) Calvinismo. e) Judasmo.

(PUC)

O Calvinismo foi: a) a doutrina que sintetizou as idias dos reformadores que a antecederam, formulando o campo protestante em torno dos princpios do cesaropapismo e culto dos santos. b) apenas um prolongamento das idias preconizadas por Lutero, que admitia que o Prncipe, alm de exercer poder civil absoluto, devia vigiar e governar, por direito divino, a Igreja crist. c) um movimento originrio na Sua, como resultado de convulses sociais locais, que revelavam uma manifestao de rebeldia contra as taxas cobradas pela Igreja e sobre a liberao da prtica do divrcio. d) o resultado das preocupaes pessoais de Ulriko Zwinglio e dos problemas relacionados com o celibato clerical. e) a mais extremada seita protestante em relao ao Catolicismo e a mais prxima das questes levantadas, em termos ticos, pelo rpido desenvolvimento do capital comercial e financeiro.

(UNIRIO)
Dentre os fatores que contriburam para a ecloso do movimento reformista protestante, no incio do sculo XVI, destacamos o(s): a) declnio do nacionalismo no processo de formao dos estados modernos. b) embate entre o progresso do capitalismo comercial e as teorias religiosas catlicas. c) fim do comrcio de indulgncias patrocinado pela Igreja Catlica. d) encerramento da liberdade de crtica provocado pelo Renascimento Cultural. e) abusos cometidos pela Companhia de Jesus e pela ao poltica do Conclio de Trento.

(FATEC)
O Conclio de Trento, uma das medidas da Reforma Catlica, cujo objetivo era enfrentar o avano das idias protestantes, apresentou uma srie de decises para assegurar a unidade da f catlica. Entre essas decises, a de

a) favorecer a interpretao individual da Bblia de acordo com seus princpios fundamentais. b) adotar uma atitude mais liberal com relao aos livros religiosos, o que fez com que diminusse a censura medieval. c) criar uma comisso com o intuito de melhorar o relacionamento com os povos no-cristos. d) estabelecer uma corporao para o Sacro Colgio, pois, dessa forma, todas as naes crists estariam a representadas. e) estimular a ao das ordens religiosas em vrios setores, principalmente no educacional.

(PUC)
No incio da poca Moderna pode-se relacionar a Reforma Protestante, nos campos poltico e cultural, respectivamente: a) fragmentao do poder temporal na Inglaterra e disseminao do racionalismo. b) ao enfraquecimento do poder central no Santo Imprio e divulgao da lngua alem, a partir da traduo da Bblia. c) ao surgimento do poder de origem divina na Frana e ao progresso cientfico. d) ao desaparecimento do poder absolutista e valorizao do individualismo, na Espanha. e) expanso do poder feudal e ao desenvolvimento da esttica barroca na pintura e na escultura, na Itlia.

(UEL)
"Uma importante atividade intelectual, desenvolvida por Galileu, no sculo XVII, foi objeto de controvrsias, sobretudo nos meios da Igreja Catlica". O texto refere-se:

a) idia de que o conhecimento se reduzia constatao da existncia: "Penso, logo existo". b) anlise do mundo animal, como um espao intermedirio entre a Fsica e a Psicologia. c) utilizao de experimentos na investigao da verdade cientfica. d) idia de que a origem do conhecimento estava na dvida metdica. e) ao princpio de que a matria atrai a matria, na razo inversa de suas massas.

Vous aimerez peut-être aussi