Vous êtes sur la page 1sur 4

CURSO: BSI TURMA 5A DISCIPLINA: LINGUAGEM PARA ORGANIZAO E TRANSFERNCIA DE DADOS PARA WEB ATIVIDADE PRATICA SUPERVISONADA (XML)

) DESAFIO A Delivesti, uma empresa de vesturio com matriz e filial (loja), administrada pelo professor, busca conhecer o processo de transferncia de dados entre suas unidades, com foco na compreenso da linguagem XML (Extensible Markup Language) no que diz respeito ao seu conceito de linguagem de marcao e a compreenso da estrutura hierrquica ou em rvore que apresenta. No ser desenvolvida uma aplicao, apenas a anlise do tratamento da linguagem. Para isso um equipe dever ser formada (at 4 componentes) para desenvolvimento dessa atividade. Objetivo do Desafio Elaborar um conjunto de relatrios com uma anlise sobre a linguagem XML (Extensible Markup Language) e sua aplicao em um sistema de informao. ETAPA 1 (tempo para realizao: 5 horas) Aula-tema: A Linguagem XML: conceitos bsicos e caracterstica.

Esta atividade importante para que voc compreenda que as linguagens XML (Extensible Markup Language) e HTML (Hypertext Markup Language) so linguagens de marcao, por isso muitas vezes se confundem. Embora as sintaxes bsicas sejam semelhantes, compreendem finalidades diferentes. Para realiz-la importante seguir os passos descritos. PASSOS Passo 1 (Equipe) Fazer uma pesquisa e colete a maior quantidade de informaes sobre as linguagens HTML e XML, observando as semelhanas e diferenas entre elas, levando em considerao o formato da codificao, simbologia, funes e aplicao. Passo 2 (Equipe) Construir uma tabela (com os dados coletados na pesquisa) estabelecendo um comparativo entre as duas linguagens apontando 10 diferenas e semelhanas com suas devidas explicaes e exemplos que demonstrem claramente a relao.

Passo 3 (Equipe) Elaborar um relatrio para apreciao do cliente, contendo os descritivos dos passos anteriores e iniciao da compreenso do assunto. Sistemas de Informao 5 Srie Linguagem para Organizao e Transferncia de Dados para Web Roberto da Silva Lobo Pg. 4 de 4

ETAPA 2 (tempo para realizao: 5 horas) Aula-tema: A abordagem da XML.

Esta atividade importante para que voc compreenda a abordagem da XML no que diz respeito as marcaes padres e espaos de nome (namespaces) disponveis em XML, com seus elementos e atributos. Para realiz-la importante seguir os passos descritos. PASSOS Passo 1 (Equipe) Listar as marcaes padres mais utilizadas em XML apresentando entre elas as definies de tipo de documento, tipo de elementos e lista de atributos (DTDs, ELEMENT e ATTLIST). Passo 2 (Equipe) Indicar a funo dos namespaces e apresentar 5 exemplos de suas aplicaes em um ambiente empresarial. Passo 3 (Equipe) Exemplificar o uso dessas marcaes em um relatrio gerencial indicando valores para os atributos e a aplicao da marcao no contexto geral da estrutura XML. Passo 4 (Equipe) Elaborar um relatrio para apreciao do cliente, contendo os descritivos dos passos anteriores. ETAPA 3 (tempo para realizao: 5 horas) Aula-tema: Mecanismos de estilos XML.

Esta atividade importante para que voc compreenda a utilizao de folhas de estilo, na criao de arquivos XML mais organizados e com apresentao mais agradvel e funcional. Para realiz-la importante seguir os passos descritos. PASSOS Passo 1 (Equipe) Definir quais as vantagens e desvantagens quanto a utilizao

de folha de estilo (considerando o ponto de vista da formatao de texto) . Justificar sua resposta tomando por base um arquivo XML de um relatrio gerencial a ser apresentado em tela.

Passo 2 (Equipe) Criar um exemplo de folha de estilo seguindo as informaes do passo 1, de forma que apresente a estrutura bsica e elementos de formatao de textos, link e configurao de pgina. Passo 3 (Equipe) Elaborar um relatrio (com no mximo 2 pginas em formato ABNT) com as informaes levantadas nos passos anteriores e contendo a definio das vantagens e desvantagens, justificativa e exemplo criado. Entregar ao cliente para apreciao. ETAPA 4 (tempo para realizao: 5 horas) Aula-tema: Processador de XML.

Esta atividade importante para que voc compreenda os conceitos e entre em contato com as diversas opes de Analisadores XML baseados em DOM (Modelo de Objeto de Documento) e SAX (Simple API para XML). Para realiz-la importante seguir os passos descritos. PASSOS Passo 1 (Equipe) Listar as diversas opes disponveis de analisadores XML baseados em DOM e AX e criar um quadro comparativo entre as opes listadas, indicando suas peculiaridades, funes, caractersticas, etc. Passo 2 (Equipe) Escolher qual o melhor modelo, na opinio da equipe, para ser utilizado na aplicao de transferncia de dados realizada pela empresa. Justificar sua resposta com nfase nos aspectos de desempenho, aplicabilidade, disponibilidade e facilidade de uso. Passo 3 (Equipe) Elaborar um relatrio com as informaes levantadas nos passos anteriores e contendo as devidas definies e justificativa. Entregar ao cliente para apreciao. ETAPA 5 (tempo para realizao: 5 horas) Aula-tema: Conceitos e utilizao do XSL.

Esta atividade

importante para que voc compreenda o tratamento dos conceitos de XSL e suas aplicaes, que utilizada para formatar documentos XML. Para realiz-la importante seguir os passos descritos.

PASSOS Passo 1 (Equipe) Descrever as funes e caractersticas existentes nas duas formas de utilizao da XSL. Indicar um processo em que podem ser utilizadas cada uma delas. Passo 2 (Equipe) Demonstrar um exemplo da utilizao do XSL em uma aplicao Web que apresente o relatrio de estoque de roupas femininas da Delivesti, contendo descrio dos produtos por categoria, sub-total por categoria e total geral. Ao final, apresentar um comentrio sobre o exemplo demonstrado. Passo 3 (Equipe) Elaborar a documentao das informaes levantadas nos passos anteriores e entregue um relatrio final completo ao cliente para apreciao. Livro Texto da Disciplina DEITEL, Harvery M.; DEITEL, Paul J.; et al.. XML: Como Programar. 1 ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

Vous aimerez peut-être aussi