Vous êtes sur la page 1sur 2

EVOLUO E ORIGEM DA VIDA

HUBERTT LIMA VERDE DOS SANTOS huberttlima@gmail.com

EVOLUO E ORIGEM DA VIDA


EVIDNCIAS DA EVOLUO
PROF: HUBERTT LIMA VERDE huberttgrun@hotmail.it

Quando uma hiptese passa a ser confirmada por diversas vezes atravs de experimentaes ou evidncias poder se tornar uma teoria. No decorrer deste material, trataremos dos argumentos que levam as evidncias e provas. Argumentos Paleontolgicos: Atravs dos estudos de fsseis, foi possvel verificar que o planeta j foi habitado por diversos seres vivos diferentes dos que existem atualmente ou que alguns deles apresentaram uma evoluo com o passar do tempo.

Os exemplos de fsseis so o Mamute da Sibria do Norte, o Ambulocetus, Pakicetus, Archaeopteryx. A archaeopteryx um dos exemplos de fssil mais conhecido, sendo da primeira ave que possua escamas na cabea, dentes, garras e cauda com ossos, apresentando asas e penas.

Archaeopteryx. Imagens retiradas das pginas: http://www.fossilmuseum.net/fossilpictures-wpd/Archaeopteryx/Archaeopteryx.jpg e http://www.damisela.com/zoo/photo/cq4/archaeopteryx.jpg

Imagem retirada da pgina: http://webpendrive.files.wordpress.com/2009/04/gr_phytosaur.jpg

Argumentos da Anatomia Comparada: um estudo que faz comparaes entre os seres vivos de diferentes classes ou pocas colocando semelhanas, um exemplo disso o mamute e o elefante, partindo da observao que alguns seres apresentam estruturas sseas ou membros que desempenham a mesma funo ou no e, portanto podem ter alguma relao de parentesco. Isto tem constatado a existncia de estruturas homlogas, anlogas e vestigiais.

O estudo de fssil recebe o nome de Paleontologia, e para que seja estudado o fssil preciso se ter provas tais como pegadas de animais, dentes, ossos, esqueletos inteiros de animais que j foram extintos o que raro de se ter, alguns destes esqueletos ficam impressos em rochas, outros esqueletos j esto mais preservados; enfim aps achar uma destas provas passa a se fazer o estudo que servir para conhecer os seres que habitaram na Terra e que por algum motivo foram extintos ou que tem algum grau de parentesco com os seres atuais. A Paleontologia divide-se em: a) Paleozoologia: o estudo dos fsseis animais vertebrados e invertebrados.

Mamute e Elefante. Imagens retiradas das pginas: http://1.bp.blogspot.com/_8O_ug6UB_sk/STfLE3X8CyI/AAAAAAAAAs8/MIbvkYz_ozI/s40 0/Mamute.jpg e http://ednene.files.wordpress.com/2008/09/elefante2.jpg

Argumentos da Embriologia: Diversos vertebrados apresentam grande semelhana no desenvolvimento inicial foi o que pde observar Haeckel, existindo uma analogia entre estes vertebrados, este fato foi ligado idia de que provavelmente deve existir um ancestral comum entre eles.

Fssil de peixe. Imagem retirada da pgina: http://it.geocities.com/piscopogaspare/VVPale8.jpg

b) Paleobotnica: o estudo dos fsseis vegetais.


Haeckel. Imagem retirada da pgina: http://www.greenspirit.org.uk/resources/ernst_haeckel.jpg

Pteridosperma. Imagem retirada da pgina: http://www.ebrisa.com/portalc/media/media-S/images/00039667.jpg

c) Paleoicnologia: o estudo dos icnofsseis que so estruturas resultantes das atividades dos seres vivos, como pegadas, sulcos, perfuraes ou escavaes. Exemplo: As pegadas de dinossauro.

Ao verificarmos a evoluo dos embries de vertebrados desde a primeira clula, podemos reparar que h semelhanas desde os peixes at o homem nos primeiros momentos de desenvolvimento, porm em alguns casos essa semelhana persiste um pouco mais durante o desenvolvimento o caso do macaco com o homem. Haeckel, por exemplo, fala da presena de cauda existente nos embries vertebrados at mesmo no ser humano (que desaparecer medida que for se desenvolvendo o embrio).

Pegadas de dinossauro. Imagem retirada da pgina: http://br.viarural.com/servicos/turismo/estacoes-ecologicas/area-de-relevanteinteresse-vale-dos-dinossauros/default.htm

Imagem retirada da pgina: http://soraiabiogeo.blogs.sapo.pt/7123.html

Ento, conclui-se que os fsseis so considerados evidncias da evoluo porque mostram que o nosso mundo j foi habitado por seres diferentes dos atuais e que teriam sido ancestrais das formas de vida modernas.

A partir do momento que esse embrio vai se desenvolvendo que comeam a surgir caractersticas individuais e passa a se perderem a semelhana com os embries de outra espcie, tornando-se mais diferenciado ao longo do seu desenvolvimento.

PROF: HUBERTT GRN. Pgina 1

EVOLUO E ORIGEM DA VIDA


HUBERTT LIMA VERDE DOS SANTOS huberttlima@gmail.com

Argumentos Citolgicos: Tem relao com o princpio da Teoria Celular que foi proposto por Schleiden e Schwann, estes afirmavam que todos os animais e vegetais so constitudos por clulas. Sendo que estas clulas s podem ser formadas a partir de outra pr-existente atravs da diviso celular. Esta teoria apia a seleo, pois como uma espcie teria a mesma estrutura e os mesmos fenmenos celulares se fossem de origem diferente, logo teriam que ter um ancestral em comum. Argumentos da Seleo Artificial: Espcies selvagens foram domesticadas com isso passaram a produzir espcie a partir destas e de acordo com as caractersticas desejadas ocasionando uma transformao.
Imagem retirada da pgina: http://sti.br.inter.net/rafaas/biologia-ar/introducao.htm

A seguir veremos as semelhanas presentes nos vertebrados durante o seu desenvolvimento embrionrio. a) Fossas branquiais: Nos peixes, d origem as fendas branquiais e as guelras. Enquanto que, nos vertebrados superiores desaparecem ou pode d origem a Trompa de Eustquio ou canal auditivo, etc.

Argumentos Bioqumicos: Todos os seres vivos possuem os mesmos componentes bioqumicos fundamentais (tais como: cidos nuclicos, glicdios, lipdios, gua e sais minerais). E este argumento tambm se baseia na universalidade do cdigo gentico e do ATP como energia biolgica utilizada pelas clulas, tendo tambm o mecanismo de sntese protica comum em todos os seres.

Imagem retirada da pgina: http://www.simbiotica.org/argumentosevolucao.htm

b) Corao: Nas aves e nos mamferos inicialmente surge um tubo com duas cavidades, que se mantm nos peixes, depois passa a apresentar trs cavidades com mistura de sangues (anfbios) e, por ltimo, passa a quatro cavidades (aves e mamferos). Argumentos biogeogrficos: Est relacionado ao espao geogrfico ocupado por uma determinada populao. As diferenas biogeogrficas ocorrem devido deriva dos continentes, em que indivduos da mesma espcie foram separados e esses indivduos tiveram que se adaptar ao ambiente em que passaram a viver. Em alguns casos, os indivduos apesar de viver em regies prximas apresentam bastantes diferenas (pois estes devem ter passado por condies diferentes, e por isso apresentaram diferenas), enquanto que em outros casos ocorrem semelhanas entre os indivduos mesmo vivendo em regies muito distantes (isso se deve ao fato de que mesmo vivendo em locais distantes, as condies entre estas regies so as mesmas, por isso no tiveram que sofrer alteraes para se adaptarem). Exemplo: Os mamferos australianos so diferentes dos mamferos do resto dos continentes, pois os mamferos australianos so marsupiais (nascem num estado embrionrio e completam o seu desenvolvimento no interior de uma bolsa materna), no existindo mamferos placentrios (que so aqueles que durante o seu desenvolvimento embrionrio ficam todo o tempo dentro do tero).

Imagem retirada da pgina: http://soraiabiogeo.blogs.sapo.pt/7123.html

Argumentos Taxonmicos: Alguns indivduos passaram a ser tratados como aberraes, no qual o ornitorrinco passa a ser considerado uma aberrao, pois apresenta caractersticas de vrias classes de indivduo em um s, trata-se de um animal com plo e glndulas mamrias (as quais so presentes em animais mamferos), possui cloaca, a sua temperatura semelhante a de rptil, enquanto que a sua boca tem forma de bico o que caracterizaria a de uma ave. Esse tipo de animal poderia at ser enquadrado numa evoluo primitiva dos mamferos, porm faz parte da evoluo atual.

Imagem retirada da pgina: http://www.anajoana.name/blog/wpcontent/images/ornito.jpg

Sites pesquisados:

http://biologiainterativa.wordpress.com/2009/07/26/exemplos-da-evolucao-baleias-e-oregistro-fossil/ http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_evolucao.htm http://teoriaevolucionistadelamarck.blogspot.com/2008/03/argumentos-da-anatomiacomparada.html http://profviseu.com/pessoal/santy/arganacomp.html http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/biologia/biologia_trabal hos/origem_especies.htm http://lamarcknow.blogspot.com/2008/03/anatomia-comparada.html http://www.professorjarbasbio.com.br/vida.htm http://www.simbiotica.org/argumentosevolucao.htm http://darwinliceu.blogspot.com/2008/03/evolucionismo.html http://soraiabiogeo.blogs.sapo.pt/7123.html http://biologiaegeologia11c.blogspot.com/2008/12/evoluo-argumentos-bioqumicos.html http://ichnofossils.blogs.sapo.pt/1323.html http://teoriaevolucionistadelamarck.blogspot.com/2008/03/argumentosbiogeogrficos.html http://www.geocities.com/RainForest/Wetlands/4710/evidencia.html http://sti.br.inter.net/rafaas/biologia-ar/introducao.htm FORMATAO E EDIO: LAST UPDATE: 13.02.2011 PROF: LIMA VERDE, HUBERTT. huberttlima@gmail.com; BIOLOGIA EVOLUO E ORIGEM DA VIDA. PROF: HUBERTT GRN. Pgina 2

Animais da Austrlia. Canguru e urso coala. Imagens retiradas das pginas: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/89/Kangaroo_and_joey05.jpg e http://3.bp.blogspot.com/_Ylf0wq7waOU/SHD94hu7PI/AAAAAAAAAa0/YJArAPwiHIQ/s400/Coala.jpg

Vous aimerez peut-être aussi